O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Consoles de mesa mais a frente do seu tempo [pra mim Intellivision][Neo Geiros X Dreamcastistas: nasce uma nova console war][Xbx fazendo bonito em 3º]

Qual o console de mesa mais a frente do seu tempo?


  • Total voters
    194

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.804
Reações
13.834
Pontos
803
E acho que isso vai continuar pra todo o sempre, não sei se em alguma geração voltaremos a ter um console da Nintendo como o mais poderoso da geração (algo que aconteceu somente com o N64), ou até mesmo o mais poderoso na sua data de lançamento.

nunca, já falei sobre isso mas não aprofundei, como eu disse o mercado é experimental (significa que o mercado é aberto e sujeito a mudanças artificiais) basta alguém com dinheiro fazer qualquer coisa e se essa coisa de certo arrasta consigo toda a indústria...isso eplica os jogos clones e as onda (onda open world, onda fps, onda ação etc etc onda filminho etc) eu chamo isso de ''distorção'' um teoria minha sobre o setor, foi um dos pontos que levou a Sega a perdição, o sucesso artificial do Genesis deu aos jegues da Sega diretrizes erradas, eles sempre tentaram reproduzir o sucesso do mega, fazendo estupidez com a maior das idiotice lançar um console primeiro, apesar do @Majima-San ter um livro de um matemático que diz ser essa a melhor estratégia, eu sony-amd estudei casos reais e lógicos que provam que o modelo só funciona dentro da matemátoca mesmo. pois bem o sucesso do wii casou um distorção que arrastou a industria para o ps2 e xone, arrastou a microsoft para os indies, porque ? porque viram que era possível ganhar dinheiro gastando pouco e desde então ela tenta achar o novo minecraft, a nintendo então está presa a ideia de wii e desde agora para sempre só lançará esses consoles com grafico de papelão.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.164
Reações
58.259
Pontos
2.009
É a mesma estratégia que ela já adotava nos portáteis e diferente da MS e da Sony, ela não vende hardware com perdas, logo powerhouse provavelmente está fora de cogitação.
A estratégia no sentido de gerar diferencial competitivo por inovação incremental / disruptiva, do DS PRA CÁ pode até ser.
Ainda assim eles tem uma diferença em relação aos consoles de mesa do Wii pra cá: eram o mais poderoso na sua data de lançamento, ao contrário do Wii, WiiU e Switch.

NDS:
inovação incremental / disruptiva: ok (touch, segunda tela)
mais poderoso quando lançado: ok
mais poderoso de toda a geração: não

3DS:
inovação incremental / disruptiva: 3D "sem óculos"
mais poderoso quando lançado: ok
mais poderoso de toda a geração: não

Já com os mais antigos a Nintendo usava tanto a inovação incremental / disruptiva QUANTO o poder de hardware como diferencial competitivo:

Game & Watch:
inovação incremental / disruptiva: ok (botões L e R ao contrário do dial do Microvision. Sua versão melhorada teve o primeiro d pad em cruz da história)
mais poderoso quando lançado: ok
mais poderoso de toda a geração: ok

Game Boy:
inovação incremental / disruptiva: maomeno (processamento semelhante aos consoles de mesa)
mais poderoso quando lançado: ok
mais poderoso de toda a geração: não

Game Boy Collor:
inovação incremental / disruptiva: maomeno (acessórios como a impressora e câmera)
mais poderoso quando lançado: não
mais poderoso de toda a geração: não

GBA:
inovação incremental / disruptiva: maomeno (processamento gráfico semelhante a duas gen atrás)
mais poderoso quando lançado: ok
mais poderoso de toda a geração: não sei, mas acho que ok

Game Boy:
inovação incremental / disruptiva: ok (processamento semelhante aos consoles de mesa)
mais poderoso quando lançado: ok
mais poderoso de toda a geração: não sei
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.618
Pontos
353
A estratégia no sentido de gerar diferencial competitivo por inovação incremental / disruptiva, do DS PRA CÁ pode até ser.
Ainda assim eles tem uma diferença em relação aos consoles de mesa do Wii pra cá: eram o mais poderoso na sua data de lançamento, ao contrário do Wii, WiiU e Switch.

NDS:
inovação incremental / disruptiva: ok (touch, segunda tela)
mais poderoso quando lançado: ok
mais poderoso de toda a geração: não

3DS:
inovação incremental / disruptiva: 3D "sem óculos"
mais poderoso quando lançado: ok
mais poderoso de toda a geração: não

Já com os mais antigos a Nintendo usava tanto a inovação incremental / disruptiva QUANTO o poder de hardware como diferencial competitivo:

Game & Watch:
inovação incremental / disruptiva: ok (botões L e R ao contrário do dial do Microvision. Sua versão melhorada teve o primeiro d pad em cruz da história)
mais poderoso quando lançado: ok
mais poderoso de toda a geração: ok

Game Boy:
inovação incremental / disruptiva: maomeno (processamento semelhante aos consoles de mesa)
mais poderoso quando lançado: ok
mais poderoso de toda a geração: não

Game Boy Collor:
inovação incremental / disruptiva: maomeno (acessórios como a impressora e câmera)
mais poderoso quando lançado: não
mais poderoso de toda a geração: não

GBA:
inovação incremental / disruptiva: maomeno (processamento gráfico semelhante a duas gen atrás)
mais poderoso quando lançado: ok
mais poderoso de toda a geração: não sei, mas acho que ok

Game Boy:
inovação incremental / disruptiva: ok (processamento semelhante aos consoles de mesa)
mais poderoso quando lançado: ok
mais poderoso de toda a geração: não sei


A maioria desses consoles não eram "o portátil mais forte da geração", embora fossem o mais poderosos no lançamento(muito por falta de concorrência mesmo).
Em 89, tinha tecnologia p/ jogos coloridos em portáteis, mas ia ser muito caro ou precisar de muita pilha, vide o Atari Lynx.
Por isso o GB é limitado a 4 escalas diferentes de cinza/verde e sem backlight.
Tinha uns acessórios inovadores, como a câmera e a impressora do GB, nesse aspecto talvez fosse a frente e seu tempo.

O DS tem vários aplicativos de aprender idioma, teste de QI e coisas do tipo que são commonplace nos apps mobile hoje em dia, fora a tela touch.DS é bem a frente de seu tempo nesse sentido.

Em matéria e gráficos, só o Virtual Boy que era parrudinho mesmo, mas não era tão portátil assim.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
mas já li por aí que era tecnicamente impossível (seja por spec ou seja pelo pouco espaço do GDR do DC na comparação com o DVD do PS2) o DC rodar games de PS2 como GT4, GoW 2, SotC, KZ, Black, RE4 MGS3, Kingdon Hearts, etc.
Vou atrás dessa informação depois.

Mas não deixe um caso como MGS4 no PS3 e ausente do X360 ser seu guia em descobrir quem era mais potente entre os dois. Last of Us poderia acontecer no X360?

É algo próximo do que estamos discutindo aqui acerca de DC e PS2.

Dá para entrar numa discussão de teoria aqui. Mas comparando o que de fato existia nos dois consoles, dá para ver que não seria impossível.
 
Ultima Edição:

Kojiro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.163
Reações
1.112
Pontos
1.149
Sim foi o q eu quis dizer.... só pq Ferrari e Lamborghini não vendem como Golzinho ou Onix não significa q eles não dão lucro, o mesmo é em relação ao AES q encheu a SNK de grana nos anos 90 graças ao auge dos seus games de luta nos Arcades naquele década.

Fracasso foi o DC, o AES começou a ser produzido em 1990 e o Dreamcast em 98, o Dreamcast morreu em 2001/2002 e o AES só em 2004 lol

Pois é, como um videogame à frente do seu tempo consegue ser cancelado prematuramente, ter vendas baixas e, inclusive, ser o motivo da retirada da empresa do mercado de hardware? Nao tem sentido.

Eu adoro o DC, tenho um até hoje, teve jogos marcantes, mas foi raso em alguns gêneros também. E pegou um console concorrente que fez o feijão com arroz e obliterou ele. Não consigo ver como um console avançado, só como um console carismático, querido pela maioria que teve, como eu.

Talvez pra quem começou na geração Playstation e não vivenciou as gerações anteriores, não tenha idéia do que foi impacto do NEO GEO na comunidade gamer, locadoras e arcades.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Concordo que o ps2 tinha a obrigação de ser mais forte que o DC.

Só uma pequena correção: o intervalo de lançamento entre dc e ps2 na verdade é menor que o intervalo ps2-xbox.
É que a gente olhando só os anos parece 2 e 1.

Primeiro lançamento de cada console:

dc no JP: 27/11/1998
ps2 no JP :04/03/2000
xbox no USA:15/11/2001

O intervalo mais preciso é de 463 dias(1 ano e 3 meses) entre ps2-dc e de 622(1 ano e 8 meses) dias entre ps2-xbox

Sim. Arredondando temos 1 ano e 3 meses do lançamento do DC para o PS2 no Japão. E 1 ano e 8 meses do PS2 no Japão para o Xbox nos EUA. Uma diferença de 5 meses a mais entre o PS2 e Xbox. Que mesmo assim não deixa de ser muito pouco devido a grande diferença gráfica entre os PS2 e Xbox. Tem jogos que parecia que eram consoles de geração distinta. Parecia que o PS2 tinha sido lançado uns 4 antes do XBox. Hehe!!

Outra coisa a se salientar é a pouca diferença de lançamento entre o PS1 e N64. O N64 foi lançado no Japão em 23 de junho de 1996. E o PS1 dia 3 de dezembro de 1994 no Japão.

Foi a geração que a Nintendo resolveu usar a inovação incremental / disruptiva como diferencial competitivo, atingindo um novo nicho de mercado e nadando em um oceano azul por toda a geração.
Falhou no WiiU por tudo o que já sabemos, mas retomou as rédeas no switão da massa e tá colhendo os frutos disso.

Ou seja: do Wii pra cá, gráfico é algo completamente secundário na estratégia da falida. E acho que isso vai continuar pra todo o sempre, não sei se em alguma geração voltaremos a ter um console da Nintendo como o mais poderoso da geração (algo que aconteceu somente com o N64), ou até mesmo o mais poderoso na sua data de lançamento.

Sim. Por isso que console da Nintendo é sinônimo de secundário. Não da para viver somente com o console dela. Só mesmo com os SNES e N64 que consegui essa proeza. E para mim o N64 foi o melhor console que ela já lançou.

Mas bem que ela podia ter lançado o Wii sendo melhorzinho né! Meio que era um GC 2.0. Aff! Podia ser pelo menos uns 30% mais poderoso/forte. O mesmo com o WiiU que achei bem fraquinho também. Ela só se salvou nos SNES e N64. No resto ela ficou comendo poeira e deixou muito a desejar graficamente falando. O mesmo do Switch que mais perece ser um WiiU 2.0. Tanto é que lembro de ver na época do Remaster do Mario Kart 8 que estava rodando um pouco inferior a versão do WiiU. Aff!!!!
 
Ultima Edição:


Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Talvez pra quem começou na geração Playstation e não vivenciou as gerações anteriores, não tenha idéia do que foi impacto do NEO GEO na comunidade gamer, locadoras e arcades.

A gigantesca maioria q votou no DC acho q nunca nem viu um AES de perto ou nem era nascido ou muito criança na época então eu tb acredito q seja geração PlayStation.

Só quem viveu como gamer no início dos anos 90 pra saber o q foi o Neo Geo.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.164
Reações
58.259
Pontos
2.009
A gigantesca maioria q votou no DC acho q nunca nem viu um AES de perto ou nem era nascido ou muito criança na época então eu tb acredito q seja geração PlayStation.

Só quem viveu como gamer no início dos anos 90 pra saber o q foi o Neo Geo.
Com certeza, o fator idade pode rolar solto aqui.
Mas eu sou veio, 37 anos e quando o NEO GEO surgiu eu tava no auge do deslumbramento gamístico, em uma época que naturalmente já nos impressionávamos com pouco, imagina uma criança de uns 8 anos vendo o console mais poderoso da história na sua frente?

Mas ainda assim eu coloquei o DC a frente do NG, pois como eu disse ai pra trás:

Eu entendo quem votou no DC, inclusive deixei ele a frente do NG Aes na lista principal.
Explico: qualquer um sabe que a monstruosidade do NG AES estava nos gráficos. Ele não era "apenas" 4X mais poderoso que seus rivais (inclusive em relação ao Snes, que saiu depois): ele é simplesmente o console mais poderoso da história, proporcionalmente a sua época de lançamento. Tinha também inovações na parte sonora dos games, isso é indiscutível.
E não que isso seja pouco, são marcas memoráveis, mas paramos por aqui.

Já o DC trouxe mais inovações, em mais campos.
Também foi responsável por um salto gráfico (não na mesma proporção do NG Aes) e mais que isso, inaugurou OFICIALMENTE uma geração, diferentemente do NG AES, ainda que possamos comparar ambos como mid-gen.
Mas o DC foi o responsável pela massificação dos games on line nos consoles de mesa, tinha sistema operacional (mesmo não sendo o primeiro, esse foi do Pippin), trouxe os gatilhos nos ombros (usados até hoje) no controle principal, tinha o VMU que não emplacou mas foi uma belíssima novidade e daí pra fora.

Mas pra mim nenhum dos 2 se tratam o console mais a frente do seu tempo, o Intellivion empala ambos sem cuspe.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.804
Reações
13.834
Pontos
803
Pois é, como um videogame à frente do seu tempo consegue ser cancelado prematuramente, ter vendas baixas e, inclusive, ser o motivo da retirada da empresa do mercado de hardware? Nao tem sentido.

Eu adoro o DC, tenho um até hoje, teve jogos marcantes, mas foi raso em alguns gêneros também. E pegou um console concorrente que fez o feijão com arroz e obliterou ele. Não consigo ver como um console avançado, só como um console carismático, querido pela maioria que teve, como eu.

simples, é porque ele não é a frente de nada são alguns entre nós que dizem que ele é.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.164
Reações
58.259
Pontos
2.009
Pois é, como um videogame à frente do seu tempo consegue ser cancelado prematuramente, ter vendas baixas e, inclusive, ser o motivo da retirada da empresa do mercado de hardware? Nao tem sentido.

Eu adoro o DC, tenho um até hoje, teve jogos marcantes, mas foi raso em alguns gêneros também. E pegou um console concorrente que fez o feijão com arroz e obliterou ele. Não consigo ver como um console avançado, só como um console carismático, querido pela maioria que teve, como eu.

Talvez pra quem começou na geração Playstation e não vivenciou as gerações anteriores, não tenha idéia do que foi impacto do NEO GEO na comunidade gamer, locadoras e arcades.
simples, é porque ele não é a frente de nada são alguns entre nós que dizem que ele é.

Eu não to no grupo dos que idolatram o console, ainda que o respeite muito.
Mas o assunto do tópico é "estar a frente do seu tempo", correto?

Vejamos alguns méritos do DC:

  1. Inaugurou a geração 128 bits, com seus concorrentes chegando quase 2 anos depois (o que foi um erro mercadológico).
  2. Foi um dos maiores saltos gráficos da história dos VG. Quando ele chegou, N64 era o pica da porra toda. Então do nada recebemos um console com todas as reconhecidas capacidades do DC, possibilitando um game como, por exemplo, Shenmue, até então INIMAGINÁVEL, atingindo um novo patamar na indústria
  3. Não foi o primeiro console a ter modem embutido (esse foi o Pippin), mas foi o primeiro a "democratizar" o uso da internet em um vídeo game. Tem vários relatos, inclusive aqui no fórum, de pessoas que usaram a internet pela primeira vez em um DC. Não sei se vcs conseguem ter a dimensão disso.
  4. Não foi o primeiro console a ter um sistema operacional (esse TAMBÉM foi o Pippin), mas assim como no modem, foi o primeiro a massificar essa importante feature.
  5. Seu controle foi criado pra receber o VMU, que na época foi algo extraordinário e chamou demais a atenção.
  6. Isso sem falar nos atributos gráficos, que não entendo muito e deixo pros universitários, mas já vi por aí que ele tinha alguns recursos como filtro trilinear anisotrópico (PS2 somente bilinear) e anti serrilhado de até 4X, além de ser o primeiro console com suporte a normal map nativo,
  7. PS2, que veio quase 2 anos depois, tinha 48 canais de som. Já o DC, 64.
ESTAMOS FALANDO DE UM CONSOLE DE 1998.

Lançamento DC: NOV 1998.
PS2: MAR 2000
GC: SET 2001
XB: NOV 2001

Se isso não mostra que era um console a frente do seu tempo, não sei o que mostraria então.
Entendo não acharem O console mais a frente do seu tempo, inclusive nem mesmo eu acho, tanto que ficou em 5º colocado na minha lista e pra mim o 1º com larga folga é o Intellivision, mas achar que o DC não estava a frente do tempo "em nada" é até meio estranho.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.804
Reações
13.834
Pontos
803
Se isso não mostra que era um console a frente do seu tempo, não sei o que mostraria então.
Entendo não acharem O console mais a frente do seu tempo, inclusive nem mesmo eu acho, tanto que ficou em 5º colocado na minha lista e pra mim o 1º com larga folga é o Intellivision, mas achar que o DC não estava a frente do tempo "em nada" é até meio estranho.

entenda, há até debates se o dreamcast pertence mesmo a sexta geração, não é incomum pessoas que o classifica como quinta geração, há muitos motivos para isso como a falta de pipeline programável, suporte a pós processamento, mídia etc

se comparado aos pares dele na sexta gen, na verdade é ele o sexta gen mais atrasado e se for mesmo o ultimo quinta gen, logo significa que não era frente, mas enfim deixo aberto o debateaos users
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.164
Reações
58.259
Pontos
2.009
entenda, há até debates se o dreamcast pertence mesmo a sexta geração, não é incomum pessoas que o classifica como quinta geração, há muitos motivos para isso como a falta de pipeline programável, suporte a pós processamento, mídia etc

se comparado aos pares dele na sexta gen, na verdade é ele o sexta gen mais atrasado e se for mesmo o ultimo quinta gen, logo significa que não era frente, mas enfim deixo aberto o debateaos users
Então esqueça a parte geracional, ou seja, dessa lista:

exclua o item 1.
  1. Inaugurou a geração 128 bits, com seus concorrentes chegando quase 2 anos depois (o que foi um erro mercadológico).
  2. Foi um dos maiores saltos gráficos da história dos VG. Quando ele chegou, N64 era o pica da porra toda. Então do nada recebemos um console com todas as reconhecidas capacidades do DC, possibilitando um game como, por exemplo, Shenmue, até então INIMAGINÁVEL, atingindo um novo patamar na indústria
  3. Não foi o primeiro console a ter modem embutido (esse foi o Pippin), mas foi o primeiro a "democratizar" o uso da internet em um vídeo game. Tem vários relatos, inclusive aqui no fórum, de pessoas que usaram a internet pela primeira vez em um DC. Não sei se vcs conseguem ter a dimensão disso.
  4. Não foi o primeiro console a ter um sistema operacional (esse TAMBÉM foi o Pippin), mas assim como no modem, foi o primeiro a massificar essa importante feature.
  5. Seu controle foi criado pra receber o VMU, que na época foi algo extraordinário e chamou demais a atenção.
  6. Isso sem falar nos atributos gráficos, que não entendo muito e deixo pros universitários, mas já vi por aí que ele tinha alguns recursos como filtro trilinear anisotrópico (PS2 somente bilinear) e anti serrilhado de até 4X, além de ser o primeiro console com suporte a normal map nativo,
  7. PS2, que veio quase 2 anos depois, tinha 48 canais de som. Já o DC, 64.

Tu continuaria com a afirmação de que o DC "não é a frente de nada"?
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
A gigantesca maioria q votou no DC acho q nunca nem viu um AES de perto ou nem era nascido ou muito criança na época então eu tb acredito q seja geração PlayStation.

Só quem viveu como gamer no início dos anos 90 pra saber o q foi o Neo Geo.

Eu vou fazer 38 anos nesse ano e vivenciei a época de auge dos Arcades. Final Fight, Cadilac Dinossauros, Mortal Kombat, Tekken, TKOF 97, Metal Slug, Street Fighter 2, X-Men VS Street e por aí vai indo.

A jogatina na década de 90 aqui foi com os SNES+MEGA+Arcade.

E continuo com o meu Top 5 entre os que apresentaram maior impacto visual/gráfico.

1º Dreamcast
2º N64
3º Xbox
4º SNES+Mega
5º PS2
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.164
Reações
58.259
Pontos
2.009
Eu vou fazer 38 anos nesse ano e vivenciei a época de auge dos Arcades. Final Fight, Cadilac Dinossauros, Mortal Kombat, Tekken, TKOF 97, Metal Slug, Street Fighter 2, X-Men VS Street e por aí vai indo.

A jogatina na década de 90 aqui foi com os SNES+MEGA+Arcade.

E continuo com o meu Top 5 entre os que apresentaram maior impacto visual/gráfico.

1º Dreamcast
2º N64
3º Xbox
4º SNES+Mega
5º PS2

Quanto ao IMPACTO VISUAL (não confundir com o conceito de "estar a frente do tempo"), é uma boa lista.

A minha seria mais ou menos o seguinte:

  1. N64 (quando vi Mario 64 e JLeague Perfect Striker pela primeira vez foram os maiores sustos da minha vida gamística)
  2. Mega Drive (quando vi Sonic pela primeira vez)
  3. Neo Geo AES (quando vi Super Sidekicks 2 pela primeira vez)
  4. 3DO (quando vi TFS e Mad Dog pela primeira vez)
  5. DC (quando vi Sonic Adv e Shenmue pela primeira vez)
  6. NES (quando vi Super Mario Bros pela primeira vez)
  7. PS3 (quando vi Uncharted pela primeira vez)
  8. PS5 (quando vi DS pela primeira vez)
  9. Atari 2600 (quando vi Enduro pela primeira vez, era apenas uma criança mas fui impactado)

Acho que é isso.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Com certeza, o fator idade pode rolar solto aqui.
Mas eu sou veio, 37 anos e quando o NEO GEO surgiu eu tava no auge do deslumbramento gamístico, em uma época que naturalmente já nos impressionávamos com pouco, imagina uma criança de uns 8 anos vendo o console mais poderoso da história na sua frente?

Mas ainda assim eu coloquei o DC a frente do NG, pois como eu disse ai pra trás:

Eu tenho a sua idade e não tem o que questionar sobre isso. Neo Geo/Arcade eram na sua maior parte games de luta. E mesmo assim a diferença para os games desse mesmo gênero para o Dreamcast era monstruosa.

Já até postei dois vídeos aqui dos Crossover da Capcom comparando o X-Men VS Street do Arcade no qual joguei horrores com o Marvel VS Capcom 2 do Dreamcast no qual também joguei bastante. A diferença gráfica e muito grande entre eles.

A mesma coisa do Soul Calibur do Arcade para o Dream. A diferença era muito grande também. E do Soul Edge do PS1 para o Soul Calibur do Dream era uma diferença que até hoje não consegui presenciar mais nada parecido. A mesma coisa do Dead or Alive 1 do PS1 para o Dead or Alive 2 do Dream. Outra diferença que até hoje não vi nada que chegasse perto. Nada parecido. Nem vou citar os Sonic Adventure, ShenMue, RE Code Veronica porque se não a coisa vai ficar ainda mais feia para o Neo Geo e PS1.

Como eu já disse, depois do impacto desses games do Dream nunca mais vi nada parecido no mundo dos games. E antes do Dream só o N64 que havia me impressionado de forma semelhante. Lembro até hoje jogando pela primeira vez os Mario 64, Wave Race 64 e Killer Gold em 1997. Só aí que fiquei de boca aberta e tive aquele fator UAU como veio acontecer posteriormente com o Dream.

No Xbox também fiquei de boca aberta com os Halo, DOA 3, Max Payne, Project Gotham e os Splinter Cell. Mas não na mesma proporção como havia acontecido com os N64 e DC.

No Xbox 360 com os Gears of Wars, Cod 4, BioShock, Naruto da Ubisoft, Project Gothan 4 tive um impacto semelhante ao que tive nesses games do Xbox.

No PS3 a mesma coisa com o Uncharted 2. E o Beyond Two Souls foi o game que mais me deixou impressionado na geração de Xbox 360 e PS3. Achei os gráficos mais impressionantes que do The Last of US por exemplo.

Já com Xbox One e PS4 nem fiquei muito impressionado. Embora games como os Ryse, Forza Horizon 3, UC 4, Detroit, The Last 2, Horizon, Death Stranding, BF 1 e 5, Cod Modern Warfare, Dead or Alive 6 tenham me deixado impressionado. Mas nem de perto me impressionaram como nas gerações anteriores.

E pelo visto o XBox Séries X e PS5 vão impressionar ainda menos.
 
Ultima Edição:

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.618
Pontos
353
Já com Xbox One e PS4 nem fiquei muito impressionado. Embora games como os Ryse, Forza Horizon 3, UC 4, Detroit, The Last 2, Death Stranding, BF 1 e 5, Cod Modern Warfare, Dead or Alive 6 tenham me deixado impressionado. Mas nem de perto me impressionaram como nas gerações anteriores.

E pelo visto o XBox Séries X e PS5 vão impressionar ainda menos.

A tendência é melhoria incremental, esses saltos gráficos enormes não acho que vão acontecer de novo.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Quanto ao IMPACTO VISUAL (não confundir com o conceito de "estar a frente do tempo"), é uma boa lista.

A minha seria mais ou menos o seguinte:

  1. N64 (quando vi Mario 64 e JLeague Perfect Striker pela primeira vez foram os maiores sustos da minha vida gamística)
  2. Mega Drive (quando vi Sonic pela primeira vez)
  3. Neo Geo AES (quando vi Super Sidekicks 2 pela primeira vez)
  4. 3DO (quando vi TFS e Mad Dog pela primeira vez)
  5. DC (quando vi Sonic Adv e Shenmue pela primeira vez)
  6. NES (quando vi Super Mario Bros pela primeira vez)
  7. PS3 (quando vi Uncharted pela primeira vez)
  8. PS5 (quando vi DS pela primeira vez)
  9. Atari 2600 (quando vi Enduro pela primeira vez, era apenas uma criança mas fui impactado)
Acho que é isso.

Vou ver uma lista parecida aqui.

SNES = Donkey Kong Country 1, 2 e 3
MEGA = Sonic e Street of Rage 1 e 2
N64 = Mario 64, Wave Race 64, Killer Instinct Gold e J-League Perfect Striker
PS1 = Gran Turismo 1 e 2, Rivals Schools, Metal Gear Solid
DC = Sonic Adventure, Soul Calibur, ShenMue, Marvel VS Capcom 2, DOA 2, Power Stone, Resident Evil Code Veronica, Virtua Tennis
Xbox = Halo 1 e 2, DOA 3, MAx Payne, Splinter Cell 1, 2 e 3, Black, Burnout 3 Takedow e o 4 Revenge, Project Gotham 1 e 2, Forza, Toca Racer 1 e 2
PS2 = Gran Turismo 3, God of War 1 e 2, DMC 1 e 3
Xbox 360 = Gears of Wars, Assassino Creed, Cod 4, DMC 4, BioShock, Forza Motorsport 3, Halo 4, Forza Horizon
PS3 = Uncharted 2, The Last, Beyond Two Souls
Xbox One = Ryse, Forza Horizon 3
PS4 = Uncharted 4, Horizon, The Last 2
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.164
Reações
58.259
Pontos
2.009
Vou ver uma lista parecida aqui.

SNES = Donkey Kong Country 1, 2 e 3
MEGA = Sonic e Street of Rage 1 e 2
N64 = Mario 64, Wave Race 64, Killer Instinct Gold e J-League Perfect Striker
PS1 = Gran Turismo 1 e 2, Rivals Schools, Metal Gear Solid
DC = Sonic Adventure, Soul Calibur, ShenMue, Marvel VS Capcom 2, DOA 2, Power Stone, Resident Evil Code Veronica, Virtua Tennis
Xbox = Halo 1 e 2, DOA 3, MAx Payne, Splinter Cell 1, 2 e 3, Black, Burnout 3 Takedow e o 4 Revenge, Project Gotham 1 e 2, Forza, Toca Racer 1 e 2
PS2 = Gran Turismo 3, God of War 1 e 2, DMC 1 e 3
Xbox 360 = Gears of Wars, Forza Motorsport 3, Halo 4, Forza Horizon
PS3 = Uncharted 2, The Last, Beyond Two Souls
Xbox One = Ryse, Forza Horizon 3
PS4 = Uncharted 4, Horizon, The Last 2

Ba, esqueci do DK que tapado...

Minha lista ficaria assim (corrigida):

  1. N64 (quando vi Mario 64 e JLeague Perfect Striker pela primeira vez foram os maiores sustos da minha vida gamística)
  2. Mega Drive (quando vi Sonic pela primeira vez)
  3. Neo Geo AES (quando vi Super Sidekicks 2 pela primeira vez)
  4. 3DO (quando vi TFS e Mad Dog pela primeira vez)
  5. DC (quando vi Sonic Adv e Shenmue pela primeira vez)
  6. NES (quando vi Super Mario Bros pela primeira vez)
  7. Snes (F-Zero e depois DK)
  8. PS3 (quando vi Uncharted pela primeira vez)
  9. PS5 (quando vi DS pela primeira vez)
  10. Atari 2600 (quando vi Enduro pela primeira vez, era apenas uma criança mas fui impactado)
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Tão a frente do seu tempo que foi lançado sem jogo.

Quem comprou tem que ficar lidando com port até a nova geração apanhar o bonde

Exato. É como se fosse um console que veio do futuro numa maquina do tempo, então ainda vai demorar algum tempo até os jogos começarem a chegar. Por sorte temos a retro onde podemos jogar jogos do passado numa máquina do futuro.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Não sei pq tanta gente citando o Dreamcast. Ele obviamente era a frente dos consoles da geração porque saiu depois, mas estava atrás dos consoles da geração que deveria concorrer.
O Dreamcast é igual o Switch: inaugurou a geração.
Tem algumas limitações, mas faz coisas que os outros não fazem.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.164
Reações
58.259
Pontos
2.009
O Dreamcast é igual o Switch: inaugurou a geração.

Existe uma vertente, na qual acho que me enquadro, que defende que a partir do Wii a Nintendo abandonou o conceito de geração.
O que reforça ainda mais essa ideia é o fato de usarem a inovação disruptiva diretamente na gameplay (Wii = controle de movimentos / WiiU touchpad / Switch híbrido) como principal diretriz de diferencial competitivo, abdicando do poder de processamento.

Resolveram nadar em outra parte do oceano, aquilo tudo de oceano azul X oceano vermelho e a porra toda.
E acho que vai ser assim pro resto dos dias, pois conseguiram converter sua mitologia no decorrer do tempo em resultados comerciais estratosféricos. O tempo se encarregou de mostrar pra BigN que força bruta quase nunca - ou nunca - quer dizer muita coisa. A mágica tá na gameplay, não nos gráficos, simples assim.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Existe uma vertente, na qual acho que me enquadro, que defende que a partir do Wii a Nintendo abandonou o conceito de geração.

O que reforça ainda mais essa ideia é o fato de usarem a inovação disruptiva diretamente na gameplay (Wii = controle de movimentos / WiiU touchpad / Switch híbrido) como principal diretriz de diferencial competitivo, abdicando do poder de processamento.
Faz sentido, mas se você considerar que eles são japoneses "raiz", verá que no Japão, a geração atual é o Switch. Mesmo com a pandemia eles estão na vibe de comprar híbrido do que console de mesa.

É aquela: para o ocidente faz sentido essa narrativa. No Oriente ela não cola muito.

Acho que eles não nadam com a maré, mas ainda nadam com as regras dos oceanos.

Se eles não estivessem ligando para geração, teriam estendido a vida do Wii U como fizeram com o Wii, penso eu.
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Amo Dreamcast e Mega mas Neo Geo foi o mais a frente de seu tempo.
Hoje parece banal mas naquela época trazer arcade real para dentro de casa era o mesmo que trazer uma usina nuclear. Era muito fora da curva.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
PS3. Se seguir o que falaram dele na época, era pra usarem o CELL milagroso até hoje no PS5. :coolface
Quem sabe depois de tanto tempo não ficou mais fácil programar nele né!? haha.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.618
Pontos
353
E aquela sacada de lançar console com jogo junto?
Wii com Wii Sports e o PS5 com o Astro's Playroom, por exemplo.

SNES introduziu com SMW ou já foi feito por outro console antes?
 
  • Haha
Reações: sux

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.291
Reações
33.602
Pontos
1.399
Amo Dreamcast e Mega mas Neo Geo foi o mais a frente de seu tempo.
Hoje parece banal mas naquela época trazer arcade real para dentro de casa era o mesmo que trazer uma usina nuclear. Era muito fora da curva.

Era como se alguém trouxesse hoje um console com um processador i9 e uma RTX 3080, e essa empresa se baseasse em toda essa potência para fazer seus jogos. O resultado era o que acontecia: Games que simplesmente não poderiam ser feitos nos outros sem perdas gravíssimas, e quando as ferramentas estavam bem desenvolvidas ( Era dos KOF e Real Bout ) não era mais possível rodar esses games de forma alguma nos consoles 16 Bits que ele concorria.
 

Kojiro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.163
Reações
1.112
Pontos
1.149
Eu não to no grupo dos que idolatram o console, ainda que o respeite muito.
Mas o assunto do tópico é "estar a frente do seu tempo", correto?

Vejamos alguns méritos do DC:

  1. Inaugurou a geração 128 bits, com seus concorrentes chegando quase 2 anos depois (o que foi um erro mercadológico).
  2. Foi um dos maiores saltos gráficos da história dos VG. Quando ele chegou, N64 era o pica da porra toda. Então do nada recebemos um console com todas as reconhecidas capacidades do DC, possibilitando um game como, por exemplo, Shenmue, até então INIMAGINÁVEL, atingindo um novo patamar na indústria
  3. Não foi o primeiro console a ter modem embutido (esse foi o Pippin), mas foi o primeiro a "democratizar" o uso da internet em um vídeo game. Tem vários relatos, inclusive aqui no fórum, de pessoas que usaram a internet pela primeira vez em um DC. Não sei se vcs conseguem ter a dimensão disso.
  4. Não foi o primeiro console a ter um sistema operacional (esse TAMBÉM foi o Pippin), mas assim como no modem, foi o primeiro a massificar essa importante feature.
  5. Seu controle foi criado pra receber o VMU, que na época foi algo extraordinário e chamou demais a atenção.
  6. Isso sem falar nos atributos gráficos, que não entendo muito e deixo pros universitários, mas já vi por aí que ele tinha alguns recursos como filtro trilinear anisotrópico (PS2 somente bilinear) e anti serrilhado de até 4X, além de ser o primeiro console com suporte a normal map nativo,
  7. PS2, que veio quase 2 anos depois, tinha 48 canais de som. Já o DC, 64.
ESTAMOS FALANDO DE UM CONSOLE DE 1998.

Lançamento DC: NOV 1998.
PS2: MAR 2000
GC: SET 2001
XB: NOV 2001

Se isso não mostra que era um console a frente do seu tempo, não sei o que mostraria então.
Entendo não acharem O console mais a frente do seu tempo, inclusive nem mesmo eu acho, tanto que ficou em 5º colocado na minha lista e pra mim o 1º com larga folga é o Intellivision, mas achar que o DC não estava a frente do tempo "em nada" é até meio estranho.

1. Todo mundo sabe que essa história de bits em videogame sempre foi uma falcatrua enorme. Não tem nada de mérito nisso. Só inaugurou a 6a geração. Ok

2. 3DO também teve um salto gráfico enorme. só que tinha jogos horrorosos. O Dreamcast é um 3DO só que teve ótimos jogos. E ambos tiveram o mesmo destino, vendas fracas e encerraram precocemente.

3. Podia ser uma democratização, até concordo nisso, mas eu já jogava pela internet nesse tempo no PC. Internet nos consoles apenas era uma evolução natural.

4. Massificou o quê se vendeu nada?

5. VMU foi um gimmick legal, admito, eu gostava bastante, principalmente ver minha vida no controle em RE. Porém não colou. Nenhuma empresa copiou. Então o Xbox 360 era avançado por causa do HDDVD que não colou?

6. Repetiu o item 2, mas concordo que os gráficos foram muito bons pra época, foi um salto geracional de respeito mesmo e aqui reside o grande mérito dele. E nos jogos também. Muitos jogos de luta bons, aventura, party, mas foi isso.

7. Todos esses canais de som serviram pra que na prática? Você notou a diferença de qualidade de som em algum jogo? Já na geração Snes e Mega Drive para o Neo Geo, o som era notavelmente mais limpo e cristalinos, chamava muito a atenção.

Resumindo:

Dreamcast:
- Impactou por causa dos gráficos e jogos

Neo Geo
  • Impactou por causa dos gráficos e jogos
  • Som muito melhor que os concorrentes, perceptível.
  • Vinha com 2 mega controles arcades
  • Pela primeira vez um console vinha pra trazer a experiência do arcade pra dentro de casa. Isso era next level pra época. Era inimaginável, bruxaria mesmo.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.164
Reações
58.259
Pontos
2.009
1. Todo mundo sabe que essa história de bits em videogame sempre foi uma falcatrua enorme. Não tem nada de mérito nisso. Só inaugurou a 6a geração. Ok

2. 3DO também teve um salto gráfico enorme. só que tinha jogos horrorosos. O Dreamcast é um 3DO só que teve ótimos jogos. E ambos tiveram o mesmo destino, vendas fracas e encerraram precocemente.

3. Podia ser uma democratização, até concordo nisso, mas eu já jogava pela internet nesse tempo no PC. Internet nos consoles apenas era uma evolução natural.

4. Massificou o quê se vendeu nada?

5. VMU foi um gimmick legal, admito, eu gostava bastante, principalmente ver minha vida no controle em RE. Porém não colou. Nenhuma empresa copiou. Então o Xbox 360 era avançado por causa do HDDVD que não colou?

6. Repetiu o item 2, mas concordo que os gráficos foram muito bons pra época, foi um salto geracional de respeito mesmo e aqui reside o grande mérito dele. E nos jogos também. Muitos jogos de luta bons, aventura, party, mas foi isso.

7. Todos esses canais de som serviram pra que na prática? Você notou a diferença de qualidade de som em algum jogo? Já na geração Snes e Mega Drive para o Neo Geo, o som era notavelmente mais limpo e cristalinos, chamava muito a atenção.

Resumindo:

Dreamcast:
- Impactou por causa dos gráficos e jogos

Neo Geo
  • Impactou por causa dos gráficos e jogos
  • Som muito melhor que os concorrentes, perceptível.
  • Vinha com 2 mega controles arcades
  • Pela primeira vez um console vinha pra trazer a experiência do arcade pra dentro de casa. Isso era next level pra época. Era inimaginável, bruxaria mesmo.
Peraí, vamos por partes. Uma coisa é o DC pelo DC, outra é DC x Neo Geo, não esquecendo que o tópico é única e exclusivamente sobre consoles A FRENTE DO SEU TEMPO, ou seja, que trouxeram inovações.
E o meu post era mais pro @Sony-AMD , que acha que o DC não estava a frente do tempo em nada, mas acabei te quotando junto. Pra mim, dizer que o DC não inovou em nada é blasfêmia.

1 - Tu realmente acha inaugurar uma "geração" (independentemente de ser uma ou não) pouco? Isso por si só já classifica um console como "a frente do seu tempo".
2 - Estava falando sobre salto gráfico, simples assim. Se são bons ou maus jogos, que venderam muito ou pouco, não vem ao caso, mesmo pq se formos considerar isso, o NG vendeu pouco (dentro de sua proposta, obviamente). Os games do DC por si só eram a frente do seu tempo, Sonic Adv chegou arregaçando, Crazy Taxi monstro e Shenmue não preciso nem comentar.
3 - O tópico é sobre as inovações dos CONSOLES DE MESA. Eu usava no PC desde 96, ano que descobri a OS. Mas nos consoles de mesa, fui acessar a internet apenas do PS3 em diante. Logo, foi sim algo a frente do seu tempo.
4 - Massificar é no sentido de perenizar. E vendas, novamente, não importam aqui. Se vendas for o parâmetro, tenho que excluir Neo Geo AES sumariamente da lista.
5 - No meu conceito, não precisa ter emplacado pra ser uma inovação "a frente do seu tempo". Não estamos falando aqui de desempenho de vendas, nem mesmo de efetividade comercial. O stick do Atari 2600 foi uma grande inovação, mas não perpetuou. Idem pro touch do WiiU, ou então do dpad circular do Intellivision. Mas tudo isso foram saltos na indústria, relacionados a inovação incremental ou até mesmo disruptiva.
6 - Então, esse item isolado já mostra que o DC era um console a frente do seu tempo.
7 - Não acho algo significativo, mas um console de 98 ter 33% a mais de "capacidade sonora" na comparação com um console que saiu quase 2 anos depois e dominou o mercado, não pode ser ignorado. E não ter a mesma diferença na sua geração que o NGAES teve na sua, não é um demérito.

De novo: uma coisa é achar o DC o console mais a frente do seu tempo. Eu, particularmente, não acho. Outra coisa é achar um console inovador mas "não pra tudo isso", que é o meu caso e por isso o classifiquei em 5º na lista. Outra coisa é achar que ele não inovou em absolutamente NADA, neam @Sony-AMD ?

Quanto ao DC x NG:

1 - Mas se for por isso, DC também impactou. Não na mesma proporção, mas representou um salto.
2 - Muito melhor é apelido: era um abismo de diferença. O NG é proporcionalmente o console mais poderoso da história, em TODOS os critérios.
3 - Não acho isso uma inovação, apenas uma adaptação de acordo com sua proposta. Já a proposta de ser o legítico arcade perfect sim era algo muito a frente do seu tempo, tanto que mencionei isso no spoiler da lista principal.
4 - idem item 3

Continuo achando o DC mais a frente do seu tempo na comparação com o NG, pois não considero os gráficos o quesito de peso máximo nessa análise. E no final, pra mim nenhum dos 2 chegam minimamente perto do Intellivision, mas entendo quem considere o DC ou o NG no topo da lista, é questão de critério.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Não sei qual era a capacidade de áudio do Dreamcast. Só sei que eu ouvia na prática essa qualidade sonora. E eu ligava em um som da Aiwa pelas suas auxiliares. Imagina hoje em dia com soundbars usando a conexão optica! Aí que a diferença ia ser ainda mais sentida. Tanto é que nem cheguei a ouvir diferença na qualidade de som para os PS2 e Xbox. Para falar verdade a impressão que eu tinha era que a qualidade de áudio do Dream era até melhor que muitos jogos de PS2 e Xbox.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Agora lembrei de um game lançado no dia 23 de outubro de 1999 para o Dream e que eu fui zerar em 2000 que achava sensacional. Um dos melhores games já feitos pela Ubisoft. Lembro que na época ainda jogava pela TV de tubo de 20p em 480i. Depois que peguei um VGA Box e liguei pelo monitor de tubo de 17p e fui jogar em 480p fiquei ainda mais impressionado. Era gráfico de PC de ponta, Top de linha para a época.

Até por esses vídeos da para ver(ou melhor ouvir)a excelente qualidade de áudio do console.





 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.164
Reações
58.259
Pontos
2.009
Agora lembrei de um game lançado no dia 23 de outubro de 1999 para o Dream e que eu fui zerar em 2000 que achava sensacional. Um dos melhores games já feitos pela Ubisoft. Lembro que na época ainda jogava pela TV de tubo de 20p em 480i. Depois que peguei um VGA Box e liguei pelo monitor de tubo de 17p e fui jogar em 480p fiquei ainda mais impressionado. Era gráfico de PC de ponta, Top de linha para a época.

Até por esses vídeos da para ver(ou melhor ouvir)a excelente qualidade de áudio do console.






Foda é apellido :kluv

Acho que não está relacionando diretamente a spec sonora do console, mas isso aqui pra mim é uma das melhores soundtrack originais da história dos games:



E o que falar disso?



Isso sem falar nas trilhas chupinhadas do mundo real, como Crazy Taxi.
 
Topo Fundo