O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Review FIFA 09 para XBOX 360 e Playstation 3

Duff Reed

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.958
Reações
22.334
Pontos
1.034
Obs. Review publicado originalmente no blog http://canalprogramadoresdejogos.blogspot.com/ espero que gostem.


Daeee galera.

Depois de muito tempo sem postar review nenhum, aproveitei que não estou fazendo "porra" nenhuma (aiuhaiuhaiuha) para fazer o aguardado review do FIFA 09.

fifa08_xbox360-ps3.jpg


OPA, ISSO É FIFA?

Todos que acompanham o blog sabem que nós somos (éramos) um tanto céticos sobre a franquia FIFA SOCCER, por "N" motivos, sendo o principal a jogabilidade que não chegava nem aos pés
do PRO EVOLUTION SOCCER (PES). Porém a versão 2008 do PES ficou devendo muito e a EA, que não é boba, aproveitou o vacilo da KONAMI e simplesmente deu um salto de qualidade surpreendente nesse item.

fifa06_09.jpg


Isso mesmo, o PES estava milênios a frente no quesito jogabilidade, e por este motivo isso fazia dele o melhor simulador de futebol, fazia com que milhares de pessoas ficassem horas e horas jogando seu multiplayer off line fodástico, fazia o MORO dizer que FIFA era o jogo oficial do Bernardinho( aiaohaiuhaiuhaiuhai não sabe do que estou falando escute nosso PodCast), etc.

A jogabilidade de FIFA 09 é realmente fantástica trazendo um realismo nunca visto na franquia FIFA SOCCER. Na primeira vez que você joga a dificuldade é tremenda, demora certo tempo para começar acertar no gol os chutes de fora da área, passes longos, o tempo das cabeçadas, etc., mas depois de umas três ou quatro partidas de dificuldade de adaptação e muitas jogadas bizarras, começa a sair alguns dribles, chutes certeiros, balãozinho (jogada chamada também de lençol em alguns lugares do Brasil) e outros lances que dão gosto de jogar este simulador, mas tudo bem balanceado para que o jogo não vire um FIFA STREET da vida.

FIFA_09_Screenshots_Xbox_360_Pla-1.jpg


Para facilitar a migração de PES para o FIFA 09 a EA fez uma configuração de controle quase idêntica ao do PES.

Graficamente o FIFA 2009 é ligeiramente inferior ao PES 2009. Alguns jogadores ficaram meio "nada a ver" como o zagueiro Lúcio, existem muitos estádios desde os menores e acanhados até o mais modernos como o HSV ARENA do HAMBURGO da Alemanha e o novo Wembley Stadium.

109953.jpg


As texturas extra-campo e do campo ficam na media (na versão XBOX 360) isso na resolução 720p, já não posso falar como esses gráficos ficam na versão FULL HD porque não cheguei a jogar nessa resolução. Apesar disso, existem campos que, quando chove muito, ficam com poças d'agua impossibilitando o futebol arte (ahhhh bota juráááá iuhaiuhiuahai) e assim mudando vários aspectos de uma partida, como acaba acontecendo em uma partida real não é mesmo?

A entrada dos times em campo é bem legal, quando o jogo é entre seleções fica muito mais legal, porque tem toda uma abertura especial com chuva de papel picado e ainda um trecho do hino do País mandante do campo.


...É FEVER NA MAGRELA...


A parte de som e musicas de FIFA 2009 é muito boa.
As musicas, tirando algumas exceções toscas, são todas agradáveis e com o tempo irão deixar vocês cantarolando elas assim como aconteceu comigo. =P
O som na partida depois de certa regulagem fica perfeita, dando para escutar chute que a dado na bola, o grito dos jogadores, o alto falante dando a escalação do time da casa ou informações para os torcedores (em jogos no Brasil as instruções são em português, na Espanha ou pais de língua espanhol são em espanhol e assim por diante). Na versão original vem com três tipos de narradores: Inglês (bem do tipo ESPN Internacional), Espanhol Mexicano e Francês. Mas para alegria dos brasileiros, foi disponibilizada na LIVE e na PSN para download a narração em português do Brasil com o Nivaldo Prieto e Paulo Vinicius Coelho, mais conhecido como PVC. É a primeira vez que a EA disponibiliza para videogames a narração em outras línguas a não serem as três padrão. Mais um ponto positivo para a EA. o/

QUANDO CRESCER QUERO SER JOGADOR DE FUTEBOL

As modalidades de jogo são as seguintes: Be A Pro, Tournament Mode, Manager Mode e Lounge Mode.

A novidade fica por conta da modalidade de jogo Be A Pro, que consiste em você fazer um jogador, desde aparecencia física, nacionalidade, numero que gosta de usar, data de nascimento, etc. Depois de tudo isso você começa a temporada como jogador do time reserva da equipe que você escolheu, e dependendo do seu desempenho logo terá uma chance no time principal e assim podendo tornar-se ídolo no clube e também na seleção do Pais que pertence o jogador que foi criado por você.

947071_20081008_screen002.jpg


A câmera do jogo é direcionada somente no seu jogador, sendo assim, você controlará somente ele, interagindo totalmente como jogo, pedindo a bola, gritando por marcação, realizando lançamentos e assim por diante.

Depois de cada jogo, seu jogador, ganhará pontos de experiência que poderão ser distribuído em itens como ataque, defesa, mentalidade, skill, etc., contribuindo para evolução do seu jogador.
Dependendo da sua temporada você poderá receber propostas de grandes equipes, no caso do jogador que criei, depois de uma ótima temporada no Parma, ajudando o clube que está na 2ª Divisão do Campeonato Italiano passar para a Serie A, recebeu propostas desde times pequenos como o Wolves da 3ª divisão do campeonato Inglês, aonde chegaria como status de principal jogador, até do poderoso Real Madrid aonde chegaria como opção do primeiro time, basta você pesar os prós e os contras e trilhar sua carreira no muito do futebol.

Tournament Mode é onde possui ligas e copas de diversos paises como: a 1ª e 2ª divisão dos campeonatos Alemão, Francês, Espanhol, Italiano, da até 1ª a 4ª divisão do campeonato Inglês, Brasileirão até os campeonatos de nenhuma expressão como o Australiano, o campeonato Irlandês, etc. Alem disso é capaz de você criar seu próprio campeonato de clube ou seleção.

Uma coisa que deixa você um pouco frustrado é depois de encarar um campeonato árduo e difícil como o Brasileirão, por exemplo, não tem nenhuma CG dos jogadores levantando a taça e fazendo a festa. =/

Manager Mode é uma modalidade de jogo que se assemelha muito com a Master League do PES. Nele você é o manager do clube que você escolher e, assim, decidindo os rumos do clube como: patrocinadores, objetivos, compra e venda de jogadores, escalação, etc.

947071_20080912_screen017.jpg


Lounge Mode não sei pra que serve. iuahiuaHIUhAaiuhaiua ... Mas pelo que entendí são desafios que você e outros amigos tem que realizarem.


JOGA BOLA OU FUTEBOL?


Outra inovação muito legal é atualização dos jogadores, clubes e seleções pela LIVE ou PSN. Isso acontece em uma parceria da EA e Adidas chamado ADIDAS LIVE SEASONS.


947071_20080827_screen004.jpg


Ronaldinho destrói em uma partida pelo Milan do final de semana no campeonato Italiano ou
Cristiano Ronaldo é vaiado em jogo do Manchester United valido pelo campeonato Inglês, logo a EA disponibilizará atualização dos clubes como: escalação, parte tática, se o jogador foi bem ou não na rodada. Isso deixa o jogo sempre atualizado e sempre novo. A EA mais uma vez "dá um toco" na KONAMI. Mais um ponto para EA.

Tirando uns aspectos negativos e pequenos como o que acontece no inicio de partida ou depois de um gol, quase sempre 2 ou 3 ficam fazendo os mesmos movimentos de aquecimento ou o numero de algumas camisas serem excessivamente pequenas o FIFA 09 é um grande simulador de futebol e, na minha opinião, o melhor que existe no mercado.

Pois é a KONAMI achou que já tinha chegado ao máximo em simuladores de futebol e ficou se achando, acabou tomando um tombaço. Porque FIFA 09 é o jogo que eu e milhares de fãs de futebol escolhemos para se divertir, fez com que o Moro comprasse um Playstation 3 e fez calar a boca de todos do Blog Programadores de Jogos.

Gráficos 8,5:smile

Som 9,0:D

Jogabilidade 10,0[karrepio]

Total 9,2.
:kongpositivo:

Então, que está esperando? LET'S FIFA. ;)

Duff Reed®
 

Surf.Bruno

Veterano
Mensagens
1.473
Reações
12
Pontos
134
[FONT="Lucida Sans Unicode"][SIZE="2"]Ótimo Review!

Se adicionar imagens, fica ainda melhor.

[adicionado ao Índice mode on][/SIZE][/FONT]
 

Duff Reed

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.958
Reações
22.334
Pontos
1.034
Surf.Bruno;3978444 disse:
[FONT="Lucida Sans Unicode"][SIZE="2"]Ótimo Review!

Se adicionar imagens, fica ainda melhor.

[adicionado ao Índice mode on][/SIZE][/FONT]

Adicionei imagens. Valeu.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Boa análise, se eu tivesse feito daria 10.0 em tudo, mas só depois da atualização da EA que corrigiu todos os erros.

Talvez não desse 10 pros gráficos, porque tem muito jogador famoso com a cara diferente da real. Nesse ponto o PES 2009 está bem melhor, os caras estão idênticos aos reais. Mas é só nisso que PES ganha. :lol

falow
 

snerverson

Habitué da casa
Mensagens
668
Reações
4
Pontos
74
François;4056333 disse:
Boa análise, se eu tivesse feito daria 10.0 em tudo, mas só depois da atualização da EA que corrigiu todos os erros.

Talvez não desse 10 pros gráficos, porque tem muito jogador famoso com a cara diferente da real. Nesse ponto o PES 2009 está bem melhor, os caras estão idênticos aos reais. Mas é só nisso que PES ganha. :lol

falow

Bom respeito sua Opinião sobre o PES e tal, mas acho que os jogos estão muito bom, cada um com sua qualidade.

o FIFA devido ao multiplayer e a outros quesitos, como licença de todos times, narração em português e atualização de elenco(isso eu acho fodastico) está melhor que PES.

Mas pessoal o PES é um jogo sensacional tb, concordo que a Konami parou um pouco no tempo e não inovou tanto com quanto a EA, mas a EA precisava mudar tudo para entrar no mercado que lhe foi tomado com o lançamento do da franquia de futebol da konami.

Agora a minha opinião, o PES na jogabilidade está otima como sempre (e diga-se de passagem q a do FIFA está identica) os graficos bonito pacas, então não podemos falar que é uma franquia morta e que o FIFA é o melhor. Eu acredito que se todos querem coisas diferentes que vá jogar o PES do WII que é muito bom por sinal. :rox
 


moro

Ser evoluído
Mensagens
111
Reações
0
Pontos
37
Desculpa cara. mas dizer que a jogabilidade de fifa 09 e PES 09 estão parecidadas é coisa de quem nunca jogou o fifa 09. Fifa 09 é um verdadeiro simulador, considerado pela critica e por todos que jogaram o melhor simulador de todos os tempos. Não nem pra inicia uma comparação com PES 09. O pessoal tem que deixar de ser chiita e enxergar que a serie PES morreu na geração passada, e se a Konami quiser seu posto de volta, vai ter que reformular completamente seu game.


OBS: Quando falo em fifa 09, falo das versões para consoles, pq a de PC é uma m**** por completo.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
snerverson;4083540 disse:
Bom respeito sua Opinião sobre o PES e tal, mas acho que os jogos estão muito bom, cada um com sua qualidade.

o FIFA devido ao multiplayer e a outros quesitos, como licença de todos times, narração em português e atualização de elenco(isso eu acho fodastico) está melhor que PES.

Mas pessoal o PES é um jogo sensacional tb, concordo que a Konami parou um pouco no tempo e não inovou tanto com quanto a EA, mas a EA precisava mudar tudo para entrar no mercado que lhe foi tomado com o lançamento do da franquia de futebol da konami.

Agora a minha opinião, o PES na jogabilidade está otima como sempre (e diga-se de passagem q a do FIFA está identica) os graficos bonito pacas, então não podemos falar que é uma franquia morta e que o FIFA é o melhor. Eu acredito que se todos querem coisas diferentes que vá jogar o PES do WII que é muito bom por sinal. :rox
Eis meu porta-voz:

moro;4083628 disse:
Desculpa cara. mas dizer que a jogabilidade de fifa 09 e PES 09 estão parecidadas é coisa de quem nunca jogou o fifa 09. Fifa 09 é um verdadeiro simulador, considerado pela critica e por todos que jogaram o melhor simulador de todos os tempos. Não nem pra inicia uma comparação com PES 09. O pessoal tem que deixar de ser chiita e enxergar que a serie PES morreu na geração passada, e se a Konami quiser seu posto de volta, vai ter que reformular completamente seu game.


OBS: Quando falo em fifa 09, falo das versões para consoles, pq a de PC é uma m**** por completo.

falow:kongfran:
 

-Rocky_Balboa-

Bam-bam-bam
Mensagens
9.824
Reações
102
Pontos
284
No Manager Mode da pra colocar um jogador criado por mim??? To pensando em comprar esse jogo(pra PC).
 

snerverson

Habitué da casa
Mensagens
668
Reações
4
Pontos
74
moro;4083628 disse:
Desculpa cara. mas dizer que a jogabilidade de fifa 09 e PES 09 estão parecidadas é coisa de quem nunca jogou o fifa 09. Fifa 09 é um verdadeiro simulador, considerado pela critica e por todos que jogaram o melhor simulador de todos os tempos. Não nem pra inicia uma comparação com PES 09. O pessoal tem que deixar de ser chiita e enxergar que a serie PES morreu na geração passada, e se a Konami quiser seu posto de volta, vai ter que reformular completamente seu game.


OBS: Quando falo em fifa 09, falo das versões para consoles, pq a de PC é uma m**** por completo.


Cara joguei o FIFA e PES e não senti uma diferença tão grande, concordo de o FIFA ser mais realista, porém o PES da uma emoção de arcade.

Agora falar em realidade experimente jogar o do Wii, isso sim é ser bem proximo do real. (Futebol virtual = tática)

no meu comentario falei q o FIFA é melhor, não to falando que o PES é melhor q o FIFA.

Mas o FIFA não está muito a frente do PES2009(porém é melhor como eu falei), como nas gerações passadas o PES era na frente do FIFA09.
 

Duff Reed

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.958
Reações
22.334
Pontos
1.034
-Rocky_Balboa-;4084301 disse:
No Manager Mode da pra colocar um jogador criado por mim??? To pensando em comprar esse jogo(pra PC).

,olha pra PC não é nova geração... é um jogo TOSCO... nao vale o investimento
 

Duff Reed

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.958
Reações
22.334
Pontos
1.034
-Rocky_Balboa-;4090527 disse:
Mas então, da pra montar jogador no manager mode???

Lembrando que a analise foi feita no FIFA 09 da nova geração(XBOX 360 e PS3) e a do PC nao é nova geração...

e respondendo a sua pergunta, NAO.. no MANAGER MODE dá pra ti montá o time com o decorrer dos campeonatos... começa assim... tu tem metas no ano, cumprindo essas metas com os patrocionadores, diretoria, etc, tu vai ganhando prestigio e muito dinheiro... com dinheiro tu pode investir em jogadores ou na melhoria do estadio, sala de musculação, treinamento de ataque, etc...

Por exemplo, joguei com o Parma a segunda divisão do campeonato italiano... cumprí a meta que era subir para SERIE A... assim pude melhorar meu estadio para cobrar mais pelo ingresso e fiz 2 contrataçoes para deixar o time mais forte... contratei o PATO e D'Alessandro.

No BE A PRO é onde tu cria teu jogador !!!

E é poraí a fora... :kongpositivo:
 

-Rocky_Balboa-

Bam-bam-bam
Mensagens
9.824
Reações
102
Pontos
284
Duff Reed;4091155 disse:
Lembrando que a analise foi feita no FIFA 09 da nova geração(XBOX 360 e PS3) e a do PC nao é nova geração...

e respondendo a sua pergunta, NAO.. no MANAGER MODE dá pra ti montá o time com o decorrer dos campeonatos... começa assim... tu tem metas no ano, cumprindo essas metas com os patrocionadores, diretoria, etc, tu vai ganhando prestigio e muito dinheiro... com dinheiro tu pode investir em jogadores ou na melhoria do estadio, sala de musculação, treinamento de ataque, etc...

Por exemplo, joguei com o Parma a segunda divisão do campeonato italiano... cumprí a meta que era subir para SERIE A... assim pude melhorar meu estadio para cobrar mais pelo ingresso e fiz 2 contrataçoes para deixar o time mais forte... contratei o PATO e D'Alessandro.

No BE A PRO é onde tu cria teu jogador !!!

E é poraí a fora... :kongpositivo:


AAAAAHHHHH entendi vlw!!!


Eu li no Final Boss que, tirando os gráficos porcos da versão PC(sempre foi assim) e o modo 10x10 online, tá igual a versão dos consoles!

Esse FIFA eu vou jogar só com joystick, porque tá na cara que não vai dar certo com teclado!
 

gian_1.9.9.8

Larva
Mensagens
4
Reações
0
Pontos
1
se tem série b neste fifa 09 então porque não tem:
vila nova
américa-RN
santo andré
avai
barueri
bahia
entre outros times conhecidos que participaram da segundona de 2008
é porque nao colocaram nem os times que ficaram no g4 entre os times que ficaram no g4 da segundona,só o timão que ta no jogo FIFA09.
 

celioamd

Supra-sumo
Mensagens
3.091
Reações
356
Pontos
179
peguei e nao me arrependo. e olha que era fã boy do pes ehehhehehe
 

Sengir

Novato
Mensagens
71
Reações
0
Pontos
11
Eu tb era amante do PES!!! só jogava ele!! e no WII o PES 2008 é muito bom!!

Porem depois que peguei um PS3 fui pesquisar pra ver como andava a linha 2009 e vi que muita gente elogiava muito o FIFA09!!! Peguei o DEMO e achei interessante a ponto de comprar, e não me arrependi.

Depois comprei o PES 09 tb mas quem joga mais é meu irmão, eu particularmente estranhei a jogabilidade do PES, mas talvez isso pq tenha me habituado ao FIFA09 pq agora só jogo ele.

Abraços.
 

titoso

Veterano
Mensagens
4.441
Reações
3
Pontos
126
eu daria uns 9, 9,5 pros graficos, q sao um dos melhores q eu ja vi

esse fifa deixou pes no chinelo, nao da mais rpa jogar aquilo

fifa arrebentou, esperando muito o 2010
 

felipego

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.713
Reações
3.110
Pontos
1.209
Eu era fã master de PES... hoje odeio o PES eternamente!!!!


 

serfepro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.223
Reações
998
Pontos
939
Também fui outro que trocou a franquia PES pelo Fifa. Não acreditei quando joguei as demos e percebi o salto que fifa deu, e como pes parou no tempo.

Claro que o game não é perfeito, existem alguns problemas como a tal corridinha até a área assim que começa a partida(é simples de acabar com isso, mas é pífio a IA nesse sentido, ver a defesa parada sem fazer nada), ou o chute do meio de campo também quando se inicia a partida, ou quando alguém fica tocando a bola na defesa e o time não faz pressão pra tirar essa bola; também não gostei da física da bola em alguns momentos.

Hehe, falei mais dos defeitos do que das qualidades, mas não leve meu post como negativo (se eu fosse falar das qualidades, acreditem, meu post seria de duas páginas); mas somando-se tudo, a diversão e desafio que Fifa proporciona é fenomenal.

Ahhh, já ia me esquecendo de falar uma coisa: não joguem esse game puto porque brigou com a namorada, ou nervoso, ou fora de forma (bêbado). É como na vida real, se não está bem preparado para jogar, você só tomará sacolada. :smile
Quando eu jogo a primeira partida e percebo que eu tô com os nervos fora do controle, desligo logo e vou matar uns online no cod pra esfriar a cabeça.
 

kabeca01

Habitué da casa
Mensagens
868
Reações
0
Pontos
97
serfepro;4505256 disse:
Também fui outro que trocou a franquia PES pelo

Ahhh, já ia me esquecendo de falar uma coisa: não joguem esse game puto porque brigou com a namorada, ou nervoso, ou fora de forma (bêbado). É como na vida real, se não está bem preparado para jogar, você só tomará sacolada. :smile
Quando eu jogo a primeira partida e percebo que eu tô com os nervos fora do controle, desligo logo e vou matar uns online no cod pra esfriar a cabeça.


E aí Sergio!![kcool]
tranquilo?

Já aconteceu isso comigo varias vezes. Por isso tento manter o clima de paz com a patroa. Mas já a cervejinha as vezes atrapalha.:-D

O Jogo é muito foda! Eu sempre tô jogando e fico besta como esse é bom! Tipo o time contra ataca e os meias e zagueiros ficam fazendo gestos para o time voltar. São esse pequenos detalhes que me chamam a atenção.

Voltarei logo a live assim que assinar pra jogar umas partidas On com vc. Tenho que ganhar pelo menos uma:-(
 

serfepro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.223
Reações
998
Pontos
939
kabeca01;4513789 disse:
E aí Sergio!![kcool]
tranquilo?

Já aconteceu isso comigo varias vezes. Por isso tento manter o clima de paz com a patroa. Mas já a cervejinha as vezes atrapalha.:-D

O Jogo é muito foda! Eu sempre tô jogando e fico besta como esse é bom! Tipo o time contra ataca e os meias e zagueiros ficam fazendo gestos para o time voltar. São esse pequenos detalhes que me chamam a atenção.

Voltarei logo a live assim que assinar pra jogar umas partidas On com vc. Tenho que ganhar pelo menos uma:-(

Hehehe, fala grande kabeca, infelizmente eu to mais sumido da live do que tudo, sem tempo mesmo :(. Mas estando online é só chamar, nunca nego uma partidinha de Fifa 09 com os amigos![kcool]
 
Topo Fundo