- Mensagens
- 50.365
- Reações
- 175.965
- Pontos
- 2.234
Provavelmente vai ter mais flexibilidade pois vai ser possível que escolher configurações graficas como um PC, mas imagino que o sistema já vai rodar no seu limite já no modo portátil, pois segundo eles a prioridade era entregar alta performance no modo que imaginam que o console vai ser mais utilizado, ao contrário do Switch que teve que priorizar mais duração da bateria por limitações da época e dava pra puxar mais processamento de forma segura na tomada.
Pelo menos foi isso que deu a entender da entrevista do cara da Valve pra PCGamer, que até teve bastante repercussão:
The Steam Deck will not boost performance while docked
Unlike the Nintendo Switch, the Steam Deck will perform the same both in handheld and docked modes.www.pcgamer.com
Estar no limite do TDP não quer dizer que o sistema vai rodar no limite, isso depende da aplicação/jogo. Haverão configurações recomendadas pra manter um piso de desempenho, mas você vai poder fuçar do jeito que quiser.
Rodar Crysis é uma coisa, em situações de estresse os clocks vão pro talo. Mas se o cara rodar, sei lá, Shovel Knight, vai ter o TDP de 15W todo liberado mas o sistema vai consumir só o que precisar.
O Deck já vem em 7nm, o Switch era 20nm, a revisão agora eu acho que é 16. É um put* salto nessa questão de consumo e autonomia. Se conseguissem produzir um X1 em 7nm a bateria ia durar umas dez horas. E console é sistema fechado, parte-se do princípio de que o usuário não faz a menor ideia de configurações gráficas - e, via de regra, não faz mesmo. Ainda assim, alguns jogos dão certa liberdade hoje em dia...como eu disse, o Warframe do Switch tem algumas opções gráficas configuráveis e algumas dão impacto considerável no framerate.