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Deletado

DarkHatsu

Ei mãe, 500 pontos!
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Eu não tenho mais saco pra MMO. Mas ainda jogo quando eles dão a opção de jogar solo, tipo Black Desert. Só parei pq o end game é pvp. Crimson Desert muito me interessa . Fallout 76 é considerado um MMO? Se sim, eu jogo todo dia:ksorriso.
 
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A onda agora é Battle Royale.

PoE é um jogo solitário. Tu fica o tempo todo caçando item sozinho. Grande parte dos jogadores não tem paciência no trade e a própria empresa é contra qualquer forma de trade offline. O jogo tambem não ajuda nos gráficos e no processador. Jogar em party vai matar o seu PC com um excesso de minions ou efeitos de partículas.

Minecraft conta como MMO? A diversão é ficar construindo online.
 
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DarkHatsu

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Você achou os gráficos bonitos? Eu também achei... mas me sentia enjoado depois de jogar 2 horas. Não sei se era o brilho na tela que me deixava enjoado.
Achei...mas sei lá. Ser P2W me desanimou. Eu jogava muito DCU online tmb. Mas ele foi por esse mesmo caminho. Já o Elder Scrolls é muito grande, com varias coisas pra fazer. Ai vc fica...pqp...não vou ter tempo pra tudo isso.
 


Doquinha

Bam-bam-bam
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Não morreu não, só está estagnado. E é por isso que não tenho nenhuma pretensão de deixar de jogar Black Desert, ainda mais por ter servidor brasileiro (ping baixo), não troco por nada a liberdade e a variedade de conteúdo que o jogo me proporciona, devo jogar esse lixo a mais de 5 anos, quando joguei pelo primeira vez no servidor japonês.

É uma pena que o Crimson Desert não é um MMORPG de fato, por outro lado, acho que foi a decisão certa, vou conseguir jogar os dois. :klol
 

Preg

Prodígio da preguiça
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Morando aqui no Brasil, o que adianta ficar animado com MMO? As novidades nunca chegam aqui. Acho incrível esse pessoal que cria conta em servidor japones, coreano e até chines se sujeitando a jogar com 500 de ping,. Desencanei de querer jogar MMO.

Abçs.
 

estupido online

Supra-sumo
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tem essa de "moda" tbm
talvez a moda só tenha passado, e as como toda moda que bombou ela pode voltar a bombar de novo um dia
 

billpower

Power Poster
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Eu não veria problema do gênero morrer se não tivesse seu lugar ocupado por coisa muito pior como são os Gachas.
 
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Passo's

Lenda da internet
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Não se reinventou, ta preso nas mesmas bostas de décadas atrás(apenas com gráficos novos).

Normal ter morrido(estagnado)
 

Pockett

Nostálgico
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vc fala que a lore do FFXIV é ruim, mas quem é que liga pra lore quando se joga um mmo, quer lore boa, vai ler um livro, o mais importante em um mmo são as mecânicas, e entre os atuais , o FFXIV tem umas das melhores que é a troca de classe
 

eth0

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Eu peguei o beta do Crowfall.
Mesmíssima coisa de sempre.
 

Setzer1

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No geral MMO´s tem dificuldade em se desligar das mecanicas de Grind.

Logo ,mudar combate, trade, craft, etc não adianta pq no fim tudo se resume a você curtir grind ou não.

Um que eu curtia era D&D: Online pq tinha pouco grind e um diferencial nas dungeons, era realmente legal ser um ladino e desabilitar traps por exemplo.
O jogo ainda existe mas é datado .

Neverwinter é puro grind e pior, cada atualização é feita precisamente pra nerfar você de maneira que você precise voltar ao grind pra ficar forte.

WoW, Guild Wars 2, Star wars Old Republic, Star Trek: Online, Final Fantasy, Elder Scrolls -> Você tem ao menos a opção de jogar pela lore. Fechando a lore você cancela a mensalidade e volta na próxima expansão! Mas se tu não curte a lore não é o grind que vai te segurar.

Alguns MMO´s focam em craft de cidades/itens. Mas esses são hardcore e possuem população minuscula.
Ultima Online, Ragnarok, e os super antigos servers privados podem ter uma mudança que agrada. Mas novamente, nicho.


Eu até tolero os MMO´s de lore. Mas ultimo que me arrisquei foi Star Wars Old Republic, no qual joguei por 3 meses.
Vlw a pena pq a lore foi divertida e joguei como um RPG.

Guild Wars 2 entro num frenesi de atualizações e mudanças de mundo semanais e mensais depois que eu parei. Parece divertido pra quem curte o jogo mas pra mim matou o game pra quem ta começando. Metade do mapa que eu conhecia nem existe mais lol.
 

Maladino

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O gênero em si virou um nicho bem menor, então de certo modo dá pra dizer que "morreu".

Mas os jogos do dentro do nicho são bem fortes.

Tem muita coisa em MMO que não agrada muito as pessoas hoje em dia.

Eu mesmo diria que não sou fã de MMO, sou jogador de WoW desde a Burning Crusade, devo ter aí pelo menos umas 17 mil horas investidas nessa porra fácil. Se fosse pra jogar outro MMO eu não teria interesse porque não gosto muito das mecanicas de MMO, gosto (malemal) de um jogo específico do gênero.

Acho que o único MMO que tive algum interesse de jogar fora o WoW foi New World.

Mas até que a seleção de jogos atuais está melhor do que alguns anos atrás. Lembro de quando ficavam anunciando WoW killers todo mes e era tudo muito meh.
 

Flea.

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Pelo que falou, recomendo tentar GW2, jogo base é di gratis
 

Asteriques

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vc fala que a lore do FFXIV é ruim, mas quem é que liga pra lore quando se joga um mmo, quer lore boa, vai ler um livro, o mais importante em um mmo são as mecânicas, e entre os atuais , o FFXIV tem umas das melhores que é a troca de classe
Isso é verdade.
No próprio WoW mesmo, tem muito mais lore nos livros que no game em si.
 

DarkVoid

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Foi substituído pelos Mobas, ninguém quer ficar grindando/farmando por 500 mil horas, ter horários específicos pra fazer evento, parece um segundo trabalho. No Moba você entra, joga 30min/1hora contra pessoas no seu nível, acaba a partida e na próxima partida faz a mesma coisa.

Os que eu joguei foi pelo World PVP, arenas e gvg/guerras, mas com o tempo esses jogos viraram P2W, você fica meses pra ter um set decente e na hora de ir para a arena ou no world PVP um cara te da HK. Infelizmente não tem mais GVG/guerras no jogo que joguei pois faltava gente, guerra com 100-200 pessoas de cada lado é meio zoado.
 

estupido online

Supra-sumo
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vc fala que a lore do FFXIV é ruim, mas quem é que liga pra lore quando se joga um mmo, quer lore boa, vai ler um livro, o mais importante em um mmo são as mecânicas, e entre os atuais , o FFXIV tem umas das melhores que é a troca de classe
entre a glr que jogava wow, que eu conheço, muitos deles adoram a lore do jogo
nao sei se isso se repete em outros mmos
 

nominedomine

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WoW atual não tem relação nenhuma com o jogo que eu gostava lá em 2005, toda a essência do que tornava o jogo bom já foi perdida, para mim já erraram de cara na primeira expanssão e foi só ladeira abaixo dali para frente ao ponto de ficar injogavel. WoW classic e servidores Vanilla mostram claramente que o jogo original era muito melhor mas só de saber que vai inevitavelmente seguir o mesmo caminho trágico com as inevitáveis expansões já não vale a pena gastar tempo com isso.

Eu considero que o gênero morreu sim, não existe nada similarmente ambicioso a WoW ou a outros jogos que vieram antes. A propria Blizzard que antes da primeira expansão tinha algumas ideias ambiciosas desistiu logo que elas não funcionaram e partiu para outra direção.

O triste é que se trata de um dos gêneros com maior potencial e eu simplesmente não vejo evolução nenhuma mais. Talvez eu não esteja por dentro mas eu sequer vejo qualquer desenvolvedor identificando os problemas certos (jogos cada vez mais anti-sociais, mais convenientes, mais manipulativos, menos dinâmicos, mais mercenário, etc).

entre a glr que jogava wow, que eu conheço, muitos deles adoram a lore do jogo
nao sei se isso se repete em outros mmos
Lore de Wow é uma b*sta inacreditável que fica cada vez pior e mais absurda.

Foi substituído pelos Mobas, ninguém quer ficar grindando/farmando por 500 mil horas, ter horários específicos pra fazer evento, parece um segundo trabalho. No Moba você entra, joga 30min/1hora contra pessoas no seu nível, acaba a partida e na próxima partida faz a mesma coisa.

Os que eu joguei foi pelo World PVP, arenas e gvg/guerras, mas com o tempo esses jogos viraram P2W, você fica meses pra ter um set decente e na hora de ir para a arena ou no world PVP um cara te da HK. Infelizmente não tem mais GVG/guerras no jogo que joguei pois faltava gente, guerra com 100-200 pessoas de cada lado é meio zoado.
Nada disso ai é algo intrínseco a MMOs, é simplesmente onde eles pararam no tempo ou onde falham miseravelmente em termos de game design.
 
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Dhi-Sama®

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Concordo que o gênero precisaria se reinventar.

Na época em que jogar com alguém pela internet era novidade, o gênero expandiu horrores. Perdi as contas de quantas horas joguei de Ragnarok Online, Lineage, Perfect World, e, menos que os anteriores, World of Warcraft.

Mas, de fato... hoje em dia estes jogos sofrem de crise de identidade, mesclada com falta de inovação.

Tentei, estes dias, voltar pro WoW. Mas, no caso deste, o visual extremamente datado é um limitador. Queria ver as raças do jogo melhor desenhadas, com mais polígonos e texturas. Poderiam fazer isso sem perder base, hoje em dia, já que se pode fazer coisas 10 vezes mais bonitas que aquelas do jogo atual até pra celulares.

Eu desaprendi a gostar de jogos com quests "sem impacto real na vida do personagem". Um exemplo disso, é que não consegui gostar de Destiny (que nem considero um MMO) justamente por ter quests que são meros pretextos pra te mandar pra um lado e pro outro coletar itens e experiência. Tem um enredo por trás, é verdade, mas ele é muito pequeno.

E eu entendo que não seja fácil fazer um mundo "vivo e interativo" dentro de um MMO, onde incontáveis jogadores vivenciam a experiência ao mesmo tempo, em diversos estágios de evoluções diferentes.

Mas simplesmente não consigo mais lidar com:

"Aqueles malditos ratos roubaram os itens de nossa enfermaria. Nossos soldados feridos estão precisando de medicamentos urgentemente! Veja se você consegue recuperar alguns para nós!"

[ ] Mate 10 Ratos Assassinos pra coletar os medicamentos roubados.

 

Inari

Bam-bam-bam
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Devo ter uns R$500 em itens na minha conta do ragnarok, ta lá parado... vou ver se vendo e pego R$ pra fazer alguma outra coisa, n pretendo voltar a jogar.
 

Crystal

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Eu gosto muito de MMOs.

Geralmente me vejo instalando windows novamente para testar algum jogo antigo ou novo.

Você comentou da lore do FFXIV, eu acho que demora demais para engrenar a história. Depois que passa da metade do jogo base mais ou menos, a coisa fica muito boa.
Mas considero as mecânicas do FFXIV as melhores de todos os MMOs que joguei, a troca de classe, o tab target estratégico e cada classe com sua role específica para mim são incríveis.

Infelizmente não quero voltar para o FF por causa do momento, da vida em si. Mas acho ótimo.

Mas para passar o tempo estive jogando Albion online que tem umas mecânicas muito legais para um mmo, sem classes muito definidas, só você equipar certo item para trocar de classe.

Hoje em dia é muito complicado.

A audiência do mmos são nós, de 20 poucos anos, pessoas que nos anos 2000 eram adolescentes ou crianças que cresceram jogando wow, Tibia, RuneScape.

Essa nova geração não gosta de mmo, eles não tem paciência, tenho uns conhecidos ali de 14-16 anos que não sabem jogar outra coisa que não seja fortnite e afins.

Existe uma porrada de mmos para sair no futuro.
Vamos ver o que reserva, vai ser um gênero que eu sempre vou voltar a jogar sazonalmente.

Mas cada semana que passa, minha vontade de voltar para o FF aumenta.
 

Maladino

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WoW atual não tem relação nenhuma com o jogo que eu gostava lá em 2005, toda a essência do que tornava o jogo bom já foi perdida, para mim já erraram de cara na primeira expanssão e foi só ladeira abaixo dali para frente ao ponto de ficar injogavel. WoW classic e servidores Vanilla mostram claramente que o jogo original era muito melhor mas só de saber que vai inevitavelmente seguir o mesmo caminho trágico com as inevitáveis expansões já não vale a pena gastar tempo com isso.
O problema é que o WoW Classic vive basicamente do que as pessoas fora do nicho hoje em dia não querem em MMO que é gastar um tempo enorme no jogo pra obter as recompensas (Além da questão da comunidade). Óbvio que tem outros fatores, mas o core do Classic é empenho de tempo = recompensa.

Toda vez que a Blizzard tentou aplicar isso de novo no retail o jogo deu uma queda brusca de jogadores ativos.

O retail, hoje, é muito mais difícil que o classic em questão de playskill, com o grave problema das recompensas serem bem "meh" e muito aleatórias. Já o classic é absurdamente mais fácil em termos de playskill mas te dá uma sensação de recompensa foda ao investir X tempo no jogo e saber que você vai ser um pirocudo no dia da raid. Ou que você vai ficar 4 meses dormindo e jogando e vai todo mundo te reconhecer como rank 14 de pvp.

Só que quem curte isso é um subgrupo dentro do nicho. Se surgisse um jogo igual ao classic hoje mas sem ser WoW acho que morreria em bem pouco tempo.

PS: Não acho que eles vão matar o Classic. Acho que qualquer solução que eles encontrem pras expansões futuras elas não vão queimar o seu progresso e as expansões vão existir em servidores separados.
 

Túlio Veneno

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A última expansão de WOW vendeu quase 4 milhões em seu lançamento. TESO e FFXIV tem milhares de players diariamente segundo steam.

Então, não. Não morreu.
 

zeppelinho

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Prevejo a volta do MMORPG com tudo quando VR atingir as massas...

Ai mesmo que RPG online vai drenar a vida das pessoas.
 

DarkVoid

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Prevejo a volta do MMORPG com tudo quando VR atingir as massas...

Ai mesmo que RPG online vai drenar a vida das pessoas.

Rapaz, só vejo MMORPG forte igual no começo dos anos 2000 (na verdade maior), quando o VR for igual Legendary Moonlight Sculptor ou Sword Art Online.
 

Vinicam

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MMO em si não, mas MMORPG sim. Morrer não é a palavra correta, mas está estagnado e fadado a não ser mais tão popular como já foi um dia por muuuuito tempo, muito provavelmente até o momento que o VR virar algo muito mais avançado, como falaram ai acima.

O motivo principal disso é que empresa nenhuma mais quer arriscar gastar o que foi gasto com os tantos "WoW killers" que existiram e fracassaram sendo que existem outros gêneros muito mais baratos de se desenvolver. Imagine o investimento absurdo que não seria atualmente pra criar um game tão extenso quanto foi o WoW no lançamento... Muito mais que qualquer AAA Open World atual. Inclusive nem a própria Blizzard quer arriscar, pois transformaram o que seria o novo MMO deles em Overwatch.

Outro indicativo de que o mercado pra MMORPG está totalmente estagnado é notar como o maior hype no gênero nos últimos 10 anos foi um jogo lançado a 15 anos atrás: WoW Classic.

E é complicado mesmo, quando paramos pra pensar... Pra existir um RPG totalmente imersivo que conquiste como WoW conquistou ele vai ter que ser excelente em todos seus sistemas, pois senão a galera que curte um elemento apenas desse sistema vai procurar outros tipos de MMO que foquem apenas nele e o façam mais bem feito, por exemplo, quem curte um aspecto de exploração e manuseio de recursos vai preferir jogar Ark ou semelhantes ao invés de um MMO que só "pincele" um sistema parecido. O mesmo pode ser dito do aspecto PvP, PvE, etc...

Outra questão é a geração atual, que se acostumou com jogos de recompensa imediata e o fato da geração com "mais paciência" possuir menos tempo, afinal estão todos com mais de 25 anos já. Recompensa imediata simplesmente não combina com RPG, só notar como todos os últimos MMORPGs (incluindo o WoW) tentaram rumar pra esse estilo ou, pelo menos, colocar elementos nesse sentido e como isso deteriorou o principal elemento de um MMORPG: a comunidade.
 

NeWii

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Recentemente o único MMO que conseguiu me prender foi Albion Online. Mas ele é um jogo muito voltado ao PVP. Mas tem um role play muito legal!

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Genezy!

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MMO em si não, mas MMORPG sim. Morrer não é a palavra correta, mas está estagnado e fadado a não ser mais tão popular como já foi um dia por muuuuito tempo, muito provavelmente até o momento que o VR virar algo muito mais avançado, como falaram ai acima.

O motivo principal disso é que empresa nenhuma mais quer arriscar gastar o que foi gasto com os tantos "WoW killers" que existiram e fracassaram sendo que existem outros gêneros muito mais baratos de se desenvolver. Imagine o investimento absurdo que não seria atualmente pra criar um game tão extenso quanto foi o WoW no lançamento... Muito mais que qualquer AAA Open World atual. Inclusive nem a própria Blizzard quer arriscar, pois transformaram o que seria o novo MMO deles em Overwatch.

Outro indicativo de que o mercado pra MMORPG está totalmente estagnado é notar como o maior hype no gênero nos últimos 10 anos foi um jogo lançado a 15 anos atrás: WoW Classic.

E é complicado mesmo, quando paramos pra pensar... Pra existir um RPG totalmente imersivo que conquiste como WoW conquistou ele vai ter que ser excelente em todos seus sistemas, pois senão a galera que curte um elemento apenas desse sistema vai procurar outros tipos de MMO que foquem apenas nele e o façam mais bem feito, por exemplo, quem curte um aspecto de exploração e manuseio de recursos vai preferir jogar Ark ou semelhantes ao invés de um MMO que só "pincele" um sistema parecido. O mesmo pode ser dito do aspecto PvP, PvE, etc...

Outra questão é a geração atual, que se acostumou com jogos de recompensa imediata e o fato da geração com "mais paciência" possuir menos tempo, afinal estão todos com mais de 25 anos já. Recompensa imediata simplesmente não combina com RPG, só notar como todos os últimos MMORPGs (incluindo o WoW) tentaram rumar pra esse estilo ou, pelo menos, colocar elementos nesse sentido e como isso deteriorou o principal elemento de um MMORPG: a comunidade.
Foi perfeito na explicação.

A geração que viu o nascimento e auge do WoW cresceu e o tempo diminuiu, e a geração atual que tem tempo quer a dopamina imediata de um Battle Royale.

O Wow de 2004 a 2010, 2011 com a geração foi uma combinação que não vai voltar a existir. Várias vezes meus amigos da época e eu tentamos voltar para buscar aquela sensação, já era.
 

claudio182

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Eu acho que todo MMO deveria ser igual COD.

Ter o multiplayer, mas ao menos uma campanha offline, nem que seja curta ou mesmo vendidos separados.

Muitas vezes eu gosto do visual e temática do jogo mas não pego só por ser MMO, que detesto.
 

PocketCrocodile

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Eu acho que todo MMO deveria ser igual COD.

Ter o multiplayer, mas ao menos uma campanha offline, nem que seja curta ou mesmo vendidos separados.

Muitas vezes eu gosto do visual e temática do jogo mas não pego só por ser MMO, que detesto.
Ragnarok é um jogo muito bonito, divertido, a história é massa, eu sempre quis jogar mas o fato de ser MMO me afastou demais dele
Até eu descobrir a existência desse jogo. Quando eu vi que não era Online eu fui correndo jogar


ds_ragnarok_online_ds_p_kiymuy.jpg



Seria perfeito se tivesse um de PC offline igual a ele
 
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