O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Steam Deck ''Switch-like'' Portátil PC Gaming da Valve

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.060
Reações
3.129
Pontos
979
Como é um hardware fechado, as softhouses podem acabar colocando sugestões de configuração nos jogos específicos para ele. Tipo, você tem normalmente LOW - MEDIUM - HIGH, aí adicionam mais um, "DECK", adequado pra ele.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.097
Pontos
803
Precisa ser Serjão Berrantêro aqui tem corági pra achar que vai oferecer algum problema ao Switch, o híbrido da Nintendo está sozinho em seu mercado, isso aí no max roubará a minúscula fatia entusiasta que adquiriu o pequerrucho, que não possui PS/XBox/PC, se botar 5 milhões de clientes é pra descarregar 30 caixas de foguete na frente da mansão do Gordo.


Eu, como sou rato de console e quero todos, vou pegar de qualquer forma, mas optarei por aguardar os primeiros testes sobre emulação do Switch para selecionar melhor o “quando”, o intuito é aposentar o híbrido da Ninty até a vinda de seu sucessor, não teria porque, para o meu caso, se rodar a pequena biblioteca dele que considero imperdível duma forma melhor, não trocar de plataforma, sendo que é algo que eu já iria fazer de qualquer forma, e sendo que emulação é algo profundamente ético e moral


I am awating the reviews about Yuzu
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
RT só está lá pra ter compatibilidade com os jogos que serão RT-only, como Metro Exodus: Enhanced Edition.

Acho muito difícil rodar algo acima do ultra low.

Nah, nem isso. O RT só tá lá por causa da conformidade de API mesmo, que já era da arquitetura. :klol
 

LoganV

Veterano
Mensagens
369
Reações
898
Pontos
128
Como é um hardware fechado, as softhouses podem acabar colocando sugestões de configuração nos jogos específicos para ele. Tipo, você tem normalmente LOW - MEDIUM - HIGH, aí adicionam mais um, "DECK", adequado pra ele.
O próprio Steam OS poderia dispor configurações para cada jogo também.
 


Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
O cara fez uma cópia em impressora 3D do Deck para testar a ergonomia.



Pra mim só o fato de ter o grip já torna a pegada do Steam Deck no mínimo boa.

Ruim mesmo é jogar em controles que não tem grip, como os portáteis da Nintendo, mas é compreensível por buscarem maior portabilidade.

Acho muito pior a econometria do Switch por priorizarem o coop destacando os joycons sendo que nem 1% da jogatina é feita daquela forma.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.188
Reações
32.527
Pontos
1.629
Considerando que o novo Switch OLED custa 350 dólares eu nem achei o a versão de 400 dólares do Steam Deck tão cara assim. É um hardware muitíssimo superior e uma biblioteca quase infinita.

Eu só achei grande demais. Podiam lançar uma versão menor sem esses touchs desnecessários.
Na realidade o hardware do Steam Deck é bem inferior, não tem sequer giroscópio, acelerômetro e os controles não são destacáveis, só tem mais potência bruta, investindo então em tecnologia já defasada como a Sony e a MS.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Na realidade o hardware do Steam Deck é bem inferior, não tem sequer giroscópio, acelerômetro e os controles não são destacáveis, só tem mais potência bruta, investindo então em tecnologia já defasada como a Sony e a MS.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk

:kkk

Foi um tapa na cara o Switch OLED custar U$50 mais caro que o Switch normal.

A pior Nintendo é quando está surfando na crista da onda, param de lançar jogos ambiciosos e metem a faca no preço dos seus produtos.

Infelizmente vai continuar dominando sozinha o ramo de portáteis, Steam Deck vai ser algo mais voltado para nicho e só Deus sabe se a Valve vai dar suporte.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.511
Pontos
1.069
O video da DF é interessante, mas fica bem óbvio que eles não sabem de nada sobre Linux :klol
Os caras: quem sabe um dia Linux rode jogos da Epic.

Podiam pelo menos pesquisar um pouco.

Fora a tentativa de tentar ter uma ideia da performance com um notebook que tem uma APU Renoir de 8 cores de CPU e memorias LPDDR4, o Steam Deck além de ter uma GPU melhor que esse notebook ainda tem um pacote com uma CPU menor e uma memória mais rápida e com voltagem menor, o que dá mais espaço para a GPU respirar e mais energia também.

Qualquer tentativa de prever a performance de um portátil ou notebook com outro modelo é sempre falha. É comum pegar 2 modelos de notebooks com a mesma configuração de CPU. GPU e RAM e eles terem performance distintas, vai depender muito do projeto térmico.

Na realidade o hardware do Steam Deck é bem inferior, não tem sequer giroscópio, acelerômetro e os controles não são destacáveis, só tem mais potência bruta, investindo então em tecnologia já defasada como a Sony e a MS.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
Tem giroscópio sim, veja nas especificações:


Inclusive no vídeo da IGN mostra eles usando o giroscópio em Portal 2.

E a vantagem de ser um PC é que com o Steam Input vai dar pra ativar o giroscópio em qualquer jogo que você quiser.
 
Ultima Edição:

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Na realidade o hardware do Steam Deck é bem inferior, não tem sequer giroscópio, acelerômetro e os controles não são destacáveis, só tem mais potência bruta, investindo então em tecnologia já defasada como a Sony e a MS.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk

Na realidade a valve acertou em cheio em tirar toda essa cacalhada que ninguem usa e só serve pra encarecer o produto, e focou exatamente no que importa que é poder de fogo pra poder rodar toda a biblioteca do steam com qualidade satisfatoria e os emuladores mais recente com o retroarch :kluv. Ponto pra valve.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Os caras: quem sabe um dia Linux rode jogos da Epic.

Podiam pelo menos pesquisar um pouco.

Fora a tentativa de tentar ter uma ideia da performance com um notebook que tem uma APU Renoir de 8 cores de CPU e memorias LPDDR4, o Steam Deck além de ter uma GPU melhor que esse notebook ainda tem um pacote com uma CPU menor e uma memória mais rápida e com voltagem menor, o que dá mais espaço para a GPU respirar e mais energia também.

Qualquer tentativa de prever a performance de um portátil ou notebook com outro modelo é sempre falha. É comum pegar 2 modelos de notebooks com a mesma configuração de CPU. GPU e RAM e eles terem performance distintas, vai depender muito do projeto térmico.


Tem giroscópio sim, veja nas especificações:


Inclusive no vídeo da IGN mostra eles usando o giroscópio em Portal 2.

E a vantagem de ser um PC é que com o Steam Input vai dar pra ativar o giroscópio em qualquer jogo que você quiser.


Tem que ver quão capados são a GPU e CPU. Tenho curiosidade até para saber se ele pode ser um desktopzinho decente. Como portátil para jogos não tenho dúvidas que vai aguentar legalzinho (medium/high) em jogos atuais a 720p.

Espero que os jogos de PC cada vez mais comecem a considerar essa realidade de estarem rodando em telas pequenas, e coloquem fontes maiores nos textos.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.511
Pontos
1.069
Tem que ver quão capados são a GPU e CPU. Tenho curiosidade até para saber se ele pode ser um desktopzinho decente. Como portátil para jogos não tenho dúvidas que vai aguentar legalzinho (medium/high) em jogos atuais a 720p.

Espero que os jogos de PC cada vez mais comecem a considerar essa realidade de estarem rodando em telas pequenas, e coloquem fontes maiores nos textos.
Tudo vai depender do projeto térmico e se eles liberarem o PL, se a Valve seguir o que a GPD e a AYA estão fazendo vai dar pra puxar até uns 25W ou 30W, aí a performance vai ser acima dos 1.6 TFlops que a Valve fala.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Tudo vai depender do projeto térmico e se eles liberarem o PL, se a Valve seguir o que a GPD e a AYA estão fazendo vai dar pra puxar até uns 25W ou 30W, aí a performance vai ser acima dos 1.6 TFlops que a Valve fala.

Vc diz isso com o steam deck na doca?
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Steam deck for businees. Teria a comunidade ido longe demais??

E67b2sQXIAEDLmq

E67b3N0X0AcMWGW
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Isso quer dizer que o TDP vai ser desbloqueado para aumentar ou diminuir como você quiser.

Em termos grosseiros: vai dar pra fazer overclock ou underclock.

Eu meio q pensei mesmo em Overclock quando li o Clock mas como não entendo do assunto achei melhor perguntar mesmo
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Isso quer dizer que o TDP vai ser desbloqueado para aumentar ou diminuir como você quiser.

Em termos grosseiros: vai dar pra fazer overclock ou underclock.

A ideia do cara para profiles por jogo é muito boa, eu diria até que seria legal vc deixar o sistema baixar automaticamente o profile mais bem votado no sistema e etc..

Tipo, pegar um joguinho 2D e deixar o sistema funcionando a ultra low, com 20 horas de bateria. Ou um jogo pesado, em settings equilibradas, os users sempre vão achar settings melhores que os próprios devs.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.511
Pontos
1.069
Eu meio q pensei mesmo em Overclock quando li o Clock mas como não entendo do assunto achei melhor perguntar mesmo
TDP é quantidade de calor que o sistema precisa dissipar do chip.

Isso influencia diretamente no consumo de bateria e na performance do sistema, quanto maior o TDP maior será a performance e o consumo de energia, e inversamente quanto menor o TDP, menor a performance e o consumo de bateria.

Se eu entendi bem, a ideia que ele deu para Valve seria criar um sistema tipo o Steam Input para o TDP, onde cada jogo teria um perfil de TDP ideal para ele.

Isso é bom por que maximiza a performance por Watt, as vezes jogar o TDP lá em cima não é garantia de maior performance, um jogo X pode gasta no máximo 10W de TDP, então a gente joga um perfil de TDP de 10W, salvando o consumo de bateria e permanecendo com a mesma performance.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.805
Reações
13.837
Pontos
803
eu aplaudo a iniciativa da Valve, esse portatil pode não ser um concorrente direto para o switch mas já abre as portas para que o mercado veja que não faz sentido deixar a nintendo lucrando sozinha. Enfim quanto mais concorrentes melhor e o passo da valve da o ponta pé para isso, vai falhar pelos motivos de sempre envolvendo arquitetura aberta e tal mas vai ser divertido
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
Mexer no TDP não mexe nos clocks, pelo menos não diretamente. Eu não considero overclock. Ali você só mexe na conta de energia.

Se você entrega mais energia, o SoC vai até os limites dele, só que com mais tranquilidade. Se a CPU cloca até 3.5Ghz e a GPU em até 1.6Ghz numa conta de 15W, ela vai clocar dinâmicamente no que o sistema entender como mais necessário pra sustentar performance, dentro da conta. Se você cloca em, por exemplo, 35, o sistema vai simplesmente colar as duas no topo e f**a-se - obviamente levando em consideração eventuais limites térmicos, mas é isso: 3.5 e 1.6, não tem alteração DE clock. Você não vai chegar e setar a CPU pra 4Ghz, por exemplo.

Outra coisa que ele citou é que vai dar pro usuário configurar o destino da energia. Você vai poder setar o clock da GPU manualmente - de novo, dentro dos limites. Se você seta a GPU em 1Ghz, por exemplo, ela vai ficar lá, e o sistema que se lute pra alimentar a CPU. Se o jogo é mais GPU bound, isso garante a performance. Se é CPU bound, você pode jogar a energia pra CPU e a GPU que lute - mas aqui a situação é um teco mais sensível, já que uma GPU sem energia suficiente é BSOD na certa.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.511
Pontos
1.069
Mexer no TDP não mexe nos clocks, pelo menos não diretamente. Eu não considero overclock. Ali você só mexe na conta de energia.

Se você entrega mais energia, o SoC vai até os limites dele, só que com mais tranquilidade. Se a CPU cloca até 3.5Ghz e a GPU em até 1.6Ghz numa conta de 15W, ela vai clocar dinâmicamente no que o sistema entender como mais necessário pra sustentar performance, dentro da conta. Se você cloca em, por exemplo, 35, o sistema vai simplesmente colar as duas no topo e f**a-se - obviamente levando em consideração eventuais limites térmicos, mas é isso: 3.5 e 1.6, não tem alteração DE clock. Você não vai chegar e setar a CPU pra 4Ghz, por exemplo.

Outra coisa que ele citou é que vai dar pro usuário configurar o destino da energia. Você vai poder setar o clock da GPU manualmente - de novo, dentro dos limites. Se você seta a GPU em 1Ghz, por exemplo, ela vai ficar lá, e o sistema que se lute pra alimentar a CPU. Se o jogo é mais GPU bound, isso garante a performance. Se é CPU bound, você pode jogar a energia pra CPU e a GPU que lute - mas aqui a situação é um teco mais sensível, já que uma GPU sem energia suficiente é BSOD na certa.
Dependendo do caso pode significar overclock, no vídeo mesmo o cara mostra o exemplo de um jogo que ele travando o TDP em 10W ele pôde aumentar os clocks da GPU, por conta do maior espaço térmico.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.281
Reações
175.736
Pontos
2.234
Dependendo do caso pode significar overclock, no vídeo mesmo o cara mostra o exemplo de um jogo que ele travando o TDP em 10W ele pôde aumentar os clocks da GPU, por conta do maior espaço térmico.

Overclock é aumentar além da margem padrão, ali só muda o clock de operação.
 
D

Deleted member 101002

eu aplaudo a iniciativa da Valve, esse portatil pode não ser um concorrente direto para o switch mas já abre as portas para que o mercado veja que não faz sentido deixar a nintendo lucrando sozinha. Enfim quanto mais concorrentes melhor e o passo da valve da o ponta pé para isso, vai falhar pelos motivos de sempre envolvendo arquitetura aberta e tal mas vai ser divertido

Será que haverá um complô entre as empresas para não deixar a Valve ter sucesso?
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
eu aplaudo a iniciativa da Valve, esse portatil pode não ser um concorrente direto para o switch mas já abre as portas para que o mercado veja que não faz sentido deixar a nintendo lucrando sozinha. Enfim quanto mais concorrentes melhor e o passo da valve da o ponta pé para isso, vai falhar pelos motivos de sempre envolvendo arquitetura aberta e tal mas vai ser divertido

Não sabia que a mãe dináh tinha ressucitado.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.436
Reações
80.058
Pontos
2.059
Mexer no consumo vai ser útil para utilizar na TV/monitor.

No modo portátil, só vai matar a bateria ainda mais rápido (abaixo de duas horas)
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Tem que ver quão capados são a GPU e CPU. Tenho curiosidade até para saber se ele pode ser um desktopzinho decente. Como portátil para jogos não tenho dúvidas que vai aguentar legalzinho (medium/high) em jogos atuais a 720p.

Espero que os jogos de PC cada vez mais comecem a considerar essa realidade de estarem rodando em telas pequenas, e coloquem fontes maiores nos textos.

Assim como no Switch sempre vai ter um maluco decepcionado por um PORTÁTIL não entregar a mesma performance de um PS5 quando está no dock.

Steam Deck assim como o Switch vai ser um portátil que rodará bem jogos indies e AAs da atual geração, porém com a vantagem de ter um largo acervo de jogos emulados.

Outra vantagem é a de não precisar comprar o mesmo jogo duas vezes para jogá-lo com melhores gráficos. Quer jogar Elden Ring em 720p no portátil enquanto está cagando? Beleza. Depois que saiu do banheiro é só ligar o PC e irá jogá-lo em toda a sua magnitude.
 
Topo Fundo