O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O ateísmo é irracional? Entrevista do filósofo Alvin Plantinga ao NYT

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
EmuManiac, não sei se você está de troll ou apenas não sabe, mas vamos lá


Na esmagadora maioria do cristianismo (católicos, ortodoxos, protestantes, ortodoxos não calcedonianos, se excepcionando apenas o que se chama de "cristianismo de fronteira", como mórmons, testemunha de jeová e unitários) consideram Jesus Deus. E isso, além de expresso na Bíblia, foi entendimento dos cristãos em concílio em 325. Os arianos não concordaram, mas, embora tenha proliferado por um tempo, lá pelo século VIII se extinguiram, e só a partir do século XIX foram surgir grupos com teses parecidas (como as testemunhas).

A bíblia é muito clara quanto à divindade de Jesus, principalmente o Evangelho de João e 2 Pedro.
 

Astrinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.395
Reações
2.490
Pontos
703
Jesus é igual Zeus que pode ficar passeando livremente entre as pessoas normais? :eek:

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.119
Reações
20.448
Pontos
753
O ateísmo é racional, pois para se crer é preciso abandonar a razão, como Tertuliano bem deixa claro. Paulo, quando diz que se fez louco por amor a Cristo, também dá a dica, assim como Pedro, que diz textualmente que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.
Quantos reinos existem? O mineral, o vegetal, o animal e, se me permitem, o da razão. Mas olha lá, existe para o que crê, e mesmo para o que busca de maneira um pouco mais, digamos, científica, um patamar acima, que seria o Reino de Deus, Nirvana, Casa do Pai, estado de iluminação, chama-se do que quiser.
Suponhamos (SUPONHAMOS) que seja possível uma evolução, tipo uma passagem do reino animal para o da razão, por exemplo. Claro está que "alguém", no reino animal, que consiga enxergar que existe um reino superior, vá "dizer" aos seus iguais que rola algo acima, mas que para isso só o instinto não basta, há de se abandonar a linguagem instintiva e começar a pensar.
Ora, se Jesus veio dizer que o seu Reino não é deste mundo, que é preciso renascer, levantar a serpente, fazer com que o grão apodreça para em seguida germinar, me parece claro que nos convide a compreender, intelectualizar, mas, para lá chegar, abandonar o raciocínio concatenado e ver o que está diante dos olhos, pois o que é oculto será revelado.
Todos temos lampejos de pura intuição. Né? Quantas vezes nos pegamos sacando coisas com uma compreensão instantânea, que dispensou o raciocínio? É o Reino da Intuição pura, do entendimento imediato e essencial, da união do céu e terra, do saber pq É.
Mesmo o filósofo mais bem intencionado apenas acumula conhecimento, e busca com a razão algo que transcende a ela, por isso nunca encontrará.
Aos que negam a personalidade de Deus, mas aceitam a divindade como o Todo Espiritual, devo dizer que uma semente de abacate não gera uma mangueira. Se é o Todo, de onde tudo partiu e para onde tudo voltará, ele há necessariamente de TAMBÉM SER UMA PESSOA. A pessoa e a "impessoa", o manifesto e a potencialidade, o ALFA E O ÔMEGA, o princípio e o fim, como deixa clara a Santíssima Trindade: O Pai (pessoa e "impessoa"), o Filho (pessoa) e o Espírito Santo (impessoa). Por isso "Eu estou no Pai e o Pai em Mim, mas o Pai é maior do que Eu". Daí entende-se a onisciência, onipresença, onipotência. O motor primus aristotélico está na coisa movida e é a razão do seu movimento. Eis a unidade.
Esta é a minha visão, e quanto mais vejo saltar aos meus cansados olhos as coisas que antes não compreendia, mais me maravilho de sua simplicidade. Nada disso me veio por martelação mental, e sim por apenas ler, ler, ler, até compreender pq compreendi, e não pq fiquei tentado explicar a mim mesmo. Lógico é que, para contar aos outros essas coisas, hei de usar a linguagem racional, pois é como os Homens se comunicam. Mas o processo é invertido: primeiro entende-se por entender, depois põe-se em palavras.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
"O ateísmo é racional, pois para se crer é preciso abandonar a razão, como Tertuliano bem deixa claro."

Fora de contexto. O "Creio porque é absurdo" se refere a ser absurdo que alguém ressuscite dos mortos, mas como havia riqueza de evidências sobre isso, ele cria no cristianismo.

"Paulo, quando diz que se fez louco por amor a Cristo, também dá a dica, assim como Pedro, que diz textualmente que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.""

Não entendi seu ponto.

"Quantos reinos existem? O mineral, o vegetal, o animal e, se me permitem, o da razão. Mas olha lá, existe para o que crê, e mesmo para o que busca de maneira um pouco mais, digamos, científica, um patamar acima, que seria o Reino de Deus, Nirvana, Casa do Pai, estado de iluminação, chama-se do que quiser."

Deus criou o mundo. Mas, por vezes, quando a bíblia se refere a "mundo", se fala da forma como o mundo foi afetado pelo pecado. E até mesmo a razão foi afetada

Paulo fala como o homem tem o conhecimento, mas ativamente o suprime:

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Romanos 1:20,21
 


Topo Fundo