O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Análise de Amazing Katamari Damacy

ragecom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.193
Reações
1.800
Pontos
353


Amazing Katamari Damacy é um endless runner de 2016, desenvolvido e publicado pela Namco. Ele foi lançado em 2017 pra iOS e Android. O jogo foi tirado do ar em 2021, mas o APK pode ser baixado em vários daqueles sites que preservam os apps. Eu joguei assim. Infelizmente o jogo não tem tela de créditos, pelo menos não que eu tenha achado, então não posso falar dos desenvolvedores. O que dá pra dizer é que esse é o primeiro jogo da série onde os personagens foram retrabalhados e redesenhados, de forma que ficassem iguais à arte original de Keita Takahashi, o criador da franquia Katamari. Esse é o terceiro jogo da série criado pra smartphones, sendo que o primeiro foi Katamari Damacy Mobile, e o segundo, Katamari Amore.

O jogo começa assim: O King e a Queen of All Cosmos tão pintando o céu, quando Prince toca um gongo. Isso por alguma razão faz eles dançarem, e nessa, o King of All Cosmos chuta sem querer um balde de tinta preta, que cria buracos negros pelo mundo e deixa a Queen of All Cosmos put*. Então, cabe ao Prince recuperar as coisas evitando os buracos negros com a sua Katamari.

Então, você, como sempre, joga com o Prince. E dado que o mundo de Katamari foi adaptado pro gênero de endless runner, tu vai prosseguindo por mapas pré-definidos: ao todo são cinco, mas tem uns cenários menores que compõe os mapas. Tu começa pequenininho em cima de uma mesa coletando objetos minúsculos tipo tachinhas, joaninhas, essas coisas. Coletando o suficiente, tu vai pro chão pra juntar elementos um pouco maiores e assim vai, até que eventualmente tu chega num mapa de cidade, seguido do arco-íris em direção ao cosmos. Quando tu chega no arco-íris, o jogo não tem fim. Tu pode ficar ali pra sempre aumentando e aumentando até que seja humanamente impossível prosseguir pela velocidade. Esse é um endless runner sem raias, ou seja, tu pode se mover livremente da esquerda pra direita no seu caminho linear. Tipo, aquela física maluca característica da série não afeta muito nesse jogo: tu até sente uma diferença quando tu pega uma parada com uma geometria diferente, mas não é aquilo que a gente associa com a física da franquia. Primeiro porque Amazing Katamari se joga só pra frente, não de forma livre, e segundo que subidas ou descidas não influenciam na sua velocidade. O ritmo do jogo é sempre pra mais veloz, e isso depende de uma combinação de quanto tá o tamanho da Katamari com em qual dos cinco mapas tu se encontra.
 
Topo Fundo