O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Steam Deck ''Switch-like'' Portátil PC Gaming da Valve

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
Provavelmente vai ter mais flexibilidade pois vai ser possível que escolher configurações graficas como um PC, mas imagino que o sistema já vai rodar no seu limite já no modo portátil, pois segundo eles a prioridade era entregar alta performance no modo que imaginam que o console vai ser mais utilizado, ao contrário do Switch que teve que priorizar mais duração da bateria por limitações da época e dava pra puxar mais processamento de forma segura na tomada.

Pelo menos foi isso que deu a entender da entrevista do cara da Valve pra PCGamer, que até teve bastante repercussão:


Estar no limite do TDP não quer dizer que o sistema vai rodar no limite, isso depende da aplicação/jogo. Haverão configurações recomendadas pra manter um piso de desempenho, mas você vai poder fuçar do jeito que quiser.
Rodar Crysis é uma coisa, em situações de estresse os clocks vão pro talo. Mas se o cara rodar, sei lá, Shovel Knight, vai ter o TDP de 15W todo liberado mas o sistema vai consumir só o que precisar.

O Deck já vem em 7nm, o Switch era 20nm, a revisão agora eu acho que é 16. É um put* salto nessa questão de consumo e autonomia. Se conseguissem produzir um X1 em 7nm a bateria ia durar umas dez horas. E console é sistema fechado, parte-se do princípio de que o usuário não faz a menor ideia de configurações gráficas - e, via de regra, não faz mesmo. Ainda assim, alguns jogos dão certa liberdade hoje em dia...como eu disse, o Warframe do Switch tem algumas opções gráficas configuráveis e algumas dão impacto considerável no framerate.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.469
Reações
4.793
Pontos
1.299
Estar no limite do TDP não quer dizer que o sistema vai rodar no limite, isso depende da aplicação/jogo. Haverão configurações recomendadas pra manter um piso de desempenho, mas você vai poder fuçar do jeito que quiser.
Rodar Crysis é uma coisa, em situações de estresse os clocks vão pro talo. Mas se o cara rodar, sei lá, Shovel Knight, vai ter o TDP de 15W todo liberado mas o sistema vai consumir só o que precisar.

O Deck já vem em 7nm, o Switch era 20nm, a revisão agora eu acho que é 16. É um put* salto nessa questão de consumo e autonomia. Se conseguissem produzir um X1 em 7nm a bateria ia durar umas dez horas. E console é sistema fechado, parte-se do princípio de que o usuário não faz a menor ideia de configurações gráficas - e, via de regra, não faz mesmo. Ainda assim, alguns jogos dão certa liberdade hoje em dia...como eu disse, o Warframe do Switch tem algumas opções gráficas configuráveis e algumas dão impacto considerável no framerate.

E não corre o risco de nego fritar alguma coisa?
Se ficar limitado somente por duração da bateria não tem problema mesmo.

Eu imaginava mesmo que como a Steam de PC, as configurações estariam todas ali pra gente brincar, mas sendo um portátil talvez não seja má ideia limitar isso através de profiles, pelo menos pro povão não fazer cagada.
E imagino que esses profiles já viriam com uma configuração perto do limite do hardware pra cada jogo, pra tirar o máximo do hardware ali case-by-case, com a possibilidade de, no máximo priorizar resolução ou framerate pra quem quiser.

No seu exempo, um Crysis já viria com um profile pra rodar o jogo da melhor forma possivel em 800p (limite da tela do aparelho), mas num monitor poderiamos aumentar a resolução diminuindo efeitos ou outra coisa, mas não grandes ganhos de performance seriam possíveis pelo hardware já estar no limite.

Não seria algo assim?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
E não corre o risco de nego fritar alguma coisa?
Se ficar limitado somente por duração da bateria não tem problema mesmo.

Eu imaginava mesmo que como a Steam de PC, as configurações estariam todas ali pra gente brincar, mas sendo um portátil talvez não seja má ideia limitar isso através de profiles, pelo menos pro povão não fazer cagada.
E imagino que esses profiles já viriam com uma configuração perto do limite do hardware pra cada jogo, pra tirar o máximo do hardware ali case-by-case, com a possibilidade de, no máximo priorizar resolução ou framerate pra quem quiser.

No seu exempo, um Crysis já viria com um profile pra rodar o jogo da melhor forma possivel em 800p (limite da tela do aparelho), mas num monitor poderiamos aumentar a resolução diminuindo efeitos ou outra coisa, mas não grandes ganhos de performance seriam possíveis pelo hardware já estar no limite.

Não seria algo assim?

Nah, essas CPUs todas têm proteção. A Valve diz que o TDP é entre 4 e 15W. 15 é 15, o SoC que se vire com a energia que tem.
Se puder aumentar isso de alguma forma na bios, ainda que o cara coloque em, sei lá, 40, se a CPU esquentar demais o aparelho desliga, como qualquer PC.

De qualquer forma, povão nem sabe o que é bios. Vai ficar pro pessoal que manja um pouquinho mais, como sempre.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.469
Reações
4.793
Pontos
1.299
Nah, essas CPUs todas têm proteção. A Valve diz que o TDP é entre 4 e 15W. 15 é 15, o SoC que se vire com a energia que tem.
Se puder aumentar isso de alguma forma na bios, ainda que o cara coloque em, sei lá, 40, se a CPU esquentar demais o aparelho desliga, como qualquer PC.

De qualquer forma, povão nem sabe o que é bios. Vai ficar pro pessoal que manja um pouquinho mais, como sempre.

Ah sim.
Nesse ponto até o Switch tem como fazer com destrave rs.

Mas por padrão, essas coisas não estarão disponíveis pro povão né…até melhor que não esteja, senão o que vai ter de gente reclamando que o negócio foca desligando toda hora…

O que esses profiles devem fazer é limitar o sistema pra rodar de forma segura, pra maximizar a vida útil do aparelho, tal qual acontece com o Switch. A diferença é que o Deck vai rodar no “modo docked” mesmo em handheld pra maximizar desempenho.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.816
Reações
23.086
Pontos
1.053
tão encontrando os pocket pc amiguinhos.
pra mim steam deck ja vai dar uma força pq deve obrigar a todos a baixarem o preso.
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
tão encontrando os pocket pc amiguinhos.
pra mim steam deck ja vai dar uma força pq deve obrigar a todos a baixarem o preso.

Acho que não. Os aparelhos são caros porque essas empresas nunca tiveram escala e vão continuar não tendo.
O que a gente tem que torcer é que o Steam Deck acabe trazendo outras empresas que consigam entrar na economia de escala...uma Dell da vida, uma Samsung...aí beleza.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.816
Reações
23.086
Pontos
1.053
Acho que não. Os aparelhos são caros porque essas empresas nunca tiveram escala e vão continuar não tendo.
O que a gente tem que torcer é que o Steam Deck acabe trazendo outras empresas que consigam entrar na economia de escala...uma Dell da vida, uma Samsung...aí beleza.
não sei se empresas tipo dell se arriscariam. eles ainda devem ter o gosto amargo dos netbooks ou até msm os tablets pc, pelo q ando vendo , todos foram descontinuados.
todos usavam atom tb.
ainda bem que com o avanço da tecnologia eles podem usar mais poder de fogo com menos gastos.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
não sei se empresas tipo dell se arriscariam. eles ainda devem ter o gosto amargo dos netbooks ou até msm os tablets pc, pelo q ando vendo , todos foram descontinuados.
todos usavam atom tb.
ainda bem que com o avanço da tecnologia eles podem usar mais poder de fogo com menos gastos.

Citei a Dell só como exemplo. Pode ser até a Positivo, lol
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.816
Reações
23.086
Pontos
1.053
Citei a Dell só como exemplo. Pode ser até a Positivo, lol
sim entendi, só q teve um boom de tablet pcs com windows 8 uns 7 anos atras. todas essas empresas montaram um aparelho usando atom, mas só que flopou.
e pra mim tablet pc é a msm coisa q um netbook
todos deviam querer surfar a onda do grandioso surface.
a questão é que essas empresas já tentaram esse mercado uma vez.
alias surface , ainda continua top de linha.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
sim entendi, só q teve um boom de tablet pcs com windows 8 uns 7 anos atras. todas essas empresas montaram um aparelho usando atom, mas só que flopou.
e pra mim tablet pc é a msm coisa q um netbook
todos deviam querer surfar a onda do grandioso surface.
a questão é que essas empresas já tentaram esse mercado uma vez.
alias surface , ainda continua top de linha.

Tive um Aspiore One e mexi em vários outros...Flopou porque os Atom eram horrorosos, até o Windows XP era doído de rodar. Via de regra usavam HD mecânico ou aqueles eMMC velhos, que eram muito lentos também. Aliás, aqueles Atom eram tão ruins que a Intel praticamente pagava pras integradoras usare. Isso deu processo na época porque a AMD simplesmente não conseguiu introduzir o Bobcat no mercado, que até era competitivo na performance, tinha vídeo Radeon, mas era...pago. Não tinha como brigar contra algo que saía de graça.

O Surface Go é um bom aparelho até, mas é caro e a MS é preguiçosíssima, tá usando 2C/4T neles até hoje. Há os topo de linha com i5 e i7, mas são irresponsavelmente caros, embora a construção seja muito, muito boa.
Hoje se o cara quer tablet x86 sem perder o escalpo, via de regra só chinês mesmo, e também são Atom, mas pelo menos são 4/4. Funcionam ok, no geral. Tablet Android quase nada presta.

A Apple nada meio sozinha, a verdade é essa.

Ah, tem os x86 rugged também, que aí são tanques, mas custam um rim.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.816
Reações
23.086
Pontos
1.053
Tive um Aspiore One e mexi em vários outros...Flopou porque os Atom eram horrorosos, até o Windows XP era doído de rodar. Via de regra usavam HD mecânico ou aqueles eMMC velhos, que eram muito lentos também. Aliás, aqueles Atom eram tão ruins que a Intel praticamente pagava pras integradoras usare. Isso deu processo na época porque a AMD simplesmente não conseguiu introduzir o Bobcat no mercado, que até era competitivo na performance, tinha vídeo Radeon, mas era...pago. Não tinha como brigar contra algo que saía de graça.

O Surface Go é um bom aparelho até, mas é caro e a Intel é preguiçosíssima, tá usando 2C/4T neles até hoje. Há os topo de linha com i5 e i7, mas são irresponsavelmente caros, embora a construção seja muito, muito boa.
Hoje se o cara quer tablet x86 sem perder o escalpo, via de regra só chinês mesmo, e também são Atom, mas pelo menos são 4/4. Funcionam ok, no geral. Tablet Android quase nada presta.

A Apple nada meio sozinha, a verdade é essa.

Ah, tem os x86 rugged também, que aí são tanques, mas custam um rim.
não sei pq , mas ipad nunca me chamou atenção, deve ser pq não tem jogo.
o unica app que eu usaria dela seria cad , porem já to fora disso há anos. lembro que eu ficava doido pra panhar um surface , mas até eles foram meios que enxugados, só ficaram os modelos tops e msm assim , agora só vendem la fora.
ainda aquele aparelhinho da nvida, o shield que tentou se vender pq rodava half life 2.
mas puttz , de aparelho barato só ele rodava o half life 2. boa epoca, tive 2 tablets pcs pena que o mercado nao foi pra frente.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
não sei pq , mas ipad nunca me chamou atenção, deve ser pq não tem jogo.
o unica app que eu usaria dela seria cad , porem já to fora disso há anos. lembro que eu ficava doido pra panhar um surface , mas até eles foram meios que enxugados, só ficaram os modelos tops e msm assim , agora só vendem la fora.
ainda aquele aparelhinho da nvida, o shield que tentou se vender pq rodava half life 2.
mas puttz , de aparelho barato só ele rodava o half life 2. boa epoca, tive 2 tablets pcs pena que o mercado nao foi pra frente.

A linha Surface até aguenta rodar umas coisinhas, mas não é pra isso, definitivamente. E ser sincero contigo, eu acho grande. O Surface Pro 7 tem 12 pol, tablet pra mim tem que ser 10 pol no máximo.

Pra ser justo, o desenvolvimento do Surface acabou obrigando a MS a melhorar o OS dela pras telas de toque.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.816
Reações
23.086
Pontos
1.053
A linha Surface até aguenta rodar umas coisinhas, mas não é pra isso, definitivamente. E ser sincero contigo, eu acho grande. O Surface Pro 7 tem 12 pol, tablet pra mim tem que ser 10 pol no máximo.

Pra ser justo, o desenvolvimento do Surface acabou obrigando a MS a melhorar o OS dela pras telas de toque.
sim sim, mas lembro q os surfaces de entrada davam um pau nos atom. tio bill tinha todo um mercado q ta preso até hj com a apple.
apesar de ser muito dificil hj em dia cruzar com alguem com ipad.
pessoal por alguma razão se acostumou com tela pequena, um tamanho ideal pra mim seria de 8 pol.
mas não sei se as telonas portateis voltam, não com a realidade aumentada por aew.
apesar do google glass ter flopado.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.587
Pontos
849
Acho que não. Os aparelhos são caros porque essas empresas nunca tiveram escala e vão continuar não tendo.
O que a gente tem que torcer é que o Steam Deck acabe trazendo outras empresas que consigam entrar na economia de escala...uma Dell da vida, uma Samsung...aí beleza.
Se essas empresas entrarem deve ser mais prático eles simplesmente comprarem alguma dessas empresas menores e dar continuidade ao desenvolvimento.

Tipo o Facebook que simplesmente comprou a empresa inteira do Oculus Rift ao invés de criar tudo do zero.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.816
Reações
23.086
Pontos
1.053
Se essas empresas entrarem deve ser mais prático eles simplesmente comprarem alguma dessas empresas menores e dar continuidade ao desenvolvimento.

Tipo o Facebook que simplesmente comprou a empresa inteira do Oculus Rift ao invés de criar tudo do zero.
quase xorei , qdo soube que o reptiliano comprou a oculus.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
sim sim, mas lembro q os surfaces de entrada davam um pau nos atom. tio bill tinha todo um mercado q ta preso até hj com a apple.
apesar de ser muito dificil hj em dia cruzar com alguem com ipad.
pessoal por alguma razão se acostumou com tela pequena, um tamanho ideal pra mim seria de 8 pol.
mas não sei se as telonas portateis voltam, não com a realidade aumentada por aew.
mas não tão perto , ja que o google glass tb flopou.

Os primeiros Surface ainda usavam Atom, mas já era aquele que veio depois do Bay Trail...Cherry Trail, acho. Foi quando começou a ficar minimamente aceitável. Antes era aqueles troço, N270 que era single-core, teve o D525 que era dual e que era usado com uma 9400M no Nvidia Ion, etc. Até lembrar dói, era ruim demais, demais.

O que matou o mercado na minha opinião foram os telefones cada vez maiores. No fim das contas acabou se confundindo com o tablet e as pessoas deixaram de ver sentido no aparelho.

Meu primeiro tablet foi de 10 pol, com Tegra 2 e Android. Eu achei pesado. Aí peguei um de 7 pol com Android também e achei pequeno. Aì passei pra 8 com Bay Trail e Windows. Depois passei pra 8.9.
No fim das contas voltei pra 10, com Windows, mas é um i5 2C/4T e 8GB, aí a experiência fica bem, bem mais fluída.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
Se essas empresas entrarem deve ser mais prático eles simplesmente comprarem alguma dessas empresas menores e dar continuidade ao desenvolvimento.

Tudo startup chinesa desorganizada pra c***lh0. Nem inglês os filhos da put* sabem usar direito. É tanto trabalho que, no duro, não sei nem se compensa.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.587
Pontos
849
Tudo startup chinesa desorganizada pra c**lho. Nem inglês os filhos da put sabem usar direito. É tanto trabalho que, no duro, não sei nem se compensa.
Ai que entra as Tencent da vida ou Xiaomi.

Até pq esses cornos adoram usar código open source comercialmente sem tornar o próprio código open source, mas nada acontece simplesmente pq "China".
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.816
Reações
23.086
Pontos
1.053
Os primeiros Surface ainda usavam Atom, mas já era aquele que veio depois do Bay Trail...Cherry Trail, acho. Foi quando começou a ficar minimamente aceitável. Antes era aqueles troço, N270 que era single-core, teve o D525 que era dual e que era usado com uma 9400M no Nvidia Ion, etc. Até lembrar dói, era ruim demais, demais.

O que matou o mercado na minha opinião foram os telefones cada vez maiores. No fim das contas acabou se confundindo com o tablet e as pessoas deixaram de ver sentido no aparelho.

Meu primeiro tablet foi de 10 pol, com Tegra 2 e Android. Eu achei pesado. Aí peguei um de 7 pol com Android também e achei pequeno. Aì passei pra 8 com Bay Trail e Windows. Depois passei pra 8.9.
No fim das contas voltei pra 10, com Windows, mas é um i5 2C/4T e 8GB, aí a experiência fica bem, bem mais fluída.
maquinão.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
Ai que entra as Tencent da vida ou Xiaomi.

Até pq esses cornos adoram usar código open source comercialmente sem tornar o próprio código open source, mas nada acontece simplesmente pq "China".

Ah, mas Tencent e Xiaomi são outro nível - de escala, digo. Elas conseguiriam fazer mais barato.
Eí elas nem precisariam meter nada demais, bota o mesmo Steam OS e boas.


Sim, dei sorte de pegar antes da pandemia. Hoje seria absolutamente inviável.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.282
Reações
10.871
Pontos
753
Esse ProtonDB usam aí? Como é a compatibilidade, perda de performance? Só cheguei a usar Wine para rodar alguns jogos Windows no Linux no passado, além da perda de performance era uma b*sta conseguir fazer funcionar alguns jogos. Alguns sem chance, problema para rodar vídeos dos jogos, etc. Nesse sentido o Proton é uma enorme evolução em relação ao Wine?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
Esse ProtonDB usam aí? Como é a compatibilidade, perda de performance? Só cheguei a usar Wine para rodar alguns jogos Windows no Linux no passado, além da perda de performance era uma b*sta conseguir fazer funcionar alguns jogos. Alguns sem chance, problema para rodar vídeos dos jogos, etc. Nesse sentido o Proton é uma enorme evolução em relação ao Wine?

 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.297
Reações
3.796
Pontos
1.039
Esse ProtonDB usam aí? Como é a compatibilidade, perda de performance? Só cheguei a usar Wine para rodar alguns jogos Windows no Linux no passado, além da perda de performance era uma b*sta conseguir fazer funcionar alguns jogos. Alguns sem chance, problema para rodar vídeos dos jogos, etc. Nesse sentido o Proton é uma enorme evolução em relação ao Wine?

O Proton usa o Wine, mas sim a evolução nos últimos 2 anos foi realmente enorme e está se chegando ao ponto onde praticamente não há perda de performance e a maioria dos jogos roda muito bem. No entanto ainda estão trabalhando nos jogos que utilizam sistemas anti-cheat como PUBG e outros que ainda não funcionam.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.469
Reações
4.793
Pontos
1.299
Topo Fundo