Já chegou? foi taxado? (se não chegou boa sorte
)
Chegou! Pra minha surpresa, chegou essa semana... então, durou pouco mais de duas semanas, sem taxar :) :) :)
E, bem, como a coisinha chegou aqui e vou deixar minhas impressões também.
O setup é... menos truncado do que eu pensei mas ainda sim um tanto "enrolado", mas isso já era de se esperar. Se você tiver um daqueles dongles wifi antigos provavelmente vai funcionar nele via usb, o que quebra um galho por não precisar usar cabo de rede, podendo aí transferir arquivos via FTP e baixar updates sem maiores esforços.
E quais são as opiniões?
Até agora, no meu caso... muito boas, ainda que algumas sejam Mista"rs" (pa pum tssshh)
Não, brincadeira, a unica a parte "ruim" é justamente é o quão "bare bones" é o projeto ainda em alguns detalhes. Não ajuda que a comunidade é basicamente formada por elitistas, então pro meu setup (que é usar um monitor vga) eu tive que futucar sozinho e ainda sim não consegui resolver alguns pequenos problemas.
De fato eu consegui fazer funcionar em resolução nativa criando modelines e dobrando a taxa de frequência vertical criando basicamente modos de video com uma a resolução horizontal alta e a resolução vertical é a resolução nativa (224, 240), com uma frequencia vertical nativa multiplicada por 2 (algo em torno de 120hz a depender do core em questão)
O que torna possível o display de resolução nativa com scanlines vísiveis em um display 31khz
A PARTE RUIM é que.. Ele tem alguns modos de Vsync embutidos mal explicados além de outras opções de videos ininteligíveis de inicio (como tudo feito por uma comunidade de nerds elitistas), mas ainda sim eu não consegui deixar 100%, então de tempos e tempos a imagem da uma quase imperceptível "engasgadinha" no scroll.
NO ENTANTO, surpreendentemente... desabilitando no ini a opção vga_scale (e habilitando a opção de forçar doublescan), eu consegui resultados... visualmente... praticamente identicos ao olho menos psicótico usando o filtro/efeito CRT 75%.
Da pra saber visivelmente qual imagem está rodando em resolução vertical nativa (224) ou escalonado em 640x480 + filtro CRT? Pois é, eu também fiquei surpreso e agora eu vou passar a usar assim (a primeira imagem é nativo, a segunda é 640x480 mais filtro scanline)
Isso claro não é necessário (pelo menos aparentemente, em testes preliminares) se preocupar se você possui alguma solução RGB 15khz como monitores de broadcast (pvm, bvms, etc), ou alguma tv com saída componente (ele tambem suporta, mas voce vai precisar confecionar um cabo vga > componente). Desse jeito você basicamente estará rodando tudo em resolução e frequência nativa, como no real deal. Funciona bem?
Aqui a mesma coisa só que rodando em um monitor 15khz
Bem legal também, mas lembre-se que o Mister não suporta resoluções entrelaçadas, mesmo nos menus. Por quê? Porque o lider do projeto "não gosta" e responde coisas como "arranje uma tv melhor" aos seus "plebeus".
Há um conversor para video composto/S-video pra ser lançado agora em março caso você possua uma tv de 14 que só tenha composto, pode ser uma boa também.
Se você usa monitores mais modernos em conjunto com os filtros embutidos de scanlines darão resultados bons também, mesmo que a resolução não seja nativamente alcançada. AINDA SIM, talvez você vá ter que se aventurar a criar modelines a depender do seu setup, mexer em configurações de video (como ativar integer scaling), e etc.
A verdade é que a configuração de display vai te fazer arrancar os pentelhos dependendo do seu setup, mas nada que futucar por dias a fio não resolva.
Agora, na parte "jogável" a parte ruim, não citando OBVIAMENTE a falta de arcades implementados, é justamente a ausência de "features" que se encontra em emuladores deeeeesde os tempos do Nesticle.
Coisas como Save State, por exemplo, apenas um core possui até onde eu sei (o Core de GBA).
Isso é especialmente ruim em cores de arcade. Se você quiser salvar o estado em uma fase ou parte pra treinar pra por exemplo a zerar com uma ficha... você não pode aqui. É o Real Deal, é como realmente estar jogando numa pcb.
Não é que seja impossível implementar, mas essa primeira leva de desenvolvedores aparentam ser, no geral, "arrogantemente" puristas, e uma vez que grande parte dos cores precisam ser reescritos pra que esse tipo de funcionalidade seja adicionada, e ainda correndo o risco de mexer em algo que não deve (os cores ainda estão em desenvolvimento), eu realmente não sei se coisas como save states e rewind terão lugar comum tão cedo. É possível! O core do gba mesmo possui rewind, mas não é algo pro futuro próximo that's 4 SURE
Alias, como dito anteriormente sobre a comunidade em torno da coisa é que, do pouco que eu vi, é basicamente formada por elitistas chorões. O próprio lider do projeto é meio pnc, chegando ao ponto de ter que criar um tópico no forum oficial "se explicando por ele ser assim". Se alguem precisa criar um tópico em um forum de seu projeto pra explicar o porquê dele ser pnc, dá pra ter uma noção de como é a coisa.
então se isso é algo que incomoda, tenha isso em mente... não é uma boa comunidade pra se perguntar ou requisitar coisas, mas tem bastante video no youtube explicando os guere gueres pra fazer funcionar esse ou aquele core, só que precisa ter paciência... você vai levar um final de semana até começar a entender como a joça funciona, isso é certeza.
"Vale a pena?"
Ok, agora a parte boa
O que você tem que levar em conta é que você tem um bagulho menor que um joystick que "emula" jogos em performance igual ou até melhor que pcs parrudos utilizando de emuladores/cores de precisão elevada, e com baixa latência de comando (algo alcançável apenas com opções extremamente taxativas na CPU). Nós estamos falando de máquinas modernas aqui, I5 pra cima, que consigam utilizar de emuladores com precisão + opções para minimizar latência (Frame Delay/Runahead)
Há cores inclusive que possuem precisão sem igual (muito embora ainda apresente uma ou outra falha em alguns jogos a ser resolvidas), como o caso do core de CPS1 feito pelo jotego, tornando-se aí a opção mais próxima de se jogar numa placa de fliper original, que como eu já falei, são extremamente caras hoje em dia e falhas.
A grande vantagem sem dúvida é o input lag que é praticamente inexistente, vai depender só do seu setup de video/controle. E você nota a diferença em input lag na hora, é realmente próximo de nada, ou mesmo nada, a depender da sua neurose placebo do dia. Em todo caso, em comparação com hardware original, é uma excelente opção de qualquer forma tendo em vista displays modernos não se darem bem com sinal analógico de consoles antigos, sendo necessário o uso de upscalers que adicionam algum grau mínimo de lag, ficando elas por elas.
A grande desvantagem é o preço do negocio e a falta de opções clássicas nos cores, e claro, sendo algo preliminar ainda, nem tudo é perfeito também, não é porque os cores estão aí que eles não possuem bugs ou coisas a serem resolvidas. Quanto ao setup do video é algo realmente, ironicamente, melhor utilizado com monitores modernos. Tipo assim, BEM modernos... tem pessoas fazendo modelines pra tvs 4k.
Se você não liga pra algumas convenções de emulação e quer apenas jogar os jogos o mais originalmente possivel, você vai ter um Snes com Super Gameboy, um Mega Drive com Sega Cd e 32x, um Game boy Player (GBA), um PC Engine, um Nes, um Master System, um Atari 2600, um Neogeo, todas as pcbs de CPS1, e computadores como Amiga, c64, e até mesmo um 486 antigão pra rodar coisas do DOS ou mesmo um Windows 95, entre outros sistemas já implementados com certo grau de excelência, tudo isso em algo menor que um pão francês.
Em uma nota mais subjetiva, acompanhar o desenvolvimento é bem nostálgico. É basicamente voltar mais de 20 anos na cena da emulação, com aquela expectativa de "quando que tal coisa vai ser emulada". No momento particularmente fico no aguardo de cores das placas da Midway (
Mortal Kombat, Nba Jam, Smash TV), e dos arcades da Konami (Vendetta, Sunset Riders, Tartarugas...) e da System-16 da Sega (Shinobi, Golden Axe...), que ainda nem foram iniciados.
É óbvio que essa placa não vai durar pra sempre, e novas implementações terão que ser feitas em hardware mais potente. Há cores em desenvolvimento como o de PS1 e o de Saturn, mas ainda sim é coisa na base do "veremos" como vai ser, muitos dizem não ser possível o Sega Saturn, por exemplo, tratando-se de algo pra uma futura placa com mais espaço para implementação.
Coisas como n64 pra frente e arcades de hardware complexo como os Killer Instinct ou hardwares parrudos da Namco e Sega é muito provavel que não seja possível com a solução atual, o que é okay, porque tem muita coisa ainda a ser realizada nessa plaquinha por alguns anos ainda, mas do jeito que já está já é muito bom.