O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

[Tópico Oficial] VestibulandOS 2019 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Skill_Floor

Veterano
Reações
591
Pontos
143
Povo, vi um vídeo no YouTube (Dudow) sobre métodos de estudos. Desprezando o marketing da plataforma, fiquei um pouco curioso com o que ele falou, que no caso seria resolver exercícios antes de estudar a teoria. É bem oposto do tradicional e queria saber se algum de vocês já fizeram desse jeito.

Enviado de meu Redmi Note 3 usando o Tapatalk
Isso só funciona se você tem um conhecimento prévio da matéria (Ex. Aula).

Skill_Floor

Veterano
Reações
591
Pontos
143
Para concluir a matrícula estou precisando do "Certidão de regularidade da Situação do CPF", isto é equivalente à "Comprovante de Situação Cadastral no CPF" ou "CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS" ?

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
3.755
Pontos
303
Povo, vi um vídeo no YouTube (Dudow) sobre métodos de estudos. Desprezando o marketing da plataforma, fiquei um pouco curioso com o que ele falou, que no caso seria resolver exercícios antes de estudar a teoria. É bem oposto do tradicional e queria saber se algum de vocês já fizeram desse jeito.

Só se você souber do conteúdo, mas ai vem a falsa sensação de que se resolvemos a questão e acertamos, então não precisamos estudar. Sou mais o modo tradicional, estudar e resolver.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
3.458
Pontos
303

Não faça isso! O Enem tá mudando muito. Um exemplo foi esses últimos 2 anos. Aconselho ir pelas teorias, simulados e questoes do ENEM, de outros vestibulares, livros e etc. Isso funciona apenas se o cara tiver uma ótima bagagem - se for o seu caso, aí sim seria uma boa ideia. Mas é sempre bom revisar... tem alguns pontos que acabamos esquecendo. E atenção, faça muito simulado.

heitoroliveira

Veterano
Reações
363
Pontos
104
Não faça isso! O Enem tá mudando muito. Um exemplo foi esses últimos 2 anos. Aconselho ir pelas teorias, simulados e questoes do ENEM, de outros vestibulares, livros e etc. Isso funciona apenas se o cara tiver uma ótima bagagem - se for o seu caso, aí sim seria uma boa ideia. Mas é sempre bom revisar... tem alguns pontos que acabamos esquecendo. E atenção, faça muito simulado.
Sim sim, voltei pro "tradicional" mesmo. Acredito que é o que funciona melhor pra mim. Programei um simulado por semana usando uma prova de vestibular das bancas que vou fazer e a partir do segundo semestre, do Enem e simulados no mesmo estilo. Descansei uns 10 dias só, n consegui ficar parado huehuehue. Vamo que vamo, 2019 é nosso. A propósito, tenho que parabenizar o @Maladino. Peguei umas questões da UFPR, e sem condição. Você é gigante só por ter ido pra segunda fase, cara. Tenho certeza que esse ano a aprovação vem.

AMDark

Habitué da casa
Reações
135
Pontos
78
Olá pessoal, esqueci de comentar, fui aprovado no Mestrado de Genética e Biologia Molecular na UESC em Ilhéus-BA, em setembro do ano passado.

Dicas de como estudei:
Leitura de conteúdo especifico "entendendo tudo" antes de partir para o próximo tópico. É como uma construção, se o pilar ficar fraco, os próximos andares podem ruir.
Criação de Flash Cards com resumos do conteúdo e recordação diárias e semanais através destes cards.
Resolução de Exercícios do conteúdo. A prática de resolução de questões ajudam muito a ficar atento as pegadinhas e também gera a posibilidade de você observar as deficiências do conteúdo estudado e também de seu aprendizado nestes. Sou muito adepto desta prática tanto que tenho um site voltado a este assunto (em minha assinatura).

Nunca paguei cursinho, sempre fui autodidata.

Espero que meu relato possa vir ajudar vocês a conquistarem suas vagas.

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
3.755
Pontos
303
Olá pessoal, esqueci de comentar, fui aprovado no Mestrado de Genética e Biologia Molecular na UESC em Ilhéus-BA, em setembro do ano passado.

Dicas de como estudei:
Leitura de conteúdo especifico "entendendo tudo" antes de partir para o próximo tópico. É como uma construção, se o pilar ficar fraco, os próximos andares podem ruir.
Criação de Flash Cards com resumos do conteúdo e recordação diárias e semanais através destes cards.
Resolução de Exercícios do conteúdo. A prática de resolução de questões ajudam muito a ficar atento as pegadinhas e também gera a posibilidade de você observar as deficiências do conteúdo estudado e também de seu aprendizado nestes. Sou muito adepto desta prática tanto que tenho um site voltado a este assunto (em minha assinatura).

Nunca paguei cursinho, sempre fui autodidata.

Espero que meu relato possa vir ajudar vocês a conquistarem suas vagas.
Realmente, você falou tudo!

Mas deixe-me perguntar uma coisa, você fez biomedicina/biologia?

heitoroliveira

Veterano
Reações
363
Pontos
104
E aí meu povo, todos firmes pra mais um ano de cursinho? Não é fácil não, mas vamos pra cima!

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
4.714
Pontos
459
Eu fui "passei" (Pré-selecionado) no ProUni de uma faculdade particular aqui pra Medicina. Estou enviando os documentos ainda (Muita coisa pra juntar) pra ver se vai dar certo.

O meu medo é que ficamos demasiadamente na tampa da renda, é tipo 1,50001 sálarios mínimos percapita. Espero que não dê problema. Também tenho medo de encrencarem por termos dois carros na família (Dois carros lixosos).

Mesmo passando eu ainda vou prestar novamente pra UFPR no fim do ano.

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
3.755
Pontos
303
O ruim é que tenho poucas horas por dia para estudar, dai tenho que usar livro mesmo, por ele eu escolho onde aprofundar e qual ritmo estudar. Geografia como estudei bem ano passado, irei só revisar e focar nas partes de solos e atmosfera (clima). Ter poucas horas livres por dia para estudar é tenso.

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
3.755
Pontos
303
Somos 2. Tô usando as apostilas do Hexag dnv, sozinho. Até prefiro, pra falar a verdade. Assinei o Imaginie pra redação e bora pra cima.

Eu prefiro por livro mesmo, pois não tenho tempo para ir ao cursinho (sem falar o óbvio $$) e tenho como ajustar o tempo de dedicação para cada matéria. Vamos ao sucesso cara, quero ver no próximo ano os nossos nomes e o da galera na parte dos "Aprovados" na primeira página deste tópico.

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
4.714
Pontos
459
Pois é, vai dar ruim no ProUni... A renda na prática deu menos de 1,5 salários mínimos, mas meu pai tem um patrimônio recente de uma decisão trabalhista que é incompatível com o programa...

Consegui uma vaga no FIES também, mas teria de ir morar em outra cidade e ainda pagar 900 conto de mensalidade+seguro+taxa pq medicina é uma puta paga que o valor fica acima do máximo financiado.

Olha vou dizer pra vocês que eu jurei que não ia ficar chateado... Mas eu cheguei a passar mal com isso.

Cinite

Habitué da casa
Reações
229
Pontos
78
Pois é, vai dar ruim no ProUni... A renda na prática deu menos de 1,5 salários mínimos, mas meu pai tem um patrimônio recente de uma decisão trabalhista que é incompatível com o programa...

Consegui uma vaga no FIES também, mas teria de ir morar em outra cidade e ainda pagar 900 conto de mensalidade+seguro+taxa pq medicina é uma puta paga que o valor fica acima do máximo financiado.

Olha vou dizer pra vocês que eu jurei que não ia ficar chateado... Mas eu cheguei a passar mal com isso.
Força mano, é assim mesmo.. se tiver condições tenta fazer esse FIES, e até faz o enem novamente
O valor desses cursos de medicina eu acho meio fora da realidade também, aqui na minha cidade é uma cidade pequena, faculdade nova, e o curso está quase 8k

SMARTchaser

Habitué da casa
Reações
289
Pontos
73

Cara, o que aconteceu ? Suas notas foram sinistras de boa, pq não conseguiu passar ? É ampla?

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
4.714
Pontos
459
Cara, o que aconteceu ? Suas notas foram sinistras de boa, pq não conseguiu passar ? É ampla?
A nota do resto da concorrência foi mais sinistra ainda. Eu nunca vi as notas de corte tão altas assim.

No prouni mesmo ali, tinha gente na lista com 850 de média simples.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
3.458
Pontos
303
O foda do FIES é que o valor da graduação varia de semestre a semestre. E medicina sempre foi um curso superfaturado. Não entendo o motivo de custar 8k nos primeiros semestres. Se vc tiver condições aconselho a ir, mas é bom pensar a longo prazo, tipo se poder concluir o curso na particular, parcelas mais altas no futuro e etc (mals pela negatividade, mas pode acontecer). Ah, e outra coisa, é muito fácil perder o FIES durante a graduação... um aumento anormal na renda já pode ser suficiente... O Prouni tá sem chance mesmo?

Ultima Edição:

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
3.458
Pontos
303
Um canal pra história:

Estou vendo a parte básica de naturezas pelo menos neste mês - estou super apertado. Vcs acham de boa estudar humanas por vídeo aulas? Ano passado foi por livro mas comeu muito tempo!

Skill_Floor

Veterano
Reações
591
Pontos
143
Um canal pra história:

Estou vendo a parte básica de naturezas pelo menos neste mês - estou super apertado. Vcs acham de boa estudar humanas por vídeo aulas? Ano passado foi por livro mas comeu muito tempo!
Pra estudar humanas usando apostilas você precisa ter conhecimento prévio, caso contrário a absorção de conteúdo será capado.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
3.458
Pontos
303
Pra estudar humanas usando apostilas você precisa ter conhecimento prévio, caso contrário a absorção de conteúdo será capado.
Sim. Pra humanas, pra quem não sabe tanto, indico livro didático. Mas no meu caso já tenho uma base e ano passado estudei pelo livro didático. Faltou apenas a história do Brasil (a partir de 1929), Geografia Quimica, Geografia Fisica. Este ano verei as que não deu tempo pelo livro didático. FIlosofia e Sociologia serão por video aula e trocentos exercicios.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
3.458
Pontos
303
História é legal, mas a parte de pré história (principalmente a de Roma) é meio chato. Muitos nomes e etc. Por sorte que no Enem só cai uma - e olha lá- questao deste assunto. Mas irei baixar, já já, umas 100 questões sobre a pré história. E partir pra próxima.

Saco mesmo vai ser a parte de filosofia. Sociologia até entra, mas filosofia :8

SMARTchaser

Habitué da casa
Reações
289
Pontos
73
História é legal, mas a parte de pré história (principalmente a de Roma) é meio chato. Muitos nomes e etc. Por sorte que no Enem só cai uma - e olha lá- questao deste assunto. Mas irei baixar, já já, umas 100 questões sobre a pré história. E partir pra próxima.
Será q 100 questões para humanas é exagerado não?

JackDeWitt

Veterano
Reações
617
Pontos
128

Saco mesmo vai ser a parte de filosofia. Sociologia até entra, mas filosofia :8
Desculpa te corrigir, mas o período romano é categorizado como história antiga. Pré história é o período que compreende o paleolítico e o neolítico. A partir do surgimento da escrita ao final do neolítico, temos o início do período da história antiga que de acordo com os historiadores, começa com as civilizações mesopotâmicas, egito, fenícios, hebreus e persas, seguido por gregos e por último romanos, com a queda de roma ocidental em 476d.c encerrando por fim a história antiga.

Lembrando que essa só é classificação convencional escolhida para o EM e vestibulares.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
3.458
Pontos
303
Desculpa te corrigir, mas o período romano é categorizado como história antiga. Pré história é o período que compreende o paleolítico e o neolítico. A partir do surgimento da escrita ao final do neolítico, temos o início do período da história antiga que de acordo com os historiadores, começa com as civilizações mesopotâmicas, egito, fenícios, hebreus e persas, seguido por gregos e por último romanos, com a queda de roma ocidental em 476d.c encerrando por fim a história antiga.

Lembrando que essa só é classificação convencional escolhida para o EM e vestibulares.
Opa! Acabei confundindo, huasas. Valeu pelo toque.

Polla el niño

Ser evoluído
Reações
60
Pontos
28
Galera, estou testando o site do stoodi, e coloquei no plano de estudos que pretendo estudar 20h por semana. Mas apareceram poucas vídeo aulas na minha rotina de estudos pra assistir, parece até que estou estudando muito menos que 20horas semanais (e eu conferi pra ver se tinha selecionado o tempo errado) . Será que é melhor colocar pra estudar 40h por semana então, mesmo não tendo tempo pra estudar tanto assim? Posso mudar isso dps? Pq eu não achei como mudar nas configurações