O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Guerra da Ucrânia - Tópico oficial

MiojinDaFuriaInfinita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.452
Reações
8.753
Pontos
754


Próximo país com problema demográfico é a techaina também (ela não atrai migrantes por causa das suas instituições);
nesse sentido, quem prevê uma decadência da américa vai ter de rever, pq ela atrai muita gente ainda

1692730304533-png.1024393



Ps: a Ucrânia também se lascou, mas não há muitas alternativas pro caso deles, é uma guerra existencial


edit: esse é outro problema com os repúblicanos hoje também; Querem fechar as portas pra o que impede o colapso dos eua no futuro
 
Ultima Edição:

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.669
Reações
16.185
Pontos
403
Abaixo as perdas ucranianas entre ontem e hoje pela perspectiva do ministério de Defesa russo:
- 27 drones;
- 11 blindados;
- 16 peças de artilharia;
- 1 MLRS.

Os russos afirmam ter abatido 1 foguete derivado do sistema HIMARS. Além de ter interceptado 3 bombas guiadas JDAM.

E teriam eliminado 570 inimigos.

-----------
Do lado ucraniano, durante o mesmo periodo eles teriam subtraído isso dos russos:
- 4 tanques;
- 8 veiculos blindados de outros tipos;
- 22 peças de artilharia;
- 2 MLRS;
- 1 sistema SAM;
- 5 drones.

E teriam levado ao óbito 490 militares russos.

Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, ontem à noite abateram o seguinte lançamento dos russos:
2 de 4 mísseis Kalibr;
2 de 2 mísseis Kh-59.

Segundo os russos, os alvos desses mísseis eram depósitos de munição da força aérea ucraniana.
Então se conclui que ao menos 2 deles alcançaram seus alvos.

Mísseis Kalibr carregam ogiva de 450 quilos.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.267
Reações
23.698
Pontos
1.449
Destaques do relatório do dia 27 de agosto do ISW.

  • As forças ucranianas supostamente avançaram na área fronteiriça ocidental de Donetsk-leste do Oblast de Zaporizhia e no oeste do Oblast de Zaporizhia em meio a operações de contra-ofensiva ucranianas no sul e no leste da Ucrânia.
  • Um soldado ucraniano provavelmente operando na área de Robotyne ofereceu mais detalhes táticos sobre as posições defensivas russas preparadas que as forças ucranianas penetraram e sobre aquelas que estão atualmente à sua frente.
  • A composição das posições defensivas russas no sul da Ucrânia e as ambiguidades sobre a forma como as forças russas as equipam continuam a obscurecer a forma como irá decorrer a próxima fase dos combates.
  • As forças russas conduziram ataques com mísseis contra alvos na Ucrânia na noite de 26 para 27 de agosto e teriam como alvo um campo de aviação ucraniano no Oblast de Kiev.
  • O Comitê de Investigação Russo anunciou em 27 de agosto que testes genéticos confirmaram que Yevgeny Prigozhin, financiador do Grupo Wagner, estava entre as 10 pessoas mortas em um acidente de avião em 23 de agosto.
  • Milbloggers russos alegaram que o Ministério da Defesa russo (MoD) estava ativamente estabelecendo condições para interromper as operações do Grupo Wagner no Oriente Médio e na África antes da morte de Prigozhin em 23 de agosto.
  • O Ministério da Defesa russo pode estar mais intensamente concentrado na dissolução do Grupo Wagner do que o presidente russo, Vladimir Putin.
  • As forças russas conduziram operações ofensivas ao longo da linha Kupyansk-Svatove-Kreminna, perto de Bakhmut, ao longo da linha da cidade de Avdiivka-Donetsk, no oeste do Oblast de Donetsk e no oeste do Oblast de Zaporizhia, mas não fizeram avanços confirmados.
  • As autoridades russas continuam os esforços para coagir os migrantes e estrangeiros que vivem na Rússia a lutar na guerra na Ucrânia em troca da cidadania russa.

Quem quiser conferir o relatório em maiores detalhes é só entrar aqui:

---------

O Comitê de Investigação Russo anunciou em 27 de agosto que testes genéticos confirmaram que Yevgeny Prigozhin, financiador do Grupo Wagner, estava entre as 10 pessoas mortas em um acidente de avião em 23 de agosto. [20] Os comandantes e representantes do Wagner se abstiveram de comentar o anúncio e pediram aos russos que pare de espalhar boatos e notícias falsas. [21] Os canais oficiais do Telegram de Wagner provavelmente se referiam aos canais do Telegram que afirmam ser afiliados a Wagner e especulam infundadamente que Prigozhin ainda está vivo. [22]
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.902
Reações
31.887
Pontos
1.344

https://gagadget.com/en/war/303016-...-dpicm-projectiles-for-himars-with-a-ran-amp/

Os EUA planejam fornecer à Ucrânia munições cluster para MLRS, que poderiam ser projéteis DPICM para HIMARS com alcance de até 45 km​


Aqui está o que sabemos​

Estamos falando de munições cluster para múltiplos lançadores de foguetes. Isto foi relatado pelo The Washington Post. Ainda não se sabe de que tipo de projéteis estamos falando, mas anteriormente Dan Rice, conselheiro especial do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Ucranianas Valeriy Zaluzhny, falou sobre DPICM (munição convencional melhorada de duplo propósito) para HIMARS.

Os DPICMs são capazes de atingir alvos a até 45 quilômetros de distância. Rice acredita que tais ogivas permitirão desferir golpes esmagadores contra a artilharia russa e até mesmo desarmar áreas minadas.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.152
Reações
16.765
Pontos
803
Um problema maior pro futuro ucrâniano é as eleições americanas; Eu não apostaria tanto assim que um apoio contínuo a Ucrânia hoje é uma pauta multipartidária;

Os republicanos estão completamente malucos, não são o mesmo partido da época reagan, e talvez nem da época bush


hoje eu lacraria democratas nas urnas, simplesmente por causa da qualidade que os republicanos chegaram, que ta pior que lixo radioativo
Tenho a impressão de que a maluquice republicana será voltada para a eleição mesmo. Os períodos eleitorais tem sido de ideias cada vez mais distantes da realidade, mas quando se chega no cargo de fato, a história é outra.

Foi assim no Brasil desde 2018. Nos EUA com o Trump e talvez até um pouco com o Biden.

Sintoma da divisão da sociedade. Por enquanto a força das instituições tem prevalecido.

Por enquanto...
 


Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.669
Reações
16.185
Pontos
403
Abaixo as perdas ucranianas entre ontem e hoje pela perspectiva do ministério de Defesa russo:
- 27 drones;
- 17 blindados;
- 12 peças de artilharia.

Os russos afirmam ter abatido 2 foguete derivados do sistema HIMARS. Além de ter interceptado 1 míssil anti-navio Neptune e 2 mísseis anti-radar HARM.

E teriam eliminado 680 inimigos.

-----------
Do lado ucraniano, durante o mesmo periodo eles teriam subtraído isso dos russos:
- 14 tanques;
- 17 veiculos blindados de outros tipos;
- 25 peças de artilharia;
- 3 MLRS;
- 1 sistema SAM;
- 4 drones.

E teriam levado ao óbito 530 militares russos.

-----------
Dias atrás teve 3 pilotos ucranianos morrendo em um acidente envolvendo aviões de treinamento L-39.
Não dei muita atenção na ocasião, mas hoje eu vi que entre eles estava o capitão Andriy Pilshchikov "Juice", conhecido por suas entrevistas na mídia ocidental e o lobby pelos caças F-16.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.902
Reações
31.887
Pontos
1.344
Havia mais de 20 IL-76´s nesses aeroportos o que significa que a potencial pra estrago.
4 ja foram confirmados danificados e são aviões que a Russia não tem como substituir e essenciais pra manter a logistica. Cada um pode carregar até 50toneladas de carga.

Como o twitter falou e vou concordar.
Nunca ia acreditar na Ukrania após 1 ano e meio de conflito ter a capacidade de fazer Swarm Attacks que vão forçar a Russia cada vez mais a tirar AA´s da ukrania pra defender seu proprio quintal ou perder recursos insubstituiveis com os cargueiros abaixo.

Na hora que a logistica ferroviaria aperta são esses aviões que salvam o dia. Ou salvavam.



 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.267
Reações
23.698
Pontos
1.449
Dia agitado hj, só vou conseguir postar agora as últimas atualizações...

Destaques dos relatórios dos dias 28 e 29 de agosto do ISW.

Dia 28:
  • As autoridades ucranianas reconheceram formalmente que as forças ucranianas libertaram Robotyne em meio aos contínuos avanços ucranianos no oeste do Oblast de Zaporizhia e perto de Bakhmut.
  • O comando militar russo continua a empregar forças aerotransportadas russas de elite, destacando estas tropas para defender posições vulneráveis contra as contra-ofensivas ucranianas.
  • Um oficial da inteligência ucraniana indicou que as forças russas podem ter reabastecido marginalmente os seus stocks de mísseis de alta precisão através da conservação no verão de 2023.
  • As autoridades ucranianas afirmaram que as forças russas podem pretender retomar uma campanha mais ampla contra a infraestrutura crítica ucraniana no outono de 2023, mas avaliaram que a Rússia provavelmente não reabasteceu os seus stocks de mísseis para sustentar uma campanha à escala dos ataques do inverno de 2022-2023.
  • As autoridades ucranianas avaliaram que qualquer próxima campanha de ataque russa poderá empregar novas táticas que utilizem menos mísseis e mais drones.
  • Os milbloggers russos continuaram a criticar o Ministério da Defesa russo (MoD) por ignorar as queixas dos ultranacionalistas sobre os maus-tratos infligidos a uma brigada do Distrito Militar do Sul (SMD) que opera na direção de Kherson.
  • As forças russas conduziram operações ofensivas na linha Kupyansk-Svatove-Kreminna, perto de Bakhmut, ao longo da linha da cidade de Avdiivka-Donetsk e no oeste de Donetsk, e não fizeram quaisquer avanços confirmados.
  • Os legisladores russos e o espaço de informação russo expressaram opiniões variadas sobre uma proposta de lei da Duma Estatal Russa que privaria os indivíduos da sua cidadania russa adquirida por evitarem o registo militar e a mobilização.
  • A Direção Principal de Inteligência Militar da Ucrânia (GUR) informou em 28 de agosto que os guerrilheiros criaram uma explosão no quartel de uma unidade chechena “Akhmat-1” da polícia de choque da Guarda Russa (OMON) em Enerhodar, no Oblast ocupado de Zaporizhia.

Dia 29:

  • As forças ucranianas avançaram perto de Bakhmut, no Oblast de Donetsk, e Robotyne, no oeste do Oblast de Zaporizhia, em 29 de agosto.
  • Fontes russas continuaram a expressar preocupações sobre as vulnerabilidades russas no leste e oeste do Oblast de Zaporizhia.
  • O financiador do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, e o chefe de logística e segurança do Wagner, Valery Chekalov, foram enterrados em 29 de agosto em São Petersburgo, em cemitérios separados, provavelmente para impedir a criação de um único local de peregrinação que estabeleceria os membros falecidos do Wagner como mártires.
  • Milbloggers russos acusaram o Ministério da Defesa russo (MoD), pelo quinto dia consecutivo, de tentar esconder preocupações sobre os maus-tratos infligidos a uma brigada do Distrito Militar do Sul (SMD) que opera no Oblast ocupado de Kherson.
  • Estas queixas persistentes dos milbloggers são provavelmente uma tentativa de desencadear mudanças de comando que podem favorecer o Comandante das Forças Aerotransportadas Russas, Coronel General Mikhail Teplinsky, que supostamente supervisiona as forças russas no sul da Ucrânia.
  • O Ministério da Defesa russo pode estar a regressar a uma cobertura mais limitada da guerra na Ucrânia, ao mesmo tempo que tenta censurar as queixas ao longo da linha da frente e os relatórios sobre os avanços ucranianos.
  • O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia em 29 de agosto.
  • A Direcção Principal de Inteligência Militar da Ucrânia (GUR) informou que o Kremlin está actualmente concentrado na promoção de cinco operações principais de informação contra a Ucrânia, todas as quais a ISW observou.
  • As forças russas conduziram operações ofensivas ao longo da linha Kupyansk-Svatove-Kreminna, perto de Bakhmut, ao longo da linha da cidade de Avdiivka-Donetsk e na área da fronteira administrativa do Oblast de Donetsk-Zaporizhia, mas não fizeram avanços confirmados.
  • O Ministério da Defesa (MoD) do Reino Unido informou em 29 de Agosto que é ainda pouco provável que o Ministério da Defesa russo cumpra as suas metas de recrutamento de voluntários, apesar de oferecer incentivos como salários elevados e benefícios sociais adicionais.
  • Fontes ucranianas relataram que as autoridades de ocupação continuam a deportar à força crianças ucranianas da Ucrânia ocupada para a Rússia.

Quem quiser conferir os relatórios em maiores detalhes é só entrar aqui:
Dia 28:

Dia 29:

--------

As forças ucranianas avançaram perto de Bakhmut, no Oblast de Donetsk, e Robotyne, no oeste do Oblast de Zaporizhia, em 29 de agosto. Imagens geolocalizadas publicadas em 29 de agosto indicam que as forças ucranianas avançaram ao sul de Bakhmut e cerca de cinco quilômetros a sudeste de Robotyne.[1] O Estado-Maior Ucraniano informou que as forças ucranianas conduziram operações ofensivas nas direções Bakhmut e Melitopol (Oblast de Zaporizhia Ocidental).[2] O porta-voz do Grupo de Forças Tavriisk Ucraniano, Oleksandr Shtupun, informou em 28 de agosto que as forças ucranianas continuaram a garantir posições em Robotyne e estão desminando a área. Shtupun relatou que as forças ucranianas poderiam trazer mais tropas para a área de Robotyne e teriam maiores oportunidades de manobra.[4] Shtupun observou que Robotyne está perto da rodovia para Tokmak, uma importante linha terrestre de comunicação russa (GLOC). [5] Um milblogger russo sugeriu que as forças russas continuam a enviar um número significativo de reservas, elementos aerotransportados (VDV) e sistemas de artilharia termobárica TOS-1 para a área – provavelmente indicando que as forças russas estão preocupadas com a vulnerabilidade das suas posições. em Robotyne.[6] Outro milblogger russo afirmou que as forças russas pretendem esgotar o potencial ofensivo ucraniano, fixando forças ucranianas em combates no assentamento de Robotyne.[7]

----

Um oficial da inteligência ucraniana indicou que as forças russas podem ter reabastecido marginalmente seus estoques de mísseis de alta precisão por meio da conservação no verão de 2023. O porta-voz da Diretoria Principal de Inteligência Militar (GUR) da Ucrânia, Vadym Skibitskyi, afirmou em 28 de agosto que as forças russas têm um total de 585 mísseis deixados em seus estoques com alcance superior a 500 km. [10] O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, forneceu pela última vez números oficiais ucranianos sobre os estoques de mísseis russos no início de janeiro de 2023, nos meses finais da campanha de ataque russa que teve como alvo infraestruturas críticas de aproximadamente outubro de 2022 a março de 2023. [11] Skibitskyi ofereceu novos números para Estoques de mísseis russos, em comparação com os números de janeiro de 2023 de Reznikov, como segue:

  • 270 mísseis balísticos e de cruzeiro Iskander (+126 de janeiro)
  • 140 mísseis de cruzeiro Kalibr baseados no mar (+81 de janeiro)
  • Aproximadamente 100 mísseis de cruzeiro Kh-101/Kh-55/Kh-555 (-18 em janeiro)
  • Aproximadamente 75 mísseis balísticos Kinzhal (+22 de janeiro)
  • 150 mísseis Kh-22/32 (-12 de janeiro). [12]
Não está claro se estes números são estimativas ou quantidades exactas, mas, no entanto, sugerem que a inteligência ucraniana avalia que as forças russas têm sido capazes de reabastecer marginalmente os seus stocks de mísseis de alta precisão desde o fim da maior campanha aérea russa no Outono e Inverno de 2022. As forças russas lançaram uma nova campanha aérea em Maio de 2023 focada em manter um ritmo mais regular de ataques contra a Ucrânia com menos mísseis, e Skibitskyi sugeriu que isso permitiu às forças russas reabastecerem os seus stocks. [13] Autoridades ucranianas relataram anteriormente que a Rússia é capaz de produzir cerca de uma centena de mísseis de vários tipos por mês, e isso provavelmente permitiu que as forças russas mantivessem ou reabastecessem marginalmente os seus estoques durante a campanha aérea de verão.[14] Skibitskyi afirmou que as empresas de defesa russas estão lutando para produzir várias dezenas de tipos específicos de mísseis por mês devido à escassez de componentes estrangeiros. [15]
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.267
Reações
23.698
Pontos
1.449

Em 13 semanas de ação, apenas 5 Leopard 2 completamente destruídos. Nada mal.

Vários outros foram danificados, mas vão para a oficina e voltam para o combate.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.902
Reações
31.887
Pontos
1.344
As baixas de tanques e IFV`s tem sido de 1:1 durante a ofensiva.
Artilharia 1 pra 4 russas.

Lembrar que quando falo baixa pode significat tanto danificado e/ou destruido.
Como a Ukrania é quem está avançando ela geralmente é quem consegue recuperar os equipamentos danificados por ter maior controle do campo de batalha.


Nessa taxa de perdas a Ukrania não corre risco de ficar sem equipamentos tão cedo.
E deverá receber ainda mais reforços nos proximos meses conforme alguns tanques que precisavam de revisão geral vão ficando prontos.

E os Abrams deverão estar em número e quantidade ok pro inverno. Provavelmente colocados em alguma posição +defensiva pra garantir que o front não será quebrado por T90´s ou similares e impedir arriscar os mesmos enquanto forem poucos.


Pessoalmente tenho visto mtas news de relatos de um jump abissal na sobrevivencia das equipes ukranianas quando atingidas por multiplos AT´s e/ou minas.
E isso ta aumentando a confiança das equipes em serem +agressivas sabendo que o equipamento segura o tranco.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.669
Reações
16.185
Pontos
403
Vladimir Artyakov, vice-presidente da Rostec, informou que começou a produção em série do canhão autopropulsado 2S35 "Koalitsiya-SV" na fábrica Uraltransmash.
Como em outras ocasiões, a quantidade ou o cronograma de entrega não foram informados.

Aparentemente havia testes estatais pendentes, mas como o exército russo precisa de mais canhões para ontem, pularam algumas etapas.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.669
Reações
16.185
Pontos
403
Abaixo as perdas ucranianas entre ontem e hoje pela perspectiva do ministério de Defesa russo:
- 28 drones;
- 15 blindados;
- 21 peças de artilharia.

Os russos afirmam ter abatido 1 foguete derivado do sistema HIMARS.

E teriam eliminado 795 inimigos.
50 deles seriam das forças especiais ucranianas que estavam em 4 barcos no mar Negro que foram atacados pelas forças aeronavais russas.

-----------
Do lado ucraniano, durante o mesmo periodo eles teriam subtraído isso dos russos:
- 9 tanques;
- 17 veiculos blindados de outros tipos;
- 26 peças de artilharia;
- 8 drones.

E teriam levado ao óbito 570 militares russos.

De acordo com o Ministério da Defesa ucraniano, ontem à noite eles derrubaram os 28 mísseis Kh-101 lançados contra eles pelos russos.
Dizem os russos que os alvos eram postos de comando e controle, e que tiveram sucesso.

A Ucrânia lançou uma onda de drones contra diferentes cidades russas. A mais contundente foi contra a base aérea de Pskov onde chegaram 21 drones, causando danos e afetando alguns aviões. A extensão dos danos ainda é incerta.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.267
Reações
23.698
Pontos
1.449
Destaques do relatório do dia 30 de agosto do ISW.

  • As forças ucranianas teriam destruído quatro aviões russos Il-76 durante um ataque de drone em um campo de aviação russo no Oblast de Pskov, na noite de 29 para 30 de agosto.
  • Os propagandistas e milbloggers russos criticaram as forças russas pela sua incapacidade de defender o território e as instalações militares russas, ao mesmo tempo que criticaram os recentes esforços de censura do MoD russo.
  • As forças russas conduziram um ataque em grande escala com mísseis e drones visando predominantemente Kiev na noite de 29 para 30 de agosto, provavelmente em retaliação aos ataques ucranianos anteriores nos oblasts de Moscou e Pskov.
  • A infantaria leve ucraniana - provavelmente elementos de reconhecimento - infiltrou-se a leste das fortificações de campo russas perto de Verbove em 30 de agosto.
  • O Kremlin teria empreendido vários esforços para silenciar ou confundir os relatórios sobre o funeral do financista do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, o que provavelmente indica que o Kremlin continua preocupado com o apelo de Prigozhin na Rússia e entre as forças Wagner, mesmo após a sua morte.
  • Algumas autoridades russas podem estar a investigar as opiniões dos milbloggers sobre Prigozhin e a sua morte para identificar e censurar ultranacionalistas russos não claramente ligados a Prigozhin ou Wagner.
  • O chefe da República Chechena, Ramzan Kadyrov, reiterou sua lealdade ao presidente russo, Vladimir Putin, em 30 de agosto, em contínuas tentativas de se distanciar do financiador do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin.
  • As forças russas conduziram operações ofensivas ao longo da linha Kupyansk-Svatove-Kreminna, perto de Bakhmut, na linha da cidade de Avdiivka-Donetsk, na área fronteiriça do Oblast de Donetsk-Zaporizhia e no oeste do Oblast de Zaporizhia em 30 de agosto e supostamente avançaram.
  • As forças ucranianas conduziram operações ofensivas ao longo de pelo menos dois setores da frente em 30 de agosto e avançaram perto de Bakhmut, na área fronteiriça do Oblast de Donetsk-Zaporizhia e no oeste do Oblast de Zaporizhia.
  • O Ministério da Defesa russo (MoD) está supostamente proibindo os soldados do Grupo Wagner de lutar na Ucrânia.
  • O grupo partidário ucraniano “Atesh”, baseado na Crimeia, afirmou que os seus partidários detonaram com sucesso um explosivo na sede de campanha do partido Rússia Unida, na ocupada Nova Kakhovka, Oblast de Kherson, em 29 de agosto.

Quem quiser conferir o relatório em maiores detalhes é só entrar aqui:

----

As forças ucranianas teriam destruído quatro aviões russos Il-76 durante um ataque de drone em um campo de aviação russo no Oblast de Pskov, na noite de 29 para 30 de agosto. O representante da Diretoria Principal de Inteligência Militar (GUR) da Ucrânia, Andriy Yusov, afirmou que o ataque com drone destruiu quatro aviões russos Il-76 e possivelmente danificou dois outros aviões no campo de aviação de Pskov, mas não comentou sobre a natureza do ataque nem assumiu a responsabilidade por ele. 1] Imagens geolocalizadas e fontes russas confirmaram o ataque e a destruição de pelo menos dois aviões russos Il-76.[2] Milbloggers russos afirmaram que mais de 21 drones ucranianos atingiram o campo de aviação de Pskov.[3] Fontes russas, incluindo o Ministério da Defesa russo (MoD), alegaram que as defesas aéreas russas e os sistemas de guerra eletrônica (EW) também derrubaram drones ucranianos sobre os oblasts de Oryol, Tula, Voronezh, Ryazan, Kaluga, Bryansk e Moscou. [4] O prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, afirmou que as defesas aéreas russas repeliram um ataque massivo de drones ucranianos no Okrug Federal Central (uma grande área administrativa que inclui Moscou, mas não Pskov) e que pelo menos um dos drones estava indo em direção a Moscou, possivelmente sugerindo que As autoridades russas podem ter inicialmente acreditado que as forças ucranianas pretendiam atacar Moscovo ou a região à sua volta.[5] As forças russas podem ter concentrado as suas defesas aéreas na cobertura de Moscovo e, de alguma forma, não perceberam o número invulgarmente grande de drones ucranianos que alegadamente atingiram o campo de aviação de Pskov. Os drones ucranianos que as defesas aéreas russas derrubaram sobre os outros seis oblasts provavelmente estavam a caminho de Moscou ou do Oblast de Pskov e provavelmente não faziam parte de um esforço ucraniano para atacar alvos nos outros oblasts.
-----

As forças russas conduziram um ataque em grande escala com mísseis e drones visando predominantemente Kiev na noite de 29 para 30 de agosto, provavelmente em retaliação aos ataques ucranianos anteriores nos oblasts de Moscou e Pskov. Autoridades ucranianas relataram que as forças russas lançaram 28 mísseis de cruzeiro Kh-101, Kh-555 e Kh-55 de aeronaves operando na base aérea de Engels no Oblast de Saratov e no Mar Cáspio, e 16 drones Shahed-136/131 de Krasnodar. Krai e Oblast de Kursk. Autoridades ucranianas relataram que as defesas aéreas ucranianas derrubaram todos os 28 mísseis de cruzeiro e 15 drones sobre os oblasts de Kiev, Odesa, Cherkasy e Mykolaiv.[13] A Administração Militar da Cidade de Kiev informou que as forças ucranianas abateram mais de 20 alvos aéreos sobre Kiev.[14] Este ataque russo foi consideravelmente maior do que outros ataques russos nas últimas semanas e foi provavelmente uma retaliação aos ataques ucranianos em Moscovo e nos Oblasts de Pskov no início da noite.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.902
Reações
31.887
Pontos
1.344
Parece que ja está havendo combate em Verbove.
Se ultrapassada a primeira linha de defesa russa estará quebrada e será questão de tempo pra ruir.

O que vai liberar muitos km até a segunda linha defensiva, que não tem a mesma concentração, qualidade e capacidade da primeira pra segurar ataques.
E após essa, só resta Tokmak. Ou vários quilometros sem defesas.

Tomar Tokmak não é necessario. Só de estar no alcance seguro da artilharia a logistica russa ja entrará em muitos apuros, especialmente tudo que estiver ao Leste de Tokmak.

Se passar por ali vai ter dezenas de quilometros sem campos minados ou concentrações de trincheiras relevantes.
aaaaa.png


Usando a foto acima a ukrania estaria agora na primeira linha defensiva entre as 2 linhas proximas.
E arrumando o terreno pra avançar até a intermediaria entre as 2.

Se chegar na segunda linha, TOkmak como hub logistico pro que tiver ao leste da cidade se tornará bem complicado.
E tb fica bem mais dificil segurar a primeira linha, ja que a mesma se torna uma trap com os ukranianos podendo atacar a linha defensiva de 3 angulos (Frente, lado e costas da linha).

Isso aos poucos vai aumentar o front, o que torna dificil pra Russia concentrar tropas. Enquanto a Ukrania pode teoricamente escolher onde e como atacar.

_129783885_tokmak_overview_trenches-2x-nc.png



Se rompido a logistica ferroviaria tudo de tokmak a mariupol se encontrará em risco e situação logistica cada vez pior conforme o material se torna dificil/impossivel de repor.

O que poderia permitir uma retomada do territorio em 2024.
A linha ferroviaria vinda do Oeste, donbass, ja foi colocada sob fogo de artilharia e portanto é inutil hoje pra transporte de carga.
Só falta a de tokmak. E não faltam muitos km pra isso ocorrer.

Ae tudo terá que ser feito por caminhões.
E é muito front pra abastecer com caminhões.
_130644092_frontline_and_russian_fortifications_in_south_ukraine_640-nc-2x-nc.png
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.669
Reações
16.185
Pontos
403
Abaixo as perdas ucranianas entre ontem e hoje pela perspectiva do ministério de Defesa russo:
- 32 drones (incluindo Tu-141 Strizh entre eles);
- 1 sistema SAM (modelo S-200);
- 8 blindados;
- 17 peças de artilharia;
- 1 MLRS.

Os russos afirmam ter abatido 2 foguetes derivado do sistema HIMARS. Além de ter interceptado 2 bombas guiadas JDAM e 2 mísseis anti-radar HARM.

E teriam eliminado 675 inimigos.

-----------
Do lado ucraniano, durante o mesmo periodo eles teriam subtraído isso dos russos:
- 13 tanques;
- 8 veiculos blindados de outros tipos;
- 31 peças de artilharia;
- 1 MLRS;
- 22 drones.

E teriam levado ao óbito 610 militares russos.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.267
Reações
23.698
Pontos
1.449
Um pouco sobre drones:




  • Drones russos e ucranianos estão causando engarrafamentos no espaço aéreo de Donetsk, disse um piloto.
  • Ambos os países dependem cada vez mais de veículos aéreos não tripulados para travar a guerra.
  • Autoridades ucranianas disseram que o país perde de 40 a 45 drones por dia.
Os veículos aéreos não tripulados voam em rotas de voo cruzadas, causando congestionamentos e colisões ocasionais, informou a Forbes esta semana, citando Voroshnov.

“A área se transformou no ‘Aeroporto de Frankfurt’: um tráfego frenético de drones – tanto deles quanto de outros”, disse Voroshnov a Unian. “É como uma encruzilhada na Índia.”
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.902
Reações
31.887
Pontos
1.344
O drone de papelão tem um video demonstrando o poder.
È muita fragmentação numa area enorme e nenhum veiculo não blindado aguenta aquilo sem danos ou explosões.

E por custar só 17mil a unidade. Por meros 1.7 milhões vc tem um enxame de 100 drones que vai sobrecarregar qualquer defesa aerea moderna ja que a tecnologia de usar metralhadoras AA de baixo custo foram quase que abandonados nas ultimas décadas por misseis esperando-se um conflito com plataformas +robustas e caras.

Logo por 1BI vc tem 60mil drones.
Pode não tomar trincheiras. Mas destroça qualquer rede logistica. Permitindo que o soldado ae sim possa tomar a tal trincheira ao por pressão.
E 1 BI é dinheiro de pinga pra uma guerra.

Nesse ritmo nem a Russia vai ter misseis AA até meados de 2024. Isso quando detecta o drone.
Os que tiver não poderão user usado contra drones o que é a mesma coisa que nada.


Pensar que meados de 2022 eu brinquei com um user em um forum imaginando uma maneira absurdamente barata de fazer um Anti-Drone kamikaze que daria pra resgatar o motor ja que só a frente do drone seria explodida e o motor ficaria na parte de trás. Só nunca imaginei em usar papelão como fuselagem :P.


No futuro paises deverão tomar nota e se atentar a AA´s como a Phalanx CIWS e emprega-la para defender alvos terrestres também. (So usando essa AA sofisticada como exemplo de AA por munição com radar proprio acoplado).

Mas claramente pondo um radar +modesto e uma taxa de tiro mais focada em explosão (20mm explosivo por exemplo) baixariam substanciamente o custo ja que são drones e não misseis que o sistema precisa abater. Literalmente uma volta a 1945-55 com twist moderno.
 
Ultima Edição:

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.267
Reações
23.698
Pontos
1.449
Destaques do relatório do dia 31 de agosto do ISW.

  • As forças ucranianas continuaram as operações de contra-ofensiva perto de Bakhmut, no Oblast de Donetsk e no oeste do Oblast de Zaporizhia, em 31 de agosto, e supostamente avançaram em ambos os setores da frente.
  • O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, destacou a produção doméstica de mísseis de longo alcance da Ucrânia em 31 de agosto, provavelmente como parte de uma campanha ucraniana coordenada que promove o aumento da capacidade de ataque ucraniana contra áreas profundas da retaguarda russa.
  • As autoridades russas prenderam um notável milblogger russo ultranacionalista sob acusações de desacreditar os militares russos, provavelmente como parte de esforços centralizados para silenciar algumas vozes críticas de milbloggers sem provocar uma reação geral.
  • As autoridades militares russas alegadamente ordenaram a detenção de três milbloggers russos que recentemente criticaram o MoD russo – uma medida que provocou uma reacção negativa apenas num pequeno canto do espaço de informação russo.
  • O ultranacionalista russo preso Igor Girkin e os seus associados conduziram manobras políticas provavelmente fúteis destinadas a fundir-se num grupo de oposição política coerente e significativo.
  • As forças russas continuaram as operações ofensivas ao longo da linha Kupyansk-Svatove-Kreminna, perto de Bakhmut, ao longo da linha da cidade de Avdiivka-Donetsk e contra-atacaram sem sucesso na área fronteiriça do Oblast de Donetsk-Zaporizhia e no oeste do Oblast de Zaporizhia em 31 de agosto.
  • As autoridades de ocupação russas continuam a deportar à força crianças ucranianas para a Rússia e a russificar a juventude ucraniana.

Quem quiser conferir o relatório em maiores detalhes é só entrar aqui:

-----

Limpeza étnica rolando nas regiões ocupadas, crianças deportadas... é nojento.
Essa não é uma guerra qualquer. Acho que muita gente ainda não entendeu a gravidade do que está acontecendo. E o porque da Ucrânia estar combatendo.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.669
Reações
16.185
Pontos
403
Hoje o Ministério de Defesa russo só fez um resumo da semana, então não há números diários para eu comparar com o dia anterior. Então tampouco devo tê-los amanhã.

Do lado ucraniano forneceram a informação habitual, e entre ontem e hoje eles teriam subtraído isso dos russos:
- 23 tanques;
- 9 veiculos blindados de outros tipos;
- 23 peças de artilharia;
- 1 MLRS;
- 4 drones.

E teriam levado ao óbito 470 militares russos.
 

Green Lantern

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.961
Reações
3.599
Pontos
819

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.267
Reações
23.698
Pontos
1.449
Destaques do relatório do dia 1 de setembro do ISW.

  • O chefe da principal inteligência militar ucraniana (GUR), Kyrylo Budanov, relatou que os militares russos mobilizaram elementos de um “exército de reserva” recém-criado (o 25º CAA) para permitir que unidades atualmente na linha de frente no Oblast de Luhansk se redistribuíssem lateralmente para se defenderem contra a contra-ofensiva ucraniana em sul da Ucrânia.
  • É pouco provável que o 25.º Exército de Armas Combinadas seja eficaz em combate em grande escala, dada a sua implantação apressada, antes da data de implantação prevista anteriormente comunicada para dezembro de 2023.
  • As reafectações laterais russas adicionais e o compromisso imediato das reservas operacionais pretendidas sugerem que as necessidades de reforço a curto prazo estão a impedir os esforços de reconstituição pretendidos a longo prazo.
  • O comandante do batalhão russo “Vostok”, Alexander Khodakovsky, continua a destacar o impacto da falta de capacidades russas de contra-bateria no moral russo na área fronteiriça do Oblast de Donetsk-Zaporizhia.
  • As forças ucranianas continuaram as operações ofensivas perto de Bakhmut e no oeste do Oblast de Zaporizhia e fizeram alguns avanços em 1º de setembro.
  • As forças russas conduziram operações ofensivas ao longo da linha Kupyansk-Svatove-Kreminna, perto de Bakhmut, ao longo da linha da cidade de Avdiivka-Donetsk, na área fronteiriça do Oblast de Donetsk-Zaporizhia e no oeste do Oblast de Zaporizhia, mas não obtiveram quaisquer ganhos confirmados.
  • Os responsáveis da ocupação russa anunciaram em 1 de Setembro que a votação começou para as eleições regionais russas realizadas na Ucrânia ocupada e continuará de várias formas até 10 de Setembro.
  • As autoridades russas continuam os esforços para doutrinar à força a juventude ucraniana na cultura e identidade russas, integrando escolas na Ucrânia ocupada no sistema educacional russo.

Quem quiser conferir o relatório em maiores detalhes é só entrar aqui:

------

O comandante do batalhão russo “Vostok”, Alexander Khodakovsky, continua a destacar o impacto da falta de capacidades russas de contra-bateria no moral russo na área fronteiriça do Oblast de Donetsk-Zaporizhia. Khodakovsky afirmou em 1 de Setembro que as forças russas continuam a sofrer de falta de capacidades de contra-bateria na área de Novomayorske-Novodonetske-Kermenchyk (12 km a 18 km a sudeste de Velyka Novosilka), onde Khodakovsky e o Batalhão “Vostok” estão alegadamente a defender. [15] Khodakovsky insinuou que as forças russas estão passando por extremo estresse físico e psicológico nesta área devido ao constante fogo da artilharia ucraniana e à incapacidade russa de responder ao fogo. [16]Khodakovsky expressou preocupação sobre se as forças russas angustiadas e exaustas serão capazes de se defender contra uma futura ofensiva ucraniana neste setor da frente. [17]

Khodakovsky já destacou preocupações semelhantes sobre a defesa russa nesta área, embora os seus comentários recentes sejam mais negativos e de tom derrotista. [18]As queixas de Khodakovsky sobre a falta de capacidades de contra-bateria na zona fronteiriça de Donetsk-Zaporizhia Oblast e as preocupações sobre os seus impactos sobre o moral russo não são necessariamente indicativas de um fenómeno mais amplo na defesa russa. No entanto, os comentários de Khodakovsky provavelmente reflectem com precisão a situação no seu limitado mas importante sector da linha da frente, bem como a situação de formações militares por procuração muitas vezes negligenciadas, como o Batalhão “Vostok” da República Popular de Donetsk (DNR) de Khodakovsky. Khodakovsky observou em 31 de agosto que as forças russas não podem perder de vista a luta diária contra as forças ucranianas enquanto fantasiam sobre “enterrar o inimigo no futuro”. [19]Khodakovsky pode acreditar que os altos comandantes russos fizeram exactamente isto, deixando a situação deteriorar-se ao ponto de as forças russas poderem ser incapazes de se defenderem contra futuras ofensivas ucranianas na zona fronteiriça de Donetsk-Zaporizhia.

------

As forças ucranianas continuaram as operações ofensivas perto de Bakhmut e no oeste do Oblast de Zaporizhia e fizeram alguns avanços em 1º de setembro. O Estado-Maior Ucraniano informou que as forças ucranianas continuaram as operações ofensivas ao sul de Bakhmut, e imagens geolocalizadas mostram que as forças ucranianas avançaram marginalmente a noroeste de Klishchiivka (7 km a sudoeste de Bakhmut). [20] O Estado-Maior Ucraniano informou que as forças ucranianas alcançaram um sucesso não especificado na direção Novodanylivka-Novopokropivka (5 km a 13 km ao sul de Orikhiv) no oeste do Oblast de Zaporizhia. [21] Fontes russas afirmaram que as forças russas repeliram os ataques ucranianos perto de Robotyne (10 km ao sul de Orikhiv) e Verbove (18 km a sudeste de Orikhiv). [22]O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, declarou em 1º de julho que os EUA observaram um progresso notável da Ucrânia na “área de Zaporizhia” (provavelmente significando a direção oeste do Oblast de Zaporizhia) nas últimas 72 horas e que as forças ucranianas alcançaram algum sucesso contra o “ segunda linha de defesas russas” no sul da Ucrânia. [23] Kirby também afirmou que as críticas de autoridades anônimas dos EUA sobre o progresso da contra-ofensiva ucraniana são inúteis. [24]
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.267
Reações
23.698
Pontos
1.449


O treinamento dos militares para operarem o blindado foi finalizado na Alemanha. Um total de 200 militares.

Agora os Abrams devem começar a chegar na Ucrânia em seguida.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.267
Reações
23.698
Pontos
1.449
@Tatarigami_UA
(Oficial militar ucraniano na reserva)

1000069334.png

1/ Recentemente, os russos publicaram um manual descrevendo táticas para combater os ataques ucranianos. Este guia baseia-se em encontros recentes com a 23.ª Brigada Mecanizada em Junho e Julho de 2023, particularmente durante a libertação de Novodarivka e Levadne.

2/ É crucial notar que os russos estão apresentando a sua perspectiva sobre as unidades ucranianas e as suas ações, com base na sua experiência com uma única brigada mecanizada ucraniana. Este ponto de vista deve ser cuidadosamente ponderado antes de ser extrapolado para toda a linha da frente.

3/ Os russos descrevem a seguinte configuração usada pelas unidades ucranianas: As equipes de assalto são compostas por 20 membros, divididos em quatro subgrupos de cinco [no Exército Brasileiro estes subgrupos são chamados de “Esquadra”, e são compostos por quatro militares]. Dois grupos formam um subgrupo de assalto [no Exército Brasileiro duas Esquadras foram um GC – Grupo de Combate]. O terceiro serve como um subgrupo de consolidação. O quarto funciona como um subgrupo de reserva.

1000069329.jpg

4/ Cada ‘equipe de cinco’ deve incluir um operador de metralhadora pesada e um operador de rádio. O número de operadores de lançadores de granadas é determinado com base na situação. Os intervalos e a distância recomendados entre soldados são de 7 metros.

1000069330.jpg

5/ Funções primárias dos subgrupos de assalto (cinco): – 1º subgrupo de assalto: avança secretamente e enfrenta o inimigo, contém o inimigo ao ser detectado e assegura posições assim que a tarefa é cumprida;

1000069331.jpg

6/ – 2º assalto mantém distância visual do 1º grupo, reporta passagem do primeiro grupo para os demais, e após o 1º “cinco” iniciar tiroteio, o subgrupo realiza manobra de flanco ou aproximação pela retaguarda; Se o primeiro grupo recua, ele o cobre;

1000069331.jpg

7/ – 3º subgrupo (consolidação) mantém uma distância de 50-150m do 2º subgrupo, visando montar posições para consolidar ganhos. Se o ataque inicial falhar, eles cavam, para facilitar o reforço para novos ataques ou para cobrir a retirada dos grupos líderes;

1000069332.jpg

8/ – O 4º subgrupo (reserva) permanece a 300m do 3º subgrupo e forma uma retaguarda hipotética para grupos de abastecimento, evacuação e apoio de fogo. Pronto para servir como reserva, se o avanço for bem-sucedido – explora os ganhos; se as reservas inimigas se aproximam, avança para combatê-las.

1000069332.jpg

9/ Os russos destacam o sucesso desta tática, reconhecendo a sua contribuição para a captura das posições russas. Em resposta, eles apontam a eficácia do emprego de minas antipessoal, citando a quase impossibilidade de desminagem de todas as minas em tais cenários.

1000069333.png

10/ Eles também recomendam estabelecer posições enganosas que pareçam genuínas, engajar-se intermitentemente em disparos a partir desses locais falsos e simular atividades ali. Eles aconselham o uso ocasional de dispositivos de comunicação nessas posições.

11/ Os russos observam que as unidades que viajam a pé, especialmente aquelas que transportam equipamento pesado como AGS ou morteiros, sofrem uma rápida exaustão física. No entanto, eles não detalham como essa vulnerabilidade pode ser explorada.

12/ Em resumo, gostaria de destacar que o tempo de Antecipação-Ação-Reflexão diminuiu notavelmente. Isto permite-lhes compreender e ajustar às nossas tácticas muito mais rapidamente em comparação com o passado, quando os russos demoravam meses a adaptar-se.

13/ Simultaneamente, não apresentaram uma abordagem inovadora para combater estas tácticas, para além de fazer referência a métodos já utilizados, como a implantação de posições falsas e minas.

14/ À medida que a guerra continua, vemos menos formações grandes e um uso crescente de pequenas unidades táticas, que apresentam alvos menos visíveis em comparação com unidades mecanizadas. Estes últimos tornaram-se alvos frequentes de drones FPV, equipes ATGM e minas AT.
 
  • Curtir
Reações: *ka

Zappatista

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.903
Reações
1.274
Pontos
914
Aparentemente estamos próximos de ver o regime ucraniano colapsar; temos, semi oficialmente, ao menos 400 mil mortos do lado ucraniano até agora:



Se a Ucrânia já era um Estado falido, com tantos jovens mortos vai se tornar um caso irrecuperável, como o Paraguai.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.267
Reações
23.698
Pontos
1.449
Aparentemente estamos próximos de ver o regime ucraniano colapsar; temos, semi oficialmente, ao menos 400 mil mortos do lado ucraniano até agora:



Se a Ucrânia já era um Estado falido, com tantos jovens mortos vai se tornar um caso irrecuperável, como o Paraguai.


1000069374.jpg

Fonte de tal informação do "colapso"? Douglas Macgregor e Tucker Carlson.
É pra rir.

Olha o nível:

“Acho que todas as mentiras que foram contadas durante mais de um ano e meio sobre “os ucranianos estão vencendo”, “as causas ucranianas são justas”, “os russos são maus”, “os russos são incompetentes” - tudo isso está desmoronando. E está em colapso porque o que está acontecendo no campo de batalha é horrível”, disse Macgregor a Carlson.

Neste sentido, o ex-assessor do Departamento de Defesa durante a Presidência de Donald Trump afirmou que a Ucrânia perdeu 400 mil homens durante o conflito com a Rússia.

Igualmente perturbadora é a sua afirmação de que 40.000 a 50.000 soldados ucranianos são amputados, provavelmente devido aos mortíferos campos minados colocados pela Rússia. O coronel reformado disse que os comandantes ucranianos estão a render-se para que aqueles que sofreram ferimentos graves possam sobreviver, acrescentando que os russos “sempre trataram os soldados ucranianos de forma muito justa e gentil desde o início”.
:klolwtf


 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.152
Reações
16.765
Pontos
803
Aparentemente estamos próximos de ver o regime ucraniano colapsar; temos, semi oficialmente, ao menos 400 mil mortos do lado ucraniano até agora:



Se a Ucrânia já era um Estado falido, com tantos jovens mortos vai se tornar um caso irrecuperável, como o Paraguai.

Foi você que falou que o motim do Grupo Wagner era combinado.

Fiquei esperando você aparecer depois que o líder foi morto:viraolho
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.669
Reações
16.185
Pontos
403
Os relatórios do Ministério de Defesa russo estão fazendo questão de alardear que determinado equipamento tem origem americana. Nos moldes: "Os sistemas de defesa aérea interceptaram dois foguetes HIMARS e um míssil anti-radar HARM fabricado nos EUA."

Pode ser mera propaganda, como também pavimentando o caminho para alguma outra coisa. Dificil dizer.

----------
Durante o feira de defesa Armiya-2023, o Ministério de Defesa russo anunciou a compra de canhões autopropulsados 2S43 Malva. Embora nenhum valor ou cronograma de entrega foi informado.

Este modelo utiliza um caminhão comercial com chassi e canhão já existente nas Forças Armadas Russas, portanto as entregas não devem atrasar muito.
Aliás, essa deve ser a maior vantagem dele: custo e facilidade de produção.

Possui alcance inferior aos modernos sistemas de artilharia ocidentais. E o carregamento é feito manualmente, embora exista um sistema de auxílio ao carregamento. A taxa máxima de tiro é de até 7 projéteis por minuto. Então o risco de ser atacado por fogo de contrabateria não deve ser pequeno. Vai depender da perícia - e sorte - da tripulação.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.267
Reações
23.698
Pontos
1.449
Destaques do relatório do dia 2 de setembro do ISW.

  • As forças ucranianas continuaram as operações de contra-ofensiva no oeste do Oblast de Zaporizhia e teriam avançado em 2 de setembro.
  • Fontes russas selecionadas afirmaram que oficiais russos do 58º Exército de Armas Combinadas (CAA) que defendiam no Oblast de Zaporizhia contataram o ex-comandante do 58º CAA, major-general Ivan Popov, devido ao agravamento da situação na linha de frente russa.
  • A resposta do espaço de informação ultranacionalista russo a uma crítica russa às mentalidades antiocidentais e à propaganda russa demonstra que a comunidade ultranacionalista mantém a capacidade de se unir em torno de certas questões.
  • As forças russas conduziram operações ofensivas ao longo da linha Kupyansk-Svatove-Kreminna, perto de Bakhmut, ao longo da linha da cidade de Avdiivka-Donetsk e no oeste do Oblast de Zaporizhia e avançaram em algumas áreas em 2 de setembro.
  • As forças ucranianas conduziram operações ofensivas ao longo de pelo menos um setor da frente em 2 de setembro e avançaram perto de Bakhmut, no oeste do Oblast de Donetsk e no oeste do Oblast de Zaporizhia.
  • A República Popular de Donetsk (DNR) formou as suas próprias unidades da Rosgvardia (Guarda Nacional Russa), elementos das quais alegadamente operam tanto na linha da frente como nas áreas mais recuadas da Ucrânia ocupada.
  • As autoridades russas e de ocupação estão a encorajar os residentes da Ucrânia ocupada que residem na Rússia a votar nas eleições regionais de ocupação, o que provavelmente aumentará a participação eleitoral e a percepção de legitimidade eleitoral.

Quem quiser conferir o relatório em maiores detalhes é só entrar aqui:

----

As forças ucranianas continuaram as operações de contra-ofensiva no oeste do Oblast de Zaporizhia e supostamente avançaram em 2 de setembro. O Estado-Maior Ucraniano informou que as forças ucranianas conduziram operações ofensivas na direção de Melitopol (oeste do Oblast de Zaporizhia). [1] Milbloggers russos que recentemente afirmaram que as forças russas mantêm posições na parte sul de Robotyne alegaram que as forças russas se retiraram da periferia sul do assentamento para posições não especificadas mais ao sul. [2]A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Malyar, afirmou em 1º de setembro que as forças ucranianas superaram a “primeira linha de defesa” russa em algumas áreas da direção de Zaporizhia, mas que a situação continua difícil devido a fortificações de concreto russas adicionais e densos campos minados. [3]

O New York Times noticiou em 2 de setembro, citando militares ucranianos, que as forças russas estão espalhando agentes inflamáveis em campos minados e incendiando-os com granadas lançadas por drones, enquanto as forças ucranianas removem minas das áreas em um esforço para impedir os esforços ucranianos de remoção de minas que permitiram Forças ucranianas a avançar em certas áreas. [4] O Comandante do Centro de Inteligência das Forças de Defesa da Estônia, Coronel Margo Grosberg, relatou em 1º de setembro que as capacidades da artilharia ucraniana são “iguais ou até melhores” do que as das forças russas e foram capazes de empurrar as unidades de artilharia russas para trás da linha de frente, impedindo-as de apoiar Forças russas. [5]Esta observação não é universalmente verdadeira em toda a linha da frente, uma vez que as unidades ucranianas relatam regularmente que estão sob forte fogo de artilharia russa corrigido por drones russos. Grosberg também afirmou que as forças ucranianas tiveram sucesso em danificar gravemente os radares da artilharia russa desde julho. [6] Fontes russas expressaram repetidamente preocupações desde meados de Julho sobre a falta de capacidades de artilharia de contra-bateria russa, particularmente no sul da Ucrânia. [7]
 

Zappatista

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.903
Reações
1.274
Pontos
914
Foi você que falou que o motim do Grupo Wagner era combinado.

Fiquei esperando você aparecer depois que o líder foi morto:viraolho

Obrigado pela importância dada a mim, cara.

De fato, levando em conta o que aconteceu depois, tudo indica que a ação do Prighozin foi de fato uma espécie de motim; a ideia, na época, é que esse indicaria uma fraqueza política do governo russo, que seria relativamente impopular e contestado.

De lá pra cá houveram dois golpes de Estado na África, contra a França, os EUA e apoiados pela Rússia, e os países mais importantes do Oriente Médio entraram pros BRICS, numa articulação da Rússia e da China.

E claro, o Pirigozim morreu.

Não me parece que os russos estejam se enfraquecendo...

Quanto à notícia envolvendo a operadora, eles de fato têm uma boa noção de quantos soldados morreram:

“Kyivstar” and “lifecell” operators will reserve the numbers of dead or missing Ukrainian soldiers for two years



Mobile operators "Kyivstar" and "lifecell" will reserve the numbers of dead or missing Ukrainian soldiers for two years, so that relatives and friends do not receive messages like "Loved one has joined Viber" after a year.
This was reported by the Minister of Digital Transformation Mykhailo Fedorov.
Numbers can be reserved through the operatorsʼ support service ("Kyivstar" — 0800 300 466, "lifecell" — 0800 205 433). To do this, you need to report the number for the reserve, indicate from whom the request is made, and wait for an SMS with a decision. The service is currently in test mode.

A Reuters diz que fez um "fact check" e alega que não há evidência que a notícia de que a operadora tenha soltado um vídeo em suas sociais falando dos 400 mil mortos, e apagado depois, seja real porque o tal vídeo não está em nenhuma das redes da operadora.

---

O jeito é esperar.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.267
Reações
23.698
Pontos
1.449
Só eu acho bizarro uma certa ala política americana e o governo russo juntos nessa propaganda?

Vale tudo no game mesmo... geralmente eu tenho asco de política, mas as vezes se superam.
 
Topo Fundo