O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Moral no ateísmo

kibebe

Supra-sumo
Mensagens
1.214
Reações
869
Pontos
163
Os religiosos afirmam que sem Deus não existe moral, mas eu defendo que existe moral no ateísmo. Vamos pegar um exemplo, "sem Deus", os religiosos afirmam, "não existe nada que torne errado o assassinato", mas eu penso assim, "imagine se fosse certo matar", o que aconteceria? Todo mundo mataria todo mundo e seria o fim da espécie humana, e além disso ninguém em boas condições deseja ser morto e por isso as pessoas naturalmente criaram uma regra tornando errado o assassinato.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.092
Reações
25.989
Pontos
1.484
existem 2 tipos de morais:

- moral natural, baseada nos nossos instintos (e toda espécie com pelo menos um mínimo de inteligência também tem)
- moral cultural, do qual a religião faz parte, mas não é a ÚNICA fonte de moral cultural (filosofia, etc, também é importante)


A moral de todo mundo, ateu ou não, é uma mistura da moral natural com a moral cultural, mesmo que o ateu não tenha uma moral cultural baseada em religião, ele vai ter baseada em outras fontes (influência cultural do meio que vive, auto reflexão, estudos, etc).
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.669
Reações
30.106
Pontos
1.404
empatia biológica fundamenta nossos princípios morais mais básicos.

Empatia??
Essa nem meu antigo professor de biologia pregava, não vemos muito dessa empatia nos nosso parentes mais proximos

O máximo que eu acreditaria, e com muito esforço....é que a nossa consciência organizada em sociedade manteria uma certa moral, mas bem relativizada, ainda mais no que tange a assuntos não tão graves como assassinato.....agora temas como sexo com crianças por ex, a gente ja vendo o que esta ocorrendo, abortos sem critérios, é questão de décadas até vc poder escolher até que tipo de filho vc vai ter e qual vai abortar
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.968
Reações
30.931
Pontos
1.654
Empatia??
Essa nem meu antigo professor de biologia pregava, não vemos muito dessa empatia nos nosso parentes mais proximos

O máximo que eu acreditaria, e com muito esforço....é que a nossa consciência organizada em sociedade manteria uma certa moral, mas bem relativizada, ainda mais no que tange a assuntos não tão graves como assassinato.....agora temas como sexo com crianças por ex, a gente ja vendo o que esta ocorrendo, abortos sem critérios, é questão de décadas até vc poder escolher até que tipo de filho vc vai ter e qual vai abortar

existem 2 tipos de morais:

- moral natural, baseada nos nossos instintos (e toda espécie com pelo menos um mínimo de inteligência também tem)
- moral cultural, do qual a religião faz parte, mas não é a ÚNICA fonte de moral cultural (filosofia, etc, também é importante)


A moral de todo mundo, ateu ou não, é uma mistura da moral natural com a moral cultural, mesmo que o ateu não tenha uma moral cultural baseada em religião, ele vai ter baseada em outras fontes (influência cultural do meio que vive, auto reflexão, estudos, etc).

concordo com o Ero.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.669
Reações
30.106
Pontos
1.404
concordo com o Ero.

Mas foi o que eu disse, é que o cabra criou dois topicos.
A questão é que a moral natural vai até pessoas ou membros importantes para o "grupo", o que esta de fora não "importa e nem é gente"....vemos isso em nosso parentes primatas, onde só é considerado quem esta no grupo, quem esta fora deve ser exterminado ou simplesmente não importa, e isso vale para filhotes, e eté certo ponto na história os humanos não eram muito diferente, e vire e mexe sempre chegamos perto desta barreira.
O resto da moral precisa ser construída, não vem no pacote, por isso a relativização é sempre um problemão, e nas religiões no geral não se deve aceitar relativização.
 
Ultima Edição:


Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.669
Reações
30.106
Pontos
1.404
Olha só, vc ser ou não ateu não muda um fato muito simples, vc foi criando sob os valores judaicos/cristão, querendo ou não. Então a verdade é muito simples, vc nunca vai saber como seriam seus valores reais.
E mesmo o oriente tb teve a sua sociedade moldada sobre valore religiosos locais...resumo da opera, não existe nenhuma sociedade moderna no mundo que tenha sido formada sem qualquer preceito religioso, logo qualquer valorização de moral ateia é impossível de fazer pq ela é contaminada.

Obviamente estou falando de sociedades modernas, inclusive se formos olhar comunidades indigenas ou que viveram isoladas vemos comportamentos muito semelhantes com os primatas, inclusive acho que esse sempre foi um dos maiores problemas da africa ja que ela era composta por centenas de etnias e tribos que viviam em guerras e não existia uma religião ou algo que as unisse como especie.
 
Ultima Edição:

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.092
Reações
25.989
Pontos
1.484
Mas foi o que eu disse, é que o cabra criou dois topicos.
A questão é que a moral natural vai até pessoas ou membros importantes para o grupo, o que esta de fora não "importa e nem é gente"....vemos muito disso eu nosso parentes primatas e eté certo ponto na história entre os humanos tb, e vire e mexe sempre chegamos perto desta barreira. O resto da moral precisa ser construída

basicamente é isso aí.

a moral natural molda o comportamento básico do grupo necessário à sua sobrevivência, mas nem sempre ela é "boa", ela é boa na medida em que o comportamento ajuda o grupo. Uma tribo pode ser altruísta em relação aos seus próprios membros, mas ao mesmo tempo essa tribo pode ser uma filha da put* contra membros de outra tribo rival, e esse explica muito do comportamento humano em guerras (matar e violentar pessoas de outra nação é visto praticamente como heroísmo).

A moral cultural preenche lacunas deixadas pela moral natural, colocando um freio em comportamento destrutivo que o indivíduo aplica a pessoas que não fazem parte do seu grupo, e dependendo do nível de individualismo da sociedade, "pessoas fora do grupo" pode ser qualquer um que não seja a própria família.
 

kibebe

Supra-sumo
Mensagens
1.214
Reações
869
Pontos
163
Olha só, vc ser ou não ateu não muda um fato muito simples, vc foi criando sob os valores judaicos/cristão, querendo ou não. Então a verdade é muito simples, vc nunca vai saber como seriam seus valores reais.
E mesmo o oriente tb teve a sua sociedade moldada sobre valore religiosos locais...resumo da opera, não existe nenhuma sociedade moderna no mundo que tenha sido formada sem qualquer preceito religioso, logo qualquer valorização de moral ateia é impossível de fazer pq ela é contaminada.
Eu acho que que não matar não é errado apenas por estar escrito na Bíblia não matarás, e sim que se fosse certo matar levaria ao absurdo de todo mundo matar todo mundo e ser o fim da espécie humana e ninguém querer morrer..
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.360
Reações
51.103
Pontos
1.539
Quase todos os seres vivos tem uma "moral" natural como disseram, por isso que lobos e cães por exemplo vivem em harmonia em seus grupos, mas podem brigar com grupos rivais, mesma coisa as abelhas, elas vivem em harmonia em sua colmeia, não existe uma divindade das abelhas que façam elas andar na linha, não é normal a um ser humano saudável sentir prazer com o sofrimento de seus semelhantes, independente da religião o normal é você ter empatia, claro que existem varios tipos de deficiencias que tornam isso prazeroso para alguns e até mesmo moral religiosa como é o caso de torturadores islamicos decapitando outras pessoas.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
é só seguir a Lei cara nada alem disto.
Quase todos os seres vivos tem uma "moral" natural como disseram, por isso que lobos e cães por exemplo vivem em harmonia em seus grupos, mas podem brigar com grupos rivais, mesma coisa as abelhas, elas vivem em harmonia em sua colmeia, não existe uma divindade das abelhas que façam elas andar na linha, não é normal a um ser humano saudável sentir prazer com o sofrimento de seus semelhantes, independente da religião o normal é você ter empatia, claro que existem varios tipos de deficiencias que tornam isso prazeroso para alguns e até mesmo moral religiosa como é o caso de torturadores islamicos decapitando outras pessoas.
voce nao conhece muito bem os animais selvagens pra falar de "harmonia" os bichos agem assim é por instinto de sobrevivencia! nenhum deles tá pouco se f**end0 pra conceitos como bondade ou generosidade, bicho quer somente viver.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Os religiosos afirmam que sem Deus não existe moral, mas eu defendo que existe moral no ateísmo. Vamos pegar um exemplo, "sem Deus", os religiosos afirmam, "não existe nada que torne errado o assassinato", mas eu penso assim, "imagine se fosse certo matar", o que aconteceria? Todo mundo mataria todo mundo e seria o fim da espécie humana, e além disso ninguém em boas condições deseja ser morto e por isso as pessoas naturalmente criaram uma regra tornando errado o assassinato.

O tema do seu post eh legal. Embora eu geralmente evite mito debate sobre religião, porque crença é algo bem pessoal, falar sobre moral acho que dá para falar de boa.

Existiu um topico semelhante a pouco tempo.
http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/deus-fez-a-moral-ou-a-moral-fez-deus.491636

Vou postar basicamente o que postei no outro topico:

Eu evito conversar com pessoas muito religiosas sobre certos assuntos, no sentido de que TUDO pode e deve ser justificado pela religião.
Por mais que eu respeite e ache muito valido e importante a religião, eu sou mais racional. E infelizmente muita coisa na religião é vaga ou ilógica e contraditória. E isso em si nem é o problema, pois para mim a base da fé é acreditar mesmo que seja ilógico, afinal, a fé não exige provas nem racionalização, a beleza dela está ai, em simplesmente acreditar. Se houvessem provas não seria fé. Eu não consigo ter fé. ;(

O que define o que é certo e errado?
Para os religiosos, provavelmente seria simples a resposta. "Deus".

Só que, Deus não necessariamente dá claramente tudo que é certo e errado, novas situações surgem, coisas que eram "certas" em certas épocas e comunidades ou regiões, podem se tornar erradas e vice-versa. Veja, escravidão já foi considerado moral, traição já foi considerado "errado" no sentido de ser crime, e hoje, pode ainda ser imoral mas já não é crime, não é "errado".
E são diversos casos. Compare isso a linguagem, a linguagem tem palavras que não são mais usadas, caem em desuso, e novas palavras surgem e são organicamente incorporadas no cotidiano. Gosto desta analogia.
Eu sigo grande parte da moral "conservadora", no sentido da moral judaico-cristã. Mas, antes de Moises descer o monte sinai (era isso?) com os 10 mandamentos. Antes de cristo trazer suas mensagens. Já existiam pessoas que não matavam, não roubavam, já existiam noções de certo e errado.
Então? Como definir o que é certo e errado sem levar em conta Deus?
Precisamos levar em conta então os indivíduos.
É filosoficamente possível e coerente definir o que é certo e errado pela ÉTICA.

Segundo Kant, a ética (ou moral Kantiana) não pode ser alcançada apenas pelo empirismo puro, ela deve ser raciocinada, deduzida e lógica, de forma a que um mesmo principio ético seja aplicado e reconhecido por todos os indivíduos. Em qualquer época independente de costumes e cultura.A ética precisa ser transcendental. A ética é a lei, ela define um "dever" para seu comportamento, é um dever visto como benéfico caso todas as pessoas agissem desta forma (imperativo categórico).

Como definir leis que são reconhecidas por todas as pessoas, independente de religião, raça, região, posição social, cultura, etc?

A moral Kantiana (ética) exclui a ideia de que possamos ser regidos se não por nós próprios. É a pessoa humana, ela própria, que é a medida e a fonte do dever. O homem é criador dos valores morais, dirige ele próprio a sua conduta. Negar isto, é negar o livre arbítrio e aceitar que somos escravos de alguma outra força. Porém, não é logicamente possivel negar isto pois para faze-lo, você precisa usar seu domínio sobre si mesmo..

Como para Rousseau, será para Kant a consciência a fonte dos valores. Mas não se trata de uma consciência instintiva e sentimental; A Consciência moral para Kant é a própria Razão.
Assim, a moral de Kant é uma moral racional: a regra da moralidade é estabelecida pela razão – O Princípio do dever é a pura Razão. A regra da ação não é uma lei exterior a que o homem se submete, mas é uma lei que a razão, Atividade Legisladora, impõe à sensibilidade. Nestas condições, o homem, no ato moral, é ao mesmo tempo, Legislador e Súdito.

A lei moral é para Kant, Universal, Necessária e "apriori", pois o seu fundamento não poderia ter sido tirado da experiência onde existem muitas inclinações e desejos contraditórios. (ou seja, não podemos nos basear apenas no empirismo e tradição, pois culturas diferentes tem diferentes tradições).
A lei moral fundamenta-se na liberdade da Razão e tem origem na consciência moral, isto é, na razão autônoma.
A lei moral é a lei que o homem enquanto ser racional e livre descobre em si mesmo como correspondendo à sua natureza.
É uma lei intrínseca da razão. É a existência da moralidade no homem – A Personalidade – que o identifica com Deus:“Maximamente pessoa e ideal de existência personalizada, isto é, absolutamente causadora de si”.

Para Kant o Dever é o Bem: A Boa Vontade é a Vontade de agir por Dever.


Definido o conceito de Ética, o certo e errado, agora vamos a exemplos.

Então, quais são estas leis que se aplicam a todos?
Aí entramos na ideia de direitos naturais e dedução dos mesmos. Para algo ser lei, direito natural, ele precisa ser baseado na razão, não possuir contradições e ser um axioma. Ou seja, para voce NEGAR, você precisa primeiro reconhecer.

Por exemplo, o direito natural mais básico é a propriedade. E dele derivamos outros.
Voce e eu temos direito a propriedade, NO MÍNIMO de nós mesmos. De nossos corpos. O direito a auto-propriedade não pode ser negado sem antes reconhece-lo. Ao voce sequer pensar em tentar argumentar contra a propriedade de seu proprio corpo e mente, voce já usou seu domínio sobre seu corpo e mente para fazer isso.
Desta forma, seu corpo é seu, é parte do seu ser, e ele não pode ser agredido. Caso eu te dê um soco, isso não significa que eu não reconheço a ética, e sim apenas que eu aceitei quebra-la e arcar com as consequências. Ou seja, ao fazer o oposto do bem, do ético, eu fui mau, eu agi ERRADO. Para a religião, eu poderia dizer que cometi um "pecado". Embora pecado não tenha necessariamente relação com ética, achei interessante comparar.
Se eu tenho direito a meu corpo, tenho direito a minha vida, que ninguém a tire sem meu consentimento, então, matar é errado, é pecado. Agora, por exemplo, se eu quiser me matar, ou permitir que voce me soque, estou fazendo uso de um recurso MEU, meu corpo, então não existe quebra da ética. Para os católicos se não me engano suicídio é pecado.
A liberdade tambem é uma variação do direito de propriedade, se meu corpo me pertence, ninguem deve ter o direito ético de me prender ou me forçar a trabalhar, e mesmo assim, durante muito tempo em diversas eras, escravidão era algo "moral", normal. Por isto diferencia moral de ética. Enquanto a ética é transcendental e universal, a moral é baseada em costumes e cultura. Mas, mesmo escravizado, o domínio de meu corpo e mente continua sendo meu.

Ao meu ver, toda a ética/moral Kantiana, é perfeitamente compatível com o cristianismo, e ainda é racional.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.092
Reações
25.989
Pontos
1.484
Pera ai mano.
Então todos os Ateus matam, roubam, estupram,e daí pra cima?

não acho que foi isso que ele quis dizer.

Ateísmo é apenas a não crença em deuses, não é um código moral. Portanto "não existe moral no ateismo" no sentido de que a moral do ateu não tem nada a ver com o fato dele ser ateu em si.

Mas pode ser interpretado dessa forma aí também.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
pesquise sobre ÉTICA abiguinho

ps: moral de cu é rola
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
não acho que foi isso que ele quis dizer.

Ateísmo é apenas a não crença em deuses, não é um código moral. Portanto "não existe moral no ateismo" no sentido de que a moral do ateu não tem nada a ver com o fato dele ser ateu em si.

Mas pode ser interpretado dessa forma aí também.

Tambem acho que ele não quis dizer isso, Mas a forma como postou ficou meio zuado,. hehe
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
a Moral de deus não impede as pessoas de matar em nome dele..

Nenhuma moral ou etica IMPEDE nada. Moral e etica visam definir "regras/normas" a serem seguidas, dizer o que seria o "correto", "o justo". Seguir ou não é uma questão do individuo.
Voce pode não seguir, mas não pode dizer estar sendo correto ou virtuoso ao escolher não faze-lo.

Sacou?
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
existem 2 tipos de morais:

- moral natural, baseada nos nossos instintos (e toda espécie com pelo menos um mínimo de inteligência também tem)
- moral cultural, do qual a religião faz parte, mas não é a ÚNICA fonte de moral cultural (filosofia, etc, também é importante)


A moral de todo mundo, ateu ou não, é uma mistura da moral natural com a moral cultural, mesmo que o ateu não tenha uma moral cultural baseada em religião, ele vai ter baseada em outras fontes (influência cultural do meio que vive, auto reflexão, estudos, etc).

Sim. Sua explicação é, digamos, aceitável.
Alguns filosofos separam a todo momento essas duas "morais". Rothbard por exemplo, usa o termo ética para definir a moral "natural", a moral que não pode ser negada. Voce pode escolher ir contra ela. Mas voce sabe que está fazendo algo errado por escolha sua.
E a moral baseada tradições, dogmas, etc. Ele chama simplesmente de moral.

A moral dá um suporte a ética no sentido de adicionar coisas que, embora não sejam necessariamente anti-eticas,não são aceitas como corretas por grande parte das pessoas.

Por exemplo. Traição (do conjugue) não é necessariamente anti-ético se for se basear em direitos naturais, pois para isso voce precisaria considerar seu conjugue sua PROPRIEDADE. Porém a maioria das pessoas considera no MINIMO imoral.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.476
Reações
25.841
Pontos
803
Sou ateu e sei que prejudicar os outros é errado, simples.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.360
Reações
51.103
Pontos
1.539
é só seguir a Lei cara nada alem disto.

voce nao conhece muito bem os animais selvagens pra falar de "harmonia" os bichos agem assim é por instinto de sobrevivencia! nenhum deles tá pouco se f**end0 pra conceitos como bondade ou generosidade, bicho quer somente viver.

Acho quie voce que não entendeu parcero, exatamente disso que estou falando, mesmo em animais que teoricamente são desprovidos de uma consciencia, se ha algo que podemos chamar de "moral", eles entendem que é errado um animal simplesmente assasinar um semelhante, claro que existe sim o assasinato em certos grupos e em certas situações, mas no geral mesmo o animal tem essa "moral" do errado no assasinato do semelhante, em nenhum momento eu disse que é bondade ou generosidade, mas um lobo não mata outro do mesmo grupo, ele entende que a sobrevivencia dele depende do coletivo, enfim foi um exemplo para dizer que os seres vivos ja tem uma "moral" independente de credo, você ja nasce com empatia pelos de sua espécie.
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.260
Reações
12.149
Pontos
703

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Achei o texto interessante.

Moral sem Deus


A-Serious-Man-696x333.jpg

Com a instauração praticamente inevitável do secularismo — acredito que para o bem –, insistir em assentar a moralidade sobre proposições religiosas não é apenas um erro filosófico, mas um ato irresponsável.

Como a certeza absoluta não é critério prático de ação, agimos com base na prudência. A prudência nos parece recomendar que, embora a existência de uma realidade transcendente que dê fundamento à moralidade seja possível, a sua inexistência também o é. Fosse necessário o conhecimento sobre essa realidade, ou autoevidente, não haveria debate sobre ele. (É possível encerrar um debate infrutífero usando apenas algumas palavras: “não aceito a sua premissa, e muito menos sou obrigado a aceitá-la”. E aqui o fundamentalismo prova-se sectário, porque finge poder dialogar com premissas que não são, e não devem ser, necessariamente, aceitas.) Mas sempre houve. A crença ou descrença nesse fundamento, ademais, não afeta a nossa existência, e portanto não afeta a substância de nossos atos. Isso é incontroverso.

Podemos adotar, portanto, qualquer uma das três premissas: 1) Deus existe; 2) Deus não existe; 3) “Deus existe” é uma proposição sem sentido, porque impassível de demonstração (o que é equivalente, sob certa perspectiva, ao agnosticismo). Substitua “Deus” por “um fundamento transcendente” e teremos uma formulação mais próxima da moral.(1), (2) e (3) são legítimos, por problemáticos que sejam de acordo com o juízo das mais variadas escolas; são, todavia, mutuamente excludentes. Se são legítimos e mutuamente excludentes, a sua conjunção é falsa, e não serve para fundamentar a moral, já que do falso podemos concluir qualquer coisa (ex falso quodlibetur); e essa consequência não nos interessa, por absurda.

O problema central é que não podemos obrigar ninguém a adotar qualquer uma das posições (1), (2), (3). Logo, se é nosso interesse promover alguma espécie de critério moral (ou ético, como queira), precisamos fundamentá-la em premissa que deva ser aceita *independentemente* do estabelecimento da verdade de uma das três proposições mutuamente excludentes. Kant, por exemplo, afirmou muitas vezes que a proposição (1) é indemonstrável (ou: não é necessariamente demonstrável), e que os argumentos em favor da existência de Deus dados pelos filósofos estão todos furados; mas que a moralidade tem necessidade prática de uma fé em Deus.(*) Nietzsche apoiou a moralidade (heróica, aristocrática) na verdade de (2): não há Deus, e por isso não só somos livres para, mas também devemos, transmutar todos os valores(**) — abster-se de criar valores é próprio de uma civilização decadente, como a oriental e, em grande parte, a civilização francesa e alemã do final do século XIX. Wittgenstein sustentava, na sua obra escrita,(***) a proposição (3); mas dizia agir, tal como confessava em seus diários,(****) com base em (1).

Há seiscentas escolas que procuram explicar a moralidade sem (necessariamente) recorrer a uma base transcendente: biologismo, evolucionismo, tradicionalismo, positivismo, personalismo, contratualismo, sentimentalismo humeano, emotismo, ética das virtudes, neurocientificismo, pragmatismo, utilitarismo, atavismo, egoísmo (Max Stirner), etc. Cada uma dessas escolas procura defender como central algum aspecto da nossa tendência em ver e pautar as coisas em valores e a formular normas para a conduta. Esses aspectos nos parecem todos aplicáveis, sem exceção. Visamos o útil; somos orientados pela tradição e por impulsos atávicos; firmamos contratos, e invocamos um contrato imaginário como base da paz social; somos presa dos instintos; explicamos comportamentos recorrendo a sinapses; padecemos de emoções que nos impedem de cometer atrocidades (ou ao menos nós, que não somos psicopatas ou sociopatas); abominamos o vício; queremos a felicidade e sabemos que a virtude custa esforço; desejamos formar o caráter nas dificuldades, e reconhecemos a preguiça e a inveja. Todas as teorias morais dizem alguma coisa de relevante sobre o fenômeno moral. Só não sabemos dizer se existe uma mais adequada; ou se uma delas descreve o núcleo do agir moral, devendo as outras ser objeto de descarte.

Penso que as escolas citadas — são algumas entre muitas — constituem uma prova cumulativa de que a moralidade é inseparável do homem. Somos seres morais. Construímos regras; submetemo-lhes à abstração, mas também as sentimos em nós; tendemos a fins que sabemos, nós, os aborígenes e os fanáticos e os descrentes, nos trarão benefícios genuínos em semanas, meses ou anos; desmascaramos, sob a capa da virtude, a vontade de cair bem dos religiosos e dos sábios deste mundo; contemplamos a vaidade dos intelectuais; a soberba dos “estudantes de humanas que não ganham dinheiro”; desmascaramos também as virtudes (!) dos que antes nos pareciam perversos e egoístas; desbancamos santos e admiramos ladrões; tentamos descrever a prudência usando um sutil modelo matemático; preocupamo-nos com o livre arbítrio em robôs.

Mesmo que o único consenso seja uma mera ordem jurídica, ou uma tradição odiosa aos olhos dos habitantes do futuro, ou a evolução — porque é difícil afastar o argumento de que a virtude é uma vantagem evolutiva –, teremos prestado homenagem ao caráter moral do homem. O fato de que a moral é inescapável é o único ponto que precisamos conceder. Sem essa concessão, caímos em um absurdum practicum. Essa premissa é o próprio fundamento da moral: a sua inescapabilidade. Mesmo que você rejeite essa premissa, você estará a afirmar que ela deve ser rejeitada por esse e aquele motivo; nesse mesmo ato, você proporá uma nova moral: a da inescapabilidade da escapabilidade da moral. A refutação do relativismo absoluto, que é circular e contraditório, se aplica também à sua nova moral. E mesmo que você, em resposta, afirme a contradição, não estará muito longe de Nietzsche, que propõe uma moral forte e vinculante, e até um moralismo semelhante ao puritano (não é por outro motivo que novas éticas, como o politicamente correto, são extremamente intolerantes, sujeitos às mesmas críticas a que se sujeita a inquisição: estatal, católica e protestante).

Restaria dizer por que é irresponsável rejeitar a inafastabilidade da moral, tout court, dizendo, por exemplo, que é necessário crer em um Deus ou em um fundamento transcendente para sustentá-la. Mas creio que isso tenha ficado claro. Se não, basta uma frase atribuída (porque recortada, e dita por um personagem) a Dostoievsky, a meu ver bastante apropriada para um psicopata: “Se Deus não existe, tudo é permitido“. Basta fazer os cálculos.

(Publicado em 23.VII.2013 em Dicta&Contradicta)

(*) Em Vorlesungen über die philosophische Religionslehre (Leibzig 1830), Kant afirma que “existe um absurdum practicum, pelo qual se demonstra que qualquer pessoa que negue isto ou aquilo deve ser um crápula [ein Bösewicht seyn müsste]; e esse é o caso da fé moral”. Bösewicht também se traduz como “vilão”. Uma coisa sabemos, sobre Kant: nem Tomás de Aquino era tão carola.

(**) A expressão é na verdade Umwertung aller Werte, “transvaloração de todos os valores”. A ética de Nietzsche, bastante conhecida, afirma a vida contra o sofrimento e o derrotismo cristão (pietista); a liberdade contra a escravidão; a autonomia contra a vida de ovelhinha, etc etc etc. Sua valorização da aristocracia é tão evidente quanto a picaretagem dos nietzscheanos de esquerda: “Die ritterlich-aristokratischen Werthurtheile haben zu ihrer Voraussetzung eine mächtige Leiblichkeit, eine blühende, reiche, selbst überschäumende Gesundheit, sammt dem, was deren Erhaltung bedingt, Krieg, Abenteuer, Jagd, Tanz, Kampfspiele und Alles überhaupt, was starkes, freies, frohgemuthes Handeln in sich schliesst” (Genealogie der Morale I, 7). Nada mais longe da moral nietzscheana que a indolência, a indiferença e o desprezo pós-moderno pelas virtudes. Nesse sentido, a ética das virtudes (defendida teoricamente por Aristóteles) está muito mais próxima de Nietzsche do que de um escolástico pudico como Duns Scoto.

(***) Lectures on Religious Beliefs, in Lectures and Conversations on Aesthetics, Psychology and Religious Belief, Oxford, 1966; A Lecture on Ethics, Philosophical Review, XLVIII, 1972.

(****) Comentados amplamente na biografia de Ray Monk, The Duty of Genius, Random House, 2012. Cf. os diários: Denkbewegungen: Tagebücher 1930-1932, 1936-1937 (MS 183).

Fonte.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
Acho quie voce que não entendeu parcero, exatamente disso que estou falando, mesmo em animais que teoricamente são desprovidos de uma consciencia, se ha algo que podemos chamar de "moral", eles entendem que é errado um animal simplesmente assasinar um semelhante, claro que existe sim o assasinato em certos grupos e em certas situações, mas no geral mesmo o animal tem essa "moral" do errado no assasinato do semelhante, em nenhum momento eu disse que é bondade ou generosidade, mas um lobo não mata outro do mesmo grupo, ele entende que a sobrevivencia dele depende do coletivo, enfim foi um exemplo para dizer que os seres vivos ja tem uma "moral" independente de credo, você ja nasce com empatia pelos de sua espécie.
tem nada disto, leões matam filhotes direto pra procriarem e as orcas matam focas com requintes de crueldade.
o mundo não é lugar pra bonzinhos
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.360
Reações
51.103
Pontos
1.539
tem nada disto, leões matam filhotes direto pra procriarem e as orcas matam focas com requintes de crueldade.
o mundo não é lugar pra bonzinhos

Cara qual que é o teu problema? Todo topico voce problematiza alguma coisa, ou fica dizendo que é tudo uma m****, então qual é o teu problema?

Eu disse que haviam casos que aconteciam, o leão mata os filhotes dos outros leões quando ele procria com alguma leoa para passar os genes dele, os filhotes dele ele não mata, as orcas simplesmente matam as focas para comer.

Aonde eu disse que o mundo é um lugar bonzinho? Você não sabe interpretar um texto curto? Eu disse que animais DA MESMA ESPÉCIE tem o senso de preservação, a orca que voce citou não mata outras orcas.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Olha só, vc ser ou não ateu não muda um fato muito simples, vc foi criando sob os valores judaicos/cristão, querendo ou não. Então a verdade é muito simples, vc nunca vai saber como seriam seus valores reais.
E mesmo o oriente tb teve a sua sociedade moldada sobre valore religiosos locais...resumo da opera, não existe nenhuma sociedade moderna no mundo que tenha sido formada sem qualquer preceito religioso, logo qualquer valorização de moral ateia é impossível de fazer pq ela é contaminada.

Obviamente estou falando de sociedades modernas, inclusive se formos olhar comunidades indigenas ou que viveram isoladas vemos comportamentos muito semelhantes com os primatas, inclusive acho que esse sempre foi um dos maiores problemas da africa ja que ela era composta por centenas de etnias e tribos que viviam em guerras e não existia uma religião ou algo que as unisse como especie.

Os valores judaicos cristão estão "contaminados" da antiga moral e filosofia grega.Ou seja,as bases da nossa moral ocidental já estavam plantadas quando surgiu o cristianismo.

Quanto as civilizações indigenas você esta errado.Civilizações gigantescas(maias,aztecas...etc) na América floresceram e se desenvolveram sem essa moral judaico cristã.Dizer que são primatas é apenas preconceito.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.669
Reações
30.106
Pontos
1.404
Os valores judaicos cristão estão "contaminados" da antiga moral e filosofia grega.Ou seja,as bases da nossa moral ocidental já estavam plantadas quando surgiu o cristianismo.

Pera ai, vc quer me dizer que a religião monoteísta mais antiga do mundo, que é o judaísmo, tem influencia da filosofia grega??
Desculpa mas tu ta misturando alhos com bugalhos, não tem nada haver isso que tu esta falando, fora que achar que um bando de escravos foram influenciados por algo que sequer tiveram contado é demais, ta parecendo a turminha que diz que o cristianismo tem influencias budista, como se o mundo daquela época fosse como hoje, como se a comunicação fosse como é hoje.
 
Ultima Edição:

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
Cara qual que é o teu problema? Todo topico voce problematiza alguma coisa, ou fica dizendo que é tudo uma m****, então qual é o teu problema?

Eu disse que haviam casos que aconteciam, o leão mata os filhotes dos outros leões quando ele procria com alguma leoa para passar os genes dele, os filhotes dele ele não mata, as orcas simplesmente matam as focas para comer.

Aonde eu disse que o mundo é um lugar bonzinho? Você não sabe interpretar um texto curto? Eu disse que animais DA MESMA ESPÉCIE tem o senso de preservação, a orca que voce citou não mata outras orcas.
eu nao tenho problema algum só estou respondendo um post é proibido agora eu nao sabia!

E esse papo aí de "moral ateista" não conheço bicho que tenha religião e vivem mesmo assim.
Entao a resposta é a Evolução dos animais, a moral é esta, o que mantém a espécie viva e reproduzindo esta é a moral correta o resto é acessório.

Que hipersensibilidade do c***lh0 este forum, no meu tempo não tinha disto que v**dαgeм isso aqui virou só de quotar alguém ele já diz "qual é teu problema"
Não a toa o brasil tá todo fudido ninguem quer discutir mais nada e já se sente atacado!
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Pera ai, vc quer me dizer que a religião monoteísta mais antiga do mundo, que é o judaísmo, tem influencia da filosofia grega??
Desculpa mas tu ta misturando alhos com bugalhos, não tem nada haver.

Mas é claro!Já ouviu o ditado "nada se cria tudo se copia"

O estoicismo e o platonismo gregos estão impregnados ,com uma nova roupagem,na moral e na filosofia cristã.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.669
Reações
30.106
Pontos
1.404
Mas é claro!Já ouviu o ditado "nada se cria tudo se copia"

O estoicismo e o platonismo gregos estão impregnados ,com uma nova roupagem,na moral e na filosofia cristã.

Sério, é esse teu argumento? Pra inicio de conversa a moral cristã é a judaica, 10 mandamentos? Lembra??
Vc ao menos se deu o trabalho de ver as datas do surgimento de cada um?? Pelo que vejo não.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.773
Reações
18.254
Pontos
784
caras voces estão meio que confundindo as coisas. animais não tem religião e tudo funciona na sociedade deles.
o negocio está explicado na preservação da espécie. todo mundo sabe que homicidios não são algo que sejam bons para preservação da espécie.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.360
Reações
51.103
Pontos
1.539
eu nao tenho problema algum só estou respondendo um post é proibido agora eu nao sabia!

E esse papo aí de "moral ateista" não conheço bicho que tenha religião e vivem mesmo assim.
Entao a resposta é a Evolução dos animais, a moral é esta, o que mantém a espécie viva e reproduzindo esta é a moral correta o resto é acessório.

Que hipersensibilidade do c***lh0 este forum, no meu tempo não tinha disto que v**dαgeм isso aqui virou só de quotar alguém ele já diz "qual é teu problema"
Não a toa o brasil tá todo fudido ninguem quer discutir mais nada e já se sente atacado!

porra guerrero, uma coisa é vc discutir, outra coisa é vc falar algo que nao tem nada a ver com o que alguém falou, voce que ta chorando ai, eu não sou obrigado a te agradar, acho que voce falou m**** e questionei isso, pronto, de fato todo topico que tem voce ta chorando, é só voce ver ai, se voce tem algum problema mental se trate com profissionais e não perturbando os outros.

eu falei desde o inicio sobre a moral dos animais e vc questionando e falando m****, dai agora fala basicamente o que eu ja havia dito, ai que volto a perguntar, qual é teu problema? Voce quer atenção é isso?
 
Topo Fundo