ANÁLISE DO GO! GO! ACKMAN (SUPER NINTENDO)
Achei daora o jogo. Do pessoal aqui, parece que fui um dos que mais gostou dele, mesmo reconhecendo alguns defeitos. Mas vamos à análise...
JOGABILIDADE:
Boa e responsiva. Além dos golpes básicos, temos algumas armas pra usar, o que é bem legal, mas infelizmente perdemos elas quando tomamos um hit, e não são abundantes nas fases, então passamos a maior parte do tempo no soco e chute mesmo.
Minhas críticas à jogabilidade são duas: a primeira é a impossibilidade de carregar o golpe enquanto se anda, embora eu entenda que isso facilitaria bastante o jogo, e talvez por isso mesmo que fizeram essa limitação. E a segunda é que você não consegue controlar o personagem durante o pulo depois de dar uma voadora, o que me rendeu algumas mortes.
GRÁFICOS:
São bons, e o jogo conseguiu emular bem a arte do Akira num visual 16 bits.
LEVEL DESIGN:
Bem feijão com arroz pra um jogo de plataforma, o que não é um defeito. É bom em alguns momentos e ruim em outros, como nos trechos em que você precisa dar saltos da fé.
Outro problema do level design é a distribuição dos itens. Tem fase em que você consegue muitos corações, por exemplo, e em outras eles são bem escassos. Outro exemplo é uma fase em que a única arma dela fica escondida num local que, aparentemente, é um buraco que vai te matar, o que faz você provavelmente não pegar ela. Pra piorar, se chegar no chefe da fase sem essa arma, muito dificilmente você passa dele.
TRILHA SONORA:
É ok. Não achei de grande destaque, mas também não é ruim.
BATALHAS CONTRA CHEFES:
O jogo deixou a desejar nesse ponto. Destaque negativo pra duas batalhas, uma em que você só precisa colar no chefe no canto da tela e descer soco nele até matá-lo, já que ele não se mexe e os ataques dele não te atingem. Outra é a do dragão, que até citei antes, onde fica muito difícil matá-lo se você estiver sem uma arma. Por outro lado, se tiver uma, a batalha fica extremamente fácil.
HISTÓRIA:
Não sei até que ponto o jogo é fiel ao mangá do Go! Go! Ackman, que nunca li, mas curti o humor do enredo.
DIFICULDADE:
Aumenta conforme avançamos no jogo. Achei balanceada, mas depende muito da situação. Se você tiver com uma arma, as coisas ficam bem fáceis, mas se tiver desarmado, ficam mais complicadas, principalmente em certos trechos e chefes.
Vendo um longplay no YouTube, percebi que tem como aumentar suas barras de vida, mas não saquei (ou não lembro) como se consegue isso, e fiquei até o fim com somente 4 barras. Provavelmente o jogo fica bem mais fácil se você aumentar bastante a vida.
Algo muito bom é que os continues são infinitos, então não tem essa de recomeçar tudo do zero se der game over.
CONCLUSÃO:
Embora o jogo tenha seus defeitos, que em alguns momentos enchem o saco, eu achei ele bem bacana e divertido. É um plataforma feijão com arroz, mas com um tempero a mais. É um tipo de jogo que gosto bastante e que fico feliz quando rola aqui no tópico.
Minha nota final é 8,0.