O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Entreguista NEWS]Governo anuncia hoje privatização de 17 estatais até o fim de 2019 <update - sai a lista>

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.936
Reações
55.066
Pontos
1.839
Guedes: Governo ainda privatizará 17 estatais em 2019
Ministro diz que lista de empresas deve ser divulgada nesta quarta-feira 21. "Nós vamos acelerar e achamos que vamos surpreender", declarou

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, nesta terça-feira 20, que o governo pretende anunciar na quarta-feira uma lista de 17 empresas públicas que devem ser privatizadas até o final do ano. Guedes não adiantou o nome das companhias, mas afirmou que o governo vai acelerar ainda mais as privatizações

“As coisas estão acontecendo devagarzinho, vai uma BR Distribuidora aqui, daqui a pouco vem uma Eletrobras, uma Telebras, daqui a pouco vem também os Correios, está tudo na lista. Amanhã [quarta-feira 21] devem ser anunciadas umas 17 empresas só para completar o ano. Ano que vem tem mais”, disse o ministro em evento na capital paulista.

Guedes disse que o governo atingiu, em agosto, a meta de arrecadação de recursos com privatizações, de 80 bilhões de reais, estipulada para todo o ano de 2019. “Na privatização nós vamos acelerar. E nós achamos que vamos surpreender”, declarou.

No início de agosto, o presidente Jair Bolsonaro declarou que a privatização dos Correios “está no radar”. “Vocês sabem o que foi feito com os Correios. O mensalão começou com eles. Sempre foi um local de aparelhamento político e que foi saqueado, como no fundo de pensão. Os funcionários perderam muito, tiveram que aumentar a contribuição para honrar”, disse o presidente.

Em maio, Bolsonaro já havia afirmado a VEJA que deu sinal verde para a privatização dos Correios. “Vamos partir para a reforma tributária e para as privatizações. Já dei sinal verde para privatizar os Correios. A orientação é que a gente explique por que é necessário privatizar”, disse ele, na ocasião.

O governo enxerga a privatização da estatal com urgência. Em julho, VEJA teve acesso a cálculos preliminares feitos pela equipe do governo. As primeiras conclusões mostram que o tempo de vida útil para concretizar a venda dos Correios está em torno de cinco anos. Desde o início de 2018, a principal fonte de receita da estatal deixou de ser o monopólio postal — a entrega de cartas, largamente substituídas por várias formas de mensagem eletrônica — e passou a ser a entrega de encomendas, mudança impulsionada, sobretudo, pelo crescimento do e-commerce. No prazo previsto pela equipe econômica, as transportadoras privadas ultrapassarão a estatal na prestação do serviço. O ponto de virada inviabilizaria por completo a sua venda.

Outra empresa que está no calendário de privatizações do governo é a Eletrobras. Na noite de quinta-feira, 1°, a estatal informou em fato relevante que Bolsonaro autorizou que sejam aprofundados estudos para a desestatização da companhia.

Os estudos, informou a companhia, serão para que o processo ocorra por “aumento de capital social, mediante subscrição pública de ações ordinárias da Eletrobras ou de eventual empresa resultante de processo de reestruturação”. De acordo com fato relevante, o processo de desestatização da companhia também deverá ser apreciado pelo Congresso Nacional.

(Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo)



Edit. Bônus:

Portaria limita total de funcionários da Caixa e dos Correios
Em junho, salientando a intenção de enxugar o número de funcionários públicos, Paulo Guedes afirmou que "não haverá concursos por um tempo"

Em portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira 21, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – Sest, órgão vinculado ao Ministério da Economia, fixou um limite no quadro de funcionários da Caixa Econômica Federal e dos Correios– obrigando as estatais a seguirem um teto de, respectivamente, 86.837 e 102.351 vagas.

Em junho, salientando a intenção de enxugar o número de funcionários públicos, o ministro Paulo Guedes afirmou que “não haverá concursos por um tempo“. Nesta terça-feira 19, durante evento em São Paulo, Guedes antecipou que o governo pretende privatizar 17 estatais ainda em 2019, mencionando os Correios como uma das possíveis companhias a serem vendidas para a iniciativa

A medida anunciada nesta quarta-feira define que a Caixa Econômica limite seu quadro total de empregados a 86.837 vagas, incluindo os trabalhadores da Caixa Participações S.A. – Caixapar e da Caixa Seguridade. O banco estatal chegou a ter mais de 100 mil funcionários em meados de 2014, mas atualmente conta com um quadro próximo do total estabelecido na portaria.

No caso dos Correios, o quatro total de funcionários não deverá exceder 102.351 vagas – incluindo 170 funcionários anistiados, cujos cargos deverão ser extintos ao término dos contratos de seus atuais ocupantes.

Em ambas as estatais, há exceções de empregados que não devem ser contabilizados, como aqueles com contrato de trabalho suspenso por aposentadoria por invalidez. As duas empresas diminuíram consideravelmente o total de servidores nos últimos anos, por meio de medidas como programas de demissão voluntária.

“Compete às empresas gerenciar seu quadro próprio de pessoal, praticando atos de gestão para repor empregados desligados ou que vierem a se desligar do quadro funcional, desde que seja observado o limite ora estabelecido e as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício, bem como as demais normas legais pertinentes”, afirma o secretário Fernando Antônio Ribeiro Soares, que assina as portarias.


UPDATE

Confira a lista:

  • Emgea (Empresa Gestora de Ativos);
  • ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias);
  • Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados);
  • Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social);
  • Casa da Moeda;
  • Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo);
  • Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais);
  • CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos);
  • Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.);
  • Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo);
  • EBC (Empresa Brasil de Comunicação);
  • Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada);
  • Telebras
  • Correios
  • Eletrobras
  • Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva);
  • Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).
 
Ultima Edição:

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
17 de 400 e tantas, é MUITO pouco, porém já é um início, espero que em 2020 o Guedes tenha mais autônomia para passar o facão nesses lixos inúteis que só servem para carterizar e monopolizar o mercado, impedindo que a concorrência atue !!!

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.191
Reações
32.528
Pontos
1.629
Um monte de desconhecidas, tem até uma espécie de agência de comunicação que trabalha só pro governo, ninguém vai comprar esse lixo.

Eu ri quando ouvi citarem a CEITEC (RS). Na última vez que estive lá, em 2014, ouvi uma palestra que citava um produto super secreto que seria lançado no ano seguinte. Tenho curiosidade até hoje pra saber o que é, produziram nada de novo até então lulz

Correios até acho que dava pra recuperar se o Brasil não fosse Brasil mas o loteamento de cargos no nosso presidencialismo de coalização nunca irá parar, tanto consumidor quanto funcionários estão sempre insatisfeitos, infelizmente é bom que vá logo e sirva de exemplo.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.153
Reações
62.704
Pontos
1.253
Governo anuncia privatização dos Correios nesta quarta

Fonte:




=========================


CZl5hW0.jpg
 


_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
mgea
-ABGF
-Serpro
-Dataprev
-Casa da Moeda
-Ceagesp
-Ceasaminas
-CBTU
-Trensurb
-Codesa
-EBC
-Ceitec
-Telebras
-Correios
-Eletrobras
-Lotex
-Codesp

pq vender a casa da moeda? e_e
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
mgea
-ABGF
-Serpro
-Dataprev
-Casa da Moeda
-Ceagesp
-Ceasaminas
-CBTU
-Trensurb
-Codesa
-EBC
-Ceitec
-Telebras
-Correios
-Eletrobras
-Lotex
-Codesp

pq vender a casa da moeda? e_e

Vai ser um crime de lesa a evolução dessa nação.
O preço vai ser altíssimo.

Compreendo que algumas estatais devem ser privatizadas sim, como o correios, sendo justíssima a concorrência, todavia o processo deveria ser técnico e segmentado para não todos os recursos sedimentados a ela nas mãos de só um grupo.

Custo a acreditar que seja verdadeira a lista.

Os políticos sempre colocaram um véu sobre essas estatais, agora vão revelar...
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
mgea
-ABGF
-Serpro
-Dataprev
-Casa da Moeda
-Ceagesp
-Ceasaminas
-CBTU
-Trensurb
-Codesa
-EBC
-Ceitec
-Telebras
-Correios
-Eletrobras
-Lotex
-Codesp

pq vender a casa da moeda? e_e
Países como Reino Unido, Chile e Canadá já privatizaram suas Casas da Moeda.
Se esses países muito mais estruturados e ricos podem, o Brasil também pode e deve.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Países como Reino Unido, Chile e Canadá já privatizaram suas Casas da Moeda.
Isto não é argumento sólido senhor.

Banco do Brasil e Caixa ser vendida? Muito difícil de ser vendida. Acho eu que a Caixa pode entrar na bolsa dentro dos próximos governos com uma flexibilização que a B3 planeja fazer com empresas médias e grandes possam entrar.

Codesp sendo vendida.
:kmaroto


Será que teremos nosso Puerto Madero? Seria lindo podendo ter integração com a CPTM, seria um escândalo. Fora a geração de empregos, construções de possíveis marinas com uma flexibilização de lei ambiental na construção delas.
-----
Ceagesp eu acho complicado aparecer algum comprador dependendo das coisas ofertadas. Quem vai querer aquela bica da Marginal? Será que teremos transferencia para o Rodoanel? Quem irá fazer essa mudança? Como fica os vendedores neste balaio?
---
Tu olha pro sistema modal de PoA administrado pelo Trensub, é algo fantasmagórico. Os caras tão usando trem da década de 80.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.936
Reações
55.066
Pontos
1.839
pq vender a casa da moeda? e_e
A privatização da CdM é debatida desde o governo do vampirão. Na época surgiu um tópico sobre isso e vou reproduzir alguns posts meus:

Sobre controle
...O volume de papel-moeda é e sempre foi determinado pelo Banco Central. Não determina em nada a quantidade de cédulas e moedas que devem entrar em circulação por ano. A Casa da Moeda é uma gráfica superespecializada e só. Aliás, a CdM brasileira jé fez papel-moeda para outros países. Por exemplo, Argentina, Paraguai e Haiti já encomendaram dinheiro made in brazil ( http://noticias.r7.com/economia/not...-mi-de-cedulas-para-a-argentina-20110208.html ). A empresa G&D faz papel-moeda para mais de 80 paises ( http://www.dw.com/pt-br/fábrica-de-dinheiro-para-o-mundo/a-1367331 ). Nenhum deles veio com o papo do "fim da soberania nacional" por causa disso. ...

Regulação
A regulação já existe. A única modificação que deve ser feita é dar liberdade para o BC encomendar os serviços que precisa para qualquer empresa. Hoje o BC só pode encomendar papel-moeda de outros países em casos excepcionais. Além da regulação há os procedimentos de segurança e produção. A sequencia de notas é determinada, a fabricação é fiscalizada por outros órgãos, as distribuição é protegida. Tudo isso pode ser mantido, além do que, o principal produto da CdM é a confiança.

Vantagens financeiras
Mas para isso há a boa e velha concorrência. Até 2016 a União era obrigada a imprimir lá mas um decreto possibilitou a compra de outros fabricantes e por um preço menor. Mas porque só ano passado? Adivinha? falta de manutenção e corrupção:
"...Após uma série de problemas que foram desde a quebra de equipamentos até a descoberta de um esquema de corrupção dentro da estatal para direcionar licitações, o governo editou uma Medida Provisória que autorizou o BC a importar cédulas. (...) ...Mil cédulas de R$ 2 impressas nos arredores de Estocolmo custaram R$ 202,05. O valor é 17% menor que os R$ 242,73 pagos à Casa da Moeda por produzir o mesmo milheiro...
(...) Essa não foi a primeira vez que o Brasil importou dinheiro. Em 1994, o Banco Central teve de comprar notas de fornecedores estrangeiros para a histórica operação da troca dos cruzeiros reais pelos reais. Antes disso, até a década de 1960, as cédulas brasileiras também eram impressas no exterior."
Então, a CdM pode até aumentar seus preços, mas vai perder seu principal comprador.


Perigo em casos de guerra
Quanto a sua situação hipotética (em caso de guerra) é um exemplo bem extremo, pois numa guerra muita coisa seria modificada. Primeiro, as fonteiras seriam fechadas e uma hipotética entrada de cédulas falsas (como a Alemanha tentou fazer na Grã-Bretanha durante a segunda guerra) seria barrada. E mesmo se houvesse tal brecha da fronteira, seria melhor para um país beligerante enviar soldados que papel? Depois, usando a alimentação do seu exemplo, a produção deles não é estatal e no caso de guerra a produção não seria exportada nem interrompida e provavelmente seria comandada pelo estado para o esforço de guerra. É lógico supor que o mesmo ocorreria com a Casa da Moeda. Ela seria na hora reestatizada até o fim da guerra.

Tópico original:
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.138
Reações
8.149
Pontos
453
pq vender a casa da moeda? e_e
Você sabia que é mais barato para o governo federal solicitar a casas de moedas estrangeiras para imprimirem Real do que a nossa própria Casa da Moeda?

É que nem a fábrica de preservativos que existe no Acre e é mantida pelo governo estadual do Acre e vende grande parte do que ela fabrica para o SUS (Ministério da Saúde - Governo Federal). Fabricar preservativo na China, Índia e Taiwan é muito mais barato que aqui, só que com a desculpa de gerar empregos na indústria nacional, foram sendo criadas várias estatais inúteis.
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
só que com a desculpa de gerar empregos na indústria nacional, foram sendo criadas várias estatais inúteis.
E com essa desculpa, matou-se 5 vezes mais empregos do que se elas não existissem graças uma carga tributária imensa para sustentar empresa pública insolvente, trocentos cargos públicos não concursados para picuinhas políticas e aspones, planos de carreira insanos com promoção por decurso de prazo e 60 gradações de carreira por cargo (técnico 1, 2, 3... 500), um bilhão de “empresas de consultoria e terceirização” que ninguém sabe explicar o que fazem, e as reservas de mercado e regulações para protegê-las e justificar elas existirem.

Um monte de desconhecidas, tem até uma espécie de agência de comunicação que trabalha só pro governo, ninguém vai comprar esse lixo.
Até onde entendi do plano, as que não forem vendidas serão fechadas e f**a-se.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Isto não é argumento sólido senhor.

Banco do Brasil e Caixa ser vendida? Muito difícil de ser vendida. Acho eu que a Caixa pode entrar na bolsa dentro dos próximos governos com uma flexibilização que a B3 planeja fazer com empresas médias e grandes possam entrar.

Codesp sendo vendida.
:kmaroto


Será que teremos nosso Puerto Madero? Seria lindo podendo ter integração com a CPTM, seria um escândalo. Fora a geração de empregos, construções de possíveis marinas com uma flexibilização de lei ambiental na construção delas.
-----
Ceagesp eu acho complicado aparecer algum comprador dependendo das coisas ofertadas. Quem vai querer aquela bica da Marginal? Será que teremos transferencia para o Rodoanel? Quem irá fazer essa mudança? Como fica os vendedores neste balaio?
---
Tu olha pro sistema modal de PoA administrado pelo Trensub, é algo fantasmagórico. Os caras tão usando trem da década de 80.
Porque não é argumento sólido?
Brasil é um país pobre e tem que copiar a eficiência de países que deram certo. E não ficar com estigmas de grandeza como você quer, sendo que não faz nem o básico.

E tem que privatizar Caixa e BB sim, dois lixos.
 
Ultima Edição:

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Porque não é argumento sólido?
Brasil é um país pobre e tem que copiar a eficiência de países que deram certo. E não ficar com estigmas de grandeza como você quer, sendo que não faz nem o básico.

E tem que privatizar Caixa e BB sim, dois lixos.

Já percebi que você nunca argumenta nada, apenas afirma.

bla bla bla
não tem solidez nos argumentos.
Os dois manos ali em cima explicaram os motivos que o governo usa para privatiza-la e concordei com eles. É mais fácil explicar do que atacar.
Independentemente se são lixos ou não (BB e caixa), possivelmente não serão privatizados. Uma pena, a BB poderia ser PPI ao menos ( algo que o Guedes tentou fazer, mas viu que tem muita resistência).

Mas no caso da Eletrobrás por exemplo, precisa privatizar tbm a raiz do problema, as linhas transmissoras, algo que gerou um mal estar danado dentro do governo. Tbm sou a favor de acelerar logo o PLC 79 que a Daniella ta enrolando.
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
Banco do Brasil
O Banco do Brasil já não é estatal faz tempo. E o mais fácil para o governo se livrar se quiser.

É uma empresa de economia mista com capital aberto, você pode até comprar um pedacinho dela agora mesmo no seu home broker selecionando o ticket BBAS3.

O governo só é dono de 54%. Para deixar de ser o acionista majoritário, basta vender 5%.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
bla bla bla
não tem solidez nos argumentos.
Os dois manos ali em cima explicaram os motivos que o governo usa para privatiza-la e concordei com eles. É mais fácil explicar do que atacar.
Independentemente se são lixos ou não (BB e caixa), possivelmente não serão privatizados. Uma pena, a BB poderia ser PPI ao menos ( algo que o Guedes tentou fazer, mas viu que tem muita resistência).

Mas no caso da Eletrobrás por exemplo, precisa privatizar tbm a raiz do problema, as linhas transmissoras, algo que gerou um mal estar danado dentro do governo. Tbm sou a favor de acelerar logo o PLC 79 que a Daniella ta enrolando.
Mas quem começou atacando foi você, e sem contra argumentar nada, apenas afirmou colando textos de sites que corroboram sua afirmação. Esse é seu problema.

Copiar a eficiência de países mais ricos e desenvolvidos é argumento sólido sim senhor.
O outro argumento é claro, é o econômico. Ineficiência estatal. Cálculo Econômico.

Você apenas afirmou que não deveria privatizar e não deu nenhuma justificativa para tal.

Enfim, se voltou atrás, que bom. Demonstra que tem honestidade intelectual.
 
Ultima Edição:

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.951
Reações
70.813
Pontos
1.279
Governo anuncia privatização dos Correios nesta quarta

Fonte:




=========================


CZl5hW0.jpg

Aqui a desculpa pra eu ter que ir buscar na agencia é pq tem cachorro brabo nas redondezas(Sim foi isso que o cara disse qnd dei o endereço pra ele), sendo que moro em edifício e o térreo é pavimento comercial, e pra piorar no centro.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
O Banco do Brasil já não é estatal faz tempo. E o mais fácil para o governo se livrar se quiser.

É uma empresa de economia mista com capital aberto, você pode até comprar um pedacinho dela agora mesmo no seu home broker selecionando o ticket BBAS3.

O governo só é dono de 54%. Para deixar de ser o acionista majoritário, basta vender 5%.

BB é capital misto. Acho difícil se desfazer por três motivos.
1º cultural
2º judiciário
3º Bolsonaro não quer
Convencer o STF que dá para vender o BB seria uma tarefa hercula.
Na verdade o BB tem 59% de controle estatal
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Você sabia que é mais barato para o governo federal solicitar a casas de moedas estrangeiras para imprimirem Real do que a nossa própria Casa da Moeda?

É que nem a fábrica de preservativos que existe no Acre e é mantida pelo governo estadual do Acre e vende grande parte do que ela fabrica para o SUS (Ministério da Saúde - Governo Federal). Fabricar preservativo na China, Índia e Taiwan é muito mais barato que aqui, só que com a desculpa de gerar empregos na indústria nacional, foram sendo criadas várias estatais inúteis.

Exato. Hoje uma boa parte do dinheiro produzido no Brasil nem é pela Casa da Moeda.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Pra mim a Petrobrás deveria ser a primeira a ser privatizada, o maior símbolo de corrupção do país.
Seria um belo exemplo se isso acontece mesmo. Eu queria mesmo é que o governo largasse mão de quase tudo: Modelo americano, só cuida do sistema policial e judiciário e olhe lá ainda. Resto tudo privatizado.
 
Topo Fundo