O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

[Tópico Oficial] VestibulandOS 2020 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Magnus Chases

Habitué da casa
Reações
103
Pontos
78
Se tu escolher física e optar por carreira acadêmica também terás estabilidade financeira(certamente vai demorar mais), mas é possível escolher eng. Aerospacial e fazer pós-graduação em fisica
Talvez tenha um caminho que eu possa fazer cursar física e de algum modo trabalhar na área de foguetes?(Estou em dúvida)

Sent from my Moto G using Tapatalk

juvebrit80

Bam-bam-bam
Reações
2.132
Pontos
303
Meus camaradas, tristeza total por aqui.....

"Cravei" 380 na redação......380.....inacreditáveis 380 :facepalm:facepalm:facepalm:facepalm

Tudo por água abaixo, um ano inteiro reduzido por essa nota da redação. Sabe-se lá qual será a argumentação que vai constar no espelho, mas creio que vão alegar desvio total do tema. Devem ter zerado duas ou três competências da minha redação. Não sei nem o que pensar......travei total quando acessei a página....

E pensar que consegui subir relativamente bem toda a nota da parte objetiva do Enem.....

Alguém tem conhecimento se algum recurso via judicial surtiu efeito nos anos anteriores? Dificilmente mudaria algo num primeiro momento, tendo em vista que o Sisu já é a semana que vem, porém, dependendo da argumentação do espelho/vista pedagógica que vão liberar sabe-se lá quando, penso em tentar algum tipo de recurso pensando no Sisu do meio do ano........

Bati na trave da segunda fase da USP, no travessão da segunda da Unicamp, e agora esse lance bizarro da redação do Enem.......tô desnorteado ao extremo....

É isso gurizada, na torcida por todos vocês!! Força....

Amanhã, quarta e quinta provas de bolsa......:rox:rox

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Reações
18.072
Pontos
734
sempre fui da opinião que redações deveriam ser EXTINTAS de concursos públicos, por ser impossível ter uma avaliação verdadeiramente objetiva delas.

Quando fiz, acertei 142 pontos (mais ou menos, sei que era um pouco mais de 140).

A redação fiquei com uma nota bem medíocre, mas o que me salvou foi o fato dela ter tido peso 1 num total de 11 pesos no meu curso.

nem digo que minha nota foi injusta, porque eu mesmo achei minha redação meio bosta; mas a subjetividade disso é inaceitável. Isso deveria acabar de vez.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.621
Pontos
303
galera, uma amiga fez o enem nos dois dias e no segundo está como AUSENTE. Será que é possível o Inep ter errado? Acho difícil.
O que pode ter acontecido é dele ter esquecido de assinar algo ou o carinha da sala não marcar a presença na folhinha. O foda é que o Sisu já é semana que vem, e como hj já é sexta, já reduz a chance dele provar. Mas tente ligar pro Inep e explicar a situação.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.621
Pontos
303

"Cravei" 380 na redação......380.....inacreditáveis 380 :facepalm:facepalm:facepalm:facepalm

Tudo por água abaixo, um ano inteiro reduzido por essa nota da redação. Sabe-se lá qual será a argumentação que vai constar no espelho, mas creio que vão alegar desvio total do tema. Devem ter zerado duas ou três competências da minha redação. Não sei nem o que pensar......travei total quando acessei a página....

E pensar que consegui subir relativamente bem toda a nota da parte objetiva do Enem.....

Alguém tem conhecimento se algum recurso via judicial surtiu efeito nos anos anteriores? Dificilmente mudaria algo num primeiro momento, tendo em vista que o Sisu já é a semana que vem, porém, dependendo da argumentação do espelho/vista pedagógica que vão liberar sabe-se lá quando, penso em tentar algum tipo de recurso pensando no Sisu do meio do ano........

Bati na trave da segunda fase da USP, no travessão da segunda da Unicamp, e agora esse lance bizarro da redação do Enem.......tô desnorteado ao extremo....

Redação no Enem sempre achei o ponto mais aleatório no Enem. O cara pode se dedicar, mas corre o risco de ter uma nota não condizente com o que fez. E tem linguagens que também desestimula também. No meu caso, eu dependo 90% do Enem. A estadual daqui, pra quem é ampla, só acertando 90% da prova + 100% da redação.

Eu esperava e não esperava uma nota razoável na redação. Fico até feliz com meus 840. Mas tenho medo de ano que vem não alcançar isso.
Mas fiquei 3 anos preso em 720. Este ano meti 2 alusões históricas e mudei a estrutura do desenvolvimento. Acho que foi isso que me ajudou.

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
7.863
Pontos
459

Que droga cara, mas acho que nem existe como entrar com recurso. Pelo menos eu tentei ano passado e não consegui.

Por um acaso você caiu na armadilha de girar o texto em cima de fakenews?

Skool

Bam-bam-bam
Reações
1.887
Pontos
254
Maladino, se não rolar federal, vai pegar FIES?
Se for o caso, parabéns pq com esta nota creio que já esteja aprovado.

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
7.863
Pontos
459
Maladino, se não rolar federal, vai pegar FIES?
Se for o caso, parabéns pq com esta nota creio que já esteja aprovado.

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
É mais provável que eu pegue uma publica nos cafundós do juda, porque deve ser mais barato me mudar do que pagar mesmo com um desconto foda do FIES.

Mas vou analisar bem as possibilidades entre domingo e terça (estou na praia até amanhã).

O complicado do FIES é que mesmo com um financiamento de 75% por exemplo, ainda custaria milhares de reais dependendo da faculdade.

juvebrit80

Bam-bam-bam
Reações
2.132
Pontos
303
Que droga cara, mas acho que nem existe como entrar com recurso. Pelo menos eu tentei ano passado e não consegui.

Por um acaso você caiu na armadilha de girar o texto em cima de fakenews?
Eu utilizei um exemplo das eleições dos EUA e a "interferência" Russa....., mas não limitei a redação a isso. O que não fiz foi citar enfaticamente a questão dos algorítimos, etc.....
Sei lá, não faço ideia do que pode ter acontecido. O fato é que esse ano já era. Nota perdida até mesmo para um possível Fies....

Mas já foi....

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
4.616
Pontos
303
Eu utilizei um exemplo das eleições dos EUA e a "interferência" Russa....., mas não limitei a redação a isso. O que não fiz foi citar enfaticamente a questão dos algorítimos, etc.....
Sei lá, não faço ideia do que pode ter acontecido. O fato é que esse ano já era. Nota perdida até mesmo para um possível Fies....

Mas já foi....
A redação queria saber como o algoritmo interferia na vida do usuário, o modo de como o sistema induz ele a mudar de ideia ou a receber coisas do interesse dele.

Se você listou e ainda relacionou tudo isso que eu disse com a falta de privacidade, pode ter certeza que você merecia uma nota boa. Mais se citou algo a ver com fake news... é, realmente é complicado.

Breno brN

Larva
Reações
11
Pontos
3
A redação queria saber como o algoritmo interferia na vida do usuário, o modo de como o sistema induz ele a mudar de ideia ou a receber coisas do interesse dele.

Se você listou e ainda relacionou tudo isso que eu disse com a falta de privacidade, pode ter certeza que você merecia uma nota boa. Mais se citou algo a ver com fake news... é, realmente é complicado.
fake news podia ser citado, porém não aprofundadamente

juvebrit80

Bam-bam-bam
Reações
2.132
Pontos
303

Sim, segui por esse caminho, porém não citando diretamente o algorítimo, mas estava lá, subentendido ( pelo visto os corretores não entenderam assim....)..
Isso é o que me deixa chateado, não ter acesso a vista pedagógica já no ato da liberação da nota. Isso seria a prova real a meu favor ( ou não ), mas ainda assim encerraria essa angústia.

Agora é esperar liberarem o espelho, mas na real até desencanei......certamente esse episódio vai me fazer evoluir e estou disposto a aprender com ele!! Faz parte.

Aos poucos percebo uma real evolução no meu aprendizado, tô fixando o conhecimento de uma maneira bacana, sólida.....tô mandando muito bem em linguagens, humanas e biologia......agora é manter esse lado e encarar de frente meu semianalfabetismo em exatas.

De uma forma ou de outra vai dar certo!! :rox:rox:rox:rox:rox:rox

Magnus Chases

Habitué da casa
Reações
103
Pontos
78
Olá, preciso de conselhos(ou de onde encontrar conselhos).Física na UFMG ou USP?(USP possui como desvantagem a distância)

(O que eu quero entender é se diferença é notável na carreira(qual universidade oferece maior apoio e oportunidades ao estudante no decorrer do curso) se algum indivíduo tiver que escolher entre as duas)

Grato pelo conselho .

Ultima Edição:

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
4.616
Pontos
303
fake news podia ser citado, porém não aprofundadamente
Associar fake news ao tema proposto não seria tão interessante. A prova queria saber como em si o "algoritmo" conseguia dar sugestões capazes de agradar e mudar a ideia de uma pessoa, e falar sobre fake news, ao meu ver, não seria de tanta relevância. Fake news é mais relacionado ao compartilhamento de notícias falsas, e só, e só por isso eu evitaria só em pensar em citar isso.

Daria para falar também de inteligência artificial também.

Como eu disse em novembro, o tema foi da hora e tão bom quando a da Lei Seca, por possuir vários caminhos para seguir.

Sim, segui por esse caminho, porém não citando diretamente o algorítimo, mas estava lá, subentendido ( pelo visto os corretores não entenderam assim....)..
Isso é o que me deixa chateado, não ter acesso a vista pedagógica já no ato da liberação da nota. Isso seria a prova real a meu favor ( ou não ), mas ainda assim encerraria essa angústia.

Agora é esperar liberarem o espelho, mas na real até desencanei......certamente esse episódio vai me fazer evoluir e estou disposto a aprender com ele!! Faz parte.

Aos poucos percebo uma real evolução no meu aprendizado, tô fixando o conhecimento de uma maneira bacana, sólida.....tô mandando muito bem em linguagens, humanas e biologia......agora é manter esse lado e encarar de frente meu semianalfabetismo em exatas.

De uma forma ou de outra vai dar certo!! :rox:rox:rox:rox:rox:rox
Cara, sinceramente, é complicado isso. É uma nota que não tem como tirar, ou o cara tira 400 ou zera mesmo. Tenta ver o espelho o mais rápido possível, pois, como eu disse, é um tema que ou você segue sem fugir totalmente ou foge totalmente.

Mas sem tristeza, a vida é assim mesmo, a gente vai aprendendo e aperfeiçoando as nossas técnicas; nós somos seres inteligentes por isso!
Vai tentar algum vest esses dias?
Vai tentar novamente o Enem?

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
4.616
Pontos
303
Olá, preciso de conselhos(ou de onde encontrar conselhos).Física na UFMG ou USP?(USP possui como desvantagem a distância)

(O que eu quero entender é se diferença é notável na carreira(oportunidades ao longo do curso) se algum indivíduo tiver que escolher entre as duas)

Grato pelo conselho .

Sou ignorante ao ponto de levar em consideração o nome da instituição ao nível de qualidade dela, mas se fosse no meu caso ia de USP(Digo isso pq até aqui a galera acha o nível da USP TOP TOP TOP). Essa pergunta é pessoal, então cabe você respondê-la.

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
7.863
Pontos
459
Associar fake news ao tema proposto não seria tão interessante. A prova queria saber como em si o "algoritmo" conseguia dar sugestões capazes de agradar e mudar a ideia de uma pessoa, e falar sobre fake news, ao meu ver, não seria de tanta relevância. Fake news é mais relacionado ao compartilhamento de notícias falsas, e só, e só por isso eu evitaria só em pensar em citar isso.

Daria para falar também de inteligência artificial também.

Como eu disse em novembro, o tema foi da hora e tão bom quando a da Lei Seca, por possuir vários caminhos para seguir.
Fake news daria pra usar como exemplo em conjunto com algoritmo, por exemplo o fato do algoritmo jogar notícias falsas que se adequem ao perfil do leitor com o intuito de promover/perpetuar uma certa opinião/comportamento. Mas fake news é algo bem batido já, seria mais interessante trazer algo novo.

Mas o importante mesmo é que o tema principal da redação gire em cima do algoritmo, se não girar em cima disso acho que começa a entrar em fuga do tema.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.621
Pontos
303
Eu citei algoritmo e como ele molda o conteúdo para determinado perfil. Só não fiz 900+ devido o meu vocabulário. Este ano espero melhorar neste quesito.

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
7.863
Pontos
459
Eu citei algoritmo e como ele molda o conteúdo para determinado perfil. Só não fiz 900+ devido o meu vocabulário. Este ano espero melhorar neste quesito.
Eu usei teoria da comunicação e o fato de emissor e meio estarem se fundindo e como isso dá bastante poder para que o emissor editore o conteúdo do meio (pelo algoritmo).

Eu me dei bem, mas fiquei com o cu na mão porque na minha introdução, na última frase, eu falei um treco largado e que eu contradigo depois.

Agora é torcer pelo SISU.

Se tudo der ruim eu vou ver se consigo uma bolsa de estudos de novo no cursinho.

Mas to achando que vai dar boa no SISU, pelo menos baseado nos cortes do ano passado.

juvebrit80

Bam-bam-bam
Reações
2.132
Pontos
303
Cara, sinceramente, é complicado isso. É uma nota que não tem como tirar, ou o cara tira 400 ou zera mesmo. Tenta ver o espelho o mais rápido possível, pois, como eu disse, é um tema que ou você segue sem fugir totalmente ou foge totalmente.

Mas sem tristeza, a vida é assim mesmo, a gente vai aprendendo e aperfeiçoando as nossas técnicas; nós somos seres inteligentes por isso!
Vai tentar algum vest esses dias?
Vai tentar novamente o Enem?
Algum fiscal não foi com a minha cara e rasurou toda a minha redação :coolface
Falando sério, não sei o que se passou....

Agora é voltar com energia redobrada para a maratona de estudos até o fim do ano. O desafio pela frente vai ser bacana: Enem, USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, Famema e Famerp

Breno brN

Larva
Reações
11
Pontos
3
Galera, não sei se aqui é o local ideal para perguntar isso.

Qual vocês acham ser melhor: UNIFESP - Sao Jose dos campos (Ciencia e Tecnologia e Engenharia da Computação) ou UNESP - Bauru (Ciencia da Computação)?

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
4.616
Pontos
303
Fake news daria pra usar como exemplo em conjunto com algoritmo, por exemplo o fato do algoritmo jogar notícias falsas que se adequem ao perfil do leitor com o intuito de promover/perpetuar uma certa opinião/comportamento. Mas fake news é algo bem batido já, seria mais interessante trazer algo novo.

Mas o importante mesmo é que o tema principal da redação gire em cima do algoritmo, se não girar em cima disso acho que começa a entrar em fuga do tema.
Até poderia, mas eu não contaria como algo muito bom para citar. Fakenews está mais pelo fato do compartilhamento de notícias que tendem a se repercutir com mais facilidade, e não é algo que depende muito de um algoritmo que sugira isso para você. E é por isso que eu não citei isso.

Eu citei as propagandas direcionadas e a falta de privacidade (um bom ponto para citar também). Só não fiz 800/900 pq não coloquei essas frases que muitos colocam e também porque eu cometi erros grotescos de gramática.

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
4.616
Pontos
303
Algum fiscal não foi com a minha cara e rasurou toda a minha redação :coolface
Falando sério, não sei o que se passou....

Agora é voltar com energia redobrada para a maratona de estudos até o fim do ano. O desafio pela frente vai ser bacana: Enem, USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, Famema e Famerp
Cara, realmente é estranho isso. HAHA

Mas dessa vez será até mais fácil, porque você já possui uma base boa por ter estudado o ano passado. Eu queria ter essas possibilidades de vests para fazer, mas para mim só tenho o Enem e a UECE; vou ver se viajo a um estado próximo para fazer o vestibular, isso se eu juntar uma graninha boa.

Sr. Auditor

Bam-bam-bam
Reações
5.809
Pontos
303
Eu fico olhando a modalidade cotas, e é uma burocracia danada pra comprovar renda, pedem até extrato bancário, apesar que eu ralei pra comprovar quando ganhei a bolsa integral do ProUni, acho que vou de ampla concorrência, mesmo eu sendo de escola pública. Pela minha análise dos últimos 3 vestibulares, nas cotas pegaria primeira chamada na cota de renda, na ampla ficaria numa segunda chamada marota, contando com a sorte.

O povo aqui em casa não tem carteira assinada, as rendas são instáveis. Igual a minha atualmente.

Eai, quem já entrou por cotas na universidade? É muito difícil comprovar?

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

Ultima Edição:

Maladino

Bam-bam-bam
Reações
7.863
Pontos
459
Até poderia, mas eu não contaria como algo muito bom para citar. Fakenews está mais pelo fato do compartilhamento de notícias que tendem a se repercutir com mais facilidade, e não é algo que depende muito de um algoritmo que sugira isso para você. E é por isso que eu não citei isso.

Eu citei as propagandas direcionadas e a falta de privacidade (um bom ponto para citar também). Só não fiz 800/900 pq não coloquei essas frases que muitos colocam e também porque eu cometi erros grotescos de gramática.
Olha, eu discordo um pouco que citação de frase melhore a nota. O importante é fazer uma boa contextualização e fazer essa contextualização ser relevante no texto.

Se não me engano tem até no manual do INEP que citação genérica pode denegrir a nota.

Eu fico olhando a modalidade cotas, e é uma burocracia danada pra comprovar renda, pedem até extrato bancário, apesar que eu ralei pra comprovar quando ganhei a bolsa integral do ProUni, acho que vou de ampla concorrência, mesmo eu sendo de escola pública. Pela minha análise dos últimos 3 vestibulares, nas cotas pegaria primeira chamada na cota de renda, na ampla ficaria numa segunda chamada marota, contando com a sorte.

O povo aqui em casa não tem carteira assinada, as rendas são instáveis. Igual a minha atualmente.

Fiz pra escola pública só, sem ser por renda.

Tinha de autenticar o histórico/declaração no cartório só, sem nenhum problema.

Pra renda não é dificil, só é chato saber os documentos certinhos que eles pedem pra cada tipo de emprego.

Magnus Chases

Habitué da casa
Reações
103
Pontos
78
Alguem pode reafirmar isso?Se alguém matricular em um curso x e no meio do semestre cancelar a matricula e usar o Sisu(segundo semestre) consigo entrar em um curso Y?

Obrigado

Dr.Saber

Bam-bam-bam
Reações
4.616
Pontos
303
Olha, eu discordo um pouco que citação de frase melhore a nota. O importante é fazer uma boa contextualização e fazer essa contextualização ser relevante no texto.

Se não me engano tem até no manual do INEP que citação genérica pode denegrir a nota.

Pra renda não é dificil, só é chato saber os documentos certinhos que eles pedem pra cada tipo de emprego.
Cara, eu tenho que discordar mas aumenta sim. Uma boa citação pode render uns pontos a mais. Não sou só que digo, muitos dizem por ai também.

Sr. Auditor

Bam-bam-bam
Reações
5.809
Pontos
303
Cara, eu tenho que discordar mas aumenta sim. Uma boa citação pode render uns pontos a mais. Não sou só que digo, muitos dizem por ai também.
E eu que citei uma receita de pudim na minha argumentação e me safei de ter a redução zerada Hue.

juvebrit80

Bam-bam-bam
Reações
2.132
Pontos
303
Cara, realmente é estranho isso. HAHA

Mas dessa vez será até mais fácil, porque você já possui uma base boa por ter estudado o ano passado. Eu queria ter essas possibilidades de vests para fazer, mas para mim só tenho o Enem e a UECE; vou ver se viajo a um estado próximo para fazer o vestibular, isso se eu juntar uma graninha boa.
Tenta pedir isenção da taxa dos vestibulares. Vem pra sampa mano, faz uma vaquinha entre a família...vai juntando grana desde já. Acho que vale a pena..
Aqui na Medicina USP pinheiros todo ano tem processo seletivo pra galera fazer parte dos estudos em Harvard, tem oportunidade pra quem se dedica....
Na Unicamp tem uma espécie de dupla titulação no curso de Medicina, ou seja, pra quem é aprovado, ao final do curso o estudante sai como médico generalista e também com o título de doutorado ( doutorado direto, sem passar pelo mestrado )....

Quer queira, quer não, as públicas de Sampa ainda tem um peso muito grande na formação do aluno.
Vem pra cá que você vai curtir..

Maladino, meu camarada, tira uma dúvida por gentileza:
O histórico que você apresentou é aquele que vem todo o histórico com as notas, carga horária, etc, e na parte de trás consta uma espécie de certificado de conclusão também?

O meu é antigão.....do ano 2000 kkkkkkkkkkkkkkk
Fiz primeiro e segundo supletivo e o terceiro normal, tudo em pública.
Mas o supletivo fiz em outro estado ( mas consta no histórico o nome e tal ).
O teu está especificado certinho que as 3 séries foram cursadas em escola pública ou aparece alguma referência a escola pública apenas no nome da escola?

Ultima Edição:

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.621
Pontos
303

Rapaz é muito documento. Sou ampla, e só levo a identidade pra fazer a matrícula, hehe. Mas tenho amigos que levaram uma página lotada de documentos. Xerox por trás de xerox.