O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


The Callisto Protocol ficou bem abaixo da expectativa de vendas

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.658
Reações
7.373
Pontos
303
O estúdio claramente deu um passo maior que a perna e tá pagando por isso agora. Por isso que é foda iniciar uma franquia do zero citando que é "o novo jogo X", aí lança não chegando nem perto da qualidade do jogo comparado e cai no esquecimento rapidamente.

E aqui vemos que o pessoal do fórum manja nada mesmo, o jogo tem gráficos de ponta e vários atores hypados então é óbvio que saiu muito mais caro que o FF16 que é mais voltado pro cartunesco.
 

nando3d

Veterano
Mensagens
88
Reações
258
Pontos
133
O estúdio claramente deu um passo maior que a perna e tá pagando por isso agora. Por isso que é foda iniciar uma franquia do zero citando que é "o novo jogo X", aí lança não chegando nem perto da qualidade do jogo comparado e cai no esquecimento rapidamente.

E aqui vemos que o pessoal do fórum manja nada mesmo, o jogo tem gráficos de ponta e vários atores hypados então é óbvio que saiu muito mais caro que o FF16 que é mais voltado pro cartunesco.

FFXVI também tem gráficos de ponta, ser cartunesco ou realista é questão de escolha artística, não necessariamente implica em aumento de custos.

O jogo teve 7 anos de desenvolvimento, bota aí gasto com desenvolvimento, animação, mocaps, vozes, engine customizada. Aliás, o jogo tem várias vozes famosas. Na versão em inglês, são vozes de vários outros AAA. Já no Japão são Seyuus de animes grandes.

O marketing de FF16 foi grande também, tanto que uma reclamação que vi a respeito disso é que falavam desse jogo toda hora em todo lugar.

Já li por aí que FF16 custou 300 milhões pra Square Enix, mas não vi muita firmeza nesse rumor.

Callisto é estimado que custou cerca de $ 160 milhões. O fato do estúdio ser coreano e usarem UE4, jogo o valor de produção um pouco pra baixo, se comparado a outros AAA atuais.

 

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.658
Reações
7.373
Pontos
303
FFXVI também tem gráficos de ponta, ser cartunesco ou realista é questão de escolha artística, não necessariamente implica em aumento de custos.

O jogo teve 7 anos de desenvolvimento, bota aí gasto com desenvolvimento, animação, mocaps, vozes, engine customizada. Aliás, o jogo tem várias vozes famosas. Na versão em inglês, são vozes de vários outros AAA. Já no Japão são Seyuus de animes grandes.

O marketing de FF16 foi grande também, tanto que uma reclamação que vi a respeito disso é que falavam desse jogo toda hora em todo lugar.

Já li por aí que FF16 custou 300 milhões pra Square Enix, mas não vi muita firmeza nesse rumor.

Callisto é estimado que custou cerca de $ 160 milhões. O fato do estúdio ser coreano e usarem UE4, jogo o valor de produção um pouco pra baixo, se comparado a outros AAA atuais.

Deixa eu ver se entendi: vc tá querendo insinuar que FFXVI custou mais que o Callisto? :klolwtf
 

YSolaire

Bam-bam-bam
Mensagens
3.779
Reações
8.405
Pontos
453
O estúdio claramente deu um passo maior que a perna e tá pagando por isso agora. Por isso que é foda iniciar uma franquia do zero citando que é "o novo jogo X", aí lança não chegando nem perto da qualidade do jogo comparado e cai no esquecimento rapidamente.

E aqui vemos que o pessoal do fórum manja nada mesmo, o jogo tem gráficos de ponta e vários atores hypados então é óbvio que saiu muito mais caro que o FF16 que é mais voltado pro cartunesco.

Era só eles não gastarem com coisas desnecessárias tipo atores famosos para serem os rostos dos personagens.

Deve ter comido uma fatia muito grande só para colocar eles ai. Se eles tivessem começado com mais calma, usando somente o nome do criador de Dead Space teria sido um sucesso sem duvida, mas não importa o quão popular ou quão nostálgicos as pessoas estão com a franquia, nada vai pagar vc jogar dinheiro fora como os caras fizeram.

Sem falar que o jogo lançou quase que junto com o remake.

Mas discordo que os graficos de FF estão voltamos pro cartunesco. Ele tem é estilizado, mas ele se foca bem no "photo realista".
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.567
Reações
28.999
Pontos
1.103
Vale lembrar que os custos do FF são subsidiados por parcerias com a Sony e com a Epic, que cobrem os custos de diversas maneiras, fazendo com que a Square gaste pouca coisa do seu próprio bolso, tanto que o jogo já se pagou e o que vier é lucro.

Situação completamente diferente do Callisto Protocol, que até onde me lembro não foi "patrocinado" por ninguém, e dai os problemas que o estúdio dele vem sofrendo.
 


Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.658
Reações
7.373
Pontos
303
Era só eles não gastarem com coisas desnecessárias tipo atores famosos para serem os rostos dos personagens.

Deve ter comido uma fatia muito grande só para colocar eles ai. Se eles tivessem começado com mais calma, usando somente o nome do criador de Dead Space teria sido um sucesso sem duvida, mas não importa o quão popular ou quão nostálgicos as pessoas estão com a franquia, nada vai pagar vc jogar dinheiro fora como os caras fizeram.

Sem falar que o jogo lançou quase que junto com o remake.

Mas discordo que os graficos de FF estão voltamos pro cartunesco. Ele tem é estilizado, mas ele se foca bem no "photo realista".
Por mais que seja muito bonito, ainda sim a gente nota uma grande diferença principalmente em expressões faciais (que deve custar uma grana enorme pra produzir visto o trabalho que deve dar pra realizar).

Tem boatos que o TLOU2 custou 220 milhões de dólares e Horizon FW custou próximo disso também. Eu não vejo o FFXVI tendo o mesmo orçamento, tecnicamente as produções da Sony tem mais qualidade que ele. E tem o fato que o @Receita Federal citou acima, o marketing deve ter sido feito todo pela Sony por exemplo aí ja eliminaria um bom custo.

Mas enfim, uma pena esses dados nunca se tornarem públicos oficialmente, são coisas legais de saber e discutir com dados reais.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.567
Reações
28.999
Pontos
1.103
Tem boatos que o TLOU2 custou 220 milhões de dólares e Horizon FW custou próximo disso também. Eu não vejo o FFXVI tendo o mesmo orçamento, tecnicamente as produções da Sony tem mais qualidade que ele. E tem o fato que o @Receita Federal citou acima, o marketing deve ter sido feito todo pela Sony por exemplo aí ja eliminaria um bom custo.

Mas enfim, uma pena esses dados nunca se tornarem públicos oficialmente, são coisas legais de saber e discutir com dados reais.

Com ctz a Sony não pagou troco de pinga para a Square, que se viu tentada e convencida a abrir mão de toda uma base de vendas que poderia ser oriunda de multiplataforma ou de exclusividade do ecossistema Playstation, porém na modalidade crossgen. Não foi, e a Sony compensou a Square por lança-lo apenas para o PS5.

Do lado da Epic, ela deve pagar suficientemente bem para ter a exclusividade dele numa loja que tem péssima fama no ambiente PC Gamer.

Existe zero parâmetro de comparação com Callisto Protocol e com a grande maioria dos jogos lançados.
 

Night Sky

Bam-bam-bam
Mensagens
3.562
Reações
12.742
Pontos
453
eles trouxeram o criador do DEAD SPACE,

o mercado tava vivendo o oba oba dos remakes de RE,


tinha tudo pra dar certo.
A franquia Dead Space nunca foi lucrativa, a EA aceitou fazer duas continuações porque acreditou que a série tinha potencial para crescer, o que acabou não acontecendo. Veja o que os devs comentaram a respeito das vendas:

Speaking in 2017, Wilson said the game ultimately sold four million units worldwide, but the combined marketing and production budget together with fees to Microsoft and Sony meant Electronic Arts considered it a commercial failure.[29] Milham and Wanat, speaking in a 2018 retrospective on the series, said it sold similar numbers to the first game while costing more to make.[40]


Com esse histórico os caras acharem que podiam sair gastando a torto e a direito e ainda acreditar num sucesso de vendas que não aconteceu nem nos jogos anteriores foi muita ingenuidade deles achar que seria tão fácil assim.
 

Maze

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.460
Reações
10.149
Pontos
1.054
Esse é um jogo que parecia ter um potencial gigante.
Ai devem ter ficado com medo da concorrência e comparações com o remake do dead space e correram para lançar antes.
Ainda adotaram aquelas propostas de "vendemos mais cenas de morte e o final verdadeiro por DLC" achei um tiro no pé bem forte antes mesmo de lançar.
Eu ainda gostaria de jogar, mas só em uma promoção bastante agressiva.
 

nando3d

Veterano
Mensagens
88
Reações
258
Pontos
133
Deixa eu ver se entendi: vc tá querendo insinuar que FFXVI custou mais que o Callisto? :klolwtf

E porque não?

Custo de um game não é tão simples assim. Você está julgando apenas porque um jogo tem gráficos realistas, mas isso não significa que ele custou mais. Lhe dei os motivos que podem levar a isso.

Forspoken custou 100 milhões pra Square e é um jogo com um escopo bem menor que FFXVI.


Vale lembrar que os custos do FF são subsidiados por parcerias com a Sony e com a Epic, que cobrem os custos de diversas maneiras, fazendo com que a Square gaste pouca coisa do seu próprio bolso, tanto que o jogo já se pagou e o que vier é lucro.

Situação completamente diferente do Callisto Protocol, que até onde me lembro não foi "patrocinado" por ninguém, e dai os problemas que o estúdio dele vem sofrendo.

Epic? Não, a Epic apenas pagou pela exclusividade de FF7 Remake, mas foi isso. Esse dinheiro cobre apenas o custo de não ter sido lançado na Steam, ainda assim, a Square Enix se arrependeu, nunca mais fez contratos de exclusividade.

Já a parceria com a Sony, normalmente são voltadas ao desenvolvimento no Playstation e marketing na plataforma, mas isso é apenas uma fração dos custos.

Por mais que seja muito bonito, ainda sim a gente nota uma grande diferença principalmente em expressões faciais (que deve custar uma grana enorme pra produzir visto o trabalho que deve dar pra realizar).

Tem boatos que o TLOU2 custou 220 milhões de dólares e Horizon FW custou próximo disso também. Eu não vejo o FFXVI tendo o mesmo orçamento, tecnicamente as produções da Sony tem mais qualidade que ele. E tem o fato que o @Receita Federal citou acima, o marketing deve ter sido feito todo pela Sony por exemplo aí ja eliminaria um bom custo.

Mas enfim, uma pena esses dados nunca se tornarem públicos oficialmente, são coisas legais de saber e discutir com dados reais.

Boatos não, TLOU2 e HFW custaram isso mesmo, saiu nos documentos da FTC.

Sobre as expressões faciais, isso é facilitado pela UE4, que possui isso nativamente, por isso que falo que o fato do Callisto usar esse jogo, abate os custos. Esse é o motivo inclusive de vários estúdios estarem migrando para ela.

Já FFXVI, as coisas são feitas com engines proprietárias, que só eles usam, o que encarece um pouco a produção, pois qualquer um que entra na produção do jogo, precisa aprender a usar a engine deles do zero. E FFXVI tem bastante expressões visuais. Novamente, o estilo artístico não diminui o trabalho.

clive-jill.gif
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.296
Pontos
903
E porque não?

Custo de um game não é tão simples assim. Você está julgando apenas porque um jogo tem gráficos realistas, mas isso não significa que ele custou mais. Lhe dei os motivos que podem levar a isso.

Forspoken custou 100 milhões pra Square e é um jogo com um escopo bem menor que FFXVI.




Epic? Não, a Epic apenas pagou pela exclusividade de FF7 Remake, mas foi isso. Esse dinheiro cobre apenas o custo de não ter sido lançado na Steam, ainda assim, a Square Enix se arrependeu, nunca mais fez contratos de exclusividade.

Já a parceria com a Sony, normalmente são voltadas ao desenvolvimento no Playstation e marketing na plataforma, mas isso é apenas uma fração dos custos.



Boatos não, TLOU2 e HFW custaram isso mesmo, saiu nos documentos da FTC.

Sobre as expressões faciais, isso é facilitado pela UE4, que possui isso nativamente, por isso que falo que o fato do Callisto usar esse jogo, abate os custos. Esse é o motivo inclusive de vários estúdios estarem migrando para ela.

Já FFXVI, as coisas são feitas com engines proprietárias, que só eles usam, o que encarece um pouco a produção, pois qualquer um que entra na produção do jogo, precisa aprender a usar a engine deles do zero. E FFXVI tem bastante expressões visuais. Novamente, o estilo artístico não diminui o trabalho.

clive-jill.gif

O que aconteceu com sua conta que aparece como registrado há poucos dias?
 

Demi-fiend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.481
Reações
9.829
Pontos
754
Quem jogou o game, sabe me dizer se tem mapa no jogo, estou com umas duas horas de game e até agora não peguei nenhum mapa, estou achando isso estranho. Ele não tem back tracking?
To gostando do game, mas essa linearidade tá me deixando incomodado.
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.612
Reações
4.718
Pontos
353
Quem jogou o game, sabe me dizer se tem mapa no jogo, estou com umas duas horas de game e até agora não peguei nenhum mapa, estou achando isso estranho. Ele não tem back tracking?
To gostando do game, mas essa linearidade tá me deixando incomodado.
O jogo é linearzao mesmo, amigo.

Tem algumas rotas alternativas ou salas não fora da rota, mas no geral é linearzao.

Na epoca qd comecei a jogar, senti uma certa liberdade por causa dessas areas e por nao ter uma linha no chao pra ir seguindo como os dead space, mas depois vi que era pegadinha.

Dito isso, eu gostei mais dele do que do dead space remake
 

Demi-fiend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.481
Reações
9.829
Pontos
754
O jogo é linearzao mesmo, amigo.

Tem algumas rotas alternativas ou salas não fora da rota, mas no geral é linearzao.

Na epoca qd comecei a jogar, senti uma certa liberdade por causa dessas areas e por nao ter uma linha no chao pra ir seguindo como os dead space, mas depois vi que era pegadinha.

Dito isso, eu gostei mais dele do que do dead space remake
Ah bom saber. Que não vou mais criar expectativas enquanto a isso. Estava esperando determinado momento ele se abrir e rolar uns back tracking e tals, meio broxante isso. Mas tô gostando do jogo e vou continuar até terminar.
 

Anglōrum Saxum Rex

Ser evoluído
Mensagens
83
Reações
106
Pontos
33
Eu gostei do Protocol, tanto que comprei a DLC, o jogo está longe de ser ruim.
Cyberbug saiu MUITÍSSIMO pior, com diversas promessas não cumpridas, bugs escrotos para todo lado, e mesmo assim vendeu muito e hoje está bem melhor com as melhorias feitas em dois anos! Só agora o jogo está como deveria ter saído. Agora Calisto não teve a mesma oportunidade. Uma pena, eu queria uma sequência
 

Anglōrum Saxum Rex

Ser evoluído
Mensagens
83
Reações
106
Pontos
33
O jogo é linearzao mesmo, amigo.

Tem algumas rotas alternativas ou salas não fora da rota, mas no geral é linearzao.

Na epoca qd comecei a jogar, senti uma certa liberdade por causa dessas areas e por nao ter uma linha no chao pra ir seguindo como os dead space, mas depois vi que era pegadinha.

Dito isso, eu gostei mais dele do que do dead space remake
Nós últimos tempo eu tenho preferido muito mais jogos lineares, na real, faz falta, tudo tem que ser mundo aberto, também cansa, e não tenho mais tempo pra me dedicar dezenas de horas em um jogo, já estou aos trancos e barrancos dando continuidade no FF7 rebirth....

Se for separar por horas, com o tempo que joguei até o momento em rebirth, eu poderia ter finalizado três jogos no tempo que terminei o Calisto
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.612
Reações
4.718
Pontos
353
Eu gostei do Protocol, tanto que comprei a DLC, o jogo está longe de ser ruim.
Cyberbug saiu MUITÍSSIMO pior, com diversas promessas não cumpridas, bugs escrotos para todo lado, e mesmo assim vendeu muito e hoje está bem melhor com as melhorias feitas em dois anos! Só agora o jogo está como deveria ter saído. Agora Calisto não teve a mesma oportunidade. Uma pena, eu queria uma sequência
O cyber bug vendeu muito pq o witcher 3 entregou demais e fizeram muita propaganda. Pessoal pegou o bonde do hyoe

Já o Calisto, por mais que tivéssemos os 3 dead space, sabíamos que era uma empresa nova... Ele entregou pouco e monetizou errado, na minha opinião. Deveriam ter feito como o Stella blade, colocado bastante conteúdo no jogo, mais variedade de inimigos e game play e sem vender season passa... Fora que saiu na mesma época que o dead space.. Certamente isso aí dividiu quem poderia comprar no lançamento
Nós últimos tempo eu tenho preferido muito mais jogos lineares, na real, faz falta, tudo tem que ser mundo aberto, também cansa, e não tenho mais tempo pra me dedicar dezenas de horas em um jogo, já estou aos trancos e barrancos dando continuidade no FF7 rebirth....

Se for separar por horas, com o tempo que joguei até o momento em rebirth, eu poderia ter finalizado três jogos no tempo que terminei o Calisto
Nisso eu concordo. Nem todo jogo precisa ser mundo aberto e tudo o mais. Mas eu acho que jogo de survival assim é bom que tenha uma certa exploração e que te deixe instigado explorar.

Como disse, eu adorei o jogo. Mas achei bem ruim o season pass dele.


Sobre o final fantasy, eu também estou jogando ele agora.
Eu não reclamo do tamanho do jogo pq eu adorei tudo nele. Não joguei o original e portanto não tenho nostalgia, mas simplesmente amei o jogo e não canso de jogar. Mas entendo sua crítica. Evito jogos de mundo aberto por conta disso. Acabam cansando.
 
Topo Fundo