O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial XBOX Next-Gen | Rumor: 2026 + 2 SKUs: Console High-End e um Portátil Acoplável

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.699
Reações
91.335
Pontos
1.494
Looking at financials of PlayStation & Xbox, next-gen console definitely looking more expensive with higher price tag

if console start going above 600 bucks, us international folks will have to face 7 to $800 for Consoles


 

armachad

Bam-bam-bam
Mensagens
1.870
Reações
3.318
Pontos
453
Looking at financials of PlayStation & Xbox, next-gen console definitely looking more expensive with higher price tag

if console start going above 600 bucks, us international folks will have to face 7 to $800 for Consoles



Aqui no Brasil já é nessa faixa a atual geração

Se a próxima vier nessa faixa de $600, vamos tomar no cool com cerol.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.226
Reações
18.438
Pontos
753
Looking at financials of PlayStation & Xbox, next-gen console definitely looking more expensive with higher price tag

if console start going above 600 bucks, us international folks will have to face 7 to $800 for Consoles



Por aqui já sabemos o preço:
1708362053619.png
 

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.699
Reações
91.335
Pontos
1.494
Intel quer assumir lugar da AMD no próximo Xbox

rpl-2022-dotcom-2col-nextlevel.png.rendition.intel.web.864.486.png

A Intel está conversando com a Microsoft para que ambas trabalhem em conjunto na produção da próxima geração de consoles Xbox. A proposta envolve na fabricação de um SoC semi-customizado “100% americano” – totalmente produzido nos Estados Unidos, desde o processo de fabricação do silício até a sua embalagem.

Segundo o canal de YouTube “Moore’s Law is Dead“, a intenção da corporação é tomar o lugar que está sendo ocupado pela AMD, que trabalha atualmente com o Xbox Series com os SoC combinando as CPUs Zen2 com as iGPUs RDNA 2. Estas são as especificações que atendem às exigências para utilizar o DirectX12 Ultimate.

Obviamente que a Intel busca expandir seus negócios, considerando que seus avanços tecnológicos permitem conversar de forma plausível sobre suas microarquiteturas de CPU e gráficos da próxima geração. Lembrando que em 2024 veremos a estrutura Xe² “Battlemage” em ação e já temos entre nós os processadores “Meteor Lake“.

Se levarmos em consideração os rumores de que a Microsoft pretende trazer uma nova plataforma em meados de 2026, é possível que use tecnologias ainda mais avançadas, como os processadores “Lunar Lake” ou “Panther Lake” e até mesmo as iGPUs Xe³ “Celestial”.

Esta não seria a primeira vez que Intel e Microsoft uniriam forças para produzir um videogame. O Xbox original, lançado no fim de 2001, era produzido com a CPU Pentium 3 “Coppermine” da empresa, que atuava ao lado da GPU GeForce 3 da NVIDIA.

imagick_convert.php


Microsoft and Intel strike a custom chip deal that could be worth billions. Intel will be producing custom chips, designed by Microsoft for Microsoft, as part of a deal that Intel says is worth more than $15 billion

 


Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.023
Reações
6.753
Pontos
283
Uma vantagem da Intel é que ela já tem um upscaling e ray tracing melhores que a AMD, já na sua primeira geração.

Para Intel, isso impulsionaria suas GPUs no mercado.

Ontem vi um teste do GamerNexus e as GPUs Intel estão evoluindo bastante.

Primeira geração e já supera a AMD em ray tracing.

Um resultado médio de 28 FPS para o A770 é próximo da RX 7700 XT. Essa placa custa US$ 290 e está competindo com uma placa da AMD de US$ 450. O A750 custa US$ 200 e está próximo da 7600XT que custa US$ 330 e a 7600 que custa US$ 260.
As GPUS Intel também conseguem ser mais firmes no frametime.

GN%20GPU%20Benchmark%20Cyberpunk%20Phantom%20Liberty%20%281080p_RT%20Ultra_Recon%20Off_Upscaling%20Off%29%20GamersNexus-4x_foolhardy_Remacri_0.png.webp



 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.023
Reações
6.753
Pontos
283
‘Cara, a Microsoft acabou de nos foder’ por causa do contrato do Xbox de próxima geração, diz fonte da Intel em novo vazamento

O Xbox de próxima geração da Microsoft tem estado nas manchetes por todos os motivos errados (e eu acho, alguns certos) esta semana… e agora estamos ouvindo que a Microsoft “acabou de foder” a Intel por causa do contrato de chip para o Xbox da próxima geração.

A notícia vem do vazador Moore's Law is Dead, que teve fontes da Microsoft e da Intel que lhe deram algumas novidades para o console Xbox de próxima geração. A primeira fonte teria sido da Intel, que disse: “ Cara, a Microsoft acabou de nos foder (Intel). Acho que agora sabemos que suas “cartas de intenções” não significam absolutamente nada, mas isso deixou um gosto ruim na minha boca... e pelo que ouvi não somos a única empresa irritada com os jogos que estão jogando ultimamente ".

Outra fonte, desta vez da Microsoft, disse ao MLID: “ Eu (Microsoft) honestamente não tenho mais ideia do que está acontecendo com a gestão aqui. Estamos pelo menos um ano atrás da Sony no desenvolvimento de SoC, e quase parece que a alta administração viu alguma métrica que os faz duvidar da nossa capacidade de competir com outra geração”.

Enquanto isso, a terceira fonte – também da Microsoft – disse ao MLID: “Eu (Microsoft) acredito agora que vamos lançar outra geração de Xbox, mas o fato de haver esse nível de incerteza é muito revelador… Ah, e a propósito – o mais cedo que pudermos fazer uma próxima geração adequada seria 2027, e qualquer coisa antes disso seria um “novo tipo de Xbox” ou absurdamente apressado“.

Se esta notícia for verdadeira e a Microsoft estiver enganando as empresas, não é uma boa notícia... pois significa que um console Xbox de próxima geração lançado em 2027 não irá competir exatamente com o console PlayStation 6 de próxima geração da Sony, que deveria ser lançado em 2026. A Sony tem seu console PlayStation 5 Pro atualizado supostamente previsto para o final deste ano e vencerá facilmente o principal console Xbox Series X da geração atual da Microsoft.

O que vem a seguir para a Microsoft? Parece que eles estão incrivelmente atrasados em relação à Sony e ao desenvolvimento de seu SoC na AMD, que supostamente já ganhou o contrato para o PlayStation 6, enquanto a Microsoft está mexendo os polegares. Uma empresa de um trilhão de dólares e uma de suas maiores marcas – Xbox – é um alvo fácil.

 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.497
Reações
23.115
Pontos
803
‘Cara, a Microsoft acabou de nos foder’ por causa do contrato do Xbox de próxima geração, diz fonte da Intel em novo vazamento

O Xbox de próxima geração da Microsoft tem estado nas manchetes por todos os motivos errados (e eu acho, alguns certos) esta semana… e agora estamos ouvindo que a Microsoft “acabou de foder” a Intel por causa do contrato de chip para o Xbox da próxima geração.

A notícia vem do vazador Moore's Law is Dead, que teve fontes da Microsoft e da Intel que lhe deram algumas novidades para o console Xbox de próxima geração. A primeira fonte teria sido da Intel, que disse: “ Cara, a Microsoft acabou de nos foder (Intel). Acho que agora sabemos que suas “cartas de intenções” não significam absolutamente nada, mas isso deixou um gosto ruim na minha boca... e pelo que ouvi não somos a única empresa irritada com os jogos que estão jogando ultimamente ".

Outra fonte, desta vez da Microsoft, disse ao MLID: “ Eu (Microsoft) honestamente não tenho mais ideia do que está acontecendo com a gestão aqui. Estamos pelo menos um ano atrás da Sony no desenvolvimento de SoC, e quase parece que a alta administração viu alguma métrica que os faz duvidar da nossa capacidade de competir com outra geração”.

Enquanto isso, a terceira fonte – também da Microsoft – disse ao MLID: “Eu (Microsoft) acredito agora que vamos lançar outra geração de Xbox, mas o fato de haver esse nível de incerteza é muito revelador… Ah, e a propósito – o mais cedo que pudermos fazer uma próxima geração adequada seria 2027, e qualquer coisa antes disso seria um “novo tipo de Xbox” ou absurdamente apressado“.

Se esta notícia for verdadeira e a Microsoft estiver enganando as empresas, não é uma boa notícia... pois significa que um console Xbox de próxima geração lançado em 2027 não irá competir exatamente com o console PlayStation 6 de próxima geração da Sony, que deveria ser lançado em 2026. A Sony tem seu console PlayStation 5 Pro atualizado supostamente previsto para o final deste ano e vencerá facilmente o principal console Xbox Series X da geração atual da Microsoft.

O que vem a seguir para a Microsoft? Parece que eles estão incrivelmente atrasados em relação à Sony e ao desenvolvimento de seu SoC na AMD, que supostamente já ganhou o contrato para o PlayStation 6, enquanto a Microsoft está mexendo os polegares. Uma empresa de um trilhão de dólares e uma de suas maiores marcas – Xbox – é um alvo fácil.


Xiiiii, olha a divisão de hardware acabando ...



1711639961076.png
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
‘Cara, a Microsoft acabou de nos foder’ por causa do contrato do Xbox de próxima geração, diz fonte da Intel em novo vazamento

O Xbox de próxima geração da Microsoft tem estado nas manchetes por todos os motivos errados (e eu acho, alguns certos) esta semana… e agora estamos ouvindo que a Microsoft “acabou de foder” a Intel por causa do contrato de chip para o Xbox da próxima geração.

A notícia vem do vazador Moore's Law is Dead, que teve fontes da Microsoft e da Intel que lhe deram algumas novidades para o console Xbox de próxima geração. A primeira fonte teria sido da Intel, que disse: “ Cara, a Microsoft acabou de nos foder (Intel). Acho que agora sabemos que suas “cartas de intenções” não significam absolutamente nada, mas isso deixou um gosto ruim na minha boca... e pelo que ouvi não somos a única empresa irritada com os jogos que estão jogando ultimamente ".

Outra fonte, desta vez da Microsoft, disse ao MLID: “ Eu (Microsoft) honestamente não tenho mais ideia do que está acontecendo com a gestão aqui. Estamos pelo menos um ano atrás da Sony no desenvolvimento de SoC, e quase parece que a alta administração viu alguma métrica que os faz duvidar da nossa capacidade de competir com outra geração”.

Enquanto isso, a terceira fonte – também da Microsoft – disse ao MLID: “Eu (Microsoft) acredito agora que vamos lançar outra geração de Xbox, mas o fato de haver esse nível de incerteza é muito revelador… Ah, e a propósito – o mais cedo que pudermos fazer uma próxima geração adequada seria 2027, e qualquer coisa antes disso seria um “novo tipo de Xbox” ou absurdamente apressado“.

Se esta notícia for verdadeira e a Microsoft estiver enganando as empresas, não é uma boa notícia... pois significa que um console Xbox de próxima geração lançado em 2027 não irá competir exatamente com o console PlayStation 6 de próxima geração da Sony, que deveria ser lançado em 2026. A Sony tem seu console PlayStation 5 Pro atualizado supostamente previsto para o final deste ano e vencerá facilmente o principal console Xbox Series X da geração atual da Microsoft.

O que vem a seguir para a Microsoft? Parece que eles estão incrivelmente atrasados em relação à Sony e ao desenvolvimento de seu SoC na AMD, que supostamente já ganhou o contrato para o PlayStation 6, enquanto a Microsoft está mexendo os polegares. Uma empresa de um trilhão de dólares e uma de suas maiores marcas – Xbox – é um alvo fácil.

depois que o barbudão do xbox foi pra rua...esperavam que a divisão do surface cuidasse do próximo xbox e daria certo? :kkk
 

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.699
Reações
91.335
Pontos
1.494
An internal email from Xbox president Sarah Bond, obtained by Windows Central and verified to be genuine by Microsoft, also announced the formation of a game preservation team at Xbox

GKqGvJ1XoAAgX4W

 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.328
Reações
29.968
Pontos
1.049
An internal email from Xbox president Sarah Bond, obtained by Windows Central and verified to be genuine by Microsoft, also announced the formation of a game preservation team at Xbox

GKqGvJ1XoAAgX4W


Excelente postura, tem que fingir que essa bomba nem existiu e partir pra próxima.

A Big N fez o mesmo com o Wii U e acertou em cheio com o Switch.
 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.439
Reações
4.512
Pontos
1.154
xiiiii, espero poder jogar os jogos que tenho desde o XB1 via emulador no Windows pelo menos....
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.724
Pontos
1.319
vai trocar por nvidia e bom

mas ainda acho que o negocio e sempre ter exclusivos fortes , depois lanca na concorrencia
gamepass acostumou muito mal o pessoal
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.229
Reações
28.203
Pontos
1.103
vai trocar por nvidia e bom

Isso realmente é bom!

Um mundo perfeito seria onde TODOS os consoles usassem Nvidia que é a marca líder da tecnologia que vai embalar a reconstrução de imagem daqui pra frente. Infelizmente ela só perde por não apresentar um combo como o da AMD.
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.246
Reações
16.452
Pontos
1.544
Aqui no Brasil já é nessa faixa a atual geração

Se a próxima vier nessa faixa de $600, vamos tomar no cool com cerol.
Fica tranquilo Philnoquio Spença e sua trupe vai fazer um versão medíocre para vender aqui mais barato.
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.246
Reações
16.452
Pontos
1.544
An internal email from Xbox president Sarah Bond, obtained by Windows Central and verified to be genuine by Microsoft, also announced the formation of a game preservation team at Xbox

GKqGvJ1XoAAgX4W


Agora resta saber se vão manter a estúpidez de ter uma versão b*sta, como foi nesta. Vindo da Microsoft tudo é possível. Geralmente eles não aprende com o erros, apenas tercerizam.
 

ShadowLord

Bam-bam-bam
Mensagens
1.867
Reações
3.187
Pontos
353
Eu acho natual que o Xbox tenha um console portátil e um de mesa no próximo ciclo e já sei até o nome deles (PODEM ANOTAR):

Xbox Series XP (P de Pro)
Xbox Series SP (P de Portable)

O SP será o sucessor do SS e o XP será do SX, porém não haverá obrigatoriedade de suporte ao XP, ele rodará tudo que o SS roda e rodará coisas exclusivas do XP via streaming. O XP rodará tudo do SP e terá seus exclusivos.

Um para concorrer com a Nintendo, outro para concorrer com o Playstation, e ambos compatíveis com catálogo Windows via Steam.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.724
Pontos
1.319
ser compativel com o steam para o consumidor e otimo

mas e para a MS?
MS nao e forte de first

vai abrir um canal para a steam ganhar 30% de mamata qdo devia usar a loja da MS ?
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.246
Reações
16.452
Pontos
1.544
ser compativel com o steam para o consumidor e otimo

mas e para a MS?
MS nao e forte de first

vai abrir um canal para a steam ganhar 30% de mamata qdo devia usar a loja da MS ?
Ela já abriu a mamata para Sony lucrar estes 30 % e ela usa estes 30% pra tirar jogos do Xbox lançando seus jogos para PS e fazendo tanta m**** que nem sabemos se Xbox(console) será relevante na próxima geração.

Acho que rodar jogos Steam poderá ser o único atrativo do próximo Xbox por culpa única e exclusiva da gestão medíocre do Philnoquio Spença e sua trupe em tornar o Xbox console não atraente e menos necessário a cada dia que passa, a ponto dele agora ter que direcionar o negócio de games onde as pessoas estão, que definitivamente não será no Xbox nos próximos anos.

Como sei que não passa de retórica este idiotice deles em toda geração prometer o maior salto geracional, para depois entregar um Serie S. Este será o problema dessa turma do Xbox. Vão continuar falando e prometendo mundos e fundos e entrega pífia. O Mike Ybarra foi cirúrgico quando disse que a Sony fala pouco e entrega muito. Philnoquio Spença e sua trupe deveriam impor um ano sabático em calar-se, analisar todas as quebras de promessa feitas nessa última década pelo Xbox e fazer o que tem ser feito. Mas pelo jeito será o mesmo script de sempre. E o Xbox tornando menos relevante a cada dia.
 
Ultima Edição:

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.246
Reações
16.452
Pontos
1.544
Pelo mesmo os 30% que o Steam ganhar não será usado para tirar jogos do Xbox Kkkkkkk Veja pelo lado bom...
 

Ton_Ton_13BR

Bam-bam-bam
Mensagens
1.277
Reações
1.680
Pontos
253
ARM pelo jeito será só o portátil heim mas é foda que será + fraco que o Series S.kkkkkk
 

11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.710
Reações
11.123
Pontos
1.034
Rapaz se o próximo Xbox vir com suporte a Steam é capaz da Sony colocar os jogos dela a fullprice só pra sacanear :klol
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.246
Reações
16.452
Pontos
1.544
Mais fácil a Sony bloquear o acesso aos jogos dela.
Bloquearam o acesso dos seus jogoa pelo GeForce Now. Muito provável que fariam o mesmo no xCloud ou Xbox.

Apesar que o Xbox seria um hardware, um PC na sua essência. Não sei até onde caberia este tratamento.

Mas daria um motivo para ter um Xbox para uma parte considerável de pessoas.
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
658
Reações
958
Pontos
193
Se o rumor da Intel for real, possível que a Microsoft possa vir com uma solução 100% nVidia. Ou seja, console e portátil ambos na arquitetura ARM.
Encaixa também com o rumor da reativação da equipe de preservação. Provavelmente estariam já vendo uma solução para compatibilizar os jogos x86 pra ARM.

De brinde, ainda leva junto a Nintendo, que terá o Switch 2 também sendo ARM. Pode ser a virada do ARM em cima do x86 nos consoles, que teria apenas a Sony como player x86. Vale lembrar que a Microsoft já seguiu os passos da Nintendo no passado, como o Gamecube e o Xbox 360 (mesma arquitetura de CPU, mesma fabricante de GPU).
 

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.699
Reações
91.335
Pontos
1.494


acastro_STK048_02.jpg

Quando analisei o Xbox Series X há quase quatro anos, chamei o console de “PC da próxima geração”. O Xbox não apenas parecia um PC com seu case quadrado, retangular e em forma de torre, mas também parecia um PC, graças às atualizações de hardware que lhe permitiam rodar jogos com uma variedade de modos gráficos semelhantes aos do PC. Agora, à medida que nos aproximamos da próxima geração do Xbox, parece que a Microsoft está prestes a diminuir ainda mais a distância entre o Xbox e o PC.

O CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, provocou algumas mudanças potencialmente massivas na plataforma Xbox nas últimas semanas. Ao mesmo tempo, memorandos internos vazados revelaram um foco maior dentro da Microsoft na preservação de jogos do Xbox e na compatibilidade futura. Quando você junta todas as migalhas, parece que estamos prestes a ver a Microsoft combinar todas as partes boas do Windows e do Xbox para seu console de próxima geração.

Spencer disse recentemente em entrevista ao Polygon que a equipe do Xbox está pensando em como abrir seu ecossistema e abraçar lojas de PC como Epic Games Store e Itch.io. É um repensar radical do modelo do console Xbox, e Spencer geralmente não provoca coisas assim, a menos que seja algo que a Microsoft esteja considerando seriamente.

Para poder abrir o Xbox às lojas de PC e adotar um modelo mais aberto, várias coisas precisam acontecer e tenho a sensação de que estão em movimento dentro da Microsoft. Em primeiro lugar, será necessário tornar o console capaz de rodar jogos de PC.

Isso não significa que os proprietários de Xbox irão inicializar repentinamente em uma área de trabalho do Windows com um menu Iniciar e anúncios pop-up para o Bing, mas pode significar que um futuro console Xbox se inclinaria mais para o lado do PC no desenvolvimento de jogos. A Microsoft vem tentando preencher essa lacuna de desenvolvimento há anos, com projetos como o GameCore, um método que torna mais fácil para os desenvolvedores empacotarem jogos que usam serviços de Xbox e PC e rodam como aplicativos baseados em contêiner.

Embora a Microsoft tenha prometido “o maior salto técnico de uma geração” para seu próximo console Xbox, a empresa também criou uma nova equipe dedicada a preservar os jogos Xbox existentes. “Estamos construindo nossa forte história de oferecer compatibilidade com versões anteriores aos nossos jogadores e continuamos comprometidos em trazer a incrível biblioteca de jogos do Xbox para as futuras gerações de jogadores desfrutarem”, escreveu recentemente a presidente do Xbox, Sarah Bond, em um memorando interno que vazou.

Parece que uma equipe está sendo formada para deixar de lado a ideia de que os jogos de Xbox e PC são duas coisas separadas, ao mesmo tempo que garante que os jogos existentes continuem a rodar em consoles futuros que adotarem essa nova forma de operar. Isso abriria o Xbox para rodar muito mais jogos e tornaria tudo mais fácil para os desenvolvedores.

A abertura de seu console Xbox pela Microsoft para lojas rivais de PC traz alguns riscos e recompensas, mas não deve ser uma surpresa. Há dois anos, a Microsoft disse que estava comprometida em abrir sua plataforma Xbox aos princípios da loja de aplicativos que implementou para a loja de aplicativos do Windows, que permite aos desenvolvedores usar sistemas alternativos para pagamentos no aplicativo. “Construiremos nossa loja de jogos de próxima geração com base nesses novos princípios”, disse na época o presidente da Microsoft, Brad Smith.

Se a Microsoft seguir esse caminho, a abertura da plataforma Xbox mudará drasticamente a economia do hardware do console Xbox. A Microsoft normalmente vende seus consoles Xbox com prejuízo que recupera com a venda de jogos. Se as lojas rivais de PC usarem um Xbox, subsidiar o hardware ficará muito mais complicado e poderá levar a consoles mais caros.

Spencer admitiu recentemente em uma entrevista ao Polygon que subsidiar hardware é “mais desafiador no mundo de hoje” devido aos componentes caros e à falta de crescimento geral do mercado de consoles. “Então eu penso, quais são as barreiras? Quais são as coisas que criam atrito no mundo de hoje para criadores e jogadores? E como podemos fazer parte da abertura desse modelo?” perguntou Spencer.

Abrir o modelo subjacente do Xbox para ser mais parecido com o PC também poderia permitir consoles Xbox de terceiros no futuro. Isso não significa que a Microsoft abandonará o hardware Xbox, mas se está fazendo muito trabalho de software para abrir sua plataforma e tornar mais fácil para os desenvolvedores criarem jogos, então por que não estender isso para ainda mais hardware?

Todas essas mudanças potenciais na plataforma Xbox também se aplicarão aos dispositivos portáteis, e acho que isso é uma grande parte do pensamento geral da Microsoft aqui. A Valve mostrou que o Steam Deck é um console viável, anos depois de ter tentado e falhado em tornar realidade as Steam Machines do tipo Xbox. O Steam Deck é alimentado por um sistema operacional Linux personalizado que utiliza Proton, uma camada de compatibilidade para jogos do Windows rodarem em Linux. O Proton foi fundamental para tornar o Steam Deck um sucesso porque, sem ele, os desenvolvedores teriam que trabalhar muito mais para portar seus jogos para Linux.

Há rumores de que a Microsoft está trabalhando em um portátil Xbox e, embora eu não espere que o console Xbox tradicional de próxima geração rode em chips baseados em Arm, acho que eles fazem muito mais sentido em um formato portátil Xbox. Para que um portátil Xbox tenha sucesso, ele terá que aproveitar os pontos fortes do Windows e do Xbox em uma combinação inteligente.

No The Vergecast, discuti recentemente meu ideal para um portátil Xbox. Ele rodaria o Windows em sua essência, mas nunca exporia isso a você, então parece um console Xbox, mas se você quiser rodar jogos Steam ou Xbox, você pode. A Microsoft tem a capacidade de executar o sistema operacional Xbox no Windows e já experimentou fazer exatamente isso no passado.

O Steam Deck pode ter vendido apenas alguns milhões de unidades até agora, mas representa a maior ameaça aos consoles Xbox e aos jogos de PC baseados em Windows de todos os tempos. A Valve conseguiu criar uma experiência semelhante a um console para jogos de PC e tem acesso a todos os melhores jogos exclusivos para Xbox e PlayStation por meio de sua loja Steam.

A resposta da Microsoft ao Steam Deck foi silenciada até agora, mas a empresa formou uma nova equipe de Experiências e Plataformas Xbox que ajudará a melhorar a experiência do Windows em dispositivos portáteis.

“Quero poder inicializar o aplicativo Xbox em tela cheia, mas em modo compacto”, disse Spencer recentemente, discutindo dispositivos portáteis em uma entrevista à Polygon. “Como se eu quisesse que parecesse o painel do meu Xbox quando ligo a televisão. [Exceto que eu quero] nesses dispositivos.”

Se a Microsoft conseguir fundir o Xbox e o Windows, poderá realmente alcançar sua visão de “Xbox em todos os lugares” – a ideia de que cada tela é um Xbox.
 
Topo Fundo