O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Primeiras impressões do Asus Eee PC 900

CAGSBR

Habitué da casa
Mensagens
758
Reações
0
Pontos
87
Primeiras impressões do Asus Eee PC 900

Dicas do Guia do Hardware

O Eee PC não é apenas uma maneira excelente de promover o Linux para as massas, mas é também um ótimo equipamento para se ter em casa. Pesando menos de 1 Kg e com uma rede sem fio, o laptop pode ser levado facilmente para qualquer lugar ao alcance do roteador wireless para navegar pela internet, exibir umas fotos e até trabalhar um pouco editando documentos no OpenOffice. Um de nossos visitantes usou o Eee para falar com um parente em um país distante, enquanto outro acha o Eee excelente para se manter atualizado dos acontecimentos em seu país de origem, ouvindo uma rádio pela internet. Apesar do baixo custo e das dimensões reduzidas, o Eee PC é incrivelmente flexível e completo ao ponto de servir facilmente como reserva de um laptop mais encorpado em viagens.Ladislav Bodnar
30/04/2008



First look at ASUS Eee PC 900
Autor original: Ladislav Bodnar
Publicado originalmente no: http://distrowatch.com/

Tradução: Roberto Bechtlufft

Lembro que logo depois do lançamento do novo Eee PC, um leitor empolgado me mandou um email: "essa é a melhor coisa que poderia ter acontecido ao Linux." Infelizmente, eu não partilhava do entusiasmo dele. "É só um computador modesto e de baixo custo," eu respondi, "que dá para usar, mas não me parece muito empolgante." A favor do leitor, posso dizer que ele não se esquentou com a minha resposta e continuou a defender o Eee PC: "Eu acho ótimo que o Linux venha instalado em um computador que é comprado por milhares de pessoas. Especialmente quando vejo a quantidade de comentários positivos de pessoas que nunca tinham usado o Linux. O equipamento em si é bem básico, mas está muito bom para um PC portátil."

Há cinco meses que tivemos esse bate-papo. De lá para cá, muita coisa aconteceu: o Eee PC passou a ser vendido no mundo todo, uma entusiasmada comunidade open-source começou a se formar em torno do equipamento, a ASUS liberou a imagem ISO completa da instalação junto com um kit de desenvolvimento, na forma de um download gratuito, e os blogs de desenvolvedores do Planet Debian e do Planet Fedora começaram a se entupir de elogios ao pequeno laptop. Senti vergonha da minha reação inicial diante daquele empolgado leitor e, de repente, o pequeno Eee PC já não parecia ser coisa de se jogar fora. Na verdade, quando as primeiras unidades do Eee PC 900, a segunda geração do equipamento, começaram a ser vendidas aqui em Taipei no início da semana passada, eu era o primeiro da fila para comprar um!

img-a39231f3.jpg

Resumindo, eu estava errado. O Eee PC não é apenas uma maneira excelente de promover o Linux para as massas, mas é também um ótimo equipamento para se ter em casa. Pesando menos de 1 Kg e com uma rede sem fio, o laptop pode ser levado facilmente para qualquer lugar ao alcance do roteador wireless para navegar pela internet, exibir umas fotos e até trabalhar um pouco editando documentos no OpenOffice. Um de nossos visitantes usou o Eee para falar com um parente em um país distante, enquanto outro acha o Eee excelente para se manter atualizado dos acontecimentos em seu país de origem, ouvindo uma rádio pela internet. Apesar do baixo custo e das dimensões reduzidas, o Eee PC é incrivelmente flexível e completo ao ponto de servir facilmente como reserva de um laptop mais encorpado em viagens.

A diferença mais notável entre os modelos 700/701 e o 900, é claro, é o tamanho do monitor, que tem 8,9 polegadas e é capaz de atingir uma resolução de 1024x600 pixels. O monitor melhora sensivelmente a usabilidade, especialmente para a navegação na internet. A memória foi aumentada para 1.024MB (no modelo 701 eram 512MB), e o SSD agora tem 20GB (os modelos antigos ofereciam 2GB e 8GB de armazenamento). O tamanho do touchpad também aumentou. Em Taiwan, cada unidade era vendida a NT$ 15.900 (US$ 524, uns R$ 800), e em Hong-Kong (onde ele esgotou poucos dias após o lançamento) cada unidade saía por HK$ 3.998 (US$ 513, aproximadamente R$ 820).

img-fe9a0cc9.jpg

Enfim, chegou o novo Eee PC 900 com monitor de 9 polegadas e resolução de 1024x600 pixels.

Na parte de software, o novo Eee PC 900 ainda vem com o mesmo Xandros Desktop OS que deu o ar da graça nos modelos 700/701. À primeira vista, pouca coisa mudou (usei um Eee PC 701 por alguns dias antes de testar o novo modelo 900), mas a lista de softwares instalados traz algumas novidades. Embora boa parte da lista seja ocupada por pequenas correções de bugs, uns poucos aplicativos foram atualizados; destaco o Firefox (2.0.0.11) e o Skype (2.0.58). Usuários do chinês tradicional vão notar que o SCIM (Método de entrada comum inteligente) foi substituído pelo gcin (os métodos de entrada disponíveis são Cangjie, Chewing, Pinyin, Tsin, Dayi e Wubi). Além disso, não há nada muito empolgante a destacar.

Gostei do visual e da usabilidade do desktop padrão, com sua interface com abas fácil de navegar (movida a IceWM), e até agora não senti uma grande necessidade de mudar nada para torná-lo mais fácil de usar, nem tive vontade de trocá-lo por outra distribuição. Mas sei que é só questão de tempo até eu começar a fuçar (já dei uma espiada no wiki do EeeUser.com em busca de informações sobre como deixar o desktop mais poderoso). Quando eu conseguir conto para vocês, mas por enquanto estou feliz com o material que o novo Eee PC me fornece.

Nas próximas semanas pretendo ir mais fundo no Eee PC 900, mexendo no Xandros para torná-lo um sistema mais poderoso, para depois testar outras distribuições que funcionem no laptop. Dizem que o Mandriva Linux 2008.1 é feito para rodar no Eee sem problemas, e ainda existem outros projetos feitos especialmente para o Eee, como o eeeDora, o eeeXubunut, o PuppEee, o Debian EeeOS e outros. Acho que terei algumas semanas interessantes com meu novo brinquedo ;-)

Para mais informações sobre o Eee PC 900, visite a página de características e especificações da ASUS.com.


Créditos aLadislav Bodnar- http://distrowatch.com/
Tradução por Roberto Bechtlufft <robertobech at gmail.com>

Guia do Hardware
 
Topo Fundo