O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial GPUs Intel Arc

D

Deleted member 156771

Intel Arc é uma marca de unidades de processamento gráfico projetadas pela Intel. Essas são GPUs discretas comercializadas principalmente para o mercado de jogos de PC de alta margem. A marca também cobre os serviços e softwares gráficos para consumidores da Intel.

A Intel Arc está competindo com as linhas GeForce da Nvidia e Radeon da AMD. A série Arc-A para laptops foi lançada em 30 de março de 2022, com o Arc 5 e 7 "definidos para chegar ainda este ano no 'início do verão'". A Intel perdeu sua meta de lançamento inicial do segundo trimestre de 2022, com a maioria das GPUs Arc discretas sendo lançadas até outubro de 2022.

A Intel lançou oficialmente as GPUs da estação de trabalho Arc Pro em 8 de agosto de 2022.
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.675
Reações
20.670
Pontos
1.344
Muito bom tópico Nando3D. Vamos ver se essas gpus da Intel conseguem brigar com NVidia e AMD. Concorrência nunca é demais.
 


Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.933
Reações
41.014
Pontos
1.444
Quanto mais concorrência melhor. Obviamente a Intel não vai chegar pra inicialmente brigar de igual com nvidia e amd, mas o futuro é promisso com 3 empresas no ramo. Duopólio é tenso.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
3 empresas no ramo. Duopólio é tenso.

Isso porque será a Intel. Se fosse outra qualquer não acho que poderia vingar, mas a Intel tem força de mercado e capacidade técnica suficiente para bater de frente com essas duas. O melhor dessas informações é que o chip nasce com boa capacidade de enfrentar os concorrentes, diferentemente de iniciativas passadas.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Sim é esperado, mas o Careca afirmou que a performance é boa.

Comparando com o que é video da Intel, até é...mas tem muito pra andar ainda. As configurações de DG2 serão consideravelmente melhores.
Esse XE-LP integrados tão aí pra trocar porrada com Renoir, com MX 350...e isso ela já alcança.
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
Vamos ver se consegue bater de frente.
Não acompanhei muito a última geração, mas a impressão dos últimos anos é que a nvidia ta sempre se segurando, e quando a amd chega perto, eles lançam uma superior...
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.675
Reações
20.670
Pontos
1.344
O problema q a Intel nunca é agressiva nos preços! Pra eles entrarem chutando na porta como falaram ai, precisa ser mais agressiva nos preços pra ganhar mercado.
Torço q sejam placas do nível das concorrentes. Mas vamos ver, esse ano deve sair algo.
 
Ultima Edição:

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
O problema q a Intel nunca é agressiva nos preços! Pra eles entrarem chutando na porta como falaram ai, precisa ser mais agressiva nos preços pra ganhar mercado.
Torço q seja placas do nível das concorrentes. Mas vamos ver, esse ano deve sair algo.
Pois é, é tipo a sony ou apple lançando algo novo e ter esperança de que vai ser um preço competitivo :klol
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.647
Reações
18.326
Pontos
1.084
Na situação atual é só vir travada para mineração, f**a-se preço, vai vender muito, pois vai ser a única opção para jogadores.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Espero que seja boa, ao menos próxima dos concorrentes. E principalmente, a APU dar um pau nas Vegas, isso seria incrível! Imagina qualquer notebook fuleiro de trabalho ter um vídeo nível vega, seria revolucionário, principalmente enquanto a AMD não chuta a porta do mercado de escritórios com os Ryzen, tem uma janela de oportunidade ótima ai.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Espero que seja boa, ao menos próxima dos concorrentes. E principalmente, a APU dar um pau nas Vegas, isso seria incrível! Imagina qualquer notebook fuleiro de trabalho ter um vídeo nível vega, seria revolucionário, principalmente enquanto a AMD não chuta a porta do mercado de escritórios com os Ryzen, tem uma janela de oportunidade ótima ai.

Não dá um pau não, mas troca porrada. E a intel precisa melhorar muito os drivers.
Por um lado é positivo por colocar pressão na AMD, mas por outro não é mérito, porque Vega tá aí há quase quatro anos.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Não dá um pau não, mas troca porrada. E a intel precisa melhorar muito os drivers.
Por um lado é positivo por colocar pressão na AMD, mas por outro não é mérito, porque Vega tá aí há quase quatro anos.

Sim, precisamos da intel dando uma empurrada para o negócio evoluir, mas do lado da AMD é o puro "time que está ganhando...". Passei o ano passado com o 3400G, fiquei impressionado, joguei muita coisa boa com bastante dignidade. Imagino o boom maluco que foi isso na época.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Sim, precisamos da intel dando uma empurrada para o negócio evoluir, mas do lado da AMD é o puro "time que está ganhando...". Passei o ano passado com o 3400G, fiquei impressionado, joguei muita coisa boa com bastante dignidade. Imagino o boom maluco que foi isso na época.

Sim, até que sim...mas muita gente não tomou conhecimento das APUs Ryzen até hoje.
Eu até acho que antes da implementação da DDR5 não adiantaria muito colocar iGPU RDNA2 porque ela sofreria com a largura de banda, mas um avanço de tecnologia seria bem-vindo.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Tomara que quando sair as memorias DDR5 tanto a Intel quanto a AMD consigam entregar um vídeo integrado no mínimo decente, não que os atuais tenham uma performance péssima e sim que a evolução deles até hoje foi bem abaixo do que se esperava, tenho um notebook com uma GT710 que é de 6~7 anos atras e ela consegue entregar resultados melhores que a HD630 do meu notebook novo
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.933
Reações
41.014
Pontos
1.444
Tomara que quando sair as memorias DDR5 tanto a Intel quanto a AMD consigam entregar um vídeo integrado no mínimo decente, não que os atuais tenham uma performance péssima e sim que a evolução deles até hoje foi bem abaixo do que se esperava, tenho um notebook com uma GT710 que é de 6~7 anos atras e ela consegue entregar resultados melhores que a HD630 do meu notebook novo
Integrados da Intel são uma porcaria pra jogos (os antigos, os novos to por fora), mas as APUs da AMD são ótimas.
Tenho um 3200g 4/4 aqui rodando no PC do meu filho, sem GPU, ele ele joga tudo em full hd numa boa. Obviamente jogos AAA são sacrificados e ficam ruins assim, mas esses jogos competitivos que são os que mandam hoje no mercado de PCs, o 3200g deita e rola com dual channel.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Integrados da Intel são uma porcaria pra jogos (os antigos, os novos to por fora), mas as APUs da AMD são ótimas.
Tenho um 3200g 4/4 aqui rodando no PC do meu filho, sem GPU, ele ele joga tudo em full hd numa boa. Obviamente jogos AAA são sacrificados e ficam ruins assim, mas esses jogos competitivos que são os que mandam hoje no mercado de PCs, o 3200g deita e rola com dual channel.

Essas novas gpus da Intel parecem ser interessantes mas ainda tem o que melhorar, esse video que o Luciano postou acima mostra um ganho bem legal com elas se for usado em dual chanell, acredito que o BOM mesmo vai ficar quando sair as DDR5

Esses videos integrados do Ryzen são bem legais pois para usos como voce citou eles levam tranquilo muito jogo novo, claro para pessoas como eu que não se importam em setar tudo no talo e jogar a 500fps
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Esses videos integrados do Ryzen são bem legais pois para usos como voce citou eles levam tranquilo muito jogo novo, claro para pessoas como eu que não se importam em setar tudo no talo e jogar a 500fps
Sim,penso da mesma forma. Embora eu tenha tido experiências superiores acho bom tb.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Parece que a Intel começou a entregar uma GPU DG1 pros integradores. Não levem a sério, porque não é pra ser.

A Asus publicou num documento interno: 80EUs, 4GB LPDDR4 4266. Sem informações de clock de GPU. Refrigeração passiva.
Só funciona com CPUs das séries 9 e 10, só nos chipsets B460, H410, B365 e H310C . AMD? Não funciona. Nem se for Intel fora esses funciona.

É absolutamente a mesma configuração do Intel Xe integrada do Tiger Lake i5.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.346
Reações
63.453
Pontos
903
Interessante:kpensa



Intel DG2 Graphics Cards to Go up Against NVIDIA’s RTX 3060 Ti w/ 4,096 Cores and 16GB GDDR6 Memory (256-Bit Bus)

A few days back, Intel slipped once again (involuntarily?), confirming the specifications of its Xe-HPG or DG2 graphics cards slated to launch in the coming months. We already had an idea about the core specifications such as the core count, memory, and bus width. Intel has basically gone ahead and confirmed those details. It looks like the company is planning five different SKUs for both the desktop and mobile markets.

dg2mob.jpg



The top-end model as already reported will pack 512 Execution Units or 4,096 ALUs (cores). This GPU will likely be paired with a 256-bit bus with up to 16GB of GDDR6 memory. While the mobile variant will feature slightly slower chips, the desktop models are going to be paired with GDDR6 16Gbps memory.


dg2gddr6.jpg



Intel is prepping two chips, one on the BGA1379 and the other on the BGA2660 package. The former will include two SKUs, one with 128 EUs or 1,024 ALUs while the other with 96 EUs or 768 shaders. Both these GPUs will be paired with 4GB GDDR6 memory and a 64-bit bus.
MODELEXECUTION UNITSALUS (CORES)MEMORYBUS WIDTH
SKU1512 4096 16GB GDDR6 256-bit
SKU2384 3072 12GB GDDR6 192-bit
SKU3256 2048 8GB GDDR6 128-bit
SKU4128 1024 4GB GDDR6 64-bit
SKU596 768 4GB GDDR6 64-bit

The larger die based on the BGA2660 package will feature three GPUs with 256EU/2048ALU, 384EU/3072ALU, and 512EU/4096ALU configurations. The former will be paired with a 128-bit bus and 8GB of GDDR6 memory while the latter will feature a 256-bit bus paired with 16GB of GDDR6 (16Gbps) memory. The SKU in the middle, on the other hand, will come with 12GB of GDDR6 (14Gbps) memory and a bus width of 192-bits.
It’s highly likely that the SKU1 with 512 EUs will go up against the RTX 3060 Ti or in some cases perhaps even the RTX 3070 while the SKU2 with 384 EUs will compete with the RTX 3060. The final performance will depend on the drivers, API, and the game itself, with the ray-tracing performance expected to be on par with AMD’s RDNA 2 parts, and a notch below NVIDIA’s Ampere offerings.


Via
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
It’s highly likely that the SKU1 with 512 EUs will go up against the RTX 3060 Ti or in some cases perhaps even the RTX 3070 while the SKU2 with 384 EUs will compete with the RTX 3060. The final performance will depend on the drivers, API, and the game itself, with the ray-tracing performance expected to be on par with AMD’s RDNA 2 parts, and a notch below NVIDIA’s Ampere offerings.

Tomara! Começando certo está: Indo na faixa intermediária e mobile, as que mais dão retorno.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
A Intel só tem que dar um salto maior pra cima dos drivers.
Tenho acompanhado o desenvolvimento por causa do meu vindouro e estão demorando demais pra corrigir algumas coisas.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.346
Reações
63.453
Pontos
903
Vamos ver o que vem por aí, quanto mais concorrência melhor. :kcool
Resta ver como serão os drivers
:kduvida





Intel’s First High-End Xe-HPG DG2 Gaming Graphics Pictured – Rumored Specifications Detailed Too, 512 EUs on TSMC 6nm Node,

Will Compete With NVIDIA’s RTX 3080 & AMD’s RX 6800 XT


The first pictures of Intel's high-end Xe-HPG DG2 GPU-based discrete gaming graphics cards and specifications have been leaked by Moore's Law is Dead. The leaker has not only posted the first pictures of the engineering board but also detailed the specifications and expected performance numbers of the flagship part.


Intel's Xe-HPG DG2 High-End Gaming Graphics Card Pictured - 512 EUs, 275W TDP on TSMC 6nm Node, Performance Up To NVIDIA's RTX 3080
The Xe HPG DG2 GPUs based on the Gen 12 graphics architecture is a brand new design hence it is expected of them to feature brand new shading techniques such as these. Other than that, Intel discrete graphics cards will fully support ray tracing and a range of other capabilities such as Intel's own DLSS competitor which is internally being referred to as XeSS (Xe Super Sampling).





As for the card itself, MLID states that the sample pictured is a very early engineering sample and not a final design. That is apparent from the green-colored PCB and a cheap plastic shroud which will be changed in the final version of the card. The pictures show the card running a dual-slot form factor with dual-fan cooling, a large aluminum fin heatsink, and the Intel logo plastered over a small acrylic panel (note the L is missing).

Following are the first pictures of an Intel Xe-HPG DG2 graphics card's engineering sample. Do note that the following is not a final design. (Image Credits: Moore's Law is Dead)


  • intel-xe-hpg-dg2-gpu-based-high-end-discrete-gaming-graphics-card-_1
  • intel-xe-hpg-dg2-gpu-based-high-end-discrete-gaming-graphics-card-_2
  • intel-xe-hpg-dg2-gpu-based-high-end-discrete-gaming-graphics-card-_1
  • intel-xe-hpg-dg2-gpu-based-high-end-discrete-gaming-graphics-card-_2

The card features an 8+6 pin connector configuration and MLID states that the expected TDP of the Intel Xe-HPG DG2 gaming discrete graphics card is expected to be up to 275W. The PCB or the back is not shown in the leak as it contains traces through which MLID's source could be tracked.


Each Xe-HPG based DG2 GPU SKU will come in various configurations which will range from the full-fat chip to several cut-down variants. This is similar to NVIDIA's Ampere GA102-400, GA102-200 naming schemes, or AMD's Navi 21 XTX, Navi 21 XT, Navi 21 XL naming conventions. The top DG2 512 EU variant has just one configuration listed so far and that utilizes the full die with 4096 cores, 256-bit bus interface, and up to 16 GB GDDR6 memory (8 GB GDDR6 listed too). Based on demand and yields, Intel could produce more variants of this flagship chip but we can't say for sure right now.


The Xe-HPG DG2 512 EU chip is suggested to feature clocks of up to 2.2 GHz though we don't know if these are the average clocks or the maximum boost clocks. Also, it is stated that Intel's initial TDP target was 225-250W but that's been upped to around 275W now. We can expect a 300W variant with dual 8-pin connectors too if Intel wants to push its clocks even further.

Intel Xe-HPG DG2 GPU Based Discrete Gaming Graphics Card Specs:

GPU VariantGPU SKUExecution UnitsShading Units (Cores)Memory CapacityMemory BusTGP
Xe-HPG 512EUDG2-512EU512 EUs409616/8 GB GDDR6256-bit~275W
Xe-HPG 384EUDG2-384EU384 EUs307212/6 GB GDDR6192-bitTBC
Xe-HPG 256EUDG2-384EU256 EUs20488/4 GB GDDR6128-bitTBC
Xe-HPG 192EUDG2-384EU192 EUs15364 GB GDDR6128-bitTBC
Xe-HPG 128EUDG2-128EU128 EUs10244 GB GDDR664-bitTBC
Xe-HPG 96EUDG2-128EU86 EUs7684 GB GDDR664-bit~120W
Intel Xe-HPG DG2 512 EU Discrete Gaming Graphics Cards Performance & Features

Once again, these are just a few of several variants that will be utilizing the Xe-HPG architecture. The Intel DG2 GPUs will be coming to both desktop and mobility designs later this year and are rumored to be based on an external foundry process node, most probably TSMC and its 6nm (N6) node.



Besides that, some performance targets are also mentioned and the flagship Xe-HPG DG2 discrete graphics card is hinted to be as fast as the NVIDIA GeForce RTX 3080 which should put it close to the AMD Radeon RX 6800 XT too. The 3DMark TimeSpy scores vary a lot based on various samples and end up somewhere between the RTX 2080 and the RTX 3090. The performance metrics could be for differently configured DG2 SKUs.

It is stated that the company will have very good drivers but that depends on the timing of the cards itself as Intel could go two routes, either push the line back for drivers to mature or release them early but still offer good support but lack in terms of other features, similar to AMD's RDNA 2 which still hasn't received its DLSS competitor months after launch. The encoding and prosumer capabilities are also going to be very impressive for Xe-HPG graphics cards.

Intel Xe-HPG DG2 512 EU Discrete Gaming Graphics Cards Availability & Pricing

The leaker states that the card is nowhere ready for a launch until Q4 2021 or even early next year (proper availability). No AIBs have received proper information about the cards yet as the cards are still receiving design tweaks by Intel themselves. Prosumer variants are also expected but they will not be ready till 2022. It looks like the 512 EU SKU will be heading out to the consumer segment-first followed by 128 EU SKUs shortly after. The leaker also states that the successor to DG2 GPUs will be known as Elasti 'DG3' and has a release date scheduled for 2023.




As for pricing, the mid-range cards are expected to be priced at around $200-$300 US which is what Raja Koduri considers to be the sweet spot for gaming. There's no mention of pricing for the higher-end variants but expect them over $500 US. Expect more information around the mid of 2021 related to Intel's desktop discrete gaming graphics lineup.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.346
Reações
63.453
Pontos
903
(tradução by google)

DG2 baseado em Intel Xe-HPG com 5 chips diferentes - novos slides e confirmações
21 de maio de 2021 06:35
Igor Wallossek


Com base em vários relatórios dos últimos dias e meu artigo “ Exclusivo: DG2 da Intel para Mobile e Desktop - Xe entra na segunda fase ”, tenho hoje exclusivamente para vocês outra tabela de um slide interno da Intel, que também confirma muitas das suposições já vazadas . Não é nada fundamentalmente novo, mas mais uma vez confirma, de outra fonte, a aventura da Intel em soluções gráficas dedicadas para desktops.

A Intel está planejando um total de 5 SKUs diferentes, três dos quais serão reservados para placas gráficas de desktop discretas ou notebooks especiais de última geração, e dois outros que podem ser usados em notebooks mais simples ou em placas gráficas dedicadas de entrada. O TDP não foi quantificado novamente e ainda existem os três valores de 100 watts para o uso móvel colportado. Os 275 watts para SKU1, por outro lado, não puderam ser verificados.





O slide também confirma os estágios de expansão individuais com os diferentes números EU dos respectivos SKUs, bem como a embalagem utilizada, da qual se espera um total de 2 tamanhos diferentes com números de pinos diferentes (BGA 2660 e BGA 1379). Por outro lado, se a versão maior com 512 EUs estará disponível imediatamente e em que ordem a Intel lançará os grandes SKUs nas placas de vídeo dedicadas em 2022, ainda não está totalmente claro. O lançamento das duas versões menores já estava planejado para o final de 2021 junto com Alder Lake-P e o lançamento de SKU1 para SKU3 então gradualmente no primeiro trimestre de 2022.



Uma comparação em um gráfico já vazado em videocardz.com também mostra as proporções de tamanho de ambos os pacotes de forma muito clara, mais uma vez:


Créditos: videocardz.com

Eu também atualizei e adicionei à tabela do meu primeiro artigo. Há rumores de que o cache Infinity dos dois SKUs menores tem esse tamanho, mas deve ser considerado com cautela, pois ainda não houve uma confirmação real nos slides.



SKU 1SKU 2SKU 3SKU 4SKU 5
Tipo de PacoteBGA2660BGA2660BGA2660BGA1379BGA1379
Tecnologia de Memória SuportadaGDDR6GDDR6GDDR6GDDR6GDDR6
Velocidade de memória16 Gbps16 Gbps16 Gbps16 Gbps16 Gbps
Interface / Bus256 bits192 bits128 bits64 bits64 bits
Tamanho da memória (máximo)16 GB12 GB8 GB4GB4GB
Tamanho do Cache Inteligente16 MB16 MB8 MB4 MB *4 MB *
Unidades de execução gráfica (EUs)512384256196128
Shaders4096307220481024768
Frequência gráfica (alta) móvel1,1 GHz600 MHz450 MHzTBCTBC
Frequência gráfica (turbo) móvel1,8 GHz1,8 GHz1,4 GHzTBCTBC
TDP Mobile (apenas chip)100100100TBCTBC
TDP DesktopTBCTBCTBCTBCTBC
 
Topo Fundo