O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Oculus Rift |OT2] Meta vai abrir sua plataforma para 3rd parties [Meta Horizon OS + ASUS + LENOVO]

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
É foda não ficar no hype...
Eye tracking e foveated rendering são coisas que eu não esperava para 2019. Já foi uma surpresa pra mim a Valve sair da zona de conforto e finalmente transformar todo aquele R&D em um produto. E aí ainda trazer essa revolução para os nossos lares dos mais afortunados? Isso daria aquela sacudida que o mercado estava precisando.

Eu acho que pra eles entrarem no jogo agora, é pq estão bastante confiantes no que tem em mãos.

E ainda tem aqueles 3 jogos em VR que eles estavam fazendo há anos. Talvez isso me deixe tão empolgado quanto o hardware em si. Eu não acho que eles iriam finalmente tomar as rédeas do negócio e laçarem o próprio hardware sem ter jogos para demonstrarem o mesmo (ainda mais o Gabe que sempre fala como ele inveja a nintendo com seus hardwares acompanhados dos jogos - ou seja, por poderem criar os jogos baseados no hardware e o hardware baseado no que eles querem pros jogos).

Os rumores sobre o Half Life VR eram de que seria um prequel do HL2. Também temos rumores de que um dos jogos seria baseado no universo de Portal.

Se ela entregar 3 games AAA para VR (coisa que até agora não aconteceu de fato) e que sejam revolucionários para essa tecnologia, acho que poderemos ver uma grande mudança em como o público mais hardware percebe a VR.
 

juminho

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.607
Reações
5.569
Pontos
1.229
Esse headset da Valve é o sucessor do VIVE ou será uma linha independente da própria Valve?
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Esse headset da Valve é o sucessor do VIVE ou será uma linha independente da própria Valve?

Isso aí é a valve entrando no jogo. O Vive é da HTC. Se ela quiser lançar outro, ela lança e continuará funcionando com o steamvr.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
rtnwr9tlepp21.jpg
 


Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Por essa página da store parece que eles irão vender o HMD separadamente (também há outras páginas com bundles) para aqueles que já possuem um controle do Vive (que deve continuar funcionando) assim como as base stations. Então o cara que tem um Vive só precisa comprar de fato o headset.

Nas specs mínimas eles citam DP 1.2, mas nas specs recomendadas eles não falaram nada. Eu acho que DP 1.2 não aguenta uma resolução de 2k por olho a 90fps. Mas tbm nem uma RX 480 aguenta. Talvez as specs recomendadas contem com uma DP 1.3.

Então se o cara tem uma placa mais fraca, vai rodar com a resolução abaixo da nativa do headset. Se ele tem uma mais forte, roda na nativa. Ou isso tudo simplesmente significa que o Index não possui uma resolução acima da do Vive pro por exemplo (e por isso a 1070 ali como recomendada), o que vai deixar muita gente triste. Ou talvez eles realmente tenham um eye tracking funcional.




Ah, e a data de lançamento... 15 de junho? Porra, aí a Valve tá de sacanagem LOL
 
Ultima Edição:

Slayer-X ®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.806
Reações
2.285
Pontos
944
Quando surgiu o Oculus Rift e vi que a Valve tinha se unido com a THC eu sabia que o próximo Half Life seria um jogo de VR e só sairia quando os gráficos pudessem ser mais realísticos, acredito que teremos um na próxima geração .


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Esse é um game que definitivamente começa a se aprofundar mais na VR, mostrando as diferenças (que sempre foram óbvias em teoria) entre VR e jogos flat screen.

O nível de interação é incrível, e a física é muito boa também. O PSVR 2 vai se beneficiar demais do zen 2. Hardware não deverá faltar, então vai passar a ser uma questão de levarem mais a sério e começarem a fazer jogos realmente voltados para essa mídia.


Algumas coisas são bem simples, tipo a forma como o pedaço de madeira fica preso a lâmina do machado, ou como o pé de cabra fica atravessado na madeira, ou mesmo o fato de vc poder usá-lo para tentar fechar uma porta. VR oferece umas situações muito distintas.

 
D

Deleted member 101002

Dúvida: o Oculus Quest terá uma loja própria ou rodará os jogos VR já disponíveis no mercado??
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Dúvida: o Oculus Quest terá uma loja própria ou rodará os jogos VR já disponíveis no mercado??

Loja própria. Diferente dos outros headsets até aqui, a loja do Quest terá uma curadoria restrita. De acordo com a Oculus, só irão entrar jogos cuja a performance esteja dentro do esperado, e além disso precisam ser jogos completos; nada de pequenas experiências/tech demos.

Tem muito lixo que foi lançado para o GearVR (e depois aproveitado no Oculus GO), mas somente os bons jogos irão sair de lá para o Quest. Aliás, o Quest não roda os jogos do Go nativamente, tem que portar.

A Oculus trata o Quest como um console. O Facebook está apostando muito nele, então faz sentido começar a levar a sério o que o público terá para comprar.

Falaram de 50 jogos no lançamento. Muitos jogos (como beat saber, superhot, robo recall, moss, etc) já foram portados do rift para o Quest. Muitos developers irão agora desenvolver jogos para as duas plataformas (muitos com cross buy). Como o quest agora é o front runner do Facebook, espera-se que eles invistam muita grana em criação de jogos. Foram investidos $500 milhões em conteúdo para o Rift, com certeza vão botar muita grana no Quest também.
 
D

Deleted member 101002

Loja própria. Diferente dos outros headsets até aqui, a loja do Quest terá uma curadoria restrita. De acordo com a Oculus, só irão entrar jogos cuja a performance esteja dentro do esperado, e além disso precisam ser jogos completos; nada de pequenas experiências/tech demos.

Tem muito lixo que foi lançado para o GearVR (e depois aproveitado no Oculus GO), mas somente os bons jogos irão sair de lá para o Quest. Aliás, o Quest não roda os jogos do Go nativamente, tem que portar.

A Oculus trata o Quest como um console. O Facebook está apostando muito nele, então faz sentido começar a levar a sério o que o público terá para comprar.

Falaram de 50 jogos no lançamento. Muitos jogos (como beat saber, superhot, robo recall, moss, etc) já foram portados do rift para o Quest. Muitos developers irão agora desenvolver jogos para as duas plataformas (muitos com cross buy). Como o quest agora é o front runner do Facebook, espera-se que eles invistam muita grana em criação de jogos. Foram investidos $500 milhões em conteúdo para o Rift, com certeza vão botar muita grana no Quest também.

Estou interessado no Quest para entrar no VR mas irei esperar um pouco para ver essa questão.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Estou interessado no Quest para entrar no VR mas irei esperar um pouco para ver essa questão.

Eu também estou interessado, mas prefiro esperar o primeiro ano e ver se ao final dele já terá formado uma boa biblioteca. Somente a nintendo consegue me arrancar dinheiro e me fazer comprar um hardware que só tenha 2 ou mesmo 1 jogo em que eu esteja interessado.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.509
Pontos
2.082
A Valve ta tão fundo do poço que não da pra empolgar com mais nada vindo dela.

Espero que esse Index signifique que vão fazer alguns jogos novos, Portal 3 VR seria incrível, ou uma nova IP.
Nem falo HL3 pois já virou piada.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Espero que esse Index signifique que vão fazer alguns jogos novos, Portal 3 VR seria incrível, ou uma nova IP.
Nem falo HL3 pois já virou piada.

Ela já está há uns 3 anos (ou mais) produzindo 3 jogos para VR.

Só sabemos que são 3 jogos completos, nada de experiências ou coisa do tipo.

Como sempre, há rumores que dizem que um dos jogos é um prequel de HL (uns dizem se passar entre o 1 e o 2), e o outro jogo seria no universo de Portal.

Além do headset a Valve tem o controle knuckles (que será vendido com o headset e está em produção há anos), e esses jogos certamente irão tirar proveito das características dele.

Eu to mais excitado pelos jogos do que pelo headset.
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Sony Patents Glasses for Use in VR Headsets

aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9SLzYvODMxNzE0L29yaWdpbmFsL3NvbnktdnItZ2xhc3Nlcy1wYXRlbnQuanBn

VR is becoming increasingly popular. But among its many obstacles to going truly mainstream is the fact that a lot of people wear glasses. Those people can wear both at the same time (some VR headsets accommodate this better than others), take off their glasses whenever they want to go into VR or leave alternate realities to their better-sighted peers. Luckily, a new patent suggests that Sony wants to save the bespectacled masses from this uncomfortable truth.

The patent was filed in December 2017, published on April 4 and discovered by UploadVR today. It describes a pair of glasses that can take prescription lenses and fit inside a VR headset without crushing the wearer’s nose. The glasses would also use eye-tracking sensors to gather “gaze information of the user in order to improve quality of content provided for rendering on the head mounted display,” according to the patent.

We assume that Sony is describing foveated rendering, which effectively diverts resources from the periphery of the user’s vision to whatever is in the center of their field of view. That way, people can get quality graphics with a less (but still) powerful PC. Or, in the case of PlayStation VR (PSVR), with the limited power of consoles. If only PSVR supported foveated rendering... maybe the glasses are a clue that Sony plans to support the feature in the future.

If that is the case, we suspect the glasses might block whatever eye-tracking tech is built into the headset proper, or at least that they reduce its effectiveness. UploadVR speculated that Sony could enable foveated rendering on the PSVR, but that platform is 2.5 years old at this point. It would make more sense for Sony to release a followup than to upgrade this headset with a pair of prescription glasses.

There’s also the possibility that Sony doesn’t actually do anything with this patent. Many companies file patents for technologies before they even know if they want to use them in a product, just to make sure they aren’t burned if someone else has the same idea in the interim. Patent licensing—and trolling—is also a perfectly viable business, which doesn’t have the same costs as offering a physical product.

No matter what Sony has planned, at least it’s clear that someone is looking out for the glasses-wearing folks like us, who quite literally can’t look out for ourselves. Who says we shouldn’t be able to experience VR in comfort just because we can’t see this reality particularly well without some help?


Fonte: https://www.tomshardware.com/news/sony-patent-glasses-vr-headsets-psvr,39024.html

Bom, outra patente da Sony voltada para VR, como sempre, é apenas uma patente, que pode ou não vir a ser colocada em uso, de qualquer forma, achei interessante o aproach, em suma: Quem usa óculos, poderia mandar fazer lentes específicas para sua necessidade que seriam integradas em um tipo de slot dedicado para as lentes, seria uma forma de tirar da equação o desconforto de usar o oculos em conjunto ao HMD, e tb pq não ajudaria até mesmo no form factor que leva em conta o uso de óculos.

É bom notar que isso vai em direção a uma necessidade bem específica que seria o uso de Foveated Rendering + Eye Tracking, o que acha @Kise Ryota ?

P.S. Olha que espetáculo de obra de arte o desenho desse rosto. :kkk
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Eu tinha visto uns dias atrás e, pra ser sincero, nem dei muita bola :klol

Há desafios para usar eye-tracking com pessoas que usam óculos, então isso poderia facilitar.

Eu já to achando que o Index não tem eye-tracking. E isso se confirmando, terá sido a última patente que eu me dei ao trabalho de ler LOL
Vou passar a me importar única e exclusivamente com produtos lançados.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Novo update de firmware do knuckles (valve) melhorou o tracking dos dedos




Muito bom considerando que são apenas sensores no controle
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Hoje começa o F8, espero que o Facebook apenas diga que os americanos sortudos já podem ir na Best Buy mais próxima e pegar um Rift S e Quest, pra eu ter vários reviews pra ler. Se for pra abrir pre-order, ficarei tremendamente desapontado.

Pode ser que seja amanhã também, já que o evento ocorre nos dias 30 e 1°.

E amanhã (1°) será a Valve pra anunciar o Index, esse será pre-order... mas espero que eles abram o jogo e não escondam nada. Quero ver tudo do hardware, e com sorte veremos alguns jogos da Valve.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Nas Best Buy's apareceram nos mostruários o Rift S e o Quest, e pelo o que deu pra ver no painel da esquerda explicando cada headset, eles portaram o game Chronos do Rift pro Quest:


hym6j1zv69v21.jpg



Cara, eu to com uma vontade tremenda de pegar um Quest. Na verdade eu quero pegar os dois (o S também), mas acho os $400 cobrados pelo S muita coisa, deveria ser $300 no máximo. Já o preço do Quest acho que tá muito justo, então é capaz de eu pegar ele primeiro. Só esperando pra ler vários reviews e aí é puxar o gatilho quando tiver uma chance.


Vídeo do Chronos pra quem não se lembra (foi jogo de lançamento do Rift, ou seja, o game foi feito para ser jogado num controle de Xbox):




PS: mas $40 dólares por esse game é salgado demais. E nesse ponto, é foda ir de Oculus sendo que eles não possuem loja BR.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Ultima Edição:

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Optimized pixel layout
The headset's dual 1440x1600 RGB LCDs provide 50% more subpixels than OLED, resulting in greater sharpness for the same rendering cost. In addition, the fill-factor is three times better than OLED, greatly reducing “screen door” effect.


Higher frame rates
The Valve Index Headset runs at 120Hz with full back-compatibility to 90Hz, as well as an experimental 144Hz mode. Higher framerates improve realism and optical comfort, allowing longer and more comfortable play sessions.


Extremely low persistence
Valve Index displays have a reduced illumination period of 0.330ms to 0.530ms (framerate dependent), allowing imagery to remain just as sharp when your head is in motion as when you're standing still. This is a 5x improvement over first-generation PC VR HMDs.




Optimized for FOV
The best way to improve field of view is to position the optics as close as possible to the eyes. Physically adjustable IPD (distance between eyes) and eye relief (distance from lens to eye) lets you optimize the field of view for your face. With these features, as well as the dual-element lens and canted optics, this headset provides 20° more FOV than the HTC Vive for typical users.






Dual-element lens
The custom lenses built into the Valve Index Headset maximize field of view without sacrificing edge-to-edge clarity. High geometric stability allows you to look around the scene by moving your eyes (not just your head) with minimal shape distortion.





Canted optics
Instead of a mount perpendicular to the user’s eyes, the headset’s displays cant outward by 5 degrees. This improves outer FOV while balancing the inner FOV.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Zuckerberg acabou de abrir a pre-order do Quest e Rift S, pra enviar apenas em 21 de maio. put* m****, esses caras estão de sacanagem.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.063
Pontos
2.059
Esse Valve Index já possui eye tracking para reduzir a demanda de raw power no hardware?

Nada... estávamos sonhando com isso por conta de uma patente dela, e de uns rumores sobre telas de alta resolução que ela havia usado em protótipos (2k por olho - embora a versão final tenha vindo com bem menos), mas não há eye tracking ainda...


Pelo visto o Michael Abrash estava correto quando disse que eye tracking, na previsão dele, só lá pra 2022.

O requerimento é uma gtx 970 ou rx 480. Requerimento mínimo, certamente. O recomendado é uma gtx 1070 pra cima.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.178
Pontos
1.839
Nada... estávamos sonhando com isso por conta de uma patente dela, e de uns rumores sobre telas de alta resolução que ela havia usado em protótipos (2k por olho - embora a versão final tenha vindo com bem menos), mas não há eye tracking ainda...


Pelo visto o Michael Abrash estava correto quando disse que eye tracking, na previsão dele, só lá pra 2022.

O requerimento é uma gtx 970 ou rx 480. Requerimento mínimo, certamente. O recomendado é uma gtx 1070 pra cima.

Eu espero que a Sony espere aí uns dois anos no mínimo antes de soltar um PSVR2, para que ele contenha eye tracking. Acho que este conceito é o "next level" da tecnologia.
 

juminho

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.607
Reações
5.569
Pontos
1.229
Ansioso pra saber qual desses lançamentos é o melhor. Estarei em setembro nos EUA e pretendo trazer algum dispositivo VR comigo.
 
Topo Fundo