O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


MiSTer FPGA na área :D [+ impressões!] [+N64!!!1!1!!!]

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Core do Sega Saturn para mister FPGA iniciado!





giphy.gif


Do mesmo autor do core do snes, pc engine e mega cd. Esse cara eh fera!!!



Caralhº. não sabia que essa joça era capaz de implementar Saturn. Será? Ou é só "proof of concept"? Se interpreta Saturn roda qualquer coisa esse barato, em matéria de arcade principalmente...

Independente fiquei com vontade mas... queria um vendedor quente que realmente colocasse o preço abaixo de 50 doletas.

Ta que tem que esperar ser taxado até em biribinha hoje em dia, mas porr@, ia dar quase uns 2 mil paus nessa zoeira aí se me taxam sobre o valor total...
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.744
Reações
13.776
Pontos
803
Caralhº. não sabia que essa joça era capaz de implementar Saturn. Será? Ou é só "proof of concept"? Se interpreta Saturn roda qualquer coisa esse barato, em matéria de arcade principalmente...

Independente fiquei com vontade mas... queria um vendedor quente que realmente colocasse o preço abaixo de 50 doletas.

Ta que tem que esperar ser taxado até em biribinha hoje em dia, mas porr@, ia dar quase uns 2 mil paus nessa zoeira aí se me taxam sobre o valor total...

cyclone V aguenta o psx e saturn sim, ate o fim do ano com certeza ja vai estar bem avancado esses dois cores.

Ate N64 com um pouco mais de trabalho no codigo vai ser capaz tb nesse fpga.

O que comprei no ali saiu somando tudo por 1450 reais e nao paguei taxa. Jogo todos os dias a noite ao chegar do trabalho, valeu cada centavo.
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.882
Reações
7.640
Pontos
453
cyclone V aguenta o psx e saturn sim, ate o fim do ano com certeza ja vai estar bem avancado esses dois cores.

Ate N64 com um pouco mais de trabalho no codigo vai ser capaz tb nesse fpga.

O que comprei no ali saiu somando tudo por 1450 reais e nao paguei taxa. Jogo todos os dias a noite ao chegar do trabalho, valeu cada centavo.
Valor bem salgado com esse dólar nas alturas, meu kit do Pi 4 versão 4GB de ram comprei no Ali também uns 6 meses após o lançamento, veio completo (com fonte paralela) mas comprei separado a fonte original e tudo saiu por menos de 400 reais.

Fiquei interessado nesse core de Saturn, talvez futuramente se achar com um preço bom eu comprarei o kit do mister.

No momento o Retropie vem me atendendo bem, independente do sistema escolhido foda é arrumar tempo para jogar com zilhões de jogos a disposição, algo inimaginável quando éramos moleques.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.744
Reações
13.776
Pontos
803
Valor bem salgado com esse dólar nas alturas, meu kit do Pi 4 versão 4GB de ram comprei no Ali também uns 6 meses após o lançamento, veio completo (com fonte paralela) mas comprei separado a fonte original e tudo saiu por menos de 400 reais.

Fiquei interessado nesse core de Saturn, talvez futuramente se achar com um preço bom eu comprarei o kit do mister.

No momento o Retropie vem me atendendo bem, independente do sistema escolhido foda é arrumar tempo para jogar com zilhões de jogos a disposição, algo inimaginável quando éramos moleques.

a proposta do fpga nao eh emulacao, por isso ser caro

se um notebook ou rpi atende, so digo va em frente pq o importante eh estar se divertindo

se o dolar um dia baixar, espero q o fpga se torne cada vez mais popular de agora em diante
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.993
Pontos
1.003
a proposta do fpga nao eh emulacao, por isso ser caro

se um notebook ou rpi atende, so digo va em frente pq o importante eh estar se divertindo

se o dolar um dia baixar, espero q o fpga se torne cada vez mais popular de agora em diante
Sim, tem milhões de aplicações, rodar jogo de 30 anos atrás é até pouco do que um FPGA consegue fazer :^)
 


Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Já chegou? foi taxado? (se não chegou boa sorte :kjoinha )

Chegou! Pra minha surpresa, chegou essa semana... então, durou pouco mais de duas semanas, sem taxar :) :) :)

E, bem, como a coisinha chegou aqui e vou deixar minhas impressões também.

O setup é... menos truncado do que eu pensei mas ainda sim um tanto "enrolado", mas isso já era de se esperar. Se você tiver um daqueles dongles wifi antigos provavelmente vai funcionar nele via usb, o que quebra um galho por não precisar usar cabo de rede, podendo aí transferir arquivos via FTP e baixar updates sem maiores esforços.

E quais são as opiniões?

Até agora, no meu caso... muito boas, ainda que algumas sejam Mista"rs" (pa pum tssshh)

Não, brincadeira, a unica a parte "ruim" é justamente é o quão "bare bones" é o projeto ainda em alguns detalhes. Não ajuda que a comunidade é basicamente formada por elitistas, então pro meu setup (que é usar um monitor vga) eu tive que futucar sozinho e ainda sim não consegui resolver alguns pequenos problemas.

De fato eu consegui fazer funcionar em resolução nativa criando modelines e dobrando a taxa de frequência vertical criando basicamente modos de video com uma a resolução horizontal alta e a resolução vertical é a resolução nativa (224, 240), com uma frequencia vertical nativa multiplicada por 2 (algo em torno de 120hz a depender do core em questão)

O que torna possível o display de resolução nativa com scanlines vísiveis em um display 31khz

A PARTE RUIM é que.. Ele tem alguns modos de Vsync embutidos mal explicados além de outras opções de videos ininteligíveis de inicio (como tudo feito por uma comunidade de nerds elitistas), mas ainda sim eu não consegui deixar 100%, então de tempos e tempos a imagem da uma quase imperceptível "engasgadinha" no scroll.

NO ENTANTO, surpreendentemente... desabilitando no ini a opção vga_scale (e habilitando a opção de forçar doublescan), eu consegui resultados... visualmente... praticamente identicos ao olho menos psicótico usando o filtro/efeito CRT 75%.

173214173215

Da pra saber visivelmente qual imagem está rodando em resolução vertical nativa (224) ou escalonado em 640x480 + filtro CRT? Pois é, eu também fiquei surpreso e agora eu vou passar a usar assim (a primeira imagem é nativo, a segunda é 640x480 mais filtro scanline)

Isso claro não é necessário (pelo menos aparentemente, em testes preliminares) se preocupar se você possui alguma solução RGB 15khz como monitores de broadcast (pvm, bvms, etc), ou alguma tv com saída componente (ele tambem suporta, mas voce vai precisar confecionar um cabo vga > componente). Desse jeito você basicamente estará rodando tudo em resolução e frequência nativa, como no real deal. Funciona bem?

173216

Aqui a mesma coisa só que rodando em um monitor 15khz

Bem legal também, mas lembre-se que o Mister não suporta resoluções entrelaçadas, mesmo nos menus. Por quê? Porque o lider do projeto "não gosta" e responde coisas como "arranje uma tv melhor" aos seus "plebeus".
Há um conversor para video composto/S-video pra ser lançado agora em março caso você possua uma tv de 14 que só tenha composto, pode ser uma boa também.

Se você usa monitores mais modernos em conjunto com os filtros embutidos de scanlines darão resultados bons também, mesmo que a resolução não seja nativamente alcançada. AINDA SIM, talvez você vá ter que se aventurar a criar modelines a depender do seu setup, mexer em configurações de video (como ativar integer scaling), e etc.
A verdade é que a configuração de display vai te fazer arrancar os pentelhos dependendo do seu setup, mas nada que futucar por dias a fio não resolva.


Agora, na parte "jogável" a parte ruim, não citando OBVIAMENTE a falta de arcades implementados, é justamente a ausência de "features" que se encontra em emuladores deeeeesde os tempos do Nesticle.

Coisas como Save State, por exemplo, apenas um core possui até onde eu sei (o Core de GBA).

Isso é especialmente ruim em cores de arcade. Se você quiser salvar o estado em uma fase ou parte pra treinar pra por exemplo a zerar com uma ficha... você não pode aqui. É o Real Deal, é como realmente estar jogando numa pcb.

Não é que seja impossível implementar, mas essa primeira leva de desenvolvedores aparentam ser, no geral, "arrogantemente" puristas, e uma vez que grande parte dos cores precisam ser reescritos pra que esse tipo de funcionalidade seja adicionada, e ainda correndo o risco de mexer em algo que não deve (os cores ainda estão em desenvolvimento), eu realmente não sei se coisas como save states e rewind terão lugar comum tão cedo. É possível! O core do gba mesmo possui rewind, mas não é algo pro futuro próximo that's 4 SURE

Alias, como dito anteriormente sobre a comunidade em torno da coisa é que, do pouco que eu vi, é basicamente formada por elitistas chorões. O próprio lider do projeto é meio pnc, chegando ao ponto de ter que criar um tópico no forum oficial "se explicando por ele ser assim". Se alguem precisa criar um tópico em um forum de seu projeto pra explicar o porquê dele ser pnc, dá pra ter uma noção de como é a coisa.
então se isso é algo que incomoda, tenha isso em mente... não é uma boa comunidade pra se perguntar ou requisitar coisas, mas tem bastante video no youtube explicando os guere gueres pra fazer funcionar esse ou aquele core, só que precisa ter paciência... você vai levar um final de semana até começar a entender como a joça funciona, isso é certeza.


"Vale a pena?"

Ok, agora a parte boa

O que você tem que levar em conta é que você tem um bagulho menor que um joystick que "emula" jogos em performance igual ou até melhor que pcs parrudos utilizando de emuladores/cores de precisão elevada, e com baixa latência de comando (algo alcançável apenas com opções extremamente taxativas na CPU). Nós estamos falando de máquinas modernas aqui, I5 pra cima, que consigam utilizar de emuladores com precisão + opções para minimizar latência (Frame Delay/Runahead)

Há cores inclusive que possuem precisão sem igual (muito embora ainda apresente uma ou outra falha em alguns jogos a ser resolvidas), como o caso do core de CPS1 feito pelo jotego, tornando-se aí a opção mais próxima de se jogar numa placa de fliper original, que como eu já falei, são extremamente caras hoje em dia e falhas.

A grande vantagem sem dúvida é o input lag que é praticamente inexistente, vai depender só do seu setup de video/controle. E você nota a diferença em input lag na hora, é realmente próximo de nada, ou mesmo nada, a depender da sua neurose placebo do dia. Em todo caso, em comparação com hardware original, é uma excelente opção de qualquer forma tendo em vista displays modernos não se darem bem com sinal analógico de consoles antigos, sendo necessário o uso de upscalers que adicionam algum grau mínimo de lag, ficando elas por elas.

A grande desvantagem é o preço do negocio e a falta de opções clássicas nos cores, e claro, sendo algo preliminar ainda, nem tudo é perfeito também, não é porque os cores estão aí que eles não possuem bugs ou coisas a serem resolvidas. Quanto ao setup do video é algo realmente, ironicamente, melhor utilizado com monitores modernos. Tipo assim, BEM modernos... tem pessoas fazendo modelines pra tvs 4k.

Se você não liga pra algumas convenções de emulação e quer apenas jogar os jogos o mais originalmente possivel, você vai ter um Snes com Super Gameboy, um Mega Drive com Sega Cd e 32x, um Game boy Player (GBA), um PC Engine, um Nes, um Master System, um Atari 2600, um Neogeo, todas as pcbs de CPS1, e computadores como Amiga, c64, e até mesmo um 486 antigão pra rodar coisas do DOS ou mesmo um Windows 95, entre outros sistemas já implementados com certo grau de excelência, tudo isso em algo menor que um pão francês.

Em uma nota mais subjetiva, acompanhar o desenvolvimento é bem nostálgico. É basicamente voltar mais de 20 anos na cena da emulação, com aquela expectativa de "quando que tal coisa vai ser emulada". No momento particularmente fico no aguardo de cores das placas da Midway (Mortal Kombat, Nba Jam, Smash TV), e dos arcades da Konami (Vendetta, Sunset Riders, Tartarugas...) e da System-16 da Sega (Shinobi, Golden Axe...), que ainda nem foram iniciados.

É óbvio que essa placa não vai durar pra sempre, e novas implementações terão que ser feitas em hardware mais potente. Há cores em desenvolvimento como o de PS1 e o de Saturn, mas ainda sim é coisa na base do "veremos" como vai ser, muitos dizem não ser possível o Sega Saturn, por exemplo, tratando-se de algo pra uma futura placa com mais espaço para implementação.
Coisas como n64 pra frente e arcades de hardware complexo como os Killer Instinct ou hardwares parrudos da Namco e Sega é muito provavel que não seja possível com a solução atual, o que é okay, porque tem muita coisa ainda a ser realizada nessa plaquinha por alguns anos ainda, mas do jeito que já está já é muito bom.
 
Ultima Edição:

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
@Retroaholic Kct, quanta dificuldade...

Core de arcade é só NeoGeo e CPS1? Confirma produção?

Tipo, se eu fiz a configuração pra CPS1, terei que fazer outra do zero pra NeoGeo?
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
@Retroaholic Kct, quanta dificuldade...

Core de arcade é só NeoGeo e CPS1? Confirma produção?

Tipo, se eu fiz a configuração pra CPS1, terei que fazer outra do zero pra NeoGeo?

Pra ter uma ideia eu nem consegui fazer funcionar NeoGeo ainda.

Romset é diferente do mame (as roms precisam ser não encriptadas). Achei no archive.org a romset do darksoft (romset de multicart de neogeo), aí vou tentar de novo. Não é tão diferente de emuladores, mas tem que colocar os arquivos nas pastas corretas.

Tem bastante core de jogos do tempo do ronca... coisa tipo pac man, donkey kong, galaga... Gauntlet! Tem até um core perdido do DodonPachi (shmup da cave), mas o grosso é neogeo e cps1/1.5 e o vindouro core de cps2 que está em beta (eu entrei no patreon do cara que ta fazendo... até agora só roda Super Puzzle Fighter mesmo mas diz que essa semana vai lançar outros jogos)

Configuração se resume em mapear os botões e/ou escolher um filtro. Mas é, você vai ter que configurar pelo menos a primeira vez.

Dentro do INI principal voce pode criar configurações à parte pra cada core também.


Uma coisa que eu não comentei: Alguns cores possuem opções interessantes.

O core de genesis, por exemplo, tem opção de overclock (acho que a maioria dos cores de console possui)

Pra jogar Road Rash é uma boa.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.744
Reações
13.776
Pontos
803
Pra ter uma ideia eu nem consegui fazer funcionar NeoGeo ainda.

Romset é diferente do mame (as roms precisam ser não encriptadas). Achei no archive.org a romset do darksoft (romset de multicart de neogeo), aí vou tentar de novo. Não é tão diferente de emuladores, mas tem que colocar os arquivos nas pastas corretas.

Tem bastante core de jogos do tempo do ronca... coisa tipo pac man, donkey kong, galaga... Gauntlet! Tem até um core perdido do DodonPachi (shmup da cave), mas o grosso é neogeo e cps1/1.5 e o vindouro core de cps2 que está em beta (eu entrei no patreon do cara que ta fazendo... até agora só roda Super Puzzle Fighter mesmo mas diz que essa semana vai lançar outros jogos)

Configuração se resume em mapear os botões e/ou escolher um filtro. Mas é, você vai ter que configurar pelo menos a primeira vez.

Dentro do INI principal voce pode criar configurações à parte pra cada core também.


Uma coisa que eu não comentei: Alguns cores possuem opções interessantes.

O core de genesis, por exemplo, tem opção de overclock (acho que a maioria dos cores de console possui)

Pra jogar Road Rash é uma boa.

pra rodar neogeo tem que uar o romset do darksoft, ai roda tudinho sem problemas.
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
pra rodar neogeo tem que uar o romset do darksoft, ai roda tudinho sem problemas.

Sim eu baixei aqui no archive.org e funcionou.

Orra, eu não sei se é ruindEZA só ou não, mas tentei jogar o Cadilaque e Dino aqui (versão americana que dropa mais cara na tela), e PUT@ QUE PARIU, os inimigo tão agressivo pra caraio. Só faltava ser implementação mais condizente com hardware original provocar isso =D, mas é... fazer 1cc nessa joça mas nem f* mais... tem que botar o maximo de vida, maximo de ganho de vida por ponto e... e ver o que dá.

Saiu novo core de CPS2 hoje no patreon do Jotego

Street Fighter Zero
Capcom Sports Club (o tenis desse é muito bacana)
Mighty Pang
e os dois Megamans de Arcade (se bem que o primeiro já rodava na CPS1)
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
rollcage e spyro fpga

ta evoluindo bem rapido mesmo!





Surpreendente mesmo!

Li um comentário do cara e ele diz que o objetivo não tem como ser "100% preciso" pelo tamanho dos chips, mas algo mais preciso do que emuladores convencionais é possível.

Se conseguirem o nivel de precisão de um Mednafen já vai estar perfeito.
O bom é que implementando Playstation por tabela daria pra fazer alguns cores de arcades baseados nele, mais notavelmente as Capcom ZN 1 e 2, e a Namco System 11 e 12 dos Tekkens/Soul Edges da vida.


Outra novidade é que saiu no patreon do Jotego mais dois jogos de CPS2:

Puzz Loop e o Alien vs Predator.

Vou testar mais tarde mudando as configurações da placa pra dar 30 mil vidas. Quero ser feliz me enganando que consigo zerar com uma ficha =D
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.744
Reações
13.776
Pontos
803
@Retroaholic

vc esta usando aquele modeline do atrac17? So vejo elogios no twitter,


1.jpg


1.jpg


1.jpg


1.jpg


1.jpg


1.jpg

Ainda nao entendo muito bem sobre o crop 5x e como deveria ficar corretamente a imagem

So sei que nes e snes, quando uso crop 5x fica certinho no topo e fundo a imagem na tela, igual o bob do rgb channel mostrou com o exemplo de zelda ALTTP, mas mega drive e arcade ou corta a parte de baixo ou o topo. Ainda nao consegui ajustar usando aquelas opcoes de -8 ou -12 etc.

uso um monitor 27'' fullhd
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
@Retroaholic

vc esta usando aquele modeline do atrac17? So vejo elogios no twitter,


1.jpg


1.jpg


1.jpg


1.jpg


1.jpg


1.jpg

Ainda nao entendo muito bem sobre o crop 5x e como deveria ficar corretamente a imagem

So sei que nes e snes, quando uso crop 5x fica certinho no topo e fundo a imagem na tela, igual o bob do rgb channel mostrou com o exemplo de zelda ALTTP, mas mega drive e arcade ou corta a parte de baixo ou o topo. Ainda nao consegui ajustar usando aquelas opcoes de -8 ou -12 etc.

uso um monitor 27'' fullhd

Eu uso monitor VGA (tubo) desabilitando a opção Vga_scaler, então ele basicamente só duplica o numero de linhas pra que seja possível display em 31khz.
Pra monitor crt é okay, mas imagino que pra monitor led/lcd seja melhor usar a resolução nativa do monitor em questão

Eu dei uma procurada aqui e parece que é uma limitação "por core".

Parece que só recentemente o Sorlig atualizou os cores de console pra suportar a feature.

Ce ja tentou criar uma modeline com multiplo de 224 (resolução nativa das placas cps1)

Essa planilha pode ajudar

http://ramos.elo.utfsm.cl/~elo212/docs/CVTd6r1.xls

A ordem é
Horizontal Resolution, Horizontal front porch, Horizontal Sync, Hor Back Porch, Vertical Resolution, V Front Porch, V Sync, V Back Porch, Actual Pixel Frequency (pixel clock)
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.744
Reações
13.776
Pontos
803
Saiu uma materia sobre o mister no The Verge

Building the ultimate retro computer

The MiSTer FPGA project recreates classic hardware




Lembro que o raspberry pi no comeco foi assim, aos poucos um aqui e outro ali falando, ate ganhar a notoriedade que tem hoje.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.999
Pontos
1.304
Eu acho isso legal porque você mantém o original acessível de certa forma, porém esse lance de perfeição e etc. Eu larguei mão, tinha uma época no PC que eu fazia de tudo pro jogo rodar 60fps liso, passava horas achando solução pra stutter e etc. E no final dropava o jogo, acabava passando mais tempo configurando que jogando.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Amanhã o Jotego vai liberar mais jogos de CPS2, um deles é o meu shmup vertical favorito, o MAGAVIGOSO 19XX.

Semana passada ele deu um "tease" postando uma imagem relacionada a um livro de D&D, então seria bacana se ele liberasse o Tower of Doom, mas acho que deve ficar pra depois...

Cara quer faturar também com o Patreon =D

Eu acho isso legal porque você mantém o original acessível de certa forma, porém esse lance de perfeição e etc. Eu larguei mão, tinha uma época no PC que eu fazia de tudo pro jogo rodar 60fps liso, passava horas achando solução pra stutter e etc. E no final dropava o jogo, acabava passando mais tempo configurando que jogando.

Sent from my MI 9 using Tapatalk

Mas essa é que a vantagem do negocio. Uma vez configurado inicialmente não há mais nada o que se preocupar. Dependendo do seu setup de video nem leva tanto tempo também.

Perfeição é relativa, mas em materia de compatibilidade e desempenho, como eu disse no Post gigante, apenas setups parrudos e bem configurados rivalizam.
 
Ultima Edição:

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.744
Reações
13.776
Pontos
803
Eu acho isso legal porque você mantém o original acessível de certa forma, porém esse lance de perfeição e etc. Eu larguei mão, tinha uma época no PC que eu fazia de tudo pro jogo rodar 60fps liso, passava horas achando solução pra stutter e etc. E no final dropava o jogo, acabava passando mais tempo configurando que jogando.

Sent from my MI 9 using Tapatalk

por isso que o mister se diferencia de emulacao, uma vez configurado o script, que eh feito automaticamente a organizacao das pastas, eh so rodar a rom e pronto!

Eh como colocar o cartucho no console e play. Nao tem que ligar o pc, esperar o pc terminar de carregar, ir na pasta do emulador, rodar, dar alt+enter pra entrar em tela cheia, nao tem que mudar resolucao, nao tem que adicionar filtro de imagem, nada de frameskip, habilitar ou nao vsync, framebuffer e tal :kzonzo

Hoje mesmo, acabei de chegar em casa do trabalho, liguei o mister, menos de 5s ja estava na tela de menu, selecionei advance wars do gba e pronto, ja estava jogando. Joguei 1h tranquilo :D
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
por isso que o mister se diferencia de emulacao, uma vez configurado o script, que eh feito automaticamente a organizacao das pastas, eh so rodar a rom e pronto!

Eh como colocar o cartucho no console e play. Nao tem que ligar o pc, esperar o pc terminar de carregar, ir na pasta do emulador, rodar, dar alt+enter pra entrar em tela cheia, nao tem que mudar resolucao, nao tem que adicionar filtro de imagem, nada de frameskip, habilitar ou nao vsync, framebuffer e tal :kzonzo

Hoje mesmo, acabei de chegar em casa do trabalho, liguei o mister, menos de 5s ja estava na tela de menu, selecionei advance wars do gba e pronto, ja estava jogando. Joguei 1h tranquilo :D
Vai me desculpar, não tirando o mérito do Mister, mas dá pra fazer tudo isso e muito mais com emulação.
 

Rodders

Supra-sumo
Mensagens
538
Reações
1.855
Pontos
183
Amanhã o Jotego vai liberar mais jogos de CPS2, um deles é o meu shmup vertical favorito, o MAGAVIGOSO 19XX.

Semana passada ele deu um "tease" postando uma imagem relacionada a um livro de D&D, então seria bacana se ele liberasse o Tower of Doom, mas acho que deve ficar pra depois...

Cara quer faturar também com o Patreon =D



Mas essa é que a vantagem do negocio. Uma vez configurado inicialmente não há mais nada o que se preocupar. Dependendo do seu setup de video nem leva tanto tempo também.

Perfeição é relativa, mas em materia de compatibilidade e desempenho, como eu disse no Post gigante, apenas setups parrudos e bem configurados rivalizam.

Ah... pensei que era Giga Wing...:kjoinha
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Ah... pensei que era Giga Wing...:kjoinha

Pior que eu nunca dei muita chance pro Giga Wing. Acho que também porque saiu muito tarde (nem cheguei a jogar nos flipers na época acho que só foi emulado por volta de 2003 ou 4), mas é legal sim.

Mas o 19XX eu já gosto justamente porque é fácil =D. Só na ultima fase mesmo que eles esculacham.

Eu ainda tenho a PCB em algum armário. Só não sei se funciona (a bateria ja tinha sido removida).

*Por curiosidade procurei aqui e vi que a XOR do Gigawing foi lançada pelo Razoola em 11 de setembro de 2002. Data estranha pra um jogo de avião :S
 
Ultima Edição:

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.999
Pontos
1.304
por isso que o mister se diferencia de emulacao, uma vez configurado o script, que eh feito automaticamente a organizacao das pastas, eh so rodar a rom e pronto!

Eh como colocar o cartucho no console e play. Nao tem que ligar o pc, esperar o pc terminar de carregar, ir na pasta do emulador, rodar, dar alt+enter pra entrar em tela cheia, nao tem que mudar resolucao, nao tem que adicionar filtro de imagem, nada de frameskip, habilitar ou nao vsync, framebuffer e tal :kzonzo

Hoje mesmo, acabei de chegar em casa do trabalho, liguei o mister, menos de 5s ja estava na tela de menu, selecionei advance wars do gba e pronto, ja estava jogando. Joguei 1h tranquilo :D

Cara, sério... Olha o teu texto e o texto do @Retroaholic, nada disso é "Plug & Play".
Pra mim tem que ser igual a console, você escolhe o jogo e joga, tanto que peguei um RG351P por esse motivo, é um portátil cheio de emuladores e jogos, é só ligar e escolher o jogo.

Esse esquema de querer "a experiência perfeita" é o que foi me afastando dos jogos uns tempos atrás, fiquei quase um mês com problemas no AC: Odyssey e quando arrumei todos os problemas eu não tinha mais tempo e saco para jogar o jogo.

Por isso agora é assim, jogo de PC que fica com travadinhas e problemas eu já faço refund e nem me estresso, mesma coisa para emuladores, tanto que o RG351P tem uma atualização que já vem tudo configurado o máximo é trocar o filtro/shader a seu gosto e pronto.

E eu vejo se o negócio é bom no seguinte teste : Se eu puder segurar o dash+tiro carregado e escalar no Megaman X então é sinal que a emulação está me atendendo, no PC com controle bluetooth isso falhou, daí só liguei o cabo e problema resolvido.
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Cara, sério... Olha o teu texto e o texto do @Retroaholic, nada disso é "Plug & Play".
Pra mim tem que ser igual a console, você escolhe o jogo e joga, tanto que peguei um RG351P por esse motivo, é um portátil cheio de emuladores e jogos, é só ligar e escolher o jogo.

Esse esquema de querer "a experiência perfeita" é o que foi me afastando dos jogos uns tempos atrás, fiquei quase um mês com problemas no AC: Odyssey e quando arrumei todos os problemas eu não tinha mais tempo e saco para jogar o jogo.

Por isso agora é assim, jogo de PC que fica com travadinhas e problemas eu já faço refund e nem me estresso, mesma coisa para emuladores, tanto que o RG351P tem uma atualização que já vem tudo configurado o máximo é trocar o filtro/shader a seu gosto e pronto.

E eu vejo se o negócio é bom no seguinte teste : Se eu puder segurar o dash+tiro carregado e escalar no Megaman X então é sinal que a emulação está me atendendo, no PC com controle bluetooth isso falhou, daí só liguei o cabo e problema resolvido.

Não, mas o setup de nada é plug and play. Montar um PC dá trabalho, instalar um Sistema operacional, até instalar uma TV dá trabalho de montar na parede hoje em dia.

Eu demorei pra arrumar o negocio porque meu setup é meio "atípico" e porque eu sou fresco (acostumado a rodar resolução nativa pelo CRT Emudriver). Aliás, arrumar uma placa ATI compatível, instalar o Windows 7 só pra isso, instalar driver, mexer em Inis pro driver pega a faixa de frequencia/resolução correta é tri vezes mais trabalhoso que foi setar o Mister.

Uma vez que eu percebi que ativando a opção de Duplicar linha de resolução (pra ser compativel com monitor 31khz/vga) e utilizar do efeito de scanline native dava o mesmo resultado visual de rodar a 120hz, hoje eu nem perco mais tempo configurando nada. E e eu nem preciso tirar o cartão SD ou plugar nenhum cabo pra passar ou tirar coisa dentro dele: é possível acessá-lo a qualquer hora usando um cliente FTP tipo o Filezilla

AS VEZES eu ainda testo alguma coisa ali e aqui, por exemplo, eu recentemente mudei a resolução do core de GBA pra rodar aqui a 1280 x 1024 junto com filtro LCD que ele vem junto, e fica legal, além de poder usar a tela inteira (coisa que com o "vga_scaler" desabilitado, que é o que eu uso pro resto, não é possível).


Mas sim, vai demandar um tempo inicial. A coisa toda ainda não é "perfeita" também, mas... tem muita coisa que é muito bom já.

A grande questão é: se a pessoa ela consegue jogar no pc sem muita "frescura", consegue jogar com o input lag que muitos "devices" possuem, realmente não é necessário.

mas HÁ uma diferença. Especialmente no departamento de input lag, desempenho... é algo bem, bem bacana. Você de cara "ahmmmmm... o hype é real". Mas nada que um PC parrudo hoje em dia não faça.
 
Topo Fundo