O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[DÚVIDA] Alguma forma de testar fonte de PC??

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
Vi uma oportunidade no OLX uma fonte Corsair TX650w 80 Plus... mas to com uma dúvida e resolvi perguntar aqui: Tem alguma forma de testar a fonte através de algum software pra ver se está ok antes de comprar??
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604

Então... como não tenho conhecimento em eletrônica, não sei como proceder nisso. Tem algum site com informação útil e básica para utilizar o multímetro?
É prático e rápido o teste qdo vou testar pessoalmente antes de comprar? Ou é necessário ficar um tempo testando?
Detalhe: o cara do OLX disse que a fonte que está vendendo tem um ano de uso, pois agora ele está atualmente com uma fonte de 800w.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Então... como não tenho conhecimento em eletrônica, não sei como proceder nisso. Tem algum site com informação útil e básica para utilizar o multímetro?
É prático e rápido o teste qdo vou testar pessoalmente antes de comprar? Ou é necessário ficar um tempo testando?
Detalhe: o cara do OLX disse que a fonte que está vendendo tem um ano de uso, pois agora ele está atualmente com uma fonte de 800w.

Um vídeo para indicar os pontos certos de medição na tentativa de prever algum desgaste precoce da peça seria o ideal. Na maioria dos casos de fonte estragada elas morrem por causa de algum capacitor estragado ou prestes a estragar, ou solda ficando ruim.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Cara,com energia eu sou chato pra c***lho,um item que eu prefiro comprar zero e ainda pesquisar e muito sobre a qualidade da fonte e componentes.
Se dá treta com a fonte,adeus pc todo como já vi em boa parte das vzs.
Se puder fazer uma força,pesquise e pegue uma zera,melhor investimento do que fortes dores de cabeça(ou não)
 

sergiosodre2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.582
Reações
2.595
Pontos
714
tem lojas da santa efigenia que tem testador de fonte, basta ligar os conectores dela e ela avisa se tá tudo ok..


agora você pode testar ligando o cabo verde no preto e com um multimetro testar as voltagens do amarelo com preto 12v e vermelho com preto 5v, se o cooler tiver girando já é um bom sinal e visualmente dentro dela verifique os capacitores se não estão estourados, estufados, vazando ou se dentro dela tem indicio
de queimado

Porém o maior teste mesmo é ela em CARGA Ou seja ligada no pc com vga , dentro do jogo , se não arriar tensões ela está ok,
 


Antonov

Bam-bam-bam
Mensagens
442
Reações
332
Pontos
248
Se a fonte tiver NF é de boa, provavelmente ela deva estar na garantia, ela tem 5 ou 7 anos de garantia, então vc pode comprar, se der ruim aciona o RMA. Só se atente pra ver se a fonte não foi aberta e está bem conservada.

Pra testar fonte, só naquelas "máquinas" igual o TecLab tem, que lá vai testa-la em carga total.
Com o multimetro, só vai conseguir ver se a fonte tiver algum defeito grave, como não entregar os +12v ou algo do genero

Eu tenho uma CoolerMaster GX750, que eu podia usar o pc de boa, abria o yt o pc tinha vez que reinciava vez que não, jogava alguns jogos de boa. Jogava o PUBG o pc reinciava. Ai acionei o RMA.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
Um vídeo para indicar os pontos certos de medição na tentativa de prever algum desgaste precoce da peça seria o ideal. Na maioria dos casos de fonte estragada elas morrem por causa de algum capacitor estragado ou prestes a estragar, ou solda ficando ruim.

Mas nesse caso, tem que abrir a fonte?? Se sim, isso vai anular a garantia, não?
EDIT: a fonte dele já teve ter sido aberta, sei lá... pois dá para ver o furo no selo de garantia como mostra no anúncio que coloquei no fim deste post.


Cara,com energia eu sou chato pra c***lho,um item que eu prefiro comprar zero e ainda pesquisar e muito sobre a qualidade da fonte e componentes.
Se dá treta com a fonte,adeus pc todo como já vi em boa parte das vzs.
Se puder fazer uma força,pesquise e pegue uma zera,melhor investimento do que fortes dores de cabeça(ou não)

Então, o modelo da fonte é TX650W (não a TX650 que é vendida atualmente, pois não consigo encontrar a TX650W nova)... então, ele tem 80w plus.
Como saberei se a fonte tem a proteção de que faça evitar dar curto nos componentes em caso de uma trovoada, por exemplo?



tem lojas da santa efigenia que tem testador de fonte, basta ligar os conectores dela e ela avisa se tá tudo ok..


agora você pode testar ligando o cabo verde no preto e com um multimetro testar as voltagens do amarelo com preto 12v e vermelho com preto 5v, se o cooler tiver girando já é um bom sinal e visualmente dentro dela verifique os capacitores se não estão estourados, estufados, vazando ou se dentro dela tem indicio
de queimado

Porém o maior teste mesmo é ela em CARGA Ou seja ligada no pc com vga , dentro do jogo , se não arriar tensões ela está ok,

Ele disse que tá tudo ok até recentemente que colocou outra fonte de 800w e botou pra vender. Segundo ele, tá tudo ok e tá bem conservado.
Sobre o multímetro... não tenho muito conhecimento e vi que tem girador no multímetro que vi na net e não sei apontar corretamente. Eletrônica não é bem o meu forte.


Se a fonte tiver NF é de boa, provavelmente ela deva estar na garantia, ela tem 5 ou 7 anos de garantia, então vc pode comprar, se der ruim aciona o RMA. Só se atente pra ver se a fonte não foi aberta e está bem conservada.

Pra testar fonte, só naquelas "máquinas" igual o TecLab tem, que lá vai testa-la em carga total.
Com o multimetro, só vai conseguir ver se a fonte tiver algum defeito grave, como não entregar os +12v ou algo do genero

Eu tenho uma CoolerMaster GX750, que eu podia usar o pc de boa, abria o yt o pc tinha vez que reinciava vez que não, jogava alguns jogos de boa. Jogava o PUBG o pc reinciava. Ai acionei o RMA.

Tendi... deixei recado pra ele a respeito de NF.
Ela tá conservada e tem caixa... mas parece que o selo foi violado e anula a garantia, pq dá pra ver o furo de parafuso no selo na foto do anúncio em questão é esse:
https://sp.olx.com.br/regiao-de-sao...sorios/fonte-corsair-tx650w-80-plus-552297533
 
Ultima Edição:

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Já foi aberta,mais vale deixar a configuração completa da tua máquina e o pessoal te ajuda a te recomendar uma zera.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
Já foi aberta,mais vale deixar a configuração completa da tua máquina e o pessoal te ajuda a te recomendar uma zera.

Como assim vale deixar a config completa da minha máquina? Não saquei... Vc tá querendo dizer que se compensa preencher a TX650 na minha máquina sem se preocupar até dá pra fazer upgrades futuros, é isso? Ou vc tá dizendo que é pra eu citar a config que quero e o pessoal indica uma, é isso? Ou o quê?
 

Antonov

Bam-bam-bam
Mensagens
442
Reações
332
Pontos
248

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
Essa fonte, é a versão antiga(bem antiga) coisa de 2009-2010
Eu não te recomendo a comprar essa fonte, melhor vc economizar mais um pouco e pegar uma nova.
O barato pode sair caro, ainda mais a fonte que se ela der ruim pode levar o pc todo embora.:kfreeze:kfreeze

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/714479-corsair-cmpsu-tx650w-650tx-tópico-oficial/
Tópico de 2010

https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Unidades-de-fonte-de-alimentação/c/Cor_Products_PowerSupply_Units?q=:featured:psuPower:650+Watts&text=#rotatingText
Essa é a linha atual da corsair das TX

Tendi... dps de refletir, falei com o vendedor q já desisti da negociação. Vou pegar uma fonte nova junto com a futura configuração de PC.


A que tem atual e a que vc pretende pegar.Aí gasta uma vez só

Saquei.
A que pretendo pegar será: Ryzen 7 1800X pra cima + 16GB RAM + GTX 1070 TI + 2 SSDs + 1 HD 3,5", por enquanto (não contabilizei algumas coisinhas como os coolers e tals, mas ok).
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Aproveitando o tópico, minha fonte (CX500 da Corsair) vai para 6 anos já. É de boa continuar usando ou devo me preocupar?

Uso uma RX480 e tenho um R5 1500X.
 

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.871
Reações
20.787
Pontos
1.059
Esse teste com o multímetro não é muito legal.
Ele vai te dar os valores de tensão, mas como não ha carga não vai conseguir medir corrente.
Sem contar que um dos problemas comuns de fonte é ela "arriar", não suporta a carga em funcionamento então a corrente abaixa.
Sinceramente, não vale a pena isso ai.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
Tendi... obrigado a todos. Eu ja desisti dele. Vou pedir um novo qdo for montar um futuro PC.
 
Topo Fundo