O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Desmistificando] Capitalismo mata 20 milhões de pessoas por ano?

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Disclaimer Moderação, o assunto surgiu num outro tópico, onde logo foi substituído pelo assunto do mesmo (algo absolutamente certo) mas eu acho interessante desmistificar um ponto desse assunto e acho legal criar um tópico separado só pra isso. Pelamordedeus, não estou perseguindo nenhum usuário, não estou expondo ninguém ao ridículo, não estou xingando, não estou criando bait... O assunto é real, o tema é interessante. Não tranquem esse tbm.

As mortes causadas pelo capitalismo - e por quê não falamos delas?

Bom, no fórum Reddit surgiu uma thread sobre as mortes causadas pelo capitalismo todo ano. =.Aqui<=.

No tópico, a imagem abaixo surgia com um cálculo sobre quantas pessoas o capitalismo mata todo ano.




Todos os anos:
=>
8.000.000 pessoas morrem por falta de água potável
=> 7.665.000 pessoas morrem devido à fome
=> 3.000.000 pessoas morrem por doenças facilmente evitaveis por vacinas
=> 500.00 pessoas morrem por malária
=> 1.600.000 pessoas morrem por crimes violentos (*)

O capitalismo mata então, cerca de 20 milhões de pessoas por ano. Em apenas 5 anos o capitalismo mata tantas pessoas quanto as 100.000.000 de mortes em 1 século de socialismo.

(*) Não tava no original, mas achei legal colocar.


Desmistificando
Parte I, Africa e mortes por fome

Desde que eu era criança, sempre ouvi falar dos africanos que morriam de fome por causa do capitalismo. Mesmo adulto e com as fontes de informação à mão, jamais parei para pensar no assunto. O capitalismo matava de fome crianças na África. Era tão óbvio, que era verdade. Se todo mundo diz que é, é... Não mentiriam descaradamente sobre algo que qualquer pesquisa de 5 minutos na internet desmentiria, então é verdade!

O problema é que por pensar assim, por aceitar uma verdade estabelecida e aceita, eu nunca conferi. Milhares, milhões de pessoas até hoje nunca conferiram.

E quando eu fui conferir, Etiópia, aquele país africano capitalista opressor cujos cidadãos morrem de fome por causa do capitalismo...? Era um país socialista. Uma década ou duas antes da fome, os socialistas tomaram o poder, expulsaram/mataram os donos de terras, implantaram uma reforma agrária justa, enfiaram uma corruptocracia no governo e, 20 anos depois as pessoas estavam morrendo aos milhões. Simplesmente pegar um cara que nunca teve uma fazenda, dar a ele um pedaço de terra e dizer "Ei, veja, agora você tem sua terra, dividida de forma justa, pode plantar e ser feliz!" pode ser lindo nos jornais. No mundo real, queda drástica da produção de alimentos. O cara até quer plantar e colher, mas nem sempre vai ser a pessoa certa pra isso. Pior, o governo estabelecia o que achava certo plantar e não o que dava pra plantar. Tem tópico sobre a situação da Etiópia na OS.

Somália? Mesma coisa. Uganda? Sudão? Pois é.

E mais, outros países que passam fome? Os mesmos socialistas africanos que matavam parte da população e deixavam outra parte passando fome, tinham dinheiro para financiar guerrilhas socialistas nos países vizinhos. Somando a guerrilha com os famélicos que fugiam dessas bênçãos da Africa ainda havia a guerrilha. Logo, além da própria população, esses países não socialistas ainda tinham que enfrentar milhões de refugiados, que tinham de ser abrigados e alimentados mais as guerrilhas, que muitas vezes destruíam a cadeia produtiva.

Ou seja, mentiram a vida toda sobre as causas (ou parte delas) da fome na Africa. E como a gente não conferia, não descobria.

Mas onde isso entra nas contas de morte do capitalismo? O comunismo acabou na África desde o fim dos anos 90.

Pois é, na vida real, se um governo faz m**** homéricas na economia e sociedade de um país durante 20, 30 anos, você não vai resolver tudo em 10. Pior, se você sai do socialismo e troca por um esquerdismo light, você não deixou de ser socialista, só saiu do caminho que destrói um país em 20 anos pra pegar um caminho que destrói em 45... Você não melhorou. E a imensa maioria dos países africanos são ditaduras ou governos que atuam fortemente na economia (e sabemos no que isso dá).

Capitalismo? Ha! Piada, né?

Brasil é um país capitalista?
Somos um país capitalista de Schrodinger.

Dependendo do viés político, somos capitalista ou somos semi-socialistas. Temos certa liberdade econõmica, o governo não é dono de todas as propriedades mas é sócio de todas (afinal, com 40% de impostos diretos e indiretos, não dá pra dizer que não é), várias áreas da economia são monopólios ou oligopólios (mercado fechado apenas para poucos grupos, aliados do governo). Basta lembrar apenas do mês de junho, um empreendedor abriu uma empresa de aluguel de patinetes. Orra, todo mundo lucra, as pessoas podem andar de patinete ao invés de ir de carro ou se apertar em ônibus. Você pega num ponto e deixa o patinete no outro. Pessoas arrumam empregos, terceirizadas podem dar manutenção (e contratar) e, claro, empregos na empresa de aluguel. Olha que capitalismo opressor fenomenal. Aí, o governo ficou puto, como alguém ousa ganhar dinheiro? Enfiaram um monte de regra municipal nova (a empresa foi criada baseada na legislação nacional e nas regras que até então existiam na cidade) e deram 16 dias pra empresa de adequar. Imagina você invetir milhares de reais numa empresa baseada numa regra e, do nada, dizerem que vc tem 16 dias pra de adequar a novas regras? Alguns milhares de reais de gastos que eles tinham que tirar do nada. Não conseguiram. Resultado? A prefeitura apreendeu os patinetes, jogando eles de forma bem desleixada em caminhões e levando pra um armazém. Claro, pra retirar cada patinete, 400 reais de multa!

Uber, mesma coisa. No Brasil, país dos oligopólios, o transporte privado era reservado aos taxistas. A licença e o "ponto" chegam a custar mais de 50 mil reais dependendo do lugar. Os donos do ponto simplesmente contratam um terceirizado, que ganha bem pouco por corrida e ficam com todo o lucro. Parece capitalismo? Sim e não. O empreendedor ficar com o dinheiro é capitalismo. O governo deixar só algumas pessoas atuarem no mercado? Protecionismo anti-capitalista. Ei que surgiu o Uber. Um aplicativo que permitia às pessoas buscarem transporte privado de forma bem mais fácil, via app, com preços tremendamente em conta - já que não tem "ponto" nem "licença de taxista". O resultado? Milhares e milhares (talvez milhões) de pessoas que nunca pagariam 50 reais numa simples viagem de taxi agora tinham a mesma viagem por 8, 9, 10 reais. Beber e dirigir?Sair e voltar num ônibus apertado? Pagar 5% de um salário mínimo numa viagem de taxi? As vantagens são imensas. Muitos taxistas (os motoristas terceirizados, bem explicado) largaram a profissão porque o Uber pagava mais pra eles tbm. Todos lucram, capitalismo. O governo então começou a colocar suas regrinhas, afinal, ganhar dinheiro? Não pode.

Nisso, temos um governo que aceita ser capitalista, mas que quer mesmo é ser socialista. Tudo que puder fazer para impedir o capitalismo, o governo vai fazer. Professores e mídia tentam de tudo para melar o capitalismo e culpar ele pelos resultados funestos dos 55% capitalistas. O presidente apenas comentou que, quando criança, trabalhava. Bastou isso pra milhares de pessoas acharem que ele estava querendo ver crianças trabalhando em carvoeiras e construções. O fato é que nossas leis impedem menores de até mesmo trabalhar como office boy, entregador e outras funções para as quais pagar um salário mínimo (e outro pro governo) é pouco eficaz. Num país onde as pessoas dizem "Nossa, tá dificil emprego, todo mundo quer que tenha experiência, mas como arrumo experiência sem trabalhar primeiro?" a idéia de menores terem acesso a trabalho dentro da lei e tal é meio estranho.

Então, não, o Brasil é capitalista no sentido que está numa economia capitalista. Mas engessada e cheia de regras e impostos e um governo que tem ódio do capitalismo e empreendedorismo.

"Por que esse off-topic, Góris?"

Não é off-topic, é explicar que países que dizem ser capitalistas não o são. As mortes por fome, doenças, etc são quase sempre em países com bem pouco capitalismo. Venezuela que o diga.

Doenças e mortes por falta de vacinas

Outro tema bem interessante. Lembrando que alguns dos países que mais morrem pessoas por fome ou são socialistas ou eram até bem pouco tempo e tbm lembrando que muitos dos que não são ou foram socialistas tem enormes amarras legais, culturais e até religiosas contra o capitalismo. O exemplo do Brasil é exatamente isso, um exemplo.

Sabe, se não houvesse capitalismo, as pessoas que hoje morrem por falta de vacinas... Também não morreriam? O capitalismo trouxe a facilidade de produção em massa, vacinas que antes eram produzidas quase artesanalmente hoje são produzidas aos milhões e salvam milhões de vidas nos países capitalistas. Curiosamente, o capitalismo mata porque em países periféricos semi-capitalistas (ou semi-socialistas) não se tem essas vacinas? Aposto 10 reais que os países onde mais se morre por doenças que poderiam facilmente debeladas, 90% deles são corruptocracias.

Lembrando, os EUA capitalistas opressores ofereceram milhões e milhões em ajuda humanitária à Etiópia e Somália (a URSS e Cuba, na época, ofereceram ajuda na forma de armas e guerrilheiros nestes países) e esses suprimentos e comida eram desviados para o mercado negro (URSS, China, etc). Quando esses países (doadores) perceberam isso, passaram a parar de enviar ajuda na forma de comida e medicamentos e passaram a investir em "fundações". Literalmente fundações de civilização. Campos de refugiados recebiam escolas, livros, instrumentos para plantar e colher... Olha que legal... Nem era capitalismo, era sobrevivência. O que os governos fizeram? "Não aceitamos ingerência das grandes potências em nosso país!". Dependendo do ano, do governo e cia, as reações iam da expulsão até a aceitação mediante suborno. Imagina, você ter que pagar suborno pro governo pra ele deixar você doar remédios pra popualçao deles!

Capitalismo matando pessoas?

Não, inimigos do capitalismo matando pessoas e culpando o capitalismo.

Enfim a idéia por trás de "O Capitalismo mata 20 milhões por ano!" está errada logo no começo.

Basta pegar os países mais capitalistas do mundo (Beren, Cafetão Chinês, Aoshi e cia podem citar alguns) e fazer a relação de quantos mortos eles tem por essas razões.


Para quem leu o textão, não é flame, não é perseguição a usuários. É um tema real, um fato real, uma opinião real.
 
Ultima Edição:

X_1010_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
861
Reações
4.581
Pontos
674
Tem gente que parece que acha que antes do capitalismo todo mundo vivia em paz, dividindo tudo igualmente entre todos, até que um dia os executivos vilanescos do capitão planeta chegaram e começaram a roubar as florestas e a jogar b*sta nos rios só de sacanagem.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.153
Reações
62.697
Pontos
1.253
Curioso este dado estatístico.
v
v

Todos os anos:
=>
8.000.000 pessoas morrem por falta de água potável
=> 7.665.000 pessoas morrem devido à fome
=> 3.000.000 pessoas morrem por doenças facilmente evitaveis por vacinas
=> 500.00 pessoas morrem por malária
=> 1.600.000 pessoas morrem por crimes violentos (*)

O capitalismo mata então, cerca de 20 milhões de pessoas por ano. Em apenas 5 anos o capitalismo mata tantas pessoas quanto as 100.000.000 de mortes em 1 século de socialismo.

PERMITA-ME Goris, colocar um pouco de minha experiência de vida nesta postagem?

Segue:
v
v

Da muita abertura pra discussão se estas mortes ai são por causa do Capitalismo em si ou por má administração de recursos e se a população em si que: Morre de fome, por falta de água, doenças, e ou crimes são realmente "culpa do Capitalismo".

No meu ver um "local" (generalizando) ser Capitalista, quem quiser SEGUIR EM FRENTE vai buscar formas para se auto prover para sair da condição de extrema pobreza, estudando pra kct, trabalhando muito, buscando novas conquistas próprias diariamente, custe o que custar, um "zé mané" SE QUISER E LUTAR MUITO consegue no capitalismo melhorar suas condições de vida.

Já em locais com regimes comandado por Comunismo/Socialismo, o cidadão VAI MORRER pela tortura de seus governos tiranos, não adianta ser "o cara do bem que luta", VAI SE LASCAR sendo o "mesmo zé" conforme mandar o poder.

Se estou errado... Coloco me como exemplo de total a favor do CAPITALISMO, onde nasci e cresci em família humilde, de office-boy a ajudante geral que descarregava toneladas de moldes de borracha em caminhões chegando em casa fedendo a borracha crua com terríveis dores nas costas, humilhado perante a quem não acreditava em meu potencial, hoje tenho família, tenho meu carro, moradia, minhas coleções (caríssimas por sinal que adoro), não sou rico, mas tenho minha profissão formada e continuo em busca de melhores condições SEMPRE conforme o CAPITALISMO me proporciona. Não me gabo de PORRA NENHUMA, pelo contrário, minha casa está sempre aberta a bons amigos.

SOU um Capitalista ASSUMIDO, meritocracia em minha vida sempre foi com LUTA PRA KCT, no ditado popular "mato leões por dia pra trazer a janta em casa"... Se eu eu tivesse feito como MUITO VAGABUNDO que fica no esquema de "ganhar de presente" reclamando do estado, das empresas, do raio que vos parta, eu seria mais um ali na estatística >>> Morrendo de fome, sem água potável, no meio a crimes violentos e o escambal.

No capitalismo posso decidir por conta própria se construo uma vida digna diante a tanta miséria no mundo. Em outro tipo de regime, minha luta poderia ser apenas mais um dos milhões que não podem cogitar em sonhar!

Fim!
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.780
Pontos
278
Todo ano nasce 80 milhões de pessoas, então isso aí não é nada alarmante

na verdade o capitalismo mata 600 bilhões e o Lula tirou trilhões da pobreza
 

大天使

Veterano
Mensagens
697
Reações
1.657
Pontos
148
O problema do capitalismo é fazer as pessoas se ingressarem nele. Mendigos são fortemente prejudicados já que não possuem emprego para desfrutar do capitalismo. Por mim eles deveriam ser prioritários para conseguir emprego, mesmo não tendo frequentado escola. O problema é conseguir um emprego para eles, já que além do desemprego estar em alta, é difícil conseguir emprego parar pessoas que mal sabem ler e escrever (felizmente muitos mendigos sabem ler e escrever e até possuem experiência em algo).
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Todo ano nasce 80 milhões de pessoas, então isso aí não é nada alarmante

na verdade o capitalismo mata 600 bilhões e o Lula tirou trilhões da pobreza

Pela premissa de "o capitalismo mata".
Todo anos são condenadas a morte 80 milhoes de pessoas. Já que quem nasce eventualmente vai morrer.

Percebe a lógica dos caras?
 


Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
O problema do capitalismo é fazer as pessoas se ingressarem nele. Mendigos são fortemente prejudicados já que não possuem emprego para desfrutar do capitalismo. Por mim eles deveriam ser prioritários para conseguir emprego, mesmo não tendo frequentado escola. O problema é conseguir um emprego para eles, já que além do desemprego estar em alta, é difícil conseguir emprego parar pessoas que mal sabem ler e escrever (felizmente muitos mendigos sabem ler e escrever e até possuem experiência em algo).

Voce sabe que a grande parte das pessoas que vivem na rua escolhem viver assim? Puramente por não se ajustar bem a certas normas e regras sociais.
http://www.mariayang.org/2015/05/25/do-people-choose-to-be-homeless/

Quanto a "emprego para quem quer emprego".
Emprego não é algo que simplesmente "existe"., Não existe um numero fixo de empregos para ser preenchido.
Emprego surge quando uma pessoa ou grupo, percebe que uma demanda por algo existe, (produto ou serviço) e para suprir essa demanda, precisa de pessoas que ajudem a concretizar.
O problema é que isso parte de uma expectativa subjetiva, advinda de uma suposição, geralmente baseada em observação ou simplesmente especulação (eu acho que produzir isso seria bom, então vou tentar).
Só que para que isso ocorra, é necessário que esse agente inicial, chamado empreendedor, ao especular seus ganhos, visualize potencial de ganho (o odiado lucro).
Simplesmente porque, não agimos geralmente em próprio detrimento, não é o "normal" cortarmos partes do corpo, ou desejarmos nos estressar demais, nem tampouco colocamos o fruto de nosso trabalho como economias em risco facilmente, sem perspectiva de ganho.
Existem diversos trabalhos para pessoas pouco qualificadas, geralmente braçais, sim, mas ainda trabalhos honestos. Só que para que eles sejam criados, precisamos dessas pessoas que os criam.
No Brasil especificamente, é bem dificil cria-los.
Quer emprego para mendigos (os que não escolhem o ser), gere empregos em geral. Para gerar empregos em geral, precisamos de empregadores.

A não ser que voce acredite que o estado pode sustentar todo mundo, ai emprega todo mundo no governo e depois me conte o resultado.
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Voce sabe que a grande parte das pessoas que vivem na rua escolhem viver assim? Puramente por não se ajustar bem a certas normas e regras sociais.
http://www.mariayang.org/2015/05/25/do-people-choose-to-be-homeless/

Quanto a "emprego para quem quer emprego".
Emprego não é algo que simplesmente "existe"., Não existe um numero fixo de empregos para ser preenchido.
Emprego surge quando uma pessoa ou grupo, percebe que uma demanda por algo existe, (produto ou serviço) e para suprir essa demanda, precisa de pessoas que ajudem a concretizar.
O problema é que isso parte de uma expectativa subjetiva, advinda de uma suposição, geralmente baseada em observação ou simplesmente especulação (eu acho que produzir isso seria bom, então vou tentar).
Só que para que isso ocorra, é necessário que esse agente inicial, chamado empreendedor, ao especular seus ganhos, visualize potencial de ganho (o odiado lucro).
Simplesmente porque, não agimos geralmente em próprio detrimento, não é o "normal" cortarmos partes do corpo, ou desejarmos nos estressar demais, nem tampouco colocamos o fruto de nosso trabalho como economias em risco facilmente, sem perspectiva de ganho.
Existem diversos trabalhos para pessoas pouco qualificadas, geralmente braçais, sim, mas ainda trabalhos honestos. Só que para que eles sejam criados, precisamos dessas pessoas que os criam.
No Brasil especificamente, é bem dificil cria-los.
Quer emprego para mendigos (os que não escolhem o ser), gere empregos em geral. Para gerar empregos em geral, precisamos de empregadores.

A não ser que voce acredite que o estado pode sustentar todo mundo, ai emprega todo mundo no governo e depois me conte o resultado.
Isso mesmo! Adicionando um ponto pessoal:

Eu trabalhei na Central 156 da prefeitura de Curitiba (era supervisor de relacionamento da equipe). Nós atendíamos as demandas da FAS (Fundação de Ação Social), responsável, entre outras coisas, pelo resgate social de pessoas em condição de rua.

Um cidadão liga na Central informando que há um morador de rua em determinado local. O atendente registra e a demanda é enviada eletronicamente à central de resgate social. Os educadores sociais (geralmente um ou dois assistentes sociais) vão até o local e oferecem ajuda a esse morador de rua. Sabem qual é o resultado geralmente?

1 - a pessoa NÃO ACEITA A AJUDA! Ela PREFERE ficar na rua, pois não está condicionada a nenhuma regra. Quando aceitam a ajuda, é só pra ir comer algo e tomar um banho na central de resgate social. Depois elas voltam pra rua, onde se sentem mais à vontade. Nos dias frios, essa demanda aumenta, claro.

2 - uma pequena parcela (eu diria 10%) aceita a ajuda e acontece o RETORNO DOMICILIAR. Ou seja, a pessoa é encaminhada pra casa de novo. Porém, por diversos motivos, a pessoa PREFERE voltar à rua mesmo tendo casa (lares desestruturados, abandono emocional por parte da família, etc.).

Resumindo, quem está morando na rua geralmente o faz porque as condições em casa são insuportáveis. Uma pequena parcela pode voltar ao convívio familiar, conseguir um emprego e ter uma vida mais digna. Mas a maioria irá preferir ficar na rua por comodidade, por fuga de responsabilidade ou porque é melhor morar na rua do que ficar em casa.

O que isso tem a ver com o tópico? Bom, no capitalismo, as pessoas que trabalham teriam possibilidade de fazer caridade por conta própria, permitindo que as pessoas que não trabalham sejam assistidas por essa caridade. Em outros sistemas, todos estariam igualados na miséria, creio.
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.905
Reações
20.859
Pontos
453
Na Irlanda também vi mendigos espalhados pelas ruas (principalmente na capital)

Sério, não tem desculpa.
Irlanda é um país bem rico. Tem uma taxa de desemprego baixa. Além disso eu tenho certeza absoluta que lá o governo dá um bom "bolsa familia".

Ou seja, ficam na rua porque QUEREM.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.923
Reações
53.731
Pontos
703
Tem gente que parece que acha que antes do capitalismo todo mundo vivia em paz, dividindo tudo igualmente entre todos, até que um dia os executivos vilanescos do capitão planeta chegaram e começaram a roubar as florestas e a jogar b*sta nos rios só de sacanagem.


É que tem criatura que é viuvinha de carlinhos marques, o vagabundo que disse que o capitalismo é o inimigo.

O que o carlinhos falou, as viuvinhas seguem sem pensar.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Tem gente que parece que acha que antes do capitalismo todo mundo vivia em paz, dividindo tudo igualmente entre todos, até que um dia os executivos vilanescos do capitão planeta chegaram e começaram a roubar as florestas e a jogar b*sta nos rios só de sacanagem.

Povo olha filme de epoca. Cheio de atriz bonitinha, cheirozinha, limpinha e saudável.
E não tem menor ideia de como realmente era antes da revolução industrial.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Comentando pra ler depois e debulhar esse capitalismo miserável!

Pip-back-in-the-barnyard-9878212-253-246.jpg
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.780
Pontos
278
Na Irlanda também vi mendigos espalhados pelas ruas (principalmente na capital)

Sério, não tem desculpa.
Irlanda é um país bem rico. Tem uma taxa de desemprego baixa. Além disso eu tenho certeza absoluta que lá o governo dá um bom "bolsa familia".

Ou seja, ficam na rua porque QUEREM.
A minha mãe dizia que a maioria dos mendigos da Europa são tudo maluco que fugiu de casa
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Falar que capitalismo mata alguém é a mesma coisa que reclamar que vem um espaço na garrafa de coca que caberia +50ml de líquido.

Na Irlanda também vi mendigos espalhados pelas ruas (principalmente na capital)

Sério, não tem desculpa.
Irlanda é um país bem rico. Tem uma taxa de desemprego baixa. Além disso eu tenho certeza absoluta que lá o governo dá um bom "bolsa familia".

Ou seja, ficam na rua porque QUEREM.
Exatamente, na Irlanda isso é um problema público, pois essa prole baixa, conhecida como Nanas ou Knackers recebem uma renda mínima do governo e é permitido que eles sigam com sua vida dessa forma, sem trabalhar, encrencando com estrangeiros, esse é a pior violencia da Irlanda, no máximo vão te chingar, jogar ovos, lidar com Nanas/Knackers é mel na chupeta se comparado com oque nós Brasileiros temos que lidar aqui com a violência.
 

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.512
Reações
6.671
Pontos
799
Todo ano nasce 80 milhões de pessoas, então isso aí não é nada alarmante

na verdade o capitalismo mata 600 bilhões e o Lula tirou trilhões da pobreza
Se nascesse somente 80 milhões de pessoas por ano, a população estaria diminuindo.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.177
Reações
32.407
Pontos
503
Interessante que existia mesmo essa narrativa nas escolas (talvez ainda hoje) na década de 80.

Nos livros de geografia mostravam as fazendas soviéticas (kholkhozes, sovkhozes) inspiradas nos modelos de Israel (mas ao contrário do país judeu, deveriam seguir as determinações do planejamento central). Mostravam de modo positivo.

Depois mostravam fotos de países africanos como os que o Goris citou, Etiópia, Sudão, Angola, Moçambique, pobres atrasados e tal como o sertão nordestino, carentes de um super-Estado que em vez de salvar seus dias, enviava bilhões pra pagar a dívida externa com o FMI (o Darth Veider de ocasião).

Mas enquanto cristão, e admirador das ciências de geografia, sempre convivia com um questionamento silencioso, perene, que nunca era (e nem foi) tratado em sala de aula, muito menos em provas e trabalhos, naqueles tempos.

Por quê bandeiras como de Angola e Moçambique, onde o capitalismo oprimia seus cidadãos, ostentavam foices e martelos, símbolos da próspera URSS?

Não eram pra estar melhores?

E por quê nas últimas páginas desses livros, onde haviam mapas temáticos, sempre apontavam esses ''paraísos da revolução comunista anti-colonialista'' como países de emigração?

E o ''Darth Veider 2'', vulgo África do Sul, em pleno apartheid, como país de imigração? Os cidadãos de Angola e Moçambique iam abandonar o sonho de independência da ex-colônia para sobreviver no apartheid em Soweto?

Quando um país onde o apartheid é lei, é o melhor de seu continente, e países ''democráticos'' não são bons o bastante pra evitar migrações para o sul segregacionista, é por quê algo mais deixou de ser informado, analisado e, de fato, estudado.

Pois é. Eram (ou são) casos onde havia conteúdo, mas não informação, somente parte da informação, conforme o programa daquelas matérias naquela instituição (ou sistema, no país) de ensino.

Hoje com internet livre (enquanto possível) se tem uma biblioteca equivalente a Barsas e Brittanicas como nunca antes, ao alcance de teclados, chips, placas-mãe e processadores, criados e ofertados/vendidos em sistemas capitalistas de produção e consumo.

E não mais a última palavra terá de ficar com determinados ''professores'' e ''escolas'' que em vez de ensinar, apenas ''formatem'' futuros financiadores de Estado.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.177
Reações
32.407
Pontos
503
Tem reportagem e até gravações do YT mostrando que o paraíso da diversidade sul-africano tem vários índices piores do que os da época do apartheid, e não faltou tempo, foram 25 anos de governo na ANC, mas certamente não faltam espantalhos.

Melhor nem estender muito esse tema, pois poderia parecer um ''passar-pano'' pra um regime desprezível (bem como as leis jim crow nos US), mas o ponto é que se seu modo de governo/democracia consegue ser inferior (ou não dar condições de geração de riqueza, conhecimento igual) a um regime como o apartheid, é por que algo de errado não está certo.

Edit:
Pesquisas de 2003 comparando com 1995: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft0501200304.htm
Pesquisas de 2019, bodas de prata da ''libertação'' do país: https://www.em.com.br/app/noticia/i...-desencantados-25-anos-apos-o-apartheid.shtml
 
Ultima Edição:

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.512
Pontos
353
Esse tópico não pode cair NUNCA, é a prova viva da desonestidade necessária pra "refutar" o fato de que o capitalismo, ou seja, a forma na qual a economia é organizada no mundo todo, mata 20 milhões por ano. "Não é o capitalismo que mata 20milhões de pessoas, a culpa é toda do socialismo" :khuebr

Eu não vi em NENHUMA parte do seu post genial, Goris, vc tratando a respeito da parte do cartaz que fala sobre a questão de não ser LUCRATIVO resolver esses problemas. Em momento algum vc desmistifica a questão de que a forma-mercadoria é a causa da morte de 20milhões de pessoas no mundo, não. Em vez disso, vc joga culpa no socialismo. Jenio! Inclusive, socialismo esse que preserva a forma-mercadoria :khuebr E não bastasse isso, Brasil é socialista também pq tem imposto e governo!!! E todo mundo sabe que socialismo = imposto e governo! Ditadura do proletariado? Qq é proletariado????? Hue socorro bolronossos me ajuda

Espero que vc seja bem pago por esses posts, pq passar essa vergonha de graça deve ser foda.

Cadê os usuários que vivem postando essa imagem para vir aqui defende-la?

Diferente dos MAV de direita, eu não sou pago pra transformar criança que gosta de video game em curral eleitoral da direita e tenho que trabalhar durante a semana.
 
Topo Fundo