O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


RPG da vez - Xenogears - Finalizar e indicar novo jogo até 31/05

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Regras :

1- Para indicar jogos será necessário participar do jogo anterior, não necessariamente zerar mas pelo menos tentar por um tempo.

2- Não é permitido votar na própria indicação.

3- Em caso de empate, o critério de desempate primário é dar a vitória à indicação feita pelo usuário que, além de zerar o jogo anterior, também postou uma foto da tela final dele junto da análise. Caso ambos os jogos empatados tenham sido indicados por usuários que zeraram e postaram foto da tela final, o critério de desempate secundário é dar a vitória ao jogo indicado pelo usuário que menos venceu votações até aquele momento. Se ainda assim houver empate, o terceiro e último critério de desempate é dar a vitória à indicação de quem analisou primeiro o jogo anterior.

4 - É possível mudar a indicação até ANTES do início da votação.

5- Depois de dar seu voto, não é permitido mudar ou anular ele.

6 - O Prazo para finalização será definido de forma coletiva com os participantes, a ideia inicial é que seja 1 hora = 1 dia (de acordo com o Main + Extras do Howlongtobeat), sempre arredondando para meses.

Estilos de jogos permitidos : RPGs de turno, táticos e de ação.

Plataformas permitidas : Todas.




Vez
Jogo
User que indicou
Plataforma
Página do Tópico
Nº de Avaliações
Nota (Média)
1ª​
Chrono Trigger​
Azeon​
SNES/PS1/DS/PC/Android​
6​
3​
9,5​
2ª​
Xenogears​
Xandasreborn​
PS1​
15​

Hoje nós temos 3 tópicos de sucesso nesse fórum, o Retrojogo da Quinzena, o do mês e o clube do Shmup onde a galera vota para jogar um jogo "desconhecido" e geralmente curto, o que acaba dificultando a votação em jogos mais longos como os RPGs.

Vendo isso eu sinto falta de jogar um bom jRPG nesse mesmo sistema de votação, porém como RPG é um gênero MUITO complicado porque além de durar muitas horas (mas hoje em dia é possível mitigar isso) são muitos textos e na grande maioria os jogos não tem tradução.

Outra complicação é que um RPG ruim vai afastar e muito a galera que não curte o gênero e com razão, afinal uma coisa é você sofrer em um jogo ruim de 3 horas, outra é sofrer em um jogo de 50 horas, ninguém aguenta.

Então eu pensei em uma proposta que gostaria de colocar em pauta aqui : Criar um tópico para nós votarmos e jogarmos um RPG da vez, com algumas diferenças, ao invés de jogos desconhecidos arriscados nós podemos sempre trazer clássicos mas que as pessoas deixaram passar, eu por exemplo joguei muitos Dragon Quests na vida mas nunca zerei nenhum sequer, também conheço quem curte RPG mas nunca jogou Chrono Trigger, acho que um tópico desse estilo faz a pessoa se esforçar um pouco mais antes de dropar, eu mesmo jamais zeraria True Lies, Alien Solder, Maximo vs The Army of Zin, só nesse início de ano eu zerei 7 jogos, 4 dos quais eu joguei por causa dos tópicos.

A ideia não é competir com os outros tópicos, afinal não são muitas pessoas que gostam ou tem paciência com RPG mas sim complementar, afinal RPGs são mais "arrastados" e de fato levam tempo para serem concluídos, na minha rotina atual eu jogo o jogo da quinzena e do mês em paralelo com um terceiro jogo mais longo, para ficar alternando entre eles e não enjoar.


Então a minha proposta é a seguinte : Elegemos um RPG, exemplo : Chrono Trigger, segundo o How Long to Beat o CT leva 26 horas para ser zerado em média (Main + extra), excluindo o fato de CT ter 13 finais onde a maioria é uma cena diferente da outra, são poucos finais diferentes relevantes de verdade, após eleger o jogo podemos votar em quanto tempo precisamos para zerar esse jogo, um jogo de 26 horas eu creio que 1 mês seja mais que suficiente, então colocamos um prazo final para o jogo ser jogado e ao fim fazemos o mesmo dos outros tópicos, uma breve análise, uma nota e uma foto provando a conclusão do jogo.

O que eu acho legal de ser RPG é que como os bons RPGs tem histórias muito fodas e interessantes é que podemos usar o tópico para discutir sobre o enredo, personagens, histórias e até mesmo a parte política (DO JOGO) e existem jogos fantásticos como Final Fantasy Tactics que dão aula no assunto.

Já a parte mais chata de um RPG nós podemos nos livrar, que é o maldito grind, através de cheats e até mesmo aumentando a velocidade da emulação para tornar a atividade menos maçante, aliás eu diria que é uma obrigatoriedade para que possamos extrair o melhor do RPG que é justamente história e enredo, afinal não tem nada de mágico em ficar matando 400 lobinhos para aumentar seu level.

O que acham ? Chamo aqui @rgx e @xandasreborn que se mostraram positivos no tópico do jogo do mês.

Lembrando : Pelo menos no início devemos indicar aí clássicos e jogos reverenciados mas nada pesado, jamais indicaria um Xenogears como primeiro jogo, mas um Chrono Trigger por ser levíssimo, ou até mesmo um jogo da série Ys que é de fácil digestão e por ser action facilita bastante a aceitação.

Se eu fosse fazer uma lista de jogos iniciais para indicar seria essa :

Chrono Trigger
Dragon Quest VIII (3DS ou PS2)
Ys VI The Ark of Napishtim
Final Fantasy IV (DS ou PSP)

Desses eu nunca zerei o DQVIII como citei acima mas é de longe tido como um dos melhores jogos da série, então entraria fácil em uma lista.

Se conseguirmos uns 5~7 users para o tópico eu já considero um sucesso.
 
Ultima Edição:

tiagao_extremo

Bam-bam-bam
Mensagens
307
Reações
476
Pontos
248
Eu acho a ideia bacana. Terminei agora em janeiro Star Ocean: Second Evolution e estou para voltar ao Alundra. Uma recomendação minha é o Illusion of Gaia, um dos meus jogos favoritos no Super Nintendo, bem linear, não precisa de grinding, história e trilha sonora incríveis, além de ser bem curto.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
Eu acho a ideia bacana. Terminei agora em janeiro Star Ocean: Second Evolution e estou para voltar ao Alundra. Uma recomendação minha é o Illusion of Gaia, um dos meus jogos favoritos no Super Nintendo, bem linear, não precisa de grinding, história e trilha sonora incríveis, além de ser bem curto.
Illusion of gaia eu iria fácil, por ser mais curto
Alundra, tenho MUITA vontade se conhecer
 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
Apoiadíssimo.

Como sugestão inicial recomendo o bom Mario RPG, jogo ideal para quebrar o gelo.

Nesse caso também vou recomendar a prática antiga de ler detonados. RPG antigo não te da nada mastigado, travou? Caça uma revista antiga, da google ou em ultimo caso assiste um vídeo, só não fica rodando por horas no world map caindo e batalha porque vai desanimar (a menos que curta um grind).
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Legal galera, vamos ver a tração do tópico durante a semana e se der certo começamos já em Março.

Estão de acordo quanto ao lance do prazo ser votado também? Caso seja um jogo longo podemos aumentar o prazo para 2 meses.
 


LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
A ideia é legal, não tenho certeza se seria bom dividir o do mês que é para jogos longos mesmo, tendo em vista que jogamos também uns rpgs por lá. Mas tendo bastante gente querendo, nada como testar a ideia.

Eu acho a ideia bacana. Terminei agora em janeiro Star Ocean: Second Evolution e estou para voltar ao Alundra. Uma recomendação minha é o Illusion of Gaia, um dos meus jogos favoritos no Super Nintendo, bem linear, não precisa de grinding, história e trilha sonora incríveis, além de ser bem curto.
Jogamos no do mês esse ano passado.

Eu apoio e já começo indicando Terranigma.
Também foi jogado no do mês
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Jogar em ordem mas não em sequência, ideal seria ao longo o ano porque é uma história dividida em três.

Os três são curtinhos, eles juntos não dão um Breath of Fire.
Não é uma história, cada jogo é stand-alone e fechado sem ligação. Apenas tem alguns temas em comum. Na verdade pessoal costuma ainda colocar o Granstream Saga nesse balaio (de PS1).
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Jogar em ordem mas não em sequência, ideal seria ao longo o ano porque é uma história dividida em três.

Os três são curtinhos, eles juntos não dão um Breath of Fire.
Ah sim, mas aí vai de ganhar a votação mesmo.

O que quero tentar evitar no início é jogo ruim pra não afastar uma galera curiosa.

Mas beleza, vi que o tópico já tem gente suficiente para começarmos a brincadeira.

Amanhã abrimos a votação e indicações, para iniciar já em Março e definirmos as regras básicas.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
A ideia é legal, não tenho certeza se seria bom dividir o do mês que é para jogos longos mesmo, tendo em vista que jogamos também uns rpgs por lá. Mas tendo bastante gente querendo, nada como testar a ideia.
Eu concordo em partes, só de citarem RPG lá a galera torce o nariz, até onde sei o único jogo de turnos jogado lá foi o Parasite Eve, jogos como Final Fantasy Tactics, Tactics Ogre, Suikoden, FF e DQ não tem uma chance lá, aqui serão bem vindos.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Eu concordo em partes, só de citarem RPG lá a galera torce o nariz, até onde sei o único jogo de turnos jogado lá foi o Parasite Eve, jogos como Final Fantasy Tactics, Tactics Ogre, Suikoden, FF e DQ não tem uma chance lá, aqui serão bem vindos.
Estava olhando o histórico, lembrava do Monstania também. Mas em turnos foi só.
Eu curto, dependendo do jogo participarei por aqui também.
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
639
Reações
1.896
Pontos
333
Aqui que é o Hellfire Club??? Apenas RPG aceitos???

@Azeon eu jogo qualquer RPG. Só mandar bala, acontece que lá no mensal também sai bastante RPG, então já sabe: teremos que conciliar dois RPGs caso saia lá, mas eu tô super dentro. Se a ideia é trazer um tópico apenas para este gênero temos que indicar coisa mais pesada lá no mensal já que uma vez indicaram Spider-Man de Playstation 1 e zeremos em questão de uma a duas semanas, tanto que zerei três versões diferentes. Se começarmos escolher coisas como Tomb Raider, Zelda, Soul Reaver... talvez as coisas por lá mude.

@Wein que que você acha?

Nunca fui muito de jogar RPG, mas agora tenho motivos. Independente deles... se de turno, ação e por aí vai... Qualquer RPG é bem vindo, todo RPG é uma viagem nova. Acontece que GRINDS podem acontecer e na boa, eu jogaria qualquer Phantasy Star se houvesse um real motivo.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Aqui que é o Hellfire Club??? Apenas RPG aceitos???

@Azeon eu jogo qualquer RPG. Só mandar bala, acontece que lá no mensal também sai bastante RPG, então já sabe: teremos que conciliar dois RPGs caso saia lá, mas eu tô super dentro. Se a ideia é trazer um tópico apenas para este gênero temos que indicar coisa mais pesada lá no mensal já que uma vez indicaram Spider-Man de Playstation 1 e zeremos em questão de uma a duas semanas, tanto que zerei três versões diferentes. Se começarmos escolher coisas como Tomb Raider, Zelda, Soul Reaver... talvez as coisas por lá mude.

@Wein que que você acha?

Nunca fui muito de jogar RPG, mas agora tenho motivos. Independente deles... se de turno, ação e por aí vai... Qualquer RPG é bem vindo, todo RPG é uma viagem nova. Acontece que GRINDS podem acontecer e na boa, eu jogaria qualquer Phantasy Star se houvesse um real motivo.

É bem raro um RPG ganhar lá, aqui deixaremos exclusivo para RPGs, seja de turno, tático ou de ação, mas o diferencial que temos que ter aqui é de ter jogos bons, tem MUITA série de RPG boa que dá pra explorar antes de tentar jogos arriscados.

Mas claro que as indicações e votações que irão decidir, a única restrição que vou colocar no primeiro jogo é ser um clássico de fácil acesso pra galera se empolgar, evitar um "Far East of Eden Zero" ou um "Bushi Seiryuuden: Futari no Yuusha" logo na primeira votação para não rolar um afastamento da galera.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Galera, editei o OP e digam o que acham das regras por favor.

Aqui vai a minha indicação :

Chrono Trigger

É um jogo que dispensa apresentações, com versões no SNES, PS1, DS, Android e Steam de forma oficial é de longe um dos RPGs mais queridos de todos os tempos.

Um sistema de batalhas muito interessante onde você consegue "fazer combos" com seus outros personagens, uma história simples e envolvente, personagens extremamente carismáticos e uma trilha sonora inesquecível, CT sempre luta no topo da lista como um dos melhores RPGs já feitos, tanto que a equipe que criou o jogo foi denominada de "Dream Team", também conta com nomes muito famosos como Akira Toriyama na arte dos personagens (só o criador de Dragon Ball em seu auge), dirigido por ninguém mais que Yoshinori Kitase (roteirista e diretor de FFVI, FFVII e FFX) e uma trilha sonora linda de Nobuo Uematsu (é o "John Williams dos games") com Yoshinori Kitase (Xenogears e Chrono Cross).

Existe um debate de qual é a melhor versão do jogo, a versão de SNES original é a clássica mas o PS1 recebeu uma versão que adiciona algumas cenas FMV/Anime, porém a crítica é forte em relação ao tempo de loading, a grande maioria considera a versão de DS como a "definitiva" pois contém as cenas do anime e não tem os loadings do PS1, a versão de Android eu nunca vi ou joguei e a versão da Steam também não, mas sempre que vejo "qual versão jogar" a de DS acaba ficando como uma das favoritas.

Mas no final tanto faz, nenhuma das versões dos jogos altera a história e todas tem basicamente o mesmo conteúdo, mas eu recomendaria a versão MSU-1 de SNES que adiciona músicas em melhor qualidade, mantendo o jogo original.




Indiquem seus jogos e comentem as regras, por favor.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Zelda é RPG... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Minha indicação: Ys 3: The Oath in Felghana (PSP/PC).

É hora dos meninos do RPG brilharem.
Sempre tem essa treta.

Pra mim não é, mas tem alguns elementos, porém se ter elementos de RPG faz um jogo ser RPG então 99% dos jogos de mundo aberto são Rpgs também.
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
639
Reações
1.896
Pontos
333
Sempre tem essa treta.

Pra mim não é, mas tem alguns elementos, porém se ter elementos de RPG faz um jogo ser RPG então 99% dos jogos de mundo aberto são Rpgs também.
Com toda certeza não é, assim como tudo que jogamos na realidade é um RPG e ninguém tá pronto pra conversar sobre isso né? Logo, Super Mario Bros. é RPG.
 

E.Jean

Bam-bam-bam
Mensagens
1.633
Reações
2.987
Pontos
453
Acho que a única pasta que tá valendo a pena frequentar nesse forum é a retrospace. Como faz tempo que eu não jogo um rpg vou entrar na brincadeira de vocês.

Zelda é RPG... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Minha indicação: Ys 3: The Oath in Felghana (PSP/PC).


É hora dos meninos do RPG brilharem.

Eu apoio esse. Joguei o Ys 1 e 2 no psp à muito tempo atrás e lembro de ter gostado bastante.
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.250
Reações
21.473
Pontos
353
Boa, vu tentar conciliar o jogo desse tópico com os outros. Lembro que eu dei a ideia de criarmos um tópico para jogos de maior duração e justamente prq eu estava afim de me aventurar em algum rpg clássico que deixei de jogar em sua época ( e são tantos), ai ficou acertado do azeon criar o tópico, ai aconteceu dele ficar meio sem tempo pra atualizar (senão me engano) e criaram um novo tópico e no começo tava rolando só rpg mesmo, os primeiros eu joguei até o fim, mas tbm fiquei sem tempo.
Agora voltei a participar do retrojogo da quinzena e dos jogos de maior duração e vi que nesse último tá rolando jogos bem variados, o que é legal. Esse aqui sendo específico de rpg também acho que vai fluir legal, rpg dá umas boas conversas.

Eu vou entrar nessa brincadeira então, e minha indicação vai ser de um jogo do videogame que talvez tenha o maior número de bons rpgs de todos e que eu deixei passar a maioria, playstation1 e o jogo é :

Vagrant Story


Vagrantstorybox.jpg





Sempre quis muito jogar esse até o final, é um grande clássico!!

Segundo o Howlongtobeat a duração pra zerar a main story é de 24hrs!


Ps: O op comentou sobre Xenogears e já adianto que a hora que indicarem, já tem meu voto!!

Ps2: Vagrant Story tem a tradução em pt-br o que facilita pra todos!
 
Ultima Edição:

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.623
Reações
19.605
Pontos
503
Este tópico, dependendo do jogo vou conseguir jogar no tablet!!!

Por ser RPG, os comandos são mais tranquilos e não dependem de um controle, com isso vou poder jogar alguma coisa com vocês.

Acho que já vou chegar com o Breathe of Fire 4, um dos RPGs que sempre começo e não termino nunca.
 

Juan Soarez

Supra-sumo
Mensagens
678
Reações
1.789
Pontos
173
Eu acho a ideia bacana. Terminei agora em janeiro Star Ocean: Second Evolution e estou para voltar ao Alundra. Uma recomendação minha é o Illusion of Gaia, um dos meus jogos favoritos no Super Nintendo, bem linear, não precisa de grinding, história e trilha sonora incríveis, além de ser bem curto.
Alundra eu entro, hein. Última vez que peguei pra zera, fiquei travado na Dungeon do M....., possivelmente a última. Perdi algum trecho da explicação de um puzzle que o t..... para e fiquei perdidaço. Mas fiz tudo sem guia e curti cada segundo. Jogo na pegada de Lufia, pra quem gosta de queimar neurônios sem ser assistindo TV no domingo.

Demais JRPGs baseados em turno, vou me abster. Não sou mais chegado nas tramas, embora tenha curtido demais o gênero na adolescencia. Boa diversão à galera.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Este tópico, dependendo do jogo vou conseguir jogar no tablet!!!

Por ser RPG, os comandos são mais tranquilos e não dependem de um controle, com isso vou poder jogar alguma coisa com vocês.

Acho que já vou chegar com o Breathe of Fire 4, um dos RPGs que sempre começo e não termino nunca.

Se for SNES/DS roda em qualquer celular também e jogos por turno tem essa vantagem.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Fiquei pensando aqui em uma indicação de algum clássico, mas dois que estavam na cabeça eram sequências, e outro já foi indicado, então deixo aqui outro que quero bastante jogar: Lufia II do Snes. Cheguei a testar mas não avancei na época.
8Z5kjUp.jpg

É um jogo bem fácil de gostar, nas dungeons nem encontros aleatórios tem, no world map apenas. Além disto temos mistura com puzzles. Bem friendly, até para quem jogou poucos rpgs. Ele é prequel do primeiro jogo, pode ser jogado de boas sem o anterior.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Eu encaro !
Só que vamos dar uma avaliada nas indicações pq tem cada jogo de corno que os caras indicam ._.
Então, como falei, na primeira vez vamos evitar coisas estranhas e desconhecidas, depois podemos ver... Mas digo que pelo menos inicialmente eu não vou indicar tranqueira nem votarei nelas.

Até o momento só temos indicações coesas com a proposta inicial, Vagrant Story, Ys, CT e Lufia II não tem como errar, se o @Dark Vissa confirmar BoFIV como indicação dele é outro jogão.

É é aquilo, se votarem um jogo ruim você tem a opção de não jogar.
 
Topo Fundo