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O estúdio claramente deu um passo maior que a perna e tá pagando por isso agora. Por isso que é foda iniciar uma franquia do zero citando que é "o novo jogo X", aí lança não chegando nem perto da qualidade do jogo comparado e cai no esquecimento rapidamente.
E aqui vemos que o pessoal do fórum manja nada mesmo, o jogo tem gráficos de ponta e vários atores hypados então é óbvio que saiu muito mais caro que o FF16 que é mais voltado pro cartunesco.
Deixa eu ver se entendi: vc tá querendo insinuar que FFXVI custou mais que o Callisto?FFXVI também tem gráficos de ponta, ser cartunesco ou realista é questão de escolha artística, não necessariamente implica em aumento de custos.
O jogo teve 7 anos de desenvolvimento, bota aí gasto com desenvolvimento, animação, mocaps, vozes, engine customizada. Aliás, o jogo tem várias vozes famosas. Na versão em inglês, são vozes de vários outros AAA. Já no Japão são Seyuus de animes grandes.
O marketing de FF16 foi grande também, tanto que uma reclamação que vi a respeito disso é que falavam desse jogo toda hora em todo lugar.
Já li por aí que FF16 custou 300 milhões pra Square Enix, mas não vi muita firmeza nesse rumor.
Callisto é estimado que custou cerca de $ 160 milhões. O fato do estúdio ser coreano e usarem UE4, jogo o valor de produção um pouco pra baixo, se comparado a outros AAA atuais.
The Callisto Protocol fails to recoup its $160 million budget, misses sales target | Game World Observer
It looks like The Callisto Protocol didn’t live up to publisher Krafton’s expectations. This led market analysts lowering sales projections and share price targets.gameworldobserver.comSquare Enix’s Sale May be Setting up ‘Final Fantasy 16,' Trailer Soon?
Final Fantasy 16 is coming says insider, and it is thanks to Square Enix's latest release.www.techtimes.com
O estúdio claramente deu um passo maior que a perna e tá pagando por isso agora. Por isso que é foda iniciar uma franquia do zero citando que é "o novo jogo X", aí lança não chegando nem perto da qualidade do jogo comparado e cai no esquecimento rapidamente.
E aqui vemos que o pessoal do fórum manja nada mesmo, o jogo tem gráficos de ponta e vários atores hypados então é óbvio que saiu muito mais caro que o FF16 que é mais voltado pro cartunesco.
Por mais que seja muito bonito, ainda sim a gente nota uma grande diferença principalmente em expressões faciais (que deve custar uma grana enorme pra produzir visto o trabalho que deve dar pra realizar).Era só eles não gastarem com coisas desnecessárias tipo atores famosos para serem os rostos dos personagens.
Deve ter comido uma fatia muito grande só para colocar eles ai. Se eles tivessem começado com mais calma, usando somente o nome do criador de Dead Space teria sido um sucesso sem duvida, mas não importa o quão popular ou quão nostálgicos as pessoas estão com a franquia, nada vai pagar vc jogar dinheiro fora como os caras fizeram.
Sem falar que o jogo lançou quase que junto com o remake.
Mas discordo que os graficos de FF estão voltamos pro cartunesco. Ele tem é estilizado, mas ele se foca bem no "photo realista".
Tem boatos que o TLOU2 custou 220 milhões de dólares e Horizon FW custou próximo disso também. Eu não vejo o FFXVI tendo o mesmo orçamento, tecnicamente as produções da Sony tem mais qualidade que ele. E tem o fato que o @Receita Federal citou acima, o marketing deve ter sido feito todo pela Sony por exemplo aí ja eliminaria um bom custo.
Mas enfim, uma pena esses dados nunca se tornarem públicos oficialmente, são coisas legais de saber e discutir com dados reais.
A franquia Dead Space nunca foi lucrativa, a EA aceitou fazer duas continuações porque acreditou que a série tinha potencial para crescer, o que acabou não acontecendo. Veja o que os devs comentaram a respeito das vendas:eles trouxeram o criador do DEAD SPACE,
o mercado tava vivendo o oba oba dos remakes de RE,
tinha tudo pra dar certo.
Speaking in 2017, Wilson said the game ultimately sold four million units worldwide, but the combined marketing and production budget together with fees to Microsoft and Sony meant Electronic Arts considered it a commercial failure.[29] Milham and Wanat, speaking in a 2018 retrospective on the series, said it sold similar numbers to the first game while costing more to make.[40]
Dead Space 2 - Wikipedia
en.wikipedia.org
Deixa eu ver se entendi: vc tá querendo insinuar que FFXVI custou mais que o Callisto?
Vale lembrar que os custos do FF são subsidiados por parcerias com a Sony e com a Epic, que cobrem os custos de diversas maneiras, fazendo com que a Square gaste pouca coisa do seu próprio bolso, tanto que o jogo já se pagou e o que vier é lucro.
Situação completamente diferente do Callisto Protocol, que até onde me lembro não foi "patrocinado" por ninguém, e dai os problemas que o estúdio dele vem sofrendo.
Por mais que seja muito bonito, ainda sim a gente nota uma grande diferença principalmente em expressões faciais (que deve custar uma grana enorme pra produzir visto o trabalho que deve dar pra realizar).
Tem boatos que o TLOU2 custou 220 milhões de dólares e Horizon FW custou próximo disso também. Eu não vejo o FFXVI tendo o mesmo orçamento, tecnicamente as produções da Sony tem mais qualidade que ele. E tem o fato que o @Receita Federal citou acima, o marketing deve ter sido feito todo pela Sony por exemplo aí ja eliminaria um bom custo.
Mas enfim, uma pena esses dados nunca se tornarem públicos oficialmente, são coisas legais de saber e discutir com dados reais.
E porque não?
Custo de um game não é tão simples assim. Você está julgando apenas porque um jogo tem gráficos realistas, mas isso não significa que ele custou mais. Lhe dei os motivos que podem levar a isso.
Forspoken custou 100 milhões pra Square e é um jogo com um escopo bem menor que FFXVI.
Forspoken Reportedly Cost Over $100 Million to Make
According to a lead writer on Forspoken, Square Enix reportedly spent over $100 million on the game's development budget.www.glitched.online
Epic? Não, a Epic apenas pagou pela exclusividade de FF7 Remake, mas foi isso. Esse dinheiro cobre apenas o custo de não ter sido lançado na Steam, ainda assim, a Square Enix se arrependeu, nunca mais fez contratos de exclusividade.
Já a parceria com a Sony, normalmente são voltadas ao desenvolvimento no Playstation e marketing na plataforma, mas isso é apenas uma fração dos custos.
Boatos não, TLOU2 e HFW custaram isso mesmo, saiu nos documentos da FTC.
Sobre as expressões faciais, isso é facilitado pela UE4, que possui isso nativamente, por isso que falo que o fato do Callisto usar esse jogo, abate os custos. Esse é o motivo inclusive de vários estúdios estarem migrando para ela.
Já FFXVI, as coisas são feitas com engines proprietárias, que só eles usam, o que encarece um pouco a produção, pois qualquer um que entra na produção do jogo, precisa aprender a usar a engine deles do zero. E FFXVI tem bastante expressões visuais. Novamente, o estilo artístico não diminui o trabalho.
O que aconteceu com sua conta que aparece como registrado há poucos dias?
O jogo é linearzao mesmo, amigo.Quem jogou o game, sabe me dizer se tem mapa no jogo, estou com umas duas horas de game e até agora não peguei nenhum mapa, estou achando isso estranho. Ele não tem back tracking?
To gostando do game, mas essa linearidade tá me deixando incomodado.
Ah bom saber. Que não vou mais criar expectativas enquanto a isso. Estava esperando determinado momento ele se abrir e rolar uns back tracking e tals, meio broxante isso. Mas tô gostando do jogo e vou continuar até terminar.O jogo é linearzao mesmo, amigo.
Tem algumas rotas alternativas ou salas não fora da rota, mas no geral é linearzao.
Na epoca qd comecei a jogar, senti uma certa liberdade por causa dessas areas e por nao ter uma linha no chao pra ir seguindo como os dead space, mas depois vi que era pegadinha.
Dito isso, eu gostei mais dele do que do dead space remake
Nós últimos tempo eu tenho preferido muito mais jogos lineares, na real, faz falta, tudo tem que ser mundo aberto, também cansa, e não tenho mais tempo pra me dedicar dezenas de horas em um jogo, já estou aos trancos e barrancos dando continuidade no FF7 rebirth....O jogo é linearzao mesmo, amigo.
Tem algumas rotas alternativas ou salas não fora da rota, mas no geral é linearzao.
Na epoca qd comecei a jogar, senti uma certa liberdade por causa dessas areas e por nao ter uma linha no chao pra ir seguindo como os dead space, mas depois vi que era pegadinha.
Dito isso, eu gostei mais dele do que do dead space remake
O cyber bug vendeu muito pq o witcher 3 entregou demais e fizeram muita propaganda. Pessoal pegou o bonde do hyoeEu gostei do Protocol, tanto que comprei a DLC, o jogo está longe de ser ruim.
Cyberbug saiu MUITÍSSIMO pior, com diversas promessas não cumpridas, bugs escrotos para todo lado, e mesmo assim vendeu muito e hoje está bem melhor com as melhorias feitas em dois anos! Só agora o jogo está como deveria ter saído. Agora Calisto não teve a mesma oportunidade. Uma pena, eu queria uma sequência
Nisso eu concordo. Nem todo jogo precisa ser mundo aberto e tudo o mais. Mas eu acho que jogo de survival assim é bom que tenha uma certa exploração e que te deixe instigado explorar.Nós últimos tempo eu tenho preferido muito mais jogos lineares, na real, faz falta, tudo tem que ser mundo aberto, também cansa, e não tenho mais tempo pra me dedicar dezenas de horas em um jogo, já estou aos trancos e barrancos dando continuidade no FF7 rebirth....
Se for separar por horas, com o tempo que joguei até o momento em rebirth, eu poderia ter finalizado três jogos no tempo que terminei o Calisto