Autopolis e Barcelona também. Sem contar que todas as pistas originais são novas.
Apesar de que clássicas instantâneas só Maggiore e DT Seaside, são excelentes circuitos, Maggiore em geral, DT só o traçado, não gosto do design do cenário.
Driveclub realmente foi artisticamente/tecnicamente um feito, mas não dá pra comparar grid de 12 carros de qualidade visivelmente inferior, 30 fps, rodando física separada.
São escolhas de design, Driveclub tem uma equalização bem legal dos carros com o cenário, mas tudo tem seu custo.
A chuva do GT5 era afetada pelo vento, com formação de grupos de gotas e tudo mais em alta resolução, mas destroçava o framerate. Mudaram.
Esse GTS eles precisavam de 60fps SÓLIDOS + carros que fossem propagandas para as marcas, daí você ve as decisões que eles tomaram.
Forza 7 foi quase um Gran Turismo 6. A maioria esmagadora das pistas e carros são "legacy" com os mesmos erros de uma geração atrás, mas com skybox e shaders novos, em alguns...
A pista de Dubai, os carros novos destoam completamente. Você vê os shaders em motores no Vista, de carros velhos parecem brinquedos comparados.
Acredito que esse tempo que eles deram foi justamente porque não tem como manter certos 'assets' para a nova geração.
Já teve antes, se não tem agora é por que não quiseram colocar, escolha de design.
Mas como os carros, por tudo que foi indicado, não irão mudar em qualidade do GTS, eu espero que eles olhem com carinho para os cenários e "firulas".
Fumaça, chuva, detritos, matinho e arvorezinhas do lado. Você vê video do GT5 que eles queriam colocar fumaças volumétricas, chuva, céu real no GT6, nuvens dinâmicas no
GT7.
Faz o que Driveclub fez.
Reconheço as virtudes técnicas do GT Sport, como bem apontei nas concessivas, tecidas nos finais de cada parágrafo. Mas, perceba o objeto da minha postagem, o que foi levado em conta foi o contexto da indústria, ou seja, frente ao ambiente e às ferramentas que a PD tem em vantagem e em comparação à concorrência.
Veja que a PD trabalha tão somente para o Playstation e, pior, só com Gran Turismo. E, ainda sim, não consegue entregar sequer um circuito histórico, icônico e inédito ao novo jogo, já no lançamento, a não ser Interlagos. Isso é erro um grosseiro, e não tem como ser escusável - denuncia um ritmo de produção e trabalho que está longe do ideal.
Sem deixar de apontar que são datas prorrogadas, lançamentos adiados, anos de produção de um novo jogo, mas quando lançado, se vê apenas uma produção notoriamente inacabada. Onde estão os históricos e obrigativos Monza, Indianopolis, Monaco, Spa, Silverstone, Daytona? Onde está a chuva? Onde está a noite? Vão aparecer - dizem. Apareceu, de fato, um ou dois.
Olha só! A PD não consegue nem trazer Motegi, Sugo ou Okayama que estão no seu quintal, enquanto jogos de terceiro escalão... Ok! Trouxe Autopolis depois de dois anos do lançamento! Ótimo. Mas cadê os já lançados outrora e clássicos japoneses, como Suzuka, Fuji e Motegi no lançamento do jogo? Por que não disponibilizam logo? Para mim e para muitos, foi frustrante esperar tanto para jogar nesses circuitos. Se bem que Motegi...
No ambiente de culto da franquia, no GT Planet, quando tentam ponderar de forma madura sobre tais defeitos, tecer críticas construtivas, os fãs incondicionais sempre recorrem de falácias como orçamento, contratos, opções pessoais. Sinceramente e com todo respeito, isso para mim não cola! É excesso de boa vontade e partidarismo crasso! Por quê?
Vocês acham realmente que a PD terá algum problema de direitos de exploração de imagem de algum circuito e de carros - diante do orçamento líquido e certo que ela tem à disposição e do prestígio que goza no mercado, depois de anos de trato e colaboração que a franquia concedeu ao marketing automobilístico? Será mesmo que, por exemplo, a PD sofre algum problema com a Ferrari para trazer Mugello, enquanto a SMS, a Turn 10, a Codemasters, não?
Sobre a chuva de DC, como falei, em que pese GT Sport ser 60 fps, a qualidade visual da chuva é terrível. À exceção da iluminação primorosa, a qualidade da água no para-brisa é hedionda (semelhante à já apresentada no GT6 do PS3). Hedionda, comparada à concorrência. Obviamente que não está a se exigir que entreguem o mesmo desempenho visual de DC, mas que entreguem algo que denote uma clara evolução em relação aos jogos anteriores e justifique o prazo de produção e o tempo de lançamento em relação ao DC.
Como disse o Xintsuia, enquanto os outros estúdios da Sony conseguem se superar e se destacar na indústria - isso muito em função do tempo, do orçamento e da dedicação a um só console -, a PD não consegue seguir esse mesmo ritmo, como conseguia se destacar anos atrás.
Julgar como "escolhas de design" para justificar resultados precários, falta de conteúdo e ausência de features parece-me impreciso.
Quanto aos circuitos, estava me referindo aos circuitos reais, e não aos originais, como se pode perceber no contexto do parágrafo.
Sinceramente, eu espero que
GT7 já venha com os já lançados circuitos de GT Sport e com os clássicos da franquia, e nos afaste dessa política falsa de DLCs gratuitos a cada mês. Falsa? Pois ela mais me pareceu uma medida propositadamente pensada, quando se lança o jogo picotado (sem features básicos e conteúdo obrigatório) para que se permitir adicionar, ao longo dos três anos, o resto dos elementos de jogo (quiçá, já prontos), visando ganhar tempo na produção do
GT7 e hipnotizando os consumidores com a sensação de gratidão.