O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


RPG da vez - Xenogears - Finalizar e indicar novo jogo até 31/05

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Cara, eu sinceramente acho que a maioria dos RPGs bom vão até o PS1 de boa.
Sim, mas tem jogos que dá pra jogar a versão PS1 ou mais modernas, tipo Final Fantasy quem quiser pode jogar o FFIX de PS1 mas quem quiser jogar a versão PC/Switch também pode de boa.

Daí é bom que agrada todo mundo, o Thiago Solid comentou do Chrono Cross, tem versão PS1 e tem o remaster nos consoles modernos e PC, daí cada um escolhe a versão que for jogar.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.435
Reações
27.705
Pontos
1.063
O time que mais usei foi o principal mesmo, Chrono, Lucca e Marle, consegui passar bem usando esses, acho que o que menos usei foi o Robo!
O robô é o mais bizarro de forte do time todo. Ele tem defesa boa, ataque muito bom, causa dano não elemental (então as resistências não funcionam contra ele direito), cura muito e em grupo (é um healer melhor que a Marle e o Frog).

A Marle é o personagem mais fraco dali, ela fica obsoleta muito rápido, pq tudo o que ela faz, alguém faz melhor (ela só tem uma diferença que é o elemento gelo, mas até aí o Magus tb tem acesso, se vc for pela rota que "perdoa" ele).

A Lucca é foda, não tem muita defesa, mas o elemento dela é o que mais tem bicho que sofre com ele (fogo), e ela tem MAG alto, então acaba sendo muito forte. Só não gosto da arma dela (da última) pq o dano é aleatório.
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.250
Reações
21.473
Pontos
353
O robô é o mais bizarro de forte do time todo. Ele tem defesa boa, ataque muito bom, causa dano não elemental (então as resistências não funcionam contra ele direito), cura muito e em grupo (é um healer melhor que a Marle e o Frog).

A Marle é o personagem mais fraco dali, ela fica obsoleta muito rápido, pq tudo o que ela faz, alguém faz melhor (ela só tem uma diferença que é o elemento gelo, mas até aí o Magus tb tem acesso, se vc for pela rota que "perdoa" ele).

A Lucca é foda, não tem muita defesa, mas o elemento dela é o que mais tem bicho que sofre com ele (fogo), e ela tem MAG alto, então acaba sendo muito forte. Só não gosto da arma dela (da última) pq o dano é aleatório.


Optei por jogar com as duas ao lado do Chrono não olhando para a força de ambas, foi mais pela ligação deles na história, o carisma das personagens, não que os outros não fossem legais, todos são, mas sei lá me sentia melhor sendo o protetor das gatinhas, e no fim das contas o Chrono é fodão, ele é o mais forte disparado, é um gastador de MP, é o mais visado pelos inimigos mas ainda assim é o mais brutal, então dava pra carregar as duas, principalmente a Marle que realmente é fraquinha!
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
639
Reações
1.896
Pontos
333
O robô é o mais bizarro de forte do time todo. Ele tem defesa boa, ataque muito bom, causa dano não elemental (então as resistências não funcionam contra ele direito), cura muito e em grupo (é um healer melhor que a Marle e o Frog).

A Marle é o personagem mais fraco dali, ela fica obsoleta muito rápido, pq tudo o que ela faz, alguém faz melhor (ela só tem uma diferença que é o elemento gelo, mas até aí o Magus tb tem acesso, se vc for pela rota que "perdoa" ele).

A Lucca é foda, não tem muita defesa, mas o elemento dela é o que mais tem bicho que sofre com ele (fogo), e ela tem MAG alto, então acaba sendo muito forte. Só não gosto da arma dela (da última) pq o dano é aleatório.
Você diz isso mais se esquece do quão devastador é Marle + Ayla com Iceberg Toss e Ice Toss.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.435
Reações
27.705
Pontos
1.063
Você diz isso mais se esquece do quão devastador é Marle + Ayla com Iceberg Toss e Ice Toss.
É que não vejo lugar na party pra Marle. Gastar MP dela pra qualquer coisa que não seja heal ou haste é subutilizar ela (pq é isso que ela faz melhor). E gastar MP da Ayla pra qualquer coisa que não seja Falcon Hit é desperdício de MP haha.

O Crono não dá pra tirar pq ele faz tudo, e Luminance é a coisa mais absurda que tem no jogo inteiro. Aí tu tem dois beaters e um healer, sendo que entre Marle, Frog e Robo, o Robô é o que tem maior versatilidade. Frog fica bom com a Masamune 2, mas até lá vc já socou speed tab no robô pra ele ser mais rápido que o Frog (e ele já fica mais forte em dano físico antes mesmo de pegar o último braço).

Acho que mudar os grupos em questão de roleplay é bem válido sim, eu só fui pela questão de eficiência.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
É que não vejo lugar na party pra Marle. Gastar MP dela pra qualquer coisa que não seja heal ou haste é subutilizar ela (pq é isso que ela faz melhor). E gastar MP da Ayla pra qualquer coisa que não seja Falcon Hit é desperdício de MP haha.

O Crono não dá pra tirar pq ele faz tudo, e Luminance é a coisa mais absurda que tem no jogo inteiro. Aí tu tem dois beaters e um healer, sendo que entre Marle, Frog e Robo, o Robô é o que tem maior versatilidade. Frog fica bom com a Masamune 2, mas até lá vc já socou speed tab no robô pra ele ser mais rápido que o Frog (e ele já fica mais forte em dano físico antes mesmo de pegar o último braço).

Acho que mudar os grupos em questão de roleplay é bem válido sim, eu só fui pela questão de eficiência.
Todo esse argumento cai por terra quando você mata um boss com X Strike, sem falar no estilo badass do Magus, Hahaha.

Zoeiras a parte eu sempre gostei de alternar, a Marle é útil com Haste por um bom tempo e você esqueceu a melhor função da Ayla : Charm.
 


LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Tem item de counter 80%, colocar no Robo é bom, sai dando dano alto e contra-atacando boa parte dos ataques além do heal.
Mas aqui tenho alternado e usado mais a Lucca por exemplo que usava pouco outras vezes. Não tenho party fixa nessa jogada. Usei bastante a Marle já também. Nenhum personagem é ruim, todos tem algumas coisas que tornam eles bons. O Flare da Lucca com item de usar apenas 25% de MP dá dano muito alto, quase tão alto como o Luminaire do Crono.


Aqui fiz até o momento 6/13 finais. Dos que fiz agora nessa jogada que recomendo olharem:
xOCbl8M.png
O 10 eu ri aqui, é outro legal de olharem.
Está legal ir fazendo todos, nem lembrava mais esses finais alternativos. Quando fiz no PS1 deve ter uns 20 anos já.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Terminei o Chrono Cross ontem, e tava pensando em retomar o Chrono Trigger de DS. Parei na luta contra os monstros do Dalton, mas sem as armaduras que cortam dano de fogo pela metade fica difícil...

Tava vendo e não sabia, CT de DS tem um final à mais. Bem bacana.
Exatamante um que faz ligação com o Chrono Cross. E tem umas quests exclusivas dele também. Eu pessoalmente considero a versão definitiva do jogo. A da Steam tem esses conteúdos também pelo que lembro de ler.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Perdi um final lá pra parte mais final, como tinha de fazer os iniciais que passei resolvi recomeçar (7h15m até ali). Devo chegar rapidão correndo nessa parte na metade do tempo.
E fiz o final 1, esse me lembrava remotamente. Deixar umas imagens, é bem interessante ler isto 29 anos depois.
uspF0Bf.jpg
CzyOqjF.jpg

jVU6hib.png
iwqeKnf.png

KiDuBZ5.jpg
k8Q2usG.png
 

tiagao_extremo

Bam-bam-bam
Mensagens
307
Reações
476
Pontos
248
Eu comecei a jogar Chrono Trigger lá por volta de 97, já são quase 30 anos e por mais que seja o segundo rpg favorito da minha vida (só perde para Final Fantasy VI), nem sempre eu me motivo para jogar novamente. Coincidentemente saiu no início dessa semana um patch no romhacking chamado Chrono Trigger Plus 3.0 que tem algumas novidades que me chamaram a atenção demais:

> Novas áreas no reino de Zeal.

> Poder jogar em 1999 com áreas completas para explorar.

> Frog (Glenn) na forma humana (com sprites e técnicas exclusivas).

> Aparência alternativa para alguns personagens.

> Nova dungeon em 2300 AD

E muitas outras mudanças. Isso me chamou muito a atenção. Aproveitei para jogar com o patch da trilha sonora orquestrada em MSU-1 e até o momento estou gostando da experiência. Para quem tiver curiosidade segue o link dos patchs:

Chrono Trigger Plus 3.0:

Trilha sonora em MSU-1:

blZAE8G.png




SNp00mV.png


KotS0FT.png



AG0Zpwr.png
 

tiagao_extremo

Bam-bam-bam
Mensagens
307
Reações
476
Pontos
248
iwqeKnf.png

Hehe, lembro do dia que fiz esse final pela primeira vez. Foi exatamente nesse momento que aceitei o desafio e fui atrás do Final Fantasy IV (II no resto do mundo) que nunca tinha jogado antes e enquanto que Trigger é um jogo muito fácil que praticamente não exige grind para terminar, no FF IV eu penei muito.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Boa tarde meus amigos, começando agora com jogos retro via emulação, lembrando os tempos antigos rsrs, inicei no Chrono Trigger. O jogo tem duração de quantas horas em media para zerar?

Use sempre o howlongtobeat.com para ver a média, eu gosto sempre de usar o Main + Extra como referência porque é o mais comum fazer algumas coisas do jogo além do principal.

No caso de CT está dizendo 27 horas +/-.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Análise : Chrono Trigger

Método de avaliação : Notas de 0 a 1 para os quesitos objetivos e 0 a 5 para o subjetivo que é o quanto eu gostei do jogo.

Gráficos:

CT é de 1995 um jogo que saiu DEPOIS do lançamento do PS1 mas mesmo assim consegue ser um jogo muito bonito, cenários muito bem detalhados, abusando dos efeitos 3D e de transparência, além de personagens muito bem desenhados que conseguem se expressar mesmo com a limitação do console, a arte nem tem o que falar, um jogo de quase 30 anos que continua lindo.

Nota : 0.9/1

Jogabilidade:

É um jRPG, não tem muito o que falar, na parte de navegação do jogo e menus é o feijão com arroz, a versão DS trás consigo algumas facilidades como acessar alguns menus através de botões na tela touch, mas a versão SNES e DS são bem parecidas nisso, um destaque de CT é o modo ATB (Active Time Battle ou batalha sem pausa), onde apesar do jogo ser de turnos ele não pausa, então se você ficar pensando e demorando a tomar uma decisão os inimigos seguem atuando em seus turnos, isso pode ser mudado nas opções mas não vejo motivos, até porque não é um jogo muito difícil ou complicado, outro destaque legal de CT são as "Double e Triple Techs" ou habilidades que você usa em conjunto com outros companheiros da party que da um charme a mais, porém acho que não tem muito equilíbrio, as vezes usar os turnos separados causa mais dano que usar uma habilidade em conjunto.

Nota: 0.9/1

Som/áudio:

Aqui eu diria que junto com a história é a parte mais forte do jogo, as músicas desse jogo são simplesmente sensacionais, memoráveis e são literalmente de arrepiar, desde a música de abertura até a música final tudo na trilha é memorável a ponto de você ficar com vontade de deixar a OST de fundo rolando enquanto trabalha.

Nota: 1/1

História:

Aqui é uma parte um pouco polêmica, se eu analisar o jogo como um garoto de 9 anos (idade que tinha quando joguei a primeira vez) vou achar a história sensacional, uma aventura épica para salvar o mundo de um desastre conhecido, mas se eu fizer essa análise com a minha mentalidade de 36 anos eu vejo como um jogo com uma história divertida mas bem rasa onde o único detalhe são os personagens que podemos conhecer ainda melhor fazendo as side quests, um destaque positivo 29 anos depois do seu lançamento é quão conciso o jogo é na questão de viagem no tempo, é muito legal como o jogo lida com muito carinho e cuidado as consequências das ações dos jogadores ao viajar pelas eras, como não tenho critério separado para personagens e outros critérios vou colocar tudo junto aqui em história mesmo.

Nota: 0.9/1

Replay:

Um jRPG não constuma ter o fator replay alto uma vez que costumam ser lineares com uma história com início, meio e fim mas CT tem 13 finais, então o fator replay é bem alto porque é interessante saber quais são os possíveis desfechos da história.

Nota: 0.9/1

Consideração final:

Chrono Trigger é um jogo que me marcou, foi um dos primeiros RPGs que joguei na vida, foi onde ganhei meu dicionário para aprender a traduzir as coisas do inglês e não só ele é muito querido por mim mas a indústria como um todo considera Chrono Trigger uma Master Piece, uma obra de arte atemporal da indústria de jogos e eu concordo, até porque boa parte desse mesmo time anos depois criou o jogo que mudou a minha maneira de pensar na socieadade e me fez entender o que era ser Eu.


Nota Final : 9.6/10
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.250
Reações
21.473
Pontos
353
Análise : Chrono Trigger

Método de avaliação : Notas de 0 a 1 para os quesitos objetivos e 0 a 5 para o subjetivo que é o quanto eu gostei do jogo.

Gráficos:

CT é de 1995 um jogo que saiu DEPOIS do lançamento do PS1 mas mesmo assim consegue ser um jogo muito bonito, cenários muito bem detalhados, abusando dos efeitos 3D e de transparência, além de personagens muito bem desenhados que conseguem se expressar mesmo com a limitação do console, a arte nem tem o que falar, um jogo de quase 30 anos que continua lindo.

Nota : 0.9/1

Jogabilidade:

É um jRPG, não tem muito o que falar, na parte de navegação do jogo e menus é o feijão com arroz, a versão DS trás consigo algumas facilidades como acessar alguns menus através de botões na tela touch, mas a versão SNES e DS são bem parecidas nisso, um destaque de CT é o modo ATB (Active Time Battle ou batalha sem pausa), onde apesar do jogo ser de turnos ele não pausa, então se você ficar pensando e demorando a tomar uma decisão os inimigos seguem atuando em seus turnos, isso pode ser mudado nas opções mas não vejo motivos, até porque não é um jogo muito difícil ou complicado, outro destaque legal de CT são as "Double e Triple Techs" ou habilidades que você usa em conjunto com outros companheiros da party que da um charme a mais, porém acho que não tem muito equilíbrio, as vezes usar os turnos separados causa mais dano que usar uma habilidade em conjunto.

Nota: 0.9/1

Som/áudio:

Aqui eu diria que junto com a história é a parte mais forte do jogo, as músicas desse jogo são simplesmente sensacionais, memoráveis e são literalmente de arrepiar, desde a música de abertura até a música final tudo na trilha é memorável a ponto de você ficar com vontade de deixar a OST de fundo rolando enquanto trabalha.

Nota: 1/1

História:

Aqui é uma parte um pouco polêmica, se eu analisar o jogo como um garoto de 9 anos (idade que tinha quando joguei a primeira vez) vou achar a história sensacional, uma aventura épica para salvar o mundo de um desastre conhecido, mas se eu fizer essa análise com a minha mentalidade de 36 anos eu vejo como um jogo com uma história divertida mas bem rasa onde o único detalhe são os personagens que podemos conhecer ainda melhor fazendo as side quests, um destaque positivo 29 anos depois do seu lançamento é quão conciso o jogo é na questão de viagem no tempo, é muito legal como o jogo lida com muito carinho e cuidado as consequências das ações dos jogadores ao viajar pelas eras, como não tenho critério separado para personagens e outros critérios vou colocar tudo junto aqui em história mesmo.

Nota: 0.9/1

Replay:

Um jRPG não constuma ter o fator replay alto uma vez que costumam ser lineares com uma história com início, meio e fim mas CT tem 13 finais, então o fator replay é bem alto porque é interessante saber quais são os possíveis desfechos da história.

Nota: 0.9/1

Consideração final:

Chrono Trigger é um jogo que me marcou, foi um dos primeiros RPGs que joguei na vida, foi onde ganhei meu dicionário para aprender a traduzir as coisas do inglês e não só ele é muito querido por mim mas a indústria como um todo considera Chrono Trigger uma Master Piece, uma obra de arte atemporal da indústria de jogos e eu concordo, até porque boa parte desse mesmo time anos depois criou o jogo que mudou a minha maneira de pensar na socieadade e me fez entender o que era ser Eu.


Nota Final : 9.6/10


E poxa, me fez lembrar que tenho que fazer a minha análise. E sobre a sua indicação... está pensando ainda?

Por acaso será esse jogo:

boa parte desse mesmo time anos depois criou o jogo que mudou a minha maneira de pensar na socieadade e me fez entender o que era ser Eu.


Forte esse teu comentário ai!!


Só por curiosidade, é xenogears?
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
E poxa, me fez lembrar que tenho que fazer a minha análise. E sobre a sua indicação... está pensando ainda?

Não, já decidi, vou postar no fim do mês.
Por acaso será esse jogo:




Forte esse teu comentário ai!!


Só por curiosidade, é xenogears?
É Xenogears mas ainda não vou indicar ele por 2 motivos : Acho pesado pro início do tópico e eu prefiro votar nele que indicar haha.
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.250
Reações
21.473
Pontos
353
Não, já decidi, vou postar no fim do mês.

É Xenogears mas ainda não vou indicar ele por 2 motivos : Acho pesado pro início do tópico e eu prefiro votar nele que indicar haha.

Vou indicar ele então, assim já começo com um voto e a certeza de vc ser meu cabo eleitoral nessa campanha :kkk

Brinks, mas já não é a primeira vez que vejo vc rasgar elogios a esse jogo, pretendo e muto jogar ele ainda, espero que ele apareça logo por aqui.

Minha indicação dessa vez será algo que já joguei e que jogaria de novo tranquilo!!

E logo faço minha análise do CT!!
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Vou indicar ele então, assim já começo com um voto e a certeza de vc ser meu cabo eleitoral nessa campanha :kkk

Brinks, mas já não é a primeira vez que vejo vc rasgar elogios a esse jogo, pretendo e muto jogar ele ainda, espero que ele apareça logo por aqui.

Minha indicação dessa vez será algo que já joguei e que jogaria de novo tranquilo!!

E logo faço minha análise do CT!!

Xenogears é de longe tido como o melhor RPG de todos os tempos por causa da complexidade dele, o roteiro é bom demais, os personagens são espetaculares, até o sistema de batalha é legal.

O jogo envolve política, religião, psicologia, ele faz você repensar muitas coisas através dos conflitos internos dos personagens, tem muita coisa de Nietzsche, Jung e Freud.

Tem um podcast que destrinchou a história e personagens do jogo em 21 episódios de 1~2 horas CADA.

Eu já joguei umas 3x costumo jogar a cada 5 anos por aí porque sua interpretação muda conforme sua maturidade e visão do mundo, a primeira vez que joguei achei o Fei (personagem principal) muito passivo, mas na segunda vez entendi o lado dele, além de entender melhor ainda alguns diálogos.

Não é um jogo de fácil digestão e é um jogo que vai exigir bastante tempo e paciência porque tem diálogos muito longos, porém esses diálogos são muito bons, o tradutor desse jogo quando pegou o jogo ficou maluco quando viu o jogo e fez um trabalho primoroso e com muito carinho.

Outro jogo desse nível para mim é Final Fantasy Tactics, mas FFT é mais na parte política, de guerras, conflitos territoriais e tal, acaba com a inocência do cidadão.
 

fxhounds

Ser evoluído
Mensagens
23
Reações
76
Pontos
33
Terminei!! Tava lotado de projeto essa semana e achei que não ia dar tempo, mas consegui! Fiquei muito feliz que consegui a última luta com os meus personagens favoritos (sem precisar trocar): Crono, Lucca e o mito dos mitos Sapo.

Amanhã faço a review mais completinha, mas não tenho como dar outra nota sem ser 10. Que experiência senhores!
 

tiagao_extremo

Bam-bam-bam
Mensagens
307
Reações
476
Pontos
248
Xenogears é de longe tido como o melhor RPG de todos os tempos por causa da complexidade dele, o roteiro é bom demais, os personagens são espetaculares, até o sistema de batalha é legal.

O jogo envolve política, religião, psicologia, ele faz você repensar muitas coisas através dos conflitos internos dos personagens, tem muita coisa de Nietzsche, Jung e Freud.

Tem um podcast que destrinchou a história e personagens do jogo em 21 episódios de 1~2 horas CADA.

Eu já joguei umas 3x costumo jogar a cada 5 anos por aí porque sua interpretação muda conforme sua maturidade e visão do mundo, a primeira vez que joguei achei o Fei (personagem principal) muito passivo, mas na segunda vez entendi o lado dele, além de entender melhor ainda alguns diálogos.

Não é um jogo de fácil digestão e é um jogo que vai exigir bastante tempo e paciência porque tem diálogos muito longos, porém esses diálogos são muito bons, o tradutor desse jogo quando pegou o jogo ficou maluco quando viu o jogo e fez um trabalho primoroso e com muito carinho.

Outro jogo desse nível para mim é Final Fantasy Tactics, mas FFT é mais na parte política, de guerras, conflitos territoriais e tal, acaba com a inocência do cidadão.
Amigo, pode mandar o link desse podcast? Acho Xenogears uma das maiores obra-primas da geração de ouro dos jrpgs. Terminei ele pela última vez em 2019 e minhas impressões sobre o jogo mudam a cada vez que jogo.
 
Topo Fundo