O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


E o Piga vai iniciar um novo Projeto [Projeto Iniciado - 1ºs Aquisições] + FOTOS!

Como deve ser feita essa coleção? Como vocês fariam?

  • Tentar ser fiel as versões que tive no passado, a maioria nacional e loose

    Votes: 2 10,5%
  • Manter o nível das outras coleções e adquirir tudo original e CIB

    Votes: 4 21,1%
  • Fazer uma mescla das opções acima, pegando o que aparecer

    Votes: 13 68,4%

  • Total voters
    19

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
Que dessa vez engloba a plataforma Atari 2600.

Como vocês sabem, estou na quest de recuperar itens que eu tive na minha primeira coleção e que eu julgo importante, e depois de ter "completado" vários sistemas, está na hora de partir pro próximo. E o escolhido da vez foi o Atari 2600, o qual tenho um carinho muito grande, por ter sido meu primeiro console em 1984. Infelizmente eu não tenho nenhuma foto dele e foi um exercício mental e alguma pesquisa na Atari Age vendo muitas screenshots de jogos. Cheguei na seguinte lista do que possuía:

  • Atari 2600 (Darth Vader) da Polyvox (CIB)
  • 02 unidades Joystic Dynacom preto (CIB)

  • Missile Command Original Atari Polyvox

  • Pitfall (CCE)
  • Bobby is Going Home (CCE)
  • Megamania (CCE)
  • Jaw Breaker (CCE)

  • Freeway (Videospot)
  • Keystone Kapers (Videospot)
  • Enduro (Videospot)

  • Boxing
  • Chopper Command
  • Seaquest
  • Dragon Treasure / Dragon Fire
  • No Escape
  • River Raid
  • Pac Man
  • Frostbite
  • Superman
  • International Soccer
  • Infiltrate
Como podem ver, o único cartucho original Atari que eu tive foi o Missile Command que veio junto com o console. Tive alguns cartuchos da CCE, alguns cartuchos da Videospot e o restante eu não lembro quais as marcas do cartucho. Acredito que sejam cartuchos multijogos. Um desses cartuchos lembro dele vir numa caixinha azul de papelão e o cartucho em si era preto com rótulo azul igual a caixa. Depois disso, já não lembro de mais nada.

Como sabem, minha coleção atual preza muito pela qualidade dos itens. Em todos os casos até agora, todos os títulos e consoles não necessariamente correspondem ao modelo/versão que tive anteriormente. Então vou deixar uma enquete aí por pessoal opinar como devo proceder com essa coleção. Se souberem dicas / locais onde eu possa achar por um preço mais em conta, ou se você quiser se desfazer, vamos conversar.

É isso aí pessoal.
 
Ultima Edição:

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.124
Reações
14.792
Pontos
503
Como sabem, minha coleção atual preza muito pela qualidade dos itens. Em todos os casos até agora, todos os títulos e consoles não necessariamente correspondem ao modelo/versão que tive anteriormente.

Nesse caso eu seguiria do mesmo jeito com os jogos de Atari 2600, pra sua coleção num todo ficar mais homogênea.

No seu lugar eu procuraria pelos jogos originais, não necessariamente CIB. Acho que só o fato de você ter de volta os jogos da sua infância já é o suficiente. Não precisa ser necessariamente do mesmo fabricante e tal. Porém se aparecesse uma coisa ou outra pirata, eu pegaria também. Não curto jogos piratas na coleção, mas pros de Atari 2600 eu abro uma exceção, pois eles tem um valor histórico grande na indústria brasileira dos videogames. Tinha uma época em que no Brasil só eram fabricados esses cartuchos da CCE, Dynacom, Dactar e várias outras, até finalmente termos cartuchos originais da Atari fabricados aqui. Esses cartuchos piratas de Atari representam o nascimento da febre do videogame no Brasil.

Mas no final das contas só você vai saber qual o tipo de cartucho que mais vai lhe agradar.

Uma coisa boa nessa caçada por jogos de Atari 2600 é que eles são bem acessíveis, como a gente tava falando no tópico de retro-aquisições ontem. Você não vai precisar desembolsar uma fortuna pra completar sua coleção.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
Nesse caso eu seguiria do mesmo jeito com os jogos de Atari 2600, pra sua coleção num todo ficar mais homogênea.

No seu lugar eu procuraria pelos jogos originais, não necessariamente CIB. Acho que só o fato de você ter de volta os jogos da sua infância já é o suficiente. Não precisa ser necessariamente do mesmo fabricante e tal. Porém se aparecesse uma coisa ou outra pirata, eu pegaria também. Não curto jogos piratas na coleção, mas pros de Atari 2600 eu abro uma exceção, pois eles tem um valor histórico grande na indústria brasileira dos videogames. Tinha uma época em que no Brasil só eram fabricados esses cartuchos da CCE, Dynacom, Dactar e várias outras, até finalmente termos cartuchos originais da Atari fabricados aqui. Esses cartuchos piratas de Atari representam o nascimento da febre do videogame no Brasil.

Mas no final das contas só você vai saber qual o tipo de cartucho que mais vai lhe agradar.

Uma coisa boa nessa caçada por jogos de Atari 2600 é que eles são bem acessíveis, como a gente tava falando no tópico de retro-aquisições ontem. Você não vai precisar desembolsar uma fortuna pra completar sua coleção.
Vou ter que ver todos esses detalhes. Estou olhando aqui no Mercado Livre e só tem Atari com a caixa toda bagaçada....
Ou seja, muito provavelmente terei que fazer o que der pra fazer.
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
No final do ano passado mandei meu Darth Vader para manutenção, pois estava sem funcionar há alguns anos...

Fizeram um trabalho primoroso e ficou lindo lindo.... Nessa vibe, cogitei comprar alguns cartuchos mas não tenho mais gás pra isso não... Os cartuchos que tenho de outros sistemas estão aqui, mas everdrive é a melhor solução para os sistemas de cartucho para mim.

Então, comprei no ML um everdrive do Dáblio e veio tudo no esquema. Ele vem com praticamente a biblioteca todo mas pode-se acrescentar QQ coisa no micro SD.

Fica aí a dica caso mude de idéia.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
Galera, se eu pegar um Atari nos USA (NTSC) vai ficar preto e branco na minha tubosa? Meus consoles AV NTSC ficam coloridos nela, mas como a ligação vai ser via RF aí já não sei....

@Odin Games @cetics que manjam das eletrônicas, ajuda aê!!
 


Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.124
Reações
14.792
Pontos
503
Galera, se eu pegar um Atari nos USA (NTSC) vai ficar preto e branco na minha tubosa? Meus consoles AV NTSC ficam coloridos nela, mas como a ligação vai ser via RF aí já não sei....

@Odin Games @cetics que manjam das eletrônicas, ajuda aê!!
Meu Atari é americano e fica preto e branco em TV de tubo. Uso cabo AV nele.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.747
Reações
14.445
Pontos
503
Galera, se eu pegar um Atari nos USA (NTSC) vai ficar preto e branco na minha tubosa? Meus consoles AV NTSC ficam coloridos nela, mas como a ligação vai ser via RF aí já não sei....

@Odin Games @cetics que manjam das eletrônicas, ajuda aê!!
Se a sua tobosa não for tão antiga, acredito que ele fique com a imagem colorida, nas atuais também. Ele só ficaria com a imagem em preto e branco em TVs nacionais da metade da década de 90 para baixo.

Bom, sobre o seu projeto, acho que seria melhor você ir atrás do que lhe trazer mais nostalgia, pois essa é a melhor coisa da coleção, mas o mais fácil é pegar o que for aparecendo, tem muito jogo de Atari barato, desses que você quer todos são fáceis de achar, e só o River Raid, Enduro e Pitfall podem custar um pouco mais caro.

Eu pego o que aparece, se pudesse colecionaria tudo americano, mas apesar de eu não gostar da qualidade dos chips, eu tenho uma quedinha pelos cartuchos da CCE, que foram os primeiros que tive contato, só não gosto daqueles genéricos com labels padrão, tudo igual, mas boa parte deles tem chips com a qualidade melhor que os originais, chipados... :klol
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Bom Piga, eu tenho vários jogos de Atari 2600 em minha coleção mas são dos tempos de criança e quando comecei a colecionar em 2006 não peguei nada do console e foquei em 8 Bits em diante.

Sugiro que procure pelos títulos no ML porque boa parte deles tem preços baixos ou então procure no Ebay e em lojas do exterior como vc fez com os jogos de PC antigo e Neo Geo
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
@cetics @Odin Games
Vocês tinham razão. Eu ando muito cansado ultimamente que não me ocorreu fazer um teste simples na tubosa, teste este que fiz agora: liguei meu Neo Geo, meu SNES e meu Genesis, que são os únicos consoles que eu tenho no momento os quais posso ligar via RF e todos são NTSC e adivinhem? Imagem colorida nos 3!!! :rox

Não vou ter problemas com um Atari NTSC. Pode me facilitar as coisas.....

Veremos....:kpensa
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.747
Reações
14.445
Pontos
503
@cetics @Odin Games
Vocês tinham razão. Eu ando muito cansado ultimamente que não me ocorreu fazer um teste simples na tubosa, teste este que fiz agora: liguei meu Neo Geo, meu SNES e meu Genesis, que são os únicos consoles que eu tenho no momento os quais posso ligar via RF e todos são NTSC e adivinhem? Imagem colorida nos 3!!! :rox

Não vou ter problemas com um Atari NTSC. Pode me facilitar as coisas.....

Veremos....:kpensa
Pois é, se funcionam normalmente, então pode comprar sem medo. Tente aproveitar caso você compre dos EUA e tente pegar um Light Sixer, ou aqueles modelos da Sears que acho bem bonitos, ou até mesmo o primeiro de todos, o Heavy Sixer de 1977, mas esse último talvez seja bem mais caro, acho muito bonitos aqueles modelos de 6 chaves :klol

Eu acho que só um dos meus retro era NTSC 100% original, que era meu Genesis II, e ele sempre funcionou sem problemas, já os meus outros NTSC atualmente eram quase todos transcodificados, mas voltei para NTSC novamente como meu Genesis I e meu Mega 1 japa, e foi um ganho eu ter voltado eles para o sistema original, pois resolveu alguns problemas de imagem que ele tinham e não tiveram problemas com minhas TVs.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.491
Reações
10.778
Pontos
503
Meu Atari é americano e fica preto e branco em TV de tubo. Uso cabo AV nele.
Uma vez um amigo meu que morava num sítio pediu pra gente levar o Atari importado dele pro conserto (era o que tinha a frente de madeira). Correu tudo bem mas lembro que foi estranho ver o Zaxxon com cores zoadas (só depois é que soube que era por causa do padrão de cor diferente do Brasil).
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.747
Reações
14.445
Pontos
503
Uma vez um amigo meu que morava num sítio pediu pra gente levar o Atari importado dele pro conserto (era o que tinha a frente de madeira). Correu tudo bem mas lembro que foi estranho ver o Zaxxon com cores zoadas (só depois é que soube que era por causa do padrão de cor diferente do Brasil).
O Atari e seus clones tem um botão na placa, chamado de trimmer, ou trimpot, que se o cara girar ele com uma chave de fenda, ou Philips, ele altera as cores dos jogos, meus consoles eu consegui fazer eles ficarem com as cores originais mexendo nesses botões, é só um botão que parece um parafuso de plástico.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
Porra, o leilão que eu tava acompanhando no eBay estava com zero lances. Alguém deu um lance e o vendedor encerrou antes do tempo!!! :ktrigger:ktrigger
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.747
Reações
14.445
Pontos
503
Sacanagem, mas uma hora aparece outro...

Mas qual modelo você gostaria de comprar Piga?
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.747
Reações
14.445
Pontos
503
@Odin Games meu desejo é pegar um Darth Vader, que foi o que eu tive
Ah, se for o Darth Vader acho mais fácil comprar por aqui mesmo, pois já vi falar algumas vezes que ele é meio raro e escasso nos EUA, pois ele foi lançado na época do Atari 5200 quase no fim do 2600, mas que foi produzido por pouco tempo por lá, logo depois lançaram o Atari Jr, que talvez tenha tido uma tiragem maior.

Já aqui no Brasil ele foi fabricado por bem mais tempo, talvez por uns 400 reais você ache um em ótimo estado na caixa.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
@Odin Games
Estou de olho em um lá. No caso do eBay os Ataris no geral (os CIB) estão em condições muito melhores de conservação e com preços (uso cotação 5x1) iguais ou mais baratos dos looses do ML. Os CIBs decentes do ML chegam quase a dois mil reais. Não dá.

Conforme a coisa desenrolar vou atualizando aqui.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Apesar de achar lindo aquelas salas dedicadas a jogos com games, consoles e tudo mais, eu com certeza não teria saco pra colecionar ou mesmo passar um dia limpando toda a tralha. Hoje em dia, com a tecnologia, eu facilmente montaria uma sala com um retrojogos com trocentos mil jogos e tá super de boa.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
Atualizando. Perdi outro leilão..... :ksnif Mas vamos tentando até acertar....
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
Dando um UP aqui.

Impossível competir com os gringos em relação aos leilões do eBay. Tenho que levar a taxa de conversão + IOF do cartão pra definir o "teto" do que posso gastar e infelizmente em todos eles fui superado. O que tem no eBay agora, dos Atari CIBs, está com o preço muito proibitivo, pelo fato da conversão + IOF + despesas com redirecionamento, isso sem contar com uma possível taxação.

Mas nem tudo está perdido. Consegui achar no ML um Atari Darth Vader CIB num preço razoável. Agora é esperar chegar.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.124
Reações
14.792
Pontos
503
Eu ia te sugerir de procurar um CIB nesses grupos de compra e venda de retrôs no Facebook. Por lá eu vez ou outra vejo consoles completos com tudo em ótimo estado. Mas que bom que conseguiu um no ML mesmo.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.747
Reações
14.445
Pontos
503
Pois é, ainda tem lugares e vendedores no Brasil que o cara ainda acha coisas em conta, é difícil de achar, mas as vezes o cara consegue... :klol

Já jogos Piga, se eu fosse você compraria tudo de fora, pois de fora o cara acha muito mais barato, as vezes o cara compra um jogo completo original pelo mesmo preço de um da CCE loose sem label por aqui... :klol
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
Eu ia te sugerir de procurar um CIB nesses grupos de compra e venda de retrôs no Facebook. Por lá eu vez ou outra vejo consoles completos com tudo em ótimo estado. Mas que bom que conseguiu um no ML mesmo.
Infelizmente FB é um lugar que eu descartei. Acho burocrático ter que ficar pedindo permissão pra entrar em trocentos grupos e ainda por cima as pessoas parecem querer mais massagear o ego que fazer negócios. Fora a loucura dos preços, dá pra fazer um tópico do "loucos do Facebook". Assim como o ML não é pra muita gente, o FB não é pra mim. Pelo menos esses grupos.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
Pois é, ainda tem lugares e vendedores no Brasil que o cara ainda acha coisas em conta, é difícil de achar, mas as vezes o cara consegue... :klol

Já jogos Piga, se eu fosse você compraria tudo de fora, pois de fora o cara acha muito mais barato, as vezes o cara compra um jogo completo original pelo mesmo preço de um da CCE loose sem label por aqui... :klol
Ontem fiz um apanhado de jogos na estarland. O que ferrou foi o valor do frete. Pra 50 dólares de jogo deu outros 50 de frete. Aí quebra o joelho....
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
Consegui dar o pontapé inicial. Achar o Atari é fácil, tem a dar com o pau por aí, pra tudo quanto é gosto e preço. O problema é achar um que seja CIB. A maioria que possui a caixa, só tem isso, a caixa quase sempre em estado deplorável, faltando partes, rasgadas, furadas, rabiscadas e etc. A caixa está como nova? É replica. Dificilmente você consegue achar um set de manuais completos. Berço interno ninguém sabe nem o que é. Fora os modificados, futucados, com controles paralelos e etc. Um verdadeiro inferno.

No último mês que passou participei de alguns leilões no eBay sem sucesso. Mesmo lá os Atari CIB são escassos e com valores muito elevado já no dólar, quando se converte então o valor fica impraticável. E como coisa boa ninguém deixa passar, é literalmente impossível competir de igual com nossa moeda desvalorizada. Me restou então sentar no meio-fio e chorar, pois não existia nada no eBay nem no ML. Até que um belo dia apareceu esse daqui um pouco mais caro que preço de loose:

Como o intuito do tópico é mostrar o andamento das "achievements", vou detalhar mais as fotos aqui no que fiz nos tópicos oficiais de aquisições.

p_20191028_140551.jpg


p_20191028_140609.jpg

A caixa externa não está 100%. Mas vamos considerar que é uma caixa que tem seus 33 ou 34 anos de idade, mas velha que muita gente qui.

p_20191028_140700.jpg

Set de manuais completos!

p_20191028_140718.jpg

A caixa veio com TODOS os berços!!!! :keehk:klove

p_20191028_140822.jpg

A serigrafia está perfeita!! Aliás, o console está lindo!

p_20191028_141107.jpg

Aqui podemos ver os lacres da Polyvox. Esse Atari nunca foi mexido!!!

p_20191028_141154.jpg


p_20191028_141208.jpg


Controles originais em estado de novos! Um deles está com o lacre da Polyvox e o outro estava também, mas pedi pro vendedor fazer uma manutenção nele antes de me enviar já que não estava 100%.
p_20191028_141246.jpg


p_20191028_141333.jpg

A velha "caixinha comutatora" pra ligação RF e o jogo Vanguard com as labels perfeitas!

p_20191028_141506.jpg

Folheto de assistência técnica, catálogo de jogos, manual do sistema, manual do jogo e o certificado de garantia.

p_20191028_144638.jpg

:kpaixao:kpaixao:kpaixao

Além de estar completo, o Atari e um controle estão com o lacre da Polyvox, ou seja nunca foram abertos! O outro controle também estava com o lacre, mas de acordo com o anuncio estava com problema. O próprio vendedor se prontificou a fazer a manutenção mas pra isso precisaria remover o lacre. Autorizei e os dois controles estão 100%. A serigrafia do videogame está perfeita. Não tem a data de fabricação na caixa ou na etiqueta debaixo do console, mas acredito que esse modelo seja de 1986 ou 1987 por alguns motivos:

  • De 1983 até 1985 os Atari Polyvox vinham numa caixa retangular e a fonte de alimentação era externa.
  • Em 1986 e 1987 a Polyvox adotou a caixa quadrada, a fonte de alimentação passou a ser interna.
  • De 1988 até final de 1989 a Polyvox fabricou o Atari 2600-S, que é aquele com botões quadrados, sem a chave seletora de TV Color / BW e com os ridículos controles embutidos no console.

Então por ser um videogame com aproximadamente 33, 34 anos de fabricado, a caixa está bem descente, apesar dos desgastes. Eu tive que fazer na caixa externa um bom reforço com fita transparente pra poder manter a integridade da mesma e os berços internos eu tive que colar novamente, mas é só papelão mesmo.

p_20191028_142233.jpg

A ligação por RF está excelente!!!! :keehk

Já essas outras aquisições aqui eu peguei localmente. Na época eu tive dois desses controles e hoje tive a sorte de voltar a tê-los novamente:
p_20191028_142939.jpg

Dois Dynastick CIB da finada Dynacom pro Atari 2600. Um dos manuais está impecável e outro estava terrivelmente amassado. Os controles são de lotes diferentes, pois um tem o cabo maior que outro (os cabos são originais, os plugs tem a logo da Dynacom) e a própria logomarca prata no controle são levemente diferentes. Um é mais "espesso" que o outro. Além do "enquadramento" do manual.

p_20191028_142549.jpg


p_20191028_142605.jpg

Os plugs com a logomarca da Dynacom.

p_20191028_142800.jpg


Agora só falta os jogos que estão na lista no OP!
Flw e Vlw!
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Parabéns pelo Atari 2600 Piga.

Ele é igualzinho ao que tive quando tinha entre 5-6 anos.

O Vanguard veio junto?

Também tenho 1 mas é americano.

O curioso é que o jogo original do Arcade foi feito pela SNK.
 

Dustinthewind

Ser evoluído
Mensagens
60
Reações
56
Pontos
28
Mestres não queria criar o topico para perguntar então vou perguntar aqui que acho que cabe no assunto
alguem aqui conhece o beelink bt3 e saberia me dizer se ele roda bem todos os emuladores até ps2, e se a durabilidade é boa?
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.747
Reações
14.445
Pontos
503
Esse Atari está impecável Piga, o mais impressionante é que ele nunca foi aberto, e a imagem dele está impecável. Já o meu segundo Atari que foi o primeiro funcionando que peguei, e que foi comprado em 2010, apesar de funcionar perfeitamente até hoje, ele tem uma etiqueta de uma assistência técnica de 1988, fico imaginando qual problema ele teve aquela vez, menos mal que ainda funciona até hoje, acabei deixando essa etiqueta lá como curiosidade... O meu é um fonte externa de 1983, deve ter sido da primeira leva da Polyvox :klol

No fim achei melhor você ter pego esse nacional mesmo, não quis me meter na sua preferência, mas os Darth Vader americanos devem ser bem difícil de achar, já que foram pouco produzidos por lá, pois eles eram da época do Crash de 84, era bem mais fácil você conseguir os frente de madeira que você não queria, se eu comprasse um de fora seria só um desses, ou aqueles da Sears que acho bonitos também. Mas menos mal que você conseguiu achar esse impecável por aqui, no fim você conseguiu um mais nostálgico possível para você.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.094
Pontos
1.048
@Odin Games
Então, eu fui pro eBay na ocasião pois os poucos Atari CIB que tinham no ML estavam muito caro, papo de mais de mil reais. E a maioria tinha detalhes, o que não era bom.

Mas no eBay os CIBs de qualquer modelo é escasso. Eu até cogitei em pegar um Jr. por conta do valor, mas sairia o valor que paguei nesse e não era o modelo que eu queria.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 
Topo Fundo