O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

[Tópico Oficial] VestibulandOS 2019 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Polla el niño

Habitué da casa
Reações
159
Pontos
53
Enviei duas redações para correção no projeto redação sábado da semana passada e até hj não corrigiram elas, como faço pra reclamar com eles?

Polla el niño

Habitué da casa
Reações
159
Pontos
53
Opa, valeuzão pelo Wall (haushauhsuas)! Mas tipo, eu refleti muito e vi que seria mais vantajoso terminar a graduação atual, depois de formado iria tentar medicina. Não adianta eu ficar na faculdade, trabalhando e tentando medicina ao mesmo tempo. Sou ampla, e pouco tempo pra me dedicar. Já cogitei em largar o curso, e foi sem sucesso... Faltam apenas 2 / 3 anos pra terminar o curso. Acho que vou adiar um pouco o lance de medicina...

Tá sendo foda ver os colegas da minha turma fazendo o TCC, e eu aqui...

Mas não desisti, apenas vou adiar...
Mano, você já pensou em pegar fies? Talvez até compense

Polla el niño

Habitué da casa
Reações
159
Pontos
53
Enviei duas redações para correção no projeto redação sábado da semana passada e até hj não corrigiram elas, como faço pra reclamar com eles?
Acabaram de corrigir elas e eu estou muito animado e triste ao mesmo tempo, pois em uma redação eu alcancei 920 pontos, mas na outra eu consegui apenas 760. Estou bem animado com a redação de 920, porém, sei que não posso errar no enem e tirar uma nota tão baixa como a segunda redação, isso me deixa um pouco angustiado. Ainda mais porque a redação que tirei nota baixa era sobre desastres ambientais, um tema que provavelmente cairá no enem.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.229
Pontos
303
Mano, você já pensou em pegar fies? Talvez até compense
Cara, é muito complicado também... FIES pra ampla, aqui no meu estado, é fora de cogitação... Além que as faculdades de medicina custam mais 9k / mês por aqui...
Nem com FIES de 100% eu conseguiria, não teria grana pra pagar o excedente.
Acabaram de corrigir elas e eu estou muito animado e triste ao mesmo tempo, pois em uma redação eu alcancei 920 pontos, mas na outra eu consegui apenas 760. Estou bem animado com a redação de 920, porém, sei que não posso errar no enem e tirar uma nota tão baixa como a segunda redação, isso me deixa um pouco angustiado. Ainda mais porque a redação que tirei nota baixa era sobre desastres ambientais, um tema que provavelmente cairá no enem.
Usei o imaginie mes passado... numa fiz 920, outras 880, 840 ... Mas usando a mesma estrutura.

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
6.793
Pontos
459
@Maladino vc já tinha cogitado medicina antes dos seus 30 anos? (vc tem 29 ne?)
Tô com 30 agora. (As vezes eu falo que tenho 29, mas é porque eu realmente esqueço kkkkk).

Então, cogitar eu já até tinha cogitado. Mas foi só "pensar no assunto" mesmo. Antigamente eu cogitava mais seriamente engenharia biomédica ou engenharia de bioprocessos, mas engenharia biomédica praticamente não existia no país e bioprocessos eu conheci um pessoal que me advertiu sobre as minhas expectativas na área.

Eu só comecei a cogitar medicina mais seriamente lá entre 2014 e 2016. Eu trabalhei bastante com empresa farmaceutica e hospital fazendo serviço de design gráfico e tive a oportunidade de conversar com vários médicos(as) e enfermeiros(as). Eu tenho uns parentes (não próximos) que são médicos e fui atrás pra conversar com eles e acabei decidindo tentar medicina. Em 2017 eu tentei mas foi meio porra louca.

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
6.793
Pontos
459
Então gente, aproveitando pra postar um pouco como anda as coisas aqui.

Estou focando bastante nas exatas. Biologia e química pra mim é mais coisa de dar uma revisadinha mesmo. Tá tranquilo e estou confiante. Em física eu peguei as áreas que deixei a desejar ano passado e estou descendo o cacete. Matemática eu continuo com o mesmo problema em inequação, to pensando em pagar um professor particular pra isso quando começar a revisão pré UFPR no meu cursinho.

História eu praticamente não estudei o ano inteiro... Acho que a minha base é sólida, consigo fazer todos os exercícios normalmente e é mais questão de revisar e aprofundar alguns assuntos. Nas próximas semanas vou dar uma focada em história pra ver se tem alguma pendência.

No geral tudo está bem. O que está me incomodando é a parte de português, sou péssimo em gramática (Entendo como usar as coisas, minhas redações vão bem, mas eu simplesmente tenho dificuldade com explicar e fazer uso das normas nessas questões de múltipla escolha).

Até antes de começar a revisão meu plano é usar meu material de semiextensivo que eu tenho da Positivo e cruzar com o que eu tenho do cursinho e revisar a matéria integralmente. Na revisão vou acompanhar a revisão normal do cursinho e vou fazer uma revisão paralela focada nos temas que geralmente caem na UFPR.

z NukeMars z

Larva
Reações
12
Pontos
3
Pessoal, tô com uma dúvida na minha cabeça e quero a opinião do pessoal daqui que manja de vest

Em termos da matemática cobrada no ENEM, vocês acham que, a essa altura do ano, vale a pena estudar conteúdos como Trigonometria, Logaritmo, Matrizes e Geometria Analítica? Fiz uma análise aqui, e, apesar desses conteúdos caírem na prova, o número de questões é bem pequeno. Penso que talvez seria mais jogo deixar eles de lado, assim sobraria mais tempo pra fazer provas antigas e revisar os conteúdos principais da prova com listas de exercícios... O que acham?

Se eu ir pra prova dominando a fundo apenas os principais tópicos (Matemática básica, conjuntos, funções, geometria plana, espacial, PA e PG, análise combinatória, estatística e probabilidade), dá pra acertar umas 30+ questões? Lembrando que quero medicina numa federal aqui do Sul.

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
6.793
Pontos
459
Pessoal, tô com uma dúvida na minha cabeça e quero a opinião do pessoal daqui que manja de vest

Em termos da matemática cobrada no ENEM, vocês acham que, a essa altura do ano, vale a pena estudar conteúdos como Trigonometria, Logaritmo, Matrizes e Geometria Analítica? Fiz uma análise aqui, e, apesar desses conteúdos caírem na prova, o número de questões é bem pequeno. Penso que talvez seria mais jogo deixar eles de lado, assim sobraria mais tempo pra fazer provas antigas e revisar os conteúdos principais da prova com listas de exercícios... O que acham?

Se eu ir pra prova dominando a fundo apenas os principais tópicos (Matemática básica, conjuntos, funções, geometria plana, espacial, PA e PG, análise combinatória, estatística e probabilidade), dá pra acertar umas 30+ questões? Lembrando que quero medicina numa federal aqui do Sul.
Aí depende, no mínimo você precisa ter noções né? Até porque Trigonometria (E em menor relevância logaritmo) tem relevância em natureza também.

Mas a menos que você esteja totalmente zerado de conteúdo eu não acho que demore muito pra estudar esses temas nem que seja o basicão. Talvez matriz que demore mais, mas é mais porque demora ficar construindo matriz.

Se eu fosse você tentava pelo menos dar uma estudada em trigonometria, até chegar ali nas equações trigonométricas pelo menos.

z NukeMars z

Larva
Reações
12
Pontos
3
Aí depende, no mínimo você precisa ter noções né? Até porque Trigonometria (E em menor relevância logaritmo) tem relevância em natureza também.

Mas a menos que você esteja totalmente zerado de conteúdo eu não acho que demore muito pra estudar esses temas nem que seja o basicão. Talvez matriz que demore mais, mas é mais porque demora ficar construindo matriz.

Se eu fosse você tentava pelo menos dar uma estudada em trigonometria, até chegar ali nas equações trigonométricas pelo menos.
Pois é mano, mas tipo, Trigonometria só cai o basicão MESMO em Natureza, coisa de saber as relações Trigonométricas no triangulo retângulo e saber os valores dos cossenos e senos no máximo, até onde eu tenho visto. O Log a mesma coisa, geralmente só cai em alguma questão isolada de química, se cair, geralmente naqueles cálculos loucos de PH.

Não sou zerado de conteúdo, vi Trigonometria bem no meu E.M, apesar de não lembrar nada. Log idem. O que eu ratiei mais foi Matrizes, não sei muita coisa mas pelo que eu vejo não é um assunto complicado.

87961

Larguei essa dúvida aqui por causa desses números ai hahaha

O SAS fez uma análise das provas desde 2009 até 2016 (inclusive segundas aplicações), analisando em matemática 720 questões, e se tu fizer os cálculos vai ver que de Trigonometria só cairam 8 questões, e Matrizes caiu 1 questão nos 8 anos. Levando em conta que eles fizeram as porcentagens pela soma das questões das duas aplicações da prova, se generalizarmos e considerarmos apenas a Primeira aplicação da prova, caíram cerca de 4 questões de trigonometria em 8 anos. Levando em consideração que Trigonometria principalmente é um assunto BEM extenso, será que realmente vale a pena estudar isso, sendo que a probabilidade de cair é baixíssima, e se cair será apenas uma questão? No meu caso, se eu fizer umas 35 em Matemática (Talvez uns 30 já faria o trabalho, mas miro no 35+ pra ter aquela margem de segurança), já vai servir pra passar na Federal que eu quero, visto que a nota que o TRI de exatas dá é ABSURDA, e uma questão de um assunto considerado extenso e difícil não alteraria consideravelmente a minha nota final.
Por outro lado, os assuntos/questões fáceis e recorrentes contam muito mais.

Uma coisa que me intrigou foi Análise Combinatória (Sempre achei a matéria mais cabeluda de todas e tinha a ilusão de que caia bastante no ENEM), em 8 anos, somando as duas modalidades de prova, caíram apenas 16 questões. Se generalizarmos de novo, dá cerca de 1 questão por ano na prova ''principal''. Louco né? Huahushauhauh

Em fim, vou pensar bem aqui, se sobrar tempo vou ver o basicão dessas paradas ai só pra lucrar uma questãozinha se vier algo muito mole na prova.

Ultima Edição:

z NukeMars z

Larva
Reações
12
Pontos
3
@Maladino teria como você postar alguma redação que você fez? Gostaria de pegar algumas dicas estruturais hehe

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Não sou o mano que tu citou, mas se quiser posso postar algumas minhas aqui. Tirei 960 em 2017 e 940 ano passado (tive sorte de estudar com uma das melhores professoras de redação do meu estado no colégio), posso mandar os espelhos delas e mais umas fotos de algumas dos zilhões de redações que eu fiz pro cursinho hsahdasjdsa

Qualquer dúvida de texto podem mandar no pv tbm, tenho uma noção boa dessa área e talvez consiga ajudar alguém a melhorar a nota nessa parte vital do ENEM.

heitoroliveira

Veterano
Reações
400
Pontos
104
Não sou o mano que tu citou, mas se quiser posso postar algumas minhas aqui. Tirei 960 em 2017 e 940 ano passado (tive sorte de estudar com uma das melhores professoras de redação do meu estado no colégio), posso mandar os espelhos delas e mais umas fotos de algumas dos zilhões de redações que eu fiz pro cursinho hsahdasjdsa

Qualquer dúvida de texto podem mandar no pv tbm, tenho uma noção boa dessa área e talvez consiga ajudar alguém a melhorar a nota nessa parte vital do ENEM.
Opa, ficaria agradecido. Redação é treino e prática, quanto mais modelos bons, melhor.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk

Boboyo²

Bam-bam-bam
Reações
2.099
Pontos
248

Pourra vou querer isso aí tbm hein

Por favor

z NukeMars z

Larva
Reações
12
Pontos
3
Links uteis pra estudar redação:

Cartilha de Redação do Lucas Felpi com 30+ redações nota mil do ENEM 2018 > http://estaticog1.globo.com/2019/03/27/CartilhaRedacaoaMilLucasFelpi.pdf

Manual de Redação dos aprovados em Medicina na UFSCPA com 30+ redações 900+ > https://ia601504.us.archive.org/19/items/guiaderedacao.pdffinal/GUIA DE REDAÇÃO.pdfFINAL.pdf

Drive do Lucas Felpi com modelos de redação, formulários, etc >https://drive.google.com/drive/folders/1jkdyobYMfUfpqkyx7HJU_5jDBw6_3JLZ

Cartilha de redação do ENEM > Fiquem de olho que está o INEP vai liberar o manual até o dia 27 de setembro com todas as instruções e mudanças para a redação desse ano!

Modelo
de redação do Felpi (Nota mil ano passado):

87971