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Nissan fecha parceria no Brasil para reduzir tamanho do SOFC

f0rg0tten

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No embalo de notícias sobre carros elétricos, acho que essa solução é uma das mais viáveis em um país como o Brasil.


A Nissan deu mais um passo para tornar a tecnologia SOFC viável para produção em escala industrial. A montadora japonesa fechou uma nova parceria com o IPEN, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

O objetivo é aprimorar o sistema de Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), tornando-o mais eficiente e reduzindo seu tamanho. Longe do hidrogênio líquido, a tecnologia da marca nipônica usa o bioetanol como combustível.

Em vez de dispor de um complexo, caro e perigoso sistema de armazenamento, distribuição e abastecimento de hidrogênio, o SOFC usa o etanol vendido nos postos em células de combustível para tracionar o veículo.

Na nova parceria, serão executados projetos para “avaliar e viabilizar diferentes componentes e torná-los adequados para uso em possíveis projetos em escala comercial”, segundo a Nissan.

Um dos pontos principais do acordo é integrar o reformador com as células de combustível, o que reduz o tamanho do sistema e também aumenta sua eficiência.

Airton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul e diretor-geral da Nissan do Brasil, diz: “Seguimos avançando com as pesquisas e esse novo acordo representa um novo passo do projeto global de Célula de Combustível de Óxido Sólido da Nissan, que também é muito interessante para o Brasil, por se encaixar perfeitamente na nossa matriz energética. Pelo conhecimento técnico das instituições brasileiras, como o IPEN, as parcerias locais são fundamentais para contribuir com a iniciativa global da marca”.

Wilson Calvo, superintendente do IPEN, comenta: “Esse Acordo de Inovação firmado com a Nissan é mais uma demonstração da nossa excelência e do nosso compromisso institucional em prol da sociedade, promovendo a transformação do conhecimento científico em produtos e serviços de valor agregado ao mercado. O IPEN/CNEN tem a inovação em sua visão. Além disso, abriga a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo (USP/IPEN-CIETEC) que conta, atualmente, com 93 startups, consolidando um ecossistema de inovação e empreendedorismo”.

O SOFC instalado na van Nissan e-NV200 tinha autonomia acima de 600 km com tanque de 30 litros de etanol, o que dava em torno de 20 km/l.

Contudo, o avanço no desenvolvimento dessa tecnologia deve reduzir ainda mais esse consumo. O interessante era que, mesmo assim, o veículo podia funcionar com até 55% de água na mistura.
 

Alberon

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Aí sim viu, 20km/l, Tesla visionário e que deixou um legado é somente aquele cara do passado que morreu mesmo.

 
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