Tem uma diferença também; os jogos da Essential ficam disponíveis pra colocar na biblioteca por um mês. Por exemplo, esse mês tem o Borderlands 3, o Amogus, o NHL e um pacote de brindes de Genshin Impact. Você tem do dia 2 de Julho até a primeira semana do mês que vem pra você colocar eles no seu catálogo, porque depois eles saem de rotação. Mas, uma vez no seu catálogo, você pode jogar eles a qualquer momento, desde que sua assinatura esteja ativa. Por exemplo, um dos primeiros jogos que eu peguei da Plus foi o Iconoclasts, isso já deve ter uns sete ou oito anos. Se eu quiser baixar e jogar ele hoje, posso.
Se você assinar hoje, vai poder pegar os jogos que foram colocados na plus a partir de hoje, e não os anteriores.
Já a Extra e Premium, se você assinar hoje, vai ter todo o catálogo disponível, mas essa é a palavra chave, disponível. Jogos ficam muito tempo disponíveis no catálogo, alguns praticamente pra sempre, mas outros saem. Por exemplo, o jogo do Homem Aranha ficou mais de um ano no catálogo, mas depois saiu. E mesmo que você tenha sua assinatura Extra ou Premium ativa, uma vez que o jogo sai do catálogo, você não pode mais jogar ele. Também tem um outro detalhe, quando você checar um jogo baixado, vai ver que o prazo de expiração dele está sempre entre 1 e 14 dias. Isso acontece porque a "licença" do jogo é renovada de 14 em 14 dias. Vamos supôr que você baixou o Dragon Quest XI, está jogando, mas vai viajar e ficar um tempo num lugar que você pode levar seu PS4 mas não terá como conectar na internet. Quando expirarem esses 14 dias, a licença só é renovada se você estiver conectado, e se ela expirar enquanto você está sem internet, o jogo vai ficar indisponível até você conectar de novo.