O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Vestibular]Adm? Comércio Exterior? Relações Internacionais? WTF?

super mario

Habitué da casa
Mensagens
512
Reações
0
Pontos
57
Opa galera, blz?
To meio desesperado aqui, faltam poucos dias pra me inscrever no vestibular da UFRGS (federal do rs ;p) e to começando a me decidir sobre o curso, que no caso seria Comércio Exterior/ Comércio Internacional.

O grande problema é que EU NÃO ACHO ESSE RAIO DE CURSO no quadro da ufrgs, encontrei as 4 ou 5 ADM que tem, mas nenhuma tem ênfase em comércio exterior, ao contrário do curso na PUC, que tem ADM. Comércio Internacional.

Dentre os novos cursos que surgiram para 2009 na UFRGS eu vi Relações Internacionais, mas acho que nesse caso o curso é mais voltado pra questão política, o que pra mim n tem nenhum problema, mas esses NOMES estão me matando hehe, agora n sei se fico com alguma das ADM que me daria uma base muito boa para comércio exterior ou se fico com relações internacionais :/, porque com relação as cadeiras ADM tem MUITO mais matemática que relações internacionais... hehe =p

Alguém poderia me dar uma ajuda? Fez algum dos cursos, tem alguma noção etc?

Eu sei que ninguém merece ficar lendo tópicos de adolescente paranóico preocupado com uma decisão que o acompanhará pelo resto da vida =p, mas se pudessem me ajudar eu ficaria muito grato galera!

Abração!
 

The Courage

Habitué da casa
Mensagens
1.685
Reações
3
Pontos
61
Po, eu faço Relações Internacionais...cara, curso mais massa que tem (pra mim claro)! Só que se o seu negócio é Economia/Comércio pesado, com bastante matemática, você não vai ver isso em REL. Vai pegar mais estratégias do Mercado, história e teorias da Economia, táticas e aplicações no Comércio Exterior e interno, termos técnicos, etc. Poucos cálculos. Claro que depois de formado você pode fazer especialização em Comércio Exterior;). Tem boas áreas para REL.

Espero ter ajudado:p. Mas aí cabe a você decidir o que quer pro seu futuro, seria o que? Trabalhar com o quê? Como? Onde?
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.898
Reações
27.927
Pontos
1.444
Eu faço Administração com linha específica de formação em Comércio Exterior.
RI e Comex não tem mto a ver diretamente, no caso de Comex tá mais voltado para a exportação e importação, alguns mecanismos técnicos, etc. Já RI tem mais a ver com as instituições internacionais, a compreensão do cenário internacional, etc.
Mas meu negócio mesmo é pq é Adm. A minha linha de formação antiga era a Geral, mas tinha matérias muito toscas qdo mudou a grade, e além disso o MEC determinou que todos os cursos da minha se chamassem simplesmente Administração, então optei por uma linha só p/ adicionar algo a mais no currículo, já que o de Adm. em Empresas e Comércio Exterior passaram a chamar simplesmente Administração (com um certificado da linha à parte).
Pessoalmente prefiro assim, se eu fosse vc dava uma olhada nas matérias que tem em cada grade e não no nome delas, sempre tem uma mais voltada p/ algo que te interesse.
 

kas

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
662
Reações
3
Pontos
719
Eu faço Administração com ênfase em Comércio Exterior no Mackenzie.
É praticamente igual Administração, o único diferencial é que você acabam aprendendo sobre exportação, importação, câmbio, esse tipo de coisa. O curso tem muita matematica e estatistica, se você não gosta de exatas vai sofrer um pouco.
Recomendo que você tenha inglês ou alguma outra lingua fluente, pois na hora de arrumar estágio isso faz muito a diferença. Muita gente que estuda comigo e não sabe nem sequer inglês acaba arrumando estagio em outras áreas nada a ver com o curso ou então em bancos.
Conheço um pessoal que faz RI na Puc aqui em SP. Pelo que me falaram o curso é politica pura. As aulas são praticamentes discussões em sala sobre politica internacional.

Espero ter ajudado.
 

*Splash*

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.743
Reações
39.015
Pontos
1.414
meu irmao ta se formando esse ano em relações internacionais, muito bom o curso, até eu gostei acompanhando por cima e ajudando em trabalhos dele.
 


Fívio

Ser evoluído
Mensagens
292
Reações
1
Pontos
31
Faz Adm.

É um curso generico que depois com uma Pós voc~e pode fazer cada uma dessas carreiras:relacoes, comercio... etc
 

RoDriG0

Veterano
Mensagens
2.773
Reações
36
Pontos
149
Splasha;3620804 disse:
meu irmao ta se formando esse ano em relações internacionais, muito bom o curso, até eu gostei acompanhando por cima e ajudando em trabalhos dele.

sim, o curso eh bom e interessante, mas em relação a emprego??
 

Fast_Furious

Habitué da casa
Mensagens
2.830
Reações
0
Pontos
91
[SIZE="2"]Vou formado em Administração pela UnB e lá e em outra federais que eu conheço, normalmente existe apenas o curso de Adm., mas sem um direcionamento específico, como comércio exterior. Não sei como é aí no RS. O que vc pode fazer é fazer o curso de Adm. "geral" e depois fazer uma pós ou MBA em comércio exterior. Durante a graduação, também já se direcionar p/ esse lado.

O curso de Relações Internacionais, como já falaram, acho que não tem muito a ver com o que vc tá querendo, que parece ser mais voltados para negócios. REL parece ser um ótimo curso também. Pena que o mercado de trabalho é tão restrito.[/SIZE]
 

*Splash*

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.743
Reações
39.015
Pontos
1.414
RoDriG0;3620839 disse:
sim, o curso eh bom e interessante, mas em relação a emprego??
bom, ae tem algumas áreas pra vc atuar, como qq curso, no caso do meu irmao ele ta trabalhando na área de exportação e logística.
 

The Courage

Habitué da casa
Mensagens
1.685
Reações
3
Pontos
61
Fast_Furious;3620842 disse:
[SIZE="2"]Vou formado em Administração pela UnB e lá e em outra federais que eu conheço, normalmente existe apenas o curso de Adm., mas sem um direcionamento específico, como comércio exterior. Não sei como é aí no RS. O que vc pode fazer é fazer o curso de Adm. "geral" e depois fazer uma pós ou MBA em comércio exterior. Durante a graduação, também já se direcionar p/ esse lado.

O curso de Relações Internacionais, como já falaram, acho que não tem muito a ver com o que vc tá querendo, que parece ser mais voltados para negócios. REL parece ser um ótimo curso também. Pena que o mercado de trabalho é tão restrito.[/SIZE]

Não é não Fast, pelo contrário. Quase todos os órgãos públicos têm áreas voltadas a negócios internacionais, fora as empresas, que também mexem com relações internacionais. Se você ainda quiser trabalhar em uma multinacional, como administrador, diretor de algum setor, é ótimo também. Existem boas áreas, essa visão de que REL é para Diplomacia ou comércio exterior já é ultrapassada. Mas é porque é um curso novo e poucas pessoas têm conhecimento disso.
 

Fast_Furious

Habitué da casa
Mensagens
2.830
Reações
0
Pontos
91
The Courage;3620979 disse:
Não é não Fast, pelo contrário. Quase todos os órgãos públicos têm áreas voltadas a negócios internacionais, fora as empresas, que também mexem com relações internacionais. Se você ainda quiser trabalhar em uma multinacional, como administrador, diretor de algum setor, é ótimo também. Existem boas áreas, essa visão de que REL é para Diplomacia ou comércio exterior já é ultrapassada. Mas é porque é um curso novo e poucas pessoas têm conhecimento disso.

[SIZE="2"]Bom saber disso. Sempre ouvi esse tipo de reclamação das pessoas que estudam ou são formadas em REL. Talvez seja pelo fato de as pessoas imaginarem algo mais voltado p/ essa área diplomática. E aí sim, a coisa é bem restrita.[/SIZE]
 

super mario

Habitué da casa
Mensagens
512
Reações
0
Pontos
57
po galera, valeu mesmo pela ajuda! :D
acho q vou acabar fazendo como disseram, administração geral e depois algo aprofundando em comércio exterior, mas n sei se n vou preferir mais o lado política e estratégico, pq apesar de gostar de matemática n tenho uma ÓTIMA relação com os números, mas curto bastante geografia, política, história. Não é que eu seja o mais atualizado e que mais sabe dessas coisas dentre as pessoas que eu convivo =p, mas acho o assunto interessante. Gostei tbm de RE que você tem q fazer testes de 2 línguas estrangeiras, no caso ingles eu teria e buscaria uma outra hehe, acho q pode ser interessante. Agora com relação ao mercado de trabalho acho que n é tão restrito, não pelo que eu tenho lido, e o mercado é carente de profissionais desse ramo, mas nisso comércio internacional também é... então acabo ficando confuso novamente x.x
O único SLOP para RE que eu estou vendo é a média, BEM mais alta que administração na federal daqui ;/
 
Topo Fundo