O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Reembolsos da Steam levam estúdio Indie a deixar o mercado de jogos

Santeria

Supra-sumo
Mensagens
1.126
Reações
1.714
Pontos
178

O responsável pelo estúdio independente Emika Games revelou que vai parar de desenvolver jogos por causa da política de reembolsos da Steam. A decisão foi tomada depois do desenvolvedor enfrentar problemas com o seu thriller psicológico Summer of '58.

De acordo com o perfil oficial do estúdio no Twitter, o jogo pode ser finalizado em cerca de 90 minutos. Vale lembrar que a política de devolução da Steam exige que os jogadores tenham jogado menos de 2 horas e comprado o game há menos de 14 dias.

Com isso, os usuários poderiam completar a história do game e ainda assim pedir o seu dinheiro de volta depois. Segundo a Emika Games, uma grande quantidade de jogadores escolheu dar esse golpe, mesmo avaliando o título como "muito positivo" no sistema de análises da plataforma.


De acordo com a Emika Games, o grande número de reembolsos fez com que a criação de jogos deixasse de ser financeiramente viável para o desenvolvedor. Com isso, a pessoa que criou o estúdio anunciou que vai buscar outras formas de se sustentar.

O estúdio estava desenvolvendo um novo jogo de terror psicológico em primeira pessoa, chamado From Day to Day. O título inclusive já havia ganhado uma demonstração jogável, mas agora fica confirmado que ele não será lançado num futuro próximo.

Política de reembolsos mirava nos direitos dos consumidores
A política de reembolsos da Steam foi desenvolvida com jogos AAA em mente, que ultrapassam facilmente as duas horas de duração. Só o que mesmo não acontece com determinados jogos independentes, que às vezes desejam contar histórias mais curtas.

O sistema de reembolsos foi introduzido pela Valve em junho de 2015, permitindo que os clientes devolvessem praticamente qualquer produto comprado através da Steam.

A ideia do limite de duas horas era que esse seria tempo suficiente para os jogadores decidirem se cometeram um erro na sua compra. Mas agora desenvolvedores independentes pedem que essa política seja revista, sob o risco de mais talentos deixarem a indústria por causa dela.


Créditos: Carlos Estrella, Tecmundo


Eaí, qual a opinião de vocês?
 


Mafagafo

Veterano
Mensagens
428
Reações
360
Pontos
114
O problema é usar a mesma regra para todos os jogos. Até porque tem vários jogos compridos que você se arrepende de ter comprado numa marca de horas bem maior que 2h.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
8.792
Reações
17.660
Pontos
353
Vão pra epic então :kkk


Mas tem que botar a valve na parede mesmo e pedir para rever essa política.
 

Azeon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.247
Reações
29.862
Pontos
554
O tempo mínimo deveria ser um percentual da duração mínima prevista pelo desenvolvedor então.
O problema é usar a mesma regra para todos os jogos. Até porque tem vários jogos compridos que você se arrepende de ter comprado numa marca de horas bem maior que 2h.
É o que sempre disse, jogos de mundo aberto ou jRPG onde o jogo só "começa" com umas 6~10h de jogos essa política de 2h é muito pouco, já jogos que tem 8h de duração essas 2h é muita coisa, para mim deveria ser 10% do tempo total previsto pelo desenvolvedor, porém os desenvolvedores podem colocar 20h pra terminar The Witcher 3 (só main quest).

Agora se o cara zerou e tem achievement de que zerou o jogo não deveria ter reembolso não.
 


XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
39.780
Reações
28.499
Pontos
1.029
Infelizmente a malandragem sempre vence nessas situações, acaba que todo mundo sai prejudicado mais pra frente.

Eu acho que eles deveriam revisar essa política, não ser tão genérica, talvez uma % da duração do game, com um tempo máximo de 2hrs.
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.040
Reações
10.066
Pontos
353
A Steam está correta. É justo esse prazo pra devolução.
Mas dá pra fazer ajustes e a desenvolvedora também tem que se ajustar.

Resumindo, a Steam está certa.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
41.020
Reações
45.534
Pontos
932
Tem gente que não tem nenhum tipo de moral mesmo. Pura escrotice um negocio desses.

Steam devia ter algumas travas que os devs poderiam configurar. O problema é que seres humanos são canalhas por natureza, e não existe lado bom nunca, e alguns devs iriam burlar esses sistemas.

As melhores opções que já pensei foi: O dev configurar o tamanho médio do jogo, ou travar o refund através de achievments. Mas como falado, ambos são burláveis, e no primeiro dia que implementassem algo do tipo, devs que lançam esses jogos feito em um dia ou chineses iriam dizer que o jogo tem meia hora de duração, ou que o achievment de "ponto sem retorno" seria ao iniciar o jogo, HUE.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.906
Reações
70.609
Pontos
849
Acho muito difícil algum jogo ser "arruinado pq tão pedindo muito reembolso", no geral pessoal pega jogo ruim e acaba ficando com ele mesmo assim.

Esse período é importante caso o jogo esteja todo bugado ou seja pesado demais pro PC da pessoa, dai pode testar e depois devolver.
As regras: https://store.steampowered.com/steam_refunds/?l=brazilian

E porra pedir 10h pra poder devolver em caso de RPG... parem de fumar m**** :kkk
O período de devolução é por conta de imprevistos (jogo bugado, dando crash e etc) e não pra ficar o final de semana inteiro jogando pra depois devolver.
 

Vaçago

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.293
Reações
33.873
Pontos
553
O foda de tentar ajudar o consumidor é que sempre vai ter gente escrota que vai tentar tirar vantagem disso. Eu passei a comprar livros físicos alguns meses atrás e fiquei sabendo que tem gente que lê o livro inteiro o mais rápido possível e depois aciona o reembolso e devolução quando a loja permite isso. Então esse tipo de coisa acontece em todas as indústrias.
Pra mim o ideal é que a loja permita que cada desenvolvedora crie seus próprios critérios pros seus jogos, e que o comprador seja avisado disso. No exemplo desse jogo, o dev deveria ter a opção de diminuir o tempo de teste pra uns 40~50 minutos, e essa informação estaria visível na página do jogo pra que o jogador soubesse disso antes de comprar.
 

mig29gsxr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.687
Reações
23.127
Pontos
694
Eu acredito que tem que adequar as políticas dos jogos digitais e físicos para a realidade, tem que ter política de reembolso de acordo com direitos do consumidor, há limites claro, e jogos digitais devem possuir direito de revenda.
Para esse tipo de jogo mais curto, entendo que poderia ser "alugável", é como filme, vc não vai comprar filme pra assistir uma vez, ou ainda entrar num modelo tipo gamepass, aí o cara sempre está com o dinheirinho caindo diretamente na empresa que fornece o jogo via mensalidade.
Tem pra todo mundo, se organizar certinho, todo mundo transa.
 

Jogadô

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.726
Reações
20.591
Pontos
699
Questão complicada, mas concordo que tinha que ser proporcional ao tempo de jogo, por outro lado, sou fazer jogo bom e não caça níquel que não tem problema. Um jogo de 90 minutos deveria custar 5 dólares no máximo.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.906
Reações
70.609
Pontos
849
e depois vem vira lata falar que é só huebrbr que faz essas coisas :klol
gordo precisa rever essa gordice
Nesse caso aparentemente foi na Russia, lá é tipo o Brasil mas com gelo.

Mas faltou informação nessa história.
Não tem os números totais de vendas pra saber quanto disso foi devolução, antigamente tinha o pessoal que falava que "pirataria eram vendas perdidas" ai pegava lá quantos downloads um jogo teve no torrent e falava "olha aqui, se baixaram 30 mil vezes então eu perdi a venda de 30 mil copias por preço full" que era o maior drama que existia antes da chegada do Steam.





Deve ter um pessoal sacana que devolver depois de ter gostado do jogo, deve ter gente que achou que fizeram ele de trouxa quando o jogo acabou tão rapido... mas caramba, eu nem baixo os jogos grátis da PSN quando vejo que é algo que não tenho interesse... quem dirá ir comprar um jogo no steam, jogar ele inteiro e depois pedir devolução.

Sem os dados completos muito difícil entender essa história.
Considerando o pessoal sacana, foram quantas pessoas sacanas?
 

PhylteR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
27.617
Reações
25.042
Pontos
769
Mas é sem noção usar o mesmo tempo de prazo, para games totalmente distintos.

Aliás, acho exagero essa política de reembolso. Creio que seria muito mais interessante, para todos, obrigar o desenvolvedor a disponibilizar versão demo, do que obrigar o reembolso com até duas horas de jogo. Inclusive para o jogador, pois as vezes as primeiras duas horas de um jogo são enrolação, história e tutorial, e nesse tempo você mal consegue sentir a dinâmica do game.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
42.518
Reações
152.233
Pontos
834
Steam tá correta mesmo, mas porque o problema não é a política da Steam. A política tá lá, tem essa lacuna que pode ser um problema pra jogos mais curtos mesmo, mas se aproveita quem quer.

Se o cara não curte o jogo e mete reembolso, ok. É justo e o sistema tá aí justamente pra isso.
Já se o cara curte o jogo, mas termina antes das 2h e pede reembolso, é um baita dum FDP.
 

renbh

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
GOLD
Mensagens
17.081
Reações
14.560
Pontos
634
Mas também, é um sistema muito zoado aquele que permita você devolver algo que finalizou.

Este negócio de tempo também não resolve tudo, no Bloodstained encontrei um bug que não me permitia continuar a jogar, só passei porque deu um outro bug que fez com que pulasse a parte que estava dando problema. Tinha passado de duas horas, mas o game tinha um defeito que não me permitia finalizar, acho bem mais válido reembolso neste caso do que o deste game do tópico.
 

nominedomine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.258
Reações
51.285
Pontos
554
O problema é esse cara querendo cobrar muito por um jogo genérico e lixoso que não dura nem duas horas.

Vou fazer um jogo de 1 min então e as pessoas vão ter 15 segundos pra devolver, nada mais justo.
 

Iraque77

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.948
Pontos
288
imagina se onda pega no cinema.. o cara assiste o começo do filme e se não gostar ele pode sair e reaver o ingresso
 

Nego_Brown___

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.142
Reações
14.009
Pontos
719
Se o jogo é curto, podiam fazer umas adaptações, como por exemplo uma notificação dizendo que a partir daquele momento/fase/capitulo do jogo não seria mais reembolsável, porem o jogador poderia rejogar até aquele momento quantas vezes quiser por 2 horas, e depois o jogo não seria mais reembolsável de modo nenhum.
 

Death Knight

Bam-bam-bam
GOLD
Mensagens
12.384
Reações
7.483
Pontos
444
A não ser que o jogo tenha algum defeito muito grave, não deveria existir isso de reembolso.

Pesquisa no youtube ou no google informações sobre o jogo antes de comprar.
 

Champion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.246
Reações
10.341
Pontos
674
Steam tá correta mesmo, mas porque o problema não é a política da Steam. A política tá lá, tem essa lacuna que pode ser um problema pra jogos mais curtos mesmo, mas se aproveita quem quer.

Se o cara não curte o jogo e mete reembolso, ok. É justo e o sistema tá aí justamente pra isso.
Já se o cara curte o jogo, mas termina antes das 2h e pede reembolso, é um baita dum FDP.
Neste caso os caras tinham que clocar a trava lá na conquista, todos os jogo tem conquista de finalizar ele né, se for verificado que o cara ganhou a conquista, não podia mesmo dar reembolso, ou na penúltima fase alguma coisa assim.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
20.823
Reações
18.569
Pontos
619
O tempo mínimo deveria ser um percentual da duração mínima prevista pelo desenvolvedor então.
Acho que a ideia é iniciar este diálogo. Mas para desenvolvedores indies, Steam é igual Uber: o dono da bola não negócia.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
20.823
Reações
18.569
Pontos
619
É o que sempre disse, jogos de mundo aberto ou jRPG onde o jogo só "começa" com umas 6~10h de jogos essa política de 2h é muito pouco, já jogos que tem 8h de duração essas 2h é muita coisa, para mim deveria ser 10% do tempo total previsto pelo desenvolvedor, porém os desenvolvedores podem colocar 20h pra terminar The Witcher 3 (só main quest).

Agora se o cara zerou e tem achievement de que zerou o jogo não deveria ter reembolso não.
Só a introdução de RDR2 são 2 horas. :kkk
 

YSolaire

Bam-bam-bam
Mensagens
1.692
Reações
3.087
Pontos
303
O foda de tentar ajudar o consumidor é que sempre vai ter gente escrota que vai tentar tirar vantagem disso. Eu passei a comprar livros físicos alguns meses atrás e fiquei sabendo que tem gente que lê o livro inteiro o mais rápido possível e depois aciona o reembolso e devolução quando a loja permite isso. Então esse tipo de coisa acontece em todas as indústrias.
Pra mim o ideal é que a loja permita que cada desenvolvedora crie seus próprios critérios pros seus jogos, e que o comprador seja avisado disso. No exemplo desse jogo, o dev deveria ter a opção de diminuir o tempo de teste pra uns 40~50 minutos, e essa informação estaria visível na página do jogo pra que o jogador soubesse disso antes de comprar.
O problema que isso iria prejudicar o jogador. Um monte de empresas fdp iam colocar um limite de 40 min no jogo deles e encher esses 40 min de linguiça para o jogador não reembolsar.

Sobre colocar na pagina antes de comprar, ai sim isso poderia até resolver.
 

Ultima Weapon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.863
Reações
22.296
Pontos
629
Os bons pagam pelos ruins e a política acaba sendo anti-consumidor, bem que a Epic poderia fazer mais uma boa ação e resgatar esta pobre empresa, inserindo-a ao seu ecossistema que não é tóxico.
 

GAMETA

Bam-bam-bam
Mensagens
3.923
Reações
9.021
Pontos
303
Baita sacanagem fazer isso, coisa de espírito de porco...

O sistema de refund na Steam é um dos melhores do mercado justamente por dar uma margem justa pra testar o jogo... abusar desse sistema pra fazer esse tipo de palhaçada prejudica não apenas o desenvolvedor, mas a plataforma como um todo.
 

SolidEdgard

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.736
Reações
50.859
Pontos
794
ja nem comentei no post da pasta PC pq lá tem ista, normal
agora aqui, nego passando pano pra Steam, vao ...

vc trabalha igual um condenado num jogo e depende dele para sustentar seu filho, e vem um fdp, usa o produto ao máximo e não paga ?
então...


continuem defendendo a bunda gorda do Gaben, impressionante, nunca tem defeitos na Steam né ?
E falo isso tendo a Steam como plataforma principal, tanto de horas jogadas quanto jogos comprados, o certo é o certo
 

osfelas

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.186
Reações
10.183
Pontos
674
Sacanagem ,tem uma galera que é foda mano, gosta de levar vantagem em tudo pqp

Enviado de meu SM-J810M usando o Tapatalk
 

tylenol

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.899
Reações
4.493
Pontos
334
Como assim, arrependimento em um jogo ? Existe tanto canal de informação, além do mais o é uma mídia de entretenimento, imagina pedir reembolso pq não gostou dos primeiros 15 min de filme X. Agora se o jogo tem problemas de bugs ou algo que deixa ele injogavel, a história muda.
 
Topo Fundo