O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quando os Comandos noruegueses pararam o projeto de bomba nuclear dos nazistas

Reisen Udongein Inaba

Bam-bam-bam
Mensagens
2.115
Reações
12.402
Pontos
453
untitled-design-19-1.jpg

Infantaria alemã atacando uma vila norueguesa ardente, abril de 1940. Crédito à Foto

A Alemanha nazista invadiu e ocupou a Noruega em 1940. Embora um país relativamente pobre (na época) com apenas uma população de cerca de três milhões de pessoas, a Noruega possuía uma coisa que nenhum outro país possuía - a capacidade de produzir água pesada que poderia ser usada para construir Uma bomba atômica. Os Aliados tentaram destruir a instalação várias vezes, mas coube aos comandos noruegueses finalmente a destruir.

A Usina Hidrelétrica de Vemork em Rjukan, Noruega, iniciou seu funcionamento em 1911. Localizado perto da cachoeira de Rjukan, foi a maior do mundo e foi dedicada ao processamento de nitrogênio para uso como fertilizante. Em 1933, o Instituto Norueguês de Tecnologia sugeriu um método para isolar água pesada da água normal por eletrólise para uso em estudos científicos. O processo exigia muita energia, e a instalação de Vemork era ideal.

Vemork_Hydroelectric_Plant_1935.jpg

A usina hidrelétrica de Vemork em 1935

No ano seguinte, a comunidade científica começou a propor a fissão nuclear como uma forma alternativa de energia. Então, em 1939, cientistas alemães publicaram um artigo sobre como a fissão nuclear poderia ser feita usando vários materiais, como urânio e deutério. Naturalmente, não demorou muito para considerar as aplicações militares do poder atômico.

Observando a rápida militarização da Alemanha, a França entrou em pânico e comprou todo o estoque de deuterium de Vemork em 1940. Então, em abril desse ano, a Alemanha invadiu a Noruega, e os agentes franceses fugiram e levaram o estoque de volta à França. Infelizmente, a França também foi invadida em maio, então a substância foi enviada para a Grã-Bretanha para mantê-la fora das mãos alemãs.

airspeed_horsa.jpg

Planador Horsa, do tipo usado pelas tropas aéreas durante a operação Freshman.

Mas o Vemork estava agora sob controle nazista e ainda era capaz de produzir água pesada. Dada a evolução da tecnologia alemã, poucos tiveram dúvidas de que eventualmente desenvolveriam uma bomba atômica. Então, agora a corrida estava em desenvolvimer uma antes que os alemães o fizessem. Para ganhar tempo, os britânicos tiveram que destruir Vemork.

A Executiva de Operações Especiais (Special Operations Executive -SOE - uma organização britânica dedicada às operações de espionagem, reconhecimento e sabotagem em territórios ocupados pelos nazistas) lançou a Operação Grouse em 19 de outubro de 1942. Muitos noruegueses haviam fugido para a Grã-Bretanha quando seu país caiu para ajudar a causa aliada contra a Alemanha , Alguns deles foram treinados para ser comandos.

Nuclear_Fission_Experimental_Apparatus_1938_-_Deutsches_Museum_-_Munich-640x480.jpg

O aparelho experimental com o qual os químicos Otto Hahn e Fritz Strassmann descobriram a fissão nuclear do urânio em 1938. Foto.

A Operação Grouse envolveu o envio de quatro comandos noruegueses que conheciam o terreno de Rjukan para atuar como uma força avançada. Este grupo era chamado de Swallows, mas eles tinham desembarcado longe, exigindo uma longa marcha através de temperaturas abaixo de zero, evitando a detecção. Por terem sido separados de alguns de seus suprimentos, eles recorreram a comer musgo para se manterem vivos.

Então, a Operação Freshman foi lançada em 19 de novembro de 1942. Os engenheiros britânicos foram levados à área para se encontraram com os Swallows, mas eles fracassaram. A maioria dos operários morreu no caminho - alguns porque eles caíram na montanha, outros nas mãos da Gestapo. Percebendo que Vemork era um alvo importante para os britânicos, os alemães reforçaram sua segurança.

df_hydro_at_mael-640x468.jpeg

SF Hydro em Mæl em 1925

Assim, a SOE lançou a Operação Gunnerside em 16 de fevereiro de 1943. Mais seis comandos noruegueses, treinados com explosivos, se juntaram aos Swallows. Eles foram lançados em pára-quedas pela Royal Air Force e se encontraram com os Swallows que estavam meio famintos depois de vários dias. Quando chegaram a Vemork, a instalação foi cercada por minas, holofotes e soldados alemães extras.

Entre a equipe em Vemork havia outro agente norueguês (também treinado pela SOE) que forneceu esboços detalhados do interior, bem como horários de turnos. Desde o fracasso da Operação Freshman, os alemães ficaram negligentes, concentrando-se na área que circunda a instalação, mas não no interior do complexo.

800px-Deuterium_oxide_Norsk-640x425.jpg

Frascos de água pesada produzidos em Vemork. Crédito da foto .

Havia apenas três maneiras de chegar à instalação: (1) através de um trilho de via única que entrava no prédio, (2) uma ponte protegida sobre uma ravina, e (3) a ravina com água congelada na parte inferior. Os operários escolheram a ravina porque a água estava no seu ponto mais baixo no inverno.

Chegando para o outro lado, eles vestiram seus trajes de camuflagem e uniformes do Exército britânico para que eles não fossem confundidos com os combatentes locais da resistência. Se os alemães achassem que estes últimos eram responsáveis, matariam ou aprisionariam alguns dos moradores locais.

Os homens entraram no prédio através de um túnel de cabo no porão principal quando foram pegos pelo cuidador. Felizmente, ele era um norueguês patriótico que odiava a ocupação alemã e se ofereceu para ajudar. Os homens plantaram seus explosivos em torno das câmaras de eletrólise de água pesada e cronometraram todos para uma detonação atrasada ... mas então eles tiveram um problema.

599px-vemork_2008-02-08-426x640.jpg

A usina hidrelétrica de Vemork na neve em 2008. Foto de crédito .

O cuidador havia perdido seus óculos. Com a guerra, os suprimentos eram baixos e ele não seria capaz de os substituir facilmente. Então, os homens tiveram que desperdiçar preciosos minutos vasculhando o porão procurando seus óculos. Finalmente os encontraram e saíram do prédio, certificando-se de deixar uma metralhadora Thompson que só estava disponível para os militares britânicos.(nota do Jack: a metralhadora foi deixada para que os alemães soubessem que foram os soldados britânicos e não a resistência norueguesa que destruíram a hidrelétrica)

As explosões provocaram a perda de toda a água pesada produzida desde a invasão alemã, mais de 1,102 libras. Também foram arruinados os equipamentos necessários para produzir mais.

Os saboteadores se separaram - cinco cruzaram a Suécia neutra, a cerca de 248 milhas de distância. O resto ficou na Noruega, resultando em uma caçada generalizada envolvendo 3.000 soldados e milhares de galões de combustível precioso. Os 5 noruegueses restantes se recusaram a escapar da Noruega - eles queriam ajudar mais ações anti-alemãs de sua terra natal.

800px-NorwegianHeavyWaterSabotage-640x480.jpg

Uma reconstrução dos agentes Gunnerside que prepararam os explosivos em Vemork

A operação Gunnerside foi tão bem sucedida que apenas em Abril que Vemork estava novamente operacional . Com os americanos finalmente se juntando à guerra, um bombardeio aliado em Vemork foi lançado no início de novembro. Apesar de lançar 711 bombas em plena luz do dia, o resultado não foi bom. Os Aliados haviam programado a incursão ao meio-dia, já que os trabalhadores estariam na hora do almoço. No entanto, cerca de 600 bombas erraram seu alvo, causando uma série de mortes civis.

Dez comandos noruegueses conseguiram fazer mais danos do que todo um esquadrão aéreo armado com centenas de bombas. A SOE considerou a Operação Gunnerside como sua missão de sabotagem mais bem sucedida na Segunda Guerra Mundial. E como os comandos eram uma nova força, o sucesso do Gunnerside garantiu que eles permaneceriam importantes para os militares britânicos. Muitas outras nações depois copiaram os comandos e desenvolveram suas próprias unidades de forças especiais.

https://www.warhistoryonline.com/wo...stopped-the-nazis-nuclear-bomb-project-m.html

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deu até vontade de jogar Commandos.
Commandos_Behind_Enemy_Lines.jpg
 
Ultima Edição:

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.938
Reações
39.412
Pontos
2.044
Olha aí, Activision, uma missão interessantíssima pro próximo CoD.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
OP, este tópico é interessante demais, nao ha como mudar ele para o Vale Tudo, onde outros users poderiam acompanhar e xonhecer essa história?
 

Reisen Udongein Inaba

Bam-bam-bam
Mensagens
2.115
Reações
12.402
Pontos
453
OP, este tópico é interessante demais, nao ha como mudar ele para o Vale Tudo, onde outros users poderiam acompanhar e xonhecer essa história?
Eu tinha pedido para um moderador mover, mas ele disse que como o tema tinha haver com guerras, então não poderia mudar.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.929
Reações
53.760
Pontos
703
acho que tinha uma missao assim no jogo secret weapons over normandy
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.682
Reações
14.525
Pontos
503
Olha aí, Activision, uma missão interessantíssima pro próximo CoD.
E ainda da pra usar uma como pano de fundo em outra versão de cod, como aquela missão do nova 6 no Black ops

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 


Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Eu tinha pedido para um moderador mover, mas ele disse que como o tema tinha haver com guerras, então não poderia mudar.
Que pena.
Acho que história nem sempre entra no politica e religião. E esse é um tópico que vale a pena ser lido por mais pessoas.

Gostei muito dessa historia.

E sei que tem uma minissérie sobre esses comandos que parece ser legal tbm.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
tem coisas sobre esta guerra que nunca estarão esclarecidas. a paper clip que o diga.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
@Jack_Skellington, posso roubar seu post original e publicar no Vale Tudo (com oa devidos créditos, claro)?

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Topo Fundo