O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Weblah

Moderador Caveira
Mensagens
9.902
Reações
13.546
Pontos
449
Como previsto, a BIOS ROM2 tava com BIOS desatualizada (Terabyte só atualizou a ROM1), então o 3700X não bootou nela.
Se desse alguma m**** na minha ROM1, de nada me adiantaria eu ter Dual BIOS, já que a ROM2 tava desatualizada.

A informação de como atualizar uma BIOS a partir da outra não tá muito bem difundida, aparentemente.
Deixei o switch da placa-mãe na ROM1, bootei com F12 (BIOS Flasher), mudei o switch na placa-mãe pro ROM2, selecionei "fs0" e o arquivo (que tava no pendrive) no BIOS Flasher e fiz o update. Dessa forma, ele boota pela ROM1, mas atualiza a ROM2. Reiniciei e está bootando bacana nas duas ROMs (ROM1 com a BIOS anterior, ROM2 com a BIOS nova).
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Como previsto, a BIOS ROM2 tava com BIOS desatualizada (Terabyte só atualizou a ROM1), então o 3700X não bootou nela.
Se desse alguma m**** na minha ROM1, de nada me adiantaria eu ter Dual BIOS, já que a ROM2 tava desatualizada.

A informação de como atualizar uma BIOS a partir da outra não tá muito bem difundida, aparentemente.
Deixei o switch da placa-mãe na ROM1, bootei com F12 (BIOS Flasher), mudei o switch na placa-mãe pro ROM2, selecionei "fs0" e o arquivo (que tava no pendrive) no BIOS Flasher e fiz o update. Dessa forma, ele boota pela ROM1, mas atualiza a ROM2. Reiniciei e está bootando bacana nas duas ROMs (ROM1 com a BIOS anterior, ROM2 com a BIOS nova).
E pelo windows,a biostar teria uma ferramenta pra fazer o flash por lá?
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Bem rudimentar, UX nível Windows 95, mas tem e funciona ok. Eu fiz o meu update por lá, inclusive.
Tava com preguiça de mudar de TV pra poder fazer dentro da bios.
É que ando torcendo bem o meu nariz pra essa biostar gt8,mas a gigadibre pelo jeito parou de lançar bios medíocres,pelo menos essa está bem estável comparado as antigas que eram beeeem doidas...
Tanto que até agora estou olhando o site deles e nada dessa "nova" aí,pelo jeito pararam de lançar sem testar.
 

Weblah

Moderador Caveira
Mensagens
9.902
Reações
13.546
Pontos
449
E pelo windows,a biostar teria uma ferramenta pra fazer o flash por lá?
Como o Luciano disse, tem sim.
Eu fiz pelo BIOS Flasher porque queria atualizar a ROM2 a partir da ROM1, e as únicas referências que li a respeito desse procedimento eram a partir do BIOS Flasher.
Mas nas próximas atualizações, agora que já tenho as duas ROMs compatíveis com o 3700X, farei pelo Windows, mesmo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.734
Pontos
2.234
A Intel tá com duas novas arquiteturas no forno, Comet Lake-S e Rocket Lake-S. A questão é que novas é o c***lho, porque são Skylakes DE NOVO.

As diferenssas?

No Rocket Lake-S a gpu integrada vai ser Gen12...Ah, ambos suportarão nativamente DDR4...2933

aheuaheuaheuahuehauehauehuaheuaheuae

E o Rocket Lake é em 14nm pra...2021

:kkk
 


Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.213
Reações
3.589
Pontos
1.084
Meu deus, se mata logo intel. Abaixa o preço das atuais, foca no 7nm e desencana dessas requentadas infinitas.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.734
Pontos
2.234
Meu deus, se mata logo intel. Abaixa o preço das atuais, foca no 7nm e desencana dessas requentadas infinitas.

Eles não estão requentando porque querem, estão requentando porque estão travados e não conseguem produzir nem 10 com volume, imagine 7 (embora ela jure que o processo de 10 dela é tão bom quanto qualquer processo em 7). Mas existem indicativos de que a Intel procurou e fechou com a Samsung pra produzir pra eles em 14, em 10 e em "sub-10".

A questão é que esse processo não é fácil e nem rápido.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
A Intel tá com duas novas arquiteturas no forno, Comet Lake-S e Rocket Lake-S. A questão é que novas é o c***lho, porque são Skylakes DE NOVO.

As diferenssas?

No Rocket Lake-S a gpu integrada vai ser Gen12...Ah, ambos suportarão nativamente DDR4...2933

aheuaheuaheuahuehauehauehuaheuaheuae

E o Rocket Lake é em 14nm pra...2021

:kkk

14 nm em 2021,

ô loco

14 nm foi lançado na arquitetura Broadwell, antes do skylake, em 2014 !!!

tá difícil sair esse divórcio da Intel com os 14 nm
 

felipe.parreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.367
Reações
663
Pontos
889
Acho que a Taichi tem o VRM mais forte de todas as X470, inclusive de muitas X570 que estão custando o dobro.

São os mesmo TI NextFET da minha X370, que não por coincidência, também dão uma surra de p*roca mole em muita placa também X570.

Mas e quanto ao resto da placa, em questão de funcionalidades, é uma boa ou tem melhores pelo preço?
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
@albanibr
Testando de maluco a F50a ,adicionaram um bagulho lá na parte da cpu que não tenho a mínima idéia pra que seja.
Agora gostei demais foi de ele pegar o clock turbo com mais facilidade e com vcore incrível aqui,3.9 a 1,18~1,20
Agora testarei é over,mas vou apertar aquele botão que fizeram só pra ver o que rola hue
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
Eu tô viajando esse fds.. Só 3a p dar uma olhada...

Coloquei a f10 final por último e tá tudo estável ao menos..
O único bug não consertado é da geração da pcie que tem q setar gen3.. Mesmo minha 5700xt sendo gen4...



Enviado de meu SM-G925F usando o Tapatalk
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.734
Pontos
2.234
A Intel tá com duas novas arquiteturas no forno, Comet Lake-S e Rocket Lake-S. A questão é que novas é o c***lho, porque são Skylakes DE NOVO.

As diferenssas?

No Rocket Lake-S a gpu integrada vai ser Gen12...Ah, ambos suportarão nativamente DDR4...2933

aheuaheuaheuahuehauehauehuaheuaheuae

E o Rocket Lake é em 14nm pra...2021

:kkk

PERAÍ QUE PIORA

Existem indicativos de que o Rocket Lake é o Willow Cove em 14nm, com GPU integrada menor pros cores maiores pela litografia maior

EHAUEHAUHEUAHEUAHEUHAUEHAUEHUAHEUAHEUAHEUAHEUAHUEAHUEA
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.734
Pontos
2.234
Notícias do dia:

  1. Como sabemos, o X570 foi desenvolvido pela AMD, mas fontes da indústria afirmam que não será o caso do X670. Provavelmente o design será novamente feito pela ASMedia, responsável pelos chipsets anteriores.
  2. Ryzen V e R, os Ryzen Embedded, serão adotados de forma mais contundente por fabricantes de Mini-PC - vai ser a versão AMD dos NUCs da Intel. ASRock Industrial, EEPD, OnLogic e Simply NUC, que supostamente são os maiores players do segmento, terão linhas baseadas no Ryzen. Os TDPs vão variar de 15 a 54W dependendo do clock e da solução adotada - haverão versões com 2C/4C. 4C/4T e 4C/8T, com Vega 3, 8 e 11.
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.959
Reações
1.428
Pontos
864
Hoje saiu a BIOS com o AGESA 1.0.0.4b pra Ab350n wi-fi da gigabyte (minha mobo). Deve ter saído pras outras tb

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
@albanibr
Testando de maluco a F50a ,adicionaram um bagulho lá na parte da cpu que não tenho a mínima idéia pra que seja.
Agora gostei demais foi de ele pegar o clock turbo com mais facilidade e com vcore incrível aqui,3.9 a 1,18~1,20
Agora testarei é over,mas vou apertar aquele botão que fizeram só pra ver o que rola hue
Essas bios mais novas tem ganhos para os ryzen 2xxx? Eu nunca atualizei a minha MSI B450M Gaming Plus, porque achava que só quem tem Ryzen 3xxx deveria atualizar. O meu é o 2700.

A ultima versão da minha é essa:

Version
7B87v1B
Release Date
2019-11-11
File Size
9.1 MB
Description
  • Update AMD ComboPI1.0.0.4 Patch B (SMU v46.54)
  • Improved system boot up time
  • Improved PCI-E device compatibility.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Essas bios mais novas tem ganhos para os ryzen 2xxx? Eu nunca atualizei a minha MSI B450M Gaming Plus, porque achava que só quem tem Ryzen 3xxx deveria atualizar. O meu é o 2700.

A ultima versão da minha é essa:

Version
7B87v1B
Release Date
2019-11-11
File Size
9.1 MB
Description
  • Update AMD ComboPI1.0.0.4 Patch B (SMU v46.54)
  • Improved system boot up time
  • Improved PCI-E device compatibility.
Opa tive ganhos sim como:
Vcore bem abaixo do que eu já sei de decoreba,e agora posso deixar o processar em auto sem stress,antes tinha um bug que dava a louça e jogava o vcore lá em cima,1,50v fazendo nada.Mas era a bugbyte que fez a burrice.

No cinebench r15 consegui pontuação superior,no caso passei a pontuação antiga gravada em over de 4.1ghz,eu passei isso estando em 4ghz.

Se não tiver nenhum aviso da msi sobre atualizar com os Ryzen 2k,vai fundo,mas veja se dá pra voltar caso não goste.
Sei que as asrock tem essa de não recomendar a atualização mais atual para os processadores antigos.
Estou escrevendo do celular,um animal bateu e arrancou a fiação da Net de 5ruas(algo assim)então sem previsão de voltar ao fórum no Pc pra postar as prints.
Mas tive um ganho legal no vcore,no cine 15,não deu ainda pra testar mais coisas,queria ver se bate os 4.2ghz em vcore razoável pois a amd cortou isso dessa placa a partir da bjos F30,só consegue com vcore bem alto aí não compensa.
Antes eu precisava de 1.32-1.35v
Agora bate 1.40v,não uso nem a pau assim.
Escrever do Cel é uma merd@,tomara que volte a Net e posto umas prints de algo que interesse em benchs,games,caso queira atualizar a sua.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Opa tive ganhos sim como:
Vcore bem abaixo do que eu já sei de decoreba,e agora posso deixar o processar em auto sem stress,antes tinha um bug que dava a louça e jogava o vcore lá em cima,1,50v fazendo nada.Mas era a bugbyte que fez a burrice.

No cinebench r15 consegui pontuação superior,no caso passei a pontuação antiga gravada em over de 4.1ghz,eu passei isso estando em 4ghz.

Se não tiver nenhum aviso da msi sobre atualizar com os Ryzen 2k,vai fundo,mas veja se dá pra voltar caso não goste.
Sei que as asrock tem essa de não recomendar a atualização mais atual para os processadores antigos.
Estou escrevendo do celular,um animal bateu e arrancou a fiação da Net de 5ruas(algo assim)então sem previsão de voltar ao fórum no Pc pra postar as prints.
Mas tive um ganho legal no vcore,no cine 15,não deu ainda pra testar mais coisas,queria ver se bate os 4.2ghz em vcore razoável pois a amd cortou isso dessa placa a partir da bjos F30,só consegue com vcore bem alto aí não compensa.
Antes eu precisava de 1.32-1.35v
Agora bate 1.40v,não uso nem a pau assim.
Escrever do Cel é uma merd@,tomara que volte a Net e posto umas prints de algo que interesse em benchs,games,caso queira atualizar a sua.
No site da msi não tem nenhuma informação não recomendando a atualização nos 1xxx e 2xxx. Não sei se dá para voltar para a versão antiga caso atualize, mas ela tem aquela função flash bios button, que atualiza até sem processador.
Que azar em ficar sem net porque derrubaram os cabos do poste. Realmente é horrível usar pelo cel, eu também não gosto. Mas tomara que não demorem para consertarem os cabos da tua internet.

O que eu estava olhando no site da Asrock, é que nas B450 ele não recomenda atualizar a bios nos 1xxx e 2xxx, mas nas X570 não tem esse aviso.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.734
Pontos
2.234
Eu tenho um Ryzen 1600 numa X370 da Biostar. Atualizei a Agesa pra 1.0.0.4B e o que eu posso cravar de cara foi uma diminuição de sete graus na temperatura em idle. Isso é mensurável, então aconteceu mesmo.
Também senti alguma melhora no tempo de boot e mesmo em algumas respostas de sistema, mas pode ser placebo.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.213
Reações
3.589
Pontos
1.084
Ainda no aguardo pra Asrock soltar esse update pra minha humilde plaquinha. Pelo que olhei nos releases beta, a minha deve ser uma das próximas (e últimas). Agora sabe-se lá quando vão soltar a bios estável. Não pretendo usar a beta não.
 

zurg

Ser evoluído
Mensagens
188
Reações
22
Pontos
49
Por indicação de alguns frequentadores do fórum, comprei um Ryzen 5 3600 ao envés do Ryzen 5 2600 ou o Ryzen 7 2700 , mas acho que não foi uma boa escolha não, devido as altas temperaturas que ele está chegando mesmo com um watercooler pcyes nix, no prime95 48c° em outros também mas em jogos tá chegando a 84c° pouca diferença do cooler box, mesmo com o PBO desativado , pelo jeito estes processadores série 3000 , deve ser ultilizados na Islândia ou na antártica do lado de fora do acampamento.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Por indicação de alguns frequentadores do fórum, comprei um Ryzen 5 3600 ao envés do Ryzen 5 2600 ou o Ryzen 7 2700 , mas acho que não foi uma boa escolha não, devido as altas temperaturas que ele está chegando mesmo com um watercooler pcyes nix, no prime95 48c° em outros também mas em jogos tá chegando a 84c° pouca diferença do cooler box, mesmo com o PBO desativado , pelo jeito estes processadores série 3000 , deve ser ultilizados na Islândia ou na antártica do lado de fora do acampamento.

tem coisa errada aí
atualizou a bios da placa mãe e chipset pra última versão?
está usando o plano de energia ryzen balanced?
utilize o ryzen master pra verificar as temperaturas

se ainda tiver alto, pode ser que o water cooler esteja mal encaixado, ou pasta térmica ruim
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Por indicação de alguns frequentadores do fórum, comprei um Ryzen 5 3600 ao envés do Ryzen 5 2600 ou o Ryzen 7 2700 , mas acho que não foi uma boa escolha não, devido as altas temperaturas que ele está chegando mesmo com um watercooler pcyes nix, no prime95 48c° em outros também mas em jogos tá chegando a 84c° pouca diferença do cooler box, mesmo com o PBO desativado , pelo jeito estes processadores série 3000 , deve ser ultilizados na Islândia ou na antártica do lado de fora do acampamento.
Cooler mal encaixado.
Nem no cooler box fica nessa temperatura aí.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
tem coisa errada aí
atualizou a bios da placa mãe e chipset pra última versão?
está usando o plano de energia ryzen balanced?
utilize o ryzen master pra verificar as temperaturas

se ainda tiver alto, pode ser que o water cooler esteja mal encaixado, ou pasta térmica ruim
Eu uso o plano de energia no máximo aqui e meu coolerzinho vagabundo em testes de stress pega 69 graus.


:coolface
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Por indicação de alguns frequentadores do fórum, comprei um Ryzen 5 3600 ao envés do Ryzen 5 2600 ou o Ryzen 7 2700 , mas acho que não foi uma boa escolha não, devido as altas temperaturas que ele está chegando mesmo com um watercooler pcyes nix, no prime95 48c° em outros também mas em jogos tá chegando a 84c° pouca diferença do cooler box, mesmo com o PBO desativado , pelo jeito estes processadores série 3000 , deve ser ultilizados na Islândia ou na antártica do lado de fora do acampamento.
Eu usava um gammax 400 e com pasta mediana, pegava 74 graus no intelburn, jogos 67 no máximo.
Algo esta errado ai.
Qual a sua placa mãe? E qual pasta esta utilizando?
 

zurg

Ser evoluído
Mensagens
188
Reações
22
Pontos
49
tem coisa errada aí
atualizou a bios da placa mãe e chipset pra última versão?
está usando o plano de energia ryzen balanced?
utilize o ryzen master pra verificar as temperaturas

se ainda tiver alto, pode ser que o water cooler esteja mal encaixado, ou pasta térmica ruim
A BIOS da placa asrock b450m steel Legend está na 2.60 já foi lançado a 2.90 1.0.0.4 mas ainda não atualizei , a pasta termica é a que vem junto, já tinham verificado o em cache do watercooler, segui os Review do YouTube peperaio que é em x , a BIOS está com o PBO desativado e undervolt , tava com excesso de pasta termica.
 

zurg

Ser evoluído
Mensagens
188
Reações
22
Pontos
49
Eu usava um gammax 400 e com pasta mediana, pegava 74 graus no intelburn, jogos 67 no máximo.
Algo esta errado ai.
Qual a sua placa mãe? E qual pasta esta utilizando?
Eu tenho o gammax 400 aqui ia por ele primeiro,mas como o Walter cooler tem durabilidade menor resolvi testar ele. Mas antes de comprar o Walter cooler ia comprar o deepcool Lúcifer v2 , o vendedor tava enrolado muito, acabei pegando o Walter cooler.
 

zurg

Ser evoluído
Mensagens
188
Reações
22
Pontos
49
Eu tenho o gammax 400 aqui ia por ele primeiro,mas como o Walter cooler tem durabilidade menor resolvi testar ele. Mas antes de comprar o Walter cooler ia comprar o deepcool Lúcifer v2 , o vendedor tava enrolado muito, acabei pegando o Walter cooler.
A placa mãe é uma asrock b450m steel Legend
 

zurg

Ser evoluído
Mensagens
188
Reações
22
Pontos
49
tem coisa errada aí
atualizou a bios da placa mãe e chipset pra última versão?
está usando o plano de energia ryzen balanced?
utilize o ryzen master pra verificar as temperaturas

se ainda tiver alto, pode ser que o water cooler esteja mal encaixado, ou pasta térmica ruim
É só nos jogos que chega a está temperatura, no prime95 cinebench ou Aida 64 , fica no máximo 42c°
 

Weblah

Moderador Caveira
Mensagens
9.902
Reações
13.546
Pontos
449
Por indicação de alguns frequentadores do fórum, comprei um Ryzen 5 3600 ao envés do Ryzen 5 2600 ou o Ryzen 7 2700 , mas acho que não foi uma boa escolha não, devido as altas temperaturas que ele está chegando mesmo com um watercooler pcyes nix, no prime95 48c° em outros também mas em jogos tá chegando a 84c° pouca diferença do cooler box, mesmo com o PBO desativado , pelo jeito estes processadores série 3000 , deve ser ultilizados na Islândia ou na antártica do lado de fora do acampamento.
Vale a pena também instalar os drivers direto da AMD:
https://www.amd.com/pt/support
 

zurg

Ser evoluído
Mensagens
188
Reações
22
Pontos
49
tem coisa errada aí
atualizou a bios da placa mãe e chipset pra última versão?
está usando o plano de energia ryzen balanced?
utilize o ryzen master pra verificar as temperaturas

se ainda tiver alto, pode ser que o water cooler esteja mal encaixado, ou pasta térmica ruim
É só nos jogos que chega a está temperatura, no prime95 cinebench ou Aida 64 , fica no máximo 42c°
 
Topo Fundo