O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LIVE Calor persiste no Sudeste e Centro Oeste. Sul continua alagado, mas chuva começa a dar trégua

The Observer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.338
Reações
9.249
Pontos
749
Ouvi comentários que somente no bairro Mathias Velho em Canoas já teriam sido encontrados 80 corpos boiando, porém isso ainda não foi divulgado pelas autoridades.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.454
Reações
71.827
Pontos
1.763
Ouvi comentários que somente no bairro Mathias Velho em Canoas já teriam sido encontrados 80 corpos boiando, porém isso ainda não foi divulgado pelas autoridades.
Eu não duvido que seja bem mais, 80 foram encontrados ATÉ AGORA mas eu infelizmente acho que o número vai passar da centena facilmente.

Só em Canoas (onde eu moro) mais de 1/3 da população perdeu tudo, e isso são mais de 200.000 pessoas caso alguém não saiba.

Último post na sexta...
Se ele estiver por lá, a última preocupação seria postar no fórum, eu acho.

Situação tá bem feia por lá....
Ele mora no Sarandi em POA se não me engano, e lá todo mundo teve que ser evacuado por medo de rompimento do dique (e alagamento da região por consequência).

Achei o post.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.968
Reações
17.076
Pontos
1.524
próximos 2 dias com temperaturas de 32ºC

isso é bom ou ruim a longo prazo? esse calor pode trazer mais temporais?
 
Ultima Edição:


lagom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.897
Reações
7.190
Pontos
1.064
Duas perguntas:

Existem sistemas de drenagem pra baixar a água nas cidades a força depois que passarem as chuvas?


Onde vcs estão pegando as estatísticas de atingidos/desabrigados/mortos.. ?
 

BLUESPEED

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.737
Reações
8.015
Pontos
1.144
Onde vcs estão pegando as estatísticas de atingidos/desabrigados/mortos.. ?
São as oficiais.
Mas, não acredite muito, o número deve ser muito maior. Afinal como irão ter uma métrica perfeita numa situação dessas? Em que várias cidades ficaram quase que totalmente submersas.
próximos 2 dias com temperaturas de 32ºC

isso é bom ou ruim a longo prazo? esse calor pode trazer mais temporais?
Deve fazer calor na Segunda e na Quarta é para chover novamente, mas acho que será num volume bem menor.

O problema aí foi o grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo.

Na minha opinião, muito calor não é bom nessa situação (para quem está retornando às suas casas), pois esse lodo aí quando fica seco e é horrível de limpar.
 
Ultima Edição:

lagom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.897
Reações
7.190
Pontos
1.064
Vcs acham que quem mora na região metropolitana de poa deveria sair do RS no curto prazo caso tenham onde ficar?

Me pergunto se não vai ter desabastecimento feio nas próximas semanas.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.968
Reações
17.076
Pontos
1.524
Vcs acham que quem mora na região metropolitana de poa deveria sair do RS no curto prazo caso tenham onde ficar?

Me pergunto se não vai ter desabastecimento feio nas próximas semanas.

com certeza.

se não tem urgência de estar aqui, o melhor é sair.

crise de abastecimento eu acho que não vai chegar a acontecer na grande porto alegre, pois ainda há acesso à SC via BR-290/BR-101, o que vai acontecer é os preços subirem.

só que a água vai demorar a voltar.
 

BLUESPEED

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.737
Reações
8.015
Pontos
1.144
Vcs acham que quem mora na região metropolitana de poa deveria sair do RS no curto prazo caso tenham onde ficar?

Me pergunto se não vai ter desabastecimento feio nas próximas semanas.
Esse problema é sistêmico e afetará o RS como um todo. Por exemplo, aqui na minha cidade, restaram poucos mercados para compra de alimentos. Mesmo, eles subindo o preço de forma absurda, as prateleiras ficaram vazias.
Não faço ideia de como será nos próximos dias, mas acho que teremos um problema de desabastecimento, em especial pela questão da logística que ficou totalmente abalada com a queda de pontes e rodovias.
Só acho que quem está numa situação dessas, deveria pensar no próximo e comprar o essencial para poucos dias, em vez de encher o carrinho e ignorar que outros estão na mesma situação.
 

alexjaniski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.184
Reações
1.112
Pontos
639
com certeza.

se não tem urgência de estar aqui, o melhor é sair.

crise de abastecimento eu acho que não vai chegar a acontecer na grande porto alegre, pois ainda há acesso à SC via BR-290/BR-101, o que vai acontecer é os preços subirem.

só que a água vai demorar a voltar.
Eu ainda acho que a crise no RS vai afetar o abastecimento nacional no geral, faltar especificamente não vai na maior parte do país, mas o quanto vão disparar os preços nos próximos meses ninguém ta nem pensando.
 

lagom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.897
Reações
7.190
Pontos
1.064
com certeza.

se não tem urgência de estar aqui, o melhor é sair.

crise de abastecimento eu acho que não vai chegar a acontecer na grande porto alegre, pois ainda há acesso à SC via BR-290/BR-101, o que vai acontecer é os preços subirem.

só que a água vai demorar a voltar.
Esse problema é sistêmico e afetará o RS como um todo. Por exemplo, aqui na minha cidade, restaram poucos mercados para compra de alimentos. Mesmo, eles subindo o preço de forma absurda, as prateleiras ficaram vazias.
Não faço ideia de como será nos próximos dias, mas acho que teremos um problema de desabastecimento, em especial pela questão da logística que ficou totalmente abalada com a queda de pontes e rodovias.
Só acho que quem está numa situação dessas, deveria pensar no próximo e comprar o essencial para poucos dias, em vez de encher o carrinho e ignorar que outros estão na mesma situação.
Os meus pais estão bem, mas são idosos e estão momentaneamente ilhados. Eu tô considerando eu e meus irmãos trazermos eles pra fora do estado, onde moramos, assim que ônibus ou aviões saiam de lá.

"Só" preços altos é uma pancada que vc sobrevive, mas desabastecimento me dá medo.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.968
Reações
17.076
Pontos
1.524
Os meus pais estão bem, mas são idosos e estão momentaneamente ilhados. Eu tô considerando eu e meus irmãos trazermos eles pra fora do estado, onde moramos, assim que ônibus ou aviões saiam de lá.

"Só" preços altos é uma pancada que vc sobrevive, mas desabastecimento me dá medo.

nessa situação eu tiraria eles o mais rápido possível.
 

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.817
Reações
5.605
Pontos
1.219
Na dúvida, melhor não colocar ninguém em risco. Pais, filhos, parentes, pets, etc etc.

Se há a oportunidade de vazar e voltar em segurança, é melhor.

Só cuidar pra que o resgate não vire oportunidade pra dar m****. Tá feia a coisa
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.683
Reações
16.202
Pontos
403
como vai estar o clima semana que vem na região @Zefiris Metherlence ?

Boa parte da semana a chuva deve se concentrar entre o Uruguai e o Sul do RS.
Quarta-feira deve voltar a chover nas regiões atingidas, mas os valores devem ser relativamente baixos. De sexta para sábado pode ter volumes altos, mas no momento o cenário me parece incerto.

Na outra semana o frio chega de forma consistente. O que não é bom considerando a quantidade de desabrigados.
 

lagom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.897
Reações
7.190
Pontos
1.064

San Andreas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.687
Reações
3.352
Pontos
1.034
EVENTO EXTREMO DE CHUVA NO RS TEM AS “IMPRESSÕES DIGITAIS” DO EL NIÑO

Fenômeno El Niño, que ainda atua, sabidamente provoca grandes extremos de chuva no outono do ano seguinte ao seu começo



Dificilmente haja exemplo melhor de como o El Niño impacta a chuva no outono do que o ano de 1941. A maior enchente da história de Porto Alegre e de muitas outras cidades gaúchas se deu em abril e maio de 1941, no outono, durante evento de El Niño que já estava presente no ano anterior.




https://metsul.com/evento-extremo-de-chuva-no-rs-tem-as-impressoes-digitais-do-el-nino/


nino3004d.jpg



nino3004b.jpg

RSC-287 bloqueada e coberta por água na manhã de hoje no município de Candelária. Chuva é extrema do Centro para o Leste gaúcho com acumulados de mais de 200 mm nas últimas 48 horas.




Geramos um mapa com a anomalia de precipitação na média do bimestre abril e maio dos anos de 1966, 1973, 1984 e 1998, todos anos que são o segundo de um evento de El Niño forte a intenso iniciado no ano anterior, como foi o de 2023-2024 no seu auge. O sinal de precipitação da soma das médias deste ano é de precipitação acima a muito acima dos valores da climatologia histórica para o Rio Grande do Sul.

nino3004c.jpg
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.834
Reações
14.622
Pontos
503
O bairro Sarandi que foi citado era o bairro onde eu iria fazer a prova do CNU hoje se tivesse acontecido, e acabei vendo vídeos dele de baixo d’água, muito triste isso, era para mim estar lá fazendo a prova hoje se não tivesse acontecido isso :ktriste2

Eu achei que a enchente tinha atingido mais o centro daqui de Porto Alegre, pior que estive no centro na sexta feira de manhã minutos antes de começar a inundação, logo depois que cheguei em casa antes do meio dia vi na TV que estava começando a alagar, e poucas horas de tarde a água já tinha atingido o local onde eu estava horas antes, foi tenso demais... Mas hoje vi que a enchente atingiu muito a zona norte também, essa região tem bastante gente humilde, principalmente no bairro Humaitá, perto da Arena do Grêmio, espero que esse pessoal estejam todos salvos...

Eu moro na zona leste, perto da Agronomia, moro numa região cheia de morros, e moro no morro Santana, aqui é bem alto, mas acho que ninguém foi atingido, só tenho medo dos desmoronamentos, mas pelo que vi não ouve nenhum registro, só fiquei com medo que o arroio Dilúvio transborde, eu moro perto dele e tem muitas casas de pessoas humildes que moram do lado dele aqui perto, espero que ninguém seja atingido...

Mas desejo força para o pessoal que tiveram problemas, vamos vencer essa, mesmo com o descaso de muita gente grande, o que importa é que o povo estão se ajudando e está vindo um pessoal de fora que realmente se importam em ajudar, que se fodam esses políticos e forças armadas que não estão nem ai, hoje foi provado que eles são a escória do Brasil...
 

San Andreas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.687
Reações
3.352
Pontos
1.034
Nível do Guaíba deve se manter em torno de 4 metros pelos próximos 10 dias, aponta professor da UFRGS

Limite para inundação é de 3 metros; instituto de pesquisa também prevê que a água se mantenha acima dos cinco metros durante mais de quatro dias.

Até o momento, temporais no RS já resultaram em 78 mortes e 105 desaparecidos.




O nível do Guaíba, em Porto Alegre, deve se manter acima do limite para inundação (3 metros) e permanecer em cerca de 4 metros pelos próximos dez dias, segundo a projeção do professor da UFRGS Fernando Mainardi Fan, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH).

Esse cenário, que mantém o Centro Histórico da capital alagado, também prevê que a água se mantenha acima dos cinco metros durante mais de quatro dias.

O pesquisador detalha que o sistema de proteção de cheias da Capital tem enfrentado várias falhas ao longo do sistema de proteção, o que contribui para a entrada da água na cidade. As casas de bomba tiveram problemas ao recebê-las do Guaíba, e duas das seis estações de Tratamento de Água (Etas) estão fora de operação e sem previsão de retorno de abastecimento, de acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

"O sistema de proteção de cheias de Porto Alegre está operando mais como um sistema de retardamento da entrada da água do que como um sistema de proteção efetivamente. Claro que isso já está sendo muito bom porque o principal da inundação até o momento está sendo barrado pelo sistema de proteção. Mas agora estamos sentindo os impactos dentro da cidade, em função do sistema não ter funcionado a pleno", esclarece.

O pesquisador afirma que as novas projeções são feitas todos os dias, durante reuniões dos pesquisadores. Ela é coordenada por Fan, no IPH, e iniciou em 1º de maio, com o trabalho conjunto do professor Rodrigo Paiva e de um aluno de mestrado.

A Prefeitura de Porto Alegre tem divulgado diariamente pequenas oscilações no nível do Guaíba, que variam em poucos centímetros. Depois de perder a medição do nível do Guaíba após falha em estação no Cais Mauá, o sensor foi instalado no Muro da Mauá. Fan afirma que esse local é mais aberto e tem mais variações.

"Então ele [o sensor] está mais sujeito à influência de ventos e também à passagem de barcos. inclusive tem muita lancha, barco, passando por causa dos resgates, então essas oscilações ele está medindo de 15 em 15 minutos e, então, parece que o Guaíba está flutuando", diz.

Após bater recorde histórico na sexta-feira à noite (3), o nível do Guaíba continuou subindo na madrugada deste domingo (5), de acordo com a medição da Prefeitura de Porto Alegre. Às 7h, registrava 5,30 metros. A elevação é consequência dos temporais que ocorrem no estado desde segunda-feira (29).



https://g1.globo.com/rs/rio-grande-...mos-10-dias-aponta-pesquisador-da-ufrgs.ghtml



2024-05-05t154152z-77815937-rc28k7a9uaac-rtrmadp-3-brazil-rains.jpg


cdg20240503049.jpg
 

San Andreas

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.687
Reações
3.352
Pontos
1.034
RS tem quatro barragens com risco de rompimento; veja situação de cada uma do estado

As barragens em situação de emergência ficam em Cotiporã, Bento Gonçalves, Canela e São Martinho da Serra.






15751706-foto002.jpg-02-05-2024-15.32.43.jpg


barragens.jpg
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.301
Reações
17.822
Pontos
1.174
Nao entendi como aconteceu esse horror em Canoas. Aqui em POA a água subiu rápido mas não tão rápido a ponto de não dar tempo de sair. Como que em Canoas subiu tão rápido? Foi um dique que rompeu?
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.454
Reações
71.827
Pontos
1.763
Como que em Canoas subiu tão rápido? Foi um dique que rompeu?
Exatamente isso, o dique da Mathias Velho estourou e a água subiu 5 metros em menos de uma noite. Quem foi dormir sexta sem água acordou sábado com tudo alagado e subindo vertiginosamente. Inclusive daí que devem vir muitos mortos: de gente de perto do dique que foi dormir e simplesmente nem acordou pq morreu afogado...
 

R u s H

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.075
Reações
2.676
Pontos
703






Se continuar assim, não vai ter como não politizar o tópico. Aqui pro interior ainda não chegou nesse ponto, mas na capital, mal começou e o Estado já chegou pra atrapalhar.

Inclusive tivemos municípios aqui no interior, onde entidades privadas receberam doação em dinheiro para criar uma certa estabilidade mantendo geradores e enviando doações para hospitais e abrigos seguirem funcionando. Quando a situação estava controlada, dentro do possível, começaram a repassar os recursos excedentes para outras entidades fazerem o mesmo nos municípios vizinhos. Agora muitas doações chegam a eles e já repassam ao municípios que precisam. Até mesmo deram um jeito de transpor os obstáculos e pontes caídas para fazer com que essas doações cheguem ao destino.
Estado praticamente ausente aqui, quando muito, se tem o auxílio da prefeitura, que em situações normais já não tem recursos, imagine em uma situação como essa.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.968
Reações
17.076
Pontos
1.524
Nao entendi como aconteceu esse horror em Canoas. Aqui em POA a água subiu rápido mas não tão rápido a ponto de não dar tempo de sair. Como que em Canoas subiu tão rápido? Foi um dique que rompeu?
Foi o rio Gravataí + rio jacuí + rio dos sinos

O rio Gravataí começou alagando o Niterói desde a quarta feira, aí na sexta o Gravataí na altura da ponte da br-116 começou a alagar o rio branco.
Já o jacuí / sinos começou a alagar por trás, por baixo da br-448
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.564
Reações
21.796
Pontos
1.484
A vida é um bagulho louco, guys.

Semana passada eu estava revisando a wishlist da Amazon. Olhando o PS5, alguns acessórios.

A vitória, muito comemorada, do dia, foi ter conseguido do nosso fornecedor a última bombona de 20l de água que ele tinha pra vender. Estamos sem água no prédio desde sexta. Racionando o que dá por aqui. E agora, pelo menos, temos água potável que, bem racionada, dá pra semana.
 

Raazy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.023
Reações
20.300
Pontos
1.004
Olha, vou ser bem sincero, antes eu via com maus olhos esse negocio de "separatista" da região Sul, de verdade mesmo, porém, nunca vi uma tragédia dessa magnitude tão negligenciada, abafada pela mídia, onde as redes sociais que nos dão noticias do nível da coisa, o estado tão inepto, a própria população tendo que agir tanto no resgate, ajuda e ate fazendo segurança armada, da para contar no dedo de uma mão quantos "influencer" se manifestaram e ofereceram ajuda ou vakinhas ou comentaram sobre, parece ate que estão proibidos de se manifestar com tamanho silencio deles sendo que fazem o maior barulho por coisas banais e pequenas, que sinceramente ao povo gaucho, se um dia critiquei essa ideia, retiro e peço perdão e se um dia virar uma bandeira de luta eu apoio! Que é revoltante o descaso e negligencia, além, de uma certa casca ai comemorando e fazendo chacota com a tragédia por único viés politico da coisa, espero do fundo do coração que Deus livre vocês desse mal, que deem a volta por cima ainda maior do que eram antes e que depois dessa tempestade venha a luz e ilumine o caminho e a mente de todos para não esquecerem todo o mal que fizeram a vcs nesse tempo de crise
 

Zappatista

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.903
Reações
1.274
Pontos
914
Olha, vou ser bem sincero, antes eu via com maus olhos esse negocio de "separatista" da região Sul, de verdade mesmo, porém, nunca vi uma tragédia dessa magnitude tão negligenciada, abafada pela mídia, onde as redes sociais que nos dão noticias do nível da coisa, o estado tão inepto, a própria população tendo que agir tanto no resgate, ajuda e ate fazendo segurança armada, da para contar no dedo de uma mão quantos "influencer" se manifestaram e ofereceram ajuda ou vakinhas ou comentaram sobre, parece ate que estão proibidos de se manifestar com tamanho silencio deles sendo que fazem o maior barulho por coisas banais e pequenas, que sinceramente ao povo gaucho, se um dia critiquei essa ideia, retiro e peço perdão e se um dia virar uma bandeira de luta eu apoio! Que é revoltante o descaso e negligencia, além, de uma certa casca ai comemorando e fazendo chacota com a tragédia por único viés politico da coisa, espero do fundo do coração que Deus livre vocês desse mal, que deem a volta por cima ainda maior do que eram antes e que depois dessa tempestade venha a luz e ilumine o caminho e a mente de todos para não esquecerem todo o mal que fizeram a vcs nesse tempo de crise

Se o sul se separasse o que ia acontecer é que quando acontecesse outra m**** dessas, porque o governador reduziu o orçamento para prevenção dessas enchentes pra R$50 mil, o Rio Grande do Sul teria que se virar com doações apenas do Paraná e Santa Catarina, cujas populações somadas são pouco mais do que a da região metropolitana de São Paulo.

Ao invés de ter o governo federal de um país de mais de 200 milhões de habitantes bancando a reconstrução por problemas praticamente causados por eles mesmos.

(Estou falando da "elite" gaúcha que tem o poder de mandar no governador, e não estou dizendo que até um pobre coitado que votou no Bolsogay tem alguma responsabilidade ou merece passar por isso, obviamente)
 
Topo Fundo