O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Wii U x PS Vita x Saturn - Qual foi o maior fracasso?

Entre Wii U, PS Vita e Saturn, qual foi o maior fracasso?


  • Total voters
    162

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.328
Reações
45.863
Pontos
803
Saturn não tinha jogo bom na sua opinião, pra mim ele massacra o N64, dos consoles principais o N64 foi disparado o pior.
Console horroroso q não tinha games 2D, não tinha jogo de luta 2D, os 3D são medonhos, nunca teve um Street Fighter sequer. kkkkkkk
Isso também é verdade, já que Street saiu até pra 3DO e diga-se de passagem é um bom jogo, o N64 podia ter recebido ao menos aquela série EX da Arika/Capcom.
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
  • Na minha opinião foi disparado o Saturn, lembro que nessa época eu tive o PS1 e N64, não conheci ninguém que tinha o Saturn, ele não tem nenhum jogo exclusivo que me interesse, ou seja, não faz diferença se não tivesse existido. Tanto que a Sega lançou o Dreamcast (Outro fracasso, mesmo sendo menor que o Saturn) mais cedo que todas as outras porque o Saturn era simplesmente saco de pancadas.
  • Já o WiiU a Nintendo errou, mas, tem vários exclusivos MUITO bons e quem é fan da Nintendo sempre compra.
  • Já o PS Vita eu não considero um fracasso, porque a própria Sony abandonou ele no começo, não deu nem uma chance, o console é muito bom, tem uma pegada muito boa e o hardware é muito bom para um portátil.
Não troco o meu por nada.

PS Vita 1001 3.60 OLED - Desbloqueado
SD2Vita + 128GB
Adaptador para melhorar a pegada
Case

A biblioteca do Vita é muito grande sim, além de rodar PSP nativamente, PSX nativamente e possuí o RetroArch para outro emuladores com o desbloqueio.
Uso o aplicativo Moonlight quando quero jogar jogos do PC na sala ou no quarto.

Segue um demonstrativo:

tzzLdYa.jpg

BhHnOmk.jpg




Vídeo



Pelo menos eu não considero o Vita um fracasso ashahashash

Se analisar cada console em sua época na minha opinião seria Saturn o vencedor como mais fracassado.
Vale ressaltar que o Sega Saturn custava 10 salários mínimos e não se encontrava desbloqueado de forma tão comun como o PS1.

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.772
Reações
40.751
Pontos
1.053
Lembrando que o Iwata teve que cortar o próprio salário pra manter as finanças da Nintendo em dia depois do fracasso que foi o WiiU. Pra uma gigante como a Nintendo isso não é pouca coisa.
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.800
Reações
6.860
Pontos
694
  • Na minha opinião foi disparado o Saturn, lembro que nessa época eu tive o PS1 e N64, não conheci ninguém que tinha o Saturn, ele não tem nenhum jogo exclusivo que me interesse, ou seja, não faz diferença se não tivesse existido. Tanto que a Sega lançou o Dreamcast (Outro fracasso, mesmo sendo menor que o Saturn) mais cedo que todas as outras porque o Saturn era simplesmente saco de pancadas.
  • Já o WiiU a Nintendo errou, mas, tem vários exclusivos MUITO bons e quem é fan da Nintendo sempre compra.
  • Já o PS Vita eu não considero um fracasso, porque a própria Sony abandonou ele no começo, não deu nem uma chance, o console é muito bom, tem uma pegada muito boa e o hardware é muito bom para um portátil.
Não troco o meu por nada.

PS Vita 1001 3.60 OLED - Desbloqueado
SD2Vita + 128GB
Adaptador para melhorar a pegada
Case

A biblioteca do Vita é muito grande sim, além de rodar PSP nativamente, PSX nativamente e possuí o RetroArch para outro emuladores com o desbloqueio.
Uso o aplicativo Moonlight quando quero jogar jogos do PC na sala ou no quarto.

Segue um demonstrativo:

tzzLdYa.jpg

BhHnOmk.jpg




Vídeo



Pelo menos eu não considero o Vita um fracasso ashahashash

Se analisar cada console em sua época na minha opinião seria Saturn o vencedor como mais fracassado.


Saturn não tem jogo exclusivo do seu interesse???? Na boa, o problema não é a biblioteca de jogos e sim o seu gosto kkkkkk

Panzer Dragoon
Dragon force
Shining Force
Nights
Mr. Bones
Virtua Fighter
X-Men Vs Street
SFZ3
KoF97
Real Bout fatal Fury
Dungeon e dragons collection
Daytona usa
Sega rally


Só para citar alguns. São jogos que tinham bastante apelo na época.

O vita por sua vez tem uma biblioteca mediocre, foi abandonado cedo e se sustenta por causa da retrocompatibilidade e da emulação.


Enviado de meu Lenovo K53b36 usando o Tapatalk
 


Jogar Agora

Bam-bam-bam
Mensagens
9.768
Reações
7.658
Pontos
353
Em suma, não é inferior. Em umas característica ele ganha em outras ele perde, o elemento que o ps1 tinha de melhor foram as transparências, algo mais ligado a modernidade do chip, usaram isso para desqualificar o saturn.

Tenha em mente (serio mesmo) se o saturn lidera em vendas, ele ditaria as regras do que é bom, e nesse caso seria a resolução, profundidade de cor e por aí vai, as transparência ninguém ligaria seria relegada como uma característica boa de um console ruim e esquecido....

OK,ninguém é obrigado a aceitar, mas o hardware do Saturn só passou a ser complicado por causa do ps1.

esse papo de dificil de programar funciona de acordo com a conveniência do dev para justificar o não apoio, eu poderia esmiuçar isso, mas o farei em outra postagem provando por A-B que isso de programação dificil é um meme usado até hoje.(sério mesmo)
Se tem q parir um ouriço espinhoso pro gráfico ficar no nível do PS1 ou melhor é sim inferior no 3D, não tente mudar a história, compare os jogos de ambos, na maioria das vezes o 3D se saia melhor no PS1, compara o Tomb Raider, WipeOut e VÁRIOS outros.
E olha q o Saturn eu adoro, segundo melhor console pra mim, mas sou realista, BASTA comparar os jogos q saia para os dois.
Mas sim a SEGA e Treasure principalmente fez games com gráficos 3D excelentes para o console, q não deve em nada para o PS1, como Panzer Dragoon 2 zwei, Nights, Virtua Fighter 2, Radiant Silvergun, são alguns exemplos.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.946
Reações
56.995
Pontos
2.164
Um Top 5 rápido de cada um, sem ordem:

Wii U
Breath of the Wild
Mario 3D World
Mario Maker
Bayonetta 2
Splatoon

Saturn
Panzer Dragoon Saga
Shining Force 3
Grandia
Nights
Guardian Heroes

Vita
Ys VIII
Tearaway
Gravity Rush
Dragon's Crown
Killzone: Mercenary

Claro que é questão de gosto, mas pra mim o Vita fica MUITO abaixo dos outros dois. É pior do que seria um Switch sem os jogos da Nintendo...

Concordo eu relação ao vita ser inferior aos outros 2, mas você forçou a barra nessa lista de vita né...
Sei que a lista é pessoal mas não tem Persona 4 Golden, Soul Sacrifice, Uncharted, entre outros...
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
22.513
Pontos
1.129
Concordo eu relação ao vita ser inferior aos outros 2, mas você forçou a barra nessa lista de vita né...
Sei que a lista é pessoal mas não tem Persona 4 Golden, Soul Sacrifice, Uncharted, entre outros...

Eu esqueci de colocar, mas a idéia era de jogos originais de cada aparelho, por isso Persona não entrou no Vita.

Os outros eu não sei se são tão melhores dos que os que eu citei, mas devo admitir que não joguei muito...
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.734
Reações
8.951
Pontos
1.209
Em catalogo acho que os 3 safam e ficariam nesta ordem:
WiiU
Saturn
Vita

Em perda de mercado ficaria
WiiU (100 milhoes do Wii para 15milhoes do Wiiu)
Vita (90 milhoes do psp para 15milhoes do vita)
Saturn (30milhoes do Genesis para 6milhoes do saturn)

Em perdas de dinheiro aparentemente ficaria o satrurn como o que deu mais prejuizo seguido pelo vita e depois o Wiiu Mas sao numeros que nao temos alcance real e so especular.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Esse ZombiU saiu pra outras plataformas sem o U, como Zombi.

PC: Core i5 4690k - 16gb DDR3 - GTX 970 (Steam id: rafael_mosterio)
PS4 - PS3 - PS Vita (PSN id: mosterio)
eu sei, mas é muito ruim sem o gamepad pra usar de mapa/radar, acredite!!!
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
Nesse post explicarei como esse papo de ''dificil de programar é meme''. (ninguém é obrigado a aceitar, mas quando aprofundamos nas declarações, vemos claramente isso)

o GameCube (powerpc) é tido como um dos consoles mais fáceis de programar de todos os tempos, ps3 e xbox 360 também usam tecnologia ibm powerpc, mas o cpu cell beleza...ok é complexo e o tri core do 360 é tido como de fácil programação 9ao menos mais facil que o cell)...aí o que acontece, veio a publico um desenvolvedor dizendo que o Wii U (pode isso ?) é tão ruim de programar quanto o ps3 (sendo que o cpu do wii u é uma evolução do wii e do gc e a gpu é uma amd) vale lembrar que o wii é um dos consoles que mais receberam jogos, a industria inteira já programou esse console....tudo bem.... em meio a criticas ao cell, vem um desenvolvedor da SEGA e disse que portar VF5 para o ps3 era mais fácil, agora não devido ao cpu mas a devido o gpu (que é nvidia tal qual a gpu do arcade de vf5....).
Esse tempo atrás (2014) estavam tentando colar essa pecha no xbox one (:keehk ) por causa do sram e do ddr3, os engenheiros da microsoft tiveram de vir a publico (na eurogamer) e dizer que o funcionamento é igual ao cache dram do xbox 360 (que era tido como fácil de programar...conforme postei anteriormente) depois disso a M$ conseguiu abafar essas criticas, de desenvolvedores mal intencionados.


Ta aí a verdade; o wii u foi taxado de difícil, não sendo... (tanto quanto ps3 dizia o dev) por questão comercial, tipo uma forma para justificar o não apoio, o xbox one quase foi vitima disso, e com o saturn foi a mesma coisa, quem programou para 3do sabia como usar os quads, para 2d o saturn era mais facil do que seus concorrentes, e usando-se um único cpu (como a maioria fizeram) ele ficava tão facil de programar quanto os demais... programar em assembler (que era o padrão) até o ps1 e N64 tiveram seus jogos em assembler....visando maior desempenho...se o kit de desenvolvimento era ruim, tempos depois o saturn recebeu, uma versão em C# do mesmo kit do ps1 adaptado....

Morre aqui mais um Mito, ''o do difícil de programar'' pois como postei é um meme, algo puramente para justificar, o não apoio ou o corte de suporte. o saturn possui mais de mil jogos no japão, uns 300 jogos no ocidente, onde ele bem dizer não durou nada. difícil por difícil temos Jaguar, PS2 e ps3 na lista....por sinal depois de 2009 quando ps3 engrenou, pararam com esse papo de difícil.
 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.097
Pontos
803
1) Mercadologicamente falando, os números exatos são desconhecidos, mas estima-se que o Vita tenha sido o dos 3 o mais bem vendido, com 16,5 milhões, seguido pelo WiiU, com 13, e por fim pelo Saturn, com 9 mi.

—->> FAILURE POINT: Saturn (1)


—————————————————-


2) Do ponto de vista da qualidade real de cada plataforma:


A) O WiiU é o pior videogame de mesa mainstream de todos os tempos. Por “pior videogame”, entendamos como “aquele que tem o menor número de jogos bons”. Por “videogame mainstream”, entedamos o console de mesa histórico que representou uma das tríades que dominaram o mercado em relevância em momentos diferentes do tempo, i.e., os trios Atari/Sega/Nintendo -> Nintendo/Sega/Sony -> Sony/Nintendo/Microsoft.

O WiiU só conseguiu ser melhor que aqueles videogames históricos do segundo escalão, tipo Neo Geo, PC Engine, 3DO etc. A ludoteca dele é mais fraca que a de qualquer outro console da Nintendo, Sega, Sony, Atari ou Microsoft em seus períodos de liderança.

Além de ser o pior videogame mainstream da história, porque é o que tem o menor número de jogos bons dentre esses sistemas (ainda menos jogos bons que outros baluartes da escassez, como Wii e N64, e muito menos que o próprio Saturn), a performance first party da Nintendo foi aqui, embora ainda boa, a pior da sua história, contribuindo para a miséria da plataforma. A Nintendo produziu para o WiiU um número de jogos bons ainda menor que o que ela produziu no Wii, e só não amargou a lanterna de sua geração nesse departamento porque a Microsoft foi muito mal no XBox One.

No Wii, a Nintendo chorou a lanterna, produziu menos games bons que a Sony no PS3 e a Micro no 360, mas na sétima geração ela pelo menos largou mais games genre-defining, ao contrário do WiiU, onde somente BOTW e Mario Kart 8 redefiniram algum gênero. O pipeline first para o Wii, embora numericamente o mais discreto de sua geração, foi, por fim, superior ao do WiiU, talvez a vinda do HD tenha obstruído as coronárias da Nintendo.


B) Se a biblioteca do WiiU faz dele o pior console de mesa mainstream de todos os tempos, a do Vita não fica afrente. Enquanto ele tem mais jogos na categoria “bom” que o WiiU, ele tem muito menos jogos nas categorias “ótimo”, “excelente” e “masterpiece”. A performance first party da Sony, que é invariavelmente, desde o PS1, a mais abundante e eclética de sua respectiva geração (numa diferença para a concorrência que chega a ser massiva, até de 5:1), foi um horror para o consolinho, se destacando poucos jogos, Tearway, Gravity Rush, Killzone Mercenaries, Everybody’s Golf, Uncharted Golden Abyss, Little Big Planet, Sound Shapes, Wipeout, Soul Sacrifice e Stardust. Completam a prole first Motorstorm RC, MLB The Show, o port de Dragon’s Crown e o resto é coletânea de Ratchet and Clank e Sly Cooper. Os thirds nutriram razoavelmente o aparêi, mas, enquanto a Sony lançava no PS1 até 20 games first por ano (ao passo que a Nintendo lançava algo entre 3 e 6 pro N64, e a Sega lançava algo entre 6 e 10 pro Saturn), no PS2 e PS3 até 60 games na geração inteira, sendo que mais da metade eram de ótima qualidade, mais que os concorrentes, ela literalmente largou o Vita à morte insossa e infeliz, e quem diz que não é fanático.


C) O Saturn é o melhor dos três como videogame, ou seja, tem a melhor biblioteca (conceito de melhor videogame), porque tem mais thirds exclusivos e multis, e teve os firsts em condição aceitável, você fatalmente jogará um número maior de games de qualidade no Saturn que no WiiU ou no Vita.

A produção da Sega como first party foi boa, Nights, Panzer Dragoon 1 e Zweii, Panzer Dragoon RPG, Virtua Cop, Sega Rally, Daytona USA, Virtua Fighter, Burning Rangers, Shinning Force, Shinning in the Holy Ark, Astal, Clockwork Knight, Fighting Vipers, Fighters Megamix, Golden Axe, Shinobi, embora com uma performance de qualidade e quantidade menor que a da geração passada. O problema é que, assim como a Nintendo, por ser uma powerhouse menor, a Sega sempre dependeu mais de terceirizações de suas IPs para manter o fluxo first party grande, no Mega Drive ela terceirizou bem mais, Toe Jam and Earl, todos os Wonderboys, os Streets of Rage, os dois Vectormans, Ecco the Dolphin, Gunstar Heroes, Oasis, todos são IPs da Sega, mas terceirizados, e no Saturn ela fez isso pouco, basicamente via Treasure com Guardian Heroes e uma ou outra coisa (como a sequência de Oasis, Beyond Oasis). Agravou um pouco o fato de a Sega inhouse também ter caído de produção nos 32-bits (reflexo provável do hardware confuso), no Genesis eram 4 Sonics, Shinobis, Golden Axe, Phantasy Star, mas não dá pra falar que a produção first foi ruim no Saturn, mesmo com menos terceirizações. Sempre facilitou pra Sega o fato de ela já ter os games prontos do Arcade pra portar pros seus consoles, isso reduziu muito o tempo de produção no Genesis, mas no Saturn a coisa ficou preta, devido às dificuldades técnicas pra portar as Models pro seu Frankenstein de mesa com 2 processadores.

—->> FAILURE POINT: Vita (1)


—————————————————-


3) Do ponto de vista da consequência e legado.


A) A Nintendo na era pós concorrência com o Playstation só consegue sobreviver na estante via algum atrativo extra voltado para casuais ou não-gamers. Mas nem sempre isso funciona. O WiiU foi prova. Esse console tem o pior legado dos 3, ele será pouco lembrado no futuro, especialmente porque a Nintendo portará sua biblioteca inteira, via remasters, para o Switch, tornando-o uma excrescência, uma nulidade histórica que praticamente não existiu. O fracasso sepultou de vez o resto das ambições Home Console da empresa, que agora atua como uma concorrente “indireta” da Sony, escanteando-se em outros filões do mercado.


B) O Vita é a mesma coisa, só que troque Home por “Portátil”, exceto que ele será levemente mais memorável que o WiiU, já que ele competiu somente com outro indivíduo (o 3DS) e a Sony portou menos de sua fraca biblioteca para o PS4 (Sound Shapes, Tearway e Gravity Rush, basicamente).


C) O Saturn, apesar de ter vendido pouco, goza de boa reputação histórica, endossa-se com frequência a qualidade de sua biblioteca, e o volume de hidden gems, o sublinho aos ports de Arcade e os games japoneses, os shmups e os jogos únicos alimentam sua relevância no imaginário coletivo. Entretanto, a consequência de seu fracasso comercial foi a mais grave: o fim da Sega por completo. Outras cagadas contribuíram: 32X, briguinhas em fundo de sala entre Sega of America e of Japan, Neptune abortado, Dreamcast encarrilhado, mas o Saturn foi a gota d’água em minha opinião.

—->> FAILURE POINT: Saturn (1)


—————————————————-


CONCLUSÃO: Se a gente estabelecer um ponto pra cada elemento, o Saturn foi o maior fracasso, porque foi o que vendeu menos, e o que gerou uma consequência mais grave. Entretanto, o que interessa para nós, que somos jogadores, e não executivos, é a qualidade real das coisas, e, como essas coisas são “videogames”, o que interessa são suas bibliotecas. Online, vendas, controle, beleza da carcaça, duração no mercado, consequências, nada disso importa mais que a qualidade objetiva do videogame.

Como “videogame”, o Saturn é o melhor dos 3. Embora o WiiU tenha sido um videogame bem ruim, ainda pior que N64 e Wii foram, o Vita consegue ter uma biblioteca ainda mais desastrosa, e é o mais fracassado dessa turma aí, e portanto tem o meu voto.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
@Majima-San
Acho que vale acrescentar o que cada console representa perante seu antecessor.
psp teve 80kk Vita ~16kk uma queda (x5)
Genesis teve 33kk (mais ou menos isso se não me engando ao período) Saturn 9kk (x 3,7)
Wii teve ali 100kk wii u 13kk (x9)

sendo o pior em relação ao antecessor, mas eu concordo com quem disse que as consequência do fracasso do vita foi o fim da divisão de portateis da sony, do saturn foi a base para a saída da sega do ramo como fabricante, enquanto o fracasso do wii u serviu de base para a (o fim dos consoles de mesa da big N, zuera) para o sucesso do Switch. isso é positivo.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.882
Reações
16.616
Pontos
803
Sobre as vendas do Saturn, será que proporcionalmente ao período daquela tempo seria abaixo das vendas que o Wii U teve também ? (Se é que da pra considerar isso). Não se se consoles eram tão populares igual atualmente e hoje o interesse das pessoas em comprar é maior.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
Sobre as vendas do Saturn, será que proporcionalmente ao período daquela tempo seria abaixo das vendas que o Wii U teve também ? (Se é que da pra considerar isso). Não se se consoles eram tão populares igual atualmente e hoje o interesse das pessoas em comprar é maior.

podemos teorizar:
o tamanho do mercado é a soma da venda de todos os nichos de jogos e consoles
no tempo do saturn tínhamos o mercado de arcade que tava ruindo junto com saturn, o ps1 vendendo antes do ps2 chegar 80kk-90kk, saturn 9kk e n64 32kk; total de 131kk esse foi o tamanho do mercado
na geração wii u, tivemos wii mais de 100kk, ps3 e 360 cada com cerca de 80kk (arredondando para baixo) 260kk

portanto o mercado na época do wii u era duas vezes maior (portanto mais abrangente e facilitador) que o mercado na época do saturn, então é como se as vendas do wii u fossem abaixo das do saturn, proporcionalmente.

mas em contra partida no quesito popularidade absoluta, o wii u vence o saturn fácil, o saturn possuí apenas 3 jogos que são million seller, portanto os jogos do wii u são mais conhecidos e jogados pelo publico, o que torna a biblioteca dele relativamente melhor já que em movimentação de software (jogo) mesmo usando o conceito do mercado mais abrangente, os jogos do wii u supera a barreira de 2x, sendo assim, seguindo rigorosamente os números um hipotético saturn de 20kk de unidades não teria nem 7 jogos acima dos 3kk em vendas. o wii u real por suavez possui mais de 8 jogos acima dos 3kk, fora os de 1kk
 
Topo Fundo