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É... com a devida vênia, não posso concordar totalmente com esse ponto.
Uso esse famoso exemplo para colocar meu contra-ponto.
Obviamente chega um momento em que os esforços vão muito para efeitos (iluminação, efeitos, partículas) do que a resolução e IQ em si.
E a Nintendo já está chegando nesse ponto.....
Consoles sempre serão superiores à mobile pela questão da disponibilidade de energia superior (consumo em watts).
Pelo menos até evoluírem muito a tech de baterias.
Então, o que eu colocaria é que chega um momento em que rodar um game em 1080P / 60 FPS com IQ alta já séria mais que o suficiente.
4K e eventualmente 8K poderiam ser tratados por upscallers para dar o "match" com a resolução da TV....
* Desculpe se bostejei muito....
Não é tanto assim. Até porque tem alguns problemas a ser considerados.
Primeiro que o olho humano tem limite. Nós já não conseguimos enxergar diferenças entre número de polígonos desde a era ps3/360. Já estamos encaminhando para não enxergar diferenças em texturas também.
O que vai trazer diferença gráfica são fatores como palheta de cores, iluminação, sombra etc. Por isso que o ray tracing faz uma tremenda diferença gráfica.
Se você não acredita nisso, pega o exemplo abaixo:
É um game de 2014 com um mod que altera basicamente pós-processamento de imagem. E dá uma sensação grande de realismo. Por que? Cores, sombra, iluminação, e muito pós-processamento na imagem.
É bem provável até que alguns devs vão optar por isso nessa geração. Tentar dar o máximo possível de folga pra poder inserir o ray tracing com tudo.
Agora você tem outro ponto também. Que é, gráficos importam menos do que muito gamer pensa. No final das contas vendas de consoles a partir do terceiro ano mais se justificam pela ausência de lançamentos nos consoles antigos do que pela questão gráfica. Quem vai comprar um Ps5 daqui dois anos pra frente, o vai fazer porque seus jogos preferidos deixarão de serem lançados no Ps4.
Os jogos que mais centraram em qualidade gráfica ao longo da história dos videogames nunca foram os mais vendidos. Tira o multiplayer lá do Call of Duty, investe mais em gráficos, pode fazer a maior experiência cinematográfica no seu single player, vai cair em vendas!
Os jogos mais vendidos geralmente são o que produzem algum tipo de engajamento. São jogos que possuem sistemas fortes que sugam a atenção do jogador, o atrai para jogar mais e mais, e em certo sentido, até viciam.
Nós tamos aí numa era de Ps5 e Series X e o que é mais jogado atualmente? Jogos como Fortnite, Animal Crossing, Minecraft...
Gráfico é um fator relevante para as vendas iniciais. Tanto é que tanto Sony quanto MS conseguem abrir mão de exclusividades nos anos iniciais de seus videogames e ainda ter vendas saudáveis, bater recordes no caso da Sony. Porque os primeiros consumidores tão de fato procurando essa experiência high tech. Mas os demais, mais pra frente, não cogitam muito isso. Até por isso a MS acredita muito que em determinado momento o console que vai mais vender é o Series S. Porque ele vai permitir as pessoas entrarem na geração, receberem os jogos, que no fundo, é o que elas querem.
Pra massa, os gráficos do Switch atual estão bons já. Vide o que tá vendendo.
Falo mais de nós entusiastas, que em sua maioria sempre vão reclamar e usar o mais graficoso como parâmetro (mesmo que o jogo tenha outros elementos não-gráficos bem abaixo do jogo comparado).
Claro, o gosto pessoal de cada um é de cada um. Falo da tetaiada contadora de grama e pixels num geral de fórum
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