O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Apenas 5% das vendas de jogos americanos foram físicas no ano passado

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.315
Reações
33.655
Pontos
1.399
Fiquei levemente impressionado esta semana que comprei o Zelda BOTW para Switch. O jogo veio com todas as atualizações no cartucho, apenas plugei e joguei. Me lembrou os anos dourados do meu meguinha/snes.

Game de Switch, no geral, é plug n play mesmo, e no sentido literal da palavra, porque além de não ter muita atualização, ainda roda direto do card.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.270
Reações
46.811
Pontos
1.934
Se for nessa lógica não faz diferença ter mídia física...
a sua lógica é comprar pelo disco mas só por causa do papel q nao serve pra nada?

se o cara quer disco recebe disco. Não tem margem para interpretar.. ninguém compra disco físico pelo manual
 

donight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.176
Reações
981
Pontos
834
a sua lógica é comprar pelo disco mas só por causa do papel q nao serve pra nada?

se o cara quer disco recebe disco. Não tem margem para interpretar.. ninguém compra disco físico pelo manual
Bom, quem coleciona compra pelo prazer de ter o disco e, não pra ler o manual em si e aprender algo, mas compra principalmente pela arte ilustrada que eles tinham. Compro sempre que posso versões de colecionador justamente por, a grande maioria, vir alguns livros de arte, o que não existe nada além de disco nas versões standard.
 

Demi-fiend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.378
Reações
9.631
Pontos
754
a sua lógica é comprar pelo disco mas só por causa do papel q nao serve pra nada?

se o cara quer disco recebe disco. Não tem margem para interpretar.. ninguém compra disco físico pelo manual
Te garanto que muita gente que sim, se não, não haveria tantas edições de colecionadores, com manuais e varias coisas extras. Vc tá defendendo algo que não faz sentido.
 

Demi-fiend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.378
Reações
9.631
Pontos
754
Bom, quem coleciona compra pelo prazer de ter o disco e, não pra ler o manual em si e aprender algo, mas compra principalmente pela arte ilustrada que eles tinham. Compro sempre que posso versões de colecionador justamente por, a grande maioria, vir alguns livros de arte, o que não existe nada além de disco nas versões standard.
Justamente, é horrivel pegar uma versão física é não vir nada alem do disco, na geração PS3 e Xbox 360 viam varias coisas bacanas até mesmo nas versões basicas, hoje é apenas o disco, que ainda precisa de download de atualizações, midia física perdeu completamente a relevância nos dias atuais.
 

bovl

Bam-bam-bam
Mensagens
734
Reações
1.468
Pontos
233
Tem um site muito bom pra acompanhar isso, eles analisam se os jogos vem completos na mídia física, se dá pra jogar offline, se precisa baixar atualização, bugs e etc. E eles são a favor da preservação de games, logo a favor da mídia física.

O site é http://doesitplay.org/
que site maravilhoso, fui ver a análise do FF XVI que foi a minha ultima aquisição de mídia física e a análise é bem competente
 


Bruna Veloz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.920
Reações
14.800
Pontos
403
a sua lógica é comprar pelo disco mas só por causa do papel q nao serve pra nada?

se o cara quer disco recebe disco. Não tem margem para interpretar.. ninguém compra disco físico pelo manual
Eu fazia questão de ter mídia física por manuais e coisas que vinham junto com os disquinho, depois que virou essa coisa sem vida eu só comprava por conveniência, quando eu achava MUITO barato algum jogo ou edição de colecionador que vem com o que vinha na edição normal antigamente.........muita gente compra mídia física por conta dos "manuais" e mais extras que vinham.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.887
Reações
19.666
Pontos
1.689
Eu continuo comprando mídia física pela retenção de valor. Se eu quiser vender o jogo depois, eu vendo e recupero parte do valor investido, o que não dá pra fazer com mídia digital.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.270
Reações
46.811
Pontos
1.934
Eu fazia questão de ter mídia física por manuais e coisas que vinham junto com os disquinho, depois que virou essa coisa sem vida eu só comprava por conveniência, quando eu achava MUITO barato algum jogo ou edição de colecionador que vem com o que vinha na edição normal antigamente.........muita gente compra mídia física por conta dos "manuais" e mais extras que vinham.
os extras eu entendo. Cartoes postais, mapa, cacarecos para fãs. Agora O manual em si é inútil hoje em dia com a interatividade virtual q vc tem. O manual hoje é integrado ao game. O propósito da compra física é midia física somente e o resto é bônus de saudosista. Todos os itens são bacanas mas O manual é relíquia inútil. Fora se vc quiser vender depois pra se desfazer ou até mesmo ganhar mais do q valia a depender do game

eu não compro midia fisica de filme pensando em outra coisa a não ser a própria mídia :kkk
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.270
Reações
46.811
Pontos
1.934
Bom, quem coleciona compra pelo prazer de ter o disco e, não pra ler o manual em si e aprender algo, mas compra principalmente pela arte ilustrada que eles tinham. Compro sempre que posso versões de colecionador justamente por, a grande maioria, vir alguns livros de arte, o que não existe nada além de disco nas versões standard.
como falei pra outra usuaria isso é valido. Book de arte, disco extra de trilha sonora, mapas, etc. Isso é bem legal como Red Dead Redemption, Witcher e cyberpunk fizeram. O manual com mapa de controles, cláusulas, bloco de notas, direitos autorais e um parágrafo da lore do game é tosco ter algum apego a isso

nunca q vai ser impeditivio de comprar midia fisica e me fazer migrar pra digital pq nao tem esse manualzinho xoxo
 

Frenesus

Veterano
Mensagens
118
Reações
110
Pontos
128
Acho que o japão e a coréia são dois exemplos de que, se os interessados quisessem, seria possível fazer com que a mídia física voltasse a ser mais interessante. Em cds de músicas jpop ou kpop, por exemplo, vc recebe junto posteres, cartas, todas as letras da música. Esse é o caminho que deveriam seguir para manter o mercado de mídia física vivo.
 

Bruna Veloz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.920
Reações
14.800
Pontos
403
os extras eu entendo. Cartoes postais, mapa, cacarecos para fãs. Agora O manual em si é inútil hoje em dia com a interatividade virtual q vc tem. O manual hoje é integrado ao game. O propósito da compra física é midia física somente e o resto é bônus de saudosista. Todos os itens são bacanas mas O manual é relíquia inútil. Fora se vc quiser vender depois pra se desfazer ou até mesmo ganhar mais do q valia a depender do game

eu não compro midia fisica de filme pensando em outra coisa a não ser a própria mídia :kkk
Pra quem coleciona e gosta de mídia física não só pelo motivo de revenda e valor (e sim tem muita gente que coleciona e compra) da importância pro manual entre outras coisas.....não é pq tu compra de um jeito e pra um propósito que o resto não existe. Se tu acha o manual relíquia inútil, é a tua opinião e ta tudo certo.

E o manual que tu tanto fala entra no que eu falei do que virou a midia fisica sem vida de uns anos pra cá, o manual que nos referimos são aos de antigamente que não eram apenas mapa de controles e clausulas de contrato, mas os que tinham mais além disso, consegue entender??? e não, isso não é artbook etc.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.263
Reações
35.513
Pontos
1.053
tem quem considere mídia física só como estojinho plástico e disco pelado.

eu entendo pq já fui assim com filme, o que comprei de BD sem nem ao menos um extra decente .....
hoje não compro nada se for não no mínimo steelbook.

última compra foi essa belezinha e nem jogo vem kkkkk

 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.209
Reações
32.556
Pontos
1.629
Revoltante.

Não me incomodou a métrica, serve como uma referência pra sabermos que temos uma árdua luta pela frente. "Ah, mas tem mobile!". E daí, não podemos lutar e incentivar que tenhamos mídia física pra mobile? Por que não um cartucho a ser identificado por um leitor que conecta na porta do carregador do celular? Tem que ter mídia física em tudo, já Cloud não tem o que fazer e resta torcer pra falir, tenho boa expectativa já que os serviços da psn e da microsoft vão de mal a pior, imagina então com jogos de celular onde quase tudo é "gratuito".

Não se desesperem, a batalha não acabou e estamos bem ainda.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.598
Reações
13.141
Pontos
1.189
Parando para pensar um pouco melhor, minha crítica à métrica aplicada foi bastante parcial. Os números apresentados servem para mostrar algo irreversível: apenas consoles ainda vendem jogos em mídia física. E serão consoles suficientes para sustentar a indústria que produz drives e discos? A Nintendo joga outra jogo, com o Switch.

Dentro do nicho consoles, mídia física pode ser - ainda! - relevante. Mas e fora dessa bolha?

Recentemente Phil Spencer deu algumas declarações sobre o fim dos jogos em disco no Xbox. E ao mesmo tempo que negou o fim dos discos, revelou a dificuldade em negociar fornecimento de drives para os consoles. Se não podemos negar ou afirmar o que o Spencer disse, podemos dizer que é plausível. Por quanto tempo haverá fornecedores de drives e discos, quando o consumo desse tipo de mídia é cada vez mais restrito e nichado?
 
Ultima Edição:

Likou

Veterano
Mensagens
404
Reações
754
Pontos
108
Essa forma de pesquisa é completamente errônea pois ela coloca no meio jogos onde o público não tem escolha pois só existe o digital. Não é assim que se fazem pesquisas. Se for pra fazer uma comparação, tem que fazer onde o público pode optar.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.669
Reações
10.078
Pontos
503
Eu gosto da praticidade da mídia digital seja ela original ou pirata, só selecionar e jogar, não tem preocupação com a rasura nos contatos do cartucho ou do disco, carrego os jogos comigo pra qualquer lugar sem qualquer espaço físico e posso emprestar pra até 5 amigos com apenas um click de botão sem maracutaia contra as regras da empresa (Novo Steam Family Share), não tenho mais saco de acumular plastico e também não revendo os físicos, então pra mim não faz mais sentido.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.263
Reações
35.513
Pontos
1.053
Parando para pensar um pouco melhor, minha crítica à métrica aplicada foi bastante parcial. Os números apresentados servem para mostrar algo irreversível: apenas consoles ainda vendem jogos em mídia física. E serão consoles suficientes para sustentar a indústria que produz drivers e discos? A Nintendo joga outra jogo, com o Switch.

Dentro do nicho consoles, mídia física pode ser - ainda! - relevante. Mas e fora dessa bolha?

Recentemente Phil Spencer deu algumas declarações sobre o fim dos jogos em disco no Xbox. E ao mesmo tempo que negou o fim dos discos, revelou a dificuldade em negociar fornecimento de drivers para os consoles. Se não podemos negar ou afirmar o que o Spencer disse, podemos dizer que é plausível. Por quanto tempo haverá fornecedores de drivers e discos, quando o consumo desse tipo de mídia é cada vez mais restrito e nichado?

tem pelo menos uns 11 anos que só console vende mídia física, desde que Steam se torna A plataforma no PC.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.963
Reações
41.155
Pontos
1.444
Tirando a Nintendo que provavelmente vai continuar com mídia física, próxima geração só digital. Não faz mais sentido insistir na mídia física.

Provavelmente só edições de colecionador serão vendidas em lojas, mas acompanhando um voucher do jogo.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.351
Reações
19.441
Pontos
1.469
Em suma, se tiver o 1.0 no cd, pra mim já tá valendo.

Jogos que não vem no disco, nem compro mais. Exemplos são CoD, que colecionava todos, mas parei depois que o MW2019 e ColdWar eram só o downloader no cd.

Star Wars Jedi Survivor, não comprei até hoje, mesmo tendo adorado o Fallen Order. Esse da Ubisoft, tá riscado da wishlist. só compro digital quando estiver por 50 reais.

Pra não me chamar de Radical, comprei Helldivers2 em cd, mesmo o mesmo sendo inútil. Mas tb, a mídia física custou 180 reais, contra 200 da digital.
 

Falc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
811
Reações
395
Pontos
514
Meu medo de digital é esse aqui


Claro que nesse caso está relacionado com um jogo com modo online, mas a tendência é que algum dia os servidores sejam desligados, quem garante que alguma hora a hospedagem desses jogos antigos também não sejam desativados?



Eu gosto de comprar alguns jogos digitais por conta das promoções, caso do Res3 Remake por 50 conto e o povo pedindo 150 numa midia fisica, outros eu acabo sendo forçado... estilo Diablo 4 que n chegou no Brasil sem importação, baldurs gate 3 que só tem midia com a versão de 3 mil reais, allan wake 2...

Tenha minha coleção e vou pegando alguns joguinhos entre 30 ~ 60 reais pra subir a coleção e compro os lançamentos do meu interesse pelo valor cheio ou espero alguns meses.

Total até o momento é de 95 jogos em midia fisica entre Ps4 e Ps5

c2bd722d-d669-4ff6-96a1-dba4e1b9bd5e.jpeg
7b9b4f45-30e7-4255-8306-171480919d7d.jpeg
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.598
Reações
13.141
Pontos
1.189
tem pelo menos uns 11 anos que só console vende mídia física, desde que Steam se torna A plataforma no PC.

Há 11 anos a venda de discos ópticos para filmes e música era bem mais significativa. Só entre 2022 e 2023 caiu em torno de 50% nos 8 principais mercados.

Não fui atrás dos números, mas por observação também vejo uma queda muito acentuada na oferta de drives e discos para usos antes comuns, como backup de dados. Quantos notebooks, ou mesmo desktops, incluem um drive óptico, atualmente? E a oferta de discos em si? Quantos fabricantes ainda existem? Quantos fornecedores de peças e insumos ainda existem para esses fabricantes? Menos que há 11 anos, é uma certeza.
 

caniggiaxx

Bam-bam-bam
Mensagens
2.259
Reações
2.032
Pontos
353
so ta rolando topico bait hoje

Eu compro o jogo fisisco e ai compro duas dlc pra esse jogo

fiz duas compra digital e 1 fisica

70% das minhas compras são digitais

blz fera.
 

LukasBw7

Bam-bam-bam
Mensagens
67
Reações
80
Pontos
428
como falei pra outra usuaria isso é valido. Book de arte, disco extra de trilha sonora, mapas, etc. Isso é bem legal como Red Dead Redemption, Witcher e cyberpunk fizeram. O manual com mapa de controles, cláusulas, bloco de notas, direitos autorais e um parágrafo da lore do game é tosco ter algum apego a isso

nunca q vai ser impeditivio de comprar midia fisica e me fazer migrar pra digital pq nao tem esse manualzinho xoxo
Meu medo de digital é esse aqui


Claro que nesse caso está relacionado com um jogo com modo online, mas a tendência é que algum dia os servidores sejam desligados, quem garante que alguma hora a hospedagem desses jogos antigos também não sejam desativados?



Eu gosto de comprar alguns jogos digitais por conta das promoções, caso do Res3 Remake por 50 conto e o povo pedindo 150 numa midia fisica, outros eu acabo sendo forçado... estilo Diablo 4 que n chegou no Brasil sem importação, baldurs gate 3 que só tem midia com a versão de 3 mil reais, allan wake 2...

Tenha minha coleção e vou pegando alguns joguinhos entre 30 ~ 60 reais pra subir a coleção e compro os lançamentos do meu interesse pelo valor cheio ou espero alguns meses.

Total até o momento é de 95 jogos em midia fisica entre Ps4 e Ps5

Visualizar anexo 387545
Visualizar anexo 387548
Eu vou tentar só comprar jogos em mídia física pro PS5, fiquei puto que o Spiderman 2 que veio junto foi um voucher com o código ao invés da mídia física.
Mas vou tentar comprar só os jogos de PS5, pois já tive PS4 e vendi com os jogos, também não sou de comprar DLC nem assinar a plus.
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
Título tá errado.

Não é 5% da vendas de jogos, mas sim de todo gasto com conteúdo de videogames, também incluindo microtransações, assinaturas, etc.

Grandes lançamentos, retail, a maioria continua sendo físico, como mostra o vazamento da Insomniac

Visualizar anexo 387360

Pois é, mas vendo as respostas do tópico, dá pra ver que a idéia de iludir a galera com o tweet deu certo, pra ir cada vez mais preparando o papinho de "ah, ninguém mais compra midia fisica mesmo, pra que drive de disco nos consoles, hein pessoal?"
 
Topo Fundo