O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[MBML] Que caminho profissional devo seguir?

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Pessoal, estou tendo que tomar uma decisão muito difícil, todos falam que eu vou saber escolher e tals... E eu acho que postando aqui, vocês realmente vão me ajudar a escolher invés de simplesmente jogar a dúvida para cima de mim. kkkk

Vamos lá, a situação é a seguinte:

Eu trabalhava até novembro do ano passado como Analista de Sistemas (ganhava x), até que um camarada entrou em contato comigo através de um amigo. Esse camarada queria que eu desenvolvesse um sistema de otimização utilizando Algoritmos Genéticos. Eu garanti que eu poderia fazer isso. Porém, ele descobriu onde eu trabalhava e ele tinha uma rixa com o meu patrão, daí ele disse que eu não poderia trabalhar para os 2 ao mesmo tempo e disse que queria me contratar como Cientista de Dados (para ganhar 1,5x), assim eu faria esse projeto e depois continuaria trabalhando pra ele, sem dividir o tempo nessa outra empresa. Aceitei.

O dono dessa empresa foi super gente fina e deixou eu terminar tudo na antiga empresa, antes de focar nesse novo projeto.
Enfim, em dezembro comecei nesse novo trabalho e em fevereiro eu terminei esse projeto. Todos gostaram bastante do resultado. Então o dono da empresa sugeriu que eu fosse trabalhar na sede, que ficava em São Paulo, onde eu teria muitas oportunidades de outros projetos. Aceitei, pois sempre gostei muito da cidade de São Paulo e achava que seria uma boa para minha carreira.
Dia 24 de fevereiro eu cheguei em São Paulo, desde então, estou aqui.

Porém, o mesmo amigo que me indicou para esse trabalho, ficou sabendo de uma vaga para trabalhar na faculdade de medicina da USP, como pesquisador, na área de processamento de imagens médicas. É uma área que eu acho muito legal, inclusive meu mestrado foi nessa área. Então, em abril eu comecei a participar da seleção para esta vaga. Foi um processo longo e terminou tem uma semana e eu fui aprovado (o salário é de 2,2x). Inclusive o professor desse laboratório disse que eu poderia fazer doutorado que eles dariam maior apoio.
Falei para o gerente da minha atual empresa sobre essa proposta, ele conversou com o dono da empresa que me disse que poderia chegar aos 2,2x da USP. Ele disse que se eu não aceitar, infelizmente não poderia me recomendar para nada caso eu precisasse, por ter largado o emprego muito rápido.

Então minha dúvida é: Devo continuar no mesmo emprego com os prós de morar perto, ter o salário aumentado, manter o compromisso com o dono da empresa e ter maior longevidade nessa empresa ou ir para a USP, que é longe, mas eu trabalharei no que eu realmente gosto, tendo a oportunidade de fazer um doutorado, mas deixando a minha atual empresa na mão?

Essa decisão tem me tirado o sossego. :ksnif
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.034
Reações
3.600
Pontos
709
Quanto a deixar a empresa na mão, é o que sempre dizem: se ela precisar te demitir, vai fazer sem pensar 2x.

Você tem que pesar os prós e contras. Morar longe do trampo em São Paulo é complicado. Isso seria ruim pra você?
Você não gosta do que trabalha agora? Vê mais possibilidades de crescer profissionalmente aí ou na outra vaga? O doutorado é essencial pra você? Iria fazer de qualquer maneira?

Respondendo essas questões, você consegue se posicionar melhor.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Quanto a deixar a empresa na mão, é o que sempre dizem: se ela precisar te demitir, vai fazer sem pensar 2x.

Você tem que pesar os prós e contras. Morar longe do trampo em São Paulo é complicado. Isso seria ruim pra você?
Você não gosta do que trabalha agora? Vê mais possibilidades de crescer profissionalmente aí ou na outra vaga? O doutorado é essencial pra você? Iria fazer de qualquer maneira?

Respondendo essas questões, você consegue se posicionar melhor.
São 40 min de metrô de onde moro para o novo emprego. A moça do RH disse que podia me dar o vale transporte sem custo algum. Digamos que isso é um contra "suportável".

Eu gosto de onde eu trabalho. Vejo que eu tenho o respeito das pessoas (não me sinto só mais um na empresa, entende?). Porém, desde que acabou meu projeto de otimização, eu tenho trabalhado só com desenvolvimento convencional porque não surgiu mais nenhum projeto de IA e isso eu não gosto tanto. Quanto a crescimento profissional, eu não sei qual seria o melhor financeiramente falando, porém na atual empresa eu vejo que para crescer eu terei que assumir cargos de gestão, já na USP eu acho que consigo crescer continuando na área técnica.

O doutorado não é essencial para mim, mas eu gostaria sim de fazer. Eu até comecei a fazer ano passado, mas larguei porque não consegui conciliar com esse meu emprego atual.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.384
Reações
71.582
Pontos
1.763
Acho melhor você ir pra USP, pq mesmo fazendo certo de ter aberto o jogo pro teu chefe e dizendo que poderia sair, ele pode considerar que você não é confiável de continuar na empresa e mesmo prometendo mundos e fundos pra você continuar, na primeira oportunidade ele te toca pra escanteio se achar alguém que receba menos que você irá receber.

E fora o fato de estar trabalhando com o que gosta e ainda mais com possibilidade de especialização e tudo. E outro trunfo que você tem é que saindo do emprego atual por outra oportunidade que foi atrás de você te deixa em vantagem quanto a outras coisas.

Tipo eu, saí do emprego que estava para trabalhar em outra empresa concorrente que me paga 60% mais que estava recebendo antes na outra. Mas além da questão financeira, tenho o trunfo de dizer que eu já estava bem empregado e que se as condições na atual empresa não forem conforme o esperado por mim eu simplesmente posso dizer que não era pra ter desvantagem que troquei de empresa. Isso me dá um trunfo que não tinha antes.

No mais, boa sorte aí com a sua escolha e sucesso!

:kjoinha
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.661
Reações
30.530
Pontos
1.253
Quanto é 2,2x? Essa informação é substancial para darmos opinião.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 


Jorgel

Bam-bam-bam
Mensagens
5.630
Reações
4.066
Pontos
389
Dizem que quando você recebe uma contra-proposta, você fica "marcado" e seu chefe pode te demitir a qualquer momento, já que sabe que você ta procurando outra coisa, é só o tempo de ele encontrar alguém pro seu lugar, não sei quão verdade é isso. (Apesar de eu ter aceitado uma contra-proposta na empresa que eu to, não sei se fiz o certo, mas acho que conheço meu chefe pra saber que ele não pensa em me substituir por agora)

Além disso, ter apoio pra fazer doutorado é um grande bônus, principalmente se você quiser seguir na área acadêmica/pesquisa
 

Dukoff

Supra-sumo
Mensagens
1.547
Reações
196
Pontos
159
E os cortes de orçamento nas universidades?
Sua bolsa de pesquisador tá garantida?
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
USP, é o que você gosta.

Esquece esse negócio de compromisso com a empresa, como disse o Jorgel. Se aparecer outro com suas habilidades e que aceite menos, irão te mandar pra rua na mesma hora.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Quanto é 2,2x? Essa informação é substancial para darmos opinião.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Não acho que seja relevante, visto que atual empresa cobriu a oferta. Então o diferencial entre as duas não seria o dinheiro.

Dizem que quando você recebe uma contra-proposta, você fica "marcado" e seu chefe pode te demitir a qualquer momento, já que sabe que você ta procurando outra coisa, é só o tempo de ele encontrar alguém pro seu lugar, não sei quão verdade é isso. (Apesar de eu ter aceitado uma contra-proposta na empresa que eu to, não sei se fiz o certo, mas acho que conheço meu chefe pra saber que ele não pensa em me substituir por agora)

Além disso, ter apoio pra fazer doutorado é um grande bônus, principalmente se você quiser seguir na área acadêmica/pesquisa
Obrigado por avisar! Esse foi um ponto importante para minha decisão!

E os cortes de orçamento nas universidades?
Sua bolsa de pesquisador tá garantida?
Eu estaria como CLT lá. E os "cortes" são nas instituições federais. A USP é estadual.

Queria agradecer a todos pelas opiniões, realmente me ajudaram a tomar a decisão. Depois de ler as opiniões aqui e conversar com a família, decidi optar pela USP!
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.794
Reações
26.515
Pontos
1.003
USP é sem tempo pré determinado? Se for CLT mesmo sem tempo pré determinado, vai sem medo.

Vai ser uma adição foda pro seu curriculo.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
USP é sem tempo pré determinado? Se for CLT mesmo sem tempo pré determinado, vai sem medo.

Vai ser uma adição foda pro seu curriculo.
É um projeto de 3 anos. Caso não haja renovação no projeto ou não haja um projeto novo, eles fazem o desligamento. Eu não liguei muito pra isso porque eu nunca fiquei 3 anos em um emprego mesmo... :kkk
Mas é CTL sim.

Mas você acha que isso é um grande ponto negativo?
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
É um projeto de 3 anos. Caso não haja renovação no projeto ou não haja um projeto novo, eles fazem o desligamento. Eu não liguei muito pra isso porque eu nunca fiquei 3 anos em um emprego mesmo... :kkk
Mas é CTL sim.

Mas você acha que isso é um grande ponto negativo?
Ponto muito positivo.
3 anos de CLT é um must que a maioria não tem.
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.794
Reações
26.515
Pontos
1.003
É um projeto de 3 anos. Caso não haja renovação no projeto ou não haja um projeto novo, eles fazem o desligamento. Eu não liguei muito pra isso porque eu nunca fiquei 3 anos em um emprego mesmo... :kkk
Mas é CTL sim.

Mas você acha que isso é um grande ponto negativo?

3 anos é um tempo muito bom já. Pensei que seria aqueles projetos de 6 meses ou 1 ano.

Vai fundo. Sem medo!
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.169
Pontos
1.839
Se dinheiro está igual em ambos os lados...o que sobra é a sua vontade. O que você estiver mais a fim de fazer, o faça.

O mais difícil é quando você quer fazer algo, mas paga-se mal, e tem que acabar fazendo algo que não te interessa tanto porque o salário é melhor.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Se você conseguir fazer seu doutorado nesses 3 anos de CLT eu iria, e depois tentaria ir para fora do Brazil com essa sua bagagem e expertise acho que tu terá um futuro muito grande pela frente ainda, para um PHD lá fora e depois trabalhar em grandes multinacionais desse ramo médico ai.

Sucesso ao colega de fórum, fico muito feliz em ver alguém nesse nosso meio social ascendendo de uma maneira muito boa.

Deixa ai umas dicas de sucesso que você teve em sua carreira.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Se você conseguir fazer seu doutorado nesses 3 anos de CLT eu iria, e depois tentaria ir para fora do Brazil com essa sua bagagem e expertise acho que tu terá um futuro muito grande pela frente ainda, para um PHD lá fora e depois trabalhar em grandes multinacionais desse ramo médico ai.

Sucesso ao colega de fórum, fico muito feliz em ver alguém nesse nosso meio social ascendendo de uma maneira muito boa.

Deixa ai umas dicas de sucesso que você teve em sua carreira.
Muito obrigado pela mensagem de apoio! :kfeliz

Então, tudo começou quando conheci um professor na faculdade, cuja especialidade dele era justamente processamento de imagens médicas. O TCC, Dissertação e Tese dele foram nessa área.

Comecei a gostar muito dessa área e acabei fazendo o mestrado para aprender mais sobre.
Desde então, fiquei com muita vontade de ir me aperfeiçoando na área e realmente me encontrei nela.

Essa área de computação aplicada a saúde, tenho a impressão de ser a que mais cresce.
Não sou nenhum aluno excelente academicamente falando, mas até que sou esforçado. Minhas notas sempre foram medianas. Mas mesmo assim sempre quis ir adiante nos estudos e sempre me interessei muito em aplicar os conhecimentos adquiridos, na prática. Talvez esse seja meu diferencial, eu sei aplicar todos meus conhecimentos na prática com muita facilidade. É difícil encontrar bons programadores, que dominem as ferramentas comerciais mais modernas, em cursos de mestrado e doutorado. Geralmente o pessoal vai de matlab e pronto. Então se eu puder dar uma dica é de sempre aliar os conhecimentos teóricos à prática.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Muito obrigado pela mensagem de apoio! :kfeliz

Então, tudo começou quando conheci um professor na faculdade, cuja especialidade dele era justamente processamento de imagens médicas. O TCC, Dissertação e Tese dele foram nessa área.

Comecei a gostar muito dessa área e acabei fazendo o mestrado para aprender mais sobre.
Desde então, fiquei com muita vontade de ir me aperfeiçoando na área e realmente me encontrei nela.

Essa área de computação aplicada a saúde, tenho a impressão de ser a que mais cresce.
Não sou nenhum aluno excelente academicamente falando, mas até que sou esforçado. Minhas notas sempre foram medianas. Mas mesmo assim sempre quis ir adiante nos estudos e sempre me interessei muito em aplicar os conhecimentos adquiridos, na prática. Talvez esse seja meu diferencial, eu sei aplicar todos meus conhecimentos na prática com muita facilidade. É difícil encontrar bons programadores, que dominem as ferramentas comerciais mais modernas, em cursos de mestrado e doutorado. Geralmente o pessoal vai de matlab e pronto. Então se eu puder dar uma dica é de sempre aliar os conhecimentos teóricos à prática.
Mas você também trabalhou sempre em empresas privadas né? USP vai ser sua primeira vez como "funcionário do governo"?
Você trabalha com quais linguagens nesse ramo? É deveras interessante esse tipo de aplicação na área de TI.
Mas continua nesse seu ritmo cara, pelo seu relato você tem muito chão pela frente! Parabéns.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Mas você também trabalhou sempre em empresas privadas né? USP vai ser sua primeira vez como "funcionário do governo"?
Você trabalha com quais linguagens nesse ramo? É deveras interessante esse tipo de aplicação na área de TI.
Mas continua nesse seu ritmo cara, pelo seu relato você tem muito chão pela frente! Parabéns.
Sim, sempre trabalhei em empresas privadas.

Eu sei muitas linguagens. [emoji23]
C, C++, C#, Java, Kotlin, Python, JavaScript...
Isso é o que eu lembro agora. Hehe
Mas pra esse tipo de aplicação, o mais utilizado é Python, sem dúvida!

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 
Topo Fundo