O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Quem estiver na Zen2 e usava o LTSC 1803, vai ter que sofrer com o Pro 1903 instalando Candy Crush, Minecraft e um outro bocado de porcaria no PC sem você pedir, pois os drivers exigem a versão mais recente do Windows para funcionar corretamente em conjunto.
Boa lenda.

Você escreveu tudo sozinho ou teve outras fontes de inspiração?
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.959
Reações
1.427
Pontos
864
Passa o linkz por mp?

Cara,vou te dar uma grande dica de ouro sobre a gigabyte(uso uma e quase tomei no ** se não tivesse lido antes o inferno que uma certa bios trouxe aos donos da K7)
JAMAIS,atualize sem ver as cobaias atualizando.Por exemplo,a bios de todas as placas,F40,além de deixar o vcore extremamente alto em 1,5v(queimou alguns processadores!)o disco nvme não era reconhecido nem a pau e pentes de memória que funcionavam lindamente,pararam de funcionar em dual pois se colocava os 2,não ligava a máquina.
Na gigabyte é assim,se tá jogando e ganhando,não se troca nada a não ser que depois de um certo tempo,vc verificou que tá de boas atualizar e terá ganhos.
Nessa parte me dá desgosto ter gigabyte.No resto,eu curto demais a minha K7 usando modbios.
É, a próxima vou observar melhor. Essas novas eu recomendaria atualizar pra quem tem Zen2 até pq eles ainda estão otimizando ainda o CPU, e o AGESA anterior era bugado

Enviado de meu SM-J400M usando o Tapatalk
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Recomendação da própria AMD.

No leddit também tinha muita gente reclamando de BSOD, WHEA e etc, e só o 1903 resolveu.

David_McAfee-Next_Horizon_Gaming-3rd_Gen_Ryzen_06092019-page-008_575px.jpg
Eu digo sobre as coisas do Windows que não existem. Nada é instalado sem você pedir e as sugestões da loja são facilmente desativadas no menu de opções.

O Windows tem outros problemas, não esses.
Nem o update que era forçado não é mais.

Eu até entendo essa parte do kernel. A vantagem do Linux neste ponto é que o kernel é atualizado independente da versão.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Eu só atualizo o windows quando estiver com um processador amd, pq o meu i7 6700k não viu nem a cor daquele update de segurança que nerfa a performance.
Estou na versão aniversário e nenhum problema até hoje, atualização bloqueada desde que instalei.
 

Bruno Fraga Benetti

Bam-bam-bam
Mensagens
497
Reações
402
Pontos
248
Ajuda dos experts agora seria bom!
Tenho R7 2700x e ativei PBO(precision boost overdrive)
Depois de alguns minutos, ele fica em 4000mhz em areas mais pesadas, e sobe 25-75mhz em areas mais leves.
O problema é a voltagem.
EU faço um OC manual 4100mhz 1.3625volts no ryzen master e fica estável em qualquer game
Esse PBO mete a frequencia mencionada la em cima porém com a voltagem da foto nesse post.
Mais seguro eu manter o meu oczinho manual?

edit: esqueci de anexar a foto
 

Anexos

  • Screenshot_1.png
    Screenshot_1.png
    10,5 KB · Visualizações: 31

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Boa lenda.

Você escreveu tudo sozinho ou teve outras fontes de inspiração?
Pior que eu odeio dizer isso pois sou fã da 1803,mas a versão 1903 melhorou consideravelmente o desempenho dos ryzen,notei aqui.
Ajuda dos experts agora seria bom!
Tenho R7 2700x e ativei PBO(precision boost overdrive)
Depois de alguns minutos, ele fica em 4000mhz em areas mais pesadas, e sobe 25-75mhz em areas mais leves.
O problema é a voltagem.
EU faço um OC manual 4100mhz 1.3625volts no ryzen master e fica estável em qualquer game
Esse PBO mete a frequencia mencionada la em cima porém com a voltagem da foto nesse post.
Mais seguro eu manter o meu oczinho manual?

edit: esqueci de anexar a foto
Olha,não por nada....mas de seguro morreu de velho.Achei alto esse vcore do pb.
 


billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Eu só atualizo o windows quando estiver com um processador amd, pq o meu i7 6700k não viu nem a cor daquele update de segurança que nerfa a performance.
Estou na versão aniversário e nenhum problema até hoje, atualização bloqueada desde que instalei.

Esqueço dessas bostas com a AMD e os Ryzen, put* processadores frescos do kct. :kclassic
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.890
Pontos
1.484
curioso pra saber como vai ser o Ryzen 4000 ano que vem.

Das duas coisas umas, ou a AMD melhora mais ainda o single thread (seja por aumento de clock ou mais IPC ainda); ou eles passam o Ryzen 5 para 8 cores, r7 para 12, e deixam o r9 para 16 apenas.

Seja como for, o r5 4600 deverá ser um put* processador na faixa desses 200 USD, a menos que a Intel faça algum milagre com os 10 nm, deverá ser o meu próximo CPU.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
curioso pra saber como vai ser o Ryzen 4000 ano que vem.

Das duas coisas umas, ou a AMD melhora mais ainda o single thread (seja por aumento de clock ou mais IPC ainda); ou eles passam o Ryzen 5 para 8 cores, r7 para 12, e deixam o r9 para 16 apenas.

Seja como for, o r5 4600 deverá ser um put* processador na faixa desses 200 USD, a menos que a Intel faça algum milagre com os 10 nm, deverá ser o meu próximo CPU.

provavelmente não vá ter muita evolução
deve ser o passo igual ryzen 5 1600 > ryzen 5 2600
talvez um clock pouco maior
e mexam nos ryzen 3, aumentando os núcleos.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
curioso pra saber como vai ser o Ryzen 4000 ano que vem.

Das duas coisas umas, ou a AMD melhora mais ainda o single thread (seja por aumento de clock ou mais IPC ainda); ou eles passam o Ryzen 5 para 8 cores, r7 para 12, e deixam o r9 para 16 apenas.

Seja como for, o r5 4600 deverá ser um put* processador na faixa desses 200 USD, a menos que a Intel faça algum milagre com os 10 nm, deverá ser o meu próximo CPU.
Aí sim,uparei com louvor se a diferença chegar a uns 50% e já soco um monitor 4k
 
D

Deleted member 120622

curioso pra saber como vai ser o Ryzen 4000 ano que vem.

Das duas coisas umas, ou a AMD melhora mais ainda o single thread (seja por aumento de clock ou mais IPC ainda); ou eles passam o Ryzen 5 para 8 cores, r7 para 12, e deixam o r9 para 16 apenas.

Seja como for, o r5 4600 deverá ser um put* processador na faixa desses 200 USD, a menos que a Intel faça algum milagre com os 10 nm, deverá ser o meu próximo CPU.
Acho que vai ser, como disseram aí, tipo 1600 > 2600, só requentation
Não compensa pegar os Ryzen 4000 do zero, acho que vai ser negócio só pra quem tá nos primeira ou segunda geração e querem upar, vai ser o último modelo AM4, mais negócio esperar o AM5 e ficar mais 3~4 anos de upgrade path.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.130
Reações
17.425
Pontos
1.444
Acho que vai ser, como disseram aí, tipo 1600 > 2600, só requentation
Não compensa pegar os Ryzen 4000 do zero, acho que vai ser negócio só pra quem tá nos primeira ou segunda geração e querem upar, vai ser o último modelo AM4, mais negócio esperar o AM5 e ficar mais 3~4 anos de upgrade path.

Vai ser aquele negócio, vão ser melhores que os 3000 mas não o suficiente para justificar o upgrade para quem já tem algum 3000.

Eu provavelmente devo trocar de processador por essa época, acho. Vou tentar fazer um upgrade para segurar 1 ou 2 iterações do AM5.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Também tendo a acreditar que vai ser apenas uma requentada com acréscimos menores no conjunto de instruções. Não sei se esse processo de 7nm da GF vai muito mais longe.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
To tentando usar o ryzen calculator mas tem coisa errada... parece
sõ calculou esses timings...
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
To tendo dificuldades pra setsr as memórias em 3200mhz... O ryzen calculator da uns timings e na hora de pôr lá tenho duvidas de alguns parâmetros... Uns faltam e outros de command em ohms e tal, não sei se coloco certo e tem o trfc (alt) no dram calculator q não tem na bios... (lá tem trfc, trfc 2 trfc 4)... Sei q não dá certo... Tive q dar load no xmp e baixar pra 3000, em 3133 tava lindo mas, bem estranho... Travava quando eu ia desligar o PC... Bem em dúvida aqui. Perdi um tempão raiando :/ as memos são umas hynix d die e a placa mãe uma b450 auros elite e o ryzen 270083075
 
Ultima Edição:

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
To tendo dificuldades pra setsr as memórias em 3200mhz... O ryzen calculator da uns timings e na hora de pôr lá tenho duvidas de alguns parâmetros... Uns faltam e outros de command em ohms e tal, não sei se coloco certo e tem o trfc (alt) no dram calculator q não tem na bios... (lá tem trfc, trfc 2 trfc 4)... Sei q não dá certo... Tive q dar load no xmp e baixar pra 3000, em 3133 tava lindo mas, bem estranho... Travava quando eu ia desligar o PC... Bem em dúvida aqui. Perdi um tempão raiando :/ as memos são umas hynix d die e a placa mãe uma b450 auros elite e o ryzen 2700Visualizar anexo 83075
Coloca uma print só do Taiphoon pra ver certinho.
E recomendo tb baixar a nova versão do programa,está muito melhor,uso desde a versão 1,4 e a 1.6 tá espancando,tá bem melhor.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
é essa tela que precisa (interrogacao)
Visualizar anexo 83112
Isso.Micron B-die.
Essa estável vai conseguir olhe lá 3333.Passou disso vai ficar ruim.Se fosse B die aí sim daria pra socar 4000.
Comece assim,deixe os timmings em auto,e aumente a velocidade.Teste com o Testmem5(mesmo criador da calculadora do ryzen)veja se ficou estável.
Pra te ajudar melhor,me manda a leitura da sua memo feita pelo taiphoon pra ver quanto dá pra colocar aí em timmings,por cima é difícil te ajudar em 100%.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Vídeo interessantíssimo mostrando como o clock do infinity fabric se comporta dependendo da velocidade da memória RAM.

Destaque para a tabela aos 6:30 que resume tudo, com essa tabela você pode configurar o seu infinity fabric de acordo com a velocidade da sua memória RAM para ter o melhor desempenho:



O exemplar dele chegou a 1900MHz, e apenas chips gold conseguem passar disso (1933MHz para cima), e de acordo com ele, só os exemplares bem b*sta não passam de 1766MHz, a maioria deve fazer o padrão de 1800MHz e conseguir subir entre 1833MHz e 1866MHz.

Não entendi a parte do mclk e fclk.Procurei aqui por cima no eprom da minha memo,nada,vou ver algo,me interessou isso.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Isso.Micron B-die.
Essa estável vai conseguir olhe lá 3333.Passou disso vai ficar ruim.Se fosse B die aí sim daria pra socar 4000.
Comece assim,deixe os timmings em auto,e aumente a velocidade.Teste com o Testmem5(mesmo criador da calculadora do ryzen)veja se ficou estável.
Pra te ajudar melhor,me manda a leitura da sua memo feita pelo taiphoon pra ver quanto dá pra colocar aí em timmings,por cima é difícil te ajudar em 100%.
Em auto é sem usar o perfil xmp? Só aumentando a voltagem pro padrão da memória e deixo o resto no at? Nem os timings principais mudo? Mm achei q fosse é die, como tu vê isso? Acho q configurei errado o calculator...
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Em auto é sem usar o perfil xmp? Só aumentando a voltagem pro padrão da memória e deixo o resto no at? Nem os timings principais mudo? Mm achei q fosse é die, como tu vê isso? Acho q configurei errado o calculator...
Desculpe,digitei B die sendo que sua memória é na verdade Micron D Die
Ali em Manufacturer ,Micron Technology
E em Die Density,8gb D Die
Sendo Micron D-Die.
Em auto seria usar alguma velocidade que vc queira,exemplo,setar em 3333,e os timmings,auto,voltagem,recomendo 1,35 caso não esteja já setado.
Segue a minha calculadora,está em vermelho o que ela calcula,e em azul,o que ela lê como está setado na Bios,tá quase igual.
83123
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Desculpe,digitei B die sendo que sua memória é na verdade Micron D Die
Ali em Manufacturer ,Micron Technology
E em Die Density,8gb D Die
Sendo Micron D-Die.
Em auto seria usar alguma velocidade que vc queira,exemplo,setar em 3333,e os timmings,auto,voltagem,recomendo 1,35 caso não esteja já setado.
Segue a minha calculadora,está em vermelho o que ela calcula,e em azul,o que ela lê como está setado na Bios,tá quase igual.
Visualizar anexo 83123
Ótimo, obrigado, quando der eu testo... Acho q amanhã eu consigo. Vlw!
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
falando nisso, alguem sabe se Hinyx A-DIE é bom?
Geralmente os frescos são os Ryzen.
Intel, até batata é bom.

Se for Ryzen, vai ser bom para a velocidade que vier especificado.

Mas não é incomum ver memórias DDR4 CL19 de 2133, 2400 e 2666. O que é muito lento. Talvez seja esse Hynix nessas memórias. Mas teria que ver essas listas do reddit para confirmar.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Ótimo, obrigado, quando der eu testo... Acho q amanhã eu consigo. Vlw!
Cara,vai devagar e sempre,pois até chegar nesse clock x timmings....eu bati a cabeça pra cacete.
falando nisso, alguem sabe se Hinyx A-DIE é bom?
Todas as Hynix no meu ver são ruins,pois precisam de voltagem mais alta que as demais pra um timing bem relaxado.Só pegar a calculadora e fazer um cálculo e ver que essas mesmo setando 1.35 fica os timings bem ruins.
Aqui colocarei a Hynix CJR(não me pergunte,mas seria a melhor Hynix),2933,precisa de 1,3 pra deixar 16-18-19-19-38,coisa que a minha Micron D que é a pior delas,consegue fazer o mesmo com timing mais baixo,16-19-18-18-38,e a pior Hynix,que tem abreviatura MFR,16-18-19-19-38 a 1,36!
Mas é loteria,só pesquisando bem antes de comprar.As chinas Azazel tava vindo Samsung B die...essa sobe legal.Mas agora tacaram Nanya,overclock agora nelas é bem pouco.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Cara,vai devagar e sempre,pois até chegar nesse clock x timmings....eu bati a cabeça pra cacete.

Todas as Hynix no meu ver são ruins,pois precisam de voltagem mais alta que as demais pra um timing bem relaxado.Só pegar a calculadora e fazer um cálculo e ver que essas mesmo setando 1.35 fica os timings bem ruins.
Aqui colocarei a Hynix CJR(não me pergunte,mas seria a melhor Hynix),2933,precisa de 1,3 pra deixar 16-18-19-19-38,coisa que a minha Micron D que é a pior delas,consegue fazer o mesmo com timing mais baixo,16-19-18-18-38,e a pior Hynix,que tem abreviatura MFR,16-18-19-19-38 a 1,36!
Mas é loteria,só pesquisando bem antes de comprar.As chinas Azazel tava vindo Samsung B die...essa sobe legal.Mas agora tacaram Nanya,overclock agora nelas é bem pouco.
A minha hynix aqui não precisa de 1.36 e o ciclos são esses.

83125
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Sexta feira de manhã eu fui na agência central dos Correios, praticamente me ignoraram e só disseram para eu abrir um chamado pelo site, até eu dizer que era um produto de R$5000 (menti, custou R$1800) e tinha feito o seguro, na hora chamaram o gerente :kpensa.

Agora recebo um telefonema (numero privado) informando que magicamente encontraram a minha encomenda, e que vão mandar entregar pelo carro do Sedex, mas até agora o rastreio continua como extraviado.

Bora ver como vai chegar essa caixa do Ryzen, se o pacote vai chegar violado, ou caixa do processador aberta, isso SE o processador ainda estiver na caixa. Assim que o carro dos Correios chegar vou filmar tudo para esses fdps não dizerem que eu estou mentindo caso tenham furtado o conteúdo do pacote.

Tem cara de "se colar, colou".
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Sexta feira de manhã eu fui na agência central dos Correios, praticamente me ignoraram e só disseram para eu abrir um chamado pelo site, até eu dizer que era um produto de R$5000 (menti, custou R$1800) e tinha feito o seguro, na hora chamaram o gerente :kpensa.

Agora recebo um telefonema (numero privado) informando que magicamente encontraram a minha encomenda, e que vão mandar entregar pelo carro do Sedex, mas até agora o rastreio continua como extraviado.

Bora ver como vai chegar essa caixa do Ryzen, se o pacote vai chegar violado, ou a caixa do processador aberta, isso SE o processador ainda estiver na caixa. Assim que o carro dos Correios chegar vou filmar tudo até abrir a caixa do processador para esses fdps não dizerem que eu estou mentindo caso tenham furtado o conteúdo do pacote.
Vai ser uma caixa com uma daquelas baterias para balança dentro.
Detalhe que a bateria já estará vazia.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Isso.Micron B-die.
Essa estável vai conseguir olhe lá 3333.Passou disso vai ficar ruim.Se fosse B die aí sim daria pra socar 4000.
Comece assim,deixe os timmings em auto,e aumente a velocidade.Teste com o Testmem5(mesmo criador da calculadora do ryzen)veja se ficou estável.
Pra te ajudar melhor,me manda a leitura da sua memo feita pelo taiphoon pra ver quanto dá pra colocar aí em timmings,por cima é difícil te ajudar em 100%.
Opa, fiz o que vc disse aqui e em auto foi até 3200 depois não deu boot, mas os timings foram pra 20+... Antes com o xmp ativo ficava com timing 16

Vou por uns prints aqui depois831538315483155

tem o calculo do dram q deve estar errado e as leituras quando testei com tudo auto... e tem agora q to usando como segue
16-20-20-38-58-1t q é o xmp mas com a velocidade reduzida de 3200 pra 3000 pra fica estavel
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Sexta feira de manhã eu fui na agência central dos Correios, praticamente me ignoraram e só disseram para eu abrir um chamado pelo site, até eu dizer que era um produto de R$5000 (menti, custou R$1800) e tinha feito o seguro, na hora chamaram o gerente :kpensa.

Agora recebo um telefonema (numero privado) informando que magicamente encontraram a minha encomenda, e que vão mandar entregar pelo carro do Sedex, mas até agora o rastreio continua como extraviado.

Bora ver como vai chegar essa caixa do Ryzen, se o pacote vai chegar violado, ou a caixa do processador aberta, isso SE o processador ainda estiver na caixa. Assim que o carro dos Correios chegar vou filmar tudo até abrir a caixa do processador para esses fdps não dizerem que eu estou mentindo caso tenham furtado o conteúdo do pacote.
O poder do blefe.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Opa, fiz o que vc disse aqui e em auto foi até 3200 depois não deu boot, mas os timings foram pra 20+... Antes com o xmp ativo ficava com timing 16

Vou por uns prints aqui depois
Manda pra mim calcular aqui a sua eprom pelo taiphoon.Tem que ser o modo completo pois senão calcula errado.
Passos:
Read
Report
Lá embaixo,selecione Show delays in nanoseconds
Aí Export,selecione,Complete Html Report
Salva com um nome de sua preferência,manda zipado que verifico aqui e te mando os prints pra vc tentar.Lembrando que nem tudo que ela calcula,ela vá alcançar,exemplo,aqui diz que eu conseguiria até 3466,mas nem f**end0 consigo isso
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Manda pra mim calcular aqui a sua eprom pelo taiphoon.Tem que ser o modo completo pois senão calcula errado.
Passos:
Read
Report
Lá embaixo,selecione Show delays in nanoseconds
Aí Export,selecione,Complete Html Report
Salva com um nome de sua preferência,manda zipado que verifico aqui e te mando os prints pra vc tentar.Lembrando que nem tudo que ela calcula,ela vá alcançar,exemplo,aqui diz que eu conseguiria até 3466,mas nem f**end0 consigo isso

Manda pra mim calcular aqui a sua eprom pelo taiphoon.Tem que ser o modo completo pois senão calcula errado.
Passos:
Read
Report
Lá embaixo,selecione Show delays in nanoseconds
Aí Export,selecione,Complete Html Report
Salva com um nome de sua preferência,manda zipado que verifico aqui e te mando os prints pra vc tentar.Lembrando que nem tudo que ela calcula,ela vá alcançar,exemplo,aqui diz que eu conseguiria até 3466,mas nem f**end0 consigo isso
feito!

*to usando o xmp aqui com a velocidade reduzida de 3200 pra 3000, tu quer q eu refaça no auto ou está certo assim???
 

Anexos

  • timings marcgtsr.zip
    2,8 KB · Visualizações: 2

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
feito!

*to usando o xmp aqui com a velocidade reduzida de 3200 pra 3000, tu quer q eu refaça no auto ou está certo assim???
Feito.Comece somente com os timings principais e aumentando a frequência aos poucos,recomendo bastante paciência e vários resets da mobo,pois vai precisar...
Essa memo vai até 3466,mais que isso a calculadora não me permite calcular nada.
Caso dê certo frequência e os timings principais,aí sim vai regulando o restante.

831618316383164
 
Topo Fundo