Bill eu estava pensando nisso ontem cara.
Assisti alguns vídeos no youtube de RTX3080 rodando em 4k em alguns games e EM TODOS fica na média de 60-70FPS em 4k (com exceção desses games mais leves como forza e etc que bate 120fps). Ai eu pensei, porra, nunca vou fazer uso dos 144hz do meu monitor nesse jeito, pois o que adianta eu jogar a 60fps em 4k em um monitor 144hz sendo que a placa não consegue chegar nem próximo disso.
Acho que vale mais a pena pegar a 3080 mas manter o meu monitor que é a 1440p que já acho uma excelente resolução e assim eu consigo jogar games no máximo e com os frames próximos dos 144hz do que a 60fps em 4k.
Conseguir usar 144fps em 4K você não vai mesmo, até porque nem para 1080p existe máquina capaz de fazer 144fps em todos jogos, pois existe uma série de limitações antes de poder atingir essa taxa de quadros, mas o que o pessoal visa hoje no momento é o refresh rate alto + VRR, para trazer fluidez aos jogos, estão diretamente relacionados.
Há uma tecnologia sendo desenvolvida para chegar no mainstream (e não só em softwares/hardwares específicos) que ela é parecida com a reprojeção usada no Uncharted 4 por exemplo, a Amplificação de Framerate, mas isso é para daqui uns anos. Um dos incentivos para o desenvolvimento da tecnologia é tornar viável utilização do VRR + Realidade Virtual, sem causar problemas saúde/enjoo aos usuários além de permitir altas taxas de framerate sem precisar ter uma GPU forte para isso, é o equivalente ao que o DLSS faz pela Resolução e Construção de Imagem, só que agora voltado para os framerates.
Lembrem-se:
Em termos de fluidez...
(60Hz ou) 75Hz + VRR << (100Hz ou) 120Hz + VRR << 144Hz (ou 165Hz) + VRR << 240Hz (ou 280Hz) + VRR << 360Hz + VRR
Mesmo utilizando o mesmo frame rate.
Só essa imagem do scroll do mouse, já explica porque o stutter é severo em 60Hz enquanto que conforme você vai subindo o refresh rate, ele vai diminuindo até se tornar imperceptível ao olho humano. Cada "lacuna" entre os ponteiros do mouse, pode ser considerado 1 quadro e/ou um possível stutter, além disso a distância entre os "ponteiros do mouse" também é a capacidade do tempo de reação dos comandos enviados pelos periféricos (input lag) seja ele mouse, teclado, controle, volante, guitarra, etc.
Não existe.
Não vale a pena pensar nisso hoje. Estão fora da realidade. Até porque não existe equipamento que consiga rodar games em 4k recentes acima dos 100 FPS então eles imaginam que pessoas que buscam isso são endinheirados. Sugiro que aquiete o facho e aguarde mais 1 ou 2 anos para fazer essa troca. Tecnologia mais madura e consequentemente preços melhores.
Ainda assim se está curioso essa lista tem alguns:
These are the best 4K gaming monitors to consider if you're ready to upgrade your gaming experience.
www.tomshardware.com
Alguns que chegam a ter onde vender aqui no BR estão acima dos
10k.
As próprias TVs com HDMI 2.1 já fazem 4K 120Hz mas como eu disse, há uma série de limitações antes de poder atingir os 120fps. Fora que por enquanto é inviável produzir ao mainstream (monitores e TVs mais baratos já com a nova tecnologia), principalmente porque eles ainda querem desovar o estoque de produtos HDMI 1.4/2.0