O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
iQlRZmS.jpg
Muito belo.
Parece que li anteriormente que o Ryzen está à caminho. Qual é o gabinete e placa de vídeo?
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
B450 garantido só 2666MHz, acima disso é OC e vai na sorte, ou então pega uma memória que esteja no QVL da placa-mãe que a marca garante que foi testada.


A configuração completa está na minha assinatura.

O Ryzen 7 3700X eu ainda não recebi e acho que não vou receber. Se realmente tiver sumido, acho que pego o 3900X.

Então mesmo que eu compre um pente de 3200mhz e o insira no slot ele não funcionará em 3200 se eu não fizer ajustes no bios?
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Como sabem estou migrando para AM4 comprando peças avulsas e cheio de dúvidas quanto à memórias.
Abaixo as especificações da ASUS TUF B450-PLUS Gaming para usar como exemplo:

Memória 4 x DIMM, máximo de 64GB, DDR4 3200(O.C.)/3000(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz Un-buffered
Arquitetura de memória: Dual Channel


Esses valores de frequência de memória significam que a memória só funcionará até 2666mhz sem OC?
Se a resposta acima for sim, comprando um pente de 3200mhz ainda assim seria necessário OC para atingir os 3200?
https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/...G/Memory_QVL_For_Ryzen_1st_Gen_Processors.pdf
https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-B450-PLUS-GAMING/HelpDesk_CPU/
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.959
Reações
1.428
Pontos
864
É sabido desde a primeira gen que AMD é frescurenta com memória.

Mas parece que a mobo dele não é X570, 3200MHz só é garantido no chipset novo.
O kit Vengeance LPX 3200 que comprei subiu o XMP lindamente numa Gigabyte B350, sem fazer nada adicional.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
O kit Vengeance LPX 3200 que comprei subiu o XMP lindamente numa Gigabyte B350, sem fazer nada adicional.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
É bom lembrar e a pessoa tem que ficar ligada,pois tem chipset que tem limitação tanto as vzs na potência exigida de um ryzen série x,como o chipset não suporta mesmo acima de 2667
https://www.biostar.com.tw/app/pt/mb/introduction.php?S_ID=883#specification

E uma Taichi que custa um rim,nativamente suporta 3200,e o restante na base do over,isso se tratando nos Ryzen 3k,pois nos Ryzen 2k isso abaixa mais
https://www.asrock.com/mb/AMD/X570 Taichi/#Specification
 


marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
É bom lembrar e a pessoa tem que ficar ligada,pois tem chipset que tem limitação tanto as vzs na potência exigida de um ryzen série x,como o chipset não suporta mesmo acima de 2667
https://www.biostar.com.tw/app/pt/mb/introduction.php?S_ID=883#specification

E uma Taichi que custa um rim,nativamente suporta 3200,e o restante na base do over,isso se tratando nos Ryzen 3k,pois nos Ryzen 2k isso abaixa mais
https://www.asrock.com/mb/AMD/X570 Taichi/#Specification
se for ver as especificações tem várias b450 que dizem ter suporte pra memoria 3200mhz sem ser OC, vi algumas quando tava comprando... teoricamente o suporte existe


*Ja vi o Linus reclamando de xmp (montando plataforma intel) dizendo... "isso nunca funciona"
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
se for ver as especificações tem várias b450 que dizem ter suporte pra memoria 3200mhz sem ser OC, vi algumas quando tava comprando... teoricamente o suporte existe


*Ja vi o Linus reclamando de xmp (montando plataforma intel) dizendo... "isso nunca funciona"
Até fiquei surpreso porque fui dar uma olhada no QVL da minha memória e já passaram a constar lá placas B450 de diversas marcas. Muito interessante.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
se for ver as especificações tem várias b450 que dizem ter suporte pra memoria 3200mhz sem ser OC, vi algumas quando tava comprando... teoricamente o suporte existe


*Ja vi o Linus reclamando de xmp (montando plataforma intel) dizendo... "isso nunca funciona"
Pior que é,sempre é bom quando interessar uma certa mobo,ficar de olho em reviews,pra ver se a parte elétrica dela é ruim,mediana,ótima,excelente.
Pois isso vai afetar o desempenho final.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Que treta nervosa aí sobre as memorias...

Eu não passei por nada disso.

Tinha um pente DDR4 de 2133mhz da Corsair.

Na Black Fraudey do ano passado, peguei as memos da minha assinatura.

Chegou, espetei na mobo, liguei o pc, entrei na bios e setei 3200mhz no perfil xmp.

Rodou suave e pegou de primeira.

Muito louco toda essa treta aí....
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Que treta nervosa aí sobre as memorias...

Eu não passei por nada disso.

Tinha um pente DDR4 de 2133mhz da Corsair.

Na Black Fraudey do ano passado, peguei as memos da minha assinatura.

Chegou, espetei na mobo, liguei o pc, entrei na bios e setei 3200mhz no perfil xmp.

Rodou suave e pegou de primeira.

Muito louco toda essa treta aí....
Essa sua mobo é sem frescura,tanto que meu foco era ela sempre.Mas aconteceu de eu ir indo pra gigabyte por causa do preço e pela facilidade que tive em pegar em mãos diretamente com um funcionário da gigabyte huezil.
Tava olhando,eu monitor é o sniper 24,ganhei ele,o que acha do seu?O meu vai chegar ainda....
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Essa sua mobo é sem frescura,tanto que meu foco era ela sempre.Mas aconteceu de eu ir indo pra gigabyte por causa do preço e pela facilidade que tive em pegar em mãos diretamente com um funcionário da gigabyte huezil.
Tava olhando,eu monitor é o sniper 24,ganhei ele,o que acha do seu?O meu vai chegar ainda....

Sobre o monitor é ok somente.... acho os niveis de preto ou cinza zuados/estranhos... e acho que falta o IPS...
Mas é um bom monitor. Era o melhor c/b da epoca que saiu o freesync....
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Falando nisso, tihha testado as memos, estavam estáveis em todos os testes, daí hoje... Pff

Não dava boot... Reset ei, coloquei mesma configs... Botava, travava na bios! Kkkk
Resetei é to testando outros timings... Acho q encontrei uma configuração melhor até e q vai funcionar melhor.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Meu 3700X finalmente apareceu, mas estou passando uma raiva tremenda aqui.

Minha GTX 1070 não dá vídeo de jeito nenhum pelo Display Port, só pelo HDMI.

O boot é extremamente lento, leva uns 10 segundos só para aparecer o POST.

O BIOS é muito limitado, estranhamente as portas SATA 1 e 2 não suportam hot plug, e as que suportam, quando ativados, não funcionam.

Não tem opção nenhuma para desativar o fast boot, nem o SMART self test.

Sinto como se estivesse usando uma BIOS na versão alfa.

Já testei a placa de vídeo num PC pirento aqui com uma MSI H110, i5-6400 e 12GB de RAM e o display port funciona normalmente.

Já troquei o PCI-E para Gen3 e não muda nada.

Os perfis XMP das memórias funcionaram normalmente, mas nem vou testar OC que é capaz de explodir tudo aqui.

Meu 3700X dá boost para 4.375GHz durante incríveis 1 segundo. Não só não chega no boost de 4.4GHz, como dura apenas um piscar de olhos.

Tá tenso aceitar algumas coisas nessa migração de Intel para AMD.
Atualizou a BIOS? Pelo que vi os caras estão lançando novas BIOS e corrigindo uma ou outra coisa mas aparentemente nem tudo é consertado.

Se puder faça aquele teste para mim.
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.100
Reações
5.856
Pontos
1.049
Pergunta meio vergonhosa, mas vamos lá: há como instalar windows 7 em uma máquina com um Ryzen 2200G?

Enviado de meu LM-X210 usando o Tapatalk
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Preciso relatar a situação do pc aqui!

Depois de muito tentar eu tinha encontrado uma configuração de memória que parecia super estável, passou nos testes, estava ótimo...

Invetei de , já q as memorias estava "rock solid" fazer um over no cpu... e usar o ryzen master (nunca tinha usado)

estava tudo ok, fiz uns testes achei uma frequencia ok e voltagem... nada de mais 3.65ghz (ryzen 2700)

de repente o pc (um dia depois) nao liga, começa a travar, resetar
congela até na bios... desligo ele, espero.... espero (nem precisa resetar no jumper {apesar de eu ter tido de fazer isso algumas vezes}) e ele liga, na bios fica ok... ligo e ele trava, reseta... trava na bios, nao da boot nem na bios etc

Ocorre que, depois me dei conta que o processador tava funcionando a 3450mhz quando o padrao é 3200
fiz de tudo no ryzen master, resetei tudo e ele encasquetou que aquela configuração de 3450 era a padrao, que tava tudo ok, e seguia trabando com qualquer coisa q nao fosse a memória a 2133mhz
desinstalei o ryzen e tudo seguiu na mesma

No meio de todo esse trabalho, descobri que as memorias não davam boot a frio em 3200 mhz por causa de uma configuração da bios (bios safada)
fica a dica... o CLDO_VDDP padrao era um valor ruim, li que esse valor deve ser setado de acordo com a configuração, que as vezes deve-se baixar e aumentar... ficar entre 800-1100 mv (nao sei qual o valor padrao da bios, porém quando mudo pro manual começa em 700mv)
setei 900 e o boot frio com 3200mhz das memorias sempre passa, ajustando os timings ela liga (inclusive carregando o xmp, bastou alterar o cldo vddp pra 900 que elae liga com o xmp - o q nunca acontecia antes)

Porem depois de dar boot no sistema o ryzen master doido ferrava alguma coisa... tive que restaurar o windows e, curiosamente
]mesmo já tendo desinstalado o ryzen master, o windows me comunicou que teria que, infelizmente, desistalar o ryzen master e que eu teria q reistalar depois, se quisesse



bom, era isso, restaurei ele e vim trabalhar.... depois vejo isso, mas tenho confiança e era esse o problema, nunca mais instalo essa m* - depois faço um over direto na bios
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Preciso relatar a situação do pc aqui!

Depois de muito tentar eu tinha encontrado uma configuração de memória que parecia super estável, passou nos testes, estava ótimo...

Invetei de , já q as memorias estava "rock solid" fazer um over no cpu... e usar o ryzen master (nunca tinha usado)

estava tudo ok, fiz uns testes achei uma frequencia ok e voltagem... nada de mais 3.65ghz (ryzen 2700)

de repente o pc (um dia depois) nao liga, começa a travar, resetar
congela até na bios... desligo ele, espero.... espero (nem precisa resetar no jumper {apesar de eu ter tido de fazer isso algumas vezes}) e ele liga, na bios fica ok... ligo e ele trava, reseta... trava na bios, nao da boot nem na bios etc

Ocorre que, depois me dei conta que o processador tava funcionando a 3450mhz quando o padrao é 3200
fiz de tudo no ryzen master, resetei tudo e ele encasquetou que aquela configuração de 3450 era a padrao, que tava tudo ok, e seguia trabando com qualquer coisa q nao fosse a memória a 2133mhz
desinstalei o ryzen e tudo seguiu na mesma

No meio de todo esse trabalho, descobri que as memorias não davam boot a frio em 3200 mhz por causa de uma configuração da bios (bios safada)
fica a dica... o CLDO_VDDP padrao era um valor ruim, li que esse valor deve ser setado de acordo com a configuração, que as vezes deve-se baixar e aumentar... ficar entre 800-1100 mv (nao sei qual o valor padrao da bios, porém quando mudo pro manual começa em 700mv)
setei 900 e o boot frio com 3200mhz das memorias sempre passa, ajustando os timings ela liga (inclusive carregando o xmp, bastou alterar o cldo vddp pra 900 que elae liga com o xmp - o q nunca acontecia antes)

Porem depois de dar boot no sistema o ryzen master doido ferrava alguma coisa... tive que restaurar o windows e, curiosamente
]mesmo já tendo desinstalado o ryzen master, o windows me comunicou que teria que, infelizmente, desistalar o ryzen master e que eu teria q reistalar depois, se quisesse



bom, era isso, restaurei ele e vim trabalhar.... depois vejo isso, mas tenho confiança e era esse o problema, nunca mais instalo essa m* - depois faço um over direto na bios
Bah cara....que rolo!
Bom,a gigabyte é uma fdp em se tratando de bios.A melhor vc já está,não saia dela a não ser que upe pra ryzen 3k ou 4k.Aí recomendo pegar uma outra placa,asrock ou msi pois gigabyte meu velho é isso.
Achei curioso o lance do RM,aqui nunca deu treta,aliás,me salvou a pele quando eu tava na F22 acho,que o vcore estava insano.Hoje em dia só o aciono pra ver alguma configuração,baixar o vcore sem reiniciar na hora,no mais,deixo ele pra lá e curto a máquina.
Vou anotar essa sua dica do cldo.Ainda quero estável 3333 aqui.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Galera, não comprem placas da MSI.

Eu achava o BIOS da Gigabyte bagunçado e lento, mas pelo menos funcionava.

Pensei que nada podia ser pior que a Gigabyte, dai eu tive a infelicidade de comprar uma MSI.

A placa de vídeo definitivamente não dá vídeo pelo Display Port, o SATA hot plug que eu uso muito não funciona, o BIOS parece que tem muita coisa faltando e parece estar em versão alfa, 28 segundos apenas para a tela do POST aparecer, coisa de amador mesmo, e essa porcaria custa R$1350.
Abre um chamado na MSI ou pega tua grana de volta,não teria como?
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Galera, não comprem placas da MSI.

Eu achava o BIOS da Gigabyte bagunçado e lento, mas pelo menos funcionava.

Pensei que nada podia ser pior que a Gigabyte, dai eu tive a infelicidade de comprar uma MSI.

A placa de vídeo definitivamente não dá vídeo pelo Display Port, o SATA hot plug que eu uso muito não funciona, o BIOS parece que tem muita coisa faltando e parece estar em versão alfa, 28 segundos apenas para a tela do POST aparecer, coisa de amador mesmo, e essa porcaria custa R$1350.
Eu tenho um msi B450M Gaming plus com um ryzen 2700 e uma GTX 1070 AMP! edition da Zotac e aqui o displayport funciona normalmente, pois eu uso ela com um adaptador DP para VGA quando ligo o meu monitor antigo e dá boot normalmente, e o monitor que eu uso para jogar dvi e também funciona normalmente.
A minha placa não está com a ultima versão da bios ela está na 7B87v16 a ultima é a 7B87v18.
Eu acho que o boot não demora muito aqui, vou cronometrar aqui quanto tempo demora até fazer o bip.
Aqui do momento que apertei o botão de ligar e o iniciar do cronometro demorou 12 segundos até a placa fazer o bip, todas as placas mães que tive demoram mais ou menos o mesmo tempo para bipar, então eu acho normal.
 
Ultima Edição:

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Falei com a Kabum, mandaram eu me virar e me contentar com essa porcaria malfeita.

Mas o SATA hot plug não funciona de jeito nenhum e isso eu já testei aqui até instalando versões diferentes do Windows como 1803 e 1903, posso usar isso como motivo para alegar que a placa mãe não funciona corretamente. Vou abrir um chamado e eles vão ter que se virar e provar que essa m**** funciona, ou então devolvam meu dinheiro ou troquem a placa por outro modelo de outra marca.
Pior que esse caso aqui é o contrário do teu,ele liga o HDMI e não funciona
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Preciso contar pra vcs, como eu tinha dito no post anterior, XMP funcionando normalmente, foi só alterar aquele parâmetro de voltagem do boot frio que a placa mãe definia para um valor muito baixo, dando boot o xmp funciona normalmente e o pc está estável.

O Ryzen Master realmente estava bugado e o pc voltou a funcionar com um reset do windows, comportamento do processador voltou ao normal.

Fica a dica, se o pc não chega no POST da bios pode ser valor da CLDO_VDDP equiocado. Pra cada frequência e cada sistema vai haver um valor correto. Inclusive é possível que meu sistema funciona acima de 3200mhz, poderia testar até quando tiver paciência.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Galera, não comprem placas da MSI.

Eu achava o BIOS da Gigabyte bagunçado e lento, mas pelo menos funcionava.

Pensei que nada podia ser pior que a Gigabyte, dai eu tive a infelicidade de comprar uma MSI.

A placa de vídeo definitivamente não dá vídeo pelo Display Port, o SATA hot plug que eu uso muito não funciona, o BIOS parece que tem muita coisa faltando e parece estar em versão alfa, 28 segundos apenas para a tela do POST aparecer, coisa de amador mesmo, e essa porcaria custa R$1350.

talvez o "problema" foi ter comprado x570 logo no lançamento
aposto que com uma b450 da metade do preço estaria funcionando muito bem.

comprar hardware no lançamento é a pior coisa, ainda mais algo que envolve AMD..

tenta o RMA da MSI mesmo
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.669
Reações
20.663
Pontos
1.344
talvez o "problema" foi ter comprado x570 logo no lançamento
aposto que com uma b450 da metade do preço estaria funcionando muito bem.

comprar hardware no lançamento é a pior coisa, ainda mais algo que envolve AMD..

tenta o RMA da MSI mesmo


Pois é, com a Intel eu nunca tive esses problemas de compatibilidade de ram, de placa mãe com opções erradas. Vendo isso aqui na pasta da AMD me da até medo de comprar algo deles no lançamento.

Sério, parece amadorismo ou vontade de lançar antes do tempo e não testar melhor as coisas. Sei la.
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.959
Reações
1.428
Pontos
864
Pô, eu vendo essas postagens aqui fico muito aliviado pq minha montagem/instalação depois que atualizei a BIOS da AB350n tá super redondo o sistema.
E olha que meu Mini deu trabalho pra montar...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Sério pessoal, essa de pci e 4 nao vai mudar nada na vida de ninguém, sério... mesmo que tenha um ssd q use isso, as aplicações nao usam, ninguém aqui (usuário comum) perde nada com isso, na boa
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.733
Pontos
2.234

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Eu acho compreensível por causa do aumento de custo da "infraestrutura" da placa necessário pra acomodar com segurança o Pci-E 4.
A placa tem que ter mais camadas, precisa ter mais estrutura eletrônica, precisa de refrigeração no chipset.

Normal não vir em placa de 40, 50 dólares.
Mas o consumo energético é tão alto assim no 4.0?
Por que diz que o VRM será melhor nessas placas do que na x570, o que é mais bizarro ainda não ter o pci ex 4.0.
 
Topo Fundo