Jorn
Bam-bam-bam
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Resistance 2, pra mim, era o jogo mais esperado desse fim de ano. Isso porque o primeiro tinha um dos conjuntos mais equilibrados do gênero. Então vamos lá :
[SIZE="2"]Jogabilidade [/SIZE]
Resistance era um dos jogos com melhor curva de aprendizagem. No começo era relativamente fácil e no fim exigia MUITO do jogador. Independente disso, para qualquer situação difícil, o jogo apresentava uma maneira inteligente - e obviamente mais fácil - de resolver.
O segundo game perde um pouco essa curva de aprendizagem, porém é mais fácil que o primeiro. Há diversas partes insanas nas quais o jogador mal consegue piscar. Porém, no primeiro haviam mais e era difícil achar uma fase extremamente fácil.
O controle foi melhorado, as armas agora são escolhidas através do botão triângulo, porém agora só se pode jogar com 2 armas por vez. Pra mim o ideal seriam de 3 a 4 armas, devido à grande variedade do jogo. Falando em variedade de armas, algumas ótimas foram implementadas, assim como outras também ótimas foram TIRADAS...[kong].
Como sempre, os chefes são muito bem bolados. As lutas contra eles também. São sempre inteligentes e cheias de adrenalina. Um dos chefes do R2 - que não irei comentar aqui por causa dos spoilers - talvez tenha a melhor apresentação que já vi. Outro aspecto super positivo dessa segunda versão é a presença em grande quantidade do elemento terror. Há varias partes escuras e inimigos surgindo do nada.
A grande maioria dos inimigos são bem rápidos e viscerais. O jogador precisa ter bastante atenção enquanto joga, pois pode morrer a qualquer momento. Eles atacam, se suicidam, batem em retirada, se escondem, fogem...enfim, os confrontos são sempre interessantes.
Agora vamos aos defeitos. O pior de todos dessa segunda versão, SEM DÚVIDA ALGUMA, é a duração. Eu não acreditei quando cheguei ao fim do game. Resistance 1 era um jogo consideravelmente longo, já o segundo deve ter por volta de 10 horas. Dá muita sensação de que a festa acabou antes do que deveria. Outro defeito também é a variedade na jogabilidade. O primeiro tinha partes com tanques, jipes e até um robô. Nesse não tem nada disso.
[SIZE="2"]Gráficos [/SIZE]
Resistance 2 é baseado em cenários abertos, com diversos inimigos e coisas acontecendo ao mesmo tempo. Diferente do primeiro game que tinha modelagem mais real, este puxa mais para o lado caricato. Algo mais parecido com Uncharted.
Assim como o primeiro, o game tem seus altos e baixos. Há momentos em que R2 se passa por um jogo normal nessa geração, em diversos outros ele mostra o poder da engine e deixa o jogador de boca aberta. Não irei me ater a discussão técnica, pois a mesma já foi muito bem abordada no tópico do Shenmue Mugen e concordo com praticamente tudo que ele disse. Seria redundância postar aqui.
O primeiro game da série tinha um level design bem particular, que se tinha como inspiração os já conhecidos cenários da segunda guerra, ao mesmo tempo mesclava isso com a criatividade da insomniac e trazia paisagens belas e cenários muito inteligentes e bem feitos. Neste game, me parece que eles escolheram um rumo diferente. Concordo com o comentário que o level design está muito mais para Halo que para Resistance. Para uns pode ser bom, para outros não. Eu particularmente prefiro muito mais o design clássico do R1.
[SIZE="2"]SOM[/SIZE]
A trilha sonora continua bem parecida. O clima de suspense é mesclado com algo meio anos 50/60 e fica muito agradável. O som dos inimigos é muito bem feito e o ambiente também.
[SIZE="2"]ENREDO[/SIZE]
Não sei se fiquei feliz ou triste em ver o final de R2, assim como o de Gears 2. Feliz por saber que haverá uma continuação. Triste porque ele chega muito rápido e é pouco explicativo.
Em outras palavras, é o típico #2 de uma trilogia : explica pouco e tenta dar o gancho para o próximo episódio. Tem mais conteúdo do que Gears 2, por exemplo, mas isso não quer dizer muita coisa. Pelo menos o final é BEM intrigante e
deixa muita expectativa.
Finalizando :
Resistance 2 continua um jogo muito variado, divertido, inteligente e intenso. É fato que os os produtores fizeram algumas escolhas que resultaram em diversas mudanças em relação ao primeiro jogo.
Isso nos leva a duas oportunidades. Quem não gostava da série e esperava uma mudança no segundo game, pode conferir pois as mudanças estão lá. Quem era fã do primeiro game e esperava que o segundo fosse apenas evoluir os diversos pontos existentes pode ficar um pouco desapontado, apesar de ainda poder apreciar um jogão.
Talvez se eu não tivesse jogado a primeira versão, minha nota seria maior, pois tirando as evoluções gráficas, em praticamente todos os outros pontos eu prefiro o primeiro game. Provavelmente um fã de halo discordaria de mim em diversos pontos ao comparar o primeiro game com o segundo.
OBS: Essas notas são apenas em relação a campanha Single Player.
NOTA:
Jogabilidade : 9,0
Gráficos : 9,0
Som : 9,5
Enredo : 5,0
Nota final : 8,5
[SIZE="2"]Jogabilidade [/SIZE]
Resistance era um dos jogos com melhor curva de aprendizagem. No começo era relativamente fácil e no fim exigia MUITO do jogador. Independente disso, para qualquer situação difícil, o jogo apresentava uma maneira inteligente - e obviamente mais fácil - de resolver.
O segundo game perde um pouco essa curva de aprendizagem, porém é mais fácil que o primeiro. Há diversas partes insanas nas quais o jogador mal consegue piscar. Porém, no primeiro haviam mais e era difícil achar uma fase extremamente fácil.
O controle foi melhorado, as armas agora são escolhidas através do botão triângulo, porém agora só se pode jogar com 2 armas por vez. Pra mim o ideal seriam de 3 a 4 armas, devido à grande variedade do jogo. Falando em variedade de armas, algumas ótimas foram implementadas, assim como outras também ótimas foram TIRADAS...[kong].
Como sempre, os chefes são muito bem bolados. As lutas contra eles também. São sempre inteligentes e cheias de adrenalina. Um dos chefes do R2 - que não irei comentar aqui por causa dos spoilers - talvez tenha a melhor apresentação que já vi. Outro aspecto super positivo dessa segunda versão é a presença em grande quantidade do elemento terror. Há varias partes escuras e inimigos surgindo do nada.
A grande maioria dos inimigos são bem rápidos e viscerais. O jogador precisa ter bastante atenção enquanto joga, pois pode morrer a qualquer momento. Eles atacam, se suicidam, batem em retirada, se escondem, fogem...enfim, os confrontos são sempre interessantes.
Agora vamos aos defeitos. O pior de todos dessa segunda versão, SEM DÚVIDA ALGUMA, é a duração. Eu não acreditei quando cheguei ao fim do game. Resistance 1 era um jogo consideravelmente longo, já o segundo deve ter por volta de 10 horas. Dá muita sensação de que a festa acabou antes do que deveria. Outro defeito também é a variedade na jogabilidade. O primeiro tinha partes com tanques, jipes e até um robô. Nesse não tem nada disso.
[SIZE="2"]Gráficos [/SIZE]
Resistance 2 é baseado em cenários abertos, com diversos inimigos e coisas acontecendo ao mesmo tempo. Diferente do primeiro game que tinha modelagem mais real, este puxa mais para o lado caricato. Algo mais parecido com Uncharted.
Assim como o primeiro, o game tem seus altos e baixos. Há momentos em que R2 se passa por um jogo normal nessa geração, em diversos outros ele mostra o poder da engine e deixa o jogador de boca aberta. Não irei me ater a discussão técnica, pois a mesma já foi muito bem abordada no tópico do Shenmue Mugen e concordo com praticamente tudo que ele disse. Seria redundância postar aqui.
O primeiro game da série tinha um level design bem particular, que se tinha como inspiração os já conhecidos cenários da segunda guerra, ao mesmo tempo mesclava isso com a criatividade da insomniac e trazia paisagens belas e cenários muito inteligentes e bem feitos. Neste game, me parece que eles escolheram um rumo diferente. Concordo com o comentário que o level design está muito mais para Halo que para Resistance. Para uns pode ser bom, para outros não. Eu particularmente prefiro muito mais o design clássico do R1.
[SIZE="2"]SOM[/SIZE]
A trilha sonora continua bem parecida. O clima de suspense é mesclado com algo meio anos 50/60 e fica muito agradável. O som dos inimigos é muito bem feito e o ambiente também.
[SIZE="2"]ENREDO[/SIZE]
Não sei se fiquei feliz ou triste em ver o final de R2, assim como o de Gears 2. Feliz por saber que haverá uma continuação. Triste porque ele chega muito rápido e é pouco explicativo.
Em outras palavras, é o típico #2 de uma trilogia : explica pouco e tenta dar o gancho para o próximo episódio. Tem mais conteúdo do que Gears 2, por exemplo, mas isso não quer dizer muita coisa. Pelo menos o final é BEM intrigante e
deixa muita expectativa.
Finalizando :
Resistance 2 continua um jogo muito variado, divertido, inteligente e intenso. É fato que os os produtores fizeram algumas escolhas que resultaram em diversas mudanças em relação ao primeiro jogo.
Isso nos leva a duas oportunidades. Quem não gostava da série e esperava uma mudança no segundo game, pode conferir pois as mudanças estão lá. Quem era fã do primeiro game e esperava que o segundo fosse apenas evoluir os diversos pontos existentes pode ficar um pouco desapontado, apesar de ainda poder apreciar um jogão.
Talvez se eu não tivesse jogado a primeira versão, minha nota seria maior, pois tirando as evoluções gráficas, em praticamente todos os outros pontos eu prefiro o primeiro game. Provavelmente um fã de halo discordaria de mim em diversos pontos ao comparar o primeiro game com o segundo.
OBS: Essas notas são apenas em relação a campanha Single Player.
NOTA:
Jogabilidade : 9,0
Gráficos : 9,0
Som : 9,5
Enredo : 5,0
Nota final : 8,5