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[Tópico oficial Digital Foundry] Minecraft RTX Beta em mãos: como o Path-Tracing significa uma grande mudança nos jogos

Mausypon

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Mark Cerny:


"Existe energia suficiente para que a CPU e a GPU possam rodar nos limites de 3,5 GHz e 2,23 GHz, não é o caso que o desenvolvedor tenha que optar por rodar um deles mais devagar."

Podemos deitar por terra o argumento que o PS5 é um Console de 9TFlops.

Bah , prefiro acreditar nos especialistas caixistas da OS. Esses engenheiros de consoles não entendem poha nenhuma :coolface
 

Charles Bukowski

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Bah , prefiro acreditar nos especialistas caixistas da OS. Esses engenheiros de consoles não entendem poha nenhuma :coolface

Eu prefiro é aguardar os reviews, sou igual São Tomé, briga de fanboys e promessas de vendedores já estou calejado. Cerny não será o primeiro e nem o último a superestimar seu produto, sobretudo quando se fala de números. E já frisei o meu ceticismo sobre isso, nem é consumo, nem dissipação térmica (ok, um pouco, mas se a AMD cumprir a promessa de consumo com RDNA 2.0...), até o momento o processo litográfico de ambos os consoles será o N7 da TSMC, que já são usados atualmente mas Radeon com RDNA 1.0 e nenhuma placa comercial utiliza clocks tão altos mesmo com WC. Então em se tratando de um APU não consigo ver as coisas assim de maneira tão simples (a chave aqui é “variable”, não “fixe”, então há todos os motivos para se levantar suposições), os consoles atuais não utilizam clocks mais conservadores a toa.

Mas, bem, até lá ambas as empresas podem usar N7+ da TSMC dando vazão para isso.


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Marcelodoom

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Eu prefiro é aguardar os reviews, sou igual São Tomé, briga de fanboys e promessas de vendedores já estou calejado. Cerny não será o primeiro e nem o último a superestimar seu produto, sobretudo quando se fala de números. E já frisei o meu ceticismo sobre isso, nem é consumo, nem dissipação térmica (ok, um pouco, mas se a AMD cumprir a promessa de consumo com RDNA 2.0...), até o momento o processo litográfico de ambos os consoles será o N7 da TSMC, que já são usados atualmente mas Radeon com RDNA 1.0 e nenhuma placa comercial utiliza clocks tão altos mesmo com WC. Então em se tratando de um APU não consigo ver as coisas assim de maneira tão simples (a chave aqui é “variable”, não “fixes”, então há todos os motivos para se levantar suposições), os consoles atuais não utilizam clocks mais conservadores a toa.

Mas, bem, até lá ambas as empresas podem usar N7+ da TSMC dando vazão para isso.


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Será que se fosse tão simples assim, precisaria usar o SmartShift ? Por que não fazer tudo num clock fixo de uma vez ?
Acreditam no Cerny na questão do clock boost e variável e desacreditam a memoria ram separada do Series X. No final, cada um quer puxar sardinha para o próprio lado.
 

Pinguim 55

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Sabe o que estou um pouco preocupado.

2,2 Ghz aparentemente é uma frequência bem alta, logo vai aquecer, logo precisará de um bom sistema de refrigeração.

Sony nunca foi muito boa nesta parte, logo tenho a impressão que o PS5 será bem barulhento.
 

Charles Bukowski

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Será que se fosse tão simples assim, precisaria usar o SmartShift ? Por que não fazer tudo num clock fixo de uma vez ?
Acreditam no Cerny na questão do clock boost e variável e desacreditam a memoria ram separada do Series X. No final, cada um quer puxar sardinha para o próprio lado.

Eu fui um dos que apostou que a Sony deu um boost nesses clocks de última hora, eu acho é que eles não achavam que a Microsoft miravam tão alto dessa vez.

De qualquer forma o console parece ser muito bem pensado no geral, eles focaram muito no SSD e na controladora exclusiva para se comunicar rapidamente com o resto do sistema, que não deve custar barato e para não elevar o preço do console foram conservadores na GPU (que mesmo com 36 CU's não é pouca coisa, é um belo salto para o PS4 original).
 

João Ritzel

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Para que usar 3,5GHz de CPU e 2,20 de GPU quando estiver no menu do jogo?ou olhando o mapa ,ou em seções de gameplayer mais leves sem inimigos, ou quando for um jogo indie bem simples de 1 TFlops?Esse é o conceito dessa implementação ...não usar energia a toa.

A idéia é super inteligente... E é esperar que corra tudo bem e o resto do sistema de dissipação de calor seja bom na hora que realmente precisar em ocasiões mais pesadas.
 
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Megazordi64

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Control vs DLSS 2.0: Pode 540p equiparar a uma qualidade de 1080p? Ray Tracing em sua plenitude numa RTX 2060?


 

Megazordi64

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PQP que tecnologia incrível essa em...

O custo benefício é bem extraordinário e pode ser bem interessante na nextgen.
 

[[Solid_Snake]]

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PQP que tecnologia incrível essa em...

O custo benefício é bem extraordinário e pode ser bem interessante na nextgen.

Quando falo que quase nenhum jogo vai ser 4K nativo na next-gen, aliás, até no PC a galera vai começar a usar DLSS a rodo, pq é muito melhor rodar no Ultra 60fps com DLSS dessa qualidade ai, do que 4K nativo com o jogo no médio por exemplo.
 

Arikado Sama

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Quando falo que quase nenhum jogo vai ser 4K nativo na next-gen, aliás, até no PC a galera vai começar a usar DLSS a rodo, pq é muito melhor rodar no Ultra 60fps com DLSS dessa qualidade ai, do que 4K nativo com o jogo no médio por exemplo.

Pois é.
Tem carinha REALMENTE ACREDITANDO QUE TUDO VAI RODAR 4K RT.

Principalmente a turma do Xbox, que acha que o SX vai ser coisa de outro mundo a frente do Ps5.

Mesma conversa de quando saiu o xonex, até hoje não vi nada no xonex que faça frente ao uncharted 4, isso levando em conta o ps4 fat mesmo.

Poder não adianta de nada, se não tiver otimização e estúdios caprichosos.
 

Arikado Sama

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Control vs DLSS 2.0: Pode 540p equiparar a uma qualidade de 1080p? Ray Tracing em sua plenitude numa RTX 2060?




Bizarro! 540p ficou mais nítido e melhor no geral que o próprio 1080p nativo!

O bom dessa ferramenta (se não for exageradamente pesada) vai ser possível alocar mais recursos em outras áreas.

Quem sabe mais fps, fisicas melhores, AI melhor e etc..
 

XINTSUAI2

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Como essa Radeon Image Shappering da AMD se compara em relação ao DSLL da Nvidia em resultados práticos?
 

Arikado Sama

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Bizarro! 540p ficou mais nítido e melhor no geral que o próprio 1080p nativo!

O bom dessa ferramenta (se não for exageradamente pesada) vai ser possível alocar mais recursos em outras áreas.

Quem sabe mais fps, fisicas melhores, AI melhor e etc..


E vou ainda mais além!! Como a Nintendo tem relações com a Nvidia, seria uma mão na roda, tal solução para dar uma "caprichada" na resolução de um switch 2.0.

:kluv
 
D

Deleted member 248528

Como essa Radeon Image Shappering da AMD se compara em relação ao DSLL da Nvidia em resultados práticos?

Esse DLSS aí é a versão 2.0, que é muito superior à anterior. A AMD não tem nada que se compare, ao menos por enquanto.
 

marcgtsr

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Bizarro! 540p ficou mais nítido e melhor no geral que o próprio 1080p nativo!

O bom dessa ferramenta (se não for exageradamente pesada) vai ser possível alocar mais recursos em outras áreas.

Quem sabe mais fps, fisicas melhores, AI melhor e etc..
Eu testei aqui, vou testar mais... tanto na tela full hd (com render 900p feito pelo .txt do game) quanto na tela 4k (render fullhd ou pouco menor e saida em 1440p)


É excelente em geral, porem em alguns momentos o efeito quebra... e tem um serrilhados brabos correndo pela tela. Muito ruins, bem distrativos, nao se compara a rodar em 1440p nativo na minha opiniao, mas depois testo melhor... usando uma 2060super aqui
 

T1mp4s

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Control vs DLSS 2.0: Pode 540p equiparar a uma qualidade de 1080p? Ray Tracing em sua plenitude numa RTX 2060?



Finalmente um shitworks transformado em algo realmente útil, usarei com vigor na minha próxima placa que será nvidia.
Tomara que todos os jogos já venham com o suporte.
 

T1mp4s

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Eu testei aqui, vou testar mais... tanto na tela full hd (com render 900p feito pelo .txt do game) quanto na tela 4k (render fullhd ou pouco menor e saida em 1440p)


É excelente em geral, porem em alguns momentos o efeito quebra... e tem um serrilhados brabos correndo pela tela. Muito ruins, bem distrativos, nao se compara a rodar em 1440p nativo na minha opiniao, mas depois testo melhor... usando uma 2060super aqui
Acredito que essa não seja a versão definitiva ainda, talvez na versão 3.0 isso seja totalmente corrigido.
 

fr3d

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Como essa Radeon Image Shappering da AMD se compara em relação ao DSLL da Nvidia em resultados práticos?
Aqui foi com DLSS mais antigo... a tecnologia da AMD é muito boa também, mas não tem algo que se compare com o novo DLSS da Nvidia(por enquanto). Provavelmente haverá bastante melhorias com RDNA2/Navi2x e RT integrado das novas placas e consoles. As desenvolvedoras da Sony ou MS também poderão usar essa tecnologia com outras técnicas e ter ganhos incríveis, é esperar pra ver.
 
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D

Deleted member 248528

- Ponto negativo do DLSS 2.0: com zoom de 800%, percebe-se alguns pequenos artefatos, e algumas alterações na nitidez.

- Ponto positivo do DLSS 2.0: aumento de 130% na performance.

Realmente, essa tecnologia é ainda mais revolucionária do que o próprio Ray Tracing.

Em se tratando de um hipotético Nintendo Switch 2, lá por volta de 2022~2023, seria possível, com um DLSS 3.0 bem otimizado, rodar ports de PlayStation 5 em 540p com upscaling para 1080p, em modo portátil, e 1080p com upscaling para 4K, em modo TV.
 

Slayer-X ®

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Bizarro! 540p ficou mais nítido e melhor no geral que o próprio 1080p nativo!

O bom dessa ferramenta (se não for exageradamente pesada) vai ser possível alocar mais recursos em outras áreas.

Quem sabe mais fps, fisicas melhores, AI melhor e etc..
Em que momento no vídeo comparam 540x1080p? Só vi 1080x4k

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firmino_666

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Esperando Control lançar para PC na steam, pra eu testar isso ae
 

Sr. Anonymous

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Esse tal de DLSS não seria uma tecnologia que tem o mesmo objetivo do checkboard do PS4 Pro que a galera mete o pau?

Por mim o PS5 poderia continuar com a mesma tecnologia pra garantir os 60fps e melhorar outros aspectos, ao invés de buscar os 4k nativos.
 

Oh Dae-su

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Para que usar 3,5GHz de CPU e 2,20 de GPU quando estiver no menu do jogo?ou olhando o mapa ,ou em seções de gameplayer mais leves sem inimigos, ou quando for um jogo indie bem simples de 1 TFlops?Esse é o conceito dessa implementação ...não usar energia a toa.

A idéia é super inteligente... E é esperar que corra tudo bem e o resto do sistema de dissipação de calor seja bom na hora que realmente precisar em ocasiões mais pesadas.

Por um motivo muito simples, gargalo.
Sabe quando não tem nada no mapa e do nada aparece um monte de inimigos e vc ve aquele gargalo lindo?? Pois é, é pra isso

Então o que não tem ai e inteligencia, é economia mesmo.
 

marcgtsr

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Acredito que essa não seja a versão definitiva ainda, talvez na versão 3.0 isso seja totalmente corrigido.
Pois é, tá mais pra 1.0 essa versão. Essa numeração da NVIDIA é pra parecer que não mentiram lá no lançamento...
Testei aqui e em tô jogando com output em 1440p mesmo na C9, fica mais estável... Travei em 49 fps com gsync. Uma pena minha vga ficar fazendo barulho sempre que o fan vai a 100% achei que era coil wining mas é o fan mesmo. Mas até que fica comparável a outros games modernos. Dlss da uma bela condensada. Tô renderizando um tiquinho abaixo de full HD 960p
 

Danilo Souza

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Tomara que o esquema da AMD evolua igual o DLSS, pra não me arrepender de ter pego uma RX. :kcry
 

Catarse*

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Sempre falei mal do dlss, porque, ao invés de entregar placas com hardware mais potente, a NVidia resolver apelar pra inteligência artificial.

Mas valeu a pena coletarem dados dos usuários, o trabalho ficou impressionante.

Pena que não funciona em qualquer jogo
 
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Deleted member 248528

Esse tal de DLSS não seria uma tecnologia que tem o mesmo objetivo do checkboard do PS4 Pro que a galera mete o pau?

Por mim o PS5 poderia continuar com a mesma tecnologia pra garantir os 60fps e melhorar outros aspectos, ao invés de buscar os 4k nativos.

Tanto DLSS quando checkerboarding são técnicas de reconstrução de imagens. Ainda existem outras.

Esse vídeo faz um excelente resumo sobre o assunto, e as vantagens do DLSS sobre todas as outras técnicas:




O diferencial do DLSS é o uso dos Tensor Cores, exclusivos da linda GeForce RTX. É um conjunto de hardware e software dedicados para essa finalidade.
 
Foi editado por um moderador:

konata

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Eu sinto do fundo do meu coração que todo esse papo de potência não importa sony exclusivos fodalhões iria pra água abaixo se a Sony virasse totalmente o jogo e revelasse que o PS5 é mais potente
Só ia ter sonista se gabando dos oito trilhões de teraflops e dos 320GB de RAM que nem os caixotistas estão se gabando.
Se for pra ostentar hardware, que deixe pra galera do pcmasterace.
 

Charles Bukowski

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Esse tal de DLSS não seria uma tecnologia que tem o mesmo objetivo do checkboard do PS4 Pro que a galera mete o pau?

Por mim o PS5 poderia continuar com a mesma tecnologia pra garantir os 60fps e melhorar outros aspectos, ao invés de buscar os 4k nativos.

Mas por que metem o pau no checkerboard? Eu particularmente acho que ele funciona muito bem, consigo perceber claramente seus ganhos justamente porque meu monitor 4k não possui Integer Scalling (sem qualquer tipo de upscalling como as TV’s).


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Soldado!

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Mas por que metem o pau no checkerboard? Eu particularmente acho que ele funciona muito bem, consigo perceber claramente seus ganhos justamente porque meu monitor 4k não possui Integer Scalling (sem qualquer tipo de upscalling como as TV’s).


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Tudo e-penis. Nem sei por que a gente entra nesse tipo de discussão. Deve ser porque é divertido mesmo, mas na prática é irrelevante.

Óbvio que ninguém quer jogar com gráficos ou fps merdas, mas a diferença realmente será muito pouca, assim como é hoje.

Potência de console é overrated assim como exclusivos também o são. Um checkerboard bem feitinho engana bem e exclusivos é muito questão de gosto/acesso aos jogos.

Por exemplo, ontem zerei o Gears 5. Mas achei o Gears of War 4 muito melhor mas eu estou curtindo MESMO é jogar Guacamelee no cooperative com o meu filho de 7 anos.

Sempre bato na mesma tecla: hoje em dia não importa o sistema que escolher, sempre vai ter mais jogos do que conseguirá jogar.
 

Urso da Coca Cola

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RE3 Remake rodei a demo no ultra em 1440p no PC e ficou mais bem feito e nítido que os 1800p da versão PS4 Pro que testei aqui tb, será que foi por conta desse DLSS novo ?
 
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