O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Há 34 anos, Rodrigo Rojas e Carmen Gloria Quintana eram queimados vivos pela ditadura Pinochet

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.541
Reações
19.635
Pontos
1.049
ANDRÉ NOGUEIRA PUBLICADO EM 02/07/2020, ÀS 07H00 - ATUALIZADO ÀS 07H53

hjjovensquiemados23-4d-widelg.png

Carmen e Rodrigo - Wikimedia Commons

O crime, que ganhou repercussão internacional, foi um dos mais hediondos das ditaduras latinoamericanas, e foi amplamente encoberto pelo Exército

O Caso Queimados do Chile é considerado um dos mais atrozes das ditaduras da América Latina, e um símbolo das denúncias a crimes contra os direitos humanos no período em que o autoritarismo dominou o continente. Ocorrido durante o violento regime de Augusto Pinochet, ele atingiu dois jovens de maneira brutal.

Documentos recentemente publicados das forças de inteligência dos EUA revelaram o descarte do relatório desse processo pelas forças armadas por parte do ditador. Em 2015, finalmente, foi possível que militares fossem formalmente acusados pela Justiça pelo crime: em 1986, atearam fogo no fotógrafo Rodrigo Rojas de Negri e na jovem Carmen Gloria Quintana, ambos de 19 anos, acordados e vivos.

O caso teve grande repercussão internacional. A ação dos militares, que sequestraram e torturaram os dois participantes de protestos contra o governo antes do ocorrido, levou à morte de Rodrigo e à queimadura grave de 60% do corpo de Carmen, apenas para impedi-los de fotografar e registrar os atos anti-Pinochet que ocorriam.

Antes disso, como era comum nas abordagens violentas da repressão não apenas no Chile, mas em outras ditaduras como a argentina ou a brasileira, eles foram presos sem direito a habeas corpus ou indiciamento, e então espancados, torturados e xingados, antes de terem seus corpos queimados vivos.

O ocorrido teria sido encabeçado e acompanhado pelo general Rodolfo Stange, que era diretor da força de polícia Carabineros. O militar gerou um relatório que afirmava que Rojas morreu quatro dias após o ataque, mas que Quintana iria sobreviver. Os documentos deixavam claro também a identidade da patrulha e dos soldados que realizaram o ato naquele dia.

Pinochet teria dito “ao general Stange que não acreditava no relatório e recusou-se a recebê-lo", segundo o relatório do Departamento de Estado dos EUA, sobre o ocorrido no governo que apoiavam. Isso demonstra que o crime não foi sistematicamente ordenado pelo Alto Escalão, mesmo que seguisse as diretrizes de violência estabelecidas por ele.

Quando o caso veio à tona, a patrulha militar responsável pela agressão passou a afirmar que os ferimentos por fogo foram causados pelas próprias vítimas, por acidente. Na realidade, foi usada gasolina como combustível para incendiar os corpos vivos dos jovens, com claro intuito de matar.
p

Com a rejeição do caso pelo Governo Federal, o relatório foi encaminhado para o Exército, que prometeu que aquilo seria resolvido em menos de dois dias. Porém, a ação do órgão foi de completo encobrimento de provas, impunidade dos responsáveis e criação de um pacto de silêncio sobre o ocorrido que durou três décadas, no intuito de impedir a punição de qualquer militar envolvido. Juízes, procuradores e testemunhas foram intimidados pelo Estado, o que impediu maiores ações da oposição na Justiça.

A repercussão do caso foi um tiro no pé da ditadura Pinochet, que rapidamente se encarregou de tentar apagar todas as provas existentes da responsabilidade de seu governo e das Foças Armadas nesse crime hediondo. A ditadura, que fez mais de 3.200 vítimas, perdia credibilidade, mas tinha a repressão policial como principal ferramenta de controle da sociedade.

Os EUA de Ronald Reagan, que apoiavam ideologica e economicamente a ditadura chilena (um recanto quase laboratorial das teses liberais do presidente), redobraram a atenção em relação ao caso, principalmente porque Rojas e sua mãe viviam em Washington, exilados do país, e Rodrigo estava temporariamente no Chile. A Casa Branca recebeu diversos relatórios que provavam a participação direta de militares no crime.

O caso teria sido o golpe final para que Reagan fosse pressionado a mudar a diretriz diplomática de sua relação com as ditaduras sul-americanas. O presidente, famoso pelo apoio aos contras da Nicarágua, finalmente passou a defender um retorno à democratização controlada em Santiago. Pinochet só deixaria o poder em 1990, mas continuaria influente como senador vitalício até sua morte, em 2006.

Augusto Pinochet foi um dos mais sangrentos ditadores da América, responsável pela mais forte repressão do continente. Assumiu o poder em 1973, quando, com apoio militar dos EUA, deu um golpe de Estado que resultou na morte do presidente democraticamente eleito, o socialista Salvador Allende, e na destruição, por bombardeio, da La Moneda, a sede da presidência. É, até hoje, símbolo dos crimes contra a Humanidade realizados nos anos de chumbo da América Latina.
p


 

Mega Retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.569
Reações
2.266
Pontos
703
Lamentável algumas coisas que esse verme fez por lá.
Mentecapto mode on/ Terroristas comunistas moropetistas/mentecapto mode off.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.316
Reações
65.157
Pontos
2.059
Não que um erro justifique o outro, mas o autor do texto esqueceu (pra não dizer omitiu) um detalhe sobre o "santo" aí:

Vou até botar em espanhol pra facilitar a compreensão dos senhores:

"Una vez en Santiago, se dedicó a tomar fotografías. Su osadía sorprendía a las personas, ya que tomaba fotos de militares y carabineros sin medir las circunstancias, hablaba a viva voz en la vía pública en contra del régimen y le costaba entender que hubiera gente que ocultara su domicilio, por temor a represalias.

Deseaba formalizar su militancia en las Juventudes Comunistas; se integró a las actividades estando en la Facultad de Medicina Norte de la Universidad de Chile, participando en movilizaciones y tomando fotografías."

Cara vivia nos EUA de boa, daí sentiu aquela obrigação revolucionária de ajudar seu povo e tomou na cabeça, obviamente por se tratar de um "cumpanhero" a esquerda catou o tal Rodrigo pra martir e usou o presunto pra se vitimizar e atacar politicamente o governo.. tipo caso Marielle, nada de novo aqui.

Novamente, não defendo o que fizeram com o camarada aí, mas gosto de saber os 2 lados da história, ouvir só um lado e comprar a mentira por conta de apelo emocional é fácil.
 

Mega Retro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.569
Reações
2.266
Pontos
703
Um erro do Estado por meio de seus agentes jamais pode ser equiparado ao erro de um civil. Isso é o básico do básico.
 


Topo Fundo