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Aqui em casa eu uso um huawei ax3 e deixo as bandas de Internet separadas. Na de 5ghz fica somente o quest 3, steam deck e playstation portal. Não tebho problema nenhum com streaming pro quest porem ele precisa estar no mesmo comodo que o roteador.
Aqui em casa eu uso um huawei ax3 e deixo as bandas de Internet separadas. Na de 5ghz fica somente o quest 3, steam deck e playstation portal. Não tebho problema nenhum com streaming pro quest porem ele precisa estar no mesmo comodo que o roteador.
chegou aqui o quest 3, testei ele um pouco.
minhas impressões:
o controle melhorou MUITO. não ter aquela aureola que só ferrava meus dedos jogando é uma benção, e o botão pro compartimento de pilha tbm foi uma boa sacada.
eu testei ele só em AR e enquanto tava fazendo updates/instalando apps - isso pode ter interferido, naquele demo dos aliens... e confesso que esperava mais. a câmera é granulada demais, esperava algo assim mas não tanto. e as janelas flutuantes são MTO dificeis de ler em AR, dava umas lagadas na movimentação da janela e o texto ficava borradissimo. preciso testar sem estar instalando nada pra ver se isso melhora. Agora, a parte de VR desse joguinho é mto bem feita, resolução bacana, bem melhor que a do quest 2, e efeitos de luz legais. Mas jesus, o bicho esquenta hein? negócio parecia um notebook ligado há horas qnd eu tirei pra carregar.
Agora, o que eu definitivamente não gostei é que de novo, meia hora usando e me deu dor de cabeça. Mas ainda suspeito que possa ser o strap dele, pq é apertado demais. Vou comprar um strap "elite" na ali e testar com ele pra ver se melhora. tbm vou ver se é mais confortável usar só em VR pq a minha impressão é que ele é mto melhor VR que AR, no AR dá uns engasgos que faz o estomago embrulhar legal, no VR n parece fazer isso.
Mas se continuar desconfortável vai ser uma tristeza, mais um VR que vai ficar de canto e ser usado mto de vez em quando.
chegou aqui o quest 3, testei ele um pouco.
minhas impressões:
o controle melhorou MUITO. não ter aquela aureola que só ferrava meus dedos jogando é uma benção, e o botão pro compartimento de pilha tbm foi uma boa sacada.
eu testei ele só em AR e enquanto tava fazendo updates/instalando apps - isso pode ter interferido, naquele demo dos aliens... e confesso que esperava mais. a câmera é granulada demais, esperava algo assim mas não tanto. e as janelas flutuantes são MTO dificeis de ler em AR, dava umas lagadas na movimentação da janela e o texto ficava borradissimo. preciso testar sem estar instalando nada pra ver se isso melhora. Agora, a parte de VR desse joguinho é mto bem feita, resolução bacana, bem melhor que a do quest 2, e efeitos de luz legais. Mas jesus, o bicho esquenta hein? negócio parecia um notebook ligado há horas qnd eu tirei pra carregar.
Agora, o que eu definitivamente não gostei é que de novo, meia hora usando e me deu dor de cabeça. Mas ainda suspeito que possa ser o strap dele, pq é apertado demais. Vou comprar um strap "elite" na ali e testar com ele pra ver se melhora. tbm vou ver se é mais confortável usar só em VR pq a minha impressão é que ele é mto melhor VR que AR, no AR dá uns engasgos que faz o estomago embrulhar legal, no VR n parece fazer isso.
Mas se continuar desconfortável vai ser uma tristeza, mais um VR que vai ficar de canto e ser usado mto de vez em quando.
Sobre a qualidade da camera, jogar com iluminação solar é mil vezes melhor. Sinceramente, acho que esse é o cenario ideal pois mesmo no ambiente mais iluminado de noite, ainda fica granulado. De dia fica muito, muito bom.
Sobre legibilidade, eu uso oculos com o quest e acho ele totalmente nitido.
O lag ocorre quando está fazendo update do sistema e controles. E é bem forte. Nem uso quando está fazendo algo assim.
O strap que vem com ele é lixo. Eu peguei um bobovr m2 e imprimi uns adaptadores, ficou uma delicia de usar. Nem sinto ele e deixo sem a interface facial pra ventilar mais.
Sobre engasgos no ar, aqui realmente não acontece nunca, e o jogo que mais tenho jogado é o lego. Realmente funciona perfeito. Talvez depois de atualizar tudo melhore ai.
Único jogo ar que realmente joguei foi Thriller of The light e vai liso.
E como já foi falado, qto mais iluminado menor a granulação.
Quase quebrei o controle pq a tampa da pilha mudou
Conteúdo do Quest 3 tá começando a chegar agora depois de 4 meses de vida
testei aqui agora de novo no virtual desktop.
realmente dessa vez n senti travadas nem nada no modo AR. testei assistir algo no plex streamando pelo PC e rodou liso, sem travadas nem nada e a experiência é mto boa num telão enorme. com ctz usarei mais vezes pra isso. preciso testar jogar tbm. só fiquei puto que n tem como mostrar dois monitores ao msm tempo no virtual desktop, só dá pra alternar entre eles mostrando um de cada vez. então pra produtividade é inutil pra mim, só vai servir msm pra jogar e ver filmes.
amanhã vou instalar o sidequest pra colocar uns joguinhos 0800.
Com relação a dor de cabeça, agora fiquei usando ele coisa de 1h e deu um pouco de dor de cabeça, mas menos que da outra vez e como meu rosto tava formigando qnd tirei, quase ctz que ela foi culpa do strap.
eu achei que o sidequest tinha sparrow, mas parece que não né? tive que achar um outro ai.
quais são os melhores apps/jogos que vcs experimentaram em MR/AR? eu to procurando aqui pra experimentar todos... até aqui a lista é essa:
PianoVision
Synth Riders
Puzzling Places
Drop Dead: The Cabin – Home Invasion
Cubism
Demeo
eu vi um no youtube da galera colocando trilhos pra um trenzinho andar em MR, queria experimentar aquilo lá mas n sei o nome. alguém conhece?
Pois, eu dei uma vista de olhos no Quest 3 e decidi que vou esperar o 4. Creio que o 4 será o primeiro que entregará todas as features do 3, mas de forma mais do que satisfatória. Na verdade, acho que a próxima geração VR será incrível.
Até lá, vou com meu PSVR2.
By the way, alguém jogou o LEGENDARY TALES? Parece bem interessante, um RPG joinha mesmo. Vi o review do PSVR2 Without Parole e gostei dos comentários.
eu achei que o sidequest tinha sparrow, mas parece que não né? tive que achar um outro ai.
quais são os melhores apps/jogos que vcs experimentaram em MR/AR? eu to procurando aqui pra experimentar todos... até aqui a lista é essa:
PianoVision
Synth Riders
Puzzling Places
Drop Dead: The Cabin – Home Invasion
Cubism
Demeo
eu vi um no youtube da galera colocando trilhos pra um trenzinho andar em MR, queria experimentar aquilo lá mas n sei o nome. alguém conhece?
Pois, eu dei uma vista de olhos no Quest 3 e decidi que vou esperar o 4. Creio que o 4 será o primeiro que entregará todas as features do 3, mas de forma mais do que satisfatória. Na verdade, acho que a próxima geração VR será incrível.
Até lá, vou com meu PSVR2.
By the way, alguém jogou o LEGENDARY TALES? Parece bem interessante, um RPG joinha mesmo. Vi o review do PSVR2 Without Parole e gostei dos comentários.
PSVR2 está valendo a pena? Tem meses que eu estou para pegar um mas, do que tenho acompanhado, o negocio parece abandonado do ponto de vista de quem tem PCVR. Fiquei animado novamente com o Metro, mas sei lá, achei que teria mais jogo AAA nivel Alyx no aparelho.
Tinha ficado super empolgado com o Project Wingman que eu jogo no PC sempre e animaria pegar a platina, mas ai parece ser só uma versão bem capada do que temos no PC, em termos de conteúdo VR.
PSVR2 está valendo a pena? Tem meses que eu estou para pegar um mas, do que tenho acompanhado, o negocio parece abandonado do ponto de vista de quem tem PCVR. Fiquei animado novamente com o Metro, mas sei lá, achei que teria mais jogo AAA nivel Alyx no aparelho.
Tinha ficado super empolgado com o Project Wingman que eu jogo no PC sempre e animaria pegar a platina, mas ai parece ser só uma versão bem capada do que temos no PC, em termos de conteúdo VR.
Se já tens outros VR, não creio que valha a pena, a não ser pelos (poucos) exclusivos. GT7 é supremo, Horizon é tri... Mas quase tudo tem para outras plataformas (RE8 e RE4 Remake saíram para PCVR, não? - se a resposta for negariva, então o PSVR2 já vale a pena por estes jogos), então...
Eu não me arrependo de ter comprado quase logo após o lançamento, mas a Sony está a dever. Nem um AstroBot pra animar, é fogo...
Se já tens outros VR, não creio que valha a pena, a não ser pelos (poucos) exclusivos. GT7 é supremo, Horizon é tri... Mas quase tudo tem para outras plataformas (RE8 e RE4 Remake saíram para PCVR, não? - se a resposta for negariva, então o PSVR2 já vale a pena por estes jogos), então...
Eu não me arrependo de ter comprado quase logo após o lançamento, mas a Sony está a dever. Nem um AstroBot pra animar, é fogo...
alguém tem um tutorial pra idiotas pra musica custom no beatsaber do quest 3? eu pesquisei aqui, tentei fazer como vi e n funciona...
o jogo tá funcionando, tá com o BMBF instalado tbm. eu baixei todas as musicas do quest 2 pro PC, joguei na pasta ModData do quest 3, fiz o esquema de patchear pro quest 3 do github lá... o bmbf detecta as musicas e fiz o sync nelas lá. mas se tento abrir o beat saber pelo BMBF, dá pau, n abre nada. E se abro o beat saber direto, aparecem alguns mods pq tem as opções de faster song e tal se olho pra esquerda. Mas nada das musicas aparecerem...
EDIT: Consegui. pra quem tiver problema, baixe a versão 1.28 pura do beat saber, sem BMBF e use o patcher mais atual, eu tava usando uma versão mais antiga. n sei qual dos dois foi o problema, mas mudando os dois, resolveu. consegui copiar todas musicas do quest 2 pra ele de boas. mto prático.
testei o citra VR aqui, mixed feelings. Joguei zelda oot nele, em passthrough n tem condição, o jogo trava bem mais e embrulha o estomago as travadas que dá, pq congela o feed da camera tbm. Mas no "void" fica bem legal, eu n achei ainda opção de modificar o tamanho das telas, mas o tamanho que vai default é bom, e os controles direto no controle do quest 3 ficaram bem intuitivos. no void ele roda ok, dá uns engasgos nas musicas só. mas tem opção de "usar mais" o processador que eu n habilitei pq n queria minha bateria morrendo em 10 minutos. Considerando que é beta ainda, tem potencial demais pq o zeldinha tá totalmente jogável e divertido do jeito que tá já.
Vou tentar baixar o pack de texturas e colocar nele, ver se afeta mto o desempenho. mas vou usar os 1080p pq o pack 4 acho que vai forçar demais haha. depois posto aqui o que der.
Testei o joguinho do lego um pouco tbm, achei divertido, dioramas flutuantes, ideia boa. jogarei mais. mas o que me pareceu mais legal até agora é o puzzling places em MR. mto divertido ficar montando os quebra cabeças de locais históricos. o MR ficou meio esquisito, mas ainda assim curti.
EDIT: consegui aplicar a textura e ficou legal, to achando que vou zerar o zeldinha no VR hahaha
Pela primeira vez, comprei prescription lenses pra VR. no quest 2 nem sei se tinha essa opção. no 3 eu sabia que tinha, mas nem considerava pq achava que era coisa pros EUA só. Mas acabei encontrando no aliexpress e faziam sob medida... ai já viu né, a curiosidade bateu pra ver se fazia diferença. meu grau n é alto. coisa de 1.25/1.75 miopia e 0.25/0.75 astigmatismo. no dia a dia eu consigo ficar sem oculos pra maior parte das coisas. não usava o quest com oculos por medo de arranhas as lentes.
Pois bem, chegou a lente aqui, e pra variar, como td no quest, fazer dá um medo de quebrar o bicho que é foda. ele vem com um treco que fica em volta da lente do quest que encaixa e prende lá. mas olhando n parece ter onde fazer isso. eu tive que procurar no google como prendia aquilo e falava que era pra forçar msm. E fiz isso com o cu na mão haha. mas até que n foi tão dificil n, só dava medo do treco escorregar e arranhar a lente. ai esse negócio tem imãs que seguram a lente com grau em cima da lente do quest.
coloquei a lente e fiquei usando por uns minutos pra testar. No geral, não notei mta diferença exceto uma que acho que pode ser fundamental. sabe quando vc coloca o quest e acha a posição ideal em que enxerga td muito nitido? então, sem oculos eu fazia isso mas no quest 2 nunca ficava na posição certa, sempre acabava indo mais pra baixo que deveria pelo peso e ficava td meio embaçado. no quest 3, ele ficava nessa posição comigo usando numa boa em menus e tal, mas se começasse a jogar algo mais movimentado, tipo beat saber, ele embaçava um pouco - embora eu tenha notado que isso acontecia menos e com menos intensidade que no quest 2.
Colocando a lente, a principal diferença que notei foi essa: agora, ele pode sambar na cabeça que demora MUITO mais pra deixar de ficar nitido e começar a embaçar. só testei em menus e afastando com as mãos pra ver. mas me pareceu que fica nitido de tantos angulos que finalmente isso n deverá mais ser um problema.
Enfim, preciso fazer mais testes. mas a principio, diria que vale a pena. peguei a versão com anti-glare e anti-blue light (sei lá se tem mta diferença, mas quis pegar a melhor haha). paguei coisa de 200 reais já com frete e imposto. a versão só com anti-glare, pelo que vi, deve ficar uns 130 reais. Pra quem tem esse problema de sentir que perde o foco na lente mto fácil se mexendo e usa óculos, pode ser uma boa pelo preço - afinal tá ai no preço de um strap bom.
EDIT: Depois de jogar umas horinhas de BEAT SABER com a lente, posso dizer que estava certo. n perdi o foco em nenhum momento da jogatina. mto bom.
Ganhei um Oculus Quest 2 da minha esposa, mas nunca pesquisei nada do tipo, então não manjo nada.
O que vocês recomendam para quem está iniciando nesse mundo?
Até fui procurar uns conteúdos no youtube, mas achei tudo bem genérico.
Ganhei um Oculus Quest 2 da minha esposa, mas nunca pesquisei nada do tipo, então não manjo nada.
O que vocês recomendam para quem está iniciando nesse mundo?
Até fui procurar uns conteúdos no youtube, mas achei tudo bem genérico.
Eu não tenho,.... mas dizem que pela loja oficial da Meta (Facebook), os preços dos jogos são altíssimos, mas é a única maneira de jogar sem cabos.
A maioria aqui tem um PC com boa placa de vídeo, como uma RTX 2060, e baixa jogos via Torrent e liga o Oculus Quest no PC via cabo.
. Jogos VR aconselhados:
- Beat Saber / Pistol Whip / Thumper (musical)
- Dreadhalls / Cosmodread / Arizona Sunshine / Resident Evil 4 VR / Walking Dead Saint & Sinners (terror)
- Moss 1 / Moss 2 / Lucky Tale VR / Demeo / Ghost Giant (aventura)
- Scape Room / Tetris Effect / Red Matter (quebra cabeça)
- Star Wars Tales from Galaxy / Boneworks / BoneLabs / Hubris (ação)
- After the Fall / Dungeons of Eternity (online cooperativo)
Ganhei um Oculus Quest 2 da minha esposa, mas nunca pesquisei nada do tipo, então não manjo nada.
O que vocês recomendam para quem está iniciando nesse mundo?
Até fui procurar uns conteúdos no youtube, mas achei tudo bem genérico.
Eu não tenho,.... mas dizem que pela loja oficial da Meta (Facebook), os preços dos jogos são altíssimos, mas é a única maneira de jogar sem cabos.
A maioria aqui tem um PC com boa placa de vídeo, como uma RTX 2060, e baixa jogos via Torrent e liga o Oculus Quest no PC via cabo.
. Jogos VR aconselhados:
- Beat Saber / Pistol Whip / Thumper (musical)
- Dreadhalls / Cosmodread / Arizona Sunchine / Resident Evil 4 VR / Walking Dead Saint & Sinners (terror)
- Moss 1 / Moss 2 / Lucky Tale VR / Demeo / Ghost Giant (aventura)
- Scape Room / Tetris Effect / Red Matter (quebra cabeça)
- Star Wars Tales from Galaxy / Boneworks / BoneLabs / Hubris (ação)
- After the Fall / Dungeons of Eternity (online cooperativo)
Eu n uso o quest pra PCVR pq qnd tentei achei que ficou uma m**** no wifi, mas felizmente o piratão via sideloader supre bem.
Aos jogos que o amigo mencionou, adicionaria: Vader Immortal, I expect you to die e Fishermans tale.
Se for jogar PC VR e tiver volante, é uma experiência incrivel (até o primeiro capote e vc tirar o negócio da cabeça no reflexo de tanta vontade de gorfar.
Ganhei um Oculus Quest 2 da minha esposa, mas nunca pesquisei nada do tipo, então não manjo nada.
O que vocês recomendam para quem está iniciando nesse mundo?
Até fui procurar uns conteúdos no youtube, mas achei tudo bem genérico.
Eu não tenho,.... mas dizem que pela loja oficial da Meta (Facebook), os preços dos jogos são altíssimos, mas é a única maneira de jogar sem cabos.
A maioria aqui tem um PC com boa placa de vídeo, como uma RTX 2060, e baixa jogos via Torrent e liga o Oculus Quest no PC via cabo.
. Jogos VR aconselhados:
- Beat Saber / Pistol Whip / Thumper (musical)
- Dreadhalls / Cosmodread / Arizona Sunchine / Resident Evil 4 VR / Walking Dead Saint & Sinners (terror)
- Moss 1 / Moss 2 / Lucky Tale VR / Demeo / Ghost Giant (aventura)
- Scape Room / Tetris Effect / Red Matter (quebra cabeça)
- Star Wars Tales from Galaxy / Boneworks / BoneLabs / Hubris (ação)
- After the Fall / Dungeons of Eternity (online cooperativo)
Eu n uso o quest pra PCVR pq qnd tentei achei que ficou uma m**** no wifi, mas felizmente o piratão via sideloader supre bem.
Aos jogos que o amigo mencionou, adicionaria: Vader Immortal, I expect you to die e Fishermans tale.
Se for jogar PC VR e tiver volante, é uma experiência incrivel (até o primeiro capote e vc tirar o negócio da cabeça no reflexo de tanta vontade de gorfar.
Eu n uso o quest pra PCVR pq qnd tentei achei que ficou uma m**** no wifi, mas felizmente o piratão via sideloader supre bem.
Aos jogos que o amigo mencionou, adicionaria: Vader Immortal, I expect you to die e Fishermans tale.
Se for jogar PC VR e tiver volante, é uma experiência incrivel (até o primeiro capote e vc tirar o negócio da cabeça no reflexo de tanta vontade de gorfar.
Meta vai separar o sistema (OS) do hardware (Quest), permitindo que qualquer empresa use o OS (que agora será chamado Meta Horizon OS) e tenha acesso a todas as features do Quest (como tracking, passthrough/MR, hand-tracking, etc), incluindo obviamente acesso a loja (que agora se chamará Meta Horizon Store) assim como total compatibilidade com todos os jogos da linha Quest.
Meta Rebranding Quest Software Horizon OS, Will Run On New Headsets From ASUS, Lenovo, More
Headsets running the platform will feature a "Built with Meta Horizon OS" sticker on the box. They'll have access to the same core software and platform services as Meta Quest headsets, including Meta's tracking and mixed reality technology and app store.
The Meta Quest Store will also be rebranded to Meta Horizon Store. Quest will remain only as the hardware brand for Meta's first-party headsets, and Meta will continue to put out new Quest headsets.
Two third-party companies have already publicly announced they are building new headsets running Meta Horizon OS:
A "performance gaming headset" from ASUS under its Republic of Gamers (ROG) brand.
A line of headsets for "productivity, learning, and entertainment" from Lenovo.
In February Meta and LG announced an XR strategic collaboration including "next-gen XR device development", suggesting LG could also be making a headset running Meta Horizon OS.
Today's news comes just under two months after it was revealed that Google tried to convince Meta to abandon the Quest platform (now Horizon OS) and switch to its upcoming Android XR platform, expected to be announced at Google I/O in three weeks.
Samsung is the first announced hardware maker adopting Android XR, and Google is reportedly trying to court other companies too. Meta's new strategy and securing multiple major companies already could be a major blow to Google's ambitions in the space, especially given Lenovo was Google's original partner for its previous VR platform Daydream back in 2018.
Meta has repeatedly said it wants Google to bring its Play Store of 2D Android apps to Quest (now Horizon OS), promising it can continue to take its existing cut of 2D app sales revenue. Google seems set on owning a full XR platform though, not just the 2D app section of Meta's.
In coming years Meta and Google will likely fiercely compete to convince third-party hardware makers to adopt their respective XR platforms. The history of technology suggests there's only room for one open platform alongside Apple's closed offering. Will this be true for XR too? And if so will it be Meta, or Google?
Carmack compartilhou a visão dele sobre a decisão, e eu concordo em relação a parte onde ele diz que "Preparing the entire system for sharing, then maintaining good communication and trying not to break your partners will steal the focus of key developers that would be better spent improving the system"
Já não é incomum o Quest sofrer com bugs ou algo que estava funcionando muito bem simplesmente quebrar. Imagina agora tendo que se comprometer com N parceiros que venham a utilizar o Horizon OS, sem quebrar nada para ninguém. Não vai ser fácil não. Veremos que m**** que vai dar.
Falando sobre preço, o Carmack já começou argumentando que a Meta vende o Quest pelo custo de produção (típico dos consoles), mas as empresas parceiras irão obviamente cobrar mais caro para poderem ter lucro na venda do hardware. Então provavelmente veremos headsets mais high-end vindos de parceiros.
Bem, o que eu gostaria de ver seria alguém tomando a iniciativa de retirar toda a parte de processamento + bateria do headset, colocando tudo num pacote relativamente pequeno que seria ligado ao headset por cabo. O Quest é certamente o design mais simples de usar, mas eu gostaria de ver o quão pequeno e leve poderia um headset atual ser (usando pancake) se todo o hardware estivesse em uma unidade externa. Eu prefiro conforto em detrimento de ease of use.
Meta vai separar o sistema (OS) do hardware (Quest), permitindo que qualquer empresa use o OS (que agora será chamado Meta Horizon OS) e tenha acesso a todas as features do Quest (como tracking, passthrough/MR, hand-tracking, etc), incluindo obviamente acesso a loja (que agora se chamará Meta Horizon Store) assim como total compatibilidade com todos os jogos da linha Quest.
Meta Rebranding Quest Software Horizon OS, Will Run On New Headsets From ASUS, Lenovo, More
Carmack compartilhou a visão dele sobre a decisão, e eu concordo em relação a parte onde ele diz que "Preparing the entire system for sharing, then maintaining good communication and trying not to break your partners will steal the focus of key developers that would be better spent improving the system"
Já não é incomum o Quest sofrer com bugs ou algo que estava funcionando muito bem simplesmente quebrar. Imagina agora tendo que se comprometer com N parceiros que venham a utilizar o Horizon OS, sem quebrar nada para ninguém. Não vai ser fácil não. Veremos que m**** que vai dar.
Falando sobre preço, o Carmack já começou argumentando que a Meta vende o Quest pelo custo de produção (típico dos consoles), mas as empresas parceiras irão obviamente cobrar mais caro para poderem ter lucro na venda do hardware. Então provavelmente veremos headsets mais high-end vindos de parceiros.
Bem, o que eu gostaria de ver seria alguém tomando a iniciativa de retirar toda a parte de processamento + bateria do headset, colocando tudo num pacote relativamente pequeno que seria ligado ao headset por cabo. O Quest é certamente o design mais simples de usar, mas eu gostaria de ver o quão pequeno e leve poderia um headset atual ser (usando pancake) se todo o hardware estivesse em uma unidade externa. Eu prefiro conforto em detrimento de ease of use.
eu concordo com o que o carmack disse: deve atrasar as coisas no curto prazo. Mas acho que a competição entre google e meta no médio e longo prazo pode fazer é acelerar a melhora de OS pra VR. pq no minuto que o google soltar uma função nova realmente util, a meta se for dominante no mercado vai TER que entregar algo parecido, ou arriscar perder a posição que tem qnd td mundo mudar pro OS do google. como os dois OS vão ser abertos, eu n duvido até que em algum tempo achem um jeito de fazer o quest rodar no OS do google tbm. no geral, acho isso ai promissor apesar de saber que vou amargar um longo inverno antes dos bons frutos disso realmente aparecerem.
Configurei um Meta Quest 3 que a minha chefe comprou pro filho dela, PQP, fiquei impressionado com os features. Principalmente pra mim que usou aquele VR tosco xingling que colocava no celular.