O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual roteador WIFI6 comprar?

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.169
Pontos
1.239
Atualmente tenho um TP-LINK Archer C80 no quarto do PC (comprei em 2021) e um repetidor One Mesh na sala da TP-LINK também, que faz o sinal que vem do quarto ficar bem mais forte na sala e tambem na cozinha, depois que eu coloquei esse repetidor onemesh mudou significamente a força da rede aqui, foi um bom investimento.

ROUTER

REPETIDOR

Só que eu tenho fogo no cu e pensei em fazer o upgrade para o Wifi6, vejo muita gente falando bem, e eu curto a TP-LINK, acho uma marca legal, e gostaria da opinião de vocês.

1 - Vale a pena o upgrade para um roteador WIFI6? Moro em um AP de 70m.
2 - Sempre fui a favor de cabo, sou das antigas, acho muito mais estável, então eu passo um cabo de rede que vem do quarto até um HUB na sala, e nesse hub eu conecto a TV, o PS5, Apple TV, muita coisa no cabo, mas é uma fiação do karaio, se esse wifi fosse bom mesmo, consigo eliminar os cabos.
2 - Estava namorando esses dois modelos da TP-LINK, o AX53 (R$ 475) e o mais top AX5400 (R$ 736), o que acham? Exagero?
3 - Se eu pego um desses, precisaria trocar também o repetidor que tenho na sala? Vi no site da TP-LINK que eles já possuem repetidor onemesh que seja WIFI6, é o RE505X e o RE605X, um é 300 e o outro 600.

Se eu fosse pegar os modelos mais tops ia gastar uns 1200 reais na brincadeira de trocar roteador e repetidor onemesh, posso até vender meu C80 e meu repetidor atual por uns 200 os dois, ia sair 1k do bolso, acham que vale a pena?
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.349
Reações
10.980
Pontos
1.409
Atualmente tenho um TP-LINK Archer C80 no quarto do PC (comprei em 2021) e um repetidor One Mesh na sala da TP-LINK também, que faz o sinal que vem do quarto ficar bem mais forte na sala e tambem na cozinha, depois que eu coloquei esse repetidor onemesh mudou significamente a força da rede aqui, foi um bom investimento.

ROUTER

REPETIDOR

Só que eu tenho fogo no cu e pensei em fazer o upgrade para o Wifi6, vejo muita gente falando bem, e eu curto a TP-LINK, acho uma marca legal, e gostaria da opinião de vocês.

1 - Vale a pena o upgrade para um roteador WIFI6? Moro em um AP de 70m.
2 - Sempre fui a favor de cabo, sou das antigas, acho muito mais estável, então eu passo um cabo de rede que vem do quarto até um HUB na sala, e nesse hub eu conecto a TV, o PS5, Apple TV, muita coisa no cabo, mas é uma fiação do karaio, se esse wifi fosse bom mesmo, consigo eliminar os cabos.
2 - Estava namorando esses dois modelos da TP-LINK, o AX53 (R$ 475) e o mais top AX5400 (R$ 736), o que acham? Exagero?
3 - Se eu pego um desses, precisaria trocar também o repetidor que tenho na sala? Vi no site da TP-LINK que eles já possuem repetidor onemesh que seja WIFI6, é o RE505X e o RE605X, um é 300 e o outro 600.

Se eu fosse pegar os modelos mais tops ia gastar uns 1200 reais na brincadeira de trocar roteador e repetidor onemesh, posso até vender meu C80 e meu repetidor atual por uns 200 os dois, ia sair 1k do bolso, acham que vale a pena?
repetidor é invenção do capeta pra atazanar a vida de quem quer conexão wireless.

1 - em geral vale, mas depende do seu uso. de toda forma, melhor ainda é wifi 6e.
2 - pra TV cabo é meio f**a-se, pq a placa de rede é só 100mb. pra ps5 no máximo dá uma quedinha nos downloads, mas pra jogar n deve fazer mta diferença.
3 - NÃO USE REPETIDOR. se pegar roteador, pega kit pra fazer mesh. é infinitamente melhor, faz a transição entre access points automaticamente, n dá pau.. é uma verdadeira maravilha. eu configurei aqui tem uns 3 anos e NUNCA tive que mexer, funciona que parece até magia.

pelo que vc diz, tua rede já tá redonda e vc só eliminaria uns cabos... eu n acho que vale a grana se for só pra isso. agora se vc tem algo que só conecta por wifi e a conexão fica uma b*sta atualmente, vale mto a pena. no meu caso, era um porra acessar wifi em alguns pontos de casa por conta do repetidor viver desconfigurando/duplicando rede e o caramba. e meu VR tbm ficava lagado demais no wifi antigo.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.033
Pontos
1.504
Eu tenho um Xiaomi AX1800 e não tenho do que reclamar, moro atualmente em um AP de 90m² e atende quase que 100% dele no 2.4Ghz, no 5Ghz pega a parte principal (Sala e escritório), mas porque tem várias paredes entre o roteador.

E se for pegar, pegue MESH, porque caso queira melhorar o alcance no futuro é só ligar na tomada e o resto ele faz sozinho... Esse negócio de repetidor é uma dor de cabeça absurda pra fazer funcionar.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.169
Pontos
1.239
repetidor é invenção do capeta pra atazanar a vida de quem quer conexão wireless.

1 - em geral vale, mas depende do seu uso. de toda forma, melhor ainda é wifi 6e.
2 - pra TV cabo é meio f**a-se, pq a placa de rede é só 100mb. pra ps5 no máximo dá uma quedinha nos downloads, mas pra jogar n deve fazer mta diferença.
3 - NÃO USE REPETIDOR. se pegar roteador, pega kit pra fazer mesh. é infinitamente melhor, faz a transição entre access points automaticamente, n dá pau.. é uma verdadeira maravilha. eu configurei aqui tem uns 3 anos e NUNCA tive que mexer, funciona que parece até magia.

pelo que vc diz, tua rede já tá redonda e vc só eliminaria uns cabos... eu n acho que vale a grana se for só pra isso. agora se vc tem algo que só conecta por wifi e a conexão fica uma b*sta atualmente, vale mto a pena. no meu caso, era um porra acessar wifi em alguns pontos de casa por conta do repetidor viver desconfigurando/duplicando rede e o caramba. e meu VR tbm ficava lagado demais no wifi antigo.
Valeu mano pelas dicas, mas agora quanto ao repetidor, pô, o meu é um repetidor one mesh, ele é sugestão inclusive para combar com meu roteador atual, ele não duplica a rede igual um repetidor faz, a mesma rede que existe continua existindo só que o sinal dela fica bem mais forte, mas é a mesma rede, que eu saiba os repetidores m**** criam uma segunda rede, o one mesh é exatamente o que eu falei, ele melhorou demais aqui na sala essa questão.

Olha só, é o meu combo inclusive abaixo, é um repetidor com tecnologia one-mesh.

1711124975400.png
 

Anexos

  • 1711124975460.png
    1711124975460.png
    163,5 KB · Visualizações: 0

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.770
Pontos
1.254
Valeu mano pelas dicas, mas agora quanto ao repetidor, pô, o meu é um repetidor one mesh, ele é sugestão inclusive para combar com meu roteador atual, ele não duplica a rede igual um repetidor faz, a mesma rede que existe continua existindo só que o sinal dela fica bem mais forte, mas é a mesma rede, que eu saiba os repetidores m**** criam uma segunda rede, o one mesh é exatamente o que eu falei, ele melhorou demais aqui na sala essa questão.

Olha só, é o meu combo inclusive abaixo, é um repetidor com tecnologia one-mesh.

Visualizar anexo 383838

Veja nessa página os roteadores que tem compatibilidade com a tecnologia OneMesh e vai fundo


O AX73 saiu de linha, pega o AX72 que está na promo na loja da TPLink na Amazon por R$ 736,00


 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.033
Pontos
1.504
Valeu mano pelas dicas, mas agora quanto ao repetidor, pô, o meu é um repetidor one mesh, ele é sugestão inclusive para combar com meu roteador atual, ele não duplica a rede igual um repetidor faz, a mesma rede que existe continua existindo só que o sinal dela fica bem mais forte, mas é a mesma rede, que eu saiba os repetidores m**** criam uma segunda rede, o one mesh é exatamente o que eu falei, ele melhorou demais aqui na sala essa questão.

Olha só, é o meu combo inclusive abaixo, é um repetidor com tecnologia one-mesh.

Visualizar anexo 383838
Repete comigo :
Mesh é céu, repetidor (ou Access Point/AP) é inferno.

Se o seu é mesh ele não é repetidor, é é isso mesmo que ele faz, ele expande a mesma rede, o repetidor faz uma bagunça desenfreada.
 


Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.169
Pontos
1.239
Veja nessa página os roteadores que tem compatibilidade com a tecnologia OneMesh e vai fundo


O AX73 saiu de linha, pega o AX72 que está na promo na loja da TPLink na Amazon por R$ 736,00


Repete comigo :
Mesh é céu, repetidor (ou Access Point/AP) é inferno.

Se o seu é mesh ele não é repetidor, é é isso mesmo que ele faz, ele expande a mesma rede, o repetidor faz uma bagunça desenfreada.
O meu é mesh então, é o RE305, eu uso ele na sala, melhorou muito aqui.

1711241138890.png


Vou ver de pegar o AX72 então, valeu galera pela força!
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.879
Reações
3.945
Pontos
1.544
O meu é mesh então, é o RE305, eu uso ele na sala, melhorou muito aqui.

Visualizar anexo 384008


Vou ver de pegar o AX72 então, valeu galera pela força!

Pois é, eu estava vendo o mesmo roteador, só que olha essa comparação entre o AX72 e AX73 do próprio site da TP-Link: https://www.tp-link.com/au/compare/?typeId=9&productIds=48500,50966

Detalhe (esquerda AX72 e direita AX73:

1712105314756.png

Tem mais coisas que tiraram ou pioraram na "evolução" do modelo, aí fiquei bem mais propenso a pegar o "antigo" AX73. Compartilhando porque acredito que sejam pontos importantes a considerar.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.348
Reações
13.683
Pontos
1.604
Pois é, eu estava vendo o mesmo roteador, só que olha essa comparação entre o AX72 e AX73 do próprio site da TP-Link: https://www.tp-link.com/au/compare/?typeId=9&productIds=48500,50966

Detalhe (esquerda AX72 e direita AX73:

Visualizar anexo 385708

Tem mais coisas que tiraram ou pioraram na "evolução" do modelo, aí fiquei bem mais propenso a pegar o "antigo" AX73. Compartilhando porque acredito que sejam pontos importantes a considerar.

O que seria essa linha adicional que não tem no outro. Nem entendi nada, mas o que tem de especial que o outro não tem a respeito da frase adicional?
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.169
Pontos
1.239
Pois é, eu estava vendo o mesmo roteador, só que olha essa comparação entre o AX72 e AX73 do próprio site da TP-Link: https://www.tp-link.com/au/compare/?typeId=9&productIds=48500,50966

Detalhe (esquerda AX72 e direita AX73:

Visualizar anexo 385708

Tem mais coisas que tiraram ou pioraram na "evolução" do modelo, aí fiquei bem mais propenso a pegar o "antigo" AX73. Compartilhando porque acredito que sejam pontos importantes a considerar.
Sim, o AX73 é um dos mais recentes, o foda que ele custa 700 reais hahaha, se colocar um bom repetidor MESH aqueles que extendem o sinal e não criam outra rede igual repetidor antigo, vai mais uns 500, estamos falando de uns 1200 reais.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.211
Pontos
774
Eu tenho o AX73 da TPLink. Quando comprei estava atrás do roteador com o maior alcance de sinal, e esse era o mais forte que tinha. Porém eu queria ele para evitar a utilização de repetidores, o que acabou não adiantando muito, pois continuei tendo que usar, já que a casa é grande e o sinal não chega nem na metade. Como você já tem ou pretende usar extensor mesh e disse que o sinal já pega forte na sua casa inteira, acredito que não valha a pena pagar o valor extra(embora tenha caído bastante o preço pra quando eu apanhei o meu - paguei mais de 1000 reais na época e hoje está por volta de 700).
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.169
Pontos
1.239
Eu tenho o AX73 da TPLink. Quando comprei estava atrás do roteador com o maior alcance de sinal, e esse era o mais forte que tinha. Porém eu queria ele para evitar a utilização de repetidores, o que acabou não adiantando muito, pois continuei tendo que usar, já que a casa é grande e o sinal não chega nem na metade. Como você já tem ou pretende usar extensor mesh e disse que o sinal já pega forte na sua casa inteira, acredito que não valha a pena pagar o valor extra(embora tenha caído bastante o preço pra quando eu apanhei o meu - paguei mais de 1000 reais na época e hoje está por volta de 700).
Então, eu tenho um repetidor mesh na sala estendendo o sinal que vem do router do quarto, ambos são mesh, mas é WIFI 5, esse AX73 é WIFI6, eu até posso continuar com o meu repetidor atual que já é mesh, mas ele é wifi5, ou seja, não vou tirar proveito total, então o ideal seria eu trocar o roteador e tambem o repetidor por causa do WIFI6, mas é uma bela grana ai.

Pensei nisso pois agora comprando um meta quest 3 e vou conectar no PC usando o wifi, precisa ser bom né.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.211
Pontos
774
Então, eu tenho um repetidor mesh na sala estendendo o sinal que vem do router do quarto, ambos são mesh, mas é WIFI 5, esse AX73 é WIFI6, eu até posso continuar com o meu repetidor atual que já é mesh, mas ele é wifi5, ou seja, não vou tirar proveito total, então o ideal seria eu trocar o roteador e tambem o repetidor por causa do WIFI6, mas é uma bela grana ai.

Pensei nisso pois agora comprando um meta quest 3 e vou conectar no PC usando o wifi, precisa ser bom né.
O que eu quis dizer é que tem outros wifi6 mais baratos(o AX1500, por exemplo, custa 200 reais apenas). Esse é caro assim pelas funcionalidades, mas provavelmente pelo alcance do sinal também, que pelas medições que lí na internet, é um dos mais fortes, e não só entre os que se encontra a venda no Brasil. Como já pega forte o sinal aí mesmo com um roteador simples, eu pessoalmente acho desperdício de dinheiro.

Eu mesmo me arrependí de ter comprado na época, pois achei que ia pegar o sinal na casa inteira, dispensando uso de repetidores, e não foi bem isso que aconteceu. Se soubesse teria comprado um desses mais em conta com onemesh e pego um repetidor onemesh junto.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.169
Pontos
1.239
O que eu quis dizer é que tem outros wifi6 mais baratos(o AX1500, por exemplo, custa 200 reais apenas). Esse é caro assim pelas funcionalidades, mas provavelmente pelo alcance do sinal também, que pelas medições que lí na internet, é um dos mais fortes, e não só entre os que se encontra a venda no Brasil. Como já pega forte o sinal aí mesmo com um roteador simples, eu pessoalmente acho desperdício de dinheiro.

Eu mesmo me arrependí de ter comprado na época, pois achei que ia pegar o sinal na casa inteira, dispensando uso de repetidores, e não foi bem isso que aconteceu. Se soubesse teria comprado um desses mais em conta com onemesh e pego um repetidor onemesh junto.
Então, o meu atual é um Archer C80, ele é MESH e WIFI5, ele era um dos tops na época dele, o sinal dele é forte mas não pega nem ferrando no AP todo, chega na sala já está marro menos, e na sala eu tenho TV, APPLE TV, PS5, meu note da empresa, no quarto só fica o PC que eu uso cabeado ainda, o ideal era o router ficar na sala, mas devido a logistica de cabos e etc ele fica no quarto.

Ai eu comprei um repetidor ONE MESH, não é aqueles repetidores m**** de antigamente que criam uma rede nova, esse repetidor MESH RE305 ele pega o sinal que vem do quarto e estende ele, deixando mais forte, então na sala melhorou ABSURDOS após a compra desse aparelhinho, está me atendendo super bem.

O unico motivo que pensei em trocar é por causa do Meta Quest 3 que estou comprando e vou usar ele na sala via WIFI conectado no meu PC do quarto, e acho que o WIFI6 faria diferença entendeu?

Mas para isso eu preciso trocar tanto o router no quarto quanto o repetidor MESH na sala por WIFI6, e os unicos descentes e bons que achei foram esses.

AX73 e RE605X V2, somando os dois vai uns 1300.
 

Anexos

  • 1712174744981.png
    1712174744981.png
    20,9 KB · Visualizações: 1

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.879
Reações
3.945
Pontos
1.544
O que seria essa linha adicional que não tem no outro. Nem entendi nada, mas o que tem de especial que o outro não tem a respeito da frase adicional?
Tem mais algumas coisas mais para baixo na lista que o mais recente perde, mas para mim o pior é sair de um triple core de 1.5GHZ para um dual core de míseros 1GHZ.

EDIT: E a velocidade total wireless do AX72 ainda é menor.
 
Ultima Edição:

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.879
Reações
3.945
Pontos
1.544
Eu tenho o AX73 da TPLink. Quando comprei estava atrás do roteador com o maior alcance de sinal, e esse era o mais forte que tinha. Porém eu queria ele para evitar a utilização de repetidores, o que acabou não adiantando muito, pois continuei tendo que usar, já que a casa é grande e o sinal não chega nem na metade. Como você já tem ou pretende usar extensor mesh e disse que o sinal já pega forte na sua casa inteira, acredito que não valha a pena pagar o valor extra(embora tenha caído bastante o preço pra quando eu apanhei o meu - paguei mais de 1000 reais na época e hoje está por volta de 700).
Foi a mesma enganação a que fui submetido quando comprei o Archer C7 V5.0 . Tinha aquela imagem bonita de uma casa toda com sinal Wi-fi, tudo papo furado.

De qualquer jeito, o Archer C7 chega em mais da metade do apt (que é grande), mas justo no escritório o Wi-fi é inútil, se fecho a porta pode esquecer. Gostei da ideia do repetidor oneMesh, mas hoje eu também precisaria trocar o roteador pelos problemas que estou tendo de queda que a que tudo indica são do roteador não estar aguentando o tranco. Uma pena precisar investir mais uma grana em um repetidor, no final vou ter que gastar o mesmo que o OP.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.211
Pontos
774
Foi a mesma enganação a que fui submetido quando comprei o Archer C7 V5.0 . Tinha aquela imagem bonita de uma casa toda com sinal Wi-fi, tudo papo furado.

De qualquer jeito, o Archer C7 chega em mais da metade do apt (que é grande), mas justo no escritório o Wi-fi é inútil, se fecho a porta pode esquecer. Gostei da ideia do repetidor oneMesh, mas hoje eu também precisaria trocar o roteador pelos problemas que estou tendo de queda que a que tudo indica são do roteador não estar aguentando o tranco. Uma pena precisar investir mais uma grana em um repetidor, no final vou ter que gastar o mesmo que o OP.
O irônico é que meu roteador antigo era justamente um C7.

Só não digo que foi total desperdício de dinheiro porque ao menos esse roteador é onemesh, e futuramente(em breve pra ser sincero) colocarei um extensor mesh pra não ficar toda hora tendo que trocar de rede quando vou de um canto ao outro da casa. Mas se soubesse, teria pego um outro com onemesh mais barato(como o AX1500 que mencionei acima).
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.879
Reações
3.945
Pontos
1.544
No final o tópico do OP foi útil para mim também, porque acabei comprando o AX73 V2.0 e o Repetidor OneMesh RE605x. Acredito que agora vou parar de ter problemas com internet. Depois posto um review em um tópico novo dos dois separados e em conjunto.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.169
Pontos
1.239
Eu vou pegar esse combo tbm, AX73 com o RE605x, to só esperando cair uma graninha e já compro os dois.

O @_Fairbanks_ indicou WIFI6E mas esse eu pesquisei e nem tem ainda, os unicos roteadores que vc encontra são aqueles de 2 mil reais, deve demorar um pouco.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.349
Reações
10.980
Pontos
1.409
Eu vou pegar esse combo tbm, AX73 com o RE605x, to só esperando cair uma graninha e já compro os dois.

O @_Fairbanks_ indicou WIFI6E mas esse eu pesquisei e nem tem ainda, os unicos roteadores que vc encontra são aqueles de 2 mil reais, deve demorar um pouco.
que m**** isso, vejo direto gringaiada falando deles, nem vi que n tinha disso no BR ainda. Imagina pra chegar wifi 7 na bananalândia então, pqp.
 

Jotalex

Bam-bam-bam
Mensagens
104
Reações
184
Pontos
228
Eu não conheço esse roteador mas durante a última promoção do aliexpress estava saindo por menos de 50 dólares e com isso pagando pouco imposto:

1712456923928.png



Acabei pegando um Xiaomi AX3000T no aliexpress por R$126,00. Já uso o meu Quest 3 no Modem padrão da vivo e o Virtual desktop já funciona bem no mesmo cômodo do roteador. O roteador novo já chegou mas ainda não testei para ver se noto alguma diferença no uso do Quest.
 
Ultima Edição:

Jotalex

Bam-bam-bam
Mensagens
104
Reações
184
Pontos
228
Só para complementar o comentário anterior.
Usando apenas o modem da Vivo o Virtual desktop mostrava uma conexão com 866Mbps e usando o AX3000T a conexão agora é de 2401Mbps e consigo usar o Virtual Desktop em um cômodo diferente do cômodo onde está o roteador.



1712535814722.png
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.879
Reações
3.945
Pontos
1.544
Atualizando, instalei hoje o roteador e o repetidor. O alcance do roteador é um pouco superior ao do Archer C7, mas não o suficiente para ficar bom aqui no apt. inteiro, que é grande.

Com o repetidor no sistema oneMesh estou agora no escritório com Wi-fi com sinal cheio. O problema é que apesar de o repetidor detectar como um ponto bom, inclusive no led de 5G, a velocidade da internet está bem baixa, então vou ter que mover para algum ponto mais próximo ao roteador ou com menos paredes entre eles.

Fica esse ponto negativo, vou ter mais trabalho em colocar o repetidor em outro lugar, testar a velocidade do wifi, até encontrar um ponto ideal onde consiga uma velocidade decente (ao menos 50% do total da internet).
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.123
Reações
47.793
Pontos
2.009
Atualizando, instalei hoje o roteador e o repetidor. O alcance do roteador é um pouco superior ao do Archer C7, mas não o suficiente para ficar bom aqui no apt. inteiro, que é grande.

Com o repetidor no sistema oneMesh estou agora no escritório com Wi-fi com sinal cheio. O problema é que apesar de o repetidor detectar como um ponto bom, inclusive no led de 5G, a velocidade da internet está bem baixa, então vou ter que mover para algum ponto mais próximo ao roteador ou com menos paredes entre eles.

Fica esse ponto negativo, vou ter mais trabalho em colocar o repetidor em outro lugar, testar a velocidade do wifi, até encontrar um ponto ideal onde consiga uma velocidade decente (ao menos 50% do total da internet).

Eu particularmente acho muito custoso e trabalhoso ficar trocando de roteador toda hora que a tecnologia Wi-Fi avança, e ainda ficar instalando mesh/repetidor onde precisa estender a cobertura Wi-Fi.

A dica que eu dou é ter um bom roteador firewall (pfsense ou opnsense) e um switch, e onde precisar de cobertura Wi-Fi instalar access points.

Assim se quiser mudar a tecnologia do Wi-Fi troca só o ponto de acesso.

Eu tenho a mesma estrutura de rede a mais de 10 anos e só no ano passado fiz upgrade no Wi-Fi (de wi fi 4 pra wi fi 6).

No fim das contas gastei menos do que gastaria trocando de roteador toda hora.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.357
Reações
47.418
Pontos
1.599
Eu uso 2 ax3000 da xiaomi aqui, em mesh, mas não esse que falaram no tópico e sim o modelo torre, acho mais bonito, discreto, apesar de mais caro.

Outra coisa, existe a opção de usar ROM global ou chinesa, eu sempre usei a chinesa porque o alcance do wireless é melhor na ROM chinesa. Creio que isso tem a ver com regulamentações ocidentais.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.879
Reações
3.945
Pontos
1.544
Eu particularmente acho muito custoso e trabalhoso ficar trocando de roteador toda hora que a tecnologia Wi-Fi avança, e ainda ficar instalando mesh/repetidor onde precisa estender a cobertura Wi-Fi.

A dica que eu dou é ter um bom roteador firewall (pfsense ou opnsense) e um switch, e onde precisar de cobertura Wi-Fi instalar access points.

Assim se quiser mudar a tecnologia do Wi-Fi troca só o ponto de acesso.

Eu tenho a mesma estrutura de rede a mais de 10 anos e só no ano passado fiz upgrade no Wi-Fi (de wi fi 4 pra wi fi 6).

No fim das contas gastei menos do que gastaria trocando de roteador toda hora.

Então, aqui na verdade eu estava com o Archer C7 já fazia uns 4 ou 5 anos e estava tendo bastante problema com estabilidade e alcance. E tempo não é algo que eu tenho, então comprar para configurar ou ter trabalho estava fora de opção.

Hoje usei o dia inteiro e a internet não caiu nenhuma vez e agora tenho wi-fi com sinal cheio em todo o apt. que é grande. Isso foi um grande salto e totalmente valeu o investimento.

Sobre a velocidade baixa que eu havia relatado, na verdade é porque estavam usando o Youtube no mesmo momento e ainda não configurei o QoS. Depois testei sem ninguém usando e a velocidade do wi-fi no repetidor está bem dentro do esperado.

E não levou muito mais de uma hora para configurar o roteador e o repetidor.

Valeu muito a pena, recomendo.
 
Topo Fundo