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P.S. esse cara foi um dos que trabalharam na Psygnosis na criação de Wipeout.
Os pensamentos da Sony estão alinhados aos da oculus no geral (a última está trabalhando em mais coisas).
Eu vou levar em consideração que ele espera já ter wireless e eye tracking pra próxima gen. Ou seja, o psvr2 não deve sair antes de 2023 na minha opinião. Mas espero estar errado, é muito tempo pra esperar.
PS: pena que ele não falou absolutamente nada sobre controles ou tracking.
Os pensamentos da Sony estão alinhados aos da oculus no geral (a última está trabalhando em mais coisas).
Eu vou levar em consideração que ele espera já ter wireless e eye tracking pra próxima gen. Ou seja, o psvr2 não deve sair antes de 2023 na minha opinião. Mas espero estar errado, é muito tempo pra esperar.
PS: pena que ele não falou absolutamente nada sobre controles ou tracking.
Eu particularmente prefiro que a SONY crie controles do zero pro PSVR2. Mas nem precisa reinventar a roda, é só copiar a Oculus e a Valve e tá pronto. O padrão precisa ser mantido para facilitar o port entre as plataformas. Inclusive, eu já posso ouvir o choro dos "rardicóri" reclamando como o seu maravilhoso dualshock foi destruído por conta do gimmick chamado VR.
Então, sim, tem todas essas questões sobre conflitos de interesse entre o jogador tradicional e o que estaria interessado tb no PSVR, mas eu realmente acredito que dá pra conciliar os dois criando um controle modular, não é necessário alterar nem mesmo o layout tradicional.
Sei lá, eu sempre procuro pensar na solução mais simples possível no sentido da função e do custo, eu tenho essa imagem em minha mente de um único controle que possa ser usado de diversas formas e que tire da equação a questão de sempre adicionar mais e mais custos, enfim, vamos ver o que vem por aí, de qualquer forma eu imagino que o suporte aos moves deve ficar restrito apenas só PSVR junto ao uso da ps câmera, com o próximo hmd devem vir com algo mais prático e preciso.
Incrivel, pena que vai demorar, será que até 2023 ja teremos tanto ET quanto FR?Em termos puramente tecnológicos, eye-tracking é sem sombra de dúvidas o próximo grande passo. Mas não é um passo qualquer, é algo que realmente vai mudar tudo em em diferentes áreas.
Depois dele, eu acho que o próximo grande passo só virá quando virmos novos tipos de tela. Hoje as telas são basicamente painéis que já existiam por aí, mas com tweaks para a VR. Acredito que primeiro veremos um avanço nas lentes, como o Abrash citou. Isso vai diminuir o tamanho do headset consideravelmente, já que com lentes pancake vc não precisa de uma grande distância entre as lentes e as telas. Ela fica quase que colada na tela, muito próxima mesmo, e ainda aumenta o FOV, que pode chegar a 200°.
Imagem para ilustrar:
Porém, com pancake lenses ou vc consegue os 200° de FOV ou vc consegue um headset num form factor pequeno. Aí vai depender de qual trade-off a empresa escolher.
Mas onde o negócio fica realmente interessante é com waveguides. Esse é o tipo de tecnologia que estamos vendo em headsets AR.
Com essa "tela" nós poderemos ter tanto um FOV de 200° quanto um form factor pequeno, nesse caso realmente pequeno, como um visor (pq, como vc pode ver, sequer será necessário lentes mais). O tal sonhado visor que vemos em filmes. Aqui uma concept art da Oculus mostrando o que se espera de um HMD VR com waveguides:
Surreal, não? Mas é pra onde iremos caminhar, acredite. Em um futuro próximo os headsets AR e VR irão convergir num único produto. Até lá, a VR irá melhorar do jeito que der, mas o grande salto será quando a AR estiver em estágio avançado, aí a VR irá se aproveitar do tipo de tecnologia necessária pra AR funcionar e teremos esse visor aí. Até pq, é muito mais fácil fazer funcionar em VR do que AR. Mas põe aí no mínimo 10 anos a partir de agora.
Ou seja, tem muita coisa pra VR evoluir ainda. E o dia que for esse visor aí minúsculo, sem fios, sem limites, eu duvido que alguém vá dizer que não tem interesse em usar LOL
Mas o primeiro passo é eye-tracking. Ele vai aumentar a resolução e o field of view ao passo que irá diminuir o custo de processamento necessário (e provavelmente diminuirá a bandwidth necessária para transmitir pro headset, o que ajudará no fator wireless). Teremos mais resolução e mais FOV talvez usando as mesmas specs de GPU atuais. Com foveated rendering nós teremos visuais mais impressionantes em VR do que poderemos ver em uma flat screen. Imagina o impacto que terá num produto standalone como o Quest.
São duas coisas que eu estou ansioso pra ver. Eye-tracking e foveated rendering virão primeiro, mas waveguide vai demorar =(
Mas eu me contento com o avanço das lentes pancake nos próximos 5 anos.
Incrivel, pena que vai demorar, será que até 2023 ja teremos tanto ET quanto FR?
Postei isso 6 dias atrás rs
Waveguides é prancheta/teoria ou já tem produto fisico utilizando (nem que seja em laboratorio)?Em termos puramente tecnológicos, eye-tracking é sem sombra de dúvidas o próximo grande passo. Mas não é um passo qualquer, é algo que realmente vai mudar tudo em em diferentes áreas.
Depois dele, eu acho que o próximo grande passo só virá quando virmos novos tipos de tela. Hoje as telas são basicamente painéis que já existiam por aí, mas com tweaks para a VR. Acredito que primeiro veremos um avanço nas lentes, como o Abrash citou. Isso vai diminuir o tamanho do headset consideravelmente, já que com lentes pancake vc não precisa de uma grande distância entre as lentes e as telas. Ela fica quase que colada na tela, muito próxima mesmo, e ainda aumenta o FOV, que pode chegar a 200°.
Imagem para ilustrar:
Porém, com pancake lenses ou vc consegue os 200° de FOV ou vc consegue um headset num form factor pequeno. Aí vai depender de qual trade-off a empresa escolher.
Mas onde o negócio fica realmente interessante é com waveguides. Esse é o tipo de tecnologia que estamos vendo em headsets AR.
Com essa "tela" nós poderemos ter tanto um FOV de 200° quanto um form factor pequeno, nesse caso realmente pequeno, como um visor (pq, como vc pode ver, sequer será necessário lentes mais). O tal sonhado visor que vemos em filmes. Aqui uma concept art da Oculus mostrando o que se espera de um HMD VR com waveguides:
Surreal, não? Mas é pra onde iremos caminhar, acredite. Em um futuro próximo os headsets AR e VR irão convergir num único produto. Até lá, a VR irá melhorar do jeito que der, mas o grande salto será quando a AR estiver em estágio avançado, aí a VR irá se aproveitar do tipo de tecnologia necessária pra AR funcionar e teremos esse visor aí. Até pq, é muito mais fácil fazer funcionar em VR do que AR. Mas põe aí no mínimo 10 anos a partir de agora.
Ou seja, tem muita coisa pra VR evoluir ainda. E o dia que for esse visor aí minúsculo, sem fios, sem limites, eu duvido que alguém vá dizer que não tem interesse em usar LOL
Mas o primeiro passo é eye-tracking. Ele vai aumentar a resolução e o field of view ao passo que irá diminuir o custo de processamento necessário (e provavelmente diminuirá a bandwidth necessária para transmitir pro headset, o que ajudará no fator wireless). Teremos mais resolução e mais FOV talvez usando as mesmas specs de GPU atuais. Com foveated rendering nós teremos visuais mais impressionantes em VR do que poderemos ver em uma flat screen. Imagina o impacto que terá num produto standalone como o Quest.
São duas coisas que eu estou ansioso pra ver. Eye-tracking e foveated rendering virão primeiro, mas waveguide vai demorar =(
Mas eu me contento com o avanço das lentes pancake nos próximos 5 anos.
Waveguides é prancheta/teoria ou já tem produto fisico utilizando (nem que seja em laboratorio)?
Pra quem usa óculos, será que o Eye Tracking funcionaria bem ? Ja existe algum comentário ou solução à respeito dessa situação específica ?
Esses óculos AR estão ficando impressionantes
Edit: me parece que seria esse produto (no caso devkit) aqui: