O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os Primeiros Passos Do Street Fighter

Mestre Ryu Kanzuki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
311
Reações
14
Pontos
709
osprimeirospassosdosfpq0.jpg



Galaga 88
Até o ano de 1987,no Japão,tudo no mundo dos Arcades era muito simples e parecido,as grandes fabricantes de jogos procurava não arrisacar muito,dando preferência para jogos que já possuíam uma ‘fórmula de sucesso’garantida.
double_dragon.gif

Nessa época,jogos no estilo de Double Dragon faziam a cabeça da galera. A [COLOR="Red"]SEGA[/COLOR] era até então a empresa com maior conhecimento na área dos Arcades,atacando com um arsenal de jogos de tiro,corrida e aventura.Aliás,uma outra “febre” que invadiu o mercado foi a dos jogos no estilo “shooting”,os famosos jogos de nave aqui chamados.

Yoshiki Okamoto:O produtor executivo da série

Até que alguém com uma cabeça muito aberta e uma gigante visão no futuro ,percebeu que era necessária a entrada de um novo esilo de jogo no promissor mercado dos Árcades.

Foi então que o vice presidente da Capcom jogou sua tese em discussão e colocou 7 protótipos de [COLOR="Red"]Street Fighter[/COLOR] pelos “flipers” próximos da empresa.Foi um sucesso! O jogo estava sendo produzido desde dezembro de 1986.O projeto embarcou,e em agosto de 1987 chegava aos fliperamos de todo o Japão,Street Fighter.
723057429_4f4c92a003.jpg

Durante 4 longos meses o game passou da colocação 54 para a 3 na lista dos mais procurados e preferidos pela moçada de olhos puxados,alcançando seu TOP em fevereiro,quando ficou duas semanas em primeiro lugar.

[COLOR="Red"]Street Fighter[/COLOR] não era o fenômeno de hoje em dia,mas mostrava que novas idéias trariam muito sucesso à quase “iniciante” Capcom..
No Brasil e nos EUA,Street Fighter começou a aparecer em massa apenas por volta de novembro de 1988,marcando sua chegada aos grandes shoppings.
Antes de atingir o grande público,o jogo só podia ser encontrado em algumas pouquíssimas casas de fliperama no bairro da Liberdade,em São Paulo.

[COLOR="Red"]Street Fighter[/COLOR] trazia consigo uma série de inovação não presentes nos jogos que eram produzidos: logo de início via-se que o jogo usava comandos com seis botões e o direcional,enquanto as maquinas até então fabricadas utilizavam no máximo três; também haviam vozes digitalizadas,as quais mesmo sendo feitas por um processo até rústico,chamavam muito a atenção;e o final,que é o principal,o estilo do game no modo “one vs one”,o qual era quase desconhecido na época.
Nessa primeira versão você só poderia jogar com Ryu e Ken,tendo que enfrentar outros 10 lutadores para se tornar um World Warrior.Os países participantes do torneio eram: EUA,Japão,Inlgaterra,China e Tailândia.Os bônus também eram diferentes ,seu objetivo era o de quebrar telhas,estando você em movimento ou não.Tanto Ryu como Ken possuíam os mesmos golpes,ficando a diferença apenas com relação ao visual do personagem: Ryu com Kimono branco e meio ruivo,Ken com kimono vermelho,e o seu cabelo com “fios de ovos”,muito usados em confeitaria.
msf2top.jpg

Com um sucesso razoável do game e seu crédito bem alto na empresa, o vice-presidente propôs a continuação para o game.Era a entrada de [COLOR="Red"]Street Fighter II[/COLOR],o game que esturaria em sucesso em todas as casas de fliperamas do mundo.O jogo ficou na papelada desde outubro de 1988 até Janeiro do ano sequinte.Como SF 2 estava sendo produzido simultaneamente com o Final Fight,a empresa teve de fazer uma escolha,e não foi a do projeto SF2.Isso aconteceu pelo fato de que na CAPCOM ainda dava-se prioridade à produção de jogos com a tal “fórmula garantida”.Sendo assim o projeto Final Fight seguiria como o primeiro da lista.
A retomada ,porém,do projeto com [COLOR="Red"]Street Fighte II[/COLOR] foi estrondosa,com dinheiro em caixa.As idéias não eram apenas as de uma simples seqüência do game,as inovações precisavam ser muito mais agressivas.O primeiro passo foi a produção de desenhos dos personagens junto com a personalidade de cada um.
O grupo de artistas ficava encarregado de fazer 12 personagens,cada um com uma série de movimentos bem maior que a primeira versão.O Brasil por exemplo,ganhou o personagem BLANKA quase que por pura sorte.Na parada dois outros países – México e Argentina – Competiam por um personagem no jogo.Acontece que no Japão o nosso país tem uma imagem muito mais exótica,passada através de assuntos como a floresta Amazônica e outras belezas naturais.
bela-e-fera11.jpg

BlankaEnd5.JPG
BlankaEnd6.JPG

Blanka seria ,então,seria uma espécie de “fera”,assim como no filme “A Bela e a Fera”,um lutador com características físicas de um animal,mas com os sentimentos de um ser humano.Com todo esse tom de herói de romances ,o garotão verde acabou muito simpatizado pela galera oriental.
Todos os outros personagens tiveram uma série de pesquisas com relação à sua aceitação no mercado.As magias presentes no game deveriam causar um efeito meio “apocalíptico” ,pois como todos sabemos,os Japoneses em geral adoram isso,Começaram então os grandes golpes especiais.

Infelizmente para os jogadores do Arcade,em abril de 1988 o projeto do game foi novamente interrompido,ficando no papel.Os trabalhos sobre o game só retornaram às telas dos computadores da empresa em Dezembro do ano seguinte,ou seja,muito tempo depois.Foi então que selecionaram uma equipe gigante só com o pessoal da “elite”.Colocando o projetoagora como o principal dentro da empresa,foram 16 meses de muito suor e sangue por parte de programadores,designers e tudo mais.

IMG_6448.JPG

Enfim,o jogo conseguiu ser preparado o prazo estipulado pela empresa.Era chegada a hora. Em abril de 1991 surigia nas casas de fliperama de todo o Japão o fenômeno Street Fighter II.Foi um sucesso estrondoso.
Com toda a mídia feita para a divulgação do game,ao invés de 7 meses antes necessários para chegar ap TOP dos Arcades,em apenas 4 dias o jogo passou á primeira colocação do ranking Japonês,fenômeno nunca antes visto no mercado.Começava aqui a ascensão da Capcom a níveis “astronômicos”.
SF2Select2.JPG

Agora o jogador não escolheria entre apenas dois personagens.À sua disposição estavam oito personagens,quatro vezes mais.Também os cenários de Backgrounds foram elaborados com vários detalhes,os lutadores tiveram seus movimentos “amaciados” e os golpes especiais e som estavam do jeito que os Japas queriam,cheios de efeitos.
Outro fator que influenciou muito ni sucesso foi a jogabilidade,até hoje não superada – nesse quesito esse game deixa todos os outros do gênero no chinelo.O modo “versus” trazia multidões fazendo filas para uma batalha.
O game chegou a ter de ser colocado em dois locais diferentes.As Máquinas eram separadas em duas áreas: Uma para quem queria jogar no modo “vesus” e outras para a partida normal.Era o caos.

O mundo todo passou a importar Arcades do Japão e apreciar a arte envolvida nas técnicas de luta dos jogadores,o planeta curvou-se aos pés dos maravilhosos Hadoukens e Shoryukens...
ninja.JPG

E,é claro,em Terras Brasileiras,o personagem Nacional que aparecia nas revistas da Progames: O Capitão Ninja("Pelas pernas da Chun li!"Lembra?), conheceu sua amada,a chinesinha Chun li,que é uma delícia.

[COLOR="Blue"]
[COLOR="Black"]DOS ARCADES PARA O RESTO DO MUNDO![/COLOR]
[/COLOR]


Com o “Great Look” dos flipers,a Capcom já pensou em expandir seus lucros ,e um julho de 1991 começa outra campanha massante de mídia.
Era para o futuro lançamento de Street Fighter II em 1992 para o vídeo game de melhor prestígio e preferência no mundo,o Super Nintendo(Super Famicon no Japão – Famicon = Para a família).
[youtube]l3ywu4VZXdo[/youtube]
Junto com ele vieram os botons,camisetas,bonecos,cards e tudo o que você puder imaginar de traqueira para vender o nome do game. Tinha até “massinha de modelar” ,era uma loucura.

É então que alguém pensa – “O Show não pode parar” – e em Dezembro de 1991 inicia-se o projeto “Champion Edition” para os Árcades.Agora cada jogador poderia escolher um personagem idêntico ao do adversário,permitindo a igualidade e o equilíbrio nos combates.Também foram acrescentadas inovações aos antigos personagens e a opção de se jogar com os mestres do game,que até o momento só eram controladas pelo computador.Os Cenários foram pouco mudados,ganhando apenas uma tonalidade de fim de tarde.

A versão Champion Edition foi lançada para os Arcades em Abril de 1992,fazendo sucesso semelhante à versão anterior.

A vida fluía normalmente,mas um grande erro marcou essa versão,que não tinha previsão nenhuma de lançamento para os consoles domésticos.Isso causou pânico entre os agora fãs do jogo.Mas é porque não sabiam do novo projeto da Capcom,a versão “Turbo” do game,com mais inovações,mais golpes e muito mais velocidade.Bom,mas como ninué queria esprar muito tempo pela novidade,as empresas “sacanas”(Leia –se : Pirataria-sem-vergonha)trataram de fazer versões piratas do Champion Editon,aliás muito malfeitas,cheias de problemas.
Com as versões sacanas agradando a ga,era menos exigente,embalou-se uma onda que os levaria a realizarem cercade mais de 9 versões para SNES e 5 para Nintendo,sendo que uma dessas contava com a presença do famoso herói dos games,Mario.
sf2_specialchampionedition_GenesisBoxboxart_160w.jpg

Foi então que a empresa revelou seus planos.Tinha em suas mãos o projeto Turbo,o qual trata-se de uma versão bem melhorada da Champion Edition,trazendo velocidade muito grande ao jogo.Também lançaria as versões do Champion Edition para PC-Engine(Turbografx).Todos ficaram boquiabertos.Afinal,eram 20 megas de memória.E não é só: Um mês depois lançaria o game contendo as versões Champion Edition e agora também a Turbo para o SNES e também Mega-Drive em um só cartucho,com 20 e 24 megas,respectivamente,um novo recorde.

Mas o mundo dos games não pára,e trataram de meter pau nos projetos como [COLOR="Red"]Street Fighter II[/COLOR],muita porrada e pouco papo.A empresa pensou o seguinte: Os jogadores não estão mais impressionando-se com simples inovações de golpes e cores dos cenários.
Algo mais precisava ser feito.

Foi então que se criou o [COLOR="Red"]Super Street Fighter II[/COLOR],contendo quatro novos personagens com características próprias.São eles: Thunder Hawk,Dee Jay,Fei Long e a gostosíssima Cammy.

Nota:
progames.jpg

A Progames satirizava a pevertidade dos Gamemaníacos nos anos 90

Cammy era mais uma "lagosta(Leia-se vítima)" das brincadeiras nas revistas Nacionais(E adaptadas) de quadrinhos e games,como a Progames,inventava mais uma fofoca daquelas que se vê nos programas do Leão Lobo: Insinuava que a personagem havia dado aquela maior bola para o Capitão Daikon,mais um personagem Nacional,e que depois se tornaram namorados.Daí rolavam várias ilustrações e quadrinhos nas mãos de artistas Nacionais,trazendo uma Cammy com traços ainda mais avantajados.Chun li também não ficava atrás..

Ou seja,tirava um sarro daquela pagação de pau dos gamers ultra tarados pelas musas dos games em suas revistas.

Ainda sobre [COLOR="Red"]Super Street Fighter II[/COLOR],também houveram inovações nos antigos personagens,ganharam golpes e tudo que têm direito.Já os cenários não seguiram o mesmo esquema,ficaram muito mais bonitos e modernos.Ken,por exemplo,teve seu barquinho velho afundado no rio,e ganhou um belo “iate”.
Assim,a franquia deixava as concorrentes pra trás de novo.

Curiosidades:

Circulava pela mídia na época a idéia de sair [COLOR="Red"]Super Street Fighter II Turbo [/COLOR]para SNES e Mega,mas esta versão nunca foi lançada.

Texto Original:
Darius Roos

Reedição e Adaptação:
Mestre Ryu Kanzuki

Fonte:
Star Games Especial – Nª3/1995
 

gabriel_zanetti10

Habitué da casa
Mensagens
329
Reações
7
Pontos
64
Cara adorei mesmo esse topico do street fighter,vc é viciado em street fighter tá de parabens continue assim :rox
 

Guy 39° master ninja

Ser evoluído
Mensagens
163
Reações
10
Pontos
44
Ryu ótimo tópico ! Street Fighter II virou uma cultura HAHAHAHAHA

Na minha opinião é o terceiro game mais popular do mundo !

1° Pac-Man
2° Super Mario Bros.
3° Street Fighter II


PS : Que mania que os yankees tinham de achar que os lutadores do SF eram super heróis :-D
 

educostarj

Novato
Mensagens
33
Reações
0
Pontos
6
Eu fazia umas editorações e estava ajudando um paulista (sou do rio) aluno meu, a editar imagens e preparar edições de revistas sobre games...

vc me levou a 18 anos passados...

acabei lembrando de alguns fatos que não foram publicados na época:

o projeto sf I ficou em gaveta por mais de 4 anos.

No sfII, Ryu e Ken não tem especiais a mais que o I, curiosamente.

A equipe contratada para criar os personagens e seus perfis, tinha um lider. este era um tal de John Newberg (acho que se escreve assim), mas foi subs tituido por um mestre do anime japa (não lembro o nome). os dois bateram de frente e isto causou a demora na definição dos finais dos personagens.

A História não oficial:

para tentar dar enredo a história, durante a elaboração de stf2, o japa encarregado do perfil, esbolsou uma origem para o sf1 que desse lógica ao 2.

se não me falha a memória era assim:

o mestre de Ryu e Ken, tinha um amigo americano (não sei como isto seria explicado), mas os dois tinham se conhecido na guerra e o velho mestre salvara a vida do sargento americano (pai de Ken).

Ryu foi criado pelo mestre e estava sendo preparado para ser o xidoxi do local, quando o pai de Ken, confia ao velho mestre a guarda de seu filho (da mesma idade de Ryu), para protegê-lo, pois sua família estava sendo ameaçada. com a morte dos parentes Ken passou a ser criado pelo mestre, junto com Ryu que se sentia injustiçado, pois o posto de herdeiro do local era dele, mas Ken se mostrava mais aplicado que ele.

quando o treinamento foi terminado, o velho mestre não permitiu que os dois se confrontassem para saber quem seria o herdeiro do local. o velho sábio, escolheu um terceiro.

Ryu, muito aborrecido, passou a procurar brigas pelo mundo, torcendo para encontrar Ken e travar a luta de sua vida. Ryu luta por lutar, não tem apego a dinheiro ou recompença.

Ken aceita melhor a vontade do velho mestre e, com a notícia de que poderia voltar a América para reclamar os bens de sua família, volta a América, toma posse deles e reencontra a menina a quem jurou amor aos 8 anos de idade. mas ela seria raptada e Ken teria que lutar muito para tê-la de volta.

Isto seria a história oficial, mas ela foi retocada pelos americanos que fizeram de tudo para não declarar que um filho das américas teria sido criado por um japa.

de qualquer forma o final de cada personagem ainda remonta esta hitória. pena que a interferência afetou a versão americana da animação, onde a familha de Ken está vivinha da Silva. O filme então... foi péssimo: Ryu e Ken ladrões?????

Foi terrível!!!

com a saída do autor da história, que seria oficial, o enrredo descambou de vez:

havia um temor em lançar a parte 3 do game, pois vários outros games "morriam em sua parte 3". assim surgiria o Zero, que deveria ser anterior ao 1, mas a cicatriz que o sagat tem no peito, teria sido resultado do Drangon punsh dado por Ryu (ou Ken) ao final do sf1. tanto que no 1 ele não tem a marca. no Zero ele tem. Como???

outra coisa que foi planejada, mas não saiu do papel, seria o primeiro filme com finais alternativos, em cinema. Imagine ir ver Streetfighter Real e não saber até a rodada final como este seria. ou seja seriam feitos 8 finais e na sala de projeção um dos 8 seguimento finais (de meia hora) seria escolhido aleatóriamente. a ideia era fantástica. vc poderia torcer de verdade. mas o filme foi vetado. nem a idéia foi levada a frente. pena...

por falar em não se ter parte 3, vem ai o SF 4!!! isto mesmo o 4. não vai sair o 3 rsrsrsrs (saiu, saiu em 97. foram 3 versões, mas nada tinham de SF, tinha mas de KOF. por isto nem tomei conhecimento Descupem)

mas o 4 já foi até testado no japão.

o bom é que, mesmo modelagem 3d, os personagens mantêm suas características do 2. não foram transformados em "humanos", parecen-se com os originais 2d do sf2. o cenário da Chun li, é o mesmo do 2, mas em 3d...

tá show.

por hora não se pode ver o time todo, mas parece que todos os antigos estarão disponíveis e há um certo "disse me disse", quanto a participação do mestre de Ryu e Ken neste game. os golpes em foco, são outra maravilha.

vejam:

[youtube]AUHmTSJ7b-Q[/youtube]
vamos esperar por um game que faça justiça a marca SF!

mais uma. os nomes dos mestres de SFII, continuam trocados nos eua e mantidos no japão (japão chefão do SF2 é chamado de Vega// EUA o mesmo é chamado de M. Bison).

Boas!


Muito bom tópico Ryu!!!!
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.031
Pontos
1.109
Excelente tópico, Ryu.

Gosto muito de Street Fighter II e achei interessante essa parte da exploração do jogo pelas revistas da Escala.

Tenho até hoje as revistas oficiais que foram escritas pelo Alexandre Nagado.

E também gostava muito das formas avantajadas da Cammy e da Chun li.
 

educostarj

Novato
Mensagens
33
Reações
0
Pontos
6
B - Mark;3521661 disse:
Excelente tópico, Ryu.

Gosto muito de Street Fighter II e achei interessante essa parte da exploração do jogo pelas revistas da Escala.

Tenho até hoje as revistas oficiais que foram escritas pelo Alexandre Nagado.

E também gostava muito das formas avantajadas da Cammy e da Chun li.

Desculpem o "deslumbre", mas só descobri este fórum ontem...

Este Negado foi um mestre nos magas no fim dos 80 e durante toda a década de 90. o cara tinha (e ainda deve ter) um traço fantástico. eu fui a uma aula dele (ou palestra) no riocentro(ou no barrashopp) em meados dos 90.

bem lembrado, ele era o que fazia as artes (acho que oficiais) da maioria dos hq japas... é de sampa... tem um outro, que se não me engano, foi responsável pelo AKIRA (no Brasil) da editora globo... que não vingou infelizmente.

O mundo dos animes está comemorando os 20 anos (16 de julho de 2008)de Akira. o melhor longa de animação que já vi.

só pra ter uma idéia:
[youtube]nUziEwTCA3U[/youtube]

eu não tenho mais uma revista se quer...:-(

Volto a dizer ótimo tópico e muito bom fórum.
Boas!
 


Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.327
Reações
20.948
Pontos
1.489
Ótimo tópico ;D
O salto do SF pro SF II foi imenso, nem se compara.
O 1 quase nem joguei, e quando joguei não curti.
Pra min SF é a partir do 2 mesmo :rox
 
Topo Fundo