Ozymandias
Habitué da casa
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[FONT="Franklin Gothic Medium"][SIZE="5"]Versão original do clássico expressionista Metrópolis é encontrada na Argentina [/SIZE][/FONT]
[SIZE="3"][FONT="Arial Narrow"]Lançado em janeiro de 1927, Metrópolis, dirigido por Fritz Lang e provavelmente o maior representante do expressionismo alemão, tinha cerca de 3 horas de duração quando foi exibido em sua versão original nos cinemas de Berlim. Mal recebido pelo público e pela crítica, o filme acabou tendo seus direitos comprados pela distribuidora norte-americana Paramount, que não hesitou em retalhá-lo e remontá-lo antes que este chegasse ao público do país. Anos depois, esta viria a se tornar a única versão disponível para o mercado internacional.
Até hoje. Esta semana, a revista alemã ZEIT publicou a informação de que uma cópia integral da versão de Lang foi encontrada na Argentina depois de passar anos enterrada nos arquivos do Museu de Cinema de Buenos Aires. Esta versão foi enviada à Argentina em 1928 para exibição nos cinemas locais e, cumprida sua agenda, teve seus rolos comprados pelo crítico Manuel Peña Rodríguez, que, anos depois, os venderia para o Fundo Nacional da Arte – que viria a disponibilizar uma cópia para o Museu de Cinema em 1992.
Mas foi somente em 2008, mais de 80 anos depois de sua realização, que a importância da versão presente nos arquivos do Museu foi descoberta graças à curadora Paula Félix-Didier, que assumiu o cargo este ano.
Agora, o Museu enviará o filme de volta à Alemanha, onde um cuidadoso processo de restauração terá início antes que a visão original de Fritz Lang finalmente possa ser reapresentada ao público depois de mais de oito décadas.[/FONT][/SIZE]
Cinema em Cena
[SIZE="1"]Ainda sonho com o dia que irão encontrar o original do filme Era, Lui, Si, Si...[/SIZE]
[SIZE="3"][FONT="Arial Narrow"]Lançado em janeiro de 1927, Metrópolis, dirigido por Fritz Lang e provavelmente o maior representante do expressionismo alemão, tinha cerca de 3 horas de duração quando foi exibido em sua versão original nos cinemas de Berlim. Mal recebido pelo público e pela crítica, o filme acabou tendo seus direitos comprados pela distribuidora norte-americana Paramount, que não hesitou em retalhá-lo e remontá-lo antes que este chegasse ao público do país. Anos depois, esta viria a se tornar a única versão disponível para o mercado internacional.
Até hoje. Esta semana, a revista alemã ZEIT publicou a informação de que uma cópia integral da versão de Lang foi encontrada na Argentina depois de passar anos enterrada nos arquivos do Museu de Cinema de Buenos Aires. Esta versão foi enviada à Argentina em 1928 para exibição nos cinemas locais e, cumprida sua agenda, teve seus rolos comprados pelo crítico Manuel Peña Rodríguez, que, anos depois, os venderia para o Fundo Nacional da Arte – que viria a disponibilizar uma cópia para o Museu de Cinema em 1992.
Mas foi somente em 2008, mais de 80 anos depois de sua realização, que a importância da versão presente nos arquivos do Museu foi descoberta graças à curadora Paula Félix-Didier, que assumiu o cargo este ano.
Agora, o Museu enviará o filme de volta à Alemanha, onde um cuidadoso processo de restauração terá início antes que a visão original de Fritz Lang finalmente possa ser reapresentada ao público depois de mais de oito décadas.[/FONT][/SIZE]
Cinema em Cena
[SIZE="1"]Ainda sonho com o dia que irão encontrar o original do filme Era, Lui, Si, Si...[/SIZE]