O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


'Ensaio sobre a cegueira' é deprimente, diz 'Times'

Sieg Wahrheit

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.199
Reações
9.171
Pontos
1.494
O filme de Fernando Meirelles, Ensaio sobre a cegueira, baseado na obra homônima do escritor português José Saramago e que abriu o Festival de Cinema de Cannes na quarta-feira foi descrito por um crítico britânico como "deprimente".

Foi "a abertura mais deprimente para um festival internacional que eu já vi" , escreveu James Christopher, do jornal britânico The Times.

"Depois da glamurosa esteira rolante de estrelas no ano passado, para comemorar os 60 anos sensacionais de estréias de filmes artísticos, o festival apagou as 'luzes de Natal', apertou o cinto e voltou ao austero negócio de mostrar os auto flagelados diretores-autores do futuro", escreve o crítico, para quem a noite de abertura foi "um choque azedo e inesperado".

"Ensaio sobre a cegueira não vai obter fãs. Mas muitos admiradores entrincheirados", afirma o crítico, para quem o filme deve agradar ao presidente do júri, Sean Penn, por que seria o tipo de filme "de apelo a um ator idealista".

Para o crítico, o filme é ambicioso e algumas cenas de ruas são tão bem feitas que chegam a ser "itens de colecionador", mas ele critica a atuação dos atores.

O jornal argentino La Nación disse que o filme foi recebido com "muita frieza", mas se trata de um exemplo da crescente globalização cinematográfica, destacando que muitas análises em Cannes compararam a produção - que fala da degradação da sociedade durante uma epidemia de cegueira que assola uma cidade - a desastres naturais como o causado pelo "furacão Katrina, a fome da Somália e os excessos na Guerra do Iraque".

Mas o jornal afirma que, apesar do profissionalismo e dos desafios assumidos por Meirelles, "o filme é bastante óbvio em sua apresentação de um universo sórdido e em sua denúncia da manipulação, da miséria e da precariedade da sociedade contemporânea. Além disso, não consegue transmitir os climas e a emoção que levaram o romance original publicado em 1995 pelo ganhador do Prêmio Nobel à consideração mundial".

O La Nación ressalta que Meirelles tentou filmar o romance vários anos antes, mas Saramago se recusou a vender os direitos do livro durante anos porque, segundo o escritor, "o cinema destrói a imaginação". "Em vista do medíocre resultado final do filme, o notável autor de O Evangelho Segundo Jesus Cristo tinha razão", afirma a reportagem.

Já o crítico do jornal britânico The Guardian deu ao filme quatro estrelas, descrevendo Ensaio sobre a cegueira como "um pesadelo apocalíptico adaptado de um romance de 1995 do vencedor do Nobel José Saramago e dirigido por Fernando Meirelles, que nele encontrou a exposição brutal da lei da selva das favelas que vimos em seu filme de 2002, Cidade de Deus".

"Ensaio sobre a cegueira é um drama com imagens soberbas e alucinatórias de colapso urbano. Tem uma linha de horror em seu centro, mas se torna mais leve pelo humor e gentileza", afirma o crítico Peter Bradshaw.


http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2..._cegueira_deprimente_diz_times_-427389920.asp
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.971
Reações
14.526
Pontos
1.389
Vi o trailer desse filme e achei bem interessante.
 

THE_PLAYER

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.244
Reações
11.671
Pontos
759
c***lh0, detonaram o filme. Eu ainda quero vê-lo mesmo assim, mas claro, via DVDRip.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Duvido ser tão ruim assim, o livro é excelente e o trailer me passou uma boa impressão.
 

Silent_Bob

Veterano
Mensagens
3.480
Reações
1
Pontos
111
Esse filme deve ser foda, não me interessa o NY Times, lá meteram o pau em tropa de elite ...
O Meireles é um artista nato, a forma como ele expressa certas coisas é genial, o que ele fez em jardineiro fiel é algo que eu acredito que só quem chegaria a tal nivel seria Darren Aronofsky, é uma forma singular demais para ser aceito pela massa.
Acredito no filme, mas como toda adaptação deve ficar a desejar em relação ao livro.
 


AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
[FONT="Lucida Console"][COLOR="Green"]
Vou assistir.
Acho que ficou um bom filme julgando pelo Blog do diretor.
Acho que o problema é que talvez seja um filme "chato.


Ciao

[/COLOR][/FONT]
 

milh0use

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.320
Reações
13.421
Pontos
1.404
Esse crítico ae é um v******* mal-comido!!!

No mais, Meirelles owna demais. Verei sem medo!
 

Ed

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
19.723
Reações
6.577
Pontos
599
Vi o filme domingo e acreditem, até agora estou "ensaiando" escrever algo sobre ele.
Não diria que é um filme deprimente, mas é um filme depressivo.
É um filme forte, quase tão soco no estômago quanto Irreversível.
E detalhe, até eu considerei sair da sala em um determinado momento (além de cenas revoltantes meu estado de espírito no dia não era dos melhores).

Mas é uma produção de tirar o chapéu. Vi ruas de São Paulo que costumo passar todos os dias e me perguntei como conseguiram fazer aquilo...
... simplesmente as transformaram totalmente, mostrando um abandono total.
Bem, não que não tenha lixo na cidade, mas também não daquela forma. hehe
Editei para colocar um trecho que alguns podem considerar spoiler, que á como a cidade fica. Nada demais, mas vai saber...


Assistam que é muito bom, mas não esperem exatamente horas de diversão. É pesado e sombrio pacas.



 

Ed

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
19.723
Reações
6.577
Pontos
599
Mas ninguém melhor que o autor do livro para servir de base se o filme ficou bom ou não, certo?

[youtube]Y1hzDzAvJOY[/youtube]

A expressão dele já diz tudo.

 

dark___fear

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.839
Reações
1.100
Pontos
929
Ed;3587940 disse:
Vi o filme domingo e acreditem, até agora estou "ensaiando" escrever algo sobre ele.
Não diria que é um filme deprimente, mas é um filme depressivo.
É um filme forte, quase tão soco no estômago quanto Irreversível.
E detalhe, até eu considerei sair da sala em um determinado momento (além de cenas revoltantes meu estado de espírito no dia não era dos melhores).



Eu também! Mas não pensei em sair, pensei em não olhar para tela em um certo momento. A minha sensação foi de "nojo" em ser humano...

Muito bom mesmo o filme.
 

Vegito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.355
Reações
14.718
Pontos
1.394
Ele conseguiu a aprovação do próprio autor do livro; não precisa da aprovação de mais ninguém, já conseguiu a mais importante e valiosa de todas.
 

Chemical Brother

Veterano
Mensagens
1.560
Reações
13
Pontos
109
Ed;3587940 disse:
Vi o filme domingo e acreditem, até agora estou "ensaiando" escrever algo sobre ele.
Não diria que é um filme deprimente, mas é um filme depressivo.
É um filme forte, quase tão soco no estômago quanto Irreversível.
Ed>>>NY Times [:king]

Tá um ensaio fogo pra assistir esse filme. Fui domingo, mas cheguei atrasado. IA ontem, mas estava um frio desumano. De sexta-feira não passa, minha namorada está doida pra assistir.

Pelo trailer já se nota um sentimento de desolação... o cinza predominante na fotografia e nas paisagens do filme. Hype alto aqui.
 

The Overtaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
29.388
Reações
4.183
Pontos
614
Discordo do Ed. Nem é tão forte assim. Tem muita coisa mais forte por aí.
Nas cenas que poderiam ser fortes o Fernando pegou até bem leve.
O que acontece é que a história é forte. É deprimente. É pesada. E já era assim no livro.
Melhor filme que vi esse ano.
Filmaço com todas as letras maiúsculas.
 

Ed

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
19.723
Reações
6.577
Pontos
599
The Overtaker;3589423 disse:
Discordo do Ed. Nem é tão forte assim. Tem muita coisa mais forte por aí.
Nas cenas que poderiam ser fortes o Fernando pegou até bem leve.
O que acontece é que a história é forte. É deprimente. É pesada. E já era assim no livro.
Melhor filme que vi esse ano.
Filmaço com todas as letras maiúsculas.

Eu sei, como disse meu estado de espírito no dia também ajudou em ter essa opinião.
E bom saber que manteve o clima do livro. Pretendo ler assim que possível.

E pelo que li numa revista, essas cenas foram editadas após a apresentação de Cannes. Muita coisa deve ter sido cortada para amenizar.
E na mesma reportagem ele (Fernando Meirelles) diz não ter ficado satisfeito com o resultado final.
Mas valeu, esse é um daqueles filmes que gosto mais cada vez que penso nele. É bem capaz que vá ver novamente.
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.203
Reações
1.413
Pontos
944
Acho que foi alguém do "The Times" que tempos atrás sentou a lenha no trabalho do Oscar Niemeyer.....essa galera sabe de tudo! eaheaheahea

Basicamente funciona assim.....me deixou mais curioso pra assistir...sempre achei uma imbecilidade essa história de estrelinhas pros filmes em jornais.
 

The Overtaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
29.388
Reações
4.183
Pontos
614
Ed;3589436 disse:
Eu sei, como disse meu estado de espírito no dia também ajudou em ter essa opinião.
E bom saber que manteve o clima do livro. Pretendo ler assim que possível.

E pelo que li numa revista, essas cenas foram editadas após a apresentação de Cannes. Muita coisa deve ter sido cortada para amenizar.
E na mesma reportagem ele (Fernando Meirelles) diz não ter ficado satisfeito com o resultado final.
Mas valeu, esse é um daqueles filmes que gosto mais cada vez que penso nele. É bem capaz que vá ver novamente.

Então, na verdade eu nunca li o livro. Só sabia do que se tratava e li alguns trechos e tal. Mas é bem pesado.
A cena do
estupro coletivo
, por exemplo, foi bem amenizada pelo jogo de luz. O que, pra mim, é uma decisão acertada. Não é preciso mostrar pra gente ver. Não que o filme seja subliminar. Acho que tá tudo ali bem na cara. A única cena que precisa de um pouco de interpretação é a cena final, que vi muita gente entendendo de um modo muito equivocado,
achando que ela ficou cega de verdade
, o que acaba totalmente com a mensagem comportamental do livro. Mas imgino que muito tenha sido cortado mesmo. É um filme que choca porque joga na nossa cara a podridão da humanidade.
E americano só gosta de ver NY destruída. Quando é São Paulo eles criticam.

O filme tinha tudo pra sair um Fim dos Termpos (não que eu não goste) ou um Madrugada dos Mortos, mas o Fernando conseguiu dirigir de forma magnífica e não soar ridículo ou moralista. Pra mim foi uma das melhores direções que vi nos últimos tempos. E digo direção mesmo. Direção crua, sem toneladas de efeitos digitais.

Você falou no outro post sobre as cenas na cidade, né. Li que elas foram gravadas 5 horas da manhã, por isso a cidade estava deserta. O que eu acho estranho, já que o centro não pára nunca. Mas que é muito legal ver essas cenas rodadas em São Paulo, é.

E teve gente no cinema discutindo, falando que a história se passa em São Paulo. Pô, fica claro que o filme se passa na Cidade. Assim como o Médico é o Médico, a Mulher é a Mulher, o Policial é o Policial e o Rei da ala 3 é o Rei da ala 3. Pessoas limitadas tendem a não entender grandes mentes como a de Saramago.

viniciustc;3589783 disse:
Foi só um crítico e nada mais

Nada, foram vários.
Nos EUA o filme tá sendo massacrado.
 
Topo Fundo