O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Opinião: Religião é uma arma

4 Ton Mantis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.891
Reações
9.894
Pontos
1.224
http://www.dw.com/pt-br/opinião-religião-é-uma-arma/a-38431547

Uma fé comum pode unir pessoas, mas é justamente aí que mora o perigo: quem determina a interpretação de uma religião pode trazer a paz ou a destruição, opina o jornalista Jan D. Walter.


Jan D. Walter é jornalista da redação alemã da DW

A agonizante questão da existência e da morte faz com que, desde tempos remotos, as pessoas procurem respostas para além do mundo material. A crença em Deus e a espiritualidade são maneiras altamente pessoais de se encontrar a paz interior.

Quando a fé se institucionaliza no contexto social e se torna uma religião, cabe a ela ainda uma função completamente diferente: criar uma identidade comum. Ela une as pessoas, faz com que se ajudem mutuamente. Em casos de litígio, preceitos morais comuns ajudam a achar uma solução amigável. Dessa forma, a religião também contribuiu para a paz social.

O mesmo vale também para outros elementos de identificação, como a cultura ou origens familiar e étnica. A coesão social faz com que membros de uma comunidade cooperem e os fortalece – em termos sociais, econômicos e contra ameaças de outras comunidades.

Mas a coesão social também abriga um perigo: que tal grupo de indivíduos se torne um coletivo. Quando mais forte for a identidade comum, maior é esse perigo. Pois o rompimento com a comunidade pode custar a identidade a um indivíduo. Isso representa um obstáculo psicológico extremamente elevado e faz com que uma pessoa subordine seus desejos e necessidades, e também a sua moral, ao coletivo, em vez de questionar ambos.

As religiões contêm – como as ideologias totalitárias – um potencial particularmente grande de gerar tais dependências. Pois elas oferecem muitas respostas. Para muitos, isso é mais fácil e mais atraente do que uma sociedade liberal, na qual a dúvida determina o grau de conhecimento.

O outro lado é: quem mesmo assim questiona é logo repudiado. E quem fica não é mais capaz de duvidar sem trair a si mesmo.

Na maioria das religiões – e ideologias totalitárias – formaram-se correntes moderadas ao longo do tempo, em que os membros puderam lançar questionamentos e de fato o fizeram. No mundo cristão, esse processo se iniciou há exatamente 500 anos – e continua até hoje.

É fácil reconhecer onde se encontra o perigo disso tudo: um grupo de indivíduos críticos pode ser influenciado. Mas as pessoas que se veem como parte de um coletivo podem ser manipuladas por aqueles que conseguem impor a sua doutrina. Para esses líderes, religiões e ideologias se tornam armas com as quais eles podem mobilizar as massas a seu favor.

E é justamente isso o que acontece regularmente na história da humanidade, vindo a custar muitas vezes a vida, a liberdade e a paz de muitas pessoas. Em outros casos, a religião garantiu a vida, a liberdade e a paz tanto de fiéis quanto de não fiéis.

Com vista às consequências, é inútil discutir se uma religião foi usada ou manipulada para determinado propósito. O certo é: a religião é uma arma que pode servir a este ou àquele objetivo.

Neste sentido, é absolutamente legítimo exortar as autoridades religiosas a participar de processos de paz. A exigência é então: empreguem a arma – contra a guerra e pela paz.
 

100 FISTS

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.064
Reações
54.609
Pontos
1.003
Já disse Nelson Rodrigues que TODA UNANIMIDADE É BURRA.

Falar que religião é uma arma é um erro.

Já viu algum atentado causado por evangélicos, ou budistas ?
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.261
Reações
12.149
Pontos
703
O cara faz um malabarismo no texto só pra não citar a religião da paz.
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Já disse Nelson Rodrigues que TODA UNANIMIDADE É BURRA.

Falar que religião é uma arma é um erro.

Já viu algum atentado causado por evangélicos, ou budistas ?
Budistas não, mas no RJ os traficantes expulsam os adeptos de religiões afros.

Na irlanda nem se fala...

Mania besta de achar que cristão é tudo santo.
 

Chimpanú

Supra-sumo
Mensagens
536
Reações
1.495
Pontos
183
O cara tem umas idéias pueris, acho. De acordo com ele, as religiões formam identidades sociais; em oposição, por alguma razão, para ele o individualismo contemporâneo não é uma identidade social (própria das sociedades liberais), e que precede formações identitárias. E aí vem e fala da Reforma. É de lascar...

Ele fala de um processo de mudança no caráter religioso que passa de totalitário (católica) para um liberal (protestante). Isso com certeza explica o apoio de Lutero aos Príncipes no massacre dos camponeses /s.
 


Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Por mais que eu acho isso errado, é dessas interpretações que as religiões continuam vivas...
Eu discuti isso num tópico atrás... Com outro user mais... digamos "católico de carteirinha"
 

o espicialista

Bam-bam-bam
Mensagens
8.518
Reações
7.627
Pontos
399
Acho que, em muitos aspectos não se deveria ficar subentendido que quando se fala de religião se está falando no plural da palavra (religiões).
A comparação com arma pode ser bem sucedida, mas a comparação com ferramenta também.

Acho que deveriam ter surgido religiões melhores que as antigas
 
Topo Fundo